• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPLANADA GABINETE DO PREFEITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE ESPLANADA GABINETE DO PREFEITO"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

LEI Nº 711 DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010.

Dispõe sobre o Plano de Carreira, Remuneração e Funções Públicas dos Servidores do Magistério do Município de ESPLANADA e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Esplanada, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, faz saber que a Câmara Municipal aprova e o executivo sanciona a presente Lei.

TÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1°. Esta Lei dispõe sobre o Plano de Carreira, Remuneração e Funções Públicas dos Servidores do Magistério do Município de ESPLANADA, no Estado da Bahia.

Art. 2°. Integram a Carreira do Magistério Público Municipal:

I - os profissionais da educação que exercem atividades de docência;

II - os profissionais da educação que oferecem suporte técnico-pedagógico direto a docência, incluídas as de direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação e orientação educacional.

Art. 3°. O Plano de Carreira e Remuneração, instituído pela presente Lei, objetiva aumento do padrão de qualidade do ensino, a valorização e a profissionalização dos servidores do Magistério, mediante:

I - ingresso exclusivamente através de concurso público de provas e títulos;

II - progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, na avaliação de desempenho e no tempo de serviço;

III - piso salarial profissional que se constitua em remuneração condigna;

IV - vantagens financeiras em face da clientela e condições especiais de trabalho;

V - aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;

VI - período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga horária.

(2)

Art. 4°. Para os efeitos desta Lei considera-se:

I - Sistema Municipal de Ensino - conjunto de instituições e órgãos que realizam atividades educacionais pertencentes ao magistério público municipal e a rede privada de educação infantil;

II - Rede Municipal de Ensino - conjunto de instituições e órgãos que realizam atividades de educação sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação;

III - Magistério Público Municipal - o conjunto de profissionais da educação, titulares de cargo de professor do ensino público municipal;

IV - Funções do Magistério - as atividades de docência e suporte pedagógico direto a docência, aí incluídas as de administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão, coordenação e orientação educacional;

V - Professor - o titular do cargo de professor da carreira do magistério público municipal, com funções de docência.

VI - Coordenador Pedagógico - titular do cargo, com funções de suporte pedagógico direto a docência de planejamento, coordenação e orientação educacional.

VII - Secretário Escolar – Titular do cargo de secretário escolar da carreira do magistério municipal cujas funções são de guardar e garantir a inviolabilidade dos arquivos, documentação escrituração escolar e atendimentos.

VIII - Grupo Ocupacional - o conjunto de cargos classificados que integram o Magistério e a Rede Municipal de Ensino, identificados pela similaridade de área de conhecimento e de atuação.

IX - Categoria Funcional - o agrupamento de cargos classificados segundo as habilitações exigidas.

X - Cargo - conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor, criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelo poder público para provimento em caráter efetivo, em comissão e/ou temporário.

XI - Carreira - o conjunto de cargos de provimento permanente organizado em níveis, classes e referências.

XII - Nível - e a graduação de um cargo em linha ascendente, em virtude de titulação específica.

XIII - Classe e Referência- a posição distinta na faixa de vencimentos, dentro de cada nível, em função do tempo de serviço e do desempenho profissional.

(3)

Art. 5°. O Quadro de Pessoal do Magistério Municipal é constituído de cargos, organizados em carreira e funções gratificadas, na forma dos Anexos I, II, III e IV desta lei.

CAPITULO I

FUNÇÕES GRATIFICADAS

Art. 6°. Na organização administrativa da unidade de ensino haverá as funções gratificadas de Diretor e Vice-Diretor eleitos em pleito direto de acordo com as deliberações contidas no Estatuto do Magistério Público.

Art. 7°. As funções gratificadas de Diretor e de Vice-Diretor estão estruturadas na organização administrativa de unidade de ensino de acordo com o seu porte, na forma a seguir indicada:

I - unidade de grande porte, assim compreendida a Unidade de Ensino que possua mais de 09 salas de aulas e a partir de 600 (seiscentos) alunos.

II - unidade de médio porte, assim compreendida a unidade de ensino que possua mais de 04 salas de aulas e inferior a 09 salas de aulas e no mínimo 300 (trezentos) alunos e no máximo 599 (quinhentos e noventa e nove) alunos.

III - unidade de pequeno porte, assim compreendida a unidade de ensino que possua menos de 04 salas de aulas entre 150 (cento e cinquenta) a 299 (duzentos e noventa e nove) alunos.

Parágrafo Único: as unidades de ensino que possuem menos de 150 (cento e cinquenta) alunos pertencerão a uma nucleação administrativa e pedagógica escolar de Unidade de Ensino que terá 01 (um) Diretor de Núcleo Escolar, 01 (um) Coordenador Pedagógico e 01 (um) Secretário Escolar.

Art. 8°. Ao Diretor compete superintender as atividades escolares, desempenhando funções de natureza pedagógica e administrativa, promovendo a articulação escola- comunidade, além das atribuições contidas no estatuto do magistério público municipal.

Art. 9°. Ao Vice-Diretor compete administrar o turno de sua responsabilidade, supervisionar a execução de projetos pedagógicos e dos serviços administrativos, substituir o Diretor nas suas ausências e impedimentos, além das atribuições contidas no estatuto do magistério público municipal.

(4)

Art. 10. A designação para as funções de Diretor e Vice-Diretor recairá em um dos servidores integrantes do quadro efetivo do Magistério Público Municipal, conforme previsto no Estatuto do Magistério Público do Município de ESPLANADA.

Art. 11. O exercício das funções de direção e vice-direção de unidades escolares é reservado aos integrantes da Carreira do Magistério Público Municipal com o mínimo de 03 (três) anos de atividade no Magistério.

Art. 12. Na organização administrativa da Unidade de Ensino haverá também, a função de Secretário Escolar de livre designação e dispensa.

TITULO II

CARREIRA DO MAGISTÉRIO

CAPITULO I

CATEGORIAS FUNCIONAIS

Art. 13. A Carreira do Magistério Público Municipal compreende as seguintes categorias funcionais:

I - Professor Municipal e profissionais que exerçam atividades de Suporte Técnico Pedagógico direto a Docência e de suporte educacional, abrangendo estas últimas, o cargo de Coordenador Pedagógico;

II - Técnico Administrativo e Apoio Administrativo composta pelo Secretário Escolar.

Parágrafo único. A Carreira do Magistério fica estruturada na forma estabelecida nos Anexos desta Lei.

Art. 14. Os cargos de Carreira do Magistério são acessíveis a todos os brasileiros, assim como aos estrangeiros, preenchidos os requisitos que a Lei estabelecer e o ingresso dar-se-á por aprovação em concurso público de provas e provas e títulos, para o cargo e nível em que o candidato concorreu, sempre na classe e referência inicial.

(5)

CAPITULO II CARGOS

Art. 15. Ficam renominados e criados os cargos e as funções gratificadas do Magistério Público Municipal:

I - Professor - da categoria funcional de Professor Municipal;

II - Coordenador Pedagógico - da categoria de Profissionais de Suporte Pedagógico direto à Docência na função gratificada;

III – Secretário Escolar - técnico administrativo Escolar e de apoio administrativo escolar e suporte a docência;

IV - Funções Gratificadas de Diretor e Vice-Diretor.

Parágrafo único. A organização dos grupos e das categorias funcionais das funções gratificadas de que trata o caput deste artigo constam nos anexos desta Lei,

Art. 16. Ao Professor compete a regência de classe, além das atribuições elencadas no Estatuto do Magistério Público.

Art. 17. Ao Coordenador Pedagógico compete, no âmbito da Unidade Escolar e da Secretaria Municipal de Educação a coordenação do processo didático, quanto aos aspectos de planejamento, controle, avaliação, a cooperação com as atividades dos docentes, além das atribuições elencadas no Estatuto do Magistério Público.

Art. 18. Ao Secretário Escolar compete a inviolabilidade das documentações e arquivos escolares além das atribuições elencadas no Estatuto do Magistério Público.

Art. 19. A descrição das atribuições dos cargos a que se referem os artigos de 16 a 18 desta lei, assim como os pré-requisitos referentes a cada cargo constam do Anexo desta Lei.

CAPITULO III

ESTRUTURA DA CARREIRA

Art. 20. Para ingresso no cargo de Professor, além dos requisitos estabelecidos em legislação específica, exigir-se-á diploma de Professor, expedido por estabelecimento

(6)

credenciado e o curso reconhecido pelos respectivos órgãos competentes, observando-se, para o exercício nos diversos níveis, as seguintes qualificações mínimas:

I - ensino superior completo de graduação em Pedagogia para docência na Educação Infantil e do 1° ao 5º ano do ensino fundamental.

II - formação superior em curso de licenciatura em graduação plena com habilitação especifica em área correspondente ou complementação nos termos da legislação vigente, para a docência em áreas específicas do 6° ao 9º ano.

Art. 21. Para ingresso no cargo de Coordenador Pedagógico, além dos requisitos estabelecidos em outros diplomas legais, exigir-se-á habilitação especifica em curso superior de graduação em Pedagogia.

Art. 22. Para o ingresso no cargo de Secretário Escolar, além dos requisitos estabelecidos em outros diplomas legais exigir-se-á formação mínima de nível médio e/ou cursos de secretariado escolar.

Art. 23. Fica criado o quadro suplementar do Magistério Público Municipal na forma indicada no anexo desta Lei.

Art. 24. A Carreira do Quadro Suplementar do Magistério Público Municipal está estruturada em 1 (um) nível subdividido em 06 (seis) classes e referências designadas pelas letras A, B, C, D, E, F.

Art. 25. Compõem-se o Quadro Suplementar do Magistério Público Municipal:

I - professores com formação de nível médio na modalidade Normal;

II - professores com formação de magistério com curso adicional;

Parágrafo único. O nível do quadro suplementar de que trata o artigo 24, é o Nível Especial I - Professor com habilitação especifica em nível médio na modalidade normal;

Art. 26. Fica criado o Quadro Permanente do Magistério Público do Município de ESPLANADA, nos termos do Estatuto do Magistério Público Municipal.

(7)

Art. 27. A Carreira do Magistério do quadro permanente está estruturada em 04 (quatro) níveis e cada nível será subdividido em 06 (seis) classes, designadas pelas letras A, B, C. D, E, F.

Parágrafo único. Os níveis de que trata este artigo são os seguintes:

I – Nível I:

a) Professor com habilitação específica em nível de licenciatura plena, graduação em Pedagogia, ou formação superior em área correspondente com complementação nos termos da legislação vigente;

II- Nível II:

a) Professor com habilitação específica em nível de licenciatura plena, graduação em Pedagogia, ou formação superior em área correspondente com complementação nos termos da legislação vigente, acompanhado de curso de pós-graduação (lato sensu), na área de educação;

III- Nível III:

a) Professor com habilitação específica em nível de licenciatura plena, graduação em Pedagogia, ou formação superior em área correspondente com complementação nos termos da legislação vigente, acompanhado de curso de mestrado, na área de educação;

IV - Nível IV:

a) Professor com habilitação específica em nível de licenciatura plena, graduação em Pedagogia, ou formação superior em área correspondente com complementação nos termos da legislação vigente, acompanhado de curso de doutorado, na área de educação;

Art. 28 Ficam estabelecidos os seguintes percentuais de diferença entre os níveis do quadro permanente:

I - nível II – 10%;

II - nível III – 20%;

III - nível IV – 30%;

(8)

Art. 29 Fica estabelecido o percentual de 5% (cinco por cento) de diferença entre as classes e referencias constantes do anexo desta lei.

Art. 30 A mudança de um cargo para outro somente se dará mediante aprovação em concurso público.

CAPITULO IV

DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA

Art. 31 Aos servidores integrantes da carreira do Magistério Público Municipal é assegurada a promoção funcional na carreira, por nível, em virtude de obtenção de titulação, por classe, mediante tempo de serviço e por referência, mediante avaliação de desempenho.

Art. 32 A promoção funcional por nível, em razão da titulação, dar-se-á sempre a requerimento do interessado, por ato do Secretário de Educação do Município que determina o apostilamento competente.

Parágrafo único. A percepção dos benefícios e vantagens é devida após o deferimento do requerimento, retroagindo o beneficio financeiro a data de protocolo do requerimento, desde que comprovada a titulação.

Art. 33 O servidor da carreira do Magistério Público Municipal não poderá obter promoção funcional por nível, por classe e por referência durante o estágio probatório.

Art. 34 A promoção por classe dar-se-á automaticamente a cada 05(cinco) anos de efetivo exercício no Magistério Público Municipal.

Art. 35 A promoção funcional por referência dar-se-á mediante avaliação de desempenho, levando-se em conta os seguintes princípios, condições e fatores:

I - interstício mínimo de cinco anos na referência em que se encontra;

II - freqüência regular assim considerada a inexistência de falta injustificada ao serviço (assiduidade e pontualidade);

III - aperfeiçoamento funcional, assim considerada a demonstração, pelo servidor, da capacidade para melhor desempenhar as atividades do cargo que ocupa adquirida em

(9)

cursos regulares inerentes às atividades realizadas em instituições credenciadas nas seguintes proporções:

a) Curso com duração mínima de 360 horas – peso 3.0 (três);

b) Curso com duração mínima de 280 a 359 horas – peso 2.0 (dois);

c) Curso com duração mínima de 180 a 279 horas – peso 1.0 (um);

d) Curso com duração mínima de 80 a 179 horas – peso 0.8 (zero ponto oito).

e) Curso com duração mínima de 20 a 79 horas – peso 0.5 (zero ponto cinco);

f) Palestras, seminários, congressos, conferencias e outros similares com duração até 19 horas – peso 0.2 (zero ponto dois);

IV - dedicação exclusiva ao cargo no magistério público municipal – peso 3.0 (três);

V - tempo de serviço na função de atividade do Magistério público do município de ESPLANADA;

VI - desenvolvimento de projetos, de pesquisas e produções intelectuais que tenham reflexos na melhoria da qualidade do ensino público municipal;

VII - tempo de atividade de docência e pedagógica na rede pública do município de ESPLANADA – peso 1.0 (um), por cada quinquênio da atividade;

VIII - avaliações periódicas de aferição de conhecimento na área curricular em que o professor exerça a docência e de conhecimentos pedagógicos – peso 1.0 (um);

IX - desempenho no trabalho mediante avaliação segundo parâmetro de qualidade do exercício profissional.

§1° Para fins de aproveitamento dos cursos previstos neste artigo somente serão valorados cursos concluídos a partir de do ano 2000.

§2° Na apreciação do aperfeiçoamento funcional, serão avaliados os cursos, trabalhos e estudos relacionados com a área de educação ou a área de atuação do servidor.

§3° Na apreciação do aperfeiçoamento profissional de que trata o inciso III, a pesquisa e a produção intelectual realizadas no exercício do magistério serão avaliadas pela qualidade, relevância dos seus resultados e pela contribuição ao processo de aprendizagem.

(10)

§4° O processo de avaliação será conduzido e supervisionado pela Comissão de Gestão do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, prevista nos arts. 60 e 61 desta Lei.

§5° A avaliação de desempenho é compreendida como um processo global anual e permanente, de análise das atividades de ensino, administração escolar, supervisão, coordenação pedagógica, orientação educacional e será efetuada em conformidade com os critérios e normas constantes desta Lei, a serem complementadas mediante regulamentação específica;

§ 6º No desenvolvimento da avaliação de desempenho todo servidor deverá desenvolver os incisos VII e VIII, além dos outros estabelecidos em edital especifico, devendo o servidor alcançar 6 pontos para ter direito ao percentual máximo de 5%.

TITULO III

JORNADA DE TRABALHO

Art. 36. Os servidores da Carreira do Magistério estão sujeitos a jornada de trabalho de 20 (vinte) horas semanais em regime de tempo parcial e 40 (quarenta) horas semanais, em regime de tempo integral.

Art. 37. A jornada de trabalho do Professor em função de docência compreende:

I - Hora-aula, que é o período em que desempenha atividades de efetiva regência de classe.

II - Hora-atividade, a carga horária destinada, aos professores em efetiva regência de classe, com a participação coletiva ou não dos docentes, por área de conhecimento, para preparação e avaliação do trabalho didático, reuniões pedagógicas, aperfeiçoamento profissional e a articulação com a comunidade, de acordo com a proposta pedagógica da escola, devendo ser desenvolvida uma parte na unidade escolar e outra fora dela.

Art. 38. O Professor, quando na efetiva regência de classes, terá 25% (vinte e cinco por cento) de sua carga horária para o desenvolvimento das atividades complementares.

(11)

§1º. Os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental dos anos finais terá o desenvolvimento das Atividades Complementares quinzenalmente.

§2º É obrigatória a participação de todos os professores em efetiva regência na parcela das Horas Atividade, em dia e hora determinados pela Coordenação Pedagógica da Unidade Escolar, sem prejuízo da carga horária destinada à efetiva regência de classe.

§3º A distribuição da carga horária do professor deverá ser feita conforme estabelecido pela escola, considerando:

I - as atividades em sala de aula - Regência de Classe;

II - Horas - Atividade - AC, destinadas à preparação e avaliação do trabalho didático, às reuniões pedagógicas e ao aperfeiçoamento profissional;

Art. 39. O número mínimo de horas/aula deverá ser cumprido, preferencialmente, em uma unidade escolar,

Parágrafo único - Quando o número mínimo de horas/aula não puder ser cumprido apenas em uma unidade de ensino, ou em apenas um turno, em razão da especificidade da disciplina, a jornada do professor será complementada em outro turno ou estabelecimento, conforme definição da Secretaria de Educação.

Art. 40. O professor, em função de docência, que atua em Educação Infantil e do 1° ao 5º ano do ensino fundamental, será garantido o pagamento de uma gratificação para compensar a não reserva de parte da sua carga-horária para execução das horas atividades - AC.

Art. 41. Os servidores da Carreira do Magistério submetidos à Jornada de 20 (vinte) horas poderão alterar a Jornada de trabalho para 40 (quarenta) horas, na dependência de existência de vaga real, observados os critérios de assiduidade, antiguidade e dedicação exclusiva ao magistério público municipal.

§ 1°. O requerimento da alteração da jornada de trabalho para 40 (quarenta) horas deverá ser formalizado até 60 (sessenta) dias antes do termino do ano letivo.

(12)

§ 2°. A necessidade de Professores, Coordenadores Pedagógicos para o funcionamento regular da Unidade de Ensino ou órgãos da Secretaria de Educação do Município será comunicada pelos respectivos dirigentes, com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do término do ano letivo.

§ 3º. O presente requerimento fica condicionado ao deferimento do Poder Executivo.

Art. 42. Nas hipóteses de licença, afastamentos e demais situações em que se faça necessário suprir eventuais carências no ensino, o Secretário(a) de Educação do Município, poderá atribuir ao Professor em função de docência submetido ao regime de 20 (vinte) horas, a pedido deste, um acréscimo de até o máximo de 20 (vinte) horas, a título de regime diferenciado de trabalho, assegurando-lhes os direitos inerentes à nova situação.

Parágrafo único - Cessando os motivos que determinaram a atribuição do regime diferenciado de trabalho o professor retornará automaticamente à sua jornada normal.

Art. 43. O Professor submetidos à jornada de trabalho de 40 (quarenta) horas, somente poderão ter reduzido sua jornada para 20 (vinte) horas, durante o período de férias escolares, mediante pedido formulado pelo servidor até 60 (sessenta) dias antes do término do ano letivo, aguardando a comunicação do deferimento em serviço.

Parágrafo único. Entende-se por vaga real a existente nas Unidades Escolares pertencentes à rede regular de ensino do Município de ESPLANADA decorrente de:

a) Ampliação da rede escolar;

b) Falecimento do professor;

c) Aposentadoria;

d) Exoneração;

e) Perda do cargo por decisão judicial;

f) Readaptação funcional definitiva;

g) Ampliação do Matriz Curricular.

(13)

Art. 44. Os Coordenadores Pedagógicos cumprirão o regime de trabalho 40(quarenta) horas, em jornada de 08 (oito) horas diárias.

Art. 45. A distribuição de carga horária do professor em sala de aula obedecerá, prioritariamente, à sua formação profissional, considerando a modalidade de ensino da Unidade Escolar e à seguinte ordem de prioridade:

I - nível mais alto de enquadramento no quadro de Magistério Público Municipal;

II - maior tempo de serviço em efetiva regência de classe na Unidade Escolar;

III - assiduidade;

IV - pontualidade.

Art. 46. A função da Secretária escolar deverá cumprir 40 (quarenta) horas/atividades semanais, conforme o seu regime de trabalho e de acordo com o horário de funcionamento do órgão.

Art. 47. Os ocupantes das funções gratificadas do Magistério ficam sujeitos as seguintes jornadas de trabalho:

I - Diretor de Unidade de Ensino - 40 (quarenta) horas semanais;

II - Vice-Diretor de Unidade de Ensino - 20 (vinte) horas semanais.

TITULO IV

VENCIMENTOS E VANTAGENS

Art. 48. Os valores dos vencimentos da Categoria profissional de professor em função de docência e da categoria profissional do suporte técnico pedagógico integrante da Carreira do Magistério Público Municipal são fixados segundo os níveis, classes e referências a que pertençam, e de acordo com o regime de trabalho a que estiverem submetidos.

(14)

Parágrafo único. Os valores dos vencimentos são fixados nos Anexos desta Lei.

Art. 49. Os vencimentos dos servidores do Magistério serão reajustados anualmente, na forma da lei federal 11.730 de 16 de julho de 2008.

Art. 50. O Professor enquanto no exercício de regime diferenciado de trabalho a que se refere esta lei, será remunerado proporcionalmente ao número de horas adicionais à Jornada de trabalho.

Art. 51. Os servidores do Magistério Público Municipal, além do vencimento e das demais vantagens conferidas em lei aos servidores em geral, previstos no Estatuto dos Servidores Públicos do Município de ESPLANADA, farão jus às seguintes vantagens especificas:

I - Gratificações:

a) Pelo exercício de Direção ou Vice-Direção de unidades escolares;

b) Pelo deslocamento por exercer atividade em escola de difícil acesso;

c) Pelo exercício de regência de classe;

d) Pelo exercício de docência com alunos com necessidades educativas especiais;

e) Pela realização de atividades complementares;

II - Adicionais:

a) Noturno.

Art. 52. O Diretor e o Vice-Diretor perceberão gratificação pelo exercício de direção e vice-direção de acordo com o porte da Unidade de Ensino constante no anexo desta lei no vencimento básico instituído na Lei Municipal N° 676/2009 e suas alterações.

Art. 53. Pela gratificação de atividade de docência em regência de classe é devido o percentual de 5% do valor do vencimento básico aos professores em efetiva regência de classe.

(15)

Art. 54. Pela gratificação de atividade de docência em classe que inclua alunos de necessidades educativas especiais é devido o percentual de 10% do valor do vencimento básico

§1º. O servidor obrigar-se-á apresentar curso de formação continuada na área específica para atendimento a alunos de necessidades educativas especiais com carga horária mínima de 120 (cento vinte) horas.

§2º. Os percentuais das gratificações de docência em classe que inclua alunos de necessidades educativas especiais não são acumulativos com os percentuais de regência de classe previstos no art. 53.

Art. 55. A gratificação pelo estímulo à atividade complementar - AC é devido ao professor em efetiva regência de classe na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no percentual de 5% do valor do vencimento básico.

Art. 56. A Gratificação pelo deslocamento de difícil acesso é devida aos servidores que desenvolverem suas atividades em escolas onde não exista transporte regular, farão jus a ajuda de custo num percentual de 5%.

Parágrafo único – A Secretaria Municipal de educação através de regulamentação especifica definirá as escolas de difícil acesso.

Art. 57. O adicional noturno é aquele serviço noturno prestado pelo servidor da carreira do Magistério, entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 05 (cinco) horas do dia seguinte e é concedido no percentual de 25% (vinte e cinco por cento) do valor correspondente às horas trabalhadas.

Art. 58. Não é permitida a percepção cumulativa dos percentuais da gratificação com a utilização do mesmo certificado, não sendo também, permitida a percepção de mais de uma gratificação por interstício mínimo de 05 (cinco) anos.

Art. 59. As gratificações vinculadas a função serão suspensas em afastamentos superiores a 30 dias.

(16)

TITULO V

COMISSÃO DE GESTÃO DO PLANO DE CARREIRA

Art. 60 - Fica instituída a Comissão de Gestão do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal, com a finalidade de orientar sua implantação e operacionalização, a qual compete:

I - acompanhar de forma permanente a aplicação do Plano de Carreira e Remuneração dos servidores do Magistério deste Município;

II - emitir parecer sobre as concessões das gratificações de que trata esta lei;

III - apreciar os requerimentos de alteração de jornada de trabalho;

IV - supervisionar o processo de promoção funcional;

V - exercer as competências que lhes forem atribuídas em Regulamento.

§1º. A Comissão de Gestão do Plano será paritária, composta por 06 membros, devendo ser constituída:

I - 1 Representante dos professores;

II - 1 Representante dos gestores escolares;

III - 1 Representante do sindicato dos servidores públicos;

IV - 1 Representante da Secretaria Municipal de Educação;

V - 1 representante da coordenação pedagógica;

VI - 1 representante do Conselho Municipal de Educação.

§2º. A Comissão de Gestão do Plano será constituída no prazo de 60 dias, a partir da publicação da presente lei, devendo elaborar seu regimento interno bem como regulamentar os processos de avaliação de desempenho previstos no art. 35 e as demais competências dispostas no art. 60 desta Lei que deverão ser homologados pelo Prefeito Municipal através de Decreto.

TITULO VI

DISPOSIÇÕES GERAIS, TRANSITÓRIAS E FINAIS

(17)

Art. 61. Os atuais Professores e Profissionais de Suporte Pedagógico direto à Docência titulares de cargos efetivos, serão enquadrados na data da publicação desta lei, nos níveis de acordo com a titulação, nas classes e na referência inicial.

Art. 62. Serão enquadrados neste plano os docentes que estejam em regência de classe, ou exercendo as funções de Diretor e Vice-Diretor Escolar e de Suporte Técnico Pedagógico à docência, nos critérios estabelecidos pela presente lei.

Art. 63. Aos atuais professores integrantes do quadro suplementar que não possuem a habilitação especifica exigida por esta Lei e pelo Estatuto do Magistério Público para a função que se encontram, serão enquadrados conforme o grupo ocupacional suplementar.

Parágrafo único - Para fins do disposto no caput deste artigo, consideram-se professores do quadro suplementar aqueles que não possuem graduação exigida por esta Lei e pelo Estatuto do Magistério Público Municipal.

Art. 64. Os professores que ingressaram via concurso público para exercerem atividades docência em disciplinas específicas e que não possuam a formação adequada exigida por Lei fica assegurado aos mesmos a permanência nesta situação até vencimento da década da educação estabelecida na Lei Federal N°11.274/2006 para a sua qualificação, findo o prazo e não adquirido a formação específica estes não poderão mais permanecer na docência naquelas disciplinas.

Art. 65. Fica assegurado aos atuais professores que integram o Quadro Suplementar o direito ao enquadramento no quadro permanente na Carreira do Magistério Público Municipal quando obtiverem a habilitação especifica para o exercício do magistério definida por essa Lei.

Art. 66. A lei disporá sobre a contratação em caráter temporário por tempo determinado para atender as necessidades de substituição do professor na função docente, quando esgotada a hipótese prevista nos artigos desta lei.

(18)

Art. 67. Os titulares do cargo de carreira do Magistério Público Municipal deverão perceber outras vantagens pecuniárias devidas aos servidores municipais, nessa condição, quando não conflitantes com o disposto nesta lei.

Art. 68. Os titulares do cargo Comissionado do Magistério Público Municipal que permanecerem no cargo por 10(dez) anos continuamente terão direito a incorporação da gratificação no salário base.

Art. 69. As despesas decorrentes da aplicação desta lei correrão a conta dos recursos consignados no orçamento vigente, ficando o Chefe do Poder Executivo autorizado a promover as transposições, transferências e remanejamento de recursos e a abertura de créditos suplementares ou especiais no limite das dotações autorizadas no orçamento para o exercício, conforme o disposto na Constituição Federal, artigo 167, incisos V e VI.

Art. 70. Os efeitos financeiros deverão ser percebidos a partir de fevereiro de 2011 objetivando a aplicabilidade financeira gradativa desta lei, a saber:

I – Os percentuais das gratificações referendadas nos art. 53 e 55, exercício de regência de classe e realização de atividades complementares, serão percebidas a partir de fevereiro de 2011;

II - Os percentuais da gratificação referendada no art. 54, exercício de docência com alunos com necessidades educativas especiais, serão percebidas a partir de julho de 2011;

III - Os percentuais da gratificação referendada nos art. 56, deslocamento por exercer atividade em escola de difícil acesso, serão percebidas a partir de setembro de 2011;

IV - Os percentuais das gratificações referendadas no art. 29 conjugado com o art. 35, percepção das referencias e deflagração da avaliação de desempenho, e do art. 6º, eleição direta dos dirigentes das escolas, serão percebidas a partir de outubro de 2011;

V - Os percentuais das gratificações referendadas nos art. 28 e 29, diferença entre níveis e instituição das classes, serão percebidas a partir de janeiro de 2012.

Art. 71. Os registros contábeis e os demonstrativos atualizados relativos aos recursos repassados ou recebidos à conta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB ou outro fundo que venha a ser criado para mesma finalidade ficarão permanentes à disposição do

(19)

Conselho de Fiscalização e Controle Social do mesmo, para acompanhamento e fiscalização da aplicação dos referidos recursos.

Art. 72. As implementações das disposições desta Lei só serão efetivadas em conformidade com Lei Complementar Federal N°101/2000.

Art. 73. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito, 28 de dezembro de 2010

DIOLANDO BATISTA DOS SANTOS Prefeito Municipal

(20)

ANEXO I - A

DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DO PROFESSOR

CARGA HORÁRIA PARCIAL CARGA HORÁRIA INTEGRAL

20 40 Educação Infantil ao 5º ano do Ensino

Fundamental – 20 horas semanais com 4 horas diárias

Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental – 40 horas semanais com 8 horas diárias

Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano e Ensino Médio - 20 horas semanais com 14 horas/aula, 4 horas/atividades na Unidade Escolar e 1 hora de outras atividades pedagógicas.

Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano e Ensino Médio - 40 horas semanais com 28 horas/aula, 8 horas/atividades na Unidade Escolar e 2 horas de outras atividades pedagógicas.

ANEXO I - B

B- DISTRIBUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA DO COORDERNADOR PEDAGÓGICO CARGA HORÁRIA INTEGRAL

40

40 horas semanais – 8 horas diárias na Unidade Escolar

(21)

ANEXO II

QUADRO DE PESSOAL DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL – ADMINISTRAÇÃO DIRETA

A — Cargos Efetivos

DENOMINAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL

Grupo Ocupacional - Magistério Público 20/ 40 h

Categoria Funcional: Professor Municipal 20/ 40 h

Cargo: Professor 20/ 40 h

Categoria funcional: Profissional do Apoio Pedagógico a Docência 40 h

Coordenador pedagógico 20 /40 h

B — Função Gratificada

DENOMINAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL

Diretor de Unidade de Ensino 40 h

Vice-Diretor de Unidade de Ensino 20 /40 h C — Cargo Comissionada

DENOMINAÇÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL

Secretário Escolar de Unidade de Ensino 40 h

(22)

ANEXO III ‐ ESTRUTURA DE CARGOS E NÍVEIS 

A ‐ CARGOS EFETIVOS ‐ GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO PÚBLICO  CATEGORIA FUNCIONAL: Professor Municipal

NIVEL  DENOMINAÇÂO  DOCÊNCIA/DISCIPLINA 

Nível 1  (Quadro  Permanente) 

Professor com Licenciatura em Pedagogia  ou habilitação afim. 

Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluindo a  modalidade da Educação de Jovens e Adultos 

 

Formação superior em Licenciatura 

Ciências  Educação Física  Geografia / História  Matemática 

Língua Portuguesa ‐ Língua Estrangeira  Arte  / Educação Religiosa 

Parte Diversificada do currículo 

Nível 2  Professor com Pós‐graduação  especialização 

Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluindo a  modalidade da Educação de Jovens e Adultos 

 

Professor com Pós‐graduação  especialização 

Ciências  Educação Física  Geografia / História  Matemática 

Língua Portuguesa ‐ Língua Estrangeira  Arte  / Educação Religiosa 

Parte Diversificada do currículo 

Nível 3  Professor com Pós‐graduação  Mestrado 

Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluindo a  modalidade da Educação de Jovens e Adultos 

Professor com Pós‐graduação  Mestrado 

  Ciências 

Educação Física  Geografia / História  Matemática 

Língua Portuguesa ‐ Língua Estrangeira  Arte  / Educação Religiosa 

Parte Diversificada do currículo  Nível 4  Professor com Pós‐graduação 

Doutorado 

Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluindo a  modalidade da Educação de Jovens e Adultos 

Professor com Pós‐graduação Doutorado 

Ciências  Educação Física  Geografia / História  Matemática 

Língua Portuguesa ‐ Língua Estrangeira  Arte  / Educação Religiosa 

Parte Diversificada do currículo 

(23)

ANEXO III

B - CARGOS EFETIVOS - GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO PÚBLICO CATEGORIA FUNCIONAL: QUADRO SUPLEMENTAR

NÍVEL 2 DENOMINAÇÃO DOCÊNCIA/DISCIPLINA

1

Professor do Nível Médio – Formação em Magistério

Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental incluindo a modalidade da Educação de Jovens e Adultos

ANEXO III

C - CARGOS EFETIVOS - GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO PÚBLICO CATEGORIA FUNCIONAL: Profissional de Suporte Pedagógico à Docência e Suporte Técnico

Administrativo Pedagógico.

NIVEL DENOMINAÇÃO FORMAÇÃO ACADEMICA

1 Coordenador Pedagógico Superior em Pedagogia

2 Coordenador Pedagógico Superior em Pedagogia com Pós- Graduação/Especialização

3 Coordenador Pedagógico Superior em Pedagogia com Pós – Graduação em Mestrado

4 Coordenador Pedagógico Superior em Pedagogia com Pós – Graduação em Doutorado

(24)

ANEXO IV

QUADRO DE CARREIRAS DA ADMINISTRAÇÃO D I R E I T A CARGOS EFETIVOS - GRUPO OCUPACIONAL MAGISTÉRIO PÚBLICO

CLASSIFICAÇÃO DENOMINAÇÃO E HABILITAÇÃO NIVEL

Professor - Licenciatura Plena ou formação superior com complementação 1 Professor — Pós-graduação – Especialização

2 Professor — Pós-graduação – Mestrado

3 Categoria Funcional:

Professor Municipal

Professor — Pós-graduação – Doutorado

4 Coordenador Pedagógico com graduação em

Pedagogia 1

Coordenador Pedagógico— Pós-graduação –

Especialização 2

Coordenador Pedagógico — Pós-graduação –

Mestrado 3

Categoria Funcional: Profissional de Suporte Pedagógico à Docência e

Suporte Técnico Administrativo pedagógico

Coordenador Pedagógico — Pós-graduação

– Doutorado 4

(25)

 

TABELA DE VENCIMENTOS CONFORME NÍVEIS E PADRÕES PARA O GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL   

      ANEXO V ‐ A           

                   

                   

                   

         

CLASSE ‐ 20 

HORAS 

            

   

QUADRO 

SUPLEMENTAR  ATE 5 ANOS  5 ANOS E 1 

DIA  10 ANO E 1 DIA 

15 ANOS E 1  DIA 

2O ANOS E 1  DIA 

25 ANOS E 1 

DIA     

PROFESSOR ENS. 

MÉDIO    

A 10 ANOS  A 15 ANOS  A 20 ANOS  A 25 ANOS  A 30 ANOS      PROFESSOR C/ EST. AD. 

     

                     

735,00  771,75 810,34 850,85 893,40 938,07    

II  771,75  810,34 850,85 893,40 938,07 984,97    

III  810,34  850,85 893,40 938,07 984,97 1.034,22    

IV  850,85  893,40 938,07 984,97 1.034,22 1.085,93    

893,40  938,07 984,97 1.034,22 1.085,93 1.140,23    

NIVEL ESPECIAL I 

VI  938,07  984,97 1.034,22 1.085,93 1.140,23 1.197,24    

808,50  848,93 891,37 935,94 982,74 1.031,87    

II  848,93  891,37 935,94 982,74 1.031,87 1.083,47    

III  891,37  935,94 982,74 1.031,87 1.083,47 1.137,64    

IV  935,94  982,74 1.031,87 1.083,47 1.137,64 1.194,52    

982,74  1.031,87 1.083,47 1.137,64 1.194,52 1.254,25    

NIVEL ESPECIAL II 

VI  1.031,87  1.083,47 1.137,64 1.194,52 1.254,25 1.316,96    

                   

                   

                   

RE FE RE NC

(26)

 

TABELA DE VENCIMENTOS CONFORME NÍVEIS E PADRÕES PARA O GRUPO OCUPACIONAL DO  MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL 

ANEXO V ‐ A / CONTINUAÇÃO                 

                 

                 

                 

         

CLASSE ‐ 40 

HORAS            

 

QUADRO SUPLEMENTAR 

ATE 5 ANOS

5 ANOS E 1 DIA  10 ANO E 1 DIA 

15 ANOS E 1  DIA 

2O ANOS E 1  DIA 

25 ANOS E 1  DIA   

PROFESSOR ENS. MÉDIO     A 10 ANOS  A 15 ANOS  A 20 ANOS  A 25 ANOS  A 30 ANOS   

PROFESSOR C/ EST. AD. 

     

                   

1.468,00 1.541,40  1.618,47 1.699,39 1.784,36 1.873,58   

II  1.541,40 1.618,47  1.699,39 1.784,36 1.873,58 1.967,26   

III  1.618,47 1.699,39  1.784,36 1.873,58 1.967,26 2.065,62   

IV  1.699,39 1.784,36  1.873,58 1.967,26 2.065,62 2.168,90   

1.784,36 1.873,58  1.967,26 2.065,62 2.168,90 2.277,35   

NIVEL ESPECIAL I 

VI  1.873,58 1.967,26  2.065,62 2.168,90 2.277,35 2.391,22   

1.614,80 1.695,54  1.780,32 1.869,33 1.962,80 2.060,94   

II  1.695,54 1.780,32  1.869,33 1.962,80 2.060,94 2.163,99   

III  1.780,32 1.869,33  1.962,80 2.060,94 2.163,99 2.272,19   

IV  1.869,33 1.962,80  2.060,94 2.163,99 2.272,19 2.385,80   

1.962,80 2.060,94  2.163,99 2.272,19 2.385,80 2.505,08   

NIVEL ESPECIAL II 

VI  2.060,94 2.163,99  2.272,19 2.385,80 2.505,08 2.630,34 

 

RE FE RE NC

(27)

TABELA DE VENCIMENTOS CONFORME NÍVEIS E PADRÕES PARA O GRUPO OCUPACIONAL DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL        ANEXO V – B 

QUADRO PERMANENTE – GRADUADOS / ESPECIALIZAÇÃO / MESTRADO / DOUTORADO    

        

CLASSE – 20 HORAS

        

QUADRO 

PERMANENTE  ATE 5 ANOS  5 ANOS E 1 

DIA  10 ANO E 1 DIA  15 ANOS E 1 DIA

2O ANOS E 1 

DIA  25 ANOS E 1 DIA 

PROFESSOR     A 10 ANOS  A 15 ANOS  A 20 ANOS  A 25 ANOS  A 30 ANOS 

  

     

                 

980,00 1.029,00 1.080,45 1.134,47 1.191,20 1.250,76

II  1.029,00 1.080,45 1.134,47 1.191,20 1.250,76 1.313,29

III  1.080,45 1.134,47 1.191,20 1.250,76 1.313,29 1.378,96

IV  1.134,47 1.191,20 1.250,76 1.313,29 1.378,96 1.447,91

1.191,20 1.250,76 1.313,29 1.378,96 1.447,91 1.520,30

NIVEL I 

VI  1.250,76 1.313,29 1.378,96 1.447,91 1.520,30 1.596,32

1.078,00 1.131,90 1.188,50 1.247,92 1.310,32 1.375,83

II  1.131,90 1.188,50 1.247,92 1.310,32 1.375,83 1.444,62

III  1.188,50 1.247,92 1.310,32 1.375,83 1.444,62 1.516,85

IV  1.247,92 1.310,32 1.375,83 1.444,62 1.516,85 1.592,70

1.310,32 1.375,83 1.444,62 1.516,85 1.592,70 1.672,33

NIVEL II 

VI  1.375,83 1.444,62 1.516,85 1.592,70 1.672,33 1.755,95

1.293,60 1.358,28 1.426,19 1.497,50 1.572,38 1.651,00

II  1.358,28 1.426,19 1.497,50 1.572,38 1.651,00 1.733,55

III  1.426,19 1.497,50 1.572,38 1.651,00 1.733,55 1.820,23

IV  1.497,50 1.572,38 1.651,00 1.733,55 1.820,23 1.911,24

1.572,38 1.651,00 1.733,55 1.820,23 1.911,24 2.006,80

NIVEL III 

VI  1.651,00 1.733,55 1.820,23 1.911,24 2.006,80 2.107,14

1.681,68 1.765,76 1.854,05 1.946,75 2.044,09 2.146,30

II  1.765,76 1.854,05 1.946,75 2.044,09 2.146,30 2.253,61

III  1.854,05 1.946,75 2.044,09 2.146,30 2.253,61 2.366,29

IV  1.946,75 2.044,09 2.146,30 2.253,61 2.366,29 2.484,61

NIVEL IV 

RE FE RE NC

(28)

TABELA DE VENCIMENTOS CONFORME NÍVEIS E PADRÕES PARA O GRUPO OCUPACIONAL DO  MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL         ANEXO V – C 

QUADRO PERMANENTE – GRADUADOS / ESPECIALIZAÇÃO / MESTRADO / DOUTORADO        

         

CLASSE ‐ 40 

HORAS 

          

 

QUADRO PERMANENTE 

ATE 5 ANOS  5 ANOS E 1 DIA 10 ANO E 1 DIA  15 ANOS E 1 DIA  2O ANOS E 1 DIA  25 ANOS E 1 DIA   

      A 10 ANOS  A 15 ANOS  A 20 ANOS  A 25 ANOS  A 30 ANOS   

  

     

                   

1.957,00 2.054,85 2.157,59 2.265,47 2.378,75 2.497,68   

II  2.054,85 2.157,59 2.265,47 2.378,75 2.497,68 2.622,57   

III  2.157,59 2.265,47 2.378,75 2.497,68 2.622,57 2.753,70   

IV  2.265,47 2.378,75 2.497,68 2.622,57 2.753,70 2.891,38   

2.378,75 2.497,68 2.622,57 2.753,70 2.891,38 3.035,95   

NIVEL I 

VI  2.497,68 2.622,57 2.753,70 2.891,38 3.035,95 3.187,75   

2.152,70 2.260,34 2.373,35 2.492,02 2.616,62 2.747,45   

II  2.260,34 2.373,35 2.492,02 2.616,62 2.747,45 2.884,82   

III  2.373,35 2.492,02 2.616,62 2.747,45 2.884,82 3.029,07   

IV  2.492,02 2.616,62 2.747,45 2.884,82 3.029,07 3.180,52   

2.616,62 2.747,45 2.884,82 3.029,07 3.180,52 3.339,54   

NIVEL II 

VI  2.747,45 2.884,82 3.029,07 3.180,52 3.339,54 3.506,52   

2.583,24 2.712,40 2.848,02 2.990,42 3.139,94 3.296,94   

II  2.712,40 2.848,02 2.990,42 3.139,94 3.296,94 3.461,79   

III  2.848,02 2.990,42 3.139,94 3.296,94 3.461,79 3.634,88   

IV  2.990,42 3.139,94 3.296,94 3.461,79 3.634,88 3.816,62   

3.139,94 3.296,94 3.461,79 3.634,88 3.816,62 4.007,45   

NIVEL III 

VI  3.296,94 3.461,79 3.634,88 3.816,62 4.007,45 4.207,83   

3.358,21 3.526,12 3.702,43 3.887,55 4.081,93 4.286,02   

II  3.526,12 3.702,43 3.887,55 4.081,93 4.286,02 4.500,33   

III  3.702,43 3.887,55 4.081,93 4.286,02 4.500,33 4.725,34   

IV  3.887,55 4.081,93 4.286,02 4.500,33 4.725,34 4.961,61   

4.081,93 4.286,02 4.500,33 4.725,34 4.961,61 5.209,69   

NIVEL IV 

RE FE RE NC

(29)

ANEXO VI

GRUPO OCUPACIONAL DE APOIO ADMINISTRATIVO

CARGOS FORMAÇÃO VENCIMENTO SECRETÁRIO ESCOLAR NÍVEL MÉDIO R$ 719,00 BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR NÍVEL SUPERIOR -

AUXILIAR DE BIBLIOTECA NÍVEL MÉDIO - NUTRICIONISTA ESCOLAR NÍVEL SUPERIOR R$ 1.544,00

MERENDEIRA ESCOLAR NÍVEL FUNDAMENTAL R$ 538,00

AUXILIAR DE CLASSE NÍVEL MÉDIO -

INTÉRPRETE DE LIBRAS ESCOLAR NÍVEL MÉDIO - INSTRUTOR DE LIBRAS ESCOLAR NÍVEL MÉDIO -

Referências

Documentos relacionados

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e

O presente questionário se configura em instrumental de pesquisa como parte de um estudo sobre a política de Educação Profissional em andamento no estado do Ceará, sob o

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em