• Nenhum resultado encontrado

A) Apenas II é correta B) Todas são corretas C) Apenas III é falsa D) Todas são falsas E) Apenas II e III são corretas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A) Apenas II é correta B) Todas são corretas C) Apenas III é falsa D) Todas são falsas E) Apenas II e III são corretas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

01.“Nem a construção do Teatro, nem as tentativas de ins- talar o abastecimento de água e esgoto, ou mesmo o embelezamento da cidade promovido pela Intendência Municipal impediram o crescente descontentamento da população contra o governo de Nogueira Accioly.”

(FONTE: PONTE, Sebastião R. Fortaleza Belle Épo- que. Fortaleza: FDR/Multigraf, 1993.p.48)

Com relação ao governo de Nogueira Accioly, Presidente do Estado do Ceará até 1912, podemos assinalar corre- tamente que:

A) O grupo de Nogueira Accioly, chega ao poder com a efetivação de uma aliança política entre Clarindo de Queiróz e o oligarca, depois disso, Nogueira Accioly se manteve no podem por quatro mandatos consecuti- vos.

B) Durante a campanha eleitoral de 1912, passeatas de oposição duramente reprimidas pela polícia são o es- topim para uma grande insurreição popular que cerca o palácio e obriga Accioly a renunciar.

C) Após uma intensa campanha de desgaste político, o movimento oposicionista consegue eleger pacifica- mente seu candidato ao governo do Estado, Franco Rabelo, empossado respeitosamente por Accioly.

D) Diante das manifestações populares exigindo a sua renúncia, Accioly se retira do governo para retornar mais forte do que nunca em 1914, com a Sedição de Juazeiro.

02.

“Presidente do Estado: Nogueira Accioli.

Secretário do Interior: José Accioli.

Diretor de Secção: Lindolfo Pinto (Sobrinho de Accioli).

Academia de Direito Diretor: Nogueira Accioli

Vice-diretor: Tomaz Pompeu (cunhado de Accioli).

Liceu do Ceará

Professores: Tomaz Accioli e Jorge de Sousa (genro de Accioli)

Escola Normal

Professores: Tomaz Accioli, José Accioli, e mais sobri- nho, sobrinha e irmão de Accioli.

Câmara Municipal

Secretário: Jovino Pinto (sobrinho de Accioli).

Procurador Fiscal: Antônio Accioli

Considerando a estrutura de poder no Ceará, durante a primeira República sugerida no quadro acima, podemos concluir que:

I. Podemos afirmar que a estrutura oligárquica organi- zada por Nogueira Accioly era ocupada por exclusi- vamente por familiares do oligarca.

II. O patrimonialismo era uma prática recorrente no con- texto dos governos da oligarquia de Nogueira Accioly.

III. A prática do nepotismo era recorrente e demarcava de maneira exclusiva o governo do Ceará.

A) Apenas II é correta B) Todas são corretas C) Apenas III é falsa D) Todas são falsas

E) Apenas II e III são corretas

03. “Presidente do Estado: Nogueira Accioli.

Secretário do Interior: José Accioli.

Diretor de Secção: Lindolfo Pinto (Sobrinho de Accioli).

Academia de Direito Diretor: Nogueira Accioli

Vice-diretor: Tomaz Pompeu (cunhado de Accioli).

Liceu do Ceará

Professores: Tomaz Accioli e Jorge de Sousa (genro de Accioli)

Escola Normal

Professores: Tomaz Accioli, José Accioli, e mais sobri- nho, sobrinha e irmão de Accioli.

Câmara Municipal

Secretário: Jovino Pinto (sobrinho de Accioli).

Procurador Fiscal: Antônio Accioli

Considerando a estrutura de poder no Ceará, durante a primeira República sugerida no quadro acima, podemos concluir que:

I. A estrutura de poder oligárquico no Ceará não obteve apoio das lideranças nacionais.

II. As perseguições aos grupos oposicionistas eram re- correntes no período de Nogueira Accioly.

III. A corrupção foi recorrente durante o comando da oli- garquia Accioly no Ceará.

A) Apenas II é correta B) Todas são corretas C) Apenas III é correta D) Todas são falsas

E) Apenas II e III são corretas

04.Sobre a Sedição de Juazeiro, é correto afirmar que:

A) O conflito pôs em confronto, de um lado, os grupos

conservadores urbanos, liderados pela Igreja Católica,

e os proletários de Fortaleza e, de outro, os campone-

ses e produtores rurais, ligados ao setor de exporta-

ção.

(4)

B) Foi a reação contra uma intervenção militar que visa- va transformar o Ceará num centro de propagação das praticas tenentista.

C) Originou-se no confronto dos interesses, vinculados à indústria de exportação, com os interesses dos pro- dutores de bens duráveis, vinculados à expansão do mercado interno.

D) Era liderada pelo alto clero da Igreja Católica que, da cidade de Juazeiro, tentava depor o Padre Cícero de suas funções clericais e políticas.

E) Representou uma rearticulação das antigas oligarqui- as para retirar do poder o salvacionista Franco Rabe- lo, acusado de chegar ao poder de maneira ilegal.

05.Sobre o episódio conhecido como A Sedição de Juazei- ro, é correto afirmar que

A) apesar de a motivação política ter-se originado na ca- pital do estado, Fortaleza, os eventos da Sedição de Juazeiro ocorreram apenas na região do Cariri cea- rense, principalmente nas cidades de Juazeiro do Nor- te, Crato e Barbalha.

B) a luta dos Sediciosos contra os Rabelistas ultrapas- sou os limites do Cariri, os revoltosos marcharam so- bre Fortaleza, derrubaram o governo de Franco Rabe- lo e reestabeleceram os interesses das oligarquias cearenses.

C) a participação de Pe. Cícero Romão Batista neste epi- sódio foi bastante limitada, pois Floro Bartolomeu, po- lítico amigo do padre, apoiava Franco Rabelo e se opôs à participação do líder religioso no conflito con- tra o governo.

D) mesmo tendo uma importância simbólica, a Sedição de Juazeiro não influiu na política local, uma vez que a imposição de um governo ligado à Política das Sal- vações não alteraria o controle do poder no estado do Ceará.

06.O filme For All (“Para Todos”), lançado em 1998, trouxe aos cinemas alguns aspectos da presença de militares norte-americanos em algumas cidades brasileiras (For- taleza e Natal), durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Assinale a alternativa que expressa corretamente algu- mas mudanças sociais desencadeadas pela presença de militares norte-americanos em Fortaleza.

A) Os militares trouxeram costumes degradados, fazen- do aumentar a prostituição, a criminalidade e o vício do jogo.

B) A base norte-americana em Fortaleza ficou isolada da sociedade local, contribuindo apenas para fornecer produtos importados aos setores mais ricos.

C) Novos costumes, novos comportamentos e novos hábitos foram adquiridos por alguns setores da cida- de, diminuindo a influência francesa que ainda pre- dominava.

D) A base foi instalada com o objetivo político de lutar contra a influência nazifascista no Brasil, estimulando a ação de grupos de esquerda.

E) A presença dos americanos provocou um aumento da repressão aos sindicatos e associações operárias em Fortaleza.

07.No contexto da Era Vargas, foi o primeiro nome indicado para ser interventor e teve sua gestão marcada pela con- tinuidade das práticas clientelistas, típicas do período oligárquico.

A) Carneiro de Mendonça B) Menezes Pimentel C) Moreira Lima D) Fernandes Távora E) Floro Bartolomeu

08.São afirmações verdadeiras sobre o Ceará, no contexto da Era Vargas (1930-1945)?

I. Ocorreu um avanço significativo dos partidos de es- querda, principalmente devido a atuação do PCB (Par- tido Comunista Brasileiro), em Fortaleza.

II. O segundo interventor para o Ceará foi Carneiro de Mendonça, que assumiu o poder com a missão de conciliar os interesses ligados aos grupos advindos da “Revolução de 1930” com os das oligarquias lo- cais.

III. Em 1932, na gestão de Carneiro de Mendonça, o Cea- rá enfrentava mais uma grave seca, para evitar, ou pe- lo menos diminuir o número de retirantes que chega- vam a Fortaleza, foram construídos Campos de Con- centração, acampamentos murados ou cercados, em áreas como; Senador Pompeu, Ipu, Quixeramobim e Pirambu.

A) Todas B) Apenas II C) Apenas III D) Apenas II e III D) Apenas I e III

09.Atente para o seguinte excerto que se refere às razões que levaram à criação dos campos de concentração no Ceará em 1932: “(...) o “campo” era o último recurso, cheio de sofrimento e dor, que sua condição de sem- terra tornava inevitável. Mas nestes anos eles aprende- ram a se organizar em multidões aparentemente disfor- mes e sem controle, que levavam o medo às autoridades e aos comerciantes de alimentos. O simples ajuntamen- to de retirantes já era suficiente para aterrorizar as po- pulações das cidades mais próximas às áreas secas”.

CASTRO NEVES, Frederico de. Tragédia Oculta. in: Revista Nossa História.

ano 1 nº 2 dez. 2003. Publicação Editada pela Biblioteca Nacional, p.74.

O evento acima retratado se deu

(5)

A) Como forma de tratar os sobreviventes do massacre da comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deser- to, que foi liderada pelo beato José Lourenço.

B) Em função da grande epidemia de varíola que se aba- teu sobre o Ceará e ameaçou a capital do estado, sendo contida pelas ações profiláticas promovidas por Rodolfo Teófilo.

C) Como estratégia governamental para conter o fluxo de flagelados que rumavam às principais cidades ce- arenses em virtude da seca iniciada em 1930.

D) Devido à necessidade de conter os fluxos migratórios de cearenses para outras regiões do país, como o Su- deste, o que causaria a falência da economia local por falta de mão de obra.

10.“Povo cearense, começa hoje o regime de ginecocracia:

às treze horas empossar-se-á o governador eleito pelo voto das beatas inconscientes e doa padres politiquei- ros. Guardai, neste instante, um minuto de silêncio em homenagem aos mortos da Revolução.”

(FONTE: SOUZA, Simone. As Interventorias no Ceará – 1930-1935)’Apud:

SOUZA, Simone(org). História do Ceará. Fortaleza:

UFC/Fundação Demócrito Rocha/Stylus Comunicações, 1989, p.331).

O texto acima se refere ao contexto histórico de pós-30 cearense, no qual as seguintes forças políticas polariza- riam a disputa eleitoral:

A) LEC (Liga Eleitoral Católica) e LCT (Legião Cearense do Trabalho).

B) Integralistas e Liga Eleitoral Católica.

C) Oligarquias mais tradicionais e os Integralistas.

D) Círculos Operários Católicos e Legião Cearense do Trabalho

E) Setores Liberais e Liga Eleitoral Católica.

11.“Esta preocupação em conter a politização e emancipa- ção do operariado por parte do governo getulista concor- re para explicar o surgimento e expansão de movimentos políticos com a LCT (Legião Cearense do Trabalho), no contexto de 30.”

(FONTE: PONTE, Sebastião R. A Legião Cearense do Trabalho. Apud: SOUZA, Simone(org). História do Ceará. Fortaleza: UFC/Fundação Demócrito Ro-

cha/Stylus Comunicações, 1989, p.360).

Com relação ao avanço destes movimentos no Ceará, podemos afirmar que:

A) a força e a organização do movimento operário no Ceará, sob a liderança dos comunistas, impediram que a influência do movimento legionário se expan- disse.

B) o objetivo da LCT era harmonizar as relações entre capital e trabalho, eliminando a influência de grupos comunistas e anarquistas sobre o operariado.

C) o trabalho dos legionários foi decisivo para a propa- ganda anti-getulistas no Ceará, através das greves, comícios e outras ações de massa.

D) a LCT, como os Círculos Operários Católicos (COC), realizaram um amplo papel de conscientização dos operários sobre seus direitos e sobre a situação de exploração em que viviam.

12.[...] Ao assumir a condição de beato [...] abraçou, tam- bém, um direcionamento político para a sua vida. Baixa Danta e Caldeirão foram organizados a partir de sua lide- rança, baseada em três princípios: fraternidade, oração e trabalho. [...] Naquela ética de base cristã, o trabalho era a única forma de obter o pão de cada dia, pois ninguém deveria viver às custas do trabalho alheio. Um homem não poderia ficar rico explorando o semelhante. Era uma religiosidade não-capitalista.

"Lopes Ramos, Francisco R. Juazeiro e Caldeirão: espaços de sagrado e profano. In: Simone de Sousa; Adelaide Gonçalves ...

[et al]. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007. (Adaptado)

Acerca das experiências do Caldeirão marque a opção correta:

A) Tratou-se de um movimento comunitário e político li- derado e organizado por Antônio Conselheiro que de forma rápida ganhou seguidores em grande número e fundou um Arraial. Pelo seu caráter comunitário foi acusado de experiência comunista e foram atacados e destruídos por forças legalistas;

B) Foi uma experiência organizada em meio as políticas públicas do Estado do Ceará para o controle social sobre os retirantes durante os períodos de estiagem.

Como o Caldeirão, outras comunidades desse tipo fo- ram realizadas em Quixeramobim, Crateús, Ipu e Se- nador Pompeu, além de Fortaleza;

C) Representando um contraponto ao contexto vigente de individualismo capitalista e de desigualdades so- ciais, o Caldeirão sob a liderança do Beato José Lou- renço era organizado como uma cooperativa de cam- poneses, tendo como orientação os princípios da so- lidariedade cristã;

D) Com objetivo eleitoreiros e econômicos, José Louren- ço, integrante do Partido Operário Cearense, organi- zou a comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do De- serto para garantir os sistemas de votação pela polí- tica do voto de cabresto, mecanismo que deu base ao poder das oligarquias durante o período inicial da Re- pública no Brasil;

E) De acordo com a imprensa da época, a experiência re-

ligiosa do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, lidera-

da pelo Beato José Lourenço tinha como objetivo a

organização e o controle social, garantindo o bem es-

tar e a ordem das populações que viviam no interior

do Ceará. Dessa forma, o Caldeirão era organizado

como um campo de concentração, a exemplo de ou-

tros que haviam no Ceará.

(6)

13.Sobre o movimento do Caldeirão, quais são as afirmati- vas verdadeiras?

I. Um dos episódios que faz parte das origens deste movimento ficou conhecido como o “boi mansinho”, no qual, o povo do sítio Baixa Danta teria desenvolvi- do uma adoração ao animal.

II. A comunidade do sítio Baixa Danta foi transferida pa- ra uma outra localidade, uma fazenda de propriedade do Padre Cícero, denominada Caldeirão dos Jesuítas.

III. A comunidade do Caldeirão foi destruída por forças governistas, num episódio muito semelhante ao que teria ocorrido em Canudos.

A) Todas

B) Apenas II

C) Apenas III

D) Apenas II e III

E) Apenas I e III

Referências

Documentos relacionados

As sementes de Cassia, Platypodium, Sclerolobium e Roupala apresentaram um decréscimo de germinação após a imersão no nitrogênio liquido requeren- do outros estudos e um maior

3º) É necessário considerar, na formação do professor, o ensino da área do conhecimento.. específico, neste caso, a História, em todos os níveis de ensino. No que tange

Paso 7: Utilizar fresa* cónica específica para implante Strong Ø5,0mm (FRWD 50) hasta la marca de altura del implante preseleccionado - (800 RPM); En hueso denso (tipos I y II)

duas doses sendo a primeira de 125 mg/L de água de be- bida por cinco dias consecutivos, intervalo de quatro dias e uma segunda dose de 62,5 mg/L de água por três dias

Pierre Vidal- Naquet chamou a atenção dos historiadores para o fato de que a tragédia grega não pode ser vista como um espelho direto do social e do político,

Nosso objeto de pesquisa foi a reportagem de capa, Rainhas do Ringue (Figura 1) (Revista Tatame, edição 202). Consideramos o texto e imagens dessa reportagem para avaliar

Além disso, em relação à afirmação do Estado de que os beneficiários das medidas provisórias se restringiriam a 18 socioeducandos que se encontravam na UNIS

encaminhar os documentos relativos à rescisão contratual destes. É de responsabilidade da contratada promover treinamentos e cursos periódicos pertinentes à segurança do