• Nenhum resultado encontrado

CAMINHOS DO BEM... TODOS POR UM MUNDO MEHOR!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAMINHOS DO BEM... TODOS POR UM MUNDO MEHOR!"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

1

Plano de Trabalho 2021

CAMINHOS DO BEM...

TODOS POR UM MUNDO MEHOR!

TERMO DE FOMENTO 18/2020 – FMDCA.

(2)

2 ANEXO I - REQUERIMENTO

REQUERIMENTO DE ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PARA SOLICITAÇÃO DE TERMO DE FOMENTO – FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCETE DE PRESIDENTE PRUDENTE.

A ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE PREVENÇÃO A AIDS – APPA, devidamente inscrita no CNPJ nº: 67.662.536/0001-43, com sede na Av: Manoel Goulart, 3.261 – Jardim das Rosas, nesse ato representada pela sua presidenta ALINE FERNANDA ESCARELLI, RG 33.796.736-2, CPF 295.560.038-51, vem mui respeitosamente, requerer junto ao Egrégio Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a análise e avaliação do Projeto “CAMINHOS DO BEM... TODOS POR UM MUNDO MELHOR”.

O projeto ora apresentado atende ao eixo XIII – Realização de Ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas, busca atender crianças e adolescentes do município de Prudente Prudente/SP contribuindo assim para a promoção, garantia, defesa, e atendimento de crianças e adolescentes.

1-

IDENTIFICAÇÃO: ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE PREVENÇÃO A AIDS – APPA NOME DO PROJETO: “CAMINHOS DO BEM, TODOS POR UM MUNDO MELHOR”

EIXO DE ATUAÇÃO: XIII – Realização de Ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

ADITAMENTO: Projeto financiado em 2020 – pelo FMDCA.

2 - INSTITUIÇÃO OU ENTIDADE PROPONENTE DO PROJETO

Nome: ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE PREVENÇÃO A AIDS – APPA CNPJ nº: 67.662.536/0001-43

Registro no CMDCA nº: 25 Validade do Registro: 17/09/2021

Endereço: Av; Manoel Goulart Nº: 3.261 Complemento:

Bairro: Jd. Das Rosas Cidade: P. Prudente Estado: SP CEP: 19.060-000

Telefone: (18) 3221-5942 Fax: (18) 3221-5942 E-mail: appaprudenteadm@gmail.com Endereço Internet: www.appaprudente.com.br

Nome Responsável pelo Projeto: JOSIANE DAYARA DE AMORIM FERREIRA

Telefone: (18) 98150-2934 Fax: E-mail: josiane.educa@hotmail.com

3 RESUMO DAS INFORMAÇÕES

A Local/Endereço e Região de Atuação do Projeto: Unidades Escolares de Presidente Prudente.

B Objetivo Geral: Promover a cultura de paz por meio de uma comunicação pacificadora e da construção de uma rede de afetos que previna violências, além de estimular aprendizagens agradáveis que colaborem com o processo de autoconhecimento, auto aceitação e autoestima do educando.

C Nº de Crianças e Adolescentes (direto) atendidos: 120 D Custo total: R$ 135.050,00

E Duração do projeto (nº meses): 11 meses

F Custo per capta/mês R$ 102,31(Cento e Dois Reais e Trinta e Um Centavos)

(3)

3 PLANO DE TRABALHO – Ano 2021

I – IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

CNPJ: 67.662.536/0001-43 Data da Inscrição CNPJ: 21/12/1992 NOME DA EXECUTORA: ASSOCIAÇÃO PRUDENTINA DE PREVENÇÃO A AIDS – APPA

Endereço: Av: Manoel Goulart, 3.261

CEP: 19.060-000 BAIRRO: Jardim das Rosas Tel. (18) 3221-5942 Fax: ( )

E-Mail: appaprudenteadm@gamil.com Site: www.appaprudente.com.br Número de Inscrição CMDCA: 25

Registro em outros conselhos: (identificar) CMAS / CONDEF / CMS Imóvel ( ) Próprio ( X ) Cedido ( ) Alugado Carga Horária de funcionamento semanal: 40 horas Semanais

Quantos dias na semana funciona a organização: 05 (segunda a sexta)

Áreas das atividades preponderante e secundária, de acordo com os artigos 1º e 2º da Lei Federal nº12.101, de 27/11/2009.

Área da atividade preponderante:

( ) Área de Assistência Social (X ) Área de Saúde

( ) Área de Educação

( ) Outros: ___________________________________________________________________

Área da atividade secundária, quando houver: (pode assinalar mais de 1) (X ) Área de Assistência Social

( ) Área de Saúde ( ) Área de Educação

( ) Outros: ___________________________________________________________________

Natureza da Organização da Sociedade Civil:

(X ) De atendimento ( ) De assessoramento

(X ) De defesa e garantia de direitos

( ) Outros: ___________________________________________________________________

O Estatuto Social está de acordo com a Lei Federal nº13.019/2014, regulamentada pelo Decreto Municipal 27.543/2016.

(X ) Sim ( ) Não ( ) Em adequação – Justifique:

(4)

4 II – APRESENTAÇÃO

Fundada em 28/09/1992, por um grupo de voluntárias que compunha a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Presidente Prudente, preocupadas pela disseminação do HIV/AIDS no município, a APPA nasceu com o objetivo principal de combater a AIDS através da sensibilização, além de oferecer apoio psicossocial aos portadores necessitados que a ela se dirigisse.

Passados 28 anos da sua fundação, hoje a Instituição apresenta-se a comunidade em geral como um Centro de Convivência cuja atuação acontece em duas frentes de trabalho, saúde e assistência social, caracterizando-se assim como Instituição Híbrida ofertando serviços em ambas áreas de atendimento, com ações de promoção da qualidade de vida, cidadania, inserção e reinserção social e econômica das pessoas vivendo com HIV/AIDS na saúde, e constituição de um espaço de socialização e participação individual e familiar de pessoas sem HIV/AIDS em situação de vulnerabilidade social através de oficinas que despertem a convivência social e o desenvolvimento comunitário, na assistência social.

Assim, sua missão estatutária descreve: Redução da vulnerabilidade ao HIV/AIDS com ações preventivas através da sensibilização e informação para a comunidade em geral, oficinas para crianças e adolescentes, e atendimento as PVHA (pessoas vivendo com HIV/AIDS) quanto à adesão ao tratamento, apoio alimentar, combate a todas as formas de discriminação e preconceito, bem como ainda, a defesa dos direitos e a promoção social.

Atualmente são atendidas 65 pessoas vivendo com HIV/AIDS, ambos os sexos, gêneros e faixa etária que atualmente compreende dos 06 aos 69 anos de idade, em tratamento pelo Sistema Único de Saúde, bem como suas respectivas famílias.

Cabe ressaltar que o perfil diagnóstico dos atendidos pela Instituição compreende as populações de maior vulnerabilidade dentro do contexto das questões sociais relacionadas a todas as formas de exclusão social. Dentre os seguimentos populacionais atendidos destacamos a maior incidência de pessoas dependentes ou que fazem uso abusivo de álcool e drogas, Gays, Travestis e mulheres profissionais do sexo.

Na política da Assistência Social, a APPA destaca-se de forma especial no atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, direcionado para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e, 16 a 17 anos, nas seguintes considerações:

I- A instituição desenvolve ações de caráter preventivo e proativo, atuando na perspectiva de garantia de direitos, e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades do público juvenil. Nessa perspectiva vem realizando suas atividades visando intervir de forma planejada, sistemática, em grupos, respeitando o ciclo de vida dos atendidos, sua faixa etária de 14 a 21 anos, definindo para o desenvolvimento de suas ações, a oferta do Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;

II- Busca-se garantir o acesso a serviços, em especial, com o apoio das políticas de assistência social, educação, saúde e cultura, através de orientação, disponibilização de informações e efetivação de atividades, desenvolvidas na instituição e na comunidade onde vivem, ou seja, no território de origem do público alvo.

Para tanto, a Instituição tem desenvolvido projetos que requerem na essência do serviço: a acolhida, orientação e encaminhamentos que se fizerem necessários para garantir direitos e a inclusão social, com o intuito de assegurar aos usuários a efetivação e o acesso aos serviços públicos dos quais necessita.

III - IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO:

(X) Proteção Social Básica

( ) Proteção Social Especial – média complexidade ( ) Proteção Social Especial – alta complexidade

( ) Outros: ___________________________________________________________________

(5)

5 IV - IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO - MODALIDADE DE ATENDIMENTO:

• Ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

V - IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR TÉCNICO DO SERVIÇO/PROJETO Nome completo do Coordenador: JOSIANE DAYARA DE AMORIM FERREIRA Formação: PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

Número do Registro Profissional (quando houver): 095255-G/SP (Conselho de Educação Física) Telefone do coordenador para contato: 18 98150-2934

E-mail do coordenador: josiane.educa@hotmail.com

VI – JUSTIFICATIVA

Para Guimarães (2005), a cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes e comportamentos que refletem o respeito à vida, ao ser humano e à sua dignidade, e que colocam como prioridade: os direitos humanos, a rejeição à violência, em todas as suas formas, e a adesão aos princípios de liberdade, justiça, solidariedade e tolerância. Assim como a compreensão entre os povos, as coletividades e as pessoas.

Ressalte-se que o enfrentamento da violência não deve interessar somente aos profissionais de segurança pública, ou aos órgãos de justiça, mas também aos educadores. Pensando nisso, apontamos a educação, como um pressuposto básico para o fortalecimento da paz e a superação da violência, apresentando a escola como um dos locais onde o aluno pode construir referenciais de relacionamento pacífico com as demais pessoas e com o meio ambiente.

A paz, por sua vez, envolve uma visão de permanente construção, de ação e de investimento pessoal na autotransformação e na transformação do meio com vistas à dignidade e ao desenvolvimento do ser humano de uma forma ampliada.

É importante que a escola entenda a sua função de “centro educativo”, para não se limitar à única função de repassadora de conhecimentos. A oferta de ações deve constituir-se em um espaço onde todos possam exercitar sua cidadania e buscar alternativas para a superação de dificuldades advindas do meio em que se insere e do social como um todo.

Mas, para que isso aconteça, a paz precisa se tornar mais do que apenas uma palavra. Deve motivar as futuras gerações a construírem um mundo mais solidário e sustentável, com respeito, segurança e dignidade para todos.

A paz não pode ser construída como um elemento isolado. É indissociável da justiça e da solidariedade. Paz, justiça e solidariedade constituem um conjunto e não se pode separar qualquer destes elementos dos demais. Querer a paz exige favorecer a justiça e construir solidariedade. A paz é um produto que se constrói com estes diferentes componentes. Não é somente uma meta a ser alcançada, mas um processo, um caminho.

Por último, vale destacar que, no contexto brasileiro, o enfoque tem sido a melhoria do clima escolar, aliada ao incentivo da participação da juventude em programas relacionados com arte, cultura, esporte e lazer. Dessa forma, evidenciamos a necessidade de um trabalho sistematizado e contínuo de promoção de valores, baseado num processo dialógico, que leve à conscientização sobre a violência e a ação para a paz. Diante desse contexto, apresentamos o Projeto “CAMINHOS DO BEM, TODOS POR UM MUNDO MELHOR”, proposta inovadora para 2020, a ser aditada em 2021, visando trabalhar o eixo: Ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

Cabe ressaltar que a APPA acumula experiências positivas e resultados de impacto social, no que diz respeito a articulação e parceria com a Rede Escolar de Presidente Prudente, pois desde 2015, mantem Projetos itinerantes, cuja oferta de ações acontecem no

(6)

6 interior das Unidades Escolares, trabalhando diversas temáticas de formação cidadã, “Projeto É Preciso Saber Viver” (em atividade desde 2015) – “Projeto Juventude em Cena” (em atividades desde 2018).

Em conclusão, o fenômeno da violência nas escolas exige um olhar diversificado para poder compreendê-lo e propor ações de prevenção e intervenção (WAISELFSZ, 1998). Isso permitirá a construção de uma cultura de paz na escola e a formação de cidadãos.

VII - DESCRIÇÃO DA META PACTUADA:

Meta de atendimento direto mensal: 120 crianças e adolescentes matriculadas no 6º ano da Rede Escolar de Presidente Prudente.

Capacidade de atendimento mensal: 150 crianças e adolescentes

VIII - PÚBLICO ALVO

Crianças e Adolescentes de ambos os sexos, com faixa etária entre 11 a 14 anos, matriculadas no 6º ano da Rede Escolar de Presidente Prudente.

IX - OBJETIVO GERAL

Promover a cultura de paz por meio de uma comunicação pacificadora e da construção de uma rede de afetos que previna violências, além de estimular aprendizagens agradáveis que colaborem com o processo de autoconhecimento, auto aceitação e autoestima do educando.

(7)

7 X - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Objetivos específicos Meta Metodologia / Estratégias Periodicidade Resultados esperados Profissional

Envolvido Quantitativos Qualitativos

Aprender a viver juntos, respeitando as nossas diferenças e similaridades.

Realizar Oficinas com narrativas ligadas Arte e Cultura.

Realizar oficina Socioeducativa,

trabalhando temáticas que dialoguem diretamente com as questões ligadas a cultura de paz.

Utilizando várias linguagens artísticas e culturais, que podem ser: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.

Por meio de rodas de conversas, dinâmicas de grupo, vivências, reflexões etc.

Semanalmente Atingir 100% das crianças e adolescentes.

Promoção da

autonomia e a possibilidade de construção pessoal através do fazer artístico. Construir consciência sobre o viver bem e o

respeito a

diversidade.

Equipe de Sócio Educadores do Projeto.

Refletir as dimensões de paz (conceituais) no entorno familiar e comunitário.

Realizar oficina Socioeducativa,

trabalhando temáticas que dialoguem diretamente com as questões ligadas a cultura de paz.

Por meio de rodas de conversas, dinâmicas de grupo, vivências, reflexões etc.

Semanalmente Atingir 100% das crianças e adolescentes.

Desenvolver

consciência sobre a convivência coletiva, cidadania, evitando a evasão escolar.

Equipe de Sócio Educadores do Projeto.

Desenvolver o

aprendizado com base na cooperação, no diálogo e

na compreensão

intercultural.

Realizar Oficinas com narrativas ligadas Arte e Cultura.

Realizar oficina Socioeducativa,

trabalhando temáticas que dialoguem diretamente com as questões ligadas a cultura de paz.

Utilizando várias linguagens artísticas e culturais, que podem ser: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.

Por meio de rodas de conversas, dinâmicas de grupo, vivências, reflexões etc.

Semanalmente Atingir 100% das

crianças e

adolescentes.

Promoção da

autonomia e a possibilidade de construção pessoal através do fazer artístico. Construir consciência sobre o viver bem e o

respeito a

diversidade.

Equipe de Sócio Educadores do Projeto.

Promover conhecimento e consciência a favor da preservação da natureza e

Realizar Oficinas com narrativas ligadas Arte e Cultura.

Abordando a questão ambiental como fio condutor de uma conscientização ecológica, trabalhando temas como:

Semanalmente Atingir 100% das

crianças e

adolescentes.

Ampliação o universo informacional, com

foco no

Equipe de Sócio Educadores do Projeto.

(8)

8 consolidação de uma

cultura de paz, modificando atitudes e práticas pessoais, adotando a ética de se viver sustentavelmente no planeta Terra.

Realizar oficina Socioeducativa,

trabalhando temáticas que dialoguem diretamente com as questões ligadas a cultura de paz e ao meio ambiente.

produção de lixo, reciclagem, consumo responsável, reutilização de materiais entre outros.

desenvolvimento de habilidades

necessárias à melhoria de sua qualidade de vida.

Promover valores e atitudes de não violência - autonomia,

responsabilidade,

cooperação, criatividade e solidariedade;

Realizar Oficinas com narrativas ligadas Arte e Cultura.

Realizar oficina Socioeducativa,

trabalhando temáticas que dialoguem diretamente com as questões ligadas a cultura de paz.

Utilizando várias linguagens artísticas e culturais, que podem ser: Artes Visuais, Teatro, Música e Dança.

Por meio de rodas de conversas, dinâmicas de grupo, vivências, reflexões etc.

Semanalmente Atingir 100% das

crianças e

adolescentes.

Promoção da

autonomia e a possibilidade de construção pessoal através do fazer artístico. Construir consciência sobre o viver bem e o

respeito a

diversidade.

Equipe de Sócio Educadores do Projeto.

Capacitar estudantes a construírem juntos, com seus colegas, os seus próprios ideais de paz.

Realizar Seminário integrando as escolas participantes do Projeto no último trimestre de atividades.

Por meio de apresentação de palestras, atividades culturais e debates.

Último

Trimestre do Projeto.

Atingir 100% das

crianças e

adolescentes

atendidos mais a comunidade local.

Mobilizar quanto aos direitos e deveres de ser cidadão para que possa desenvolver uma nova sociedade.

Equipe Técnica da APPA e Equipe de Sócio Educadores do Projeto.

(9)

9 XI - METODOLOGIA DE TRABALHO

O projeto, será direcionado aos alunos do 6º ano de 03 Escolas Estaduais de Presidente Prudente. Alunos do 6º ano ainda são muito imaturos em suas atitudes e comportamentos, manifestando uma grande predisposição ao lúdico. Além do mais as mudanças físicas também são marcantes na entrada da adolescência, permitindo o interesse por atividades em grupos, o interesse por questões relacionadas a sexualidade e a preocupação com a aparência. Todo esse turbilhão de sentimentos e situações novas acabam contribuindo para o aparecimento de indisciplina.

Diante desse contexto, de uma forma geral, as escolas queixam-se de que os alunos do 6º Ano são avoados, negligentes, apresentam muitas dificuldades, gostam apenas de brincar e são muito dependentes e até muito “rebeldes”.

Esse conjunto de situações que ocorrem, especificamente na mudança de um segmento para outro, e neste caso do 5º para o 6º Ano, é ocasionado especialmente pelo motivo de que no 5º Ano, tinham apenas 1 ou 2 professores, e a rotina assegurava um maior controle por parte do professor. Já no 6º Ano, esta rotina muda, pois a estrutura das aulas requer que a cada 50 minutos o professor saia da aula e entre outro professor para a próxima aula. Estes alunos estranham demais os novos procedimentos e rotinas, demoram a se inteirarem desta nova realidade e como consequência o seu aprendizado fica comprometido.

Por entender esse período, como sendo uma fase vulnerável para o despertar da intolerância e dos conflitos interpessoais, apresentamos aqui uma proposta de trabalho, cujas ações serão executadas através de oficinas sócio educativas, jogos educativos e técnicas artísticas.

As atividades, por sua vez, visam fomentar os seguintes tópicos: escola, família e comunidade, diversidade cultural, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.

Em tempos de tantos conflitos e intolerância, se faz fundamental despertar na comunidade o desejo comum de nos tornarmos semeadores da paz. Assim, ao final do Projeto, cada escola receberá um E-Book contendo o referencial metodológico que norteou o trabalho, bem como as experiências vivenciadas durante sua aplicação, cujo objetivo é configurar uma ferramenta para futuras atividades curriculares.

As Unidades Escolares, com esse E-Book, terão oportunidade de dar continuidade as ações do Projeto por si próprias, pois o material apresentará conceitos em relação ao tema, intervenção metodológica de todo o trabalho desenvolvido, além de ser um importante instrumento de ideias bem fundamentadas.

Como outra forma de ecoar o Projeto, será organizado um Seminário de proporção municipal intitulado: “Todos Por Um Mundo Melhor”, objetivando provocar discussão e reflexão acerca dos resultados, analisando criticamente a experiência e os estudos compartilhados pelas Unidades Escolares Parceiras.

Nesse Seminário vamos conceituar e apresentar todo o trabalho realizado no espectro psicossocial dos educandos atendidos, dando ênfase no período de transição, e na utilização de linguagens artísticas e culturais que contribuíram com esse processo, tanto na etapa escolar, como no período da adolescência. Também serão apresentadas estratégias metodológicas desenvolvidas pela equipe multidisciplinar do Projeto, no que tange aos sinais identificados como desafiadores da fase, tais como: indisciplina, dificuldade de adaptação, sentimento de rejeição, entre outros.

(10)

10 METODOLOGIA DE AÇÃO DO PROJETO APRESENTADO

Trabalho a ser desenvolvido

Local que será desenvolvido

Técnico Responsável pelo Acompanhamento

Quando será desenvolvido

Como será desenvolvido Oficinas sócio

educativas.

Unidades Escolares de Presidente Prudente.

Equipe de Sócio Educadores da APPA.

01 x por semana Rodas de conversa, debates, pesquisas e reflexões, com as seguintes temáticas:

Conceito de Paz / Corpo em Paz / Comunicação de Paz / Relações em Paz / Ambiente para a Paz.

Jogos educativos Unidades Escolares de Presidente Prudente.

Equipe de Sócio Educadores da APPA.

01 x por semana Através de brincadeiras, dramatização, estimulando e favorecendo o processo de socialização. O trabalho, pode ser desenvolvido de 02 formas:

- Lúdica: fornece prazer e diversão.

- Educativa: auxilia e promove a aquisição de saberes.

Técnicas artísticas. Unidades Escolares de Presidente Prudente.

Equipe de Sócio Educadores da APPA.

01 x por semana Através de customização de vestimenta, pintura, música, contação de histórias, colagens etc.

Seminário “Todos Por Um Mundo Melhor”

Centro de Convivência APPA

Equipe de Sócio Educadores da APPA, em conjunto com a equipe técnica da APPA.

Último Semestre do Projeto

Através de um grande encontro, envolvendo as escolas participantes do Projeto, bem como demais atores da Rede de atendimento visando proporcionar o desenvolvimento da capacidade do conhecimento, raciocínio e reflexão em torno de um tema/assunto.

E-Book / Referencial Metodológico

Centro de Convivência APPA

Equipe de Sócio Educadores da APPA, em conjunto com a equipe técnica da APPA.

Durante o período de execução do Projeto.

Durante os encontros semanais a equipe de sócio educadores, construirá o material de referência metodológica de suas atividades, bem como registrará as experiências vivenciadas em cada oficina. No final esse material será transformado em um E- Book para serem distribuídos para as escolas parceiras como ferramenta de apoio no processo de educação escolar.

(11)

11 XII - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.

Atividades específicas do projeto

Atividade Periodicidade Dia da Semana/Mês Carga Horária Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

Organização da Equipe de Trabalho Mensal No Primeiro Mês 40 horas

Semanais

X Captação da Demanda Atendida Mensal No Primeiro Trimestre do Projeto

ou quando necessitar.

40 horas Semanais

X X X Reunião de Equipe / Avaliação e Monitoramento

das ações executadas e Planejamento das Oficinas.

Construção do Book / Referencial Metodológico.

Semanal Sextas-Feiras

04 horas Semanais X X X X X X X X X X X Oficinas sócio educativas. Semanal Estabelecer dia em conjunto com a

Equipe Técnica e Unidade Escolar. 16 horas Semanais X X X X X X X X X X Jogos educativos

Semanal

Estabelecer dia em conjunto com a

Equipe Técnica e Unidade Escolar. 16 horas Semanais X X X X X X X X X X

Técnicas artísticas Semanal Estabelecer dia em conjunto com a

Equipe Técnica e Unidade Escolar. 16 horas Semanais X X X X X X X X X X Seminário “Todos Por Um Mundo Melhor” No final do

Projeto

Estabelecer dia em conjunto com a Equipe Técnica e Unidade Escolar.

04 horas Dia do evento.

X

(12)

12 Atividades específicas da OSC

Atividade Periodicidade Dia da Semana/Mês Carga Horária Meses

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Projeto Abrindo Caminhos Contínua

Centro de Convivência APPA

Diário 40 horas Semanais

X X X X X X X X X X X

Projeto Juventude em Cena Contínua Escolas Estaduais

Diário 40 horas Semanais

X X X X X X X X X X X Projeto É Preciso Saber Viver Continua

Escolas Estaduais Fundação Casa

Diário 40 horas Semanais

X X X X X X X X X X X X

Projeto Vivendo e Convivendo/

Caminhos da Prevenção

Contínua Centro de Convivência APPA

Diário 40 horas Semanais

X X X X X X X X X X X

Projeto Esperançar e Ressignificar a Vida

Contínua Centro de Convivência APPA

Diário 40 horas Semanais

X X X X X X X X X X X

(13)

13 XIII - ARTICULAÇÃO EM REDE

Instituição/Órgão Natureza da Interface Periodicidade Metodologia/ Como?

Sistema de Garantia de Direitos

- Acompanhamento de casos Específicos.

-Troca de Informações. Contínua

-Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio.

- Reuniões.

-Elaboração de relatórios e/ou prontuários;

Secretaria de Assistência Social / Vigilância Sócio Assistencial

- Acompanhamento de casos Específicos.

-Troca de Informações. Contínua

- Visitas Técnicas.

- Reuniões.

- Acompanhamento Social.

- Estudo de Caso Concentrado.

- Elaboração de relatórios e/ou prontuários.

CRAS / CREAS

-Oferta e referenciamento de serviço.

- Acompanhamento de casos Específicos.

-Troca de Informações.

Continua

- Visitas Técnicas.

- Reuniões.

- Acompanhamento Social.

- Estudo de Caso Concentrado.

- Elaboração de relatórios e/ou prontuários.

Organizações da Sociedade Civil / Rede Socio Assistencial.

- Encaminhamentos e Inclusões.

- Acompanhamento de casos específicos.

-Troca de Informações. Contínua

- Visitas Técnicas.

- Reuniões.

- Acompanhamento Social.

- Estudo de Caso Concentrado.

- Encaminhamentos e

orientações.

- Elaboração de relatórios e/ou prontuários.

Unidades Escolares

- Visitas de Campo / Reuniões de equipe para troca de informações, estudos e planejamento das ações.

-Oferta e referenciamento de serviço especializado apresentado pelo Projeto.

-Compartilhamento da Demanda atendida.

Contínua

- Visitas Técnicas.

- Reuniões.

- Acompanhamento Social.

- Estudo de Caso Concentrado.

- Encaminhamentos e

orientações.

- Elaboração de relatórios e/ou prontuários.

(14)

14 XIV - RESULTADOS ESPERADOS/AQUISIÇÕES DOS USUÁRIOS

- Promoção de espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

- Possibilidade de ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como o estímulo do desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos, visando propiciar sua formação cidadã;

- Contribuição para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;

- Valorização das experiências pautadas pelo respeito a si próprio e aos outros, fundamentadas em princípios éticos de justiça e cidadania;

- Estímulo de experiências potencializadoras da participação social, tais como espaços de livre expressão de opiniões, de reivindicação e avaliação das ações ofertadas, bem como de espaços de estímulo para a participação em fóruns, conselhos, movimentos sociais, organizações comunitárias e outros espaços de organização social;

- Vivenciar experiências que contribuam para a construção de projetos individuais e coletivos, desenvolvimento da autoestima, autonomia e sustentabilidade;

- Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social;

- Melhoria nas relações interpessoais e no conviver em grupo, administrando conflitos por meio do diálogo, compartilhando outros modos de pensar, agir, atuar.

- Melhoria do nível de aprendizagem dos educandos, bem como em sua autoestima melhorando o desempenho nas atividades de resolução dos problemas.

XV – SUSTENTABILIDADE

A possibilidade de incorporação das ações do Projeto está diretamente ligada a oportunidade de financiamento do mesmo por outros canais de captação de recursos, ou seja, a inscrição do mesmo em outros Editais de chamamento público que contemple o eixo que ele está pautado.

XVI - RECURSOS HUMANOS (DO SERVIÇO)

Recursos Humanos da OSC (incluindo os profissionais que executarão o projeto específico)

Quantidade Cargo Formação

Carga horária

Salário Anual e

Vínculo Fonte de financiamento

01 Coordenador

Geral

Serviço Social 40 Semanais CLT R$ 60.575,00 50 %FMDCA Projeto Esperançar e Ressignificar para a Vida

50% Subvenção Municipal

01 Coordenador

Técnico Pedagógico

Educação Física e Pedagogia

40 Semanais CLT R$ 42.452,00 70% FMDCA Projeto Caminhos do Bem

30% FMDCA Projeto Esperançar e Ressignificar para a Vida

02 Psicóloga Psicologia 40 Semanais CLT R$ 45.908,00 50% FMDCA Projeto Capacitando e

(15)

15 30 Semanais CLT R$ 28.807,00

Fortalecendo a Rede.

50% Subvenção Municipal 100% Projeto Era Uma Vez

02 Assistente

Social

Serviço Social 30 Semanais 30 Semanais

CLT R$ 28.363,00 CLT R$ 28.070,00

50% FMDCA Projeto Caminhos do Bem

50% Subvenção Municipal 100% Projeto Era Uma Vez

01 Cozinheira Ensino

Fundamental

40 horas Semanais

CLT R$ 21.280,50 40% FMDCA Projeto Abrindo Caminhos

60% Subvenção Municipal.

01 Serviços

Gerais

Ensino Fundamental

30 horas Semanais

CLT R$ 18.194,00 30% FMDCA Projeto Abrindo Caminhos

70% Subvenção Municipal

01 Auxiliar ADM Ensino Médio

Completo

40 horas Semanais

CLT R$ 23.590,00 50% Recurso Próprio 50% Subvenção Municipal

04 Educador

Social

Ensino Superior Completo

20 horas Semanais

MEI R$ 86.175,00 R$ 2.000,00 mensal

98% FMDCA Projeto Esperançar e Ressignificar para a Vida

02% Recurso Próprio

03 Técnicos

Sociais

Diversos 20 horas

Semanais

MEI R$ 59.400,00 R$ 1.800,00 mensal

100% Secretaria Estado Saúde SP

05 Educador

Social

Diversos 06 horas

Semanais cada um

MEI R$ 39.600,00 R$ 30,00 hora aula

100% FMDCA - Projeto Abrindo Caminhos

01 Educador

Social

Diversos 20 horas

Semanais

MEI R$ 22.000,00 R$ 2.000,00 mensal

100% FMDCA - Projeto Era Uma Vez

03 Educador

Social

Geografia Pedagogia Ed. Física

20 horas Semanais cada um

MEI R$ 69.300,00 R$ 2.100,00 mensal

100% FMDCA

Projeto Caminhos do Bem

02 Formadores

Técnicos para Capacitação

Diversos 16 horas por módulo de capacitação

MEI R$ 35.000,00 R$ 350,00 por

número de

100% FMDCA

Projeto Capacitando e Fortalecendo a

(16)

16 participante Rede

01 Cuidador

Espaço Verde

Ensino Fundamental

10 horas Semanais

Termo de

Voluntariado

Nenhum

02 Motoristas Ensino

Fundamental

De acordo

com a

necessidade

Termo de

Voluntariado

Nenhum

Quantidade de Funcionários: 25

Quantidade de funcionários com pós-graduação: 06 Quantidade de Estagiários: 00

Quantidade de Voluntários: 15

XVII - RECURSOS A SEREM UTILIZADOS

ESTRUTURA FÍSICA: descrever a estrutura física onde será realizada as ações

• Espaços das Unidades Escolares Parceiras (sala de aula, pátio, quadra, arena de teatro, área verde, sala de vídeo) RECURSOS MATERIAIS DISPONIVEIS:

Materiais permanentes e de consumo necessários ao desenvolvimento do serviço, tais como: mobiliário, computadores, entre outros.

MATERIAIS SOCIOEDUCATIVOS: artigos pedagógicos, culturais e esportivos.

RECURSOS MATERIAIS NECESSÁRIOS A SEREM ADQUIRIDOS:

Materiais de Escritório e Didático: Utilizado para o desenvolvimento de atividades nas oficinas sócio educativas.

Gêneros Alimentícios: Utilizado para alimentar os atendidos em refeições diversas, lanches diários e encontros de confraternização.

XVIII - TRABALHO SOCIAL REALIZADO.

(X) Articulação da rede socioassistencial (reuniões com a rede, estabelecimento de contatos, fluxos de informações, encaminhamentos, procedimentos, estratégias p/ unificar procedimentos conforme SUAS).

(X) Articulação Intersetorial.

(X) Reuniões de equipe para troca de informações, estudos e planejamento das ações.

(X) Promoção da participação dos usuários no planejamento e avaliação das ações dos serviços

(X) Produção de material socioeducativo (para dar concretude às atividades coletivas/comunitárias, sensibilizar a comunidade para algumas questões, mobilizar para a realização de eventos ou campanhas.

(X) Fornecimento de informações e dados para o órgão gestor (para subsidiar elaboração do Plano Municipal; planejamento, monitoramento e avaliação dos serviços; alimentação dos sistemas de informação do SUAS).

(X) Reuniões com a equipe da rede em geral, para troca de informações, com discussões de casos e acompanhamento dos encaminhamentos realizados nas unidades referenciadas.

(17)

17 XIX – AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

O que será Avaliado?

Como será Avaliado? Qual a

Periodicidade?

Quais Instrumentais?

Desenvolvimento das Oficinas

Participativa com foco na socialização e na convivência com a participação dos usuários desde o planejamento e avaliação das ações e dos serviços em conjunto com equipe técnica da Organização e Equipe Técnica, bem como Parceiros envolvidos na ação.

Semanal Todas Sextas-Feiras

Relatórios Mensais por oficina desenvolvida.

Registro fotográfico das atividades.

Reuniões de Equipe com avaliação Semanal das Atividades e Planejamento Mensal de Trabalho

Frequência dos Educandos

Participativa com foco na socialização e na convivência com a participação dos usuários desde o planejamento e avaliação das ações e dos serviços em conjunto com equipe técnica da Organização e Equipe Técnica, bem como Parceiros envolvidos na ação.

Diária

Lista de Presença e

monitoramento de

participação.

Impacto Social

Participativa com foco na socialização e na convivência com a participação dos usuários desde o planejamento e avaliação das ações e dos serviços em conjunto com equipe técnica da Organização e Equipe Técnica, bem como Parceiros envolvidos na ação.

Semestral

Relatório de Atividades.

Resposta da Rede de Atenção.

Vinculação dos Atendidos.

Avaliação e Monitoramento da Equipe.

Presidente Prudente, 07 de Novembro de 2020.

ALINE FERNANDA ESCARELLI CARLA REGIANE DIANA Nome do Presidente da Entidade Nome do Técnico Responsável

(18)

18 Plano de Aplicação

Despesas Valores

Gêneros de alimentação R$ 7.460,00

Recursos Humanos R$ 37.300,00

Encargos Sociais R$ 6.590,00

Serviços de terceiros Pessoa Jurídicos R$ 72.700,00

Material de consumo R$ 5.500,00

Utilidade Pública R$ 5.500,00

Total R$ 135.050,00

Presidente Prudente, 07 de Novembro de 2020.

ALINE FERNANDA ESCARELLI CARLA REGIANE DIANA Presidente APPA Coordenadora APPA

(19)

19

Cronograma de desembolso

ITEM 1 mês

FEV

2 mês MARÇO

3 mês ABRIL

4 mês MAIO

5 mês JUNHO

6 mês JULHO

7 mês AGOS

8 mês SET

9 mês OUT

10 mês NOV

11 mês DEZ

TOTAL

Gêneros de alimentação 500 500 500 500 500 500 500 500 500 2.460 500 R$ 7.460,00

Recursos Humanos 3.000 3.000 3.000 3.300 3.100 3.100 3.100 3.100 3.100 4.200 5.300 R$ 37.300,00

Encargos Sociais 530 530 530 600 580 580 580 580 580 700 800 R$ 6.590,00

Serviços de terceiros Pessoa Jurídicos 6.300 6.300 6.300 6.300 6.300 6.300 6.300 6.300 8.000 8.000 6.300 R$ 72.700,00

Material de Consumo 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 R$ 5.500,00

Utilidade Pública 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 500 R$ 5.500,00

TOTAL 11.330 11.330 11.330 11.700 11.480 11.480 11.480 11.480 13.180 16.360 13.900 R$ 135.050,00

Presidente Prudente, 07 de Novembro de 2020.

ALINE FERNANDA ESCARELLI CARLA REGIANE DIANA Presidente APPA Coordenadora APPA

(20)

20 DEMOSNTRATIVOS DE CUSTOS APURADOS - Planilha Orçamentária

CATEGORIA DA DESPESA

CATEGORIA DO PRODUTO

ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO ATIVIDADE OFERTADA

VALOR TOTAL A SER APLICADO NO

EXERCICIO

GENEROS ALIMENTICIOS

ALIMENTOS EM GERAL

Óleo de soja, azeite, molho de tomate, café, chá, enlatados (ervilha, milho, atum, sardinha, azeitona, palmito, champignon) achocolatado, gelatinas, temperos diversos, macarrão, pão de forma, cat chup, batata palha, maionese, creme de leite, leite condensado, chocolates diversos, doces / balas, farinhas (milho, mandioca, temperada, trigo), fubá, fermento, mistura de bolo, cobertura de sorvete, granulados, ovos, amido de milho, margarina, massas diversas, cestas básicas, bolachas diversas, biscoitos diversos, arroz, feijão, gelatinas, sal,

açúcar, shoyu. Ações ligadas à

promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

R$ 7.460,00 CARNES Frango, bovina, suína, linguiça, peixe.

VERDURAS, LEGUMES E FRUTAS

Folhas diversas, legumes diversos, frutas diversas.

BEBIDAS sucos, refrigerantes, água, polpas de frutas, leite, iogurtes.

FRIOS salsicha, queijo, presunto, bacon, calabresa, mortadela, requeijão, apresuntado, hambúrguer, batata palito, pão de queijo

MATERIAL DE CONSUMO

HIGIENE E LIMPEZA

sabão em pó, água sanitária, amaciante de roupas, desinfetante, detergente, brilho alumínio, papel higiênico, sabonete, algodão, absorventes, cotonetes, sabão em pedra, esponjas diversas, inseticida, álcool, sacos de lixo, prendedores de roupa, creme dental, sabonete líquido,

Ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

R$ 5.500,00 MATERIAL DIDÁTICO

Canetas, lápis, papel sulfite, papéis didáticos em geral, pincéis, tintas, grampos, cadernos, agendas, colas, clips, pastas diversas, pen drive, cds, durex, fita crepe, envelopes, cartolinas, fita dupla face, canetinhas, caneta para quadro branco, marca texto, borrachas, E.V.A, papel metro, bexigas, gliter, massa de modelar, lápis de cor, pincel, tinta de tecido, spray de grafitte, tesoura de picotar, tesoura comum, cola teK bond, caneta permanente, tonner, cartucho para impressora, T.N.T, jogos lúdicos diversos, Kit educativo Educação Sexual, calculadora

UTENSÍLIOS GERAIS

Papel toalha, papel alumínio, guardanapo, potes diversos, utensílios de cozinha, descartáveis (copo, prato, talheres), vassouras, rodos, pilhas, fósforo, varal, escada, balde, bacia, luvas, pá de lixo, pano de chão, flanelas, badejas de papelão,

UNIFORMES Camisetas diversas para educandos

SERVIÇO DE TERCEIRO JURÍDICO

PRESTADORES DE

SERVIÇOS JURIDICOS

Educadores sociais, vale transporte para usuários, serviços gráficos. Ações ligadas à promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações

R$ 72.700,00

(21)

21 preventivas.

RECURSOS HUMANOS

Coordenador Pedagógico e Assistente Social

SALÁRIO, 13º SALÁRIO, FÉRIAS Ações ligadas à

promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

R$ 37.300,00

ENCARGOS SOCIAIS

Coordenador Pedagógico e Assistente Social

FGTS / GPS Ações ligadas à

promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

R$ 6.590,00

UTILIDADE PÚBLICA Pagamento de Água / Energia / Telefone / Internet

Pagamento de Água / Energia / Telefone / Internet Ações ligadas à

promoção do esporte, cultura e lazer que tenham como foco a inclusão social e ações preventivas.

R$ 5.500,00

TOTAL DOS RECURSOS A SEREM APLICADOS NO EXERCICIO R$ 135.050,00

OBS: Cabe ressaltar que os valores especificados na Planilha Orçamentária estão sujeitos a reajustes externos fora do contexto planejado, sendo assim de responsabilidade da Instituição a complementação com Recurso Próprio, caso ocorra a necessidade.

ALINE FERNANDA ESCARELLI CARLA REGIANE DIANA PRESIDENTE APPA COORDENADORA APPA

Referências

Documentos relacionados

Desta feita, o presente projeto possui o objetivo geral de explorar o tema “hol- ding patrimonial – familiar e as fraudes tributárias”, no qual a ideia central da pesquisa se

Primeiro, que as estimativas obtidas a partir dos modelos propostos não sugerem haver evidência para o caso brasileiro de que sob alta incerteza o efeito da

• Todo material deverá estar etiquetado com o nome do aluno, nível, ano, série e turno; • Os livros de literatura, solicitados para a biblioteca em sala de aula, estando em

Injustificável a progressividade do IPTU como singelo procedimento fiscal, de cunho meramente arrecadatório, divorciado da política de desenvolvimento urbano (MELO, 2007,

TABELA 7 – Produção de massa fresca e seca das plantas de almeirão, cultivadas sob três e quatro linhas por canteiro, em cultivo solteiro e consorciado, na

09:15 - 10:00 Aula híbrida sobre: Para os alunos presenciais: atividade prática – E-Class Não é necessário enviar atividade Dodgeball e Rouba-bandeira. Para os alunos

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito de doses de extrato hidroalcoólico de mudas de tomate cultivar Perinha, Lycopersicon esculentum M., sobre

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São