• Nenhum resultado encontrado

NADA SERÁ COMO DANTES.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "NADA SERÁ COMO DANTES."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

NADA SERÁ COMO DANTES.

Em dois anos o sector mudou e muito.

Recapitulando…

Nas décadas de 80 e 90, o sector prosperou, com crescimento gradual da dimensão das explorações, aumento da produtividade à custa do melho- ramento genético, onde as linhas hiperprolificas desempenharam um papel importante.

Não podemos esquecer o aparecimento de novas técnicas como a inseminação artificial e a significativa melhoria na qualidade da mão-de-obra, com a entrada de técnicos de produção animal, que muito dinamizaram a produtividade das explorações.

Só que o negócio do porco sempre foi de "trombada" e conforme se ganha, depressa se perde, facto que sucedeu no final do século passado, indiciando logo maus ventos para o sucesso do sector, no arranque do séc. XXI.

À falta de vontade dos criadores para se associarem, ficando cada vez mais isolados e despro- tegidos, há a acrescentar, nos últimos anos, a grande pressão sobre o sector, devido à grande volatilidade dos preços das matérias-primas, com aumentos significativos em 2007 e 2008, mais a redução da procura, como resultado da crise económica e financeira, que surge na pior altura para a economia do sector, tornando mais longos os períodos de perda de margem.

Para agravar ainda mais a situação, têm-se estreitado as margens ao nível da produção e também da transformação, devido aos custos de produção - alimentação animal, encargos ambientais e com a segurança alimentar, e acima de tudo, o osso mais duro de roer da cadeia alimentar: as relações negociais com a grande distribuição, sector muito bem organizado, que usa e abusa da pressão sobre os fornecedores, com prazos de pagamento só possíveis porque lhes é permitido, facto que não se passa em países onde a produção está organizada e os governos não o permitem.

Vai daí, o sector a uma velocidade nunca prevista, "agrupou-se", cada qual com milhares de reprodutoras, passíveis de maior crescimento.

Os suinicultores isolados passaram a ser ilhas à mercê do próximo tsunami.

Uma questão de tempo.

Essencialmente, o aparecimento de vários grupos, face à falta de liquidez dos criadores, vai permitir a adopção de estratégias para reduzir custos com a alimentação e obter ganhos de escala, de modo a enfrentar a crescente volatilidade dos produtos agro-alimentares, o aumento da concorrência dentro do espaço global e as (complicadas) relações com o retalho/grande distribuição, criando condições negociais mais equilibradas.

É neste ambiente de grande instabilidade e cepticismo que se debate a fileira, que vai decorrer o IV Congresso da SCS, cujo programa todos nós desejamos, venha acrescentar aos partici- pantes mais saber e conhecimento, para que lhes seja permitido enfrentar o futuro com mais optimismo e coragem.

São os votos desta Direcção.

António Matos Presidente

(4)

Juan Luis Criado Rodriguez

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Córdoba em 1986. Especialista em Inseminación Artificial Porcina (1987) e em Selección y Mejora Ganadera (1987) pelo Ministerio de Agricultura Pesca y Alimentación. Doutorado em Producción Integrada en la Agricultura y Ganadería Porcina pela Universidade de Sevilla em 2001.

Professor Universitário nas Universidades de Córdoba, Sevilla, Lérida e Internacional de Andalucía. Membro da Real Academia de Ciências Veterinárias. Membro do comité técnico da revista "solocerdos".

Coordenador do comité assessor da revista SUIS. Coordena a secção de Porco Ibérico da pag web 3tres3. Autor e co-autor de livros e de artigos em revistas de divulgação científica na área da suinicultura.

Participação e coordenação de programas de investigação científica na área da suinicultura. Actualmente coordena o projecto QUALIBER e colabora com a empresa Pigchamprog S.L.

António Pedro Piteira Banza

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Évora em 2003. Exerceu o cargo de Médico Veterinário da Associação Nacional dos Criadores do Porco Alentejano entre Agosto de 2003 a Junho de 2006. Actualmente Consultor na área de Clínica e Sanidade de Suínos de Raça Alentejana.

Virgílio da Silva Almeida

Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa em 1983.

Master of Science em "Animal Production" pela Universidade de Reading, Inglaterra, (1986). Doctor in Philosophy (PhD)

pela Universidade de Reading, Inglaterra (1992). Professor Associado da disciplina de Patologia e Clínica das Doenças Infecciosas I e II na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Investigador na Unidade de Investigação e Serviços de Epidemiologia Económica (UISEE) do Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal (CIISA) da FMV-UTL, tendo desenvolvido trabalhos sobre epidemiologia das doenças infecciosas e análise de risco, nomeadamente BSE, Tuberculose (bovinos e javali), Gripe (aviária e suína) e Salmonelose suína.

Colabora na implementação de redes de vigilância epidemiológica, análises de risco e acções de formação pós-graduada.

(5)

Juan Luis Ubeda Echarte

Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Zaragoza em 1989. Prepara a sua tese de Doutoramento no departamento de Reprodução. Professor Associado do departamento de Patologia Animal da Universidade de Zaragoza. Co-responsável do programa de Mestrado SAPROPOR. Foi Director Técnico da empresa Magapor.

Associado a vários projectos de investigação na área de reprodução de suínos. Autor de diversas comunicações e artigos sobre reprodução de suínos. Sócio de empresas de produção suína.

Constança Ferreira Pomba

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa em 1991, obtendo o grau de Mestre em 1994 e Doutor em Ciências Veterinárias em 2002.

Professora Auxiliar das disciplinas de Medicina I e II e Estratégias de Antibioterapia em Medicina Veterinária do departamento de Clínica da FMV-UTL. Tem realizado investigação em Medicina Interna, no estudo da resistência aos antibióticos e patogenia bacteriana, em particular da Colibacilose, e na epidemiologia molecular da resistência aos antibióticos. Autora de várias publicações nacionais e internacionais nestes temas. Foi responsável pelo estudo laboratorial de prevalência de Staphylococcus aureus meticilina resistentes (MRSA) em porcas reprodutoras em Portugal.

Filipa Matos Baptista

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa em 2007.

Investigadora no Plano Nacional de Vigilância da Língua Azul (2006-2007). Aluna de Doutoramento em avaliação de risco

de Salmonelose em animais de produção na Faculty of Life Sciences, University of Copenhagen. Residente do Colégio Europeu de Saúde Pública Veterinária (ECVPH). Autora de artigos científicos,

comunicações orais e posters sobre epidemiologia

(6)

Pedro Rubio Nistal

Professor Catedrático de Enfermedades Infecciosas y Epidemiología.

do departamento de Sanidad Animal da Facultdade de Veterinária de León. Participou em diversos projectos de investigação sendo autor de diversas publicações cientificas. Foi Presidente do Comité Científico da International Conference on Colonic Spirochaetal Infections in Animals and Humans. Representante espanhol no comité de especialistas em Salmonelose da Agência Europeia de Segurança Alimentar. Assessor científico de diversas empresas. Fundador e sócio de empresas de produção suína e de biotecnologia.

Maria Madalena Vieira-Pinto

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os- -Montes e Alto Douro em 1993. Mestrado em Produção Animal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 1999.

Doutorada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2006 com uma tese sobre "Ocorrência de Salmonella sp. em suínos abatidos para consumo e diagnóstico". Professora Auxiliar da disciplina de Inspecção Sanitária da licenciatura de Medicina Veterinária da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Membro da direcção da WAVES (Wild Animal Vigilance Euromediterranean Society) de Portugal. Autora de várias comunicações e artigos científi- cos. Participou no projecto cientifico "Development of harmonised schemes for monitoring and reporting of Equinococcus, Trichinella, Cysticercus and Sarcocystis in animals and foodstuffs in the European Union". Project No. CFP/EFSA/Zoonoses/2007/01. Desde Outubro de 2006 que presta colaboração técnico-científica com Direcção Geral de Veterinária no âmbito da implementação do controlo de

Salmonella spp em suínos para abate. De Novembro de 2006 a Março de 2007 fez parte do grupo de trabalho da European Food Safety Authority (EFSA) com o objectivo de delinear um estudo base sobre prevalência de Salmonella spp em reprodutores.

François Madec

Master of Science (epidemiologia), PhD (desordens reprodutivas da porca). Grau em Epidemiologia Humana (Institute Pasteur, Paris). Grau em Epidemiologia Veterinária (Alfort vet School). Diversos

certificados em gestão de recursos humanos, estatística e nutrição animal.

Vice-Director do LERAPP- AFSSA (Agência Francesa de Segurança Alimentar), sendo Responsável pelo Sector dos Suínos. Dirige a Unidade de Investigação de Epidemiologia e Bem-estar em Suínos.

Desenvolve investigação sobre patologias suínas multifactoriais, bem- -estar e segurança da carne de suíno. Membro de diversas sociedades científicas francesas e internacionais, nomeadamente da comissão científica de suínos do INRA e membro do WG da EFSA. Autor e co-autor de diversos artigos e comunicações científicas

(7)

Lorenzo José Fraile Sauce

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Zaragoza em 1992. Doutorado em Farmacolgia pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Zaragoza em 1996. Investigador do INIA-IRTA e CReSA. Docente de Farmacologia e Patologia Clínica na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Autónoma de Barcelona. Exerceu actividade de Responsablidade Sanitária e Consultadoria Veterinária na PICBER, S.A e Cargil. Foi membro do CVMP (Comité permanente de avalição de medicamentos veterinários) e SAGAM (grupo de aconselhamento científico em antimicribianos) da EMEA.

Autor e co-autor de diversos artigos e comunicações científicas.

Henrique Von Stein Comprido

Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Universitária Vasco da Gama em 2007. Responsável Sanitário de produção na Empresa Agropecuária Valinho.

Carolina Vassalo Coimbra

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa em 2007.

Gestão Técnica e Económica de explorações suinícolas nos grupos Agrupalto SA e Euroeste SA.

Ana Vanessa Dias de Sousa

Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em 2007.

Directora Técnica Veterinária da Sociedade Produtora de Rações (SPR). Responsável Sanitária de várias empresas produtoras de Suínos e de engordas de vitelos.

(8)

José Cândido Matos Félix Nobre - ACPA

Pedro Bento - ANCPA

Hugo Batista

Licenciado em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Presidente da Direcção do Agrupamento de Produtores de Suínos Raça Bísara.

Sócio-gerente da empresa produtora de leitões Raça Bísara Quinta da Castanheira Soc. Agropec. Lda.

José Reis

Curso de Regente Agrícola pela Escola de Regentes Agrícolas de Évora Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa.

Exerceu funções de Regente Agrícola no Centro Nacional de Estudos Vitiviniculas - Dois Portos. Frequentou curso de Enologia na Universidade de Bordéus.

Na Direcção-Geral de Veterinária colaborou com a Comissão Instaladora do Centro Nacional de Produção de Cavalos "Pancas"

Exerceu funções de Delegado da D.G.V. nas Exposições Vendas Subvencionadas pelo Ministério da Agricultura.

Colaborou na implementação do Registo Zootécnico e Livro Geneológico das Raças Autóctones e Exóticas de Suínos

Exerceu a Função de Secretário Técnico nas Raças Bovinas (Saler), Raças Suínas (L.G.P.S. e Raça Malhado de Alcobaça) e nas Raças Ovinas (Merino Precoce e Fleichof Alemão).

Clemente J. López Bote

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Veterinária, Universidade Complutense de Madrid em 1984. Doctor in Philosophy (PhD) pela Universidade da Extremadura em 1987. Pós-doutoramento em qualidade de carne pela AFRC - Bristol (UK). Investigador em Nutrição e Qualidade de Carne na Michigan State University, E. Lansing (USA).

Professor de Nutrição Animal, Director do grupo de Nutrição Animal do departamento de Producción Animal, Faculdade de Veterinária, Universidade Complutense de Madrid.

Autor e co-autor de diversos artigos e comunicações científicas.

Detentor de vários projectos de investigação na área de nutrição e qualidade de carne de suínos. Colabora na investigação realizada no Food Science and Human Nutrition - Michigan State University - East Lansing na University College Cork, University College Dublin e na University Firence.

(9)

Miguel Angel Sanz Nuñez

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Veterinária, Universidade Complutense de Madrid em 2002. Actualmente Consultor na área de Clínica e Sanidade de Suínos. Sócio de uma empresa de gestão de produção de suínos. Colabora nos cursos de gestão de recursos humanaos, maneio e produção da SUS SCROFA.

Pia Conradsen

Licenciada em Medicina Veterinária pela Royal Veterinary and Agriculture University of Copenhagen, em 1993. Certificada em Maneio e Sanidade Animal em Suínos, em 2002. Sócia da empresa de Consultadoria Veterinária "Svinevet". Consultora Veterinária de empresas suinículas na Dinamarca, Alemanha, Eslováquia, Ucrânia, Rússia e Polónia.

Arie Van Nes

Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculty of Veterinary Science, Utrecht Universiteit em 1990. Doctor in Philosophy (PhD) pela mesma faculdade em 1999. Professor Associado e Chefe da Clínica da Unidade de Saúde Suína. Grau de Especialista Holandês em Maneio e Sanidade de Suínos em 19998. Diplomado pelo Colégio Europeu de Saúde Pública Veterinária em 2004. Diplomado pelo Colégio Europeu de Maneio e Sanidade Suína em 2007. Investigador na área de epidemiologia de doenças infecciosas de Suínos.

Autor e co-autor de diversos artigos e comunicações científicas.

Maria Victoria Falceto

Licenciada em Medicina Veterinária e Doutora em Veterinária pela Universidade de Zaragoza em 1992. Professora Titular de Patologia Animal na Faculdade de Veterinária da Universidade de Zaragoza.

Responsável pela disciplina de Reprodução e Obstetrícia. Directora do Serviço de Diagnóstico e Consulta de Reprodução e Obstetrícia e do Serviço de Assessoria Suína. Coordenadora do programa de Mestrado em "Sanidad y Producción Porcina" realizado em conjunto pelas Universidades de Zaragoza, Barcelona, Madrid e Lleida.

Membro da Direcção da ANAVEPOR (Asociacion Nacional de Veterinários de Porcino em Espanha) e Vice-presidente da AVPA (Asociación de Veterinarios de porcino de Aragon).

Autora e co-autora de diversos artigos e comunicações científicas.

(10)

John Deen

Licenciado em Medicina Veterinária (1984) e Doctor in Philosophy (PhD) (1993) pela University of Guelf. Diplomado pela ABVP em 1994. Professor Associado do Department of Veterinary Population Medicine, College of Veterinary Medicine, University of Minnesota.

Foi Consultor na área de suínos e Professor Universitário na Ontario Veterinary College e na North Carolina State University. Membro das seguintes associações: American Board of Veterinary Practitioners Society of Phi Zeta, American Association of Swine Practitioners, American Society of Veterinary Epidemiology and Economics e da American Veterinary Medical Association. Detentor de vários projectos de investigação em clínica, epidemiologia e bem-estar de suínos.

Membro de comités públicos relacionados com bem-estar e patologia de suínos e educação veterinária.

Autor e co-autor de diversos artigos e comunicações científicas.

Concurso de posters para estudantes

Regulamento:

1- A Sociedade Científica de Suinicultura propõe um concurso de posters para estudantes, no decorrer do IV Congresso a realizar em Santarém, nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2009.

2- O concurso visa estimular a participação dos estudantes em reuniões de natureza científica.

3- A dimensão do poster é de 90 (largura) x 120 (altura) cm.

4- Pelo menos um dos autores do poster tem de estar inscrito nas Jornadas e presente junto do mesmo em horário a indicar.

5- Serão avaliadas a originalidade, rigor científico e apresentação gráfica, sendo permitido qualquer tema que se enquadre na alínea 1) do art.º 6.º dos Estatutos da SCS, a saber,

"promover a difusão e o avanço de conhecimentos científicos em todos os domínios do sector porcino, nomeadamente na área da patologia, tecnologia da produção e indústria da carne."

6- Há um prémio monetário para o melhor classificado, no valor de €500.

7- O júri é composto por três elementos da Direcção da Associação, tendo um, o voto de qualidade.

8- A votação é feita pelo júri (um voto cada) e por todos os congressistas interessados, mediante boletim de voto distribuído com as pastas das Jornadas. A totalidade de votos dos congressistas vale por um voto.

9- O prémio será entregue por um elemento do júri.

10- Todos os estudantes interessados deverão enviar os resumos dos posters para o e-mail do Secretariado da Associação, até 8 de Novembro de 2009, para avaliação prévia.

11- A afixação dos posters é feita no local de realização das Jornadas em dia e hora a indicar.

12- Poderão ser colocados posters que não entrem em concurso, sujeitando-se às mesmas regras de apresentação

(11)

José Santos Pires da Costa

Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa em 1965. Doctor in Philosophy (PhD) pela Universidade de Reading, Inglaterra (1974).

Investigador Coordenador do Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIA) na área científica de Suinicultura. Professor Catedrático convidado da Universidade de Évora, sendo responsável pelas disci- plinas de Produção Animal e Dietética. Foi Subdirector da Estação Zootécnica Nacional entre 1976 e 2001. Participou e coordenou vários programas de investigação na área dos monogástricos, sendo autor de diversas comunicações e artigos sobre produção de suínos.

Membro da Comissão Técnico-científica da Recuperação da Raça Suína Bisara - ANCSUB. Membro de diversas sociedades científicas nacionais e internacionais, foi correspondente das revistas "Pig Index"

e "Pig News and Information". Fundador e Presidente da Direcção da Sociedade Científica de Suinicultura até 2001. Actualmente Presidente da Assembleia Geral.

Palestra Lino Conde

Incentivo Jovem Investigador

Palestra Rui Baptista

Homenagem Carreira

Filipa Matos Baptista

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade Técnica de Lisboa em 2007.

Investigadora no Plano Nacional de Vigilância da Língua Azul (2006-2007). Aluna de Doutoramento em avaliação de risco

de Salmonelose em animais de produção na Faculty of Life Sciences, University of Copenhagen. Residente do Colégio Europeu de Saúde Pública Veterinária (ECVPH). Autora de artigos científicos,

comunicações orais e posters sobre epidemiologia

(12)

A EZN é a unidade operativa do Instituto Nacional de Recursos Biológicos que se dedica à investigação, desenvolvimento experimental e demonstração em produção animal.

A EZN está localizada no Vale de Santarém, a 63 Km de Lisboa, e engloba três propriedades de vocação agropecuária e florestal, com cerca de 600 ha de área total.

A investigação em produção animal é a actividade principal desenvolvida pelos seus diferentes departamentos, apoiados por um conjunto de sectores destinados a criar um ambiente propício para o desenvolvimento da mesma.

Estes sectores de apoio permitem também um forte relacionamento da EZN com o exterior,

nomeadamente através dos Serviços Sociais e do Centro de Documentação e Informação (CDI).

Os eixos prioritários da actividade científica desenvolvida na EZN encontram-se agrupados em quatro áreas estratégicas.

• Qualidade e segurança alimentar

• Eficiência biológica

• Recursos genéticos animais

• Bem-estar animal

Com a identificação destas áreas, pretenderam-se estabelecer novas linhas de orientação, que identificam áreas de actividade transversais, envolvendo trabalho desenvolvido pelos quatros departamentos existentes na EZN (Nutrição e Alimentação Animal, Reprodução Animal, Genética e Melhoramento Animal, Sistemas e Técnicas de Produção Animal).

Estação Zootécnica Nacional • Fonte Boa • 2005-048 Vale de Santarém Tel: (351)243767300 • Fax: (351)243767307

E-mail: ezn.inia@mail.telepac.pt • www.inia.mim-agricultura.pt

(13)

Quinta-feira

12 de Novembro

«Workshop Epidemiologia»

Local: Estação Zootécnica Nacional Coordenação:

• Virgílio Ferreira – CIISA-FMV – UTL

• Filipa Baptista – CIISA-FMV – Faculty of Life Sciences Manhã

- Conceitos básicos

- Obtenção de dados: estudos epidemiológicos - Amostragem

- Cálculo de indicadores Tarde

- Intrepretação de resultados laboratoriais - Análise de dados

- Apresentação de informação

Material necessário: Computador

«Workshop Ecografia»

Local: Exploração Pecuária Vicente Nobre Ribeira de São João - Rio Maior Coordenação:

• Juan Luis Ubeda - U. Zaragoza Manhã

- Exploração do ovário, útero e bexiga da porca.

- Diagnóstico de gestação.

- Avaliação da condição corporal mediante a medição da gordura dorsal e diâmetro do lombo.

«Workshop Porco Ibérico»

Local: Estação Zootécnica Nacional Coordenação:

• Juan Luis Criado - Consultor Veterinário

• António Banza - Consultor Veterinário Tarde

- Sanidade: Doença de Aujesky - Maneio intensivo

- Nutrição

Patrocínio

(14)

Sexta-Feira

13 de Novembro

09.00 - 09.15 - Sessão de Abertura

António Matos - Presidente da SCS

Secção Bacteriologia

Presidente de Mesa: Alice Amado - LNIV 09.15 - 10.00 - MRSA

Constança Pomba - UTL/FMV

10.00 - 10.45 - Streptococcus em suínos abatidos para consumo Madalena Vieira Pinto - UTAD

10.45 - 11.00 - Debate

11.00 - 11.30 - Intervalo Para café

11.30 - 12.15 - Disenteria suína: revisão e actualização Pedro Rubio - U. Leon

12.15 - 12.30 - Debate

12.30 - 13.15 - Palestra Lino Conde: - Salmonela

Filipa Baptista - CIISA-FMV – Faculty of Life Sciences Apresentação: Constança Pomba

13.15 - 15.00 - Almoço

Secção Complexo Respiratório Suíno Presidente de Mesa: Carlos Martins - UTL/FMV

15.00 - 15.45 - CRS: Uma Aproximação Inevitável à Complexidade François Madec - AFSSA

15.45 - 16.30 - CRS - Situação actual em Espanha Lorenzo Fraille - UAB/CRESA

16.30 - 16.45 - Debate

16.45 - 17.15 - Intervalo para Café Secção Circovirus

Presidente de Mesa: Lorenzo Fraille - UAB/CRESA 17.15 - 18.30 - Mesa redonda

- Casos clínicos: Circovírus - Experiência Portuguesa Carolina Coimbra - Agrupalto

Henrique Von Stein Comprido - Valinho Ana Vanessa Sousa - SPR

20.00 - Jantar do Congresso - Patrocíno Matadouro Leitões do Centro

(15)

Sábado

14 de Novembro

Secção Raças autóctones Presidente de Mesa: Joaquim Dias

09.00 - 10.00 - Mesa redonda - Futuro Económico das Raças Autóctones Porco Alentejano:

- ACPA - José Cândido Nobre - ANCPA - Pedro Bento Porco Bísaro: Hugo Baptista Malhado de Alcobaça: José Reis 10.00 - 10.30 - Intervalo para Café

Secção Gestão

Presidente de Mesa: Nuno Correia - Intersuínos 10.30 - 11.15 - Qualidade de carne

Clemente Lopez Bote - U. C. Madrid 11.15 - 12.00 - Gestão de pessoal

Miguel Angel Sanz Nuñez - Consultor Veterinário 12.00 - 12.15 - Debate

12.15 - 13.00 - Palestra Rui Baptista:

“A Sociedade Científica de Suinicultura, suas origens e o papel do Dr. Rui Baptista no seu actual desenvolvimento.

Perspectivas futuras”.

José Santos Pires da Costa Apresentação - Simões Monteiro 13.00 - 14.30 - Almoço

Secção Reprodutoras

Presidente de Mesa: Alfaro Cardoso - UTL-FMV 14.30 -15.15 - Maneio de nulíparas

Pia Conradsen - Svinevet

15.15 - 16.00 - Como diminuir as infecções em animais alojados em grupo Arie Van Nes - U. Utrecht

16.00 - 16.15 - Debate

16.15 - 16.30 - Intervalo para café

16.30 - 17.15 - Síndrome da porca suja (Metrites) Maria Victoria Falceto - U. Zaragoza 17.15 - 18.00 - Patologia locomotora em reprodutoras

John Deen - U. Minossota 18.00 - 18.15 - Debate

(16)

HOTÉIS

HOTEL ALFAGEME

Avenida Madre Andaluz 2000-210 Santarém • PORTUGAL Tel.: (351) 243 309 500 • Fax (351) 243 309 509

E-mail: santarem.hotel@mail.telepac.pt

Avenida Bernardo Santareno, 38 • 2005-177 Santarém • PORTUGAL

Tel.: 243 377 240 • Fax 243 370 850 E-mail: hotelalfageme@hotelalfageme.com

Na Cidade:

RESIDENCIAL BEIRANTE (✩✩✩) 243 322 547

PENSÃO MURALHA (✩✩) 243 322 399

CASADE HÓSPEDES CENTRAL (✩✩) 243 322 028

CASA DE ALCÁÇOVA (TH) 243 304 030

RESIDENCIAL VICTÓRIA (✩✩✩) 243 309 130

Na Cidade:

(17)

Boletim de Inscrição:

IV Congresso

Sociedade Científica de Suinicultura

Tabela de Inscrições

Sócio (quota 2009) 100

Não sócio 160

Estudante* 80 €

Workshop Epidemiologia 50 €(limitado a 25 pessoas)

Workshop Porco Ibérico 50

Workshop Ecografia 50 €(limitado a 24 pessoas)

O preço da inscrição inclui a documentação, almoços e o Jantar.

Empresas sócias terão direito a 5 inscrições a preço de sócio.

* Remeter a confirmação de pagamento de matrícula do curso académico 2009/2010.

Nome Morada

Localidade C.Postal

N.º de Contribuinte Telefone

Cheque N.º Sobre o Banco Profissão:

Suinicultor Médico Veterinário Engenheiro Técnico

Outra

Secretariado:

Calçada de Arroios, 16 C, Sala 3 - 1000-027 LISBOA Telf. 351 21 842 97 10 • Fax.: 351 21 842 97 19 Email: admedic@mail.telepac.pt / web: www.admedic.pt

(18)

major sponsors sponsors

iapsa portuguesa pecuária lda

(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

Escola de Veterinária - Departamento de Medicina Veterinária Preventiva Av. nº 582/2012 do Diretor da Escola de Veterinária ao Pró-Reitor de Administração solicitando

Promover a seleção de discentes regularmente matriculados no curso de graduação em Medicina Veterinária e de docente lotado no Departamento de Medicina Veterinária da Universidade

pital de Medicina Veterinária (HOSPMEV) da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com histórico de lesões cutâneas crônicas.. Ao exame físico

O objetivo geral desta pesquisa é analisar os currículos dos egressos dos programas em questão frente aos requisitos sugeridos pela Capes para que se atue como professor

Professor Doutor Armando Panhanha Serrão Doutor Nuno Filipe Bernardesi. ORIENTADOR Doutor Pedro

22 Figura 9 - Retirada do parasito Dioctophyma renale do rim direito do paciente da espécie canina, fêmea, quatro anos, SRD, castrada, durante procedimento cirúrgico de

Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo discutir em que medida esse modelo político pode ser qualificado como conservador através do estabelecimento de pontos

responder pelo DNS reverso dos seus IPs, ele não vai propagar essa informação para os root servers, e ninguém vai nem mesmo chegar aos seus servidores de DNS para consultar o