• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA INFORMAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TERMO DE REFERÊNCIA INFORMAÇÕES"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA 20151028114518182

Projeto:

FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA CONCORDIA – OBRAS PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVO ACESSO E CAMPING – 2ª FASE

Assunto:

Protocolo nº: 20151028114518182

Item: Seleção de empresa de construção civil para elaboração de projeto e execução das obras de acesso à sede e de estruturação do camping do PESC.

x Obras e Instalações

Prestação de Serviços

Aquisição de materiais e equipamentos INFORMAÇÕES

1. JUSTIFICATIVA

O Parque Estadual da Serra da Concórdia, criado pelo Decreto Estadual n.º 32.577 de 30/12/2002, localiza-se na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, abrangendo terras do município de Valença, foi criado visando a proteção de um significativo fragmento florestal remanescente em paisagem outrora florestal e atualmente considerada internacionalmente como hotspot. Está situado em área da Reserva da Biosfera, reconhecida nacionalmente como prioritária para conservação, mas onde as espécies da flora e a fauna ainda são insuficientemente conhecidas. Além de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e a proteção dos recursos hídricos, preserva espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. Integra corredores ecológicos capazes de garantir a preservação da diversidade biológica regional, proporcionando o desenvolvimento de iniciativas que conciliem a viabilidade econômica da região com utilização racional dos recursos naturais, bem como estimular as atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica quando compatíveis com os demais objetivos do Parque.

Para dar suporte às atividades administrativas e de fiscalização do PESC estão sendo finalizadas as obras de construção das seguintes edificações: sede administrativa, alojamentos de guarda-parque e pesquisadores e casa do chefe, além do paisagismo, integrantes do primeiro Projeto de Fortalecimento do Parque Estadual da Serra da Concórdia.

As obras previstas pelo projeto de FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA CONCORDIA – OBRAS PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVO ACESSO E CAMPING – 2ª FASE têm como objetivo fomentar o interesse da população pela preservação da área além de incentivar o turismo local dando continuidade ao projeto citado acima e implantar novo acesso que independe da atual passagem de nível da ferrovia.

2. IDENTIFICAÇÃO

Contratação de empresa de construção civil para implantação de novo acesso à sede do Parque Estadual da Serra da Concordia e construção de infraestrutura de camping na unidade.

(2)

3. OBJETIVO DO TRABALHO 3.1. Objetivo Geral:

Implantar novo acesso ao parque próximo à passagem de nível (cruzamento da linha férrea) existente no local e implantar a infraestrutura de camping para consolidar as ações de visitação.

3.2. Objetivos Específicos:

Elaboração de projetos executivos e execução das obras do novo acesso à sede, composto por pavimentação em trilha de roda, ponte, pórtico e guarita, e execução de obras de estruturação do camping do PESC.

(3)

4. SERVIÇOS E PRODUTOS

4.1. LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO e SONDAGEM

4.1.1. Topografia das áreas onde será implantado o novo acesso à sede e a área do camping, correspondendo uma área total de 0,14 hectares.

4.1.2. Sondagem do terreno para construção da ponte (mínimo de 3 furos).

4.2. PROJETOS EXECUTIVOS

Todos os projetos e agenciamentos deverão ser apresentados em duas etapas e o prazo para elaboração de cada etapa será de 30 (trinta) dias corridos. A saber:

1ª etapa: anteprojeto 2ª etapa: projeto executivo

A elaboração da 2ª etapa (projeto executivo) estará condicionada à aprovação da 1ª etapa (anteprojeto). O início das obras dos referidos projetos também estará condicionado à aprovação do projeto executivo. Os projetos elaborados deverão respeitar o limite orçamentário indicado na proposta.

4.2.1. Projeto de implantação do novo acesso contemplando:

4.2.1.1. Elaboração de projeto executivo de ponte em estrutura metálica com pavimentação em ripas de madeira de lei, com aproximadamente 15 metros de extensão por 6 metros de largura (a altura da ponte será definida no projeto).

Ponte - Referência projetual 1 Ponte - Referência projetual 2

4.2.1.2. Elaboração de projeto de estruturação da via de acesso à sede, no trecho entre a ponte e a área do camping, com aproximadamente 800 metros lineares, comtemplando pavimentação em trilha de roda, com previsão de 2 mata-burros, drenagem e iluminação de todo o trecho.

(4)

Figura 1 – modelo de trilhas de rodas em concreto. Medidas em metro.

Figura 2 – modelo de mata-burro. Medidas em metro.

(5)

4.2.1.3. Elaboração de modelo para cercamento com moirão de concreto e fechamento em tela de arame galvanizado, com espaçamento entre os moirões de 3 metros, da via de acesso à sede, no trecho entre a ponte e a guarita, correspondendo a aproximadamente 520 metros de cerca.

4.2.1.4. Estudo de implantação de projeto existente (Guarita), o qual será disponibilizado na ocasião da solicitação de proposta às empresas selecionadas decorrentes das manifestações de interesse.

Figura 3 – vistas da guarita.

área: 70m2

4.2.1.5. Estudo de implantação de projeto executivo existente (Pórtico), o qual será disponibilizado na ocasião da solicitação de proposta às empresas selecionadas decorrentes das manifestações de interesse.

Figura 4 – Vista do pórtico 4.2.2. Projeto de implantação do camping:

4.2.2.1. Estudo de implantação de projeto existente, o qual será disponibilizado na ocasião da solicitação de proposta às empresas selecionadas decorrentes das manifestações de interesse, de duas edificações para estruturação do camping: lazer coberto, apoio e demarcação de áreas para as barracas.

(6)

Figura 5 e 6 – Lazer coberto – Fachadas área: 208m2

Figura 7 e 8 – Apoio do camping – Fachadas.

área: 90,50m2

4.2.2.2. Elaboração do projeto de paisagismo contemplando o uso de espécies nativas e endêmicas da região.

4.2.2.3. Elaboração dos projetos de implantação de rede de distribuição elétrica; sistema de capitação de água com perfuração de poço e construção de cisterna; e sistema de tratamento esgoto para área do camping e suas edificações.

4.3. OBRAS

4.3.1. Implantação do novo acesso contemplando:

4.3.1.1. Construção de ponte conforme projeto executivo elaborado pela contratada e aprovado pelo INEA.

4.3.1.2. Execução de obra na via de acesso à sede, conforme projeto elaborado pela contratada e aprovado pelo INEA.

4.3.1.3. Construção de cercamento, conforme projeto elaborado pela contratada e aprovado pelo INEA.

4.3.1.4. Construção da guarita, com 70 m2, conforme estudo de implantação aprovado pelo INEA.

4.3.1.5. Construção do pórtico, conforme estudo de implantação aprovado pelo INEA.

4.3.2. Projeto de implantação do camping:

4.3.2.1. Demolição de edificação existente com aproximadamente 155m2.

(7)

4.3.2.2. Construção das duas edificações de estruturação do camping: lazer coberto, com 208m2 e apoio 113m2, conforme estudo de implantação aprovado pelo INEA.

4.3.2.3. Execução do paisagismo, conforme projeto elaborado pela contratada e aprovado pelo INEA.

4.3.2.4.

Implantação de rede de distribuição elétrica; sistema de capitação de água; e sistema de tratamento esgoto conforme projeto elaborado pela contratada e aprovado pelo INEA.

5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E PRAZOS

O prazo estabelecido para conclusão do contrato será de até 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias a partir da data estabelecida no termo de autorização de início da obra assinado pelas partes. Sendo necessária a prorrogação do prazo, a contratada deverá apresentar justificativa por escrito ao INEA, com um novo cronograma físico-financeiro, que por sua vez submeterá à aprovação do contratante.

Atividades

Meses 1°

8%

8%

10%

12%

12%

10%

10%

6%

6%

10°

6%

11°

6%

12°

6%

Topografia

Sondagem

Anteprojetos

Projetos Executivos Obras de

construção

(8)

6. FORMA DE PAGAMENTO

6.1. A proposta apresentada deverá estar de acordo com as medições periódicas previstas no cronograma de obra.

6.2. A contratada deverá encaminhar ao fiscal do contrato do INEA, para aprovação, via correio eletrônico, a planilha de medição de obra antes da emissão da nota fiscal referente ao serviço realizado.

6.3. A contratada deverá encaminhar ao INEA junto com a nota para faturamento referente à etapa concluída, em quatro vias, a planilha de medição de obra aprovada pelo fiscal do contrato com o

“diário de obra digital” referente ao período da medição, com todas as páginas rubricadas e a última assinada e datada pelo responsável técnico da obra.

6.4. Os pagamentos serão realizados pelo contratante em até 10 (dez) dias úteis após o recebimento do parecer técnico de aceite de obras e serviços emitido pelo INEA, da nota fiscal do contratado E do Termo de Recebimento e Aceite de cada medição, julgando a contratada apta a receber o pagamento.

7. HABILITAÇÃO TÉCNICA

7.1. Comprovar experiência profissional com a realização de serviços similares, em escopo e orçamento, ao objeto desse termo de referência;

7.2. Comprovar experiência profissional na execução de projetos e obras de pontes em estrutura metálica.

7.3. Respeitar as legislações vigentes, as características do terreno e a minimização dos impactos ambientais;

7.4. Possuir registro ou inscrição de pessoa jurídica habilitando-se para execução do objeto do presente Termo de Referência, expedido pelo CREA e/ou CAU da circunscrição da contratada, válido na data da apresentação da proposta.

7.5. Apresentar Declaração de Responsabilidade Técnica (ART – CREA) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT – CAU), nas quais deverá constar a qualificação técnica do(s) responsável(is) técnico(s) pela execução do serviço, assinada pelo(s) indicado(s) e pelo representante legal da Contratada. O responsável técnico deverá ser profissional de nível superior que responda pela execução dos serviços de acordo com o disposto na Resolução n° 218 do CONFEA, 29 de junho de 1973.

7.6. Estar isenta de pendências tributárias, fiscais e legais junto ao Estado e a União; e ambientais.

7.7. As empresas aptas a participarem do processo seletivo deverão, para melhor dimensionar as propostas técnica e de preço, analisar in loco as condições físicas, técnicas e logísticas existentes na Unidade de Conservação objeto do presente TdR, por meio de Visita Técnica. Caberão aos proponentes as despesas desta visita in loco.

(9)

8. PRAZO

8.1. O Prazo para entrega dos anteprojetos será de 30 (trinta) dias corridos a partir da data de início contida no termo de autorização de início de obra.

8.2. O Prazo para entrega dos projetos executivos será de 30 (trinta) dias corridos após o aceite dos anteprojetos;

8.3. O prazo para conclusão da obra será de até 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias corridos a partir data de início contida no termo de autorização de início da obra.

9. OBRIGAÇÕES DAS PARTES 9.1. OBRIGAÇÕES DO INEA:

9.1.1. PRESTAR as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados, bem como disponibilizar-se para reuniões, desde que previamente agendadas;

9.1.2. SUPERVISIONAR e acompanhar o desempenho dos projetos e das obras, assim como CONVOCAR a qualquer momento o executor para prestar esclarecimentos ou sanar dúvidas;

9.1.3. IMPUGNAR os serviços executados quando os mesmos não atenderem as especificações contidas neste instrumento, as recomendações dos fabricantes, e/ou as normas técnicas da ABNT aplicadas ao serviço em questão;

9.1.4. ACOMPANHAR a execução dos serviços sem que tal fato diminua a responsabilidade da contratada;

9.1.5. FORNECER modelo de planilha para medição dos serviços executados;

9.1.6. FORNECER os seguintes projetos executivos:

9.1.6.1. Projeto executivo Guarita;

9.1.6.2. Projeto Executivo Pórtico;

9.1.6.3. Projeto Executivo Lazer Coberto Camping; e 9.1.6.4. Projeto Executivo Apoio Camping.

9.1.7. AVALIAR a documentação para as medições em até 10 dias, e ENVIAR o Termo de Recebimento e Aceite de Bens e Serviços ao FUNBIO autorizando o pagamento;

9.1.8. ATESTAR os serviços efetivamente executados e aprovados mediante apresentação pela contratada da Nota Fiscal e medições;

9.1.9. FORNECER o modelo e as informações necessárias para a confecção das placas de obras;

9.1.10. AVALIAR os projetos a serem desenvolvidos pela contratada, em até 10 dias após a entrega de cada etapa e revisão.

(10)

9.1.11. EMITIR o Termo de Aceitação Final dos Serviços, após a conclusão da obra.

9.2. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA: OBEDECER rigorosamente às recomendações deste Termo de Referência, da seleção, do contrato jurídico e dos demais documentos anexos fornecidos pelo INEA;

9.2.2. REALIZAR visita técnica para reconhecimento do terreno;

9.2.3. APRESENTAR cronograma físico financeiro atualizado;

9.2.4. SUBMETER projetos a serem desenvolvidos pela contratada à avaliação do corpo técnico do INEA para aprovação ou eventuais revisões;

9.2.5. REVISAR projetos complementares, a serem desenvolvidos pela contratada, quando solicitado pela avaliação do INEA, em prazo estipulado entre as partes;

9.2.6. CONDICIONAR início das obras da ponte e da pavimentação em trilha de rodas à aprovação do INEA dos projetos apresentados pela contratada;

9.2.7. MOBILIZAR mão-de-obra, equipamentos e material de acordo com o andamento dos serviços previstos no cronograma e INICIAR a obra somente na data prevista no Termo de Autorização para Inicio de Serviço.

9.2.8. CONFECCIONAR placa de obras e da empresa executora, conforme modelo e informações fornecidas pelo INEA;

9.2.9. APRESENTAR no início das obras a ART (anotação de responsabilidade técnica) junto ao CREA-RJ ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) junto ao CAU-RJ;

9.2.10. EXECUTAR todos os serviços em consonância com as normas da ABNT e demais legislações vigentes;

9.2.11. EXECUTAR todos os serviços em consonância com os seguintes critérios de sustentabilidade ambiental:

9.2.11.1. economia no consumo de água e energia;

9.2.11.2. minimização da geração de resíduos e destinação final ambientalmente adequada dos que forem gerados;

9.2.11.3. racionalização do uso de matérias-primas;

9.2.11.4. redução da emissão de poluentes;

9.2.11.5. adoção de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente;

9.2.11.6. implementação de medidas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e aumentem os sumidouros;

9.2.11.7. utilização de produtos de baixa toxicidade;

9.2.11.8. utilização de produtos com a origem ambiental sustentável comprovada, quando existir certificação para o produto.

9.2.11.9. que até 25% do quantitativo da mão de obra seja composta de pessoas residentes no local de execução (desde que não se produzam prejuízos à eficiência na execução do respectivo objeto);

(11)

9.2.11.10. que parte dos insumos necessários à execução do contrato seja contratada no respectivo local de execução.

9.2.11.11. comprovação da origem sustentável da madeira a ser utilizada na execução da obra ou serviço;

9.2.11.12. redução dos resíduos gerados em todas as etapas do ciclo de vida das atividades previstas;

9.2.12. OBEDECER todas as exigências trabalhistas, sociais, previdenciárias, tributárias e as demais previstas na legislação, inclusive o fornecimento de uniforme, alimentação, transporte e seguro obrigatório, cuja inadimplência não transferirá responsabilidade à administração do INEA e do contratante;

9.2.13. PROIBIR o trabalho do menor de dezesseis anos, exceto na condição de aprendiz para os maiores de quatorze anos; e também PROIBIR o trabalho do menor de dezoito anos em turno noturno, perigoso ou insalubre;

9.2.14. UTILIZAR mão-de-obra habilitada e com conhecimento básico para prestação dos serviços a serem executados;

9.2.15. SUBSTITUIR, a pedido do INEA, qualquer profissional que não atenda aos requisitos técnicos profissionais ou que venha a denegrir à administração pública, bem como desacatar a equipe de fiscalização.

9.2.16. ASSUMIR responsabilidade, quando exigido por órgão competente, pelos trâmites e despesas para obtenção de toda a documentação (licenças, outorgas e aprovações) referente à legalização dos serviços executados;

9.2.17. ASSUMIR responsabilidade integral e exclusiva pelos serviços contratados, bem como responder por todas as atividades decorrentes da prestação de serviços, objeto do contrato, nos termos do Código Civil Brasileiro;

9.2.18. ASSUMIR responsabilidade por danos a terceiros ocasionados por equipamentos e pessoal;

9.2.19. APRESENTAR, em até 15 (quinze) dias após a assinatura do contrato, um seguro para garantia de pessoas e bens, sob a pena de retenção de pagamentos até o seu cumprimento;

9.2.20. FORNECER obrigatoriamente crachá de identificação e EPIs de boa qualidade e em bom estado à equipe da obra, inclusive motoristas e operacionais;

9.2.21. FORNECER os materiais, equipamentos e serviços necessários para a execução da obra;

9.2.22. MANTER profissional qualificado e registrado no CREA ou no CAU, responsável técnico e encarregado pelos serviços a serem executados;

(12)

9.2.23. MANTER no canteiro da obra, até a conclusão da mesma, o ‘diário de obra’ com todas as informações referentes ao andamento dos serviços e ENTREGAR as vias da fiscalização assinadas junto com as medições;

9.2.24. SOLICITAR oficialmente ao INEA e contratante a prévia aprovação de qualquer alteração de projeto, serviço, ou material construtivo que possa vir a ocorrer;

9.2.25. GARANTIR a presença do responsável técnico da obra sempre que forem realizadas vistorias técnicas da fiscalização;

9.2.26. MANTENTAR aos cuidados no transporte e despejo dos resíduos e materiais construtivos de maneira a evitar qualquer impacto ao ambiente natural da unidade de conservação;

9.2.27. REPARAR, CORRIGIR, REMOVER, ou SUBSTITUIR, às suas expensas, no total ou em parte, os serviços efetuados em que se verificarem vícios, defeitos, incorreções resultantes da execução ou dos materiais empregados, a critério da fiscalização;

9.2.28. ARCAR com o ônus decorrente de eventual equívoco no dimensionamento dos quantitativos de sua proposta, inclusive quanto aos custos variáveis decorrentes de fatores futuros e incertos, devendo complementá-los, caso o previsto inicialmente em sua proposta não seja satisfatório para o atendimento ao objeto da seleção, exceto quando ocorrer algum dos eventos relacionados abaixo:

9.2.28.1. Alteração do projeto ou especificações, pelo INEA;

9.2.28.2. Superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato;

9.2.28.3. Interrupção da execução do contrato ou diminuição do ritmo de trabalho por ordem e no interesse do INEA;

9.2.28.4. Aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato;

9.2.28.5. Impedimento de execução do contrato por fato ou ato de terceiro, reconhecido pelo INEA, em documento contemporâneo à sua ocorrência;

9.2.28.6. Omissão ou atraso de providências a cargo do INEA, inclusive quanto aos pagamentos previstos de que resulte, diretamente, impedimento ou retardamento na execução do contrato, sem prejuízo das sanções legais aplicáveis aos responsáveis.

9.2.29. ARCAR com o custo dos serviços extras executados que NÃO forem previamente aprovados pela fiscalização;

9.2.30. ELABORAR relatório fotográfico ao final da obra, ilustrando as etapas da construção e conclusão do serviço, apresentando 03 (três) cópias impressas e 03 (três) CDs gravados;

9.2.31. ESTAR ciente de que o aceite final dos serviços estará condicionado a entrega do local da obra completamente limpo e desimpedido de todo e qualquer entulho, equipamento e material deixado pela contratada.

Referências

Documentos relacionados

A presente pesquisa demonstrou a participação ativa dos coletores de material reciclado e o reconhecimento do Poder Público local com o trabalho de parceria,

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Os docentes abaixo deverão apresentar diploma, histórico escolar e certificados de proficiência em LIBRAS. Se habilitados/qualificados serão incluídos manualmente na

De forma análoga ao tratado pela literatura em outros cenários migratórios brasileiros (SILVA, M.A.M., 1999, SILVA,V., 2005, MACHADO, 1992), em Aracatú os arregimentadores

O objetivo do presente trabalho é reunir e discutir informações sobre os principais resíduos e contaminantes de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal

O kit de antena remota inclui fita seladora para conexão remota da antena, bem como braçadeiras de montagem para a antena, para-raios e o gateway Smart Wireless. A proteção

de uma defesa da formulação mais incisiva de políticas públicas, as quais, para serem eficazes, precisam de mecanismos capazes de mapear não só o universo da

Eu considero a duplicação como o coração de um sistema para multinível porque se ela não acontecer, você não se beneficiará daquilo que mais nos seduz: a possibilidade de