• Nenhum resultado encontrado

CARLA REGINA FONSECA BARBOSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CARLA REGINA FONSECA BARBOSA"

Copied!
38
0
0

Texto

(1)

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MATO GROSSO ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO

COORDENADORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA ÁREA DA SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA

CARLA REGINA FONSECA BARBOSA

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONFECÇÃO DE PRÓTESES DENTÁRIAS, NO MUNICÍPIO DE PORTO

ESPERIDIÃO.

PORTO ESPERIDIÃO 2017

(2)

CARLA REGINA FONSECA BARBOSA

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE CONFECÇÃO DE PRÓTESES DENTÁRIAS, NO MUNICÍPIO DE PORTO

ESPERIDIÃO.

Projeto desenvolvido como requisito parcial para conclusão de curso de Especialização em Saúde Pública do Estado de Mato Grosso em parceria com a Rede Escola e o Ministério da Saúde.

Orientadora: Prof. Ms. Vanessa Thais Bonfim Vilas Boas

PORTO ESPERIDIÃO 2017

(3)

Aos usuários e nobres servidores da saúde do município de Porto Esperidião.

(4)

AGRADECIMENTOS

À Escola Nacional de Saúde Pública\Fundação Osvaldo Cruz (ENSP|FIO CRUZ) e à Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT) pela parceria que tornou possível a realização desta especialização fundamental para formação de novos sanitaristas, comprometidos com a qualidade e o desenvolvimento da saúde pública e o Sistema Único de Saúde – SUS.

À Equipe da Gerência de Saúde Bucal da Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso, em especial à Rose Maria Peralta.

À Elisa Regina Palma, amiga querida que me proporcionou estadia em sua casa por todos esses meses para que eu pudesse vir estudar.

Ao meu amigo, irmão e colega de profissão Adilson B. Vieira.

Ao meu amado esposo, Saulo Barbosa.

À Vanessa Thais B. Vilas Boas, tão meiga e paciente orientadora deste projeto, que me proporcionou um novo olhar a minha forma de trabalho em equipe, e tirou da caixinha o meu eu coletivo, multidisciplinar e acolhedor.

(5)

RESUMO

O objetivo desta intervenção foi planejar a implantação do serviço de confecção de próteses no município de Porto Esperidião e demostrar que pequenos municípios como Porto Esperidião, 11.500 habitantes (IBGE,2010), podem oferecer à população um serviço de reabilitação oral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da Atenção Primária. O serviço de prótese dental é muito comum em cidades maiores, onde estão disponíveis os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS). Nossa meta é ampliar o acesso ao usuário, encurtar as distâncias, trazer a especialidade para o atendimento cotidiano de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), atendendo principalmente a UBS rural, que vem a ser a mais acometida pelo problema.

Palavra-chave: Sistema Único de Saúde, Saúde Bucal, Atenção Primária, Reabilitação Oral, Prótese Dentária.

(6)

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

AB Atenção Básica ASB Auxiliar Saúde Bucal

BPA-C Boletim de Produção Ambulatorial Consolidado BPA-I Boletim de Produção Ambulatorial Individual CD Cirurgião Dentista

CNES Cadastro Nacional do Estabelecimentos de Saúde CEO Centro de Especialidades Odontológicas

CIB Comissão Intergestora Bipartite CIR Comissão Intergestora Regional FES Fundo Estadual de Saúde

FMS Fundo Municipal de Saúde FNS Fundo Nacional de Saúde

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística LRPD Laboratório Regional de Prótese Dentária MAC Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade PSF Programa Saúde da Família

SIA Sistema de Informação Ambulatorial SISAB Sistema de Informação Atenção Básica

SUS Sistema Único de Saúde TSB Técnico de Saúde Bucal UBS Unidade Básica de Saúde

(7)

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ... 8

2. OBJETIVOS ... 9

2.1. Geral ... 9

2.2. Específicos ... 9

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...10

3.1. Saúde Bucal na Atenção Básica ...10

3.2. Programa Brasil Sorridente ... 11

3.3. Recursos Do Programa Brasil Sorridente ... 12

4. PERCURSO METODOLÓGICO ... 14

4.1 Tipo De Pesquisa, Local E Período De Execução Do Projeto ... 14

4.2. Cenário Da Intervenção ... 14

4.4. Plano De Intervenção ... 15

4.4.1. O que fazer? ... 15

4.4.2. Porque fazer? ... 16

4.4.3. Como e quem vai fazer?... 16

4.4.4. Onde será feito? ... 17

4.5 Cronograma ... 17

4.6 Recursos Necessários E Fontes Do Recurso ... 18

4.6.1 Recursos Humanos ... 18

4.6.2 Recursos Materiais ... 18

5. PROPOSIÇÃO DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO ... 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 20

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 21

ANEXOS ... 23

APENDICE ... 377

(8)

8

1.INTRODUÇÃO

O tema escolhido está relacionado à Saúde Bucal do município de Porto Esperidião e à perca prematura dos dentes e a necessidade de sua reabilitação por próteses dentárias.

Atuo como odontóloga no município de Porto Esperidião desde 2010, tendo como atribuições o cuidado à saúde bucal na rede de atenção básica, PSF rural, atuando na prevenção e na promoção de saúde bucal e agora propondo a inserção da reabilitação, através de próteses dentárias também na atenção básica. No ano de 2011 participei de um programa que confeccionava próteses numa das zonas rurais de Porto Esperidião, mais precisamente, Vila Picada. Foram confeccionadas cerca de 80 próteses em 6 meses e outras 50 pessoas ficaram aguardando para serem chamadas para próxima etapa, etapa esta que não existiu, devido ao alto custo e a grande demanda do serviço. A partir daí surgiu a percepção da necessidade da reabilitação oral da população através das próteses dentárias, pois, na oportunidade constatou-se que grande parte da população teve seus dentes extraídos de forma imprópria por não terem acesso a atenção à saúde bucal adequada, uma vez que a população durante muito tempo só contava com “práticos” da odontologia, sem formação acadêmica, que resolviam os problemas com a extração dentária. Nota-se que boa parte da população do município em questão, ainda sofre as consequências da falta de atenção à saúde bucal do passado.

Instituído pelo Ministério da Saúde através da Política Nacional de Saúde, em 2003 nasce o Programa Brasil Sorridente que oferece subsídios financeiros para auxiliar municípios a custearem a confecção de próteses. A possibilidade da implantação do programa de reabilitação oral, vai ser um grande avanço no atendimento público da saúde bucal de Porto Esperidião e poder devolver o sorriso e a função mastigatória a todo cidadão, é uma grande realização profissional e até pessoal.

Espera-se que este projeto possa servir de modelo para outros municípios, que sofram com o mesmo problema e tenham interesse em implantar o programa, mas não saibam por onde começar ou como justificar sua necessidade.

Este projeto trabalha a prática do acolhimento e humanização, demonstrando como é importante conhecer a realidade e as necessidades da população, aproximando profissionais e pacientes e criando vínculos. Trata-se não somente da implantação de

(9)

9 um programa ministerial, mas da busca de estruturação e uma atenção à saúde bucal humanizada, de conhecer o paciente, sua história, seus traumas e entender suas necessidades e prioridades, até o alcançar do seu sonho, que é a confecção da prótese dentária. Trata-se do cuidar das pessoas de modo integral, onde o profissional deixa de olhar para a boca e os dentes como seu objeto de cuidado e passa a olhar o indivíduo como um todo, observando a possibilidade do atendimento de outras necessidades que estejam por trás da confecção desta prótese, como a possibilidade de uma alimentação mais saudável, através de alimentos fibrosos, que antes seriam de difícil ou impossível mastigação e ingestão. E até um convívio melhor com a sociedade, afinal de contas, pessoas com dentes passam a sorrir mais, sem medo ou preconceito. O passo a passo da implantação do projeto e a importância da justificativa dele serviriam de modelo base para todos que queiram e encontram dificuldades em convencer os seus gestores.

2. OBJETIVOS

2.1. Geral

-Implantar o Programa de Próteses estabelecendo a reabilitação oral no município de Porto Esperidião\MT para promoção de saúde bucal da população.

2.2. Específicos

- Credenciar laboratório de próteses dentárias no município

-Confeccionar próteses dentárias no município de Porto Esperidião, subsidiados pelo programa do governo Brasil Sorridente.

-Trabalhar o acolhimento e a multidisciplinaridade na atenção básica

(10)

10

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.1. Saúde Bucal na Atenção Básica

Há algum tempo, a saúde bucal restringia-se ao dentista e seu equipamento odontológico na sua sala. Hoje a Atenção Básica em Saúde apresenta um novo olhar ao atendimento odontológico com as ações de Saúde Bucal pelas Equipes de Família em que procura integrar a prática dos profissionais da equipe. O Acolhimento é uma das principais ações na atenção básica, é a porta de entrada do usuário, por isso é tão importante escutá-lo e compreendê-lo. Em 1994 o Ministério da Saúde criou o Programa Saúde da Família (PSF), com o intuito de reestruturar a saúde, a qualidade de vida da população. No ano de 2000, observou-se a necessidade da inclusão da odontologia nas Equipes de Saúde da Família (ESF), com isso observou-se a possibilidade de ofertar ao usuário um serviço em todos os níveis e garantindo a intersetorialidade, realizando ações destinadas à promoção de saúde, prevenção e tratamento das doenças bucais. Existem 3 tipos de Equipe de Saúde Bucal (ESB):

-Modalidade I – Cirurgião-Dentista (CD) e Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) ou Técnico em Saúde Bucal (TSB)

-Modalidade II- CD, ASB e TSB

-Modalidade III- Unidade Odontológica Móvel

As Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família promovem ações de promoção e proteção à saúde, de prevenção e controle do câncer bucal, incrementos da resolução de emergência, e incluem a reabilitação protética na Atenção Básica.

Segundo Silveira Filho (2008), o processo de trabalho das equipes multiprofissionais na Estratégia Saúde da Família demanda reflexões acerca da prática voltada ao cuidado em saúde, destacando elementos centrais do processo de trabalho, dos atos e atitudes, dos modos de trabalhar e agir, tanto das equipes quanto dos profissionais do ESF. Enfatizam se elementos do trabalho de saúde da família, da equipe multiprofissional e da organização das ações de saúde bucal, da organização de um modelo de atenção pautado na promoção de saúde, da construção de uma nova

(11)

11 prática em saúde, da cura ao cuidado e do uso de instrumentos de trabalho na consolidação da clínica ampliada.

A Saúde da Família é estratégia primordial para organização da Atenção Básica.

A proposta do Ministério da Saúde para uma estruturação da saúde bucal no país surge através do Brasil Sorridente, que tem na Atenção Básica, um dos seus principais pilares.

Organizar as ações no nível da AB é o primeiro desafio do Brasil Sorridente, na certeza de que os passos seguintes possibilitarão a mudança do modelo assistencial na área de saúde bucal.

Alguns programas são desenvolvidos e seguem em vigência na atenção básica odontológica, dentre eles:

Programa Saúde na Escola, que abrange crianças e adolescentes, Programa Saúde do Trabalhador, abrange a saúde bucal dos adultos,

Programa Saúde da Gestante, abrange saúde bucal da gestante e recém-nascido, Programa Saúde do Idoso, abrange saúde bucal do idoso,

Programa de Reabilitação Bucal por Próteses Dentárias, abrange adultos e idosos.

3.2. Programa Brasil Sorridente

Por muitos anos o acesso dos brasileiros à saúde bucal foi difícil e limitado, e a consequência disso era de que a nossa rede pública oferecia como principal fonte de tratamento odontológico a extração dentária, mutilando os usuários do sistema em busca de um tratamento curativo e efetivo para dor.

Em 2003, o Ministério da Saúde ouve os apelos da população e cria a Política de Saúde Bucal - Programa Brasil Sorridente. Um programa que busca não só a recuperação da saúde bucal, mas a integração através de ações de promoção e prevenção aos problemas bucais da população. Os princípios norteadores deste programa baseiam se na gestão participativa dos trabalhadores, usuários e prestadores, na busca da ética, no desenvolvimento de ações baseadas no acolhimento considerando-o em sua integralidade o biopsicossocial, a priorização dos casos de dor, infecção e sofrimento, garantindo o acesso à assistência e criação de vínculos, responsabilizando a unidade ou serviço de saúde na solução dos problemas.

(12)

12

3.3. Recursos Do Programa Brasil Sorridente

É importante sensibilizar os gestores da importância do projeto para que não ocorram percalços no decorrer do caminho, e o melhor argumento para com os gestores ainda é o econômico.

O Ministério repassa por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos Fundos Municipais|Estaduais de Saúde (FMS\FES), recurso financeiro mensal resultante do fluxo de credenciamento do LRPD, enviado pelos gestores municipais\estaduais. Após recebimento da proposta inserido no sistema online, a equipe técnica analisa e estando condizente, posteriormente é publicada a Portaria de Credenciamento do LRPD, de acordo com a faixa de produção (MS,2017b):

Entre 20 e 50 prótese/ mês –R$ 7.500,00 Entre 51 e 80 prótese/ mês –R$12.000,00 Entre 81 e 120 prótese/ mês –R$ 18.000,00 Acima de 120 próteses/ mês-R$ 22.500,00O

O repasse é feito através dos recursos de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC), Teto Municipal de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar. O pagamento é feito entre 1 e 2 meses após a data da publicação da portaria, pelo Fundo Nacional de Saúde.

Para que seja feita a adesão ao programa é necessário o credenciamento de um Laboratório de Prótese Regional Dentária ao município. O gestor municipal/ estadual interessado em credenciar um laboratório deve acessar o sistema de credenciamento de LRPD disponível no site da Coordenação Geral de Saúde Bucal/DAB/SAS http://dab.saude.gov.br/portaldab/.O passo a passo do credenciamento encontra-se no Anexo I, assim como os procedimentos com os respectivos códigos do SAI para serem informados no e-SUS e Boletim de Produtividade Ambulatorial Consolidado(BPA-C) e Boletim de Produtividade Ambulatorial Individual (BPA-I) – Anexo II.

Atualmente esse sistema está migrando para o Portal do e-Gestor Atenção Básica (AB), que é uma plataforma WEB que centraliza os acessos e perfis aos sistemas da Atenção Básica, bem como concentra as informações para os gestores estaduais e municipais. O e-Gestor AB terá um módulo de acesso público, onde estarão disponíveis relatórios e demais informações para os gestores, sem a necessidade de login e senha (MS,2017c).

(13)

13 A proposta não necessita ser pauta da Comissão Intergestora Regional (CIR) e nem da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), basta o gestor proponente informar na reunião do Conselho de Saúde do seu município. Também não há restrição quanto a natureza jurídica desse laboratório, ou seja, o gestor municipal/ estadual pode contratar a prestação deste serviço, isto é, terceirizar a confecção das próteses dentárias (MS,2017b).

(14)

14

4. PERCURSO METODOLÓGICO

4.1 Tipo De Pesquisa, Local E Período De Execução Do Projeto

O presente estudo é um Projeto de intervenção, ou seja, consiste em um trabalho baseado na pesquisa-ação, e no reconhecimento das necessidades de uma determinada área e população. Buscaremos a associação do conhecimento e a ação de respostas técnicas e políticas que intervenham na realidade, visando melhores práticas no SUS.

Projeto de intervenção será implementado no município de Porto Esperidião no ano de 2017, por intermédio do gestor atual e colaboradores da área da saúde.

4.2. Cenário Da Intervenção

Segundo dados do Instituto Brasileiro De Geografia e Estatítica (IBGE, 2010), o município de Porto Esperidião possui cerca de 11.535 habitantes, sendo estes de predominância rural. Porto Esperidião, antes denominado Porto Salitre, foi emancipado em 13 de maio de 1986, através da Lei Estadual Nº 5012 de 1986.

Por ser um município bastante jovem em emancipação, somente há vinte anos foi instituída a atenção à saúde bucal por um odontólogo. O resultado disso foi a perda precoce dos dentes e até o edentulismo, resultado da mutilação associado às baixas condições sociais e fatores culturais, que nos levaram a constatar a necessidade desses indivíduos em relação à reabilitação protética.

Foi feito uma análise a partir de um trabalho realizado em 2011 neste município, onde foi executado o projeto de reabilitação protética com recursos próprios. Na ocasião, percebeu-se a necessidade real da população por este tipo de atendimento.

Diante disso, está sendo apresentada uma proposta de intervenção que busca recursos federais no Programa Brasil Sorridente, para auxiliar nos custos e implantação do programa de reabilitação dentária.

O presente projeto será desenvolvido no município de porto Esperidião, no ano de 2017, voltado à reabilitação oral das funções mastigatória, fonética e estética a todos os munícipes que necessitarem e se propuserem ao tratamento. Atualmente dois terços

(15)

15 da população é da zona rural e possui baixo grau de instrução, seu desenvolvimento econômico baseia-se na agricultura de subsistência e pecuária de corte.

Em 2003, o SB Brasil (base de dados permanente relativo aos principais indicadores de saúde bucal) avaliou o uso da necessidade de prótese total em adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos.

Constatou-se que o edentulismo é fator de desigualdade social, predominante em municípios com menos de 10 mil habitantes, moradores de zona rural, com baixa renda e baixa escolaridade.

4.3. Plano De Intervenção

-É o Plano de Ação com a metodologia 5W3H.

What- O que fazer?

Why- Por que fazer?

Who- Quem vai fazer?

When- Quando fazer?

Where- Onde fazer?

How- Como fazer

How measure- Qual indicador?

How much- Quanto custa?

4.3.1. O que fazer?

-Encaminhar a proposta de intervenção ao gestor que encaminhará ao âmbito federal para aprovação dos recursos ao município.

-Fazer planejamento estratégico financeiro e humano e articulações das tarefas a serem desenvolvidas por cada membro da equipe.

-Buscar os insumos necessários para o início do projeto, fazer listagem e orçamento dos materiais permanentes e de consumo necessários para moldagem, confecção e instalação das próteses.

-Credenciamento do laboratório de prótese ao munícipio.

(16)

16 4.3.2. Porque fazer?

O conhecimento da realidade, dos problemas e necessidades odontológicas deste município provocou a elaboração deste projeto de intervenção que acredita que a sua atuação e monitoramento das ações vão impactar diretamente na saúde dessa população de forma direta e multidisciplinar, física, mental e social, levando assim ao processo de promoção de saúde idealizado.

4.3.3. Como e quem vai fazer?

De acordo com o planejamento agora é hora de distribuir as tarefas. O gestor fará o credenciamento do laboratório no sistema, o coordenador do programa de saúde da família e o dentista definem datas e ações do programa a serem desenvolvidas, auxiliar dentário e recepcionista se encarregam do agendamento e triagem. Os dentistas realizarão exame clínico e avaliação do paciente para qualificação e adesão ao programa de reabilitação de prótese bucal. A partir da qualificação e inserção ao programa serão feitos em conjunto pelo dentista, ACD (auxiliar de consultório dentário), e ou THD (técnica de higiene dental) as adequações necessárias antes da confecção da prótese, como remoção de raízes residuais, remoção de tártaro, remoção de cárie e aplicação tópica de flúor. Os edentulos pulam essa etapa e vão direto para moldagem e confecção da prótese. Estas moldagens serão enviadas ao laboratório credenciado ao município, que irá retornar a primeira prova para definição e marcação de alguns ângulos do paciente. Em seguida, reenvia-se ao laboratório que faz os ajustes necessários e montagem previa da prótese, reencaminhando ao dentista que, por sua vez, realiza a prova e ajuste no paciente, verifica se está tudo de acordo é reenvia novamente ao laboratório para acabamento final. A prótese então e devolvida ao dentista que se encarregará da instalação, ajuste e monitoramento paciente.

PLANO DE AÇÃO PARA O CREDENCIAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE PRÓTESE (LRPD)

No Anexo 1 está ilustrado o passo a passo para o acesso ao sistema de Credenciamento do LRPD, sendo necessário cadastrar usuário , que normalmente é o CNPJ e a senha que correspondem às utilizadas pelo FMS|FES|Distrito Federal. Quando

(17)

17 há alteração do gestor esta informação de login é fornecida pela DICON de cada estado (MS, 2017c).

4.3.4. Onde será feito?

-Este serviço será prestado, na UBS rural de Vila Cardoso, Porto Esperidião, aos pacientes formalmente encaminhados pelo serviço de saúde bucal da rede municipal, previamente agendados pelo Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do “ PROGRAMA MUNICIPAL DE REABILITAÇAO PROTÉTICA DA POLITICA NACIONAL BRASIL SORRIDENTE”.

Proposta de trabalho:

Serão realizadas 30 próteses mensais, podendo elas serem total superior ou inferior, parcial superior ou inferior removíveis. O auxílio do Programa Brasil Sorridente é de cento e cinquenta reais por cada prótese entregue no município, que é monitorado pelo Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

Custos:

Os serviços serão oferecidos gratuitamente à população e custados pela Secretaria de Saúde Municipal de Porto Esperidião com auxílio do repasse financeiro aos Municípios\Estados, referente a faixa de produção de próteses dentárias produção\mês.

4.4 Cronograma

O programa já está cadastrado no município e tem previsão de iniciar-se em julho de 2017, onde tem a pretensão de manter-se de forma continua e permanente.

Foram designadas inicialmente todas as quintas feiras na UBS de Vila Cardoso, Porto Esperidião para melhor desenvolvimento do projeto, matutino e vespertino, onde serão realizadas desde a triagem, moldagem, ajuste e entrega das próteses.

(18)

18 Planilha de atendimento:

INICIO HORARIO DE

ATENDIMENTO

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO JULHO 2017- UBS

PORTO ESPERIDIÃO PSF DE VILA

CARDOSO

TODAS ÀS QUINTAS no período da MANHÃ E da TARDE

03 MESES APÓS A ENTREGA DA PRÓTESE COM PRÉ

AGENDAMENTO

4.5 Recursos Necessários E Fontes Do Recurso

4.5.1 Recursos Humanos

O projeto será desenvolvido pelo gestor do município, gestor da saúde, coordenadores, equipe de saúde da família, protéticos e técnicos designados pelo LRPD.

Será um programa continuo e permanente, aberto a todos os munícipes de Porto Esperidião, com a cota de 30 próteses mensais. O programa tem previsão de início para julho de 2017, onde todas as quintas feiras do mês haverá atendimento na UBS rural Vila Cardoso, Porto Esperidião com a equipe de saúde bucal, onde serão feitas consultas, triagens, moldagens, prova, ajuste e entrega das próteses.

4.5.2 Recursos Materiais

Materiais permanentes, serão necessários:

-01 computador com nobreak

-01 peça de mão (micromotor com ponta reta) -01 fresa

-08 placas de vidro

-03 jogos de moldeira alumínio perfurada superior -03 jogos de moldeira de alumínio perfurada inferior -04 gral de borracha

-04 espátulas de manipulação de alginato -02 espátula Le Cron

(19)

19 -01 lamparina

-01 pincel n 04

Materiais de consumo: (anual) -20 pacotes de alginato

-20 pacotes de gesso pedra tipo II -20 cx de cera 7

-05 cx de cera utilidade -01 pote vaselina solida -05 cx pasta zincoenólica

5. PROPOSIÇÃO DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

A avaliação e monitoramento da produção mensal será realizada pelo registro da produtividade no e-SUS e exportação para o SAI, fazendo-se necessário acompanhamento e monitoramento neste último.

A informação deve ser prestada pelo CD responsável de forma contínua e se possível após a execução de cada procedimento com o preenchimento do BPA (Boletim de Produção Ambulatorial) para que não acarrete em suspensão da transferência do recurso financeiro.

O monitoramento e a avaliação do usuário serão feitos através de um pré agendamento a partir da data da entrega da prótese, após 03 meses desta data será reagendada uma reavaliação. Serão avaliados 4 pontos básicos nesta consulta:

-Adaptação do paciente à prótese -Uso contínuo da prótese

-Higienização bucal e da prótese -Satisfação em relação à prótese

(20)

20

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Programa Brasil Sorridente vem com a proposta de mudar a vida de milhões de brasileiros através da reorganização da atenção básica em saúde bucal, com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas , mas foi em 2003 com a criação dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária, que o programa ganhou sobressalto pois nenhuma política de saúde pública havia proporcionado esse atendimento, porém com o Brasil Sorridente, a reabilitação protética passa a ser uma das principais metas da Política Nacional de Atenção à Saúde Bucal. Numa realidade paralela, em Porto Esperidião, este projeto vem repleto de aspirações profissionais e pessoais, no intuito de ampliar o acesso à saúde bucal e de reabilitar o próximo, devolvendo saúde ao usuário na integra, não só uma reabilitação física, mas fisiológica, social, emocional e nutricional. Este projeto me fez ver a importância do tratamento como um todo, multifocal e humanizado, organizado na atenção básica e o valor do trabalho em equipe para o avanço da promoção de saúde.

(21)

21

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Mato Grosso (MT). Decreto-lei N 5.012 de 13 de maio de 1986. Dispõe sobre criação do município de Porto Esperidião e desmembramento do município de Cáceres.

MOURA, H. Plano Municipal de Educação 2002. Porto Esperidião,2002.

Brasil, Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica Saúde Bucal N 17. Brasília, 2006, 92p.

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.

Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal.

Brasília,2004.

________________. Secretaria Executiva. Cartilha para apresentação de propostas ao Ministério de Saúde-2016. Brasília, 2016.

________________. Secretaria Executiva. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Brasília: 2000.

_______________. Brasil Sorridente. Disponível em:

http://dab.saúde.gov\portaldab\ape_brasil_sorridente.php Acesso em 26 de março de 2017(a)

_________________. Laboratórios Regionais de Prótese Dentária. Disponível em:

http://dab.saude.gov.br\portaldab\ape_brasil_sorridente.php Acesso em 26 de março de 2017(b)

________________. e-Gestor Atenção Básica.

http://egestorab.saude.gov.br\paginas\login.xhtml Acesso em 27 de março e 2017 (c).

_________________. Nota Técnica. ASS: Credenciamento e repasse de recursos para os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. Disponível em:

http://189.28128.100\dab\docs\geral\nota_tecnica_LRPD.pdf Acesso 24 de março de 2017(d)

_________________. Projeto SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010.

Resultados principais. Brasília, 2011. Disponível em:

http://dab.saude.gov.br\CNSB\sbbrasil\arquivos\projeto_sb2010_relatorio_final.pdf NARVAI, P. C. Odontologia e Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 1994.

TURANO, J. et al. Fundamentos da Prótese Total. 9 edição. São Paulo: Santos, 2010.

(22)

22 SILVA, M. E. S. et al. Impacto da perda dentária na qualidade de vida. Ciênc. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.15, n.3, p.841-850, 2010.

SILVA, M. E. S.; MAGALHÃES, C. S.; FERREIRA, E. F. Perda dentária e expectativa da reposição protética: estudo qualitativo. Ciênc. Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.15, n.3, p.813-820, 2010.

KORNIS, G. E. M.; MAIA, L. S.; FORTUNA, R. F. P. Evolução do financiamento da atenção à saúde bucal no SUS: uma análise do processo de reorganização assistencial frente aos incentivos federais. Physis: Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.21, n.1, p. 197-215, 2011.

(23)

23

8. ANEXOS

CREDENCIAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE PRÓTESES

Anexo I

Acesso ao sistema LRP

D. Link atual: http://egestorab.saude.gov.br/paginas/login.xhtml

(24)

24 Natureza Jurídica do LRPD _ diz respeito à classificação que discrimina o tipo de organização contábil do estabelecimento. Pode ser público caso, esse laboratório esteja localizado em algum estabelecimento do municipal/estadual, estabelecimento

público. Ou pode ser privado, quando esse laboratório for localizado em algum estabelecimento privado.

Informar as características do serviço que será credenciado, selecionando uma opção em cada item (1. Localização do LRPD; 2. Natureza Jurídica do LRPD e 3.

Abrangência:). Em seguida clicar em salvar.

Abrangência _ diz respeito à cobertura desse laboratório. Caso o solicitante pretenda produzir prótese dentária apenas para o próprio município, ele será Municipal.

Caso atenda mais de um município, será regional.

(25)

25 Informar os quantitativos que serão ofertados, por mês, das próteses dentárias.

Caso a Abrangência seja Municipal: Informar qual(is) tipo(s) de prótese(s) dentária(s), com os respectivos quantitativos mensais que serão ofertados e clicar em salvar. Nota: Se por algum motivo o usuário queira excluir o município que acabou de ser incluído ou alterar os quantitativos das próteses, é só clicar em Excluir.

(26)

26 Se por algum motivo o usuário queira excluir o município que acabou de ser incluído ou alterar os quantitativos das próteses, é só clicar em Excluir.

Após concluir e s s a etapa e clicar em Salvar. O usuário deverá imprimir o Termo de Compromisso, que conterá todas as informações confirmadas anteriormente, para que o Secretário Municipal/Estadual de Saúde possa assinar e carimbar no local indicado. Após assinatura, o Termo de Compromisso deverá ser escaneado e salvo no sistema clicando em Selecionar Arquivo e depois em Salva Arquivo.

Concluindo essa etapa, o processo de solicitação de credenciamento do LRPD, por parte do gestor municipal/estadual, estará finalizado. Nota: O gestor terá certeza de que o processo de solicitação de credenciamento está finalizado quando acessar o sistema e clicar na aba de credenciamento de LRPD aparecer a seguinte mensagem: “PLANO AGUARDANDO PARECER”.

A partir daí, a solicitação será avaliada pela Coordenação-Geral de SaúdeBucal/DAB/SAS/MS que emitirá o parecer de adequado ou inadequado. Caso a solicitação tenha o parecer de adequado, o município será incluído na próxima minuta de portaria de credenciamento de LRPD. Caso a solicitação tenha o parecer de inadequado, o gestor municipal/estadual terá que readequar a proposta acessando novamente o sistema.

(27)

27 Anexo II

PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS SIA/SUS – PRÓTESE DENTÁRIA:

CÓDIGO PROCEDIMENTO

07.01.07.009-9 Prótese Parcial Mandibular Removivel-PPMR (superior) 07.01.07.010-2 Prótese Parcial Maxilar Removivel-PPMR (inferior) 07.01.07.013-7 Prótese Total Maxilar (superior)

07.01.07.012-9 Prótese Total Mandibular (inferior)

07.01.07.014-5 Próteses Coronárias/Intrarradiculares Fixas/Adesivas (por elemento) 03.07.04.007-0 Moldagem dento gengival para construção de Prótese Dentária –PD 03.07.04.008-9 Reembasamento e conserto de PD

03.07.04.013-5 Cimentação de PD 03.07.04.014-3 Adaptação de PD 03.07.04.015-1 Ajuste Oclusal 03.07.04.016-0 Instalação de PD

Alguns Procedimentos contemplados na Portaria nº 2.848/GM/MS, de 6 de novembro de 2007, que aprova a estrutura e o detalhamento dos procedimentos da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas atualizações; atualizada pela Portaria Nº 815 de 19/07/2013 que inclui e altera procedimentos da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS ).

Portaria GM/MS nº1825/Gm/MS DE 24/08/2012 - Altera o valor dos procedimentos de prótese dentária na Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS e estabelece recursos anuais a serem incorporados ao Teto Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade dos Estados, Municípios e Distrito Federal para confecção de próteses dentárias nos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD).

(28)

28 Anexo III

Termo De Referência

1. OBJETIVO

O presente Termo de Referência tem como objetivo especificar critérios para CONTRATAR LABORATÓRIO PROTÉTICO de forma complementar ao Sistema Único de Saúde do Município de xxxxxxxxxxxxxxxx. para confecção de próteses dentárias sendo: Prótese Total Mandibular e Prótese Total Maxilar; assim como Prótese Parcial Mandibular Removível e Prótese Parcial Maxilar Removível, que encontram-se discriminadas na “Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde - SUS”, disponível no SIGTAP – Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde – SUS, no seguinte endereço eletrônico: http://sigtap.datasus.gov.br . Esse Termo apresenta de forma detalhada, a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde de xxxxxxxxxxxx para os procedimentos relacionados com a confecção de Próteses Dentárias relacionadas acima (Apêndice A), e que fazem parte da “Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses e Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde - SUS”.

A Política Nacional de Saúde Bucal tem promovido a reorganização das práticas e da rede de atenção à saúde, ampliando e qualificando o acesso aos serviços de atenção básica em saúde bucal, principalmente por meio das Equipes de saúde bucal na Estratégia em Saúde da Família, dos Centros de Especialidades Odontológicas e dos

Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), seguindo os princípios e diretrizes do SUS.

A Portaria nº 1825 GM/MS, de 24/08/2012 regulamentou o repasse de recurso financeiro do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal/estadual de Saúde, com objetivo de ampliar o número de LRPS e a oferta das próteses dentárias. Lembrando que a solicitação para credenciamento do LRPD independente da natureza jurídica é

(29)

29 realizado pelo gestor municipal/estadual diretamente no site da Coordenação Geral de Saúde Bucal (WWW.saude.gov.br/bucal).

Para tal planejamos realizar xxx próteses (P) dentárias por ANO, sendo: P. Total mandibular, P. Total Maxilar, P. Removível Mandibular e P. Removível Maxila (Anexo I).

2. JUSTIFICATIVA

Considerando a grande demanda para estes serviços, devido a necessidade de prótese dentária na população adulta e idosa e que na rede pública de saúde, sobre a gestão da Secretaria Municipal de Saúde em tela, não possui Laboratório de Prótese Dentário e nem o profissional, técnico em prótese dentária ou o(s) cirurgião(s)-dentista responsáveis pela confecção dessas próteses, justifica-se a contratação.

A necessidade da prótese dentária foi apontada pela Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2003, coordenada pelo Ministério da Saúde, onde mais de 28% dos adultos não possuem nenhum dente funcional em pelo menos uma das arcadas (inferior ou superior). Desses 15 ainda não tem Prótese Total; três de quatro idosos não possuem nenhum dente funcional e ainda entre eles 36% não tem prótese total (MS, 2004).

Efetivando o contrato com o laboratório de prótese dentária, esta Secretaria irá atender a população de xxxxxxxxx, usuária do SUS, edentula, reabilitando-os nas funções mastigatória, estética e funcional.

3. DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

- Constituição Federal, Artigo. 37, inciso XXI e Artigo 199; Lei nº 8.666/1993;

Lei 8.080/1990, Artigo. 24 e suas alterações.

- Decreto nº 7508 de 28/06/2011.

- Portaria nº 2.488/GM, de 21/10/2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e outras providências.

- Portaria SAS/MS nº 718 de 20/12/2010; Portaria MS nº 1825 de 24/08/2012;

Portaria SAS/MS nº 815 de 19/07/2013 e/ou outras que vierem alterá-las ou substituí- las.

(30)

30 - Lei Federal nº 6710 de 05/11/1979 – Dispõe sobre a profissão do Técnico de Prótese Dentária e determina outras Providências; Decreto nº 87.689 de 11/09/1982 que Regulamenta a Lei nº 6710/1979.

- Resolução do Conselho Federal de Odontologia nº 63 de 08/04/2005- Aprova as Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia ou outra que vier atualizá-la/substituí-la.

4. DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) Durante todo o processo de produção e fornecimento das próteses, objeto deste Edital, a contratada habilitada, deve atender ao Decreto nº 87.689 de 11/09/1982, que Regulamenta a Lei nº 6710/1979, assim como a Resolução do Conselho Federal de Odontologia nº 63 de 08/04/2005, destacando o Artigo 7º, Inciso 2º, alínea I “É vedado ao técnico em prótese dentária: I - prestar, sob qualquer forma, assistência direta a clientes”.

b) O Laboratório protético vencedor da licitação deverá ter sede no máximo a xxxxx km do município de xxxxxxxxx, tendo em vista as metas a serem cumpridas para a execução do serviço no âmbito do Plano Municipal de Saúde.

c) O gestor da Coordenação de Saúde Bucal/Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde poderá, a qualquer tempo solicitar à contratada, amostras do objeto deste credenciamento, bem como poderá ser exigido um certificado de origem e qualidade, correndo sempre as despesas por conta da Contratada. Devendo as mesmas serem entregues no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, no seguinte endereço:

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, xxxxxx Bairro:xxxxxxxxx, Município xxxxxxxxxxxxx, MT.

d) É de responsabilidade da Contratada o transporte das peças protéticas, desde a fase inicial até a final com a finalidade de realizar todas as fases laboratoriais para a

confecção das próteses dentárias citadas anteriormente, de seu estabelecimento até o local determinado ou deste até o seu estabelecimento.

e) É de responsabilidade da contratada o acondicionamento das próteses dentárias em recipientes apropriados, tendo a identificação do(s) usuário(s)/cliente(s), sendo devidamente fechadas, sem sinais de violação, amasso, deterioração ou quaisquer

(31)

31 outros fatores que possam comprometer a qualidade das próteses dentárias, respeitando e seguindo as normas pertinentes em vigor no país.

f) Todos os custos para consertos/ajustes (fornecimento e substituição de produtos protéticos/odontológicos com defeitos e/ou falhas) relacionados ao objeto deste documento serão de responsabilidade da Contratada. Nesses casos, é de responsabilidade da Contratada substituir a execução do serviço no prazo máximo de 03 (três) dias, partir do recebimento da comunicação oficial do responsável designado pela Contratante.

g) A Secretaria rejeitará, no todo ou em parte, os produtos que estiverem em desacordo com as especificações deste documento. Caso haja descontinuidade na produção ou fabricação dos materiais necessários para a confecção das Próteses Dentárias, objetivo deste documento, a Contratada deverá comunicar tal fato à Contratante, acompanhando de declaração da empresa fornecedora ou do próprio fabricante, de que não mais produz o objeto licitado, enviando amostra e documentos que se fizerem necessários do produto que pretende fornecer em substituição àquele inicialmente ofertado, sem que o preço seja superior ao constante de sua proposta, ficando a critério da Secretaria Municipal de Saúde aceitá-lo ou não.

h) A Contratante se reserva ao direito de, em qualquer ocasião, fazer alterações no termo de referência que impliquem na redução ou aumento do volume dos serviços, baseando-se, para tanto, na relação dos preços unitários básicos e em quantidades levantadas pela fiscalização que poderão resultar até um total de 25% (vinte e cinco por cento) do valor contratual do serviço.

i) Eventual mudança de endereço dos estabelecimentos de saúde que realizam o atendimento aos usuários, o CONTRATANTE deverá comunicar imediatamente ao CONTRATADO;

j) Eventual mudança de endereço do CONTRATADO deverá ser imediatamente comunicado ao CONTRATANTE que analisará a conveniência de

manter os serviços, ora contratados em outro endereço, podendo ainda rever as condições do Contrato, e até mesmo rescindi-lo, se for necessário.

k) Os serviços executados pelo CONTRATADO deverão atender a este documento e anexos.

l) O CONTRATADO será descredenciado nos casos de descumprimento de regras e do contrato.

(32)

32 5. DESCRIÇÃO DOS ITENS DA REQUISIÇÃO

A confecção das Próteses Dentárias Total Maxilar (Superior) e Mandibular (Inferior) e das Próteses Dentárias Parcial Removível Maxilar (Superior) e Mandibular (Inferior) deverão estar de acordo com a descrição abaixo e com o Anexo 1, sendo de responsabilidade da Contratada:

a) Confecção de até xxxxx Prótese Total Mandibular ou Prótese Total Maxilar; compreendendo as etapas laboratoriais de: placa acrílica para registro de mordida em cera; cera utilidade; dentes nacionais com tripla prensagem (cumpre rigorosamente as especificações das normas ADA e ISSO 22112:2005); gengiva normal ou caracterizada e palato rosa ou incolor.

b) Confecção de até xxxxxx Prótese Parcial Mandibular Removível ou Prótese Parcial Maxilar Removível, compreendendo as etapas laboratoriais de: cera utilidade; dentes nacionais com tripla prensagem (cumpre rigorosamente as especificações das normas ADA e ISSO 22112:2005); gengiva normal ou caracterizada e palato rosa ou incolor e metal importado para estrutura cromo-cobalto.

c) As próteses dentárias supracitadas deverão ser confeccionadas de forma caracterizadas, cor da gengiva seguindo escala, levando em conta a tonalidade da pele, e os dentes devem seguir cor, tamanho e qualidade necessários a uma boa estética, e que não sofra alteração de cor e forma com a ingestão de alimentos quentes e/ou frios.

d) A Contratante deverá obedecer aos seguintes prazos relativos à confecção e entrega das Próteses Dentárias para a SMS de XXXXXXXXXXXXXXXX: - Para as etapas relativas à confecção das Próteses Dentárias estabelecidas nos itens 5.a e 5.b, a Contratante terá 03 (três) dias úteis para a entrega à Contratante, das diferentes fases até a entrega final de cada tipo de prótese dentária. - Para correções e ajustes, estabelecidas no item 4.f, a Contratada também terá três dias úteis para a devolução ao local onde recebeu do responsável designado pela Contratante, a comunicação sobre a necessidade de consertos/reparos.

e) Nas requisições/formulários de encaminhamentos das próteses dentárias, adotados pela Contratante, deverá ter a identificação do estabelecimento de saúde, endereço, telefone de contato, e-mail e conter informações sobre o usuário (nome, número do cartão SUS, gênero, idade, cor da pele, cor dos dentes e da gengiva, tipo de

(33)

33 prótese dentária (Total e/ou Removível) e outras que considerar necessária), além dos registros de retirada do estabelecimento da Contratante, com os prazos máximos para retorno pela Contratada para a próxima fase e assim sucessivamente até a entrega final de cada tipo de Prótese Dentária solicitada.

6. ESPECIFICAÇÕES:

1. A moldagem deverá seguir as seguintes especificações:

a) Confecção da placa de resina para moldagem com pasta zincoenólica;

b) Confecção da placa de resina para tomada de oclusão, dimensão vertical (vasar o gesso após moldagem com a pasta zincoenólica);

c) Encaminhar o modelo com os dentes montados (laboratório deverá dispor para cada modelo, de acordo com o tamanho e cor).

2. Confecção de Prótese Total Maxilar/Superior (PTS) ou mandibular/Inferior (PTI), compreendendo:

a) Placa acrílica;

b) Cera utilidade;

c) Dentes nacionais com tripla prensagem;

d) Gengiva normal e/ou caracterizada;

e) Palato rosa e/ou incolor;

f) Polimento das peças, assim como quando houver necessidade de desgastes para adaptação das peças.

3. Confecção de Próteses Dentárias Parcial Removível Maxilar/Superior (PPRS) ou Mandibular/Inferior (PPRI), compreendendo:

a) Cera utilidade;

b) Dentes nacionais;

c) Gengiva normal;

d) Metal importado para estrutura: cromo-cobalto;

e) Polimento das peças, assim como quando houver necessidade de desgastes para adaptação das peças.

7. DAS OBRIGAÇÕES:

(34)

34 1. Contratante:

a) Disponibilizar os cirurgiões dentistas das unidades de saúde deste município, que realizarão a moldagem inicial e a disponibilizarão para a contratada retirar nos estabelecimentos de saúde com consultórios odontológicos, sejam unidades de saúde da atenção básica, sejam os Centros de Especialidades Odontológicas;

b) Efetuar o pagamento à Contratada, que será feito mediante a apresentação de documentos hábeis para cobrança com os devidos encaminhamentos pertinentes. Prazo de pagamento não deverá ultrapassar mais de 30 dias (trinta), contado a partir da data final do período de entrega do objeto (art. 40, inciso XIV da Lei 8.666/93).

2. Contratado:

a) O Laboratório protético vencedor da licitação deverá ter sede no máximo a xxxxx km do município de xxxxxxxxxxx;

b) Entregar as próteses de acordo com as especificações do Edital, sendo que aquelas em desacordo com o exigido não serão aceitas;

c) O fornecedor responsabilizar-se-á pela qualidade das próteses entregues, especialmente para efeito de substituição IMEDIATA, no caso de não atendimento ao solicitado ou por qualquer problema que seja detectado na falha da montagem das próteses;

d) Efetuar o transporte dos modelos para a confecção das próteses (PTS, PTI, PPRS e PPRI);

e) Efetuar o recolhimento diariamente, ou, sempre que solicitado pela Secretaria Municipal de Saúde;

f) Quando se tratar de modelos de PTS e PTI, o retorno deverá ser no dia subseqüente ao recolhimento;

g) Quando se tratar de modelos de PPRS e PPRI, o retorno deverá ser dois dias após ao recolhimento;

h) Prestar os serviços de confecções de próteses dentárias em laboratório próprio, não podendo ser terceirizado o serviço;

(35)

35 i) Entregar juntamente com o faturamento, cópia do encaminhamento do usuário para conferência;

j) Quando da necessidade de informações ou dúvidas referente a procedimentos a serem realizados, a contratada deverá entrar em contato com gestor e/ou responsável técnico da Coordenação Municipal de Saúde Bucal desse município ou com profissional da área de próteses nas respectivas unidades onde recolheu o material;

k) Fornecer as devida Notas Fiscais, nos termos da Lei;

l) Fica sob responsabilidade da Contratada qualquer problema (falha/defeito) que seja detectado durante a montagem/confecção das próteses;

m) A contratada deverá entregar a prótese pronta em no máximo 30 (trinta) dias, a contar da retirada da moldagem inicial. A critério exclusivo da Secretaria Municipal de Saúde poderão ser tolerados atrasos na entrega da prótese, se ocorrerem motivos relevantes que os justifiquem;

n) A contratante será responsável pela base de prova, montagem dos dentes, ceroplastia, escultura, inclusão, prensagem com resina rósea e acabamento;

o) Todos os materiais necessários para montagem das próteses correrão às custas da contratada;

p) A contratada se responsabilizará por todos os danos causados por seus empregados ao município e/ou terceiros.

q) Todo o transporte a ser executado em função da entrega das próteses será de única e total responsabilidade da Detentora do Contrato, correndo por sua conta e risco da operação, inclusive fretes, embalagens, carga e descarga;

q) TRANSPORTE (buscas e entregas): As próteses confeccionadas bem como as etapas de confecção deverão ser entregues pela contratada, nos endereços dos estabelecimentos de saúde, sejam Consultórios Odontológicos das Unidades de Saúde da Família ou Unidades Tradicionais e/ou Centros de Especialidades Odontológicas, sobre a Gestão da SMS de xxxxxxxxx, os quais serão disponibilizados pelo gestor e/ou responsável técnico da Coordenação Municipal de Saúde Bucal desse município, em tempo hábil. Os dias da semana e horário para efetuar a entrega é de segunda a sexta- feira, das 08:00 às 18:00 horas. Para tal utilizará de requisições/solicitações emitidas pelo gestor/responsável de cada unidade que deverá ser devidamente preenchida e assinada.

(36)

36 8- CRONOGRAMA DE ENTREGA:

O objeto licitado será adquirido em PARCELAS, mediante solicitações, com estimativa de até xxx próteses mensais, independente do tipo da prótese dentária porque será de acordo com a necessidade do usuário atendido na rede SUS.

9- VIGÊNCIA E PRORROGAÇÕES

Será de xxx (xxxxxxx) meses a vigência do presente Contrato para todos os efeitos legais, com inicio a partir de sua assinatura, podendo ser prorrogado até o limite de 60 (sessenta) meses, nos termos do Inciso II do Artigo 57, da Lei nº 8666/1993.

(37)

37

9. APENDICE

DESCRIÇÃO DO OBJETO, VALOR E QUANTIDADES AO ANO

Especificação/ Estimativa do Valor Unitário Máximo (R$)

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇO PARA CONFECÇÃO

E FORNECIMENTO PERSONALIZADO DE

PRÓTESES DENTÁRIAS SENDO: PRÓTESE TOTAL MANDIBULAR E PRÓTESE TOTAL MAXILAR;

PRÓTESE PARCIAL MANDIBULAR REMOVÍVEL E PRÓTESE PARCIAL MAXILAR REMOVÍVEL

140,00/UNIDADE (fazer cotação de mercado pois pode ser menor) Valor por Prótese dentária, independente do tipo: Total ou Removível e independente da região intraoral: Maxilar ou Mandibular

Item Código SIA/SUS

Descrição do Objeto Unidade para cotação

Valor Estimado/

unidade R$

Quantida de Para 12 meses ² 01 07.01.07.012-9 Prótese Total Mandibular:

Prótese Total muco-suportada, indicada para reabilitar pessoas totalmente edentula na região da mandibular (parte inferior da cavidade bucal). Essa prótese deve ser confeccionada com dentes artificiais de resina acrílica, com palato incolor, unidos a bases individualizadas confeccionadas em resina acrílica termopolimerizável, obtidas a partir de modelos de gesso tipo III que reproduz os rebordos residuais dos usuários.

Unidade Xxxx

(lembran do que o valor atual é de 150,00 independe nte da PD

Xxxxxx x

02 07.01.07.013-7 Prótese Total Maxilar:

Prótese Total muco-suportada, indicada para reabilitar pessoas totalmente edentula na região da maxila (parte superior da cavidade bucal). Essas próteses devem ser confeccionadas com dentes artificiais de resina acrílica, com palato incolor, unidos a bases individualizadas confeccionadas em resina acrílica termopolimerizável, obtidas a partir de modelos de

Unidade Xxxx

(lembran do que o valor atual é de 150,00 independe

Xxxxxx x

Referências

Documentos relacionados

Para evitar danos ao seu preparador de massas, não insira nada além de massas.. Perigo de

Prótese obturadora maxilar em resina acrílica com um dente Prótese obturadora maxilar em resina acrílica com dois dentes Prótese obturadora maxilar em resina acrílica com três

Prótese obturadora maxilar em cromo-cobalto com dois dentes Prótese obturadora maxilar em resina acrílica com um dente Prótese obturadora maxilar em resina acrílica com dois

Orçamento A9.B1.01.02 Prótese obturadora maxilar em resina acrílica com dois dentes Sob.. Orçamento A9.B1.01.03 Prótese obturadora maxilar em resina acrílica com três

4.3 A participação no pregão dar-se-á por meio da digitação de login e senha privativas do licitante e subseqüente encaminhamento da proposta com a descrição

Uma das sugestões possíveis é de que as mulheres ocupem integralmente o espaço do CAPS, não ficando restritas a apenas um grupo ou sala do serviço, além disso,

Caso a situação não se resolva, o colaborador deve acionar o Canal de denúncias do Código de Conduta disponibilizado no site (www.unimedara.com.br/codigodeconduta). Perguntas

A posição do ejector de pontas pode ser ajustada rapidamente num intervalo de 4 mm para corresponder exactamente com a ponta utilizada. A forma particular da cabeça do ejector