• Nenhum resultado encontrado

Aula. Administração de Recursos Humanos: realidade no contexto organizacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula. Administração de Recursos Humanos: realidade no contexto organizacional"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Aula

Administração de Recursos Humanos: realidade no contexto organizacional

Bons estudos!

Estimados!!!

É uma satisfação encontrá-los nessa jornada!

Espero que estejam aproveitando ao máximo esse momento em suas vidas. A disciplina de Recursos Humanos I é essencial para que vocês possam

entender os processos de Gestão de Pessoas dentro de uma organização. Nessa primeira aula iremos explorar a administração e os recursos humanos demonstrando regras que acontecem no dia a dia.

Vamos lá então...?

(2)

Administração de Recursos Humanos I

Objetivos de aprendizagem

1 - O que é administração de Recursos Humanos?

2 - O RH e as Organizações

3 - A responsabilidade da Administração de Recursos Humanos

4 - Objetivos da Administração de Recursos Humanos

5 - Objetivos da Administração de Recursos Humanos

Ao término desta aula, vocês serão capazes de:

• discutir a necessidade de delimitar o papel da Administração de Recursos Humanos;

• rever paradigmas a respeito da administração de recursos humanos.

Seções de estudo

Refl exão:

A disciplina Administração de Recursos Humanos I – ARH, tem como objetivo levar o aluno de administração à refl exão a respeito da necessidade da ARH - Administração de Recursos Humanos na empresa, bem como discutir os conceitos pertinentes a essa disciplina, tais como, o trato com as pessoas, o planejamento das atividades de recursos humanos, o desenvolvimento das pessoas e o controle das atividades de recursos humanos. Destaca-se também a necessidade do futuro administrador em discutir a respeito das estratégias inovadoras na Administração de Recursos Humanos que estão sendo implementadas nas organizações,

1 - O que é administração de recursos humanos?

<http://www.mundodastribos.com/curso-de-rh-gratuito-a-distancia.html.>

consideradas inovadoras. Pesquisas realizadas no Brasil e em outros países revelam que o sucesso das organizações indiscutivelmente são as pessoas. São elas que pensam, aprendem, executem, encantam o cliente, são consumidores e fazem o melhor marketing organizacional.

Veja bem quantas questões vocês podem formular para melhor entender a sua disciplina. O propósito desta aula é justamente este, levantar questões, para que vocês entendam a necessidade do estudo da disciplina em seu curso e em sua formação.

O Projeto Político Pedagógico do curso de Administração, bem como as Diretrizes Curriculares do curso estabelecem certas formações ao administrador, dentre elas, a formação humanística e a capacidade de criar políticas e técnicas para a administração dos recursos humanos nas organizações.

Veja abaixo a reprodução de parte desse documento.

A habilidade de administrar e de aplicar teorias a situações práticas têm sido as principais competências exigidas no concorrido mundo dos negócios. O Administrador deve possuir competências e habilidades para reconhecer e defi nir problemas, pensar estrategicamente, negociar, refl etir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, liderar, promover comunicações interpessoais, ter iniciativa, criatividade, vontade de aprender, ou seja, a habilidade de relacionar e usar diferentes tipos de conhecimento.

A incorporação dessas características, indispensáveis a um moderno curso de Administração, representa hoje um grande desafi o. É provável também ser essa uma das grandes oportunidades oferecidas para que parcela substancial de cursos de Administração se remodelem, para sobreviver em uma sociedade em constante transformação. Para enfrentar tal desafi o um importante papel é destinado ao ensino empresarial e às Instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou privadas.

(http://www.administradores.com.br/noticias.

Acesso em 10/10/2011).

Vejam como é nobre o papel do administrador diante da realidade das organizações e as necessidades de desenvolver habilidades humanas, técnicas e conceituais, no exercício da administração.

(3)

não será uma atividade das mais fáceis. Você estudará nas aulas seguintes alguns conceitos na visão de alguns autores brasileiros. Acredita-se que o conceito, ou seja, que o significado da ARH dependa do contexto empresarial e da importância dada pelo empresário a essa atividade. A administração de Recursos humanos não é uma atividade relativamente nova. Desde o movimento das escolas de relações humanas, a forma e o modelo de gestão de pessoas tiveram de ser repensados. No Brasil, começa a se falar em Administração de Recursos humanos por volta de 1930. Porém, essa atividade passa a ter corpo e rosto mesmo, por volta de 1970. A administração de recursos humanos evolui à medida que os acontecimentos e as mudanças ocorrem nas organizações e no seu ambiente.

Veja o que diz Gil (2001, p. 22):

Nos últimos anos tem sido notável a transformação da área de recursos humanos e da Administração de Recursos Humanos. Com alta velocidade, conceitos novos foram introduzidos, termos de outras áreas se incorporam ao nosso linguajar, novos comportamentos passaram a ser cobrados das posições de liderança e de suas equipes e o próprio RH teve sua atuação renovada.

Um toco de árvore pode boiar por 20 anos nas águas de um rio, mas não se transformará em crocodilo, diz um ditado da África Central. É incomodo perceber que a crença popular está se referindo à impossibilidade de o ser humano dar grandes saltos no tocante ao seu desenvolvimento. Porém, o desafio permanente do gestor de pessoas é provar que esse ditado está errado.

Estamos cumprindo essa missão?

Essa atividade ou essa função como inicialmente foi denominada passou a ter diversas nomenclaturas (nomes) decorrentes dos papéis que desempenhava ou a que lhe estavam designados. Dentre essas nomenclaturas, destacam-se:

1 - Departamento de pessoal.

2 - Departamento de relações industriais.

3 - Departamento de pessoas.

4 - Departamento de recursos humanos.

5 - Gestão de pessoas.

7 - Gestão de pessoas.

Essa variedade de nomenclaturas não se deu por acaso. Decorre justamente do repensar das atividades e dos papéis da administração de recursos humanos no mundo e no Brasil. Assim, como as ARH, evoluiu e teve várias denominações e significados. As pessoas também receberam algumas denominações que culminaram com a maneira de pensar e valorizá- las nas organizações:

1 - Empregado 2 - Funcionário 3 - Operário 4 - Colaborador 5 - Capital intelectual 6 - Talento

7 - Ativo intangível 7 - Pessoa

8 - Parceiro

O profissional responsável pela condução e pela liderança do pessoal na ARH também recebeu alguns tratamentos interessantes, tais como:

1 - Feitor 2 - Fiscal 3 - Supervisor 4 - Gerente 5 - Gestor 6 - Líder 7 - Coach

8 - Administrador

Note que as mudanças e as variedades de termos e nomenclaturas encontradas no estudo da administração de recursos humanos durante esses anos de predominância nas empresas. Para uns, a ARH teve o seu apogeu e agora cedeu lugar aos gerentes generalistas. Para outros, a ARH passou a ser estratégica e cada vez mais necessária à organização.

“Não tem como dissertar sobre a importância do papel dos recursos humanos nas organizações sem nos retratar a um viés histórico, expondo que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação das organizações. Exemplo disto é a o que a Administração Cientifica preconizava que o trabalhador ficava em segundo plano quando se tratava de produção.

(4)

Administração de Recursos Humanos I

Durante a revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, mas na atualidade percebe- se que vivemos outra realidade, onde o principal ativo das organizações são as pessoas que fazem parte do universo daquela organização, por meio do incentivo do capital intelectual humano.

Compreendemos que, com os estudos de Hawthorne, começa um prenúncio de mudança na relação das organizações para com seus funcionários, e a partir disto inicia-se vários estudos acerca da relação trabalhador x organização, tais como: Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg, uma maior importância à teoria Y e X, e, num passado mais recente, estudos sobre liderança, motivação, administração participativa entre outros.

(WWW.administradores.com.br.Acesso em 08/10/2011)

Portanto verifica-se que o mundo atual ou o mundo corporativista visa a valorização de seu pessoal, ou seja, investe em seu maior patrimônio, pois pessoas valorizadas e estimuladas produzem mais e melhor.

2 - O RH e as organizações

Vocês sabiam que o RH é um processo que deve ser levado a sério dentro da administração das empresas? Pois bem, é ele que definirá as melhores estratégias para a organização e a gestão do pessoal e/ou colaboradores da organização.

Os recursos humanos têm que proporcionar à organização soluções para que os seus colaboradores possam desempenhar da melhor forma o seu trabalho, atento a todos os anseios pessoais e do ambiente social dentro da organização. Inserir programas de qualidade de vida no trabalho, treinamentos, incentivos financeiros e de bem-estar. Outra função para os recursos humanos é organizar políticas e ações para que as pessoas possam desempenhar seu trabalho com a maior eficácia.

Silva (2002, p. 224), por sua vez, afirma que: “o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz”. Neste pensamento é que o papel do gerente de recursos humanos é fundamental, pois

é o órgão que tem as características para efetuar esta motivação junto aos colaboradores.

Para atingir a efetividade, os recursos humanos necessitam superar seus próprios limites, ou seja, “sair do escritório”, para se direcionar as características e diferenças individuais de cada colaborador. Isto pode ajudar a entender a diversidade e singularidade das pessoas para proporcionar um importante processo da administração das organizações.

O setor de recursos humanos não é o responsável direto pelo sucesso da empresa, pois esse sucesso depende de outros fatores para alcançar resultado esperado. E neste aspecto a organização deve proporcionar toda estrutura para o administrador de recursos humanos realizar um trabalho consistente.

Sendo assim, A Administração de Recursos Humanos para ser entendida e realizar os seus papéis, inicialmente pode ser considerada como:

1 – Um setor da empresa r e s p o n s á v e l pelas práticas de recr utamento e seleção, pelas técnicas de descrição e análise de cargos, pelas práticas de treinamento de pessoal e

pelas práticas salariais. Essa visão de departamento remete o aluno a uma visão míope e micro a respeito da ARH. Quando se define a Administração de Recursos Humanos como um setor, restringe-se a sua importância a apenas uma estrutura previamente construída para responder por atividades operacionais, gerenciado por um supervisor ou por um gerente.

2 - Um subsistema. Entende-se por subsistema a parte do sistema organizacional com funções bem definidas. A empresa é considerada um sistema. As suas partes (departamentos) são consideradas como subsistemas e cada subsistema tem as suas funções bem definidas, tais como: produzir (produção), comercializar (vendas), criar produtos (marketing), criar políticas de pessoal (recursos humanos), zelar pela integridade física do pessoal (segurança e de recursos humanos), captar recursos financeiros

http://www.globalframe.com.br

(5)

Vocês estão conseguindo compreender o que estamos propondo nessa aula?...Espero que sim. Pois a compreensão do assunto é extremamente importante para a formação acadêmica e pessoal de todos.

Assessoria é atividade de orientação, de auxílio e de apoio aos empreendimentos. Assessoria de Recursos Humanos são as atividades de orientação, de auxílio e de apoio aos gerentes e às pessoas de uma organização.

administração deixa de ser apenas um setor, para ser um sistema (conjunto de atividades) necessário ao funcionamento da organização.

3 – Uma função administrativa. A administração de Recursos humanos pode ser entendida também como uma função administrativa, isso mesmo, uma função administrativa (planejamento, organização, direção e controle).

Sendo assim, a administração de recursos humanos passa a ser uma área de conhecimento e atuação do administrador. Essa função administrativa compreende desde o planejamento até o controle (recrutamento, seleção, cargos e salários, treinamento, segurança) das atividades de recursos humanos. Sendo a Administração de Recursos Humanos uma função administrativa, requer do administrador certas competências e habilidades.

Dentre as habilidades, destaca-se a habilidade humanística. Dentre as competências, destaca-se a capacidade de articular objetivos organizacionais frente aos objetivos das pessoas.

4 – Uma função de assessoria. Com as mudanças na Administração de Recursos Humanos ocorridas ao longo dos anos, principalmente no Século XXI, o profissional de recursos humanos, perdeu o espaço de um profissional “manda-chuva”, executor e que tomava as decisões, para ocupar um espaço de maior destaque e de maior amplitude.

Deixou de ser uma atividade isolada da empresa, para tornar-se uma atividade de interação e de atuação conjunto. A Administração de Recursos Humanos fechou as velhas portas e abriu espaço para um RH mais estratégico, com papéis de orientação e não de decisão e execução.

Diante das dificuldades encontradas pelos gerentes (linhas) para resolver os problemas de gestão de pessoal, isto é, para recrutar, satisfazer, negociar, treinar e assim por diante, o administrador de recursos humanos, sai de seu casulo e vai aos setores para auxiliar, assessorar, para ensinar os

a Administração de Recursos Humanos ocupa um espaço de orientação e não apenas de execução.

5 - Um conjunto de políticas. Entende-se como políticas, as normas, regulamentos, ou seja, a maneira como a organização desenvolve e lida com os seus recursos humanos, isto é, como as organizações fazem e praticam o recrutamento e a seleção, as práticas salariais, o treinamento e o desenvolvimento de pessoal, a segurança do trabalhador, os benefícios e os controles. Essas políticas são consideradas como as políticas e práticas tradicionais de recursos humanos.

As políticas tradicionais de recursos humanos são:

• Suprimento

• Aplicação

• Manutenção

• Desenvolvimento

• Controle

Diante dos novos papéis da Administração de Recursos Humanos surgem novas práticas e novas políticas, tais como:

• política de gestão de competência e de talentos;

• política de desenvolvimento de carreira;

• política de qualidade de vida;

• política de relações com o mercado;

• política de negociação com funcionários e com sindicatos;

• política de captação de talentos;

• política de levantamento de potencial.

A lista de políticas não se esgota. Cada organização desenvolve as suas políticas e as suas

(6)

Administração de Recursos Humanos I

As políticas de recursos humanos diferem de organização para organização. É uma realidade contingencial.

Responsabilidade é um assunto de grande importância, principalmente no trato e na administração e/ou gestão com pessoas.

E então, vocês perceberam a diferença? Nas próximas aulas dessa disciplina vocês verão que a administração de Recursos Humanos se reparte por todos os níveis da organização: o estratégico, o intermediário e o operacional. Na visão atual, desde o diretor geral até o encarregado ou chefe de setor, todos são responsáveis pelos recursos humanos.

Conforme dito no início desta aula, definir o que realmente seja Administração de Recursos Humanos é uma atividade complexa. Foi dito também que o conceito e a importância da ARH na empresa (ambiente organizacional) depende da realidade e da estrutura empresarial de cada organização. Na média empresa a ARH pode ser considerada como um setor que faz recrutamento, contrata e demite pessoas , cria salários e assim por diante. Na pequena empresa, a ARH geralmente é considerada como uma função administrativa reportada ao proprietário ou ao gerente geral. Na grande organização, a ARH é vista como uma assessoria interna, com papéis bem definidos e desempenhados por uns ou vários profissionais especializados.

Independente do porte da empresa, o que sinceramente deve-se levar em conta é a importância e o valor que se dá à ARH no contexto organizacional.

Existem algumas práticas que delimitam muito bem o espaço da administração de recursos humanos na pequena empresa, na média empresa e na grande empresa.

Na pequena empresa: as práticas e as políticas são desenvolvidas pelo dono, pelo empresário, que tem atitudes paternalistas em relação à gestão de pessoas.

Na média empresa: as práticas e as políticas de recursos humanos, em alguns casos, são desenvolvidas por um departamento específico ou por um profissional de recursos humanos (especialista). Existe um médio distanciamento entre o dono e as pessoas na empresa.

práticas de recursos humanos. Aliás, as políticas de

recursos humanos são contingenciais. Na grande empresa: as práticas e as políticas de recursos humanos são altamente especializadas.

São desenvolvidas por profissionais especializados (assessoria). A empresa já possui um grande número de empregados e a distância entre o dono é muito grande. Os gerentes de linha respondem pelo pessoal sob a sua responsabilidade. Dessa forma, a figura do dono passa para os níveis gerenciais.

3 - A responsabilidade da

administração de recursos humanos

Para definir de quem é a responsabilidade da administração de recursos humanos, torna- se também necessário entender o contexto organizacional, ou seja, de qual empresa ou ambiente se fala ou se refere. Porém, no atual contexto da administração de recursos humanos, os papéis já estão bem definidos, principalmente nas organizações maiores. Conforme dito no início desta aula, definir papéis e responsabilidades de recursos humanos é uma atividade complexa, mesmo assim se arisca a dizer que:

1 – A administração de recursos humanos é um papel do administrador e de profissionais aptos para

www.ancorarh.com.br/images/fotoleme.jpg

(7)

Atenção!

Em resumo, a administração de recursos humanos é um papel de assessoria e uma responsabilidade de linha (gerencial).

Vejam o conceito a seguir a importância e o cuidado que o administrador deve ter com o RH...

Estabelecer políticas e estratégias de RH para criar, manter e desenvolver pessoas motivadas e satisfeitas, para que a organização alcance objetivos e satisfaça o mercado, o cliente e o acionista.

4 - Objetivos da administração de recursos humanos

desse sistema organizacional. O administrador de recursos humanos responde pelo desenvolvimento das políticas de RH de forma estratégica e orientada para resultados. Esse administrador é um especialista nos assuntos de RH.

2 - A administração de recursos humanos é uma responsabilidade de todo gerente que desenvolve a sua habilidade humana para lidar com pessoas. O gerente imediato responde pelas necessidades de seu pessoal. Embora não seja um especialista em recursos humanos, esse gerente é assessorado pelo especialista de RH existente na empresa ou por uma assessoria externa.

Nesse estágio da aula vocês devem estar se perguntando quais devem ser os objetivos da administração de recursos humanos. Se assim vocês estiverem procedendo, estará 100% correto. Não se deve estudar ou implantar administração de recursos humanos sem compreender os seus objetivos e os seus papéis. E preciso que o futuro administrador conheça esses objetivos para que possa atuar com eficácia frente às necessidades organizacionais. Por outro lado, chamo-lhe a atenção mais uma vez para a questão da contingência, isto é, os objetivos da ARH em uma organização, podem diferenciar-se em outra organização. Portanto, é preciso investigar as necessidade de cada organização e estabelecer o espaço da ARH no referido contexto. Dentre os objetivos da Administração de Recursos Humanos em uma empresa, destacam-se:

questões vinculadas às políticas de recursos humanos;

2. criar valor para a empresa mediante políticas fortes de recursos humanos;

3. facilitar a implantação de mudanças;

4. trabalhar estratégias de recursos humanos para adequar o comportamento das pessoas à nova realidade organizacional;

5. assessorar as linhas na gestão de competências;

6. assessorar no crescimento pessoal e profissional das pessoas;

7. desenvolver planejamento de carreira;

8. criar meios para que as pessoas encontrem satisfação no trabalho, respeitando os limites dos recursos organizacionais e ambientais;

9. desenvolver técnicas para a efetivação das políticas de suprimento.

Aplicação, desenvolvimento, manutenção e controle.

No quadro 01, os objetivos inovadores da administração de recursos humanos parecem ser bem mais dinâmicos, desafiadores e estratégicos.

Com certeza esses objetivos ampliam a visão que se deve ter da ARH.

Veja no quadro 02, as características da administração de recursos humanos resultantes dos novos papéis e da nova realidade nas organizações.

(8)

Administração de Recursos Humanos I

Lembrem-se que todo administrador deve encontrar- se motivado e preparado para desenvolver, através de ferramentas, soluções que venha ao encontro com a resolução de problemas. Ok! Vamos lá então.

Sendo assim, a administração de recursos humanos passa a ser uma função de assessoria, que orienta e auxilia os gerentes a recrutar pessoas, a criar e descrever cargos, a treinar e desenvolver pessoas, a avaliar competências e talentos. Que orienta e indica caminhos para a redução de conflitos. Que indica estratégias para a organização manter a qualidade de vida das pessoas, reduzir conflitos organizacionais, formar lideranças e a promover mudanças, para que

a organização alcance seus objetivos. Vocês estão convencidos(as)? Espera-se que vocês se preparem da melhor forma possível para desenvolver uma visão inovadora e estratégica sobre a ARH. Exercitem esse desafio na empresa onde vocês trabalham. Investiguem sobre a realidade da ARH da organização mais próxima de você.

Caso vocês não trabalhem em nenhum lugar, leiam mais a respeito do assunto. Visitem uma unidade (empresa) mais próxima de vocês. Lembrem- se: em alguns casos, vocês não encontrarão um setor específico de recursos humanos, porém vai deparar com ações de RH sob a responsabilidade dos responsáveis pela empresa.

O estudo da Administração de Recursos humanos na formação do administrador é necessário para que ele desenvolva uma visão orientada para as pessoas e para as necessidades gerenciais das linhas e para os objetivos organizacionais. O estudo dessa área da administração possibilita ao administrador também o desenvolvimento de sua habilidade de desempenhar papéis específicos de ARH e também de desenvolver a competência para criar, desenvolver e fazer cumprir as políticas de recursos humanos.

Assim, como qualquer outra atividade empresarial, a administração de recursos humanos é uma atividade necessária e, quando bem estruturada e desempenhada por profissionais aptos e éticos, passa a ser uma unidade de negócio lucrativa na organização.

Nem toda empresa tem um setor e uma estrutura de administração de recursos humanos, porém toda empresa tem as suas políticas de RH.

VISÕES A RESPEITO DA

RH CARACTERÍSTICAS DA ARH

Visão tradicional da ARHT

Administração de Recursos Humanos como um setor, uma estrutura de controle e intra- orientada para os interesses organizacionais e responsável pela execução de atividades tradicionais.

Visão inovadora da ARH

Administração de Recursos Humanos como uma função de orientação aos gerentes, pelo planejamento, pela aplicação, pelo desenvolvimento e pela efetivação das políticas de recursos humanos.

Visão estratégica de ARH

Administração de Recursos Humanos é uma unidade de negócio na empresa considerada como um centro de lucro que deve buscar satisfazer as necessidades internas, para que a organização seja capaz de alcançar os seus objetivos por meio de seu contingente (recursos) humanos.

5 - Competências e desafi os do administrador de recursos humanos

Quadro 02 - Características da Administração de Recursos humanos em um contexto Estratégico.

PAPÉIS DA ARH CARACTERÍSTICAS DA ARH

• Administração de estratégias de recursos humanos.

• Administração da infra- estrutura do setor de ARH na empresa.

• Administração das competências e dos talentos.

• Administração da

transformação e da mudança.

• Parceiro estratégico para alcançar resultados.

• Especialista administrativo – assessoria para reduzir custos.

• Defensor dos funcionários para treinar, incentivar o pessoal e retê-lo na organização.

• Agente de mudança e inovação para melhorar a capacidade de mudar.

(9)

Como um profi ssional responsável por um setor ou uma estrutura de recursos humanos, o administrador tem como funções e papéis...

um RH estratégico e eficiente na organização reúne um conjunto de desafios ao administrador. Leva-se tempo para ser capaz de entender a complexidade do ambiente e também a conhecer todas as necessidades da empresa, portanto, o administrador tem que desenvolver algumas atitudes que são imprescindíveis a sua formação:

1 – ser Ético;

2 – ser orientado para resultados;

3 – ser orientado para as necessidades humanas;

4 – ser criativo, inovador e dinâmico;

5 – ser assertivo;

6 – ser curioso e investigar sempre novas técnicas;

7 – ter uma boa rede de relacionamentos interna;

8 – ser um visionário e um planejador;

9 – ser visão orientada e sistêmica na organização;

10 – desenvolver liderança e ser um líder;

11 – ser um profissional especialista em sua atividade em ação;

12 – ser um Coach (treinador).

Sendo assim o administrador será capaz de:

• trabalhar pelo alinhamento das ações de recursos humanos de todos os sistemas da empresa frente à cultura predominante e aos resultados esperados;

• planejar o processo educacional do empregado para que tenha condições de absorver novas tecnologias e adaptar-se às mudanças do ambiente;

• cumprir o seu papel de ser uma atividade focada para as pessoas e para os objetivos organizacionais.

Reveja abaixo os papéis da administração de recursos humanos e, consequentemente os papéis gerenciais frente a essa função.

1- Responsabilidade de linha.

2- Função de Staff (assessoria).

O gerente ou o responsável pelas linhas atualmente tem papéis específicos, tais como:

• definir perfil profissiográfico ou profissional do colaborador;

• definir necessidade de vagas;

• definir necessidade de treinamento;

• liderar as pessoas e as equipes;

• decidir pelos talentos que deseja para o seu setor;

superiores;

• definir calendário de férias;

• definir padrões de desempenho;

• avaliar cargos;

• avaliar desempenho das pessoas;

• definir faixas salariais;

• gerar ambiente de satisfação;

• desafiar as pessoas;

• ser coach.

• Assessorar as linhas e a direção da empresa nos assuntos inerentes à gestão de pessoas.

• Representar a empresa junto a órgãos públicos,

• Estabelecer estratégias de RH.

• Suprir as áreas da empresa com talentos necessários para realização de resultados.

• Provocar e facilitar mudanças comportamentais na organização.

• Promover a adaptação das pessoas às mudanças.

• Atender às necessidades gerenciais frente às práticas e estratégias de recrutamento, seleção, treinamento, salários, benefícios, disciplina, motivação, saúde do trabalhador, responsabilidade social, etc.

1 - O que é administração de recursos humanos?

Na primeira seção da Aula 01, vocês tiveram a oportunidade de conhecer a Administração de Recursos Humanos.

Desse modo, a partir destas concepções iniciais percebemos que a ARH consiste em uma etapa bastante complexa que deve ser levado em consideração muitos fatores obrigatórios para que se possa ter atitude na hora da estratégia na Administração de RH.

Retomando a aula

Espero que todos tenham assimilado todas as informações expostas até o momento.

Qualquer problema estou a disposição.

(10)

Administração de Recursos Humanos I

Nas próximas aulas vocês irão conhecer um pouco mais sobre os fundamentos da administração de recursos humanos e verão também sobre o ambiente das organizações para melhor entender os desafi os da ARH no contexto organizacional.

2 - O RH e as organizações

Na Segunda seção da Aula 01, vocês tiveram a oportunidade de conhecer o RH e as Organizações.

Vocês estudaram o que é o RH e as suas principais funções e características, bem como sua importância e seus papéis que podem ocorrer em uma organização.

03 - A responsabilidade da administração de recursos humanos.

Na Terceira seção da aula 01, vocês tiveram a oportunidade de conhecer o RH e as Organizações.

Vocês estudaram quais as diferentes responsabilidades que a Administração de recursos Humanos tem que exercer dentro da organização. E como responde pelo desenvolvimento das políticas de RH.

4 - Objetivos da administração de recursos humanos.

Na Quarta seção da Aula 01, vocês tiveram a oportunidade de conhecer os Objetivos da Administração de Recursos Humanos.

Vocês estudaram os diferentes objetivos da Administração de Recursos Humanos, e como eles podem ser aplicados e quais são os resultados que devem ser alcançados.

5 - Competências e desafios do administrador de recursos humanos.

Na Quinta seção da Aula 01, vocês tiveram a oportunidade de conhecer as Competências e desafios do administrador de recursos humanos

Vocês estudaram as competências dos administradores de recursos humanos e suas características, e quais dessas características podem ajudar o administrador de recursos humanos em seus desafios.

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

O único estudo realizado quanto à fenologia reprodutiva de Calotropis procera foi realizado por ElGhani 1997 em vegetação de deserto, na Arábia Saudita e nada é conhecido a respeito

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor

No desenvolvemento deste proxecto realízase primeiro unha revisión da situación do turismo en España e en Galicia (cunha puntualización sobre o destino Ferrolterra - Rías Altas), a

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

A tabela a seguir resume as frequências em que os pacientes apresentaram pelo menos uma reação adversa não solicitada, foi registrada dentro de 28 dias após a vacinação de

A segurança jurídica deve refletir a necessidade de uma ordem jurídica estável, para isso, dois elementos são importantes, a univocidade em relação à qualificação das situações