• Nenhum resultado encontrado

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CUIDADO COM OS PÉS!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE CUIDADO COM OS PÉS!"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

SOBRE CUIDADO COM OS PÉS !

(2)

SINTOMAS E CAUSAS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NOS PÉS 11

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS 18

TRATAMENTOS 22

CONCLUSÃO 25

SOBRE A DOCTOR SHOES 27

(3)

INTRODUÇÃO

(4)

O

s pés humanos são estruturas complexas formadas por diversos conjuntos de tecidos diferentes, sendo ossos, músculos, nervos, tendões e outros. Têm uma função importante para permitir a nossa locomoção e assegurar o equilíbrio, além de distribuir o peso do corpo no solo. Mas, apesar de fortes e resistentes, os pés sofrem muitas agressões.

Por isso, podem apresentar problemas ao longo da vida e, conforme a idade passa, isso se torna ainda mais expressivo. Sendo assim, é fundamental adotar cuidados para proteger os pés e manter a sua saúde. Também é

interessante conhecer os problemas capazes de afetar esses membros e algumas medidas que contribuem para tratar situações corriqueiras.

Neste e-book falamos sobre esses assuntos e trazemos diversas informações sobre os pés humanos. Continue lendo para conhecer um pouco mais da sua anatomia, os tipos diferentes, principais problemas, seus sintomas e muito mais. Boa leitura!

(5)

TIPOS DE PÉS

(6)

O

s pés de todas as pessoas têm a mesma anatomia básica, sendo compostos por estruturas que incluem o tarso, metatarso, as falanges dos dedos e outros tecidos. No entanto,

apesar dessa similaridade geral, existem diferentes tipos de pés.

Eles recebem classificações distintas de acordo com algumas diferenças sutis em sua forma, no que diz respeito ao formato dos dedos e também à elevação do arco longitudinal medial, ou seja, do peito do pé. Veja a seguir quais são esses tipos e descubra em qual deles os seus se encaixam.

(7)

7

TIPOS DE PÉS

PÉ GREGO

O pé grego é característico das civilizações

ocidentais, portanto, também é muito comum de ser encontrado em países desse lado do globo.

Sua característica consiste no segundo dedo ser maior do que o dedão e todos os outros.

PÉ CHATO

O pé chato também é chamado de prono ou plano, sendo caracterizado pelo arco

longitudinal medial muito baixo ou desabado.

Ainda não existe um parâmetro que seja aceito universalmente para determinar quanto o arco deve estar rebaixado para que o pé receba essa classificação. A maioria das pessoas com pé chato não apresentam sintomas, mas há quem relate disfunção e dor.

PÉ ROMANO

O pé romano também é chamado de pé quadrado. Esse é um tipo mais difícil de ser encontrado. Sua principal característica é o tamanho dos três primeiros dedos: contando a partir do dedão, eles têm o mesmo tamanho ou são muito parecidos.

PÉ EGÍPCIO

O pé egípcio é um tipo mais comum de ser encontrado. Caracteriza-se pelo dedão maior que todos os

demais dedos, e eles vão diminuindo progressivamente até chegar ao

mindinho (dedo mínimo), que é o menor de todos.

(8)

PÉ CAVO

Quando o pé apresenta um aumento de ângulo na altura do arco longitudinal medial, ele recebe a classificação de pé cavo. Embora seja considerada uma deformidade, ela é relativamente comum, sendo que na maioria dos casos não se sabe exatamente qual é a sua origem ou causa.

(9)

9

TIPOS DE PÉS

TIPOS DE PISADA

Você sabia que não são apenas os pés que podem ser classificados em tipos diferentes, mas também a forma como pisamos? É importante conhecer o tipo de pisada de cada pessoa porque, dependendo da forma como ela apoia os pés no chão, isso pode trazer maior ou menor chance de acontecerem lesões. Veja a seguir os três diferentes tipos de pisada que existem.

PISADA SUPINADA

Quando a pessoa tem uma pisada supinada ao caminhar, a primeira parte do pé que toca o solo é a lateral externa da planta. Ou seja, ela pisa para fora e a tendência é de que o seu calçado se desgaste nessa borda de fora da sola.

(10)

É importante ressaltar que nenhum tipo de pé é melhor do que o outro. No entanto, a depender das suas características, existe a maior chance de sobrecarga ou esforço de algumas estruturas.

Por isso, é importante conhecer a anatomia do seu pé e escolher os calçados corretamente, pois são eles que ajudam a aumentar a estabilidade dos passos e evitar problemas.

PISADA PRONADA

A pisada pronada tem uma característica oposta à anterior. Nesse caso, quando a pessoa caminha, a primeira parte do pé que toca o solo é a lateral interna da planta. Ou seja, ela pisa fazendo uma força maior para dentro, e a tendência é de que os seus calçados desgastem a sola nessa porção onde está a curva do pé.

PISADA NEUTRA

A pisada neutra seria aquela ideal.

Quando a pessoa caminha, não existe um esforço maior para dentro ou para fora, mas toda a ponta do pé toca o solo de maneira igual, distribuindo corretamente o peso e melhorando o equilíbrio.

(11)

SINTOMAS E

CAUSAS DOS

PRINCIPAIS

PROBLEMAS

NOS PÉS

(12)

C

omo qualquer outra parte do corpo, os nossos pés podem desenvolver doenças e problemas que desencadeiam incômodos e sintomas diversos. Essas condições podem ser causadas pelos mais diferentes fatores, e algumas delas são muito comuns de se manifestarem. Veja a seguir quais são as principais e aprenda a identificá-las.

(13)

13

SINTOMAS E CAUSAS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NOS PÉS

FASCITE PLANTAR

A fascite é uma inflamação que afeta a fáscia plantar, um tecido que cobre os músculos da sola do pé desde o calcanhar até os dedos.

Esse problema é causado pelo uso excessivo da fáscia ou tensão sobre ela decorrente de anomalias nos pés, obesidade, idade avançada e calçados inadequados.

Alguns dos seus sintomas são dor, sensação de queimação e rigidez nos pés:

• pela manhã ou ao acordar;

• após permanecer muito tempo em pé;

• ao subir escadas;

• durante a prática de atividades físicas.

JOANETE

O joanete é uma deformação que afeta o osso na base do dedão do pé. A articulação cresce de forma exagerada se projetando para fora e mostrando- se mais saliente. A principal causa desse problema é o uso de sapatos inadequados, sendo que os seus sintomas característicos são:

• ressalto do osso na base do dedão;

• pele avermelhada;

• sensibilidade no local;

• inchaço;

• dor.

(14)

RACHADURAS

As rachaduras nos pés não são uma doença, mas uma manifestação que ocorre quando eles sofrem agressões como desidratação, excesso de calor, esforço ou peso. Além de prejudicarem a estética da pele, podem apresentar cortes e favorecer o surgimento de outras patologias. Os sintomas desse problema são:

• pele esbranquiçada e áspera;

• fissuras na pele;

• cortes profundos com possível sangramento.

(15)

15

SINTOMAS E CAUSAS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NOS PÉS

PÉ DE ATLETA

Também conhecido como frieira, o pé de atleta é um tipo de micose causada por um fungo do gênero Trichophyton. É muito comum entre pessoas do sexo masculino e se manifesta principalmente pelo uso de meias ou calçados úmidos. Essa infecção é contagiosa e transmitida por meio de toalhas, cortadores de unhas, sapatos e superfícies contaminadas. Seus sintomas são:

• descamações na pele;

• rachaduras;

• coceira;

• pele avermelhada;

• sensação de queimação.

ESPORÃO

O esporão é um depósito de cálcio que forma uma saliência na base do osso do calcanhar.

Essa calcificação é mais comum em pessoas com pés cavos ou planos, mas também se forma em decorrência do excesso de peso, permanecer durante muito tempo com salto alto ou correndo, além da utilização de calçados inadequados. Seus principais sintomas são:

• dor, como se fosse uma agulhada, em especial ao andar;

• limitação de movimentos, principalmente de manhã.

(16)

ONICOCRIPTOSE

Esse é o termo técnico que denomina um problema muito conhecido: a unha encravada. Consiste no crescimento da borda das unhas, que atinge outras estruturas do dedo, causando ferimentos.

Ela pode ser uma anatomia natural da pessoa, mas também decorrente de

calçados inadequados e até mesmo do corte incorreto das unhas. Seus sintomas são:

• dor;

• dificuldade para apoiar o pé no chão;

• deformações nas unhas;

• cortes na pele próxima à unha.

(17)

17

SINTOMAS E CAUSAS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS NOS PÉS

Além de todos esses problemas, os pés também podem ser afetados por:

• outros tipos de micoses;

• onicofose;

• calo (hiperqueratose);

• bromidrose (chulé);

• verruga plantar;

• transpiração excessiva;

• espessamento das unhas, entre outros.

Por isso, é muito importante adotar medidas preventivas para evitar que essas manifestações ocorram. A seguir deixamos algumas dicas do que você pode fazer para cuidar bem dos seus pés e mantê-los saudáveis.

(18)

DAS DOENÇAS

(19)

19

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS

N

ossos pés também envelhecem, por isso é natural que, com o passar do tempo, suas características se alterem e eles se mostrem mais suscetíveis a problemas e doenças. Sendo assim, os cuidados são essenciais durante toda a vida, mas merecem ainda mais atenção conforme a idade avança. Confira o que você pode fazer para manter os seus pés saudáveis.

HIGIENE

A higiene é uma das principais medidas para fazer a prevenção de doenças nos pés. É fundamental que eles estejam sempre limpos e secos a fim de impedir a proliferação de micro-organismos.

Os calçados devem ser muito bem cuidados, assim como as meias, que também precisam estar limpas e sempre secas. É muito importante evitar caminhar descalço em locais com higiene comprometida para prevenir a contaminação da pele e das unhas.

(20)

• solado;

• flexibilidade;

• leveza;

• possibilidade de regulagem.

Uma boa opção são os calçados ortopédicos, porque eles são desenvolvidos para se encaixarem nos

pés de uma maneira confortável e segura. Além de sua forma ser especial, são confeccionados com materiais que permitem o pé respirar, amortecem os impactos e dão mais estabilidade aos passos.

Não se esqueça de que para cada atividade a ser desenvolvida é importante utilizar o calçado mais adequado. Por isso, outro fator a ser considerado é a ocasião em que o modelo será usado, para escolher aquele ideal e evitar lesões.

CALÇADOS ADEQUADOS

Como você pôde ver no capítulo 3, diversos problemas que acometem os pés são causados pelo uso de sapatos inadequados. Então, é essencial conhecer o seu tipo de pé e também de pisada, a fim de escolher os calçados mais adequados para atender às suas necessidades.

Algumas características e detalhes importantes que devem ser observados na hora de escolher um novo modelo são:

• tipo de material;

• largura;

• amortecimento;

• acabamento;

(21)

21

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS

• manter as unhas bem aparadas;

• evitar tirar a cutícula das unhas;

• preferir não compartilhar objetos pessoais;

• optar por calçados que deixam a pele respirar;

• adquirir modelos de calçados específicos para o seu tipo de pé e pisada.

HÁBITOS E CUIDADOS

Você também pode adotar alguns cuidados no dia a dia e adequar os seus hábitos para fazer a prevenção de doenças nos pés. Algumas medidas que podem ser incorporadas na rotina são:

• lavar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;

• secar corretamente a pele em todas as suas áreas;

• trocar com frequência a toalha de banho;

• usar hidratante para os pés;

• aplicar um antitranspirante antes de usar calçados fechados;

• preferir meias de algodão;

(22)
(23)

23

TRATAMENTOS

A

lém da prevenção, também existem tratamentos para os problemas que afetam os pés. Eles incluem terapias mais abrangentes, que tratam esses membros de uma forma completa, mas também podem ser

técnicas específicas, que tratam exclusivamente um determinado problema. A seguir listamos algumas abordagens que ajudam a equilibrar a saúde dos pés.

CALÇADOS ORTOPÉDICOS

Calçados ortopédicos têm a finalidade de dar estabilidade para os passos, corrigindo características que influenciam negativamente neles. Também dão maior conforto e reduzem o impacto nas articulações, favorecendo, inclusive, a circulação sanguínea. São utilizados para tratar determinadas condições que afetam os pés ou minimizar seus sintomas.

TERAPIAS CASEIRAS

As terapias caseiras para tratar problemas nos pés incluem a aplicação de óleos hidratantes e relaxantes, sessões de escalda-pés, hidratações, entre outras opções que ajudam a aliviar a tensão, melhorar a circulação sanguínea e linfática e tratar a pele.

TÉCNICAS ESTÉTICAS

Procedimentos estéticos também ajudam a tratar problemas nos pés, afinal, rachaduras, calosidades e unhas encravadas, por exemplo, são minimizados por meio dessas técnicas. Elas mantêm as unhas no comprimento e formato corretos, eliminam o excesso de pele morta e corrigem pequenas imperfeições que poderiam desencadear grandes problemas.

(24)

ABORDAGENS ESPECÍFICAS

Quando os problemas são mais específicos, como no caso de uma fascite plantar, é preciso consultar um especialista para que ele indique o melhor tratamento. Condições como essa exigem atenção especial ou a adoção de mais de um método para eliminar o problema. Por isso, sintomas incômodos devem ser investigados por profissionais.

MASSAGENS

Massagear os pés é uma excelente alternativa para aliviar a tensão muscular, ativar a circulação sanguínea, favorecer a oxigenação e nutrição das células, além de cuidar das articulações. É possível fazer as sessões em casa com óleos ou cremes hidratantes, ou recorrer a profissionais no assunto para alcançar resultados ainda melhores.

(25)

CONCLUSÃO

(26)

N

ão é difícil cuidar bem dos pés, o problema é que muitas vezes esquecemos que eles também precisam disso, já que realizam um grande esforço diariamente. Mas, quando começamos a incorporar as medidas preventivas em nossos hábitos rotineiros, esses cuidados se tornam automáticos.

Adquira o costume de observar os seus pés e as características que eles têm, a fim de notar alguma alteração quando ela acontecer. Mas não se esqueça de que sintomas incômodos precisam ser avaliados por um especialista.

Por isso, se você tiver suspeita de algum problema, procure um médico ou fisioterapeuta, para que ele possa avaliar o seu caso e indicar o que deve ser feito para devolver a saúde aos seus pés. Porém, muito depende de você, então, cuide bem desse membro tão importante e que recebe tão pouca atenção.

(27)

rockcontent.com INTRODUÇÃO

SOBRE A DOCTOR SHOES

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de calçados, a Doctor Shoes comercializa sapatos masculinos e femininos duráveis, de excelente qualidade e confeccionados em couro 100% legítimo de origem italiana.

Situada em Franca, SP, capital brasileira do calçado, a

fabricante proporciona saúde e bem-estar aos seus clientes, afinal, além de seus itens serem produzidos com muito estilo e bom gosto, a marca ainda preza pelo extremo conforto para o seu caminhar.

Seus calçados têm tecnologia Antistaffa, que evita lesões e atritos, e, por isso, são recomendados para pessoas que tem pés sensíveis e necessitam de cuidados especiais. Na Doctor Shoes, é possível adquirir chinelos, sandálias, sapatos sociais, acessórios e produtos ortopédicos, todos produzidos por quem mais entende do assunto!

Referências

Documentos relacionados

Se não tiver o Medicare Parte B ou outro seguro, você será imunizado gratuitamente Preencha o questionário de triagem no verso do formulário de administração da vacina Se

Nós tendemos a acreditar que por ter menos vagas, é mais con- corrido entrar como OPTANTE no ITA, porém, mesmo em núme- ro sendo “mais concorrido”, na prática, a nota que

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o momento ideal para fazer um intercâmbio, como escolher o destino e o programa mais adequado aos seus objetivos.. Boa leitura e

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

para o desfecho combinado de ECAM, observou-se que a análise do gráfico Funnel Plot, os testes de Egger e Trim and Fill e os cálculos da meta-análise cumulativa por

Com o outsourcing de TI, a empresa não precisa se preocupar com esse aspecto, pois sua parceira cuida de tudo para oferecer tecnologia de ponta para os seus clientes... VANTAGENS