• Nenhum resultado encontrado

Honrar a Deus é Honrar a Sua Palavra

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Honrar a Deus é Honrar a Sua Palavra"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Honrar a Deus é Honrar a Sua Palavra

Por Silvio Dutra

Abr/2019

(2)

2

A474

Alves, Silvio Dutra

Honrar a Deus é honrar a sua Palavra / Silvio Dutra Alves

Silvio Dutra Alves – Rio de Janeiro, 2019.

28p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Vida Cristã. 3. Alves, Silvio Dutra.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

A salvação é segundo a graça de Jesus e por meio da fé nele, todavia, não se deve julgar que isto seja para o propósito de fazermos aquilo que seja da nossa própria vontade, sem levar em conta, antes de tudo qual seja a vontade de Deus revelada em Sua Palavra.

Somos salvos para honrar, amar e guardar a Palavra de Deus, assim como foi o propósito de Jesus ao ter vindo a este mundo e morrer em nosso lugar para que isto pudesse ser cumprido, e que em sua morte a justiça de Deus e a honra da Sua Lei fossem vindicadas por Sua perfeita obediência na vida e na morte.

Em todo o tempo, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, esta grande verdade de que Deus preza a Sua Palavra mais do que tudo, é sempre colocada em primeiro plano, e numa perspectiva de tal ordem que sejamos plenamente instruídos de que somos salvos para viver em santidade de vida, e rumo àquela perfeição gloriosa em obedecermos em tudo ao Senhor quando formos transportados desta Terra para o céu.

O que teria o mandamento dado a Adão no princípio com o fato de Deus ter pedido a Abraão

(4)

4

que lhe oferecesse o seu filho Isaque em sacrifício cruento?

A dimensão da prova era diferente para ambos, pois do primeiro não fora exigido algo tão penoso quanto a Abraão, mas por detrás de ambos mandamentos subjazia o mesmo princípio relativo ao propósito de Deus de nos ensinar que a Sua Palavra deve ser obedecida em todas as circunstâncias. O nosso amor a Ele é comprovado por nossa obediência prática aos Seus mandamentos.

Isto demandará que renunciemos à nossa própria vontade para que seja feita a dEle, e ao fazermos esta escolha, veremos que a dEle é melhor que a nossa, e passa a ser também a nossa vontade.

A harmonia em todo o universo exige isto.

Imagine se fosse dado aos seres inanimados fazerem o que bem pretendessem? De igual modo, os seres morais só podem estar harmonizados quando manifestam perfeita obediência à Palavra do Senhor.

Abraão manifestou a sinceridade do seu amor ao Senhor em tudo o que se dispôs a obedecer- Lhe, até mesmo naquelas coisas que eram contra a razão e a própria natureza, como no

(5)

5

caso de ter sido chamado a crer que teria um filho em sua idade muito avançada, bem como a de sua esposa Sara, e depois ter-lhe sido ordenado sacrificar o seu próprio filho. Mas na obediência voluntária e amorosa e temerosa ao Senhor provou para si mesmo que seu amor a Ele era maior do que a tudo mais.

De igual modo deve ser visto em todo aquele que é filho de Deus, pela mesma fé que habitou em Abraão, o mesmo amor e temor e obediência total ao Senhor.

Jesus se refere a isto de modo muito direto dizendo que devemos amá-lo a ponto de estar dispostos a perder a própria vida por amor a Ele, e também que este amor deve ser de tal ordem que caso haja necessidade de aborrecer pai, mãe, filho ou a qualquer pessoa que muito estimemos, isto deve ser feito, quando necessário para sermos achados em obediência à Palavra de Deus.

Sem isso, não pode haver qualquer forma de relacionamento em comunhão entre o filho e seu Pai celestial. Não pode haver qualquer forma de uso por Deus para que se dê testemunho da em Sua Palavra, especialmente quanto ao sentido de que o amor e a fé nEle superam até mesmo o medo da

(6)

6

própria morte, porque a graça que é recebida pela fé, por aqueles que de tal modo confiam no Senhor, é suficiente para lhes dar a vitória sobre todas as circunstâncias. Nisto Deus é glorificado em revelar ao mundo através deles que é inteiramente fiel em cumprir todo o bem que prometeu fazer aos que Lhe amam e obedecem.

Nunca devemos esquecer esta verdade central de que Deus preza e honra a Sua Palavra mais do que a tudo. Ele sempre vela sobre ela para a cumprir e jamais permitirá que volte para Ele vazia, pois nisto está envolvida a Sua própria honra divina.

Por que muitos são sujeitados a uma condenação e sofrimento eternos? Somente por serem pecadores? A resposta é não. Isto é apenas uma parte da verdade, pois o real motivo é a incredulidade, é não crer em Cristo como sendo poderoso para nos perdoar os pecados e nos tornar aceitáveis para Deus.

Por meio da fé em Jesus somos transformados e passamos a ter uma nova natureza que nos permitirá estar habilitados a viver do modo santo e justo que Deus exige de nós, conforme revelado em Sua Palavra.

(7)

7

Por isso se afirma na Escritura que aquele que não ama a Jesus seja Anátema, Maranata!

Destacamos a seguir algumas passagens das Escrituras nas quais o próprio Deus expressa de forma clara e direta o quanto honra a Sua Palavra, e que exige portanto, que todas as criaturas morais, sejam anjos ou homens, se empenhem em cumpri-la perfeitamente, pela concessão da Sua graça, que nos é concedida quando nos dispomos para fazê-lo. Afinal, foi para isto que nos criou, a saber, para fazer a Sua vontade de modo perfeito, quer seja na Terra, quer seja no céu.

Enquanto neste mundo, o caráter da nossa obediência é evangélico, ou seja, dependemos da misericórdia e longanimidade de Deus, através do que Jesus conquistou para nós, para que sejamos aceitos a par das muitas fraquezas que ainda carregamos na carne.

Mas, odiando o pecado, e amando a justiça, somos bem-aventurados, pois nos é feita a promessa de sermos saciados por meio da total suficiência que há na plenitude de Cristo para atender todas as nossas necessidades para que o propósito divino seja cumprido em nós.

(8)

8

“2 Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser;

3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei;

porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.

4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras.

Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra;

5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.

6 Isaque, pois, ficou em Gerar.” (Gênesis 26.2-6).

“23 Disse o SENHOR a Moisés e a Arão no monte Hor, nos confins da terra de Edom:

24 Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que dei aos filhos de Israel, pois fostes rebeldes à minha palavra, nas águas de Meribá.” (Números 20.23,24).

“10 Não te esqueças do dia em que estiveste perante o SENHOR, teu Deus, em Horebe, quando o SENHOR me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que

(9)

9

aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos.”

(Deuteronômio 4.10).

“1 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, e todos os dias guardarás os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos.” (Deuteronômio 11.1).

“18 Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos.

19 Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.”

(Deuteronômio 11.18,19).

“17 Então, o SENHOR me disse: Falaram bem aquilo que disseram.

18 Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

19 De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.” (Deuteronômio 17.18-19).

(10)

10

“10 Então, veio a palavra do SENHOR a Samuel, dizendo:

11 Arrependo-me de haver constituído Saul rei, porquanto deixou de me seguir e não executou as minhas palavras. Então, Samuel se contristou e toda a noite clamou ao SENHOR.” (I Samuel 15.10,11).

“11 Então, veio a palavra do SENHOR a Salomão, dizendo:

12 Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e executares os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, cumprirei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai.” (I Reis 6.11,12).

“22 Até quando, ó néscios, amareis a necedade?

E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?

23 Atentai para a minha repreensão; eis que derramarei copiosamente para vós outros o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

24 Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a mão, e não houve quem atendesse;

(11)

11

25 antes, rejeitastes todo o meu conselho e não quisestes a minha repreensão;

26 também eu me rirei na vossa desventura, e, em vindo o vosso terror, eu zombarei,

27 em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.

28 Então, me invocarão, mas eu não responderei; procurar-me-ão, porém não me hão de achar.

29 Porquanto aborreceram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR;

30 não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão.

31 Portanto, comerão do fruto do seu procedimento e dos seus próprios conselhos se fartarão.

32 Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.

33 Mas o que me der ouvidos habitará seguro, tranquilo e sem temor do mal.” (Provérbios 1.22- 33).

(12)

12

“1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, 3 e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz,

4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,

5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.

6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.

7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade,

8 guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos.

9 Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas.

10 Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma.

(13)

13

11 O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará;

12 para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas;” (Provérbios 2.11,12).

“10 Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.

11 No caminho da sabedoria, te ensinei e pelas veredas da retidão te fiz andar.

12 Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás.

13 Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.

14 Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus.

15 Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo;” (Provérbios 4.10-15).

“20 Filho meu, atenta para as minhas palavras;

aos meus ensinamentos inclina os ouvidos.

21 Não os deixes apartar-se dos teus olhos;

guarda-os no mais íntimo do teu coração.

(14)

14

22 Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

24 Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.

25 Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti.

26 Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos.

27 Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” (Provérbios 4.20-27).

“1 Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos.

2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.

3 Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” (Provérbios 7.1-3).

(15)

15

“22 Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.

23 Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua.” (Isaías 45.22,23).

“15 Pois eu sou o SENHOR, teu Deus, que agito o mar, de modo que bramem as suas ondas – o SENHOR dos Exércitos é o meu nome.

16 Ponho as minhas palavras na tua boca e te protejo com a sombra da minha mão, para que eu estenda novos céus, funde nova terra e diga a Sião: Tu és o meu povo.” (Isaías 51.15,16).

“10 Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,

11 assim será a palavra que sair da minha boca:

não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

(Isaías 55.10,11).

“20 Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o SENHOR.

(16)

16

21 Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se apartarão dela, nem da de teus filhos, nem da dos filhos de teus filhos, não se apartarão desde agora e para todo o sempre, diz o SENHOR.” (Isaías 59.20,21).

“1 Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?

2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.” (Isaías 66.1,2).

“6 Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança.

7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.

8 Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.

(17)

17

9 Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras.” (Jeremias 1.6-9).

“11 Veio ainda a palavra do SENHOR, dizendo:

Que vês tu, Jeremias? Respondi: vejo uma vara de amendoeira.

12 Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”

(Jeremias 1.11,12).

“14 Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus dos Exércitos: Visto que proferiram eles tais palavras, eis que converterei em fogo as minhas palavras na tua boca e a este povo, em lenha, e eles serão consumidos.” (Jeremias 5.14).

“10 Tornaram às maldades de seus primeiros pais, que recusaram ouvir as minhas palavras;

andaram eles após outros deuses para os servir;

a casa de Israel e a casa de Judá violaram a minha aliança, que eu fizera com seus pais.

11 Portanto, assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar;

clamarão a mim, porém não os ouvirei.”

(Jeremias 11.10,11).

“10 Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a

(18)

18

dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta.

11 Porque, como o cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e nome, e louvor, e glória; mas não deram ouvidos.”

(Jeremias 13.10,11).

“15 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade e sobre todas as suas vilas todo o mal que pronunciei contra ela, porque endureceram a cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.” (Jeremias 19.15).

“28 O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? – diz o SENHOR.

29 Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?

30 Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro.

(19)

19

31 Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse.” (Jeremias 23.28-31).

“7 Todavia, não me destes ouvidos, diz o SENHOR, mas me provocastes à ira com as obras de vossas mãos, para o vosso próprio mal.

8 Portanto, assim diz o SENHOR dos Exércitos:

Visto que não escutastes as minhas palavras,”

(Jeremias 25.7,8).

“18 Persegui-los-ei com a espada, a fome e a peste; fá-los-ei um espetáculo horrendo para todos os reinos da terra; e os porei por objeto de espanto, e de assobio, e de opróbrio entre todas as nações para onde os tiver arrojado;

19 porque não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, com as quais, começando de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas; mas vós não os escutastes, diz o SENHOR.

20 Vós, pois, ouvi a palavra do SENHOR, todos os do exílio que enviei de Jerusalém para a Babilônia.” (Jeremias 29.18-20).

“12 Então, veio a palavra do SENHOR a Jeremias, dizendo:

(20)

20

13 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Vai e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Acaso, nunca aceitareis a minha advertência para obedecerdes às minhas palavras? – diz o SENHOR.” (Jeremias 35.12,13).

“27 Eis que velarei sobre eles para mal e não para bem; todos os homens de Judá que estão na terra do Egito serão consumidos à espada e à fome, até que se acabem de todo.

28 Os que escaparem da espada tornarão da terra do Egito à terra de Judá, poucos em número; e todos os restantes de Judá que vieram à terra do Egito para morar saberão se subsistirá a minha palavra ou a sua.

29 Isto vos será sinal de que eu vos castigarei neste lugar, diz o SENHOR, para que saibais que certamente subsistirão as minhas palavras contra vós outros para mal.” (Jeremias 44.27-29).

“6 Tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras, ainda que haja sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões; não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde.

(21)

21

7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes.”

(Ezequiel 2.6,7).

“10 Ainda me disse mais: Filho do homem, mete no coração todas as minhas palavras que te hei de falar e ouve-as com os teus ouvidos.

11 Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e, quer ouçam quer deixem de ouvir, fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus.

12 Levantou-me o Espírito, e ouvi por detrás de mim uma voz de grande estrondo, que, levantando-se do seu lugar, dizia: Bendita seja a glória do SENHOR.” (Ezequiel 3.10,12).

“26 Veio-me ainda a palavra do SENHOR, dizendo:

27 Filho do homem, eis que os da casa de Israel dizem: A visão que tem este é para muitos dias, e ele profetiza de tempos que estão mui longe.

28 Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Não será retardada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá, diz o SENHOR Deus.” (Ezequiel 12.26-28).

“7 Tais coisas anunciadas não alcançarão a casa de Jacó. Está irritado o Espírito do SENHOR? São

(22)

22

estas as suas obras? Sim, as minhas palavras fazem o bem ao que anda retamente;” (Miqueias 2.7).

“35 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.” (Mateus 24.35).

“38 Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos.” (Marcos 8.38).

“21 Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer.

22 E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento,

23 a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.” (João 5.21-24)

(23)

23

“24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;”

(João 7.24-26).

“31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31-32).

“37 Bem sei que sois descendência de Abraão;

contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós.” (João 8.37).

“43 Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.

(24)

24

44 Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.

45 Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.

46 Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes?

47 Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” (João 8.43-47).

“51 Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.

52 Disseram-lhe os judeus: Agora, estamos certos de que tens demônio. Abraão morreu, e também os profetas, e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, não provará a morte, eternamente.” (João 8.51,52).

“47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.

(25)

25

48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

49 Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar.” (João 12.47-49).

“23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.” (João 14.23,24).

“7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.

8 Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.

9 Como o Pai me amou, também eu vos amei;

permanecei no meu amor.

10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como

(26)

26

também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.

11 Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.

12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15.7- 12).

“8 Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

9 Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.

10 Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.” (Apocalipse 3.8-10).

Muitas outras passagens das Escrituras relativas ao mesmo assunto poderiam ser citadas, mas estas são mais do que suficientes

(27)

27

para o nosso propósito de demonstrar que de fato é somente possível honrar a Deus quando se honra a Sua Palavra, não amando-a de boca, ou admirando-a de longe, mas aplicando-a ao coração, à vida, e negando a nós mesmos para que não a nossa, mas a vontade de Deus seja feita em todas as circunstâncias e sempre.

Jesus Cristo é o Logos, o Verbo, a Palavra viva.

Por isso quem não honra o Filho não pode honrar o Pai. Tudo o que Ele nos ensinou para ser guardado por nós, deve receber não apenas a honra de ser reconhecido como sendo verdadeiro, mas praticado, pois não há outra forma de manifestarmos uma verdadeira fé no Senhor, a não ser pela prática real dos Seus mandamentos.

Somente aqueles em quem a Palavra de Cristo é cumprida têm a vida eterna, porque pela prática da Palavra evidenciam para si mesmos que se encontram ligados pela graça e mediante a fé Àquele que é a fonte da própria vida eterna.

Pela palavra Deus criou o universo. Ele disse faça-se e se fez. Ele continua realizando neste momento não mais uma nova criação material, mas espiritual, através daqueles que são nascidos de novo pelo Espírito Santo.

(28)

28

Jesus morreu por eles e carregou na cruz os seus pecados para que em crendo nEle sejam considerados justificados por Deus, por cujo sacrifício de Jesus, Sua justiça foi perfeitamente vindicada.

Sendo justificados foram habilitados a serem regenerados e santificados pelo Espírito Santo.

São agora novas criaturas em Jesus, e as coisas antigas são passadas aos olhos de Deus, para que vivam em novidade de vida perante Ele.

Não há outra forma de honrarmos a Palavra de Deus. Somente vivendo na graça e pela fé podemos receber o poder necessário para cumpri-la.

Isto está ensinado abundantemente tanto nas Escrituras quanto na nossa própria experiência real diária. Quem não vive na graça, andando no Espírito, em comunhão com o Senhor, não pode ter vitória sobre a carne, e assim, em vez de cumprir os mandamentos de Deus, há de transgredi-los, e nisto o estará desonrando.

Referências

Documentos relacionados

As alterações introduzidas no regime das PPPs pelo DL 141/2006 têm aplicação imediata a todos os procedimentos de PPPs, ainda que já se tenha iniciado o estudo e preparação

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O uso contínuo de cocaína pode levar o cocainômano (viciado em cocaína) a ter efeitos físicos crônicos (distúrbios cardíacos, respiratórios/nasais e gastrointestinais) e psíquicos

Profess ores do Grupo 420 das turmas envolvi das 10º ano do Curso das Línguas e Humanidades (10º 4 e 5) (45 alunos) Final do 2º Período (março) Nota: depende

Os candidatos deverão enviar para o e-mail que será divulgado no dia do Resultado da etapa de Dinâmica de Grupo, as cópias dos comprovantes de escolaridade e experiência

2 - Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos estilos arquiteturais mais importantes para a

Esta imagem generalizada da agricultura familiar está longe de corresponder à realidade, pois atualmente é cada vez mais comum os pequenos e médios agricultores buscarem