• Nenhum resultado encontrado

PEDAGOGIA NA VEIA CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: EPISÓDIO 11

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PEDAGOGIA NA VEIA CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: EPISÓDIO 11"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PEDAGOGIA NA VEIA

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS: EPISÓDIO 11

Questão 01

Com base na Resolução 01/2018 (CEDF) e suas alterações, as quais estabelecem nor- mas para a Educação Básica no sistema de ensino do DF, leia as afirmativas abaixo e julgue os itens.

1. A Proposta Pedagógica deve prever projetos interdisciplinares desenvolvidos de modo dinâmico, criativo e flexível, em articulação com a comunidade na qual a instituição está inserida, de modo a assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes com- ponentes curriculares e eixos temáticos.

2. Os currículos do ensino médio são compostos por formação geral básica e itinerário for- mativo, indissociavelmente.

3. A Base Nacional Comum Curricular, no Ensino Médio, está organizada em campos de experiências, que favorecem a comunicação entre os saberes dos diferentes componen- tes curriculares.

4. É obrigatória a oferta de língua estrangeira moderna, podendo a instituição educacional ofertar outras línguas estrangeiras, preferencialmente, a Língua Inglesa.

5. É obrigatório estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia na Edu- cação Básica.

Questão 02

De acordo com o Regimento da Rede Pública de Ensino do DF, leia as afirmativas abaixo e julgue os itens.

6. Promover a revista individual dos bens de estudante matriculado e em contexto de apren- dizagem, nos casos de fundados indícios de infrações penais ou de atos infracionais pre- vistos na legislação, devendo, quando necessário, solicitar o apoio policial é uma das obrigações e responsabilidades do Diretor e do Vice-Diretor.

7. O Orientador Educacional, em articulação com os demais profissionais da equipe ges- tora, será responsável pela supervisão pedagógica, administrativa e financeira da uni- dade escolar em consonância com as deliberações do Conselho Escolar, respeitadas as disposições legais.

(2)

8. Dentre as atribuições do Supervisor, tem-se a de acompanhar o cumprimento do Calen- dário Escolar, bem como o cumprimento da carga horária estabelecida na Matriz Curri- cular aprovada pelo Conselho de Educação do Distrito Federal – CEDF.

9. À Secretaria Escolar, em articulação com os demais profissionais da equipe gestora, compete o planejamento e a execução de atividades de escrituração escolar, de arquivo, de expediente e de atendimento a estudantes, a professores, às famílias e/ou responsá- veis legais em assuntos relativos à sua área de atuação.

10. A proposta pedagógica é o registro sistemático dos fatos relativos à vida escolar do estu- dante, de forma a assegurar, a qualquer tempo, a verificação da identidade, da autenti- cidade de sua vida escolar e da regularidade de seus estudos, bem como do funciona- mento da unidade escolar.

Questão 03

(INSTITUTO EXCELÊNCIA/PROFESSOR/PREF. JUÍNA/MT/2017)

De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Art. 3º):

A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se nos seguintes princípios: Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os princípios:

a. I - dignidade humana; II - igualdade de direitos; III - reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades; IV - laicidade do Estado; V - democracia na educação;

VI - transversalidade, vivência e globalidade. ; e VII - sustentabilidade socioambiental.

b. I - dignidade humana; II - igualdade de direitos; III - promoção; IV - proteção; V - defesa e aplicação na vida cotidiana; VI - transversalidade, vivência e globalidade; e VII - sus- tentabilidade socioambiental.

c. I - dignidade humana; II - inclusão social; III - organização social e cultural; IV - for- mação para a vida cidadã; V - transversalidade e convivência; VI - responsabilidades individuais e coletivas; e VII - sustentabilidade socioambiental.

d. Nenhuma das alternativas.

Questão 04

(INSTITUTO EXCELÊNCIA/PROFESSOR/PREF. JUÍNA/MT/2017)

Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos complete com a alternativa CORRETA o Art.2º.

A Educação em Direitos Humanos, um dos eixos fundamentais do direito à educação, refere-se ao uso de concepções e práticas educativas fundadas nos Direitos Humanos e em seus processos de:

(3)

a. formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, cultural e político.

b. apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local.

c. promoção, proteção, defesa e aplicação na vida cotidiana e cidadã de sujeitos de direi- tos e de responsabilidades individuais e coletivas.

d. Nenhuma das alternativas.

Questão 05

(INSTITUTO EXCELÊNCIA/PROFESSOR/PREF. JUÍNA/MT/2017)

A estrutura básica de um Projeto Político Pedagógico compreende os seguintes compo- nentes. Analise as afirmativas sobre esses componentes:

I – Marco Referencial: Representa um conjunto dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que têm em relação à aprendizagem dos alunos.

II – Marco Operacional: Caracterização da escola e da comunidade escolar.

III – Marco Conceitual: Corresponde à definição dos pressupostos e à fundamentação teó- rica que nortearão o trabalho pedagógico da escola.

IV – Marco Situacional: Ações a serem desenvolvidas.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a. I, III, IV.

b. I, III.

c. II, III, IV.

d. Nenhuma das alternativas.

Questão 06

(MÁXIMA AUDITORES/PROFESSOR/PREF. DE SANTO ANTÔNIO DO GRAMA/MG – 2017/COM ADAPTAÇÕES)

Para DELORS, Jacques: Em nossa sociedade atual, pensar-se na educação ao longo da vida e para a vida, numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a pri- vilegiar o acesso ao conhecimento, em detrimento de outras formas de aprendizagem, importa conceber a educação como um todo. Esta perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar as reformas educativas, tanto em nível da elaboração de programas como da definição de novas políticas pedagógicas. Esta linha de pensamento, a educação ao lon-

(4)

Questão 07

(FCC/PEDAGOGO/TJ/AP/2009)

Enquanto a prática bancária (...) implica numa espécie de anestesia, inibindo o poder criador dos educandos, a educação problematizadora, de caráter autenticamente refle- xivo, implica num constante ato de desvelamento da realidade. Reconhecer diferentes linhas de educação nesta concepção é fundamental para desenvolver uma prática que possibilite ao educando a:

a. imersão na própria cultura.

b. reprodução dos valores universais.

c. inclusão multicultural.

d. inserção crítica na realidade.

e. superação do ensino conteudista.

Questão 08

(FCC/PEDAGOGO/TJ/PE/2007)

Na prática, o planejamento ainda tem-se reduzido à atividade em que se preenche um formulário (...) É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves coloca- dos pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para se registrar os “objetivos, conteúdos, estraté- gias e avaliação”. O texto acima faz uma análise crítica a uma tendência:

a. tecnicista, em que se concebe o planejamento como ação mecânica e burocrática.

b. tradicional de planejamento, onde o especialista é o responsável por esta ação.

c. conservadora de planejamento, em que se exige a presença dos objetivos do projeto.

d. liberal, em que se desconsidera a necessidade do item “avaliação”, no planejamento.

e. progressista, em que os membros de um grupo têm direito à participação.

Questão 09

(FUNDAÇÃO CEFETMINAS - TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – IF SU- DESTE/MG – 2019)

Segundo Libâneo (2013), no planejamento do trabalho pedagógico vários elementos devem ser considerados. Entre estes, estão os conteúdos de ensino. Geralmente, são organizados em matérias de ensino e dinamizados pela articulação objetivos-conteúdos- -métodos, nos modos de operacionalizar o ensino e nas condições reais em que ocorre o processo de ensino. Em uma pedagogia crítica, os conteúdos são caminhos para a formação dos alunos com conhecimento crítico da realidade. Avalie as afirmações sobre como agir em uma pedagogia crítico-social, com os conteúdos a ensinar.

(5)

I – Viabilizar a aquisição de conhecimentos que elevem o grau de compreensão da reali- dade expressa nos conteúdos.

II – Vincular o conhecimento a objetivos socialmente determinados e a interesses concre- tos, aos quais estão implicadas as tarefas da educação escolar.

III – Fazer o tratamento metodológico dos conteúdos, considerando que as características dos objetos de estudo estão impregnadas de significações humanas e sociais.

IV – Empregar o método científico no estudo das matérias de ensino, pois a neutrali- dade científica vai além das aparências dos fatos, dos fenômenos da natureza e da sociedade.

Está correto apenas o que se afirma em:

a. I e II.

b. I e III.

c. III e IV.

d. I, II e III.

e. II, III e IV.

Questão 10

(FUNDAÇÃO CEFETMINAS - TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS – IF SU- DESTE/MG – 2019)

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, em seus Artigos 4º e 4º- A., trata do dever do Estado com a educação escolar pública. Avalie as afirmações sobre o dever do Estado quanto à educação escolar pública.

I – Possibilitar acesso público e gratuito aos ensinos fundamental e médio para todos os que não os concluíram na idade própria.

II – Garantir atendimento educacional especializado a todos os alunos da educação básica que têm problemas de saúde por tempo prolongado.

III – Ofertar educação escolar regular para jovens e adultos.

IV – Oferecer educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 15 (quinze) anos.

Está correto apenas o que se afirma em:

a. I e II.

b. I e III.

c. III e IV.

d. I, II e IV.

Referências

Documentos relacionados

Após a obtenção do antissoro policlonal dirigido a proteína heteróloga recombinante rTrAK, foram realizados testes de reconhecimento por Western Blot, para que através

Embora sejam considerados não patogênicos, estes parasitas possuem uma patogenicidade potencial em vacas prenhes e animais com infecções concomitantes com outros

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

candidaturas: as candidaturas devem ser efetuadas nos 10 dias úteis a contar a partir da data da presente publicação, em suporte de papel através do preenchimento de formulário

Mesmo com a maioria dos centenários apresentando elevado percepção qualidade de vida, viu-se que o nível de atividade física e a média de número passo/dia, foram inferiores

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

a) Nas operações de Cash Advance a crédito, incide uma taxa de 3,95% sobre o montante pedido (máximo 1.000€ de 4 em 4 dias nos levantamentos em ATM’s), acrescida de 2,90€

Para aguçar seu intelecto, para tomar-se mais observador, para aperfeiçoar-se no poder de concentração de espí­ rito, para obrigar-se â atençOo, para desenvolver o espírito