• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM. Áreas de Concentração:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM. Áreas de Concentração:"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE LINGUAGENS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM Áreas de Concentração:

Estudos Linguísticos e Estudos Literários CUIABÁ-MT

PROCESSO SELETIVO 2017 MESTRADO

(Publicado em 18/08/2016)

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (recomendado pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES, de 10/12/2002, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE/UFMT – Res. nº 014, de 17/02/2003), comunica a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2017.

I. INSCRIÇÕES

1. As inscrições deverão ser feitas presencialmente ou mediante procuração na Secretaria da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, sala 42, 2º andar, Instituto de Linguagens, UFMT – Cuiabá/MT, no período de 17 a 28 de outubro de 2016, das 14h00 às 17h00 (horário de Mato Grosso), exceto nos finais de semana e feriados. As inscrições poderão ser

(2)

efetuadas também pelo correio, via sedex, até a data de 21 de outubro de 2016, no endereço:

Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Linguagem

Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem - 2º piso, sala 42, Av. Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Bairro: Boa Esperança

CEP: 78.060-900 – Cuiabá-MT

Atenção: O candidato que realizar a inscrição por correspondência deverá entrar em contato com a secretaria do Programa, pelo e-mail secretariameel@hotmail.com, ou pelos telefones (65)3615-8418, para confirmar se os documentos chegaram à secretaria.

2 . Documentação exigida

Todas as cópias devem ser apresentadas autenticadas por cartório ou com os originais para autenticação administrativa por servidor público identificado com número do SIAPE. A secretaria não oferecerá cópias dos documentos necessários para a inscrição. Não serão aceitos quaisquer documentos enviados fora dos prazos estabelecidos, por via fax e/ou email.

2.1. Uma foto 3 x 4 recente;

2.2. Requerimento de Inscrição (ANEXO 1 - disponível em http://www.ufmt.br/

editais/pós-graduação);

2.3. Pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido numa linha de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem. O Programa disponibiliza um roteiro anexo (ANEXO 2) e em seu site www.ufmt.br/ editais/

pós-graduação);

2.4. Certificado de aprovação em Exame de Proficiência em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol) para brasileiros e para estrangeiros oriundos de países em que o português seja língua oficial, e certificados de Exame de

(3)

Proficiência em língua portuguesa para estrangeiros oriundos de países em que línguas diferentes do português sejam as oficiais. Serão aceitos somente certificados expedidos no máximo há 2 anos, oriundos das seguintes instituições:

 fornecido pelo IL/ Departamento de Letras da UFMT.

 fornecido por outra universidade pública brasileira.

 fornecido por: Cambridge, IELTS, TOEFL, DELE, CELF, DALF, TCF, TEF, todos em nível avançado.

2.5. Curriculum vitae (modelo Plataforma Lattes) com comprovações da formação acadêmica, atuação profissional, produção bibliográfica (livro, capítulo de livro, artigo em periódicos, trabalhos completos em anais, resumos em anais) e produção técnica (apresentação de trabalhos e minicursos ministrados pelo candidato). Incluir apenas a produção dos últimos três anos (2013, 2014, 2015).

Não incluir comprovação de eventos ou minicursos em que participou apenas como ouvinte.

2.6. Cópia do histórico escolar, expedido por instituição de ensino superior, devidamente credenciada;

2.7. Cópia do diploma de graduação ou outra documentação que comprove estar o candidato em condições de c o l a r g r a u antes do período previsto para efetivação de matrícula no Programa de Pós-graduação. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

2.8. Cópia de certidão de nascimento ou de casamento; RG; CPF ou declaração de regularidade emitida pelo site da Receita Federal; Título de Eleitor (com comprovante de votação na última eleição). Candidatos estrangeiros deverão apresentar cópia do RNE (Registro Nacional de estrangeiros – emitido pela Polícia Federal), visto de permanência vigente e passaporte;

2.9. Comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de candidato do sexo masculino;

(4)

2.10. Comprovação de pagamento da taxa de inscrição mediante apresentação de boleto pago, original (não cópia), impresso através do site da UNISELVA www.fundacaouniselva.org.br, da Taxa de Inscrição de R$ 180,00 (cento e oitenta reais) em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação UNISELVA).

OBSERVAÇÃO: Nenhuma inscrição será realizada sem toda documentação exigida por este edital no ato da inscrição.

2.10.1. Poderão solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição, conforme a legislação vigente:

2.10.1.1. Os servidores, docentes e técnicos administrativos, efetivos da Universidade Federal de Mato Grosso estão isentos da taxa de inscrição, desde que acrescentem à documentação exigida para a inscrição cópia de documento comprobatório de vínculo institucional.

2.10.1.2. De acordo com o Decreto n. 6.593, de 2 de outubro de 2008, fará jus à isenção total de pagamento da taxa de inscrição o candidato que, cumulativamente:

a) comprovar inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, de que trata o Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS) do candidato, constante na base do CadÚnico existente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS);

b) for membro de “família de baixa renda”, nos termos do Decreto n. 6.135, de 26 de junho de 2007. O requerimento de isenção deverá ser apresentado por meio de processo protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT, instruído com documentação comprobatória autenticada em cartório (ou apresentada juntamente com o documento original para autenticação administrativa) e entregue na Secretaria do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem, no período de 17 a 19 de outubro de 2016, das 14h00 às 17h 00 (horário de Mato Grosso), exceto feriados.

2.10.1.3. Os processos serão analisados e terão parecer emitido pelo Colegiado do Curso até dia 21 de outubro de 2016. Os resultados serão divulgados no site

(5)

da UFMT www.ufmt.br (editais/ pós-graduação), e no mural externo da Secretaria do Programa.

2.10.1.4. O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for indeferida deverá fazer o pagamento da taxa conforme orientações presentes neste Edital.

2.10.1.5. O candidato cuja solicitação de isenção do pagamento de taxa de inscrição for deferida deverá acrescentar à documentação exigida para efetivação da inscrição.

2.11. Os candidatos estrangeiros que desejarem participar do processo seletivo deverão apresentar Registro Nacional de Estrangeiros válido (RNE), visto vigente e passaporte. Títulos de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados de acordo com a legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996).

3. Vagas: O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem oferecerá 15 vagas para o Mestrado em 2017. Isso não implica um compromisso com o preenchimento de vagas nem obrigatoriedade em concessão de bolsas.

4. Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

4.1. Área: Estudos Linguísticos

Linhas de pesquisa

4.1.1. Paradigmas de Ensino de Línguas. Esta linha nucleia pesquisas que investigam as recentes mudanças paradigmáticas no ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira.

Atualmente, as pesquisas bifurcam-se em duas tendências: (1) crenças e conceitos sobre a língua no embate entre ortodoxia gramatical e o relativismo linguístico em espaços de educação formal e informal e (2) reorientação do ensino de línguas do eixo forma-uso-

(6)

forma para o eixo uso-forma-uso, sob o signo das linguísticas do discurso, com ênfase nas práticas balizadas pela noção de gênero discursivo.

4.1.2. Práticas textuais e discursivas: múltiplas abordagens. O objetivo desta linha é fomentar projetos e congregar pesquisadores em torno do estudo de textos (manuscritos, impressos, eletrônicos e digitais) e de discursos, adotando perspectivas teórico-metodológicas da filologia, da crítica textual e da análise de discurso. Textos verbais e multimodais exemplares de discursos de vários campos, sobremaneira, do campo da política, da mídia, da gramática e da linguística e do ensino da língua têm se constituído em objeto de investigação.

4.1.3. História, descrição, análise e documentação de línguas faladas no Brasil. Esta linha nucleia pesquisas que, preferencialmente, tratam de material linguístico coletado em Mato Grosso focalizando: (1) o português brasileiro, do ponto de vista sócio-histórico e estrutural abrangendo estudos de variação e mudança linguística; (2) estudos filológicos abrangendo edição e estudos de manuscritos e impressos de variados períodos da língua portuguesa; (3) descrição e análise de línguas indígenas; (4) línguas em contato, do ponto de vista sócio-histórico e estrutural.

4.2. Área: Estudos Literários Linhas de pesquisa

4.2.1. Literatura, Sociedade e Identidades

Esta linha abrange as tendências críticas que discutem diferentes 5 manifestações literárias em suas relações com seu contexto de produção. Investiga as intersecções entre literatura, organização social, história, política. Examina a construção de identidades em textos literários, enfocando aspectos de classe, gênero, cultura, etnia, raça.

(7)

4.2.2.Literatura, outras artes, memórias e fronteiras

Esta linha contempla o estudo da literatura e outras formas de produção artístico-cultural regional (principal foco), nacional e internacional, considerando as possibilidades de entrecruzamento e as perspectivas teóricas adotadas em sua interpretação. Seu objetivo é identificar, observar, registrar em suportes perenes e analisar produções artísticas em seus valores estéticos e em suas relações sociais, históricas e de fronteiras culturais e epistemológicas.

5. Bibliografia

5.1. Área: Estudos Linguísticos

BAKHTIN (1952-1953/1979) Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. M. /VOLOCHINOV, V. N (1929) Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1990.

BARROS, S. M. de. Realismo crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. 1a. ed.

Campinas/SP: Pontes, 2015.

COX, M. I. P. & BARONAS, R. L. (orgs). Estudos do discurso de/em Mato Grosso. Cuiabá: EdUFMT, 2014.

JESUS, D. M; CARBONIERI, D. (Orgs.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. 1. ed.

Campinas: Pontes, 2016.

ZOLIN-VESZ, F(Org.). Linguagens e descolonialidades - arena de embates de sentidos. Campinas: Pontes, 2016.

5.2. Área: Estudos Literários

(8)

BARTHES, R. Aula. São Paulo: Cultrix, 2004.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001 (Introdução e capítulos III, VI, VIII e IX).

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. 6ed. São Paulo: Cia das Letras, 2000 (capítulos 1, 3, 5 e posfácio).

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: T.A. Queirós, 2000.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (Introdução e capítulos I, III, IV e V).

LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, setembro 2005 (apenas os artigos de Mignolo, Coronil e Quijano).

PAZ, O. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1986.

SAID, E. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011 (Introdução e capítulos 1, 2 e 3).

6. Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas (A documentação será analisada pela secretaria do Programa e a não entrega de qualquer um dos documentos anteriormente citados implicará no indeferimento das inscrições).

Data: 04 de novembro de 2016

Local: site da UFMT (www.ufmt.br/ editais/pós-graduação) ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

II. SELEÇÃO:

Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, nota 7,0 (sete) nas etapas 1 e 2.

Será obtida uma média entre as notas dessas duas etapas, somando-as e dividindo-as por dois. A pontuação obtida na etapa 3 tem caráter classificatório e será somada à média. (N1x10) + (N2x 10) + N3 = NF

2

(9)

Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos classificados, estes poderão ser chamados em caso de desistência de candidatos aprovados.

Em caso de empate será selecionado o candidato de maior idade.

1. Etapa 1:

Prova escrita (valor: 10,0). A prova escrita, que avaliará também o desempenho linguístico do candidato, versará sobre conhecimentos específicos na área de concentração escolhida, com base na bibliografia sugerida. Tem caráter eliminatório.

Critérios para correção de provas:

a) Resposta pertinente ao tema da questão (ou seja, o candidato respondeu ao que foi perguntado).

b) O candidato desenvolveu bem sua resposta, apresentando conhecimento de médio a bom ou ótimo sobre o assunto abordado.

c) O candidato lançou mão de argumentos consistentes, através de diferentes estratégias argumentativas, por exemplo, fazendo alusões a teóricos e/ou teorias relativas ao tema da questão.

d) O candidato apresentou redação própria, com o mínimo de problemas relativos à norma padrão e à textualidade, como bom uso dos procedimentos coesivos e coerência no desenvolvimento das ideias expostas.

e) O candidato apresentou originalidade, trazendo contribuições teóricas e/ou aplicadas às questões respondidas.

f) O candidato demonstra certa independência intelectual e o mínimo de atitude de pesquisador iniciante.

g) Não será permitida a presença na sala de provas de pessoas estranhas ao processo seletivo.

Data: 08 de novembro de 2016

Horário: 13:00 às 17:00 (horário de Mato Grosso).

Local: Instituto de Linguagens, 2º piso, sala 35 e 36, UFMT- campus de Cuiabá- MT.

(10)

Atenção: o horário será rigorosamente mantido. Não será admitida a entrada de candidatos na sala após as 13h.

Resultado da prova escrita

Serão considerados aprovados e aptos para realizarem a etapa seguinte apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos.

O resultado da prova escrita será divulgado no dia 18 de novembro de 2016, juntamente com o calendário das arguições, no site da UFMT www.ufmt.br (editais/pós-graduação).

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

2. Etapa 2: Arguição (Data: 23 a 25 de novembro de 2016)

Tem caráter eliminatório, uma vez que serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem, no mínimo, 7,0 (sete) pontos, em uma escala de 0 a 10 pontos. Nesta etapa estarão presentes os docentes do Programa e os candidatos. Será vedada a presença de pessoas estranhas ao processo seletivo.

Período: 23 a 25 de novembro de 2016

Horário: matutino e vespertino, conforme calendário a ser divulgado no site da UFMT www.ufmt.br (edital/pós-graduação).

2.1. Critérios para a arguição (valor: 10,0)

a) Conhecimento do pré-projeto de pesquisa – teoria e metodologia: objetividade e consistência na apresentação teórica metodológica dos tópicos envolvidos no tema central proposto (valor 5,0 pontos);

(11)

b) Conhecimento do referencial teórico utilizado – inter-relações: demonstração de capacidade para estabelecer inter-relações entre a teoria e o objeto de estudo (valor 5,0 pontos).

3. Etapa 3: Análise do currículo (Data: 28 de novembro de 2016)

Essa etapa, de caráter classificatório, será realizada pela comissão avaliadora composta pelos professores com vagas abertas nesse seletivo, sem a presença dos candidatos. Só serão analisados os currículos dos candidatos aprovados nas duas etapas anteriores para critérios de classificação. Consistirá na pontuação da produção intelectual bibliográfica e técnica, de acordo com os seguintes critérios:

a) Livro (obra completa) 2,0 b) Livro (coletânea) 2,0 c) Capítulo de livro 1,5 d) Prefácio ou pósfacio 1,0

e) Artigo em periódico científico 1,5

f) Texto completo publicado em anais de evento científico 1,0 g) Tradução 1,0

h) Texto publicado em jornal ou revista 0,5 i) Resumo em anais de evento científico 0,5

j) Apresentação de trabalho em evento científico 0,5 l) Palestra 0,5

m) Mesa-redonda 0,5

Divulgação dos resultados das etapas 2 e 3

(12)

a) Data: 01 de dezembro de 2016

b) Local: site da UFMT www.ufmt.br (editais/pós-graduação) e no mural do Programa - 2º piso, sala 42, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

4. Divulgação dos resultados finais Data: 08 de dezembro de 2016

Local: site da UFMT www.ufm.br (editais/pós-graduação) e no mural do Programa - 2º piso, sala 42, UFMT- campus de Cuiabá-MT.

ATENÇÃO: O resultado não será informado por telefone.

Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção no prazo de 24 horas a contar da data de publicação do resultado. A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em questão, por meio de processo instruído e protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT. O pedido deverá ser justificado, e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.

Será concedida vista acompanhada (Coordenador do Programa ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao candidato que requerê-la para fundamentar o recurso. A publicação do resultado de todas as fases, assim como o resultado final do processo seletivo, será feita por meio de lista contendo a pontuação de todos os candidatos, aprovados e classificados. Tendo sido preenchidas as vagas e ainda havendo candidatos classificados, estes poderão ser chamados em caso de desistência de candidatos aprovados. Em caso de empate será selecionado o candidato de maior idade.

III. MATRÍCULA

Os candidatos classificados deverão fazer suas matrículas pessoalmente na secretaria no Programa.

 Período: de 01 a 10 de fevereiro de 2016, somente nos dias úteis.

(13)

 Horário: das 14h00 às 17h00

 Local: Sala 42, 2º piso, Secretaria da Coordenação do Programa de Pós- Graduação em Estudos de Linguagem – UFMT, campus de Cuiabá-MT.

As cópias dos documentos dos candidatos selecionados entregues no ato da inscrição serão utilizadas para a efetivação da matrícula.

IV. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

Data Etapa

17 a 28 de outubro de 2016 17 a 21 de outubro de 2016

Inscrições

Inscrições por SEDEX

17 a 19 de outubro de 2016 Pedidos de isenção de taxa de inscrição

21 de outubro de 2016 Resultado dos pedidos de isenção de taxa de inscrição

04 de novembro de 2016 Inscrições deferidas e indeferidas 08 de novembro de 2016 Etapa 1- Prova escrita

18 de novembro de 2016 Resultado da Etapa 1- Prova escrita 21 de novembro de 2016 Prazo para recurso ao resultado da

Etapa 1

22 de novembro de 2016 Resultado dos pedidos de recurso 23 a 25 de novembro de 2016 Etapa 2 - Arguição

28 de novembro de 2016 Etapa 3 - Análise do currículo 01 de dezembro de 2016 Resultado das Etapas 2 e 3

02 de dezembro de 2016 Prazo para recurso ao resultado das Etapas 2 e 3

05 de dezembro de 2016 Resultado do recurso 08 de dezembro de 2016 Resultado final

01 a 10 de fevereiro de 2017 Matrículas dos candidatos aprovados

(14)

V. DISPOSIÇÕES GERAIS

a) O Programa não garante bolsas de estudos para os candidatos aprovados.

Existem critérios em relação à distribuição de cotas que por ventura vierem a existir. Esses critérios serão apresentados pela Coordenação do Programa em reunião específica com os alunos ingressantes.

b) Não serão aceitos quaisquer documentos enviados via FAX.

c) Não haverá, em hipótese alguma, remanejamento de matrícula de uma área para outra.

d) Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na secretaria do Programa até 19 de dezembro de 2016, após o que os documentos serão incinerados.

e) O Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem é também disciplinado pela Resolução CONSEPE nº 05, de 28 de janeiro de 2008, pelo regimento específico e por decisões emanadas do Colegiado do Programa.

f) Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem.

Este Edital foi aprovado pelo Colegiado de Curso do Programa de Pós- Graduação em Estudos de Linguagem em 01 de julho de 2016.

Cuiabá, em 4 de agosto de 2016.

Prof. Dr. Dánie Marcelo de Jesus

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Assim, a presente pesquisa objetiva apresentar uma proposta voltada à re- ferida zona de esperança, que pressuponha o uso correto dos direitos do homem, a partir de uma