• Nenhum resultado encontrado

Basquetebol

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Basquetebol"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CAPÍTULO 52

BASQUETEBOL

Luiz Felipe Netto dos Reys

Ronaldo Goldoni Regina Celi Lema Santos Renata de Sá Osborne da Costa

Alfredo Faria Junior

INTRODUÇÃO

O diretor do colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), preocupado com o inverno de Massachussets, nos Estados Unidos, propôs em 1891 ao professor canadense James Naismith que idealizasse um jogo não violento para ser praticado no inverno em áreas fechadas e, no verão, em áreas abertas. O professor então inventou o basketball, que tinha como características principais um alvo fixo e uma bola que quicasse com regularidade. Os jogadores deveriam jogar a bola com as mãos, não podendo retê-la por muito tempo e nem batê-la com o punho fechado. A dificuldade consistia em acertar o alvo, colocado a 3,5m de altura

(CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE

BASKETBALL, 2000).

O esporte foi trazido para o Brasil, em 1896, pelo norte-americano Augusto Shaw, que montou a primeira equipe de basquetebol do Colégio Mackenzie de São Paulo. Em 1916, o basquete passou a ser adotado pela Liga Metropolitana Sports Athléticos, responsável pelos esportes terrestres no Rio de Janeiro. Em 1933 surgiu a Federação Brasileira de Basketball,

acompanhando a profissionalização e a criação de diversas entidades especializadas dos vários desportos nacionais. (ibid.).

A Liga Carioca de Basketball foi fundada em 1933, sendo que a Federação Metropolitana de Basketball foi estabelecida em 1941. Sucedendo esta federação e a Federação Fluminense de Basquetebol, que englobava as cidades serranas, do Norte e do Sul Fluminense, foi fundada em 1977 a Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro – FBERJ (FEDERAÇÃO DE BASQUETEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2000).

ORIGEM E DESENVOLVIMENTO

Segundo depoimentos de pessoas ligadas ao basquete em Niterói, o interesse pelo esporte foi despertado por volta dos anos 20, mas começou a se organizar apenas nos anos 30. Na década de 40, a construção do complexo do Caio Martins foi sem dúvida fundamental para impulsionar o esporte na cidade, servindo de palco para várias competições nacionais e internacionais.

De acordo com ex-atleta do basquete, nas décadas de 50 e 60 vários clubes desenvolviam o esporte da cesta na cidade, podendo-se destacar: Praia das Flechas, Icaraí Praia Clube, Grupo de Regatas Gragoatá, Clube Central, Associação Atlética Universitária (Marieta), Canto do Rio, Fluminense Atlético e Ponta da Areia. Vários torneios e campeonatos eram organizados, tanto nas categorias masculinas como nas femininas. Inúmeros talentos foram revelados em nossas quadras, como Artur Ayres, Augusto Vasconcelos,

Fernando Pereira de Freitas, Gedeão e Mário Hermes.

No Basquetebol feminino destacaram-se pela Seleção Brasileira Feminina Marlene Bento, Pivô, e Neuci Ramos. Marlene conquistou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos (México – 1955), medalha de bronze no Sul-Americano (Equador – 1956), 4ºlugar no Mundial do Brasil (1957), o título de campeã Sul-Americana (Peru – 1958; Brasil – 1965; Colômbia – 1967; Chile – 1968; e Equador – 1970), medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (Estados Unidos – 1959), o título de vice-campeã Sul-Americana (Chile – 1960), medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de São Paulo (Brasil – 1963), 5ºlugar no Mundial do Peru (1964), 8ºlugar no Mundial da Tchecoslováquia (1967), medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá – 1967), medalha de bronze no Mundial do Brasil (1971) e medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cali (Colômbia – 1971). Neuci Ramos conquistou medalha de bronze nos II Jogos Pan-Americanos (México – 1955), medalha de prata nos III Jogos Pan-Americanos (Chicago, Estados Unidos – 1959), medalha de Prata nos IV Jogos Pan-Americanos (São Paulo, Brasil – 1963).

(CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE

BASKETBALL, 2000).

Vários técnicos niteroienses de basquetebol ganharam notoriedade no desporto fluminense, como Wellington Corrêa, do Clube de Regatas Icaraí e Hélio de Oliveira Silva (Paluca), auxiliar de Kanela no Flamengo e técnico do Sírio e Libanês (na época segundo time do Rio de Janeiro e um dos três melhores do Brasil). As

(2)

seleções formadas na cidade participavam dos campeonatos fluminenses organizados pela Federação Fluminense de Basquetebol (FFB) e nossos atletas serviam de base para as seleções fluminenses que disputavam os campeonatos brasileiros. Dois dirigentes tiveram destaque à frente da organização do nosso Basquetebol: Silvio Fonseca e, mais tarde, Plínio Leite Filho.

1963.

Nosso maior destaque nos anos 60 foi Fernando Pereira de Freitas, o popular Brobró, atleta de incontáveis qualidades e integrante por várias vezes das seleções e detentor de vários títulos sul-americanos. Brobró começou no Icaraí Praia Clube (RJ) e seu último clube foi o Flamengo (RJ), em 1962. Jogou ainda, no Gravatá (RJ), Vasco da Gama (RJ), e suas principais conquistas pela Seleção foram: campeão sul-americano (Chile – 1958, Argentina – 1960 e Brasil – 1961), medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Chicago (Estados Unidos – 1959), campeão do Mundial do Chile (1959) e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma (Itália – 1960), atualmente é Advogado aposentado (CBB, 2005).

1971.

O mais importante evento do basquetebol realizado em Niterói foi o Campeonato Mundial Feminino, de 1971.

1975.

A fusão do Estado do Rio de Janeiro com o Estado da Guanabara retirou de Niterói o status de capital de estado, que viu extinta a sua Federação Fluminense de Basquetebol, fato fundamental para o declínio da modalidade. A Universidade Federal Fluminense (UFF) começou um trabalho de renovação do esporte.

(FOTO 83: Paulo Murilo Iracema. Aula de basquetebol para alunas de graduação da UFF em 1975.

(FOTO 84: Paulo Murilo Iracema. Partida de basquetebol dos I Jogos Internos da UFF em 1975 comandada por Epaminondas Leal.)

A partir da fundação da Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro (FEBERJ), o Canto

do Rio Futebol Clube manteve-se disputando as categorias masculina e feminina. O Niterói Basquete Clube filiou-se apenas na categoria feminina, participando dos eventos da FEBERJ até por volta de 1985.

1985 a 1994.

Pela total ausência de programas voltados para o interior, os clubes da cidade pararam incontinentemente de investir na formação de novos atletas e, por conseguinte, os torneios e campeonatos na cidade deixaram de existir. Nesse período o nosso basquetebol esteve estagnado, vivendo exclusivamente de poucos movimentos estudantis e recreativos, os populares ‘rachas’, que aconteciam nas tardes de sábado no Clube de Regatas Icaraí, sob o comando do general Edmond Curi. Com a destruição do ginásio de esportes desse clube para a construção de uma piscina, esses encontros passaram a ser realizados no Country Club de Niterói, em Pendotiba.

2001.

Neste ano foi fundado o Nichteroy

Basketball Association (NBA). As atletas da equipe

feminina do NBA conseguiram o bronze no Campeonato Estadual na categoria infanto-juvenil (CRAQUES..., 2002).

2002.

Os dois times do Nichteroy Basketball

Association venceram a XII Copa Eugênia Borer,

organizada pela Federação Estadual de Basquete. O NBA de Niterói treinava no Caio Martins com o ex-jogador de basquete Herbert Santos. O NBA tinha muitas dificuldades por falta de patrocínio. Apenas um lojista da cidade oferece [oferecia] apoio à equipe. Algumas atletas, no início, não participavam de treinos por falta de dinheiro para a

(3)

passagem. E as atletas chegaram a fazer pedágios para mobilizar a população (Idem).

Neste ano, a equipe mirim do Clube Central/AVBN, sagrou-se campeã do Campeonato do Estado do Rio de Janeiro. A cidade possui uma equipe adulta masculina, que a representa nos Jogos Abertos do Interior.

2003.

Na atualidade o basquetebol niteroiense sobrevive graças a movimentos isolados e estanques. Entretanto, existem dois projetos públicos que procuram manter vivo o basquetebol em Niterói.

No momento participam das oficiais, organizadas pela FEBERJ, as equipes mirim e infantil do Clube Central/AVBN e as equipes femininas do Nictheroi Basketball Associado e da Aldeia Corumim.

Em setembro foi realizado, pela Federação Estadual de Basquetebol, no Clube Central, o All Star de Basquete 2003, considerado “o maior evento das divisões de base, no estilo NBA, que, além dos jogos das categorias Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil, incluiu torneio de arremesso de três pontos e enterradas [...] O atleta do Central, Henrique Negão, foi considerado o melhor da categoria mirim.” (CLUBE..., 2003, p. 11).

2004.

O Nictheroy Basketball Associado (NBA) conquistou o III torneio feminino, vencendo Nilópolis. Esse torneio foi realizado no SESC de Niterói, homenageando a Semana da Mulher (MELLO, 2004).

2005

. “A I Copa Niterói Máster tem início neste domingo no Country Clube, em Pendotiba, com a disputa do basquete.” (COPA..., 2005, p.13).

2006.

“O Nictheroy Basketball Associado faz amanhã, às 19h30, contra o Fupes/Santos o primeiro jogo da fase semifinal da Nossa Liga de Basquete feminino”. [...] (NICTHEROY..., 2006, p.9).

“Aos 16 anos, o jovem niteroiense Iam Matos chamou a atenção de César Guidetti, o técnico da Seleção Brasileira [sub-dezessete] no basquete, por ter 1,93 e calçar 46. Foi o único jogador do Estado do Rio a ser chamado pelo treinador para vestir a camisa amarela no 19º Campeonato Sul-Americano Cadete Masculino, disputado em novembro, em Montevidéo no Uruguai.” (CARVALHO, 2006, p. 15).

2007.

“Desde agosto do ano passado, no Estádio Caio Martins, a escolinha da Associação de Veteranos de Basquete de Niterói (AVBN) dá aulas para 82 crianças e está aberta à população. Crianças de diferentes classes sociais e regiões da cidade, de oito a 16 anos freqüentam as aulas. Segundo um dos coordenadores, o ex-atleta Sérgio Vinagre, a escolinha está precisando de apoio para continuar crescendo.” (SOARES, 2007, p. 6).

“Freqüentador assíduo das primeiras colocações no basquete Intercolegial, o Colégio Salesianos, de Santa Rosa, aproveitou o fato de jogar em casa e conquistou o título da categoria

jovem masculino ao derrotar por 32 a 27 a forte equipe do Colégio Estadual Edmundo Peralta Bernardes, de Paty do Alferes”. (SALESIANOS..., 2007, p.1). “Na hora do sufoco, na decisão com o Edmundo Peralta, foi Rômulo Chavier que liderou o Salesianos rumo ao título no basquete. Ao lado de cestinha Bruno, o jovem de 14 anos foi um dos destaques da equipe de Niterói, campeã da categoria jovem no Intercolegial”. [...] (PERSONAGEM, 2007, p.10).

“O Central ganhou duas vezes do Fluminense e se sagrou campeão estadual infanto-juvenil de basquete masculino esta semana.” [...] (MONTEIRO, 2007, p.110).

2008

A equipe mirim do Clube Central participa do XII Encontro Sul-Americano Mini / Mirim de Basquete. “Em Novo Hamburgo, os meninos do Clube Central vão enfrentar times de peso, tanto nacionais como internacionais, caso de Argentina, Paraguai e Uruguai. [...] Já tem um certo tempo que o Clube Central se destaca na competição estadual. No ano passado a equipe mirim ficou na terceira posição, comentou Fred Santos.” [...] (VIDAL, 2008, p.14).

“Nascido em Campos, chegou a Niterói aos 15 anos e logo começou a treinar no IPC, nas folgas do Colégio Bittencourt Silva. Surgia um craque o basquete: Augusto de Vasconcelos, o Guguta. [...] Campeão carioca e brasileiro de lances livres, tendo em deles acertado 20 bolas seguidas.” [...] “Foi técnico do Flamengo e da AABB, depois de ter se formado em Educação

(4)

Física pela UFRJ e em Direito pela UFF.” [...] (MONTEIRO, 2008, p.10).

“O alto preço do vandalismo: R$ 700 mil, este é o montante gasto por ano em Niterói com a recuperação de bens públicos depredados, pichados e danificados. [...] Lixeira quebrada, cesta de basquete frada e canteiro da Rio Branco cheio de lixo: retratos de ações predadoras.” [...] (TREZENA, 2008. p.9).

“A Associação de Veteranos de Basquete do Niterói vem mostrando porque cresceu tanto em tão pequeno tempo. Além de ser um grupo que visa única e exclusivamente o crescimento da modalidade, incentivando desde crianças até os idosos a praticar o basquete, entidade que participa ativamente de todos os movimentos realizados no Brasil. [...] Por que a Prefeitura de Caxias do Sul pode, e a de Niterói não? Fácil responder. Depende de vontade. Vontade de todos os tipos.” (PARIZZI, 2008, p.15).

SITUAÇÃO ATUAL

2009

CAMPEONATO NITEROIENSE DE BASQUETE

“Com uma coincidente vantagem de 22 pontos, as equipes do Guguta e do Country Clube

conquistaram, no último domingo,

respectivamente, os títulos das categorias Experiente (acima de 50 anos) e Forte (acima de 25 anos) do 10 Turno do Niteroiense de Basquete, competição do Calendário Esportivo, 2009,

desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes (O FLUMINENSE, 30 jun. 2009. p. 9).

“O pivô Lucas Riva, de apenas 16 anos e impressionantes 2,12 metros de altura, está deixando seu time, a divisão de basquete do Clube Central, em Icaraí, para se transferir para a Espanha, assinando seu primeiro contrato profissional de cinco anos com o MMT Estudientes.” [...] “Um dos responsáveis pelo início da carreira do jogador, o técnico Rodrigo Kanback diz que sempre acreditou no sucesso de Lucas.” [...] (VIEIRA, 2009. p. 10).

PATROCÍNIO

“Depois de uma temporada sensacional em 2008, se sagrando campeões estaduais e municipais, os atletas conseguiram um convite muito especial: participar de um torneio sul-americano da categoria, em Mar Del Plata, na Argentina”. [...] “Entretanto, há algo que impede os garotos de continuarem SUS trajetória de conquistas”. Falta de Patrocínio. O técnico da equipe, Carlos Frederico Coelho, conhecido como Fred, “só lamenta o fato de não ter aparecido nenhum apoio para que o basquete, que leva o nome da cidade pelo Brasil afora”. (VIEIRA, 20009. p. 10).

Iniciação Desportiva – Poder Público. O Projeto de

Iniciação Desportiva (PID), da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, realizado no complexo do Caio Martins e do Centro de Iniciação Desportiva (CID), da Secretaria Municipal de Esportes, da Prefeitura de Niterói, são desenvolvidos nos núcleos de Santa Bárbara e Ilha da Conceição.

Escolinhas. A iniciativa privada mantém

programas de iniciação – as escolinhas – no Clube Central, no Clube Português, no Nictheroi

Basketball Associado e na Aldeia Corumim. Na

cidade há várias instituições educacionais privadas que também desenvolvem programas de iniciação à modalidade, como o Instituto Abel, o Salesiano, o Centro Educacional, o Plínio Leite, o São José e Assunção. Na esfera pública, somente o Henrique Lage mantém programa de iniciação ao basquetebol.

REFERÊNCIAS

A HISTÓRIA oficial do basquete. [S.l.]: Confederação Brasileira de Basketball, [200-]. Disponível em:

www.cbb.com.br/conheca_basquete/hist_oficial.asp Acesso em: 21 nov. 2005.

ARQUIVO de atletas e técnicos. [S.l.]: Confederação Brasileira de Basketball, [200-]. Disponível em:

/www.cbb.com.br/atletas_tecnicos/lista.asp?chkselecao =1&naipe=F>. Acesso em: 21 nov. 2005.

CARVALHO, João Noé. Promessa ‘gigante’ de Niterói.

O Fluminense, Niterói, 24-25 dez. 2006. Esportes, p.15.

CIDADE com fôlego de triatleta. O Globo, Rio de Janeiro, 18 ago. 2002. Niterói, p.12.

CLUBE Central – Esportiva. Repórter, Niterói, set. 2003. p.11.

COPA Master. O Fluminense, Niterói, 12 / 13 jun. 2005. Esportes, p.13.

CRAQUES do basquete precisam de patrocínio. O

(5)

DANTAS, Sérgio. Bené, a saga de um obstinado. Rio de Janeiro: s.ed., 2005.

MELLO, Sérgio. Nictheroy conquista III torneio feminino: evento realizado no Sesc homenageou a Semana da Mulher. O Fluminense, Niterói, 14-15 fev. 2004. Esportes, p.14.

MONTEIRO, Gilson. O cestinha que abalava corações.

O Globo, Rio de Janeiro, 19 abr. 2008. Niterói / Gilson

Monteiro, p.10.

_____________ . Taça é nossa. O Globo, Rio de Janeiro, 22 set. 2007. Niterói / Gilson Monteiro, p. 10. NICTHEROY Basketball. O Fluminense, Niterói, 18 abr. 2006. Esportes, p.9.

NITEROIENSE de basquete. O Fluminense, Niterói. 30 jun. 2009. Esportes, p. 9.

PARIZZI, Carlos Alberto. Vontade, só vontade. O

Fluminense, Niterói, 20-21 abr. 2008. Esportes, p.15.

PERSONAGEM. O Globo, Rio de Janeiro, 18 nov. 2007. Niterói, p.10.

PESSANHA, C. Criatividade e ousadia a serviço do esporte. O Fluminense, Niterói, 27-28 nov. 2005a. Esportes, p.13.

______. Patrocínio providencial. O Fluminense, Niterói, 25 nov. 2005b. Esportes, p. 9.

RIO DE JANEIRO (Estado). Federação de Basquetebol.

História da FBERJ. Rio de Janeiro: FBERJ, [200-].

Disponível em:

www.basketrio.com.br/historia/index.asp?pag=fberj Acesso em: 21 nov. 2005.

SALESIANOS conquista título no basquete. O Globo, Rio de Janeiro, 18 nov. 2007. Niterói, p.10.

SOARES, Natália. Esporte gratuito para a garotada. O

Globo, Rio de Janeiro, 7 jul. 2007. Caderno Niterói, p. 6.

TREZENA, Bruno. Alto preço do vandalismo: R$ 700 mil. O Fluminense, Niterói, 20-21 abr. 2008. Cidades, p.6.

VIDAL, Carla. Ultrapassando as fronteiras. O

Fluminense, Niterói, 13-14 jul. 2008. Esportes, p.14.

VIEIRA, Vinicius. Talento para espanhol ver. O

Fluminense, Niterói, 8 / 9 fev. 2009. Esportes, p. 10.

_______________ . Banho de água fria na garotada. O

Referências

Documentos relacionados

O município de Ponta Grossa, assim como os demais apresentam enormes dificuldades, tanto operacional quanto estrutural para captar recursos oriundos do Governo Federal,

BARROCA, Mário Jorge – “Mosteiro de Santa Maria das Júnias – Notas para o estudo da sua evolução arquitectónica”, in Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto,

Desde logo, a nossa compreensão e interpretação da importância funcional e ritual das lamentações públicas das carpideiras e dos carpideiros egípcios é sublinhada pelo

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Acidente de Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou

Persze nem nyíltan, mert a nővére ragaszkodott hozzá, hogy egyedül legyen a hivatalnokkal, de Rachel úgy gondolta, jobb lesz, ha hall mindent, már csak azért is, hogy biztos

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

ILHA MAURÍCIO 2000: 1 o sucesso internacional OCEANO ÍNDICO Bellevue Savannah Saint-Aubin Bois-Rouge Le Gol BRASIL 2014: Rio Pardo, 1 a aquisição de uma usina de bagaço já