• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: LIMITAÇÕES DO ENFERMEIRO TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: ENFERMAGEM SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): VANESSA BARBOSA MARTINS, CLÁUDIA BEATRIZ SANTOS E SILVA, ELIZANGELA MARIA DE SOUSA, FERNANDA RODRIGUES GOMES, JESSICA SANTOS ALMEIDA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): RAQUEL SILVA BICALHO ZUNTA ORIENTADOR(ES):

(2)

RESUMO

A gestão de enfermagem em instituições de longa permanência é fundamental para o bom funcionamento do estabelecimento, sendo que após varias observações se reflete nos cuidados aos idosos institucionalizados. O objetivo da pesquisa foi a apontar as limitações e possibilidades no gerenciamento de enfermagem em Instituição de Longa Permanência, ILPI. Como questão norteadora para realizar a revisão integrativa surge a seguinte indagação: Dentro do processo gerencial quais as competências e limitações do enfermeiro? Foram utilizadas as seguintes bases de dados: SCIELO e LILACS e os seguintes descritores: Instituição de longa permanência para idosos, Gestão em enfermagem, limitações. Foram encontrados 1528 que após a aplicação dos critérios restaram oito. Foi feita uma leitura minuciosa dos artigos selecionados e após uma detalhada avaliação e leitura emergiram dois eixos para posterior discussão: gerenciamento em enfermagem e limitações do enfermeiro no gerenciamento de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

INTRODUÇÃO

O envelhecimento da população cresce bruscamente a cada ano, frente a essa informação encontra-se a importância do cuidado com o idoso e o preparo de uma gestão eficiente dentro das Instituições de longa permanência para Idosos (ILPI), mesmo existindo algumas dificuldades enfrentadas pelo enfermeiro gestor. (ROCHA e TREVIZAN, 2009).

Camarano e Kanso (2010) definem as ILPI, como um local de aspecto residencial, governamental ou não governamental, que abriga um coletivo de pessoas idosas, que tenham ou não suporte familiar e que estejam em qualquer condição física e mental. Essas ILPI contam principalmente com o recurso proveniente das famílias dos residentes.

De acordo com Santos, Feliciane e Silva (2007) o perfil dos idosos institucionalizados é caracterizado por homens e mulheres solteiros ou viúvos, sem filhos e com poucas condições de residirem sozinho. Em sua grande maioria são pessoas de baixa escolaridade e conduzidas às instituições pela família ou amigos após demonstrar a necessidade de auxílio no autocuidado.

(3)

Segundo Santos et al. (2008), é possível realizar cuidado de enfermagem de qualidade nas ILPI usando os princípios de gerenciamento, a formação e investigação, e o suporte da enfermagem.

Os enfermeiros que gerenciam devem considerar a filosofia da qualidade total como a ferramenta indispensável para alcançar a qualidade no cuidado e na prestação de serviço tanto em instituições privadas como públicas, rompendo as barreiras da tradição e inovando para a satisfação do cliente. (ROCHA e TREVIZAN, 2009).

Para Feldman, Ruthes e Cunha (2007) são consideradas competência do enfermeiro o conhecimento, habilidade e atitude, sendo a criatividade e a inovação, elementos chave para o aprimoramento organizacional encontrando assim alternativas para solucionar os problemas no âmbito profissional. Estas ferramentas são estratégicas básicas para um diferencial na gestão do enfermeiro quanto ao gerenciamento da equipe.

A gerência de enfermagem deve possuir um papel de liderança, planejamento de ações com base de indicadores, instrumentos padronizados, melhoria no custo benefício, satisfação do cliente, educação e treinamento, crescimento, valorização das pessoas e ênfase nos processos de comunicação para que as metas da qualidade sejam alcançadas. (ROCHA e TREVIZAN, 2009).

Quanto às competências do enfermeiro frente ao gerenciamento institucional Barreto e Santos (2007) descrevem a administração dos recursos físicos e materiais, supervisão em enfermagem, liderança, Trabalho e saúde, comunicação entre a equipe multiprofissional e a equipe de enfermagem.

É importante da ampliação sobre os cuidados de enfermagem nas ILPI para a melhoria da colaboração junto aos idosos residentes e para excluir o conceito de abrigos de abandono das instituições. Começar uma luta que vise tornar essas instituições em verdadeiros ambientes terapêuticos, espaço que traga dignidade, privacidade e bem estar para todos, tanto os idosos quanto os funcionários e a comunidade. (MEDEIROS et al., 2015).

OBJETIVO: Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo, identificar as competências do enfermeiro no processo gerencial e levantar as dificuldades do enfermeiro no gerenciamento de enfermagem na ILPI.

(4)

METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa baseada nos pressupostos da revisão integrativa da literatura que consiste em uma técnica de pesquisa que facilita a sintetização do conhecimento cientifico já produzido, por meio de analise dos resultados já evidenciados em outros estudos realizados por especialistas. (POLIT;

BECKeHUNGLER, 2011).

DESENVOLVIMENTO: Justifica-se a escolha desse tema, por considerar fundamental o enfermeiro conhecer as ações específicas do processo gerencial das instituições de longa permanência bem como suas limitações visando, assim, melhorias nas instituições de longa permanência para idosos. Como questão norteadora para realizar a revisão integrativa surge a seguinte indagação: Dentro do processo gerencial quais as competências e limitações do enfermeiro? O acesso do material para realização da pesquisa foi feito por meio das de dados científica: Scientific Eletrônic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americano, e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os descritores selecionados por meio da biblioteca virtual em Saúde- Descritores em ciências da Saúde (DECS) foram: Instituição de longa permanência para idosos, Gestão em enfermagem, limitações.

RESULTADOS PRELIMINARES

À partir dos descritores selecionados foram encontrados o total de 255 artigos na base de dados SciELO, sendo que 84 artigos correspondem ao descritor “Instituição de longa permanência para idosos” e 171 artigos corresponde ao cruzamento dos descritores “Instituição de longa permanência AND gestão em enfermagem”. Na base de dados LILACS, foram encontrados o total de 1273 artigos sendo que, 267 artigos correspondem ao descritor “Instituição de longa permanência para idosos” e

1006 artigos correspondem ao cruzamento dos descritores “Instituição de longa

permanência para idosos AND gestão em enfermagem”. Somando os artigos

encontrados nas bases de dados tem-se o total de 1528 artigos. Os critérios de inclusão definidos para seleção dos artigos foram: artigos publicados de janeiro de 2006 a dezembro de 2016, no idioma português, disponível na integra online, artigos que descrevam sobre na IPLI, bem como a gestão de enfermagem nas instituições de longa permanência e suas limitações. Como critérios de exclusão foram definidos, ausência de texto completo nas plataformas de busca online, artigos duplicados e artigos que não comtemplam o tema, após leitura. Após a definição dos

(5)

critérios de inclusão e exclusão foram selecionados o total de oito artigos. Foi realizada uma leitura minuciosa de todos os artigos selecionados de onde emergiu dois eixos que nortearão uma posterior discussão: gerenciamento em enfermagem e limitações do enfermeiro no gerenciamento de Instituições de Longa Permanência para Idosos.

FONTES CONSULTADAS

BARRETO, M.N.C.B.; SANTOS, A.B. Administração aplicada a enfermagem. 3 ed. São Caetano do Sul (SP): Difusão, Cap. 8, p. 407-436, 2007.

CAMARANO, A.A.; KANSO, S. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. R. bras. Est. Pop. v. 27, n. 1, p. 233-235, 2010.

FELDMAN, L.B.; RUTHES, R.M.; CUNHA, I.C.K.O. Criatividade e inovação: competências na gestão de enfermagem. Rev Bras. Enferm. v. 61, n. 2, p. 239-42, 2007.

MEDEIROS, F.A.L.; et al. O cuidar de pessoas idosas institucionalizadas na percepção da equipe de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem. v. 36, n. 1, p. 56-61, 2015.

POLIT, DF.; BECK, C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidencias para a pratica de enfermagem. 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ROCHA, E.S.B.; TREVIZAN, M.A. Gerenciamento da qualidade em um serviço de enfermagem hospitalar. Rev Latino-am Enfermagem. v. 17, n. 2, 2009.

SANTOS, S.S.C.; et al. O papel do enfermeiro na instituição de longa permanência para idosos. Rev enferm UFPE. v. 2, n. 3, p. 291-99, 2008.

SANTOS, S.S.C.; FELICIANI, A.M.; SILVA, B.T. Perfil de idosos residentes em instituição de longa permanência proposta de ações de enfermagem/saúde, Rev. RENE. v. 8, n. 3, p. 26-33, 2007.

Referências

Documentos relacionados

combinação ou sintaxe, não são exclusivos das manifestações do sistema verbal. Daí podermos então falar em texto como uma alternativa para nos referirmos à imagem.

Observando-se a necessidade de reuso deste bem, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água utilizada no processo de lavagem dos filtros da Estação

A partir da imagem de cientista generalizada, percebe-se uma grande necessidade de incluir no contexto escolar a história e filosofia da ciência durante as aulas, para

Este facto levou Nun’Álvares a intensificar a sua campanha de recrutamento nos concelhos de Estremoz, de Beja e de Elvas, e foi na primeira destas localidades que o fronteiro

determinados nutrientes a partir da produtividade desejada e o potencial de suprimento do solo à cultura, permitiu o desenvolvimento de um sistema para o cálculo de balanço

15.10 - Serviços relacionados a cobranças, recebimentos ou pagamentos em geral, de títulos quaisquer, de contas ou carnês, de câmbio, de tributos e por conta de terceiros, inclusive

Para conclusão da Licenciatura em Turismo e Lazer, ministrada na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, apresenta-se a elaboração do seguinte relatório

O ordenado de Naziazeno é insuficiente para cobrir seus gastos, dificultando inclusive a aquisição de itens básicos, como o leite necessário para seu filho. Diante de