• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: INSETICIDAS NO TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): THAINARA FERREIRA ALVES PESSOA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): MARCOS PIRES DE ALMEIDA ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): NAYARA R. GONÇALVES, OLAVIO BLENNER MOREIRA DA SILVA COLABORADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Análise de Sementes da APROSMAT (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso), durante o período de Junho de 2017. O objetivo foi avaliar o efeito de dois inseticidas em diferentes concentrações no tratamento de sementes de soja. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), composto de sete tratamentos com quatro repetições, com exceção para dois testes, onde utilizou-se cinco repetições por tratamento. As sementes do cultivar ST 797 RR foram tratadas com os inseticidas fipronil e tiametoxam com diferentes concentrações, onde os tratamentos foram caracterizados por: T1: Testemunha (água destilada); - T2:Fipronil concentração 0,25 g i.a /0,5 kg de sementes; - T3: Fipronil 0,375 g i.a /0,5 kg de sementes; - T4: Fipronil 0,5 g i.a /0,5 kg de sementes; - T5: Tiametoxam 0,35 g i.a /0,5 kg de sementes; T6: Tiametoxam 0,525 g i.a /0,5 kg de sementes; - T7: Tiametoxam 0,7 g i.a /0,5 kg sementes. As variáveis analisadas foram: germinação, comprimento de plântulas, massa seca das plântulas, emergência em campo e índice de velocidade de emergência. Os dados foram submetidos à análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Observou-se que não houve diferença significativa entre os tratamentos para os parâmetros de germinação, emergência em campo e índice de velocidade de emergência. Dentre os inseticidas o tiametoxam com 0,525 g i.a. gerou acréscimos para o comprimento da parte aérea das plântulas e comprimento das radículas, já para massa seca da raiz também teve-se um aumento, porém com concentração de 0,7 g i.a.

Palavras-chave: princípio ativo; qualidade fisiológica; fitotoxidez

2. INTRODUÇÃO

A soja, Glycine max (L.) é uma das mais importante oleaginosas produzidas mundialmente. Sua importância está no fato de ser produzida em uma vasta gama de ambientes, e também devido ser rica de produtos importantes para a estabilização do suprimento de alimentos. Os principais produtores são os EUA, Brasil e Argentina que juntos são responsáveis por 71,5% da área e 81,5% da produção mundial (SEDIYAMA, 2016). Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de soja da safra 2016/2017 com produção de 30,5 milhões de toneladas, com área plantada de 9,3 milhões de hectares e produtividade de 3273 kg ha-1 (EMBRAPA, 2017).

(3)

O desempenho das sementes está relacionado à sua qualidade, característica ou propriedade que conota excelência. Um fato importante a ser considerado é que a semente é um meio de se levar ao produtor todo o potencial de uma cultivar, tanto genético como qualidade física, fisiológica e sanitária. Então sementes de alta qualidade envolvem uma série de características, dentre as quais estão os atributos fisiológicos, germinação e vigor (SEDIYAMA, 2016).

Com o aumento de insetos-pragas, produtores investem em tratamento de sementes, por ser um método rápido, de fácil de aplicação e comprovada eficiência. Os inseticidas colaboram para se ter a produtividade almejada, e assim, constituem em uma ferramenta indispensável para atividade agrícola atual. Porém muitas pesquisas vêm demonstrando que ao realizar o tratamento, certos inseticidas podem prejudicar a semente, causando um efeito de fitotoxidez, podendo haver a redução na germinação e na sobrevivência das plântulas.

Portanto, a importância deste trabalho é avaliar possíveis efeitos fitotóxicos de diferentes concentrações de dois tipos de inseticidas em tratamento de sementes de soja.

1. OBJETIVOS Objetivo geral

Avaliar o efeito de dois inseticidas em diferentes concentrações no tratamento de sementes de soja.

Objetivos específicos

Analisar germinação em sementes de soja tratadas com dois inseticidas sob diferentes concentrações de princípios ativo.

Analisar emergência em sementes de soja tratadas com inseticidas Fipronil e Tiametoxam.

Avaliar dois testes de vigor nas sementes de soja tratadas com os inseticidas: teste de comprimento de plântula e massa seca das plântulas.

4. METODOLOGIA

O experimento foi realizado no município de Rondonópolis, MT, nas coordenadas geográficas: 16º 28' 15" S e 54º 38' 08" W. As sementes utilizadas para os testes foram sementes de soja do cultivar ST 797 RR, peneira 5,5 mm, produzidas na safra agrícola 2016/2017. Essa cultivar possui características fenotípicas: grupo de

(4)

maturidade 7.9, hábito de crescimento indeterminado, cor da flor roxa, cor do hilo preto-imperfeito, cor da pubescência cinza e resistente ao acamamento.

O trabalho foi conduzido entre os dias 08 de junho à 19 de junho de 2017. O delineamento experimental utilizado foi o DIC (delineamento inteiramente casualizado), com quatro e cinco repetições por tratamento/teste. Os tratamentos caracterizaram-se pelo tratamento de sementes com dois princípios ativos de inseticidas (fipronil e tiametoxam) em três diferentes concentrações, contendo uma testemunha, totalizando sete tratamentos. As dosagens das concentrações do ingrediente ativo (i.a) e as doses do produto comercial (p.c) encontram-se na Tabela 1.

Tabela 1. Tratamentos de sementes de soja em diferentes concentrações de ingredientes ativos (g de i.a. para 0,5 kg de sementes) e respectivas doses de produto comercial (mL p.c. para 0,5 kg de sementes). Tratamento Nome comercial Concentração (ml) Dose produto Comercial (ml) T1 Testemunha 0,0 0,0- T2 Fipronil Belure 0,25 1,0 T3 Fipronil Belure 0,375 1,5 T4 Fipronil Belure 0,5 2,0 T5 Tiametoxam Cruiser FS 350 0,35 1,0 T6 Tiametoxam Cruiser FS 350 0,525 1,5 T7 Tiametoxam Cruiser FS 350 0,7 2,0

Abaixo segue descrições dos princípios ativos e produtos utilizados no experimento:

Fipronil

Classificação: Inseticida de contato e sistêmico; Grupo Químico: Pirazol; Formulação: Suspensão concentrada para tratamento de sementes; Classe toxicológica III (Medianamente tóxico).

Tiametoxam

Classificção: Inseticida sistêmico; Grupo químico: Neonicotinóides; Formulação: Suspensão concentrada para tratamento de sementes; Classe toxicológica III (Mediamente tóxico).

A análise de variância foi realizada no software Sisvar 5.1, empregando-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade para a comparação das médias.

5. DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho foi realizado na APROSMAT (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso), início em 08 de junho de 2017 com o tratamento das

(5)

sementes, e para essa operação utilizou-se 0,5 kg de sementes de soja por tratamento.

Os tratamentos das sementes foram efetuados com a utilização de seringas individuais para cada inseticida conforme sua respectiva dosagem. As quantidades de cada produto foram diluídas em água destilada, formando uma calda homogênea, a fim de proporcionar o total recobrimento das sementes. A testemunha recebeu somente água destilada como calda. A agitação para homogeneização da calda com as sementes foi realizada em sacos de plástico de 2 kg de capacidade. Logo após as sementes foram colocadas à sombra para a secagem, em um período de 24 horas em condições ambientais controladas (± 28ºC e 70% UR). Após as 24 horas foram realizados os testes.

Teste de Germinação: realizado em 4 repetições de 50 sementes para cada tratamento, onde as mesmas foram colocadas para germinar sobre o papel germitest, previamente umedecido em água destilada na dosagem de 2,5 vezes ao seu peso seco, e mantidas no germinador na temperatura de 25 °C. As avaliações foram efetuadas ao quinto dia onde os resultados foram expressos em porcentagem das médias das repetições de plântulas normais conforme as Regras para Analise de Sementes (BRASIL, 2009).

Comprimento de plântula: utilizou-se cinco amostras de 20 sementes de cada tratamento que foram distribuídas em rolos de papel germitest umedecidos com água destilada na proporção de 2,5 vezes o peso do papel seco. Sobre o papel germitest as sementes foram colocadas de modo direcionadas a micrópila para baixo. Os rolos de papel de cada teste foram agrupados com atílhos de borracha e colocadas de pé no interior de germinador. O comprimento da parte aérea e da radícula das plântulas consideradas normais foram determinados ao final do quinto dia, com o auxílio de régua milimétrica (BRASIL, 2009).

Massa seca de plântulas: foram avaliadas as plântulas normais, obtidas a partir do teste de Comprimento de plântulas. Para a obtenção da massa seca foram utilizadas a parte aérea e raízes de cada tratamento. Em seguida as repetições de cada tratamento foram acondicionadas em sacos de papel, identificados, e levados à estufa com circulação de ar forçada, mantida à temperatura de 80ºC por um período de 24 horas (NAKAGAWA, 1999). Após este período, cada repetição teve a massa avaliada em balança com precisão de 0,001g, e os resultados médios expressos em

(6)

miligramas por plântula. Tais procedimentos visaram verificar diferentes desempenhos iniciais de plântulas em função dos tratamentos utilizados.

Emergência em canteiro: a semeadura foi realizada manualmente, conduzido em canteiros de areia, em cinco repetições de 50 sementes para cada tratamento, onde a irrigação foi feita duas vezes ao dia. A contagem das plântulas emergidas foram realizadas diariamente no 5° dia após a semeadura e o momento de estabilização numérica das contagens no 10º dia após a instalação. Os resultados foram expressos em índice de velocidade de emergência, conforme Maguire (1962).

6. RESULTADOS

Analisando a tabela 2, verifica-se que nos tratamentos das sementes com os inseticidas fipronil e tiamethoxam não ocorreram efeitos significativos sobre as médias de porcentagens da germinação, mesmo submetido a diferentes concentrações de ingredientes ativo, sendo considerada estatisticamente igual a testemunha. Segundo Dan et al. (2010), as sementes de soja tratadas com diferentes inseticidas podem apresentar efeitos de baixa qualidade fisiológica que são demonstrados pelo decréscimo na porcentagem de germinação, no aumento do número de plântulas anormais e redução no vigor das plântulas. Lorenzeti et al. (2014) não notou diferença na germinação e no vigor quando usou diferentes doses do inseticida tiametoxam no tratamento de sementes de soja. Barros et al. (2005), analisaram que a germinação das sementes de feijão, tratadas com o inseticida fipronil obteve uma melhor porcentagem de germinação.

Tabela 2. Germinação de sementes normais (G), emergência em campo (EC) aos 5, 6, 7 e 10 dias, e índice de velocidade de emergência (IVE) com sementes de soja submetidas aos tratamentos com inseticidas em diferentes concentrações.

Tratamentos G (%) EC 5 EC 6 EC 7 EC 10 IVE T1 Testemunha 96,5 a 94,0 a 97,5 a 98,5 a 99,0 a 29,5 a T2 Fipronil 0,25 g i.a. 99,5 a 97,5 a 98,0 a 98,0 a 98,0 a 29,8 a T3 Fipronil 0,375 g i.a. 99,5 a 96,0 a 97,5 a 99,0 a 99,0 a 29,7 a T4 Fipronil 0,5 g i.a. 97,5 a 96,0 a 98,0 a 98,0 a 98,0 a 29,6 a T5 Thiamethoxam 0,35 g i.a. 98,5 a 93,0 a 94,5 a 96,5 a 96,5 a 28,8 a T6 Thiamethoxam 0,525 g i.a. 99,5 a 95,0 a 98,0 a 98,5 a 98,5 a 29,6 a T7 Thiamethoxam 0,7 g i.a. 98,0 a 92,5 a 96,5 a 98,0 a 98,5 a 29,2 a CV % 2,19% 3,43% 2,06% 1,85% 1,90% 1,99%

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade.

(7)

Ainda na Tabela 2 notou-se que não houve diferença estatística em emergência em campo aos 5, 6, 7 e 10 dias. Para Horii et al. (2007), inseticidas como o tiametoxam podem auxiliar na rota metabólica da pentose fosfato, favorecendo a hidrólise de reservas e aumentando a disponibilidade de energia para o processo de emergência da plântula. Observa-se que tanto para a testemunha quanto para os tratamentos de fipronil e tiametoxam, o IVE não foi afetado pelas respectivas concentrações. Plântulas com maior IVE possuem um bom desempenho, assim tendo maior capacidade de resistir a estresses.

Analisando a Tabela 3 observa-se que no Tratamento 1 e Tratamento 2 não houve diferença significativa no comprimento da parte aérea das plântulas, sendo que a dose 0,25 g i.a de fipronil manteve similaridade com a testemunha. Nos tratamentos T3, T4, T5 e T7 apresentaram sensível redução no comprimento da parte aérea, sendo essa redução percebida de forma acentuada nos tratamentos.

Tabela 3. Comprimento da parte aérea das plântulas (CPA), comprimento de radículas (CR), massa seca de parte aérea (MSPA), matéria seca de raiz (MSR) de plântulas de soja após as sementes serem tratadas com diferentes concentrações dos inseticidas.

Tratamentos CPA (cm) CR(cm) MSPA (g) MSR (g)

T1 Testemunha 4,9 a 9,8 a 0,019 a 0,0054 a T2 Fipronil 0,25 g i.a. 5,1 a 11,7 b 0,019 a 0,0062 ab T3 Fipronil 0,375 g i.a. 6,8 c 13,4 cd 0,021 a 0,0064 ab T4 Fipronil 0,5 g i.a. 6,2 bc 12,9 bcd 0,021 a 0,0066 ab T5 Thiamethoxam 0,35 g i.a. 5,7 ab 12,2 bc 0,016 a 0,0068 ab T6 Thiamethoxam 0,525 g i.a. 8,1 d 14,0 d 0,018 a 0,0068 ab T7 Thiamethoxam 0,7 g i.a. 5,6 ab 12,7 bcd 0,020 a 0,0076 b CV 7,57% 5,55% 12,35% 14,50%

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem entre si pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade.

O T6 apresentou um aumento no comprimento da parte aérea, em relação as outras doses do mesmo, e do inseticida fipronil. Portanto notou-se que houve um estímulo no crescimento na parte aérea das plântulas. Segundo Nunes (2006), o efeito de thiametoxam sobre a germinação das sementes produz plantas com maior alongamento da raiz e maior fasciculação, ao mesmo tempo em que há maior crescimento da parte aérea, fato estes observados no presente estudo. Tavares et al. (2007) avaliaram aplicação de tiametoxam em tratamentos de sementes com várias doses, e os resultados mostraram diferença entre os tratamentos, sendo a dose de 96 mL 100 kg-1 de sementes a que desenvolveu o maior caule.

(8)

Ainda na tabela 3, considerando o teste de comprimento das radículas, observou-se que a testemunha apresentou resultado inferior em relação aos outros. O T2 diferiu dos outros tratamentos, onde houve uma inibição do crescimento da raiz. Silveira et al. (2001), analisaram em testes semelhantes que houve diminuição no desenvolvimento das radículas das plântulas de milho quando utilizaram o inseticida fipronil.

No T3 em relação ao inseticida fipronil verificou-se que o crescimento da raiz é mediante em comparação com as outras doses do mesmo produto. O T4 e T7, houve interação significativa em relação aos outros tratamentos, mesmo sendo alta doses conseguiram manter o potencial de crescimento da raiz não apresentando fitotoxidade. Dan et al., (2011) utilizaram sementes de milho tratadas com os inseticidas deltametrina e pirimiphos-methyl, em doses elevadas, onde houve uma redução na longevidade e no vigor das plântulas.

Dentre os tratamentos com o tiametoxam, o T5 teve o resultado inferior em relação dos outros tratamentos com o mesmo produto nas diferentes doses. Tavares et al. (2007) não encontraram diferença no desenvolvimento do hipocótilo e radícula de plântulas de soja, submetidas a cinco doses de tiametoxan, no tratamento de sementes.

Ainda no teste de comprimento das radículas, no T6 notou-se resultado superior em relação a todas concentrações dos produtos. Tavares et. al., (2008) observaram, também em soja, que o tratamento com tiametoxam promoveu aumento da área foliar e radicular, da massa de parte aérea e do sistema radicular e maior altura de planta. Devido possuir efeito bioativador, aumentando o vigor inicial das culturas, além de proporcionar um aumento no metabolismo do nitrogênio na soja.

No teste de massa seca de parte aérea, todos os tratamentos não apresentaram diferença significativa, assim não sendo observados efeitos negativos sobre esta variável. Dan et al. (2011) observaram que em sementes de soja tratadas com tiametoxam e fipronil não houve redução nos tratamentos em relação ao acúmulo de matéria seca da parte aérea.

Em consideração ao teste de massa seca da raiz, notou-se que a testemunha obteve um resultado inferior, em relação aos outros tratamentos. Nos tratamentos T2, T3, T4, T5, T6 não houve diferença significativa entre si. De acordo com o resultado da tabela 3, pode-se observar que a máxima produção de massa seca da raiz ocorreu no T7 com a dose 0,7 g i.a. de tiamethoxam. Este resultado apresentado demonstra

(9)

o potencial efeito bioativador do produto tiametoxam aplicado via tratamento de sementes. Conforme Santos et al. (2014), o tiametoxam pode aumentar a eficiência na absorção, transporte e assimilação de nutrientes. Pode-se dizer, então, que o aumento na massa seca de raiz seja devido à melhor absorção e assimilação de nutrientes influenciados por esse tratamento tendo uma maior concentração de ingrediente ativo desse produto.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observou-se que as sementes tratadas com os inseticidas tiametoxam, fipronil apresentaram padrões de germinação similares à testemunha.

A emergência em canteiros não foi influenciada pelas diferentes concentrações dos princípios ativo.

A concentração do princípio ativo tiametoxam apresentou um maior vigor em relação as concentrações do fipronil.

8. FONTES CONSULTADAS

BARROS, R. G.; BARRIGOSSI, J. A. F.; COSTA, J. L. S. Efeito do armazenamento na compatibilidade de fungicidas e inseticidas, associados ou não a um polímero no tratamento de sementes de feijão. Bragantia, 2005.

BRASIL. Ministerio da Agricultura, Pecuaria e Abastecimento. Regras para análise de sementes. Secretaria de Defesa Agropecuaria. Brasilia: Mapa/ ACS, 2009. CARVALHO, N. L; PERLIN, R. S; COSTA, E. C. Thiametoxam em Tratamento de Sementes. Monografias Ambientais, vol.(2), n°2, p. 158 – 175, 2011. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/2314>. Acesso: 15 de março de 2017. CUNHA; R. P. et al; Diferentes tratamentos de sementes sobre o desenvolvimento de plantas de soja. Pelotas, 2015.

DAN. L. G. M; et al. Desempenho de Sementes de Soja Tratadas com Inseticidas e Submetidas a Diferentes Períodos de Armazenamento. Revista Brasileira de Ciências Agrárias, v.6, n.2, p.215-222, abr.-jun., 2011. Disponível em: < http://www.agraria.pro.br/sistema/index.php?journal=agraria&page=article&op=viewA rticle&path%5B%5D=agraria_v6i2a939>. Acesso: 19 de março de 2017.

DAN. L. G. M; et al. Efeito de diferentes inseticidas sobre a qualidade fisiológica de sementes de soja. GLOBAL SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 03, v. 01, p.

(10)

http://rv.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/gst/article/viewfile/89/147>. Acesso em: 21 de março de 2017.

EMBRAPA. Soja. Empresa brasileira de pesquisa agropecuária – Portal Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/soja/cultivos/soja1>. Acesso em: 18 de março de 2017.

FERNANDES, F.B.; CALAFIORI, M.H.; ANDRADE, R.C. de; TEIXEIRA, N.T.; ARAMAKI, P. Efeito de Cruiser em soja plantada em solo arenoso, com diferentes adubações e correção de solo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 21., 2006, Recife. Resumos. Recife, 2006.

FESSEL, S.A.; Mendonca, E.A.F.; Carvalho, R.V. Effect of chemical treatment on corn seeds conservation during storage. Revista Brasileira de Sementes, v.25, n.1, p.25-28, 2003. Crossref

HORII, P.M.; MCCUE, P.; SHETTY, K. Enhancement of seed vigour following insecticide and phenolic elicitor treatment. Bioresource Technology, v.98, n.3, p.623-632, 2007. Crossref

JÚNIOR, S. A. C; et al. Efeito de Diferentes Inseticidas Aplicados no Tratamento de Sementes de Soja (glycine max). Enciclopédia Biosfera, centro científico conhecer, v.13. Goiânia: 2016.

KRZYZANOWSKI. F et al. A semente de soja como tecnologia e base para altas produtividades - série sementes. Circular técnica 55, londrina 2008. Disponível em: <http://www.cnpso.embrapa.br/download/cirtec/circtec55.pdf>. Acesso em: 21 de março de 2017.

LORENZETTI, E. R. et al. Influência de Inseticidas Sobre a Germinação e Vigor de Sementes de Milho Após Armazenamento. Cultivando o Saber Volume 7, n.1, p. 14 – 23, 2014.

MAGUIRE, J.D. Speed of germination-aid selection and evaluation for seedling emergence and vigor. Crop Science, v.2, n.2, p.176-177, 1962. Crossref

MARCOS FILHO, J. Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas. Biblioteca de Ciências Agrárias Luiz de Queiroz, v. 12. Editora Piracicaba: Fealq, 2005.

MELO, L. F; FAGIOLI, M; SUSSTRUNK, T. F. Tratamento de Sementes de Milho com Fipronil e Thiamethoxam e sua Influência Fisiológica nas Sementes. Agropecuária Técnica, v. 31, n. 2, Areia, 2010. Disponível em: < http://periodicos.ufpb.br/index.php/at/article/download/4029/4623>. Acesso: 15 de abril de 2017.

(11)

NAKAGAWA, J. Testes de vigor baseados no desempenho das plântulas. In: KRZYZANOWSKI, F.C.; VIEIRA, R.D.; FRANÇA NETO, J.B. (Ed.). Vigor de sementes: Conceitos e Testes. Londrina: Abrates, 1999. p.2-21.

NUNES, J.C. Bioativador de plantas, Seeds News, v.3, n.5, p.30-31, 2006.

PESKE, F. B; BAUDET, L; PESKE, S. T. Produtividade de Plantas de Soja Provenientes de Sementes Tratadas com Fósforo. Revista Brasileira de Sementes, vol. 31, nº 1, p.095-101, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbs/v31n1/a11v31n1.pdf>. Acesso: 07 de maio de 2017. Santos et al., Desenvolvimento inicial de plantas de soja em função do tratamento de sementes com tiametoxam. CERRADO AGROCIÊNCIAS Revista do Centro Universitário de Patos de Minas. ISSN 2178 – 7662 Patos de Minas, UNIPAM, ( 5 ): 91 – 97 , nov. 201 4.

SEDIYAMA, Tuneo, editor. Produtividade da Soja. Editora Mecenas LTDA, Londrina, 2016.

SEDIYAMA, Tuneo, editor. Tecnologias de Produção de Sementes de Soja. Editora Mecenas LTDA, Londrina, 2013.

Silveira, R.E.; Maccari, M.; Marquezi, C.F. Avaliação do efeito de inseticidas aplicados via tratamento de sementes sobre o desenvolvimento de raízes de milho, na proteção de pragas do solo. In: Reunião Sul-Brasileira sobre Pragas de Solo, 8., 2001, Londrina. Anais. Londrina: Embrapa Soja, 2001. p.246-249.

Tavares, S.; Castro, P.R.C.; Ribeiro, R.V.; Aramaki, P.H. Avaliação dos efeitos fisiológicos de thiametoxan no tratamento de sementes de soja. Revista de Agricultura, v.82, n.1, p.47-54, 2007.

VIEIRA, E. H; SIMONETTI, A. P. M. M. Análise fisiológica de sementes de soja submetidas a tratamento semente e diferentes períodos de armazenamento. Cultivando o Saber v. 7 - n˚4, p. 415 - 425, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Os dados publicados pelo Departamento do Comércio, em junho, indicam que os consu- midores têm resistido a pressões como au- mento de impostos e cortes de

Baroni &amp; Maltempi (2020) apresentam que as tecnologias digitais não são abordadas com centralidade na formação inicial de futuros professores de Matemática nas

Depois de entrar no aplicativo, o equipamento irá detectar o mesmo, a página de conexão irá abrir, pressione “Connect” (Conectar) e todos os dispositivos Bluetooth nas

• As notificação de realização das CADs serão enviadas por e-mail para as caixas criadas para cada unidade da Defensoria, conforme informado pela 2ª e 3ª Subdefensorias

Desse modo, os estudantes só poderão cursar até o limite máximo de 32 (trinta e dois) créditos por semestre, seja com o objetivo de integralizar mais rapidamente o curso

O estudo de memórias históricas documentais pela psicologia social da memória exige, pois, que, dada uma população e um fato, processo ou período histórico: (1) sejam

(UFPE) Uma caixa cúbica metálica de 10 L está completamente cheia de óleo quando a temperatura do conjunto é de 20 °C. Sejam os coeficientes de dilatação volumétrica do vidro e

Within Oncidiinae, pollination by oil-collecting bees while gathering floral oils was already reported to species of