• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DURANTE A GESTAÇÃO: ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Fisioterapia SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM - UNISALESIANO INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): LETICIA ACHILLES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANA CLÁUDIA DE SOUZA COSTA ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): ANA CLAUDIA DE SOUZA COSTA, PAULA ORIANA HENEMANN RIBEIRO COLABORADOR(ES):

(2)

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DURANTE A GESTAÇÃO: ELABORAÇAO DE MATERIAL EDUCATIVO

Leticia Achilles (Acadêmico do Curso de Fisioterapia – UniSALESIANO Lins) Paula Oriana Henemann Ribeiro (Acadêmico do Curso de Fisioterapia – UniSALESIANO Lins) Prof.ª Ma. Ana Cláudia de Souza Costa (Orientadora– UniSALESIANO Lins) e-mail: leeh_achilles@hotmail.com, Paula.oriana@outlook.com, anaclaudia@unisalesiano.edu.br

Durante o período gestacional, observam-se várias alterações fisiológicas e funcionais na mulher. Algumas dessas alterações podem resultar em desconforto ou até mesmo dor na gestante, causando-lhe limitações durante a execução de suas atividades de vida diária, interferindo diretamente em sua qualidade de vida. O aumento dos sintomas dolorosos desencadeia uma constante busca por medidas terapêuticas que possam amenizá-los. Nesse processo a fisioterapia desempenha um importante papel, proporcionando em um contexto interdisciplinar, experiências que auxiliam as gestantes e seus familiares na prevenção e orientação quanto ás diversas modificações gravídicas, dentro de seu núcleo de conhecimento, havendo a possibilidade de um mesmo tema ser discutido sob diferente aspectos. Diante do exposto, este estudo tem por objetivo desenvolver um material educativo, com orientações às gestantes que frequentam a Associação Beneficente Santa Paulina de Lins/SP, uma vez que tal pesquisa contribuirá direcionando as gestantes, para ações em decorrência dos desconfortos que elas possam vir a apresentar. Através da utilização deste material, a equipe de fisioterapia, ensina os exercícios para as gestantes na Associação e elas podem realizar os mesmos em casa, através da ilustração do material. Conclui-se portanto, que a elaboração do material foi de importância para auxilio aos atendimentos da equipe de fisioterapia na Associação Santa Paulina, pois através do material ilustrativo, as gestantes conseguiram reproduzir os exercícios em casa, obtendo um melhor preparo físico durante a gestação e para o parto.

(3)

Introdução

Este estudo objetivou desenvolver um material educativo, com orientações às gestantes que frequentam a Associação Beneficente Santa Paulina de Lins/SP, uma vez que tal pesquisa contribuiu para o direcionamento das gestantes, para ações em decorrência dos desconfortos que elas possam vir a apresentar.

Durante o período gestacional, a mulher passa por intensas mudanças físicas e psicológicas, sendo encaminhada para o acompanhamento fisioterapêutico para aliviar os desconfortos e dores, com o objetivo de realizar uma atividade física orientada. (BARACHO, 2007)

Segundo Polden e Mantle (1997), os fisioterapeutas obstetras são os profissionais da saúde mais bem equipados para avaliar e aconselhar sobre a saúde física de uma mulher antes, durante e entre as gestações, sendo também capazes de julgar os efeitos de ocupações e esportes particulares, devendo opinar sobre a continuidade dos mesmos durante a gestação, em termos gerais ou sobre casos específicos. Os benefícios gerados pelos exercícios físicos vão desde a manutenção do desempenho cardiovascular, diminuição das dores musculoesqueléticas, prevenção de ganho de peso excessivo, melhora ou manutenção da postura corporal, redução da intolerância a glicose gestacional até a facilitação da recuperação pós-parto. (OLIVEIRA; BARROS, ARAUJO, 2010)

Nesse processo a fisioterapia desempenha um importante papel, proporcionando num contexto interdisciplinar, experiências que auxiliam as gestantes e seus familiares na prevenção e orientação quanto às diversas modificações gravídicas, dentro de seu núcleo de conhecimento, havendo a possibilidade de um mesmo tema ser discutido sob diferentes aspectos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam a adoção de estratégias, visando o atendimento dos interesses das gestantes durante o pré-natal. Desde 1984, quando o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) foi implementado pelo Governo Federal, o Ministério da Saúde estimula o desenvolvimento de ações educativas, objetivando melhorar a saúde das gestantes. O Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN), integrado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, também destacou a importância a ser dada à perspectiva das mulheres nessas ações educativas.

(4)

Objetivos da pesquisa

Diante do exposto, este estudo teve por objetivo desenvolver um material educativo, com orientações às gestantes que frequentam a Associação Beneficente Santa Paulina de Lins/SP, uma vez que tal pesquisa contribuiu para o direcionamento das gestantes, para ações em decorrência dos desconfortos que elas possam vir a apresentar.

Metodologia

Trata-de de um estudo de natureza descritiva e observacional, fundamentado na abordagem qualitativa, a partir de elaboração de um material educativo, sendo este através de informações e ilustrações, que darão orientação às gestantes, para que estas desenvolvam ações durante os sinais e sintomas que ocorrem no período gestacional e para que também atuem de forma preventiva, objetivando amenizar os desconfortos específicos da gestação. O local de estudo foi na Instituição de referência no atendimento às gestantes.

Métodos: Elaboração de um material educativo, contendo informações e ilustrações de exercícios básicos para que elas possam reproduzir durante a gestação.

Este material foi confeccionado, e entregue à equipe do setor de Fisioterapia na Saúde da Mulher do UniSALESIANO/Lins, que acompanharam a entrega do material, que serviu como material de apoio para que esta equipe.

Para a confecção do material educativo, foi realizado acompanhamentos por meio das autoras, aos atendimentos de fisioterapia que são realizados na Associação, para que fossem apontadas as necessidades por parte dos fisioterapeutas e das gestantes.

Foram confeccionados e entregues à equipe, um total de 100 folhetos com as orientações e ilustrações devidas, conforme as necessidades citadas acima.

Resultados

A prática dos exercícios realizados pelas gestantes através do material educativo oferecem benefícios que vão desde a manutenção do desempenho cardiovascular, diminuição das dores musculoesqueléticas, prevenção de ganho excessivo, melhora ou manutenção da postura corporal, redução da intolerância a glicose gestacional até a facilitação da recuperação pós-parto.

(5)

Relaxamento da região lombar (alongamento da cadeira posterior)

Rotação da coluna (alongamento de obliquos e tensor da fascia lata)

(6)

Postura da Borboleta

(7)

Movimentação pélvica na bola (mover o quadril para frente e para trás)

Relaxamento sobre a bola (deitar sobre a bola e movimentar o corpo para frente e para trás)

(8)

Deslocamento do centro de gravidade com o auxílio de um acompanhante (facilita a mobilização pélvica)

Deslocamento do centro de gravidade com o auxílio de um acompanhante (facilita a mobilização pélvica)

(9)

Agachamento com o auxílio de um acompanhante

Relaxamento sobre a cadeira (inclincar o tronco sobre a cadeira)

Discussão e Conclusões

Durante o período gestacional a mulher passa por intensas mudanças físicas e psicológicas, sendo encaminhada para o acompanhamento fisioterapêutico para aliviar os desconfortos e dores, com o objetivo de realizar uma atividade física orientada. Silveira e Segre(2010), em seu trabalho que fala sobre a importância do exercício físico durante a gestação, relata a importância destes, para que as

(10)

gestantes sejam encaminhadas para o parto vaginal. Este estudo corrobora com o presente estudo, onde este manual foi desenvolvido, com o objetivo de facilitar para que as gestantes realizem exercícios em casa se preparando para a gestação e o parto.

Os fisioterapeutas são os profissionais da saúde bem equipados para avaliar e aconselhar sobre a saúde fisica de uma mulher antes, durante e entre gestações, sendo também capazes de julgar efeitos de ocupações, devendo opinar sobre a continuidade dos mesmos durante a gestaçao, em termos gerais ou sobre casos específicos. Pitangui e Ferreira (2017), em seu trabalho sobre a avaliação e tratamento fisioterapeutico sobre dor lombar na gestação, relata a inmportancia destes estudos, para dar mais suporte ao profissional da saúde, para que se adotem medidas preventivas e terapêuticas mais eficazes, que venham contribuir para uma melhor qualidade de vida das gestantes. Este resultado vem de encontro ao presente estudo, pois a elaboração do manual, objetiva este trabalho preventivo, citado pelo artigo.

Brandão, Gasparetto, Pivetta (2008), realizaram uma pesquisa com um grupo de gestantes objetivando descrever os efeitos da fisioterapia na qualidade de suas vidas na atenção básica de saúde. Puderam observar que as gestantes que participam de um programa de atenção básica e fisioterapêutica, houve redução na incidência de câimbras, dispnéia, constipação, freqüência de perdas urinárias, vitalidade, compensações posturais e algias, apesar de a dor ainda interferir nas atividades dessas mulheres. Este estudo vem corroborar com os objetivos do presente estudo, onde as orientações dadas através do manual, vão facilitar as gestantes a realizar as atividades em casa, melhorando assim a sua qualidade de vida.

Conclui-se portanto, que a elaboração do material foi de importância para auxilio aos atendimentos da equipe de fisioterapia na Associação Santa Paulina, pois através do material ilustrativo, as gestantes conseguiram reproduzir os exercícios em casa, obtendo um melhor preparo físico durante a gestação e para o parto.

(11)

Referências

BARACHO, E Fisioterapia aplicada à obstetrícia, uroginecologia e aspectos de mastologia. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

POLDEN, M.; MANTLE, J. Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia. Tradução Lauro Blandy. 2. ed. São Paulo: Santos, 1997.

OLIVEIRA, C. F. P.; BARROS, D. J. M.; ARAUJO, F. A. B. A incidência de dores musculoesqueléticas na gestação. 2010. Monografia (Graduação em fisioterapia) – Unisalesiano, Lins.

Luciana Magnoni Reberte Gouveia Rua Henrique Chaves, O processo de construção de material educativo para a promoção da saúde da gestante. Latino-Am. Enfermagem 20(1) jan.-fev. 2012 www.eerp.usp.br/rlae.

SIMONE Z. STRASSBURGER; DANIELA Z. DREHER. A fisioterapia na atenção a gestantes e familiares: relato de um grupo de extenção universitária Scientia Medica, Porto Alegre: PUCRS, v. 16, n. 1, jan./mar. 2006

SILVEIRA, LILIAN CRISTINA; SEGRE, CONCEIÇÃO APARECIDA DE MATTOS. Exercício físico durante a gestação e sua influência no tipo de parto.Trabalho extraído de tese de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) e aprovada em 9 de novembro de 2010.

PITANGUI, Ana Carolina Rodarti; FERREIRA, Cristine Homsi Jorge. AVALIAÇÃO

FISIOTERAPÊUTICA E TRATAMENTO DA LOMBALGIA

GESTACIONAL. Fisioterapia em Movimento, [S.l.], v. 21, n. 2, set. 2017. ISSN

1980-5918. Disponível em:

<https://periodicos.pucpr.br/index.php/fisio/article/view/19117/18461>. Acesso em: 26 abril. 2018

(12)

Brandão, Ana Carolina Schmitz; Gasparetto, Andriele; Pivetta, Hedionéia Maria Foletto. A fisioterapia na atenção básica: atuação com gestantes em caráter coletivo. Fisioter. Bras; 9(2): 86-92, mar.-abr. 2008.

Referências

Documentos relacionados

A proposta desta pesquisa objetivou desenvolver o estudante para realizar a percepção sobre o estudo da complexidade do corpo humano, onde o educando teve oportunidade

O trabalho tem como objetivo elucidar a importância do brincar para as crianças, do contato delas com a natureza, de sua ação de ocupar espaços públicos na cidade, como praças e

Neste capítulo, será apresentada a Gestão Pública no município de Telêmaco Borba e a Instituição Privada de Ensino, onde será descrito como ocorre à relação entre

O lúdico tem sido utilizado como instrumento educacional desde a pré-história onde o homem primitivo se utilizava de rituais, que muito se assemelham as brincadeiras de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Um modelo que expressa a relação entre a constante dielétrica do solo (Ka) e θθθθθ foi ajustado por meio de regressão polinomial múltipla, com a incorporação da Ds para

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Porém, o tamanho amostral do estudo (n=18) foi próximo do de treinadores ligados à Federação Pernambucana de Badminton (n=25). Embora o presente estudo apresente