• Nenhum resultado encontrado

CADERNODOPROFESSOR-MTM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CADERNODOPROFESSOR-MTM"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CADERNO DO PROFESSOR

FORMAÇÃO CONTINUADA EM REDE – II ETAPA

DISCIPLINA: MATEMÁTICA

UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ZÉ DOCA PÓLO: GOVERNADOR NUNES FREIRE

PROFESSOR FORMADOR: WERBET CHIMENDES NUNES

Governador Nunes Freire 2010

(2)

CADERNO DO PROFESSOR 1. Apresentação

O ensino da matemática é sempre caracterizado como tradicional e desprovido de técnicas inovadoras, neste caderno propomos algumas idéias que pode tornar as aulas de matemática mais atraentes. Não é um documento pronto e acabado, mas pode sofrer alterações e adaptações conforme a realidade. Aproveite e usufrua dessas possibilidades.

2. Introdução

O ensino de Matemática praticado nas salas de aula tem seguido diferentes orientações, apoiando-se numa diversidade de investidas metodológicas, de recursos didático-pedagógicos e os resultados da aprendizagem não têm sido promissores, seja pelo baixo aproveitamento dos alunos mostrado pelos indicadores das avaliações oficiais (locais, nacionais e internacionais), seja pela aferição pontual, silenciosa e cotidiana feita por cada professor nas suas salas de aula. Reverter a situação — de modo que aprender matemática seja uma possibilidade para amplas parcelas dos estudantes, tendo como uma das conseqüências reduzir o descompasso entre os resultados das avaliações e o resultado da aprendizagem — é interesse e responsabilidade de cada profissional envolvido no processo de ensino e aprendizagem da matemática em qualquer escola, além de ser um compromisso dos órgãos gestores da educação.

3. CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

No mundo moderno em que estamos vivendo, numa sociedade marcada pela globalização e pela informatização, o professor de Matemática tem o papel essencial de desenvolver nos seus alunos algumas capacidades básicas: comunicar-se nas várias linguagens, investigar, interpretar, experimentar, resolver e elaborar situações problemas, realizar tomadas de decisões, estabelecer estratégias e procedimentos, adquirir e aperfeiçoar conhecimento, buscar valores sociais e pessoais, desenvolver trabalhos de formar solidária e cooperativa e sempre ter a consciência de estar em constante aprendizado.

O ensino da Matemática no Ensino Médio deve ser significativo, real e produtivo de modo a atender as necessidades do aluno, bem como as finalidades definidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Brasil, 1999, p.211).

Assim, podemos dizer que a Matemática do Ensino Médio possui duas situações importantes: Uma formativa, que auxiliará na organização do pensamento, no raciocínio lógico; e outra instrumental, capaz de proporcionar

(3)

aplicações cotidianas, estudos em outras áreas do conhecimento, nas atividades profissionais e nos cursos técnicos profissionalizantes.

4. COMPETENCIAS E HABILIDADES

O professor é um elemento chave na organização das situações de aprendizagem, pois compete-lhe dar condições para que o aluno “aprenda a aprender”, desenvolvendo situações de aprendizagens diferenciadas, estimulando a articulação entre saberes e competências. Em lugar de continuar a decorar conteúdos, o aluno passará a exercitar habilidades e, através delas, a aquisição de grandes competências, ou seja, desenvolvendo habilidades através do conteúdo.

Poderíamos, então, dizer que uma competência permite a mobilização de conhecimentos para que se possa enfrentar uma determinada situação, uma capacidade de encontrar vários recursos, no momento e na forma adequadas. A competência implica uma mobilização dos conhecimentos e esquemas que se possui para desenvolver respostas inéditas, criativas, eficazes para problemas novos.

As habilidades, por sua vez, são inseparáveis da ação, mas exercem domínio de conhecimentos. As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes adequadas à realização de tarefas. Desta forma, as habilidades estão relacionadas ao saber fazer. Assim, Identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar Informações, analisar situações – problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.

5. MATRIZ DE COMPETÊNCIA E HABILIDADES EM MATEMÁTICA

COMPETÊNCIA HABILIDADES

-Ler e interpretar textos de interesse científico e tecnológico.

-Traduzir a linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Matemática: equações, gráficos, diagrama, fórmulas, tabelas, etc e vice-versa.

-Compreender a Ciência Matemática, como construção humana, um conjunto de conceitos, métodos, técnicas e estratégias para serem aplicadas à solução de problemas científicos e tecnológicos.

-Desenvolver a capacidade de investigar, analisar, articular, experimentar e contestar fenômenos ou processos naturais, sociais, econômicos e culturais, para

- Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

- Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

- Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. - Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

- Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

- Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. - Identificar características de figuras planas ou espaciais.

- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

- Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. - Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

- Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.

- Resolver situação-problema que envolva medidas de grandezas. - Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento

(4)

elaboração de argumentos convincentes.

-Explorar calculadoras e computadores, sabendo utilizar satisfatoriamente para a produção de conhecimento, comunicação e desenvolvimento de tecnologias.

consistente.

- Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos geométricos relacionados a grandezas e medidas.

- Identificar a relação de dependência entre grandezas.

- Resolver situação-problema envolvendo a variação de grandezas, direta ou inversamente proporcionais.

- Analisar informações envolvendo a variação de grandezas como recurso para a construção de argumentação.

- Avaliar propostas de intervenção na realidade envolvendo variação de grandezas.

- Identificar representações algébricas que expressem a relação entre grandezas.

- Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas.

- Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

- Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.

- Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

- Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

- Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos. - Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para a construção de argumentos.

- Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de freqüências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.

- Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.

- Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

- Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.

6. SUGESTÕES METODOLÓGICAS:

ATIVIDADES PERMANENTES ATIVIDADES SEQUENCIADAS PROJETOS DIDÁTICOS PARA A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR. É PRECISO ELEGER OU SELECIONAR PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS E FUNCIONAIS

QUE POSSAM GARANTIR SENTIDO E QUALIDADE PARA A

APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

SIGNIFICADO:

PARA DIRECIONAR, ORIENTAR A ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO,

CONSIDERANDO AS MODALIDADES

ORGANIZATIVAS DOS CONTEUDOS

PROPOSTAS NO REFERENCIAL

MODALIDADES ORGANIZATIVAS

As modalidades de organização do trabalho pedagógico se caracterizam como situações reais de aprendizagem, a

partir da possibilidade de integração/articulação entre as áreas do conhecimento e a distribuição dos conteúdos no tempo, de modo a superar a fragmentação do conhecimento. Deve-se considerar que as pessoas são diferentes, que os conteúdos são diferentes, portanto, estes, devem ser organizados de forma diferente.

(5)

Concepção

Acontecem com

regularidade(diariamente, semanalmente) durante um determinado período ou durante todo o ano letivo, com o objetivo de constituir atitudes e desenvolver hábitos

Exemplo

 Leitura em voz alta feita pelo professor – diferentes gêneros  Roda de conversa  Hora da novidade  Momento da Notícia  Rádio Literária. Concepção

Planejadas para serem trabalhadas por etapas, com uma complexidade crescente de dificuldades, pelo tempo necessário para a conclusão do tema em estudo

Exemplo:

 Basquete passo a passo (Educação Física)  Texto – Canção (Língua Estrangeira)  Imagens do Cotidiano (Arte)

 Biomas Brasileiros (Ciências)

 Relação entre Natureza e Sociedade ( Geografia)

 De olho na dengue (Ciências)

 Transformação de Gêneros (Português)  Velocidade Média (Física)

 Progressões Aritméticas e Progressões Geométricas (Matemática)

Concepções

Situações didáticas que se articulam em função de uma finalidade e de um produto final compartilhado. Apresenta organização mais flexível do tempo, podendo ser realizados em dias u meses, de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Exemplo:

 Pré-adolescência: Tempo de Namorar

 Água com sabor de Cidadania.

 Conhecendo a cidade

7. SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA (Experiências que deram certo)

SITUAÇÃO 1

1. Conteúdo/série:

Números inteiros e o plano cartesiano Série: 1º ano

2. Qual o Significado dessa situação para o aprendizado do aluno? Que os alunos sejam capazes de estabelecer relações entre os números e situações práticas do cotidiano.

3. Como desenvolver essa situação?

1ª etapa: Divisão dos alunos em grupos para competir em forma de gincana.

2ª etapa: Distribuição de tarefas:

Tarefa 1 – Pesquisa e apresentação de conceitos matemáticos: Plano Cartesiano, Eixos (abscissas e ordenadas), quem foi René Descartes? Tarefa 2 – Pesquisa e apresentação das várias formas de utilização do plano cartesiano;

Tarefa 3 – Jogo da trilha, com adição, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros;

3ª etapa: Construção do plano cartesiano para demonstrar a evolução de cada equipe.

4. Quais as possíveis capacidades/competências que podem ser desenvolvidas nesta situação de aprendizagem?

Perceber, relacionar e interpretar nas diferentes informações, a leitura real de problemas por meio dos matemáticos apreendidos.

(6)

1. Conteúdo/série:

Representação gráfica de dados estatísticos Série: 2º ano

2. Qual o Significado dessa situação para o aprendizado do aluno? Que os alunos sejam capazes de ler, compreender e interpretar dados estatísticos;

3. Como desenvolver essa situação?

1ª etapa: Pesquisa na internet, livros ou revistas dos diversos gráficos de distribuição de freqüência e apresentação na sala de aula.

2ª etapa: Realização de pesquisa sobre a freqüência dos alunos na escola e sistematização dos dados em tabela.

3ª etapa: Apresentação do resultado da pesquisa em forma de gráfico (quatro grupos por turma). Cada grupo deverá apresentar um gráfico diferente.

4. Quais as possíveis capacidades/competências que podem ser desenvolvidas nesta situação de aprendizagem?

Identificar, prognosticar, inferir e analisar padrões estatísticos em situações do cotidiano, apresentados em gráficos e tabelas.

SITUAÇÃO 3

1. Conteúdo/série:

Distância entre dois pontos Série: 3º ano

2. Qual o Significado dessa situação para o aprendizado do aluno? Que os alunos sejam capazes de calcular a distância entre dois pontos na reta orientada e no plano cartesiano.

3. Como desenvolver essa situação?

1ª etapa: Demonstração de um ponto no plano cartesiano;

2ª etapa: Utilização da sala de aula como um plano cartesiano e dois alunos como referência para o cálculo.

3ª etapa: Calculo da distância entre os dois alunos e depois uma escala para conformar o cálculo.

4. Quais as possíveis capacidades/competências que podem ser desenvolvidas nesta situação de aprendizagem?

Aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações práticas.

8. SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM ELABORADAS NA CAPACITAÇÃO Durante as atividades desenvolvidas na capacitação foi feito uma análise da ação pedagógica dos professores de matemática e a partir dessa análise foram elaboradas situações de aprendizagem para serem aplicadas no ano letivo de 2011.

(7)

SUGESTÃO 1:

DISCIPLINA: Matemática

CURSO/SÉRIE: Ensino Médio/ 1º ano CONTEÚDO:

1. Função polinomial do 1º grau 2. Função crescente e decrescente 3. Raiz ou zero da função

OBJETIVOS:

1. Reconhecer/identificar uma função polinomial do 1º grau,

2. A partir do contexto, identificar e expressar funções crescentes e decrescentes utilizando as linguagens oral, escrita e gráfica.

3. Demonstrar, calcular o valor de x que torna y igual a zero. HABILIDADES:

1. Aperfeiçoar a comunicação e a expressão. 2. Ler, interpretar e produzir gráficos.

3. Compreender enunciados e formular questões.

4. Desenvolver o espírito de coletividade e de cooperação, respeitando opiniões diversas e aceitando as diferenças individuais.

5. Reconhecer as relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento.

TEMPO ESTIMADO: 03 aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO: Projetor, fichas, impressos, pincel, papel madeira, fita adesiva e mapas

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE TRABALHO

1ª ETAPA: Aplicar uma situação de aprendizagem que possibilite ao aluno oportunidades de indagar, questionar e representar, utilizando os diversos códigos de linguagens: oral, escrita e gráfica.

2ª ETAPA: Apresentar o resgate histórico da origem do cálculo algébrico. Realizar um debate para melhor fixar a aprendizagem.

3ª ETAPA: Realizar a demonstração e representação das funções utilizando a linguagem matemática e gráfica.

4ª ETAPA: Desenvolver e aplicar conceitos de coordenadas cartesianas, utilizando o globo terrestre. Solicitar aos alunos que desenhe numa folha o globo terrestre. Logo em seguida, fazer as comparações necessárias e aplicar os conceitos básicos.

5ª ETAPA: Demonstração e aplicação de conceitos por meio de atividades. As atividades precisam está previamente organizadas e estruturadas. Nesta etapa o professor deve promover um trabalho de grupo.

AVALIAÇÃO: Promover a avaliação da aula junto com os alunos o professor deve levantar os aspectos importantes: pontos positivos e negativos e levando o aluno a fazer uma auto-avaliação da sua participação no envolvimento dos trabalhas e da sua aprendizagem.

(8)

DISCIPLINA: Matemática

CURSO/SÉRIE: Ensino Médio/ 1º ano CONTEÚDO:

1. Conjuntos numéricos:

1.1. Conjunto n dos números naturais. 1.2. Conjunto z dos números inteiros. 1.3. Conjunto q dos números racionais. 1.4. Conjunto ir dos números irracionais. 1.5. Conjunto r dos números reais. 1.6. Intervalos reais.

OBJETIVOS:

1. Compreender os conceitos, procedimentos estratégias matemáticas que permitam ao aluno desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação científica geral.

2. Utilizar com confiança procedimentos de resolução de problemas para desenvolver a compreensão de conjuntos

3. Estabelecer conexões entre diferentes tipos de conjuntos

4. Reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito, relacionando procedimentos associados as diferentes representações.

HABILIDADES:

1. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais

2. Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. 3. Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos

numéricos.

TEMPO ESTIMADO - 18 aulas MATERIAL NECESSÁRIO:

Quadro de giz e acessórios, livro didático, papel milimetrado, chamex, régua diversas, laboratório de informática, laboratório de matemática.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE TRABALHO:

1º etapa: Utilizar o livro didático de forma adequada a informação, comunicação e produção de conhecimento.

2º etapa:Utilizar problemas analisando situações do cotidiano identificando padrões de sequências numéricas.

3º etapa: Desenvolver a capacidade de investigar, analisar, experimentar os meios tecnológicos.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita no decorrer das aulas dadas,observando a participação, o desenvolvimento em atividades escritas para verificação de aprendizagem dos conteúdos.

SUGESTÃO 3:

DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 1º ano

CONTEÚDO:

1- Congruência e semelhança de figuras planas e espaciais, Teorema de Tales HABILIDADES:

(9)

1. Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma

2. Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.

TEMPO ESTIMADO: 06 aulas MATERIAL NECESSÁRIO:

Transferidor, régua, escala métrica, esquadros, compasso, quadra de esporte ou terreno plano e sala de aula.

DESENVOLVIMENTO:

2ª Etapa: Situações-problema do cotidiano (medidas, altura, largura e comprimento.

3ª Etapa: Aplicar as situações-problema do cotidiano para que o aluno desenvolva, reconheça e problematize outras situações similares.

AVALIAÇÃO:

Observação da participação na construção e resolução de situações-problemas: práticos e escritas.

SUGESTÃO 4:

DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 1º ano

CONTEÚDO:

1- Introdução a estatística: representação gráfica da distribuição de freqüência; 2- Resolução de problemas do cotidiano envolvendo estatística.

OBJETIVOS:

1- Identificar e construir diferentes tipos de gráficos e tabelas;

2-Estabelecer relações entre conceito de estatística e situações práticas do cotidiano do aluno;

3- Compreender as informações divulgadas através de pesquisas e estudos estatísticos.

HABILIDADES

1. Identificar a relação de dependência entre grandezas.

2. Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. 3. Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e

probabilidade.

4. Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO: Laboratório de informática e/ou jogos, papel milimetrado, cartolina, giz de cera, pincel atômico, transferidor, trena, pranchetas, transferidor e compasso.

DESENVOLVIMENTO: 1ª Etapa

1 - Realizar pesquisa de campo

2 - Distribua os alunos em grupos direcionando em equipes, de acordo com o tema a ser pesquisado.

Dicas importantes:

Após o final da pesquisa, faça os seguintes questionamentos aos seus alunos e peça que anote as respostas.

(10)

2 - Solicite o grupo que comente sobre o trabalho dos outros grupos.

3 - Solicite um aluno da equipe para representar graficamente os dados pesquisados.

4- Em seguida discutam com os alunos como é feita a representação de um dado em um sistema de coordenadas cartesianas, trabalhe a nomenclatura (eixo x (abscissa) eixo y (ordenada). Conte para eles sobre a origem do nome “cartesiano” e quem foi Descartes.

AVALIAÇÃO:

1- A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos. Ou ainda, uma atividade de marcação de pontos em um sistema de coordenadas.

2- Atividades escritas para verificação da aprendizagem dos conteúdos.

2. Sugestões para a segunda série do Ensino Médio: SUGESTÃO 1:

DISCIPLINA: Matemática CURSO/SÉRIE: 2º ano CONTEÚDO:

1-sistema lineares

2-sistemas lineares equivalentes 3-classificação dos sistemas lineares OBJETIVOS:

Reconhecer uma equação linear;

Construir e identificar sistemas lineares;

Verificar sistemas lineares que admitem a mesma solução Classificar cada sistema linear proposto, quanto a sua solução HABILIDADE

1. Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. 2. Identificar a relação de dependência entre grandezas. TEMPO ESTIMADO: 09 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO: laboratório de informática e livros DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa: Expor uma situação-problema; Explanação dos conteúdos;

Questionamentos; ( dependem da situação-problema) Discutir a situação-problema.

2ª etapa: Mostrar aos alunos como aplicar o conteúdo em situação-problema;

3ª etapa: Aplicar softwares para equacionardes na forma adequada aos sistemas; Atividades em grupo e individual.

AVALIAÇÃO:

A avaliação poderá ocorre durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões e nas atividades de consolidações dos conhecimentos.

Atividades escritas para verificação da aprendizagem dos conteúdos

(11)

DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 2º ano

CONTEÚDO:

Vértices, lado, altura, ângulos, diretrizes, número de diagonais de figuras planas e espaciais, trais como polígonos, círculos, setores circulares, elipses, parábolas, hipérboles, prismas, pirâmides, esfera, cilindros, cones e troncos. HABILIDADES:

1. Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional. 2. Identificar características de figuras planas ou espaciais.

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas MATERIAL NECESSÁRIO:

Material físico: mesa , quadro de giz, bola de futebol, garrafa pet, régua, transferidor, esquadro e etc;

Espaço físico: sala de aula, quadra de esporte ou terreno plano. DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: Criar situações problema onde possa ser utilizado os materiais citados.

3ª Etapa: Aplicar regras de formas de manuseio dos matérias para resolução das situações-problemas.

AVALIAÇÃO: Pratica e escrita

Durante a aplicação das atividades. SUGESTÃO 3:

DISCIPLINA: Matemática

CURSO/SÉRIE: Ensino Médio/ 2º ano CONTEÚDO: 1. Funções Trigonométricas:  Função seno  Função co-seno  Função tangente OBJETIVOS:

1. Compreender e identificar conceitos e procedimentos que envolvam as funções trigonométricas.

2. Usar e reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito. 3. Desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolver problemas, de

comunicação, bem como sua criatividade. HABILIDADES:

1. Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação.

2. Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos.

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO: Cartazes, régua, compasso, transferidor e quadro de giz.

(12)

No primeiro momento o foco é desenvolver habilidades e competências nos alunos e, a partir do conteúdo e do conhecimento, promover uma aprendizagem significativa sobre trigonometria. Ensinam-se primeiramente, as razões trigonométricas no triângulo retângulo e, posteriormente, os conceitos sobre o ciclo trigonométrico e finalmente as funções trigonométricas.

AVALIAÇÃO:

Participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos. Atividades escritas para verificação da aprendizagem dos alunos. SUGESTÃO 4 DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 2º ano CONTEÚDO: 1- Probabilidades.

2- Resolução de problemas do cotidiano envolvendo probabilidade. OBJETIVOS:

1- Perceber, reconhecer e utilizar os princípios da analise combinatória e probabilidade nas resoluções de situações do cotidiano.

2- Ser capaz de compreender, analisar e criticar a matemática e eticamente a probabilidade de ocorrência de um fato.

3- Resolver problema que envolva probabilidades. HABILIDADES

1. Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem.

2. Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. 3. Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e

probabilidade.

TEMPO ESTIMADO: 8 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO: Laboratório de informática, pranchetas, quadra esportiva, moedas, dados, bingos e dominó.

DESENVOLVIMENTO:

1ª Etapa: 1-Fazer uma pesquisa: (assunto atual). Dicas importantes:

Drogas, células troncos, ficha limpa e aborto.

 Selecionar trinta moradores de seu bairro e peça a cada um que opine sobre o assunto pesquisado.

 Dividir e organize a turma em grupos por tema a ser pesquisado.

 Orientar a fazerem uma pesquisa com trinta moradores de seu bairro para que eles opinem sobre o assunto em questão.

 Organizar algumas possibilidades de respostas como: a favor, contra, não tem opinião formada, não conheço o assunto.

 Organizar os dados obtidos em tabela. 2ª Etapa:

1-De posse da tabela, pedir que os grupos elaborem uma questão envolvendo o conceito de espaço amostral e evento e a resolva.

2-Discutir com ele as possíveis soluções.

3-Solicitar que os alunos escrevam um texto emitido sua opinião sobre o tema pesquisado.

(13)

1- A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos.

2- Atividades escritas para verificação da aprendizagem dos conteúdos.

4. Sugestões para a terceira série do Ensino Médio: SUGESTÃO 1: DISCIPLINA: MATEMÁTICA SÉRIE: 3º ANO CONTEÚDO: 1. Números complexos 1.1 O número i

1.2 Forma algébrica de um número complexo 1.3 Operações com complexos na forma algébrica 1.4 Forma trigonométrica de um número complexo

1.5 Operações com números complexos na forma trigonométrica. OBJETIVOS:

1- Conhecer o conjunto dos números complexos

2- Ser capaz de realizar operações aritméticas com os números complexos 3- Utilizar a forma trigonométrica

HABLIDADES:

1. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

2. Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos. 3. Identificar representações algébricas que expressem a relação entre

grandezas.

4. Interpretar gráfico cartesiano que represente relações entre grandezas. 5. Utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a

construção de argumentação. TEMPO ESTIMADO: 15 aulas

Material necessário: laboratório de informática, papel milimétrado, régua e compasso.

DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa: Utilizar o laboratório de informática apresentando o programa matgraff, trabalhar algumas situações-problemas previamente selecionadas/ dois alunos por computador.

2ª etapa: Organizar grupos para utilizar o papel milimetrado, régua, compasso: utilizando o plano de argand-gauss para criar situações-problema.

3ª etapa: Realizar operações geométricas com vetores e socializar o resultado dos trabalhos.

AVALIAÇÃO:

Durante as atividades desenvolvidas, observando a participação individual Através da produção em grupo;

Atividade avaliativa individual escrita.

(14)

DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 3º ano

CONTEÚDO:

Equações da reta no plano. HABILIDADE

1. Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano. 2. Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento

consistente.

3. Resolver situação-problema cuja modelagem envolva conhecimentos algébricos.

TEMPO ESTIMADO: 06 aulas MATERIAL NECESSÁRIO:

Livra didático, gráficos, papel milimetrado, quadra de esporte, barbante, escala métrica e garrafa pet cheia de areia.

DESENVOLVIMENTO: 1ª Etapa:

Visualização de gráficos com a representação de várias retas. 2ª Etapa:

Demonstração das equações da reta.

Visualização das retas no plano da quadra de esporte, utilizando as garrafas pet e barbantes

Cálculo da distancia entre pontos de referencias. 3ª Etapa:

Comprovação das distâncias através de medições. AVALIAÇÃO:

Participação dos alunos nas atividades. Resolução de situações-problemas. Durante a aplicação das atividades.

SUGESTÃO 3

DISCIPLINA: Matemática

CURSO/SÉRIE: Ensino Médio/ 3º ano CONTEÚDO:

1. Estudo da variação de uma função através de sua derivada. 1.1. Máximo e mínimo de funções

1.2. Relação entre o sinal da derivada e a variação de uma função OBJETIVOS:

1. Determinar máximo e mínimo absoluto e relativo de uma função utilizando conceitos já estudados.

2. Aplicar os conceitos de máximo e mínimo na resolução de problemas. 3. Desenvolver atitudes positivas na construção do seu conhecimento

matemático. HABILIDADES:

1. Utilizar a noção de escolas na leitura de representação de situação do cotidiano

2. Avaliar o resultado de uma medição na construção de um argumento consistente

(15)

3. Analisar informações envolvendo a variação de grandezas com recursos para a construção de argumentação

4. Avaliar proposta de intervenção na realidade utilizando conhecimentos algébricos

TEMPO ESTIMADO: 06 aulas.

MATERIAL NECESSÁRIO: Cartolina, fichas, impressos, pincel, papel madeira e fita adesiva.

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE TRABALHO

1ª ETAPA: Distribuir os alunos direcionados em equipe, de acordo com a finalidade peculiar de cada trabalho apresentado. p. ex. jogos

2ª ETAPA: Apresentação de trabalhos.

3ª ETAPA: Demonstração e aplicação dos conceitos estudados (exercício). AVALIAÇÃO

Aplicar o processo de avaliação dos trabalhos realizados, tendo como princípio os aspectos de participação, envolvimento do aluno nas aulas e nos trabalhos de grupo. Os aspectos conceituais e cognitivos serão avaliados através de argumentos e justificativas por meio de anotações e registros feitos pelos alunos.

SUGESTÃO 4

DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 3º ano

CONTEÚDO:

1- Analise combinatória/Binômio de Newton;

2- Resolução de problemas do cotidiano envolvendo binômio de Newton. OBJETIVOS:

1- Identificar e aplicar os conceitos de analise combinatórias e binômios de Newton.

2-Tomar decisões diante de situações problemas, baseando-se na interpretação das informações e nos conhecimentos de analise combinatória e binômio de Newton.

3- Analisar possíveis intervenções diante dos problemas do cotidiano com base no conhecimento sobre binômio de Newton.

HABILIDADE 1 e 2 DO ENEM

1. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

2. Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem. TEMPO ESTIMADO: 10 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO: laboratório de informática, livro didático, calculadora.

DESENVOLVIMENTO: 1ª Etapa

1-Propor aos alunos um debate que tenha como tema a ética e a utilização do conhecimento científico.

2-Desenvolver uma analisando situações significativas para a humanidade, nas quais o uso tecnológico dos conhecimentos científicos foi realizado indevidamente ou não.

(16)

1- A avaliação poderá ocorrer durante as atividades desenvolvidas na aula, observando a participação dos alunos nas discussões e na atividade de consolidação dos conhecimentos.

2- Atividades escritas para verificação da aprendizagem dos conteúdos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A construção deste caderno não significa a solução para os problemas relacionados com o ensino de Matemática, mas representa micro-estratégia que disponibiliza informações e idéias, podendo promover intercâmbios e ações. E estes aspectos, por si só, justificam um documento proveitoso.

Referências

Documentos relacionados

Data foi criada para que a população pudesse refletir acerca de temas como fome, segurança alimentar e alimentação saudável..

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

A partir das análises realizadas no que tange às articulações entre processo formativo que enfatizou a ressignificação e aplicação, inferimos que a aplicação da SEA replanejada no

comunicativa no contexto da sala de aula e parte importante do desenvolvimento da competência comunicativa. de comer si viniera a Brasil. La intención era llevarlos a

A teoria rasa, baseada no senso comum, era uma lacuna que tinha muito forte na minha formação do magistério e que por um período também tive na formação

Pela importância de tais registros para o resgate de fatos e acontecimentos, a presente pesquisa investiga quais são as instituições que possuem acervos fotográficos, de que

A metodologia contempla a caracterização da carga através de analisador de energia, aplicação do Método de Monte Carlo (MMC) para determinar a potência e o tempo de recarga dos

Com isso, chegou-se ao modelo analítico para os determinantes das exportações entre as PME’s do Pólo Moveleiro de São Bento do Sul composto pela variável dependente que é o