• Nenhum resultado encontrado

Implementação de Acessórios para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle: um estudo de caso na UFG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Implementação de Acessórios para o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle: um estudo de caso na UFG"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Resumo: este trabalho versa sobre o Moodle, Ambiente Virtual

de Aprendizagem (AVA) constituído em um sistema colaborativo de retroalimentação. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), além de se integrar em atividades da modalidade presencial de ensino, o Moodle é utilizado para a interação em rede com os alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Tecnologia

Educacional. Ensino a distância.

A

Universidade Federal de Goiás, com o intuito de sistematizar e im-plementar ações de integração de redes de aprendizagem apropriadas à modalidade de ensino presencial e não presencial, criou, em 2007, o Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR, 2008), órgão vincu-lado à Reitoria. Como consta em seu planejamento estratégico, o CIAR nasce para “ser um espaço de articulação tecnológica e pedagógica em edu-cação em rede, a fim de viabilizar projetos de capacitação e de formação contínua de professores, alunos, funcionários e da sociedade em geral, me-diados pelas tecnologias de informação e comunicação”.

O CIAR é um órgão constituído por equipe multidisciplinar es-truturada em Conselhos (editorial e gestor), Diretoria e Coordenadorias. Tais instâncias visam a oferecer os suportes necessários ao funcionamento de diversos cursos e propostas de ensino (graduação, pós-graduação e ex-tensão). Atua na articulação entre ensino e pesquisa no que tange a pro-cessos de aprendizagem formal e não formal integrados por tecnologias da informação e comunicação inseridas em projetos de educação em rede desenvolvidos pela Universidade Federal de Goiás.

,03/(0(17$d®2'($&(66Ð5,26 3$5$2$0%,(17(9,578$/

'($35(1',=$*(0022'/( 80(678'2'(&$621$8)*

Alan Caio Rodrigues Marques**, Chrystian Anderson Resende***, Danilo Inácio Resende****, Franscilanda Rodrigues*****, Lara Rubia de Tarso Lima Santos******, Lauro Ramon Gomides*******, Marcelo Akira Iunuzuka********, Vinícius Leonardo Oliveira Silva*********

(2)

Nesta equipe, a Coordenação tecnológica é responsável pelas ativida-des que exigem utilização de tecnologias de informação e comunicação, bem como por oferecer aos sujeitos envolvidos nos projetos o acompanhamento referente aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e às demais ativi-dades que exijam envolvimento tecnológico direto. Assim, tal coordenação é composta por professores e profissionais da área tecnológica e afins que atuam no ensino e na pesquisa. Os alunos estagiários não apenas são orientados no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que auxiliem os cursos desen-volvidos pela UFG, como também incentivados a, por meio da produção científica, sistematizar e compartilhar os conhecimentos adquiridos.

O Modular Object Oriented Distance Learning (Moodle), ou em português, Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objeto (Dougiamas, 2006) é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) adotado pela Universidade Federal de Goiás. Consiste em um conjunto de softwares que se destinam à produção de cursos para interação via Web.

Segundo seus idealizadores, trata-se de um projeto de desenvolvi-mento contínuo concebido para apoiar o ensino, dentro de um quadro sócio-construcionista de educação. O Moodle é Software Livre (Williams, 2002), ou seja, tem-se a autorização de copiar, modificar e usar, desde que sejam cumpridas as regras da General Public License (GPL).

A pedagogia socioconstrucionista permeia todo o perfil do Moodle, desde seu desenvolvimento, passando pela estrutura física, principalmente no que se refere ao conteúdo dos cursos e forma de apresentação. A filo-sofia do Moodle se baseia em quatro pilares pedagógicos: Construtivismo, Construcionismo, Construtivismo Social e Comportamento Conectado e Separado (Dougiamas, 2005).

Aliado à dinamicidade dos cursos presenciais e a distância desen-volvidos na UFG, esta ferramenta vem atender as necessidades primeiras inclusas nas relações aluno/professor, aluno/aluno e aluno/ambiente. Con-tudo, sua versão padrão (default) não possui todos os recursos necessários para atender as especificidades de cada curso desenvolvido.

Assim, este trabalho visa a descrever um estudo de caso da imple-mentação de acessórios para o Moodle, no sentido de atender necessidades específicas de interação síncrona e assíncrona entre alunos e professores de diversos cursos a distância. Neste contexto, o trabalho parte da experiência obtida nos cursos de Física e Artes Visuais, tratando do levantamento de requisitos, pesquisa e avaliação de soluções já existentes, customização e implantação das ferramentas escolhidas, bem como retorno dos benefícios para os autores do trabalho original.

(3)

EDITOR DE FÓRMULAS

Para Iniciar o relato sobre a implementação dos acessórios, trata-remos do Editor de Fórmulas no contexto do curso de Física. O ensino na área de Ciências Exatas faz uso intensivo da comunicação por meio de fórmulas e símbolos matemáticos. No ensino presencial, o papel, o giz, o quadro, são mídias padrões que, facilmente, atendem tal necessidade. No ensino a distância, essa demanda precisa ser suprida por mídia eletrônica.

Contudo, o editor de texto original do Moodle não fornece funcio-nalidades para este fim, de modo que alunos e professores eram obrigados a criar alternativas improvisadas. Para exercícios contendo fórmulas, os usuários chegavam, por exemplo, a escrever em papel suas respostas, tendo o trabalho de fotografá-las e, só então, submetê-las ao AVA em forma de imagens anexas. Inserido no processo de acompanhamento contínuo que o Ciar oferece aos cursos a distância da UFG, a coordenação do curso de Física solicitou ao CIAR que encontrasse uma solução capaz de superar tais deficiências.

Figura 1: Foto de exercício postado em fórum no Moodle do curso de Física (IF/UFG) em março de 2009.

(4)

A partir da demanda apresentada, iniciamos um processo de pesquisa, que resultou em três ferramentas candidatas. Na primeira, o usuário precisa-ria de um software extra para gerar a fórmula e enviar os dados ao Moodle, ou seja, não possuía integração direta com o Moodle, o que a eliminava. Outra solução criava a fórmula como arquivo de imagem, que deveria ser anexado ao editor de texto do AVA. Também nesse caso, encontramos pro-blema de integração com o Moodle, inviabilizando a utilização do acessório.

Uma terceira solução encontrada foi o filtro “Tex Notation1”,

aces-sório que interpreta a notação LaTeX2 e renderiza a equação em forma de

imagem. Esta notação é bem difundida no meio acadêmico, especialmente na área de Ciências Exatas. Porém, usuários iniciantes têm dificuldades de utilização pois necessitam aprender sua sintaxe, que é extensa e, de certa forma, complexa. Em função disso, pesquisamos editores gráficos de LaTeX e encontramos o DragMath3. Este, apesar de ser a ferramenta que melhor se

adequava às necessidades detectadas, possuía as seguintes limitações:

• Ausência de mecanismos diretos para inserção do código Latex no Moodle;

• Falta de documentação, o que dificultava sua instalação;

• Sistema de detecção de falhas (debug) desnecessário para o usuário final.

Após a instalação, inserimos um botão para que o código LaTeX gerado fosse diretamente colocado no Moodle, sem a necessidade de se sal-var uma imagem LaTeX. Outra medida foi a remoção do recurso de debug para que, a partir da imagem da fórmula, o link exibisse também o código Latex, o que viabilizaria, ao usuário interessado, a informação dos códigos correspondentes à cada fórmula. Assim, o código do DragMath foi custo-mizado para atender as necessidades essenciais dos usuários. Finalmente, o acessório modificado foi considerado como profícuo e aprovado para uso pela coordenação do curso de Física.

Figura 2: Imagem capturada do editor em uso no Moodle do curso de Física (IF/UFG)

(5)

Atualmente, o editor está em fase de adoção, com a realização de treinamento para tutores a fim de transmitir a nova ferramenta aos pro-fessores e discentes. Para finalizar o processo de implementação deste aces-sório, todas as soluções para as deficiências encontradas foram retornadas para o autor, compondo o quadro colaborativo que embasa a cultura do Software Livre.

GALERIA DE IMAGENS

Trataremos agora do segundo recurso que acrescentamos ao Moodle no intuito de potencializar a experiência educativa dos cursos que se valem do ambiente virtual como espaço de aprendizagem. Nossa próxima ferra-menta se insere no curso de Artes Visuais, área de estudo que, sobretudo, contempla padrões, aspectos e percepções relacionadas ao visual, ou seja, àquilo que se pode ver.

Dessa profunda relação com o visual, decorre a necessidade prática de se trabalhar com imagens, como verifica-se nas aulas presenciais dos cursos de Artes. As produções são exibidas e podem ser visualizadas no mesmo momento. Os alunos possuem um contato direto e constante com obras e imagens, o que não ocorre da mesma forma em um curso na mo-dalidade ensino a distância.

O ambiente Moodle do curso de Artes Visuais não possuía nenhu-ma ferramenta própria para exibir e divulgar as produções visuais de alunos e professores. De forma improvisada, os usuários empregavam o recurso Fórum, no qual é possível anexar arquivos às suas mensagens de texto. Des-sa forma, a necessidade era atendida, já que a imagem a ser compartilhada ficava disponível para os demais.

No entanto, fóruns são recursos textuais, originalmente utilizados para discussões e, portanto, extremamente limitados quando empregados para vi-sualização de imagens. Não havia um formato adequado para apresentação das obras, nem tampouco função para agrupamento das imagens, uma vez que cada arquivo permanecia ligado à mensagem do usuário que o enviou.

Assim, no já mencionado objetivo de ampliar a eficiência do AVA para os fins específicos da EAD, iniciamos uma pesquisa por alternativas elaboradas que permitissem a adequada exposição de imagens sem supri-mir a interação por meio de comentários. A coordenação do curso a dis-tância da Faculdade de Artes Visuais (FAV) solicitou, então, uma Galeria que permitisse a exibição das diversas imagens produzidas tanto por alunos quanto por professores.

(6)

Primeiramente, buscamos uma ferramenta já existente para esse fim, pesquisa que resultou em apenas dois recursos de Galeria de Imagens para o Moodle. O primeiro foi descartado por não receber manutenção e suporte do criador, além de exigir a instalação de outra ferramenta (Gallery

2) em função de uma baixa integração junto ao Moodle. O outro

aplica-tivo utilizava um código mais elaborado dentro do próprio Moodle, não necessitando de configurações adicionais para funcionar no ambiente das Artes Visuais.

Desenvolvida por Holden (2007), a ferramenta LightBox Gallery, utiliza um código em Javascript, que apresenta a imagem selecionada de forma mais dinâmica na tela, cobrindo a página do Moodle (esmaecendo a tela) e deixando bem visível a imagem para o usuário Figura 3). Além disso, também possuía toda a estrutura de uma ferramenta para Moodle e apresentava configurações úteis como a permissão de comentários sobre a galeria e a possibilidade de edição da imagem, a exemplo de alterações no tamanho, espelhamento, dentre outras.

Figura 3: Exemplo de imagem com a galeria LightBox

As características acima mencionadas contemplavam as expectativas do curso de Artes Visuais, com exceção do efeito dinâmico da imagem, uma vez que a coordenação do curso almejava algo mais simples: tanto

(7)

mais leve para ser carregado no computador dos usuários, quanto visual-mente mais “limpo”. Para atender a demanda, retiramos o código

Javas-cript4 do Lightbox Gallery5 e criamos outra área para a exibição de cada uma

das imagens (antes efetuada pelo Lightbox Gallery). Com isso, foi possível viabilizar a permissão de comentários dos usuários por imagem, e não mais para a galeria toda.

Além das configurações básicas que já vinham com o recurso da galeria, como permissão de comentários, de exibição de informações sobre o arquivo da imagem, escolha do diretório do servidor em que ficariam guardadas as imagens, adicionamos como opção do professor a escolha sobre a autorização ou não de envio de imagens por parte dos alunos, de modo que a Galeria tornou-se um local para reconhecimento dos trabalhos dos estudantes. A Figura 4ilustra como é, atualmente, a galeria de imagens utilizada no Moodle da FAV.

Figura 4: Exemplo da utilização da Galeria de Imagens

A criação de uma galeria segue o padrão para adição de qualquer outro recurso em uma sala do Moodle. Somente o usuário com poder de edição de uma sala poderá criar uma galeria. Basta, então, preencher as opções requeridas na galeria de imagens: nome e descrição da galeria, diretório onde serão salvas as imagens, quantidade de imagens exibidas por página, permissão ou não de comentário ou envio de imagens por alunos e exibição de informações sobre os arquivos de imagens. A figura 5apresenta a tela observada pelo professor ao criar uma nova galeria.

(8)

Figura 5: Configuração de uma Galeria de Imagens

Como pode ser observada na Figura 6, a galeria é composta pelo nome (na parte superior), descrição (logo abaixo), lista das imagens dis-poníveis e, na parte inferior, o link Adicionar Imagem. Esse último link aparece, por padrão, somente para o professor. Mas, se ele escolheu a op-ção de permitir envio de imagens por alunos, aparecerá também para os estudantes.

A galeria apresenta também um recurso muito útil, chamado de Rótulo (tag). É possível “etiquetar” as imagens, ou seja, aplicar nomes co-muns a um determinado grupo de imagens, o que permite que o usuário busque e visualize somente as imagens de seu interesse. Por exemplo, as imagens de pinturas podem receber rótulos com nomes de seus pintores, época de criação, técnicas utilizadas etc. Ao se escolher um rótulo com o nome de um determinado pintor, somente as imagens que contenham aquela etiqueta serão exibidas, servindo como um filtro. Esses rótulos são listados logo acima do link de adicionar imagem. Um exemplo da lista de rótulos pode ser visto na figura 6.

(9)

Quando o usuário clica em uma determinada imagem dentro da ga-leria, a mesma é exibida juntamente com informações como: quem postou a imagem, legenda e nome da mesma. Abaixo da imagem, encontra-se o link para Adicionar Comentário, item sucedido pela lista dos comentários. As figuras 7 e 8 demonstram como um usuário visualiza a imagem escolhida.

Figura 7: Visualização de uma imagem pelo usuário

Essa ferramenta mostrou-se extremamente útil para professores do AVA da FAV. Uma semana após a disponibilização da ferramenta no Moodle da FAV, já havia mais de 20 galerias criadas pelos professores, sen-do que, atualmente, existem 100 galerias no ambiente Apesar sen-do sucesso, o recurso ainda pode ser acrescido de melhorias, como a possibilidade de passar para a próxima imagem (ou anterior) ao ser exibida cada uma das imagens, visualização de quantos comentários existem em cada imagem, possibilidade de avaliação das imagens dos usuários pelos professores, den-tre outras funções que já estão em desenvolvimento pela equipe do CIAR. Pretendemos criar uma galeria completa, com funções que atendam à FAV e que possam ser publicadas, beneficiando outros usuários.

WEB-CONFERÊNCIA

Ainda que a modalidade de ensino a distância pressuponha a não necessidade do constante contato presencial entre alunos e professores, a falta de interação direta se configura como uma das maiores reclamações dos sujeitos que integram esse processo de ensino-aprendizagem.

(10)

Na concepção de Aprendizagem em Rede com a qual o CIAR traba-lha, a distância física não precisa anular as relações de proximidade que se estabelecem como parte da construção coletiva de conhecimentos. Partindo desse princípio, levamos para o Moodle a Web-conferência, estratégia de comunicação síncrona que será melhor relatada no decorrer deste tópico.

Há algumas ferramentas, já bastante comuns, que aumentam a inte-ração, como é o caso dos bate-papo (chat) e fórum. Contudo, a esses meca-nismos faltam o contato visual, a dinamicidade da comunicação não verbal, questão que, por vezes, se torna um empecilho à efetiva comunicação. Em uma discussão, síncrona (chat) ou assíncrona (fórum), realizada por meio de texto, a falta de entonação e de recursos adicionais como leitura das expres-sões faciais, podem gerar ruídos na comunicação, de modo que o receptor não compreenda a mensagem, seja parcial ou mesmo completamente.

A expressão corporal e facial são facilitadores para o entendimento e o desenrolar de um debate, além de humanizar mais a discussão. Com a intenção de aproximar e diminuir a “distância” dos usuários do Moodle, apresentamos a utilização da tecnologia para a realização de conversas com áudio e vídeo. Isso poderia ser feito com a utilização de outros softwares fora do ambiente, mas devido a ideia ser apresentar ferramentas de rápida utilização aos alunos e facilitar a integralização entre colegas de curso, a necessidade de usar o Moodle se fazia necessária.

(11)

Após algumas avaliações de softwares que funcionavam com a pos-sível utilização do Moodle, escolhemos o Classe V, Software Livre desen-volvido por Xavier (2008). O Classe V é baseado no Covcell6 e, diferente

de outros analisados, possui alta integração com o Moodle, código fonte relativamente simples e compatibilidade com vários navegadores. Abaixo, vemos o acessório em funcionamento.

O software escolhido apresenta como funcionalidades diretas: • Lista de Presença de Usuários;

• Bate-Papo; • Quadro Branco;

• Vídeo/Áudio Conferência; • Gravação de Áudio.

Ele usa a tecnologia Adobe Flash7, o que facilita a sua portabilidade,

ou seja, a execução em navegadores e sistemas operacionais variados. Seu uso exige apenas da instalação desse acessório (plugin) no navegador do usuário.

Após à implantação da ferramenta e execução de vários testes, en-contramos vários defeitos, que foram reportados para os desenvolvedores do sistema e melhorias foram alcançadas. Algumas delas foram:

• Possibilidade de convidar usuários após a videoconferência ter sido iniciada;

• Melhor disposição dos elementos no bloco; • Verificação de usuários para uso dos recursos.

A maior dificuldade, contudo, não está no âmbito técnico, mas no preconceito e suas raízes sócioculturais, que se evidenciam quando algu-mas pessoas, em tom pejorativo, referem-se a esse tipo de interação como ato de “conversar com o computador”, ignorando o fato de que o compu-tador realiza apenas uma mediação e tem como foco a conexão de pessoas, suas ideias e conhecimentos.

O desenvolvimento e ampliação da Web Conferência é importante e necessário principalmente no contexto de ensino a distância, na tentativa de humanizar mais a relação dos que fazem parte destes cursos e facilitar o aprendizado e interação entre estes.

6ROXomŽ (GLWRUGHIyUPXODV *DOHULDGH,PDJHQV FRQIHUrQFLD:HE

(12)

0tGLDWUDGLFLRQDOGR

PRGHORSUHVHQFLDO 3DSHOTXDGURQHJURHWF

4XDGURGHSLQWXUD SDSHOWLQWD HVFXOWXUDVHWF 6DODGHDXOD SUHVHQFLDOFRP LQWHUDomRIDFH DIDFH 3UHSDUDomRSDUD XWLOL]DomR 1HFHVViULR WUHLQDPHQWR GHWXWRUHV SURIHVVRUHVH DOXQRVSDUD XWLOL]DUHPD IHUUDPHQWD $GRomRVLPSOHV2 VRIWZDUHpIDPLOLDU SDUDDPDLRULDGRV XVXiULRV 1HFHVViULR SUHSDUDU KDUGZDUHH WUHLQDUWXWRUHV QDRSHUDomRGD IHUUDPHQWD ,QWHJUDomRFRPR $9$ ,QWHJUDGR1mR KiQHFHVVLGDGH GHIHUUDPHQWDV H[WUDV ,QWHJUDGR3RUpPR XVXiULRQHFHVVLWD GHIRWRJUDIDU GLJLWDOPHQWHVHXV WUDEDOKRVSDUD VHUHPHQYLDGRV ,QWHJUDGR+i QHFHVVLGDGH GHKDUGZDUH HVSHFLDOFRPR NLWGHIRQH GHRXYLGRH PLFURIRQH KHDGVHW H FkPHUDZHE ZHEFDP

8VXiULRWtSLFR GDiUHDGH8VXiULRV &LrQFLDV([DWDV 8VXiULRVGDiUHD GH$UWHV9LVXDLV PDVHVWXGRV LQGLFDPTXHSRGH VHUDGDSWDGRD RXWUDViUHDVTXH XVDPLPDJHQV FRPR%LRORJLD IRWRVGHVHUHV YLYRV H*HRJUD¿D PDSDV *HUDO 7RGDViUHDV QHFHVVLWDP GHLQWHUDomR VtQFURQD

7LSRGHIHUUDPHQWD $VVtQFURQD $VVtQFURQD 6tQFURQD

5HWRUQRDRDXWRU &RUUHo}HVGHIDOKDV 3HQGHQWH GHFRUUHomRGH6ROLFLWDo}HV IDOKDV (QGHUHoR (OHWU{QLFRSDUD DFHVVR KWWSZZZ FLDUXIJEU HGLWRUIRUPXODV KWWSZZZ FLDUXIJEU JDOHULDGHLPDJHQV KWWSZZZ FLDUXIJEU ZHEFRQIHUHQFLD

(13)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este trabalho relatou a adoção de três acessórios para o AVA Moo-dle: um editor de fórmulas matemáticas, uma galeria de imagens e um sis-tema de web-conferência. Para a implementação dos mesmos, utilizamos um modelo de processos baseado em levantamento de requisitos, pesquisa e análise de soluções, customização do software escolhido e finalmente retorno ao autor. No levantamento de requisitos, percebeu-se um padrão comum. Todas ferramentas solicitadas pelos usuários visaram a superar as dificuldades da comunicação a distância, transpor as mídias utilizadas na modalidade presencial para mídias eletrônicas.

Na pesquisa e análise de soluções, as alternativas escolhidas foram baseadas em Software Livre, que se justificaram pela facilidade de inte-gração e adaptação, advindas da liberdade de se poder baixar, alterar seu código-fonte adaptando-se às próprias necessidades. Este modelo se mos-tra colaborativo e auto-sustentado, uma vez que usuários colaboram entre si por meio do compartilhamento e melhoria de seus softwares, sendo, ao mesmo tempo, tanto consumidores, quanto produtores de suas próprias soluções.

No processo de implantação, a solução mais testada e que resultou em benefícios mais perceptíveis a curto prazo foi a galeria de imagens, pro-vavelmente pela utilização intuitiva e já conhecida pela maioria dos usu-ários. Espera-se que, a médio prazo, as demais soluções, que demandam maior treinamento e preparação, sejam melhor difundidas e utilizadas, resultando em benefícios reais para seus usuários. Ao utilizar as soluções, várias falhas e deficiências foram encontradas. Dentre estas, várias corre-ções e/ou pedidos de melhorias foram retornadas para o autor, fechando, assim, o ciclo de colaboração que beneficia outros usuários.

IMPLEMENTATION OF ACCESSORIES FOR MOODLE

VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENT: A CASE STUDY IN UFG

Abstract: this paper describes the Moodle Virtual Learning Environment

(VLE) formed in a collaborative system of feedback. Federal University of Goi-ás (UFG), and integrate activities of the sport face teaching, Moodle is used for the networked interaction with students at the Open University of Brazil (UAB).

(14)

Notas

1 Método de representação de símbolos matemáticos complexos, que utiliza combinações de caracteres simples.

2 Conjunto de macros para o processador de textos (TeX), utilizado amplamente para a produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica. 3 Editor de fórmulas que pode ser executado via navegador de internet.

4 Linguagem de programação criada pela Netscape(empresa norte-americana de Tecnolo-gia da Informação) em 1995.

5 Programa que o ajuda a criar galerias de imagens para a web.

6 Módulo desenvolvido para ampliar as formas de comunicação do Moodle.

7 Software geralmente usado para a criação de animações interativas que funcionam embu-tidas num navegador web.

Referências

XAVIER, Otávio C. Classe V: Educação à distância com Videoconferência no Moodle. PHP Brasil Comunidades. Disponível em: <http://www.slideshare.net/otaviocx/classe-v-educao-distncia-com-videoconferncia-no-moodle-presentation>. Acesso em: 10 mar. 2008. CIAR. Regimento do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede. CIAR/UFG, 2008. DOUGIAMAS, Martin et al. About Moodle. Disponível em: <http://docs.moodle.org/en/ About_Moodle>. Acesso em: 31 ago. 2009.

DOUGIAMAS, Martin. Philosophy. Disponível em: <http://docs.moodle.org/en/P@hilo-sophy>. Acesso em: 31 ago. 2009.

HOLDEN, Paul. Lightbox Gallery Resource. Publicado em novembro de 2007. Disponível em: <http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=1021>. Acesso em: 31 ago. 2009. WILLIAMS, Sam. Free as in Freedom: Richard Stallman’s Crusade for Free Software. p. Ch. 9. Disponível em: <http://oreilly.com/openbook/freedom/ch09.html>. Março de 2002. ISBN 0-596-00287-4. Acesso em: 31 ago. 2009.

* Recebido em: 10.04.2010. Aprovado em: 04.05.2010.

** Mestrando em Engenharia da Computação, EEEC, alancaiorm@gmail.com *** Graduando em Ciências da Computação, INF, chrystian. ar@gmail.com **** Graduando em Ciências da Computação, INF, danilo.isr@gmail.com ***** Mestranda em Comunicação, FACOMB, jornalistafranrodrigues@gmail.com

(15)

****** Graduada em Licenciatura em Artes Visuais, FAV, laralimats@gmail.com ******* Mestrando em Engenharia da Computação, EEEC, laurorg@gmail.com ******** Mestre em Ciências da Computação, INF, marcelo.akira@gmail.com

********* Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores (FATESG), EAD/FAV, vinicius.redes.tecnologia@gmail.com

(16)

Imagem

Figura 1: Foto de exercício postado em fórum no Moodle do curso de  Física (IF/UFG) em março de 2009.
Figura 2: Imagem  capturada do editor  em uso no Moodle  do curso de Física  (IF/UFG)
Figura 3: Exemplo de imagem com a galeria LightBox As características acima mencionadas contemplavam as expectativas  do curso de Artes Visuais, com exceção do efeito dinâmico da imagem,  uma vez que a coordenação do curso almejava algo mais simples: tanto
Figura 4: Exemplo da utilização da Galeria de Imagens A criação de uma galeria segue o padrão para adição de qualquer  outro recurso em uma sala do Moodle
+3

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Os quatro parâmetros são: importância, associado ao grau de importância atribuída pelo aluno na concretização das atividades, bem como as crenças associadas à

Ainda dentro das amostras por quotas, encontra-se a amostra por cachos, também esta consiste numa selecção aleatória mas em diferentes tipo de conjuntos de indivíduos que se

A amostra foi composta por 3.075 idosos do banco de dados do Projeto Fibra UNICAMP, os quais foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico,

Em uma amostra de oito indivíduos, observaram, pelas telerradiografias em norma lateral pré-cirúrgica imediata e pós-cirúrgica tardia, alta correlação entre o movimento do ponto

Do ponto de vista didáctico, ao sujeitarmos a experiencia científica e o trabalho experimental a urna tentativa de questionamento tipo popperia- no, estamos a convidar os alunos

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e