• Nenhum resultado encontrado

A sensibilização de um

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "A sensibilização de um"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

A sensibilização de um

Trecho do Manifesto SOS Mata Atlântica

é a base da mobilização

indivíduo

coletiva

(3)

Enquanto o Brasil se preparava para a Copa do Mundo e para as eleições presidenciais, deputados ruralistas tentavam desmantelar o nosso Código Florestal, diminuindo a proteção de bens essenciais como a água, o clima e a biodiversidade.

No evento, tivemos a preocupação e o cuidado de traduzir esta problemática para o público em geral, envolver pessoas de todas as classes e de todas as idades em debates, manifestações, jogos e brincadeiras educativas. Para isso, contamos com a ajuda de inúmeras outras instituições que compõem esta grande rede atuante pela conservação da Mata Atlântica. Como sempre, nesta sexta edição renovamos nossa esperança de que é possível reverter o rumo da devastação.

E estamos certos de que em 2011 teremos muito mais para debater

e comemorar, junto com os 25 anos da Fundação SOS Mata Atlântica.

Roberto Klabin,

presidente da Fundação SOS Mata Atlântica

O Viva a Mata

2010

aconteceu em um momento

especial para a história ambiental brasileira...

Mobilização da sociedade

para um futuro sustentável

Patrocínio

(4)

Resultados

• Comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio);

• Reunir a rede de parceiros e apresentar suas ações de conservação da Mata Atlântica;

• Promover a identifi cação do público em geral com as questões ambientais.

• 20 de maio – solenidade de abertura – Porão das Artes – SP

• 21 a 23 de maio – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata

Atlântica – Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera – SP • 26 de maio – coletiva de imprensa para lançamento dos novos

dados do Atlas da Mata Atlântica – online

• 27 de maio – início do segundo ciclo do projeto A Mata Atlântica

é aqui – Brasília (DF)

Nossos objetivos

Calendário completo

85 mil visitantes nos 3 dias de evento

• Cerca de 100 projetos de 14 Estados expostos

11 palestras, 10 debates, 7 rodas de conversa e bate-papos,

5 apresentações de teatro

• Lançamento de cinco publicações

• Observação de aves no Parque com Avistar

2 aulas de atividades físicas com a Academia Ecofi t

• Bate-papos com celebridades promovidos em parceria com a Rádio Eldorado

1050 kg de materiais recicláveis geridos pela ONG Pueras

(160 kg de papel e papelão, 323 kg de vidro, 242 kg de plástico

e 16 kg de metais)

810 pessoas de escolas públicas e privadas atendidas

em visitas monitoradas

20 estandes temáticos e 5 espaços institucionais

• Cenografi a sustentável criada por Nido Campolongo • Realização simultânea da Semana Mata Atlântica

pelo Ministério do Meio Ambiente, Rede de ONGs da Mata Atlântica e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Museu Afro-Brasil

85

mil

visitantes

07

(5)

Semana Mata Atlântica

A cerimônia que deu início ao Viva a Mata 2010 foi mais uma vez

realizada no Porão das Artes da Bienal, reunindo mais de 400 parceiros,

apoiadores, colaboradores e interessados pelos trabalhos em prol do Bioma. A jornalista da Rádio Eldorado, rádio ofi cial do evento, Patrícia Palumbo foi a mestre de cerimônias. A noite teve como tema as ações de mobilização da sociedade para um futuro sustentável e os resultados do primeiro ano de atividades do projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”. Além do presidente, Roberto Klabin, e do diretor de Políticas Públicas da Fundação, Mario Mantovani, falaram sobre as atitudes da sociedade em prol da sustentabilidade o presidente da Natura, Pedro Passos, Dorinha Melo, da Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE), e Breno Herrera, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, chefe da Área de Proteção Ambiental de Guapimirim e presidente do Conselho do Mosaico Central Fluminense. A cerimônia também apresentou para os convidados uma nova iniciativa da SOS Mata Atlântica: a rede social que pretende reunir e promover discussões sobre meio ambiente, a Conexão Mata Atlântica.

Solenidade de abertura

A Semana da Mata Atlântica, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente, Rede de ONGs da Mata Atlântica e Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, também foi realizada no Parque Ibirapuera durante o Viva a Mata. Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), foi promovido o “Seminário Sobre Sustentabilidade e

Conservação da Mata Atlântica”.

Patrícia Palumbo

comandou a noite

que reuniu mais

de

400

pessoas

em torno do tema

sustentabilidade

A Rede de ONGs da Mata Atlântica também realizou

seu encontro nacional durante o evento.

09

(6)

Pelo segundo ano consecutivo, a cenografi a do evento foi criada pelo estúdio Nido Campolongo, que reutilizou o auditório Oca de Papelão e construiu os estandes com garrafas PET e paletes de madeira. Os visi-tantes puderam participar da cenografi a, deixando a marca de seus dedos em uma tela, formando uma árvore de digitais semelhante à obra de Nido Campolongo utilizada na comunicação visual do evento criada pela Sapiens Design Consciente.

Para as crianças, um dos espaços de maior sucesso foi o estande Amigos da Mata, liderado pelo Grupo de Voluntários da SOS Mata Atlântica. Entre as atividades de educação ambiental foram realizadas ofi cinas de plantio durante os três dias de evento. Até mesmo os recipientes feitos de jornal para as mudas fi zeram sucesso entre os pequenos.

A Oca de Papelão também atraiu o público, com diversas palestras e bate-papos. No Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), o espaço

teve grande parte de sua programação dedicada à biodiversidade marinha. Outro espaço aberto para conversas e para o conhecimento foi o caminhão adaptado da exposição “A Mata Atlântica é aqui”, que recebeu, entre outras atividades, o Bate-papo Eldorado, com a jornalista Paulina Chamorro, que conversou com ator Marcos Palmeira, a vereadora Mara Gabrilli e a jornalista Renata Falzoni.

SOS Mata Atlântica, Bradesco, Fundação Toyota do Brasil, Tintas Coral e Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.

Reservas Particulares: CECO - Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental, RPPN Alto da Boa Vista, Associação de Proprietários de RPPN do Ceará, RPPN Alto Gamarra, RPPN Lemke, RPPN Mitra do Bispo, RPPN Reserva Maragato, RPPN El Nagual e RPPN Dona Benta e Seu Caboclo.

Costa Atlântica: Programa Costa Atlântica - SOS Mata Atlântica, Projeto Tamar, PANGEA - Centro de Estudos Socioambientais, AQUASIS, Projeto Coral Vivo, Instituto Marés, Instituto Vidamar, Instituto Baleia Jubarte, Instituto Sea Shepherd Brasil, Amigos do Oceano e Instituto Recifes Costeiros.

Restauração Florestal: FECUMA - Fundação Educacional e Cultural do Meio Ambiente Elvira G. Mascarin, Jaguatibaia - Associação de Proteção Ambiental, Signus Vitae, Flora Londrina, Instituto Floresta Viva e Flora Tietê.

Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica: Grupo Schincariol Reciclagem: Consuello Matroni, Daniel Ferraz de Campos, Arte em Pneus, Associação Artesanal, AEMA- Arte Educação e Meio Ambiente, Eco Respect, ONG Pueras, Naná Hayne e Jóias do Bem.

Empresas & Floresta: Grupo Schincariol, Química Amparo (Ypê) e Tok& Stok.

Lagamar: Prefeituras de Cananéia, Pariquera-Açu, Iguape e Ilha Comprida e Pólo Ecoturístico do Lagamar.

Água: Hotel Fazenda Capoava, Natura Cosméticos/Setor Vale da Ferradura Projeto Águas de Viver, Observando os Rios, PROGERE/UFC, Coca Cola FEMSA Minas Gerais, Fundação Agência de Água da Bacia do Grupo de Monitoramento do Piray, Núcleo Engenho Nogueira/Projeto Manuelzão(UFMG) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Conservação Regional: Tereviva, AMANE - Associação para Proteção da Mata Atlântica do Nordeste, Valor Natural, Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, CEPAN - Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste e WWF-Brasil.

Produtos Sustentáveis: Associação de Mulheres Artesãs de Ponto Central, COQUIM, Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Ecosurfi , Fujiro Ecotextil, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Amauta e Cooperativa de Artesanato Banarte-Miracatu.

Educação Ambiental: GAMBÁ - Grupo Ambientalista da Bahia, Floresta Urbana, Impar Soluções, Instituto Etnia Planetária e EcoCâmara.

Fauna e Flora: Instituto Maracajá, APROMAC - Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Cianorte, Associação Mata Ciliar, APREMAVI – Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, Instituto Amuirandê, Associação Pró-Muriqui, Associação Mico-Leão-Dourado, Associação Mucky de Proteção aos Primatas e Fundação Biodiversitas.

Arena de Eventos

do Parque Ibirapuera

Uma grande tela

foi criada para

interagir com o

público presente,

provocando a

refl exão de que

o ser humano

também é parte

da Mata Atlântica

Estandes institucionais

Estandes temáticos

+

de

100

projetos

11

(7)

Uma vasta programação garantiu que as mais recentes pesquisas e resultados de conservação da Mata Atlântica chegassem ao público presente ao evento. Um dos destaques foi o lançamento de várias publicações. No que diz respeito às ações para a conservação da costa brasileira, foram lançados a cartilha em quadrinhos “Uma verdadeira história de pescador”, publicada pela Associação Ambiental Voz da Natureza com o apoio do Programa Costa Atlântica, e o mapa “Áreas-chave para a Biodiversidade Marinha”, pela Aliança para a Conservação Marinha (parceria das ONGs Conservação Internacional e SOS Mata Atlântica). Em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, as ONGs Conservação Internacional, SOS Mata Atlântica e The Nature Con-servancy divulgaram mais um livreto da coleção “RPPN Mata Atlântica” so-bre o papel das reservas particulares na proteção da biodiversidade. As experiências do programa “Plantando Cidadania”, do Grupo de Volun-tários da SOS Mata Atlântica, foram traduzidas em um guia de mesmo nome, que visa compartilhar ações bem-sucedidas com outras institu-ições e educadores ambientais. E, em comemoração aos seus 10 anos,

o Clickarvore ganhou um novo formato e um livro, que conta a história de sucesso do projeto que já distribuiu mais de 22 milhões de mudas,

colaborando para a restauração de 13 mil hectares de Mata Atlântica.

Sexta-feira

9h – Abertura com fanfarra da Fundação Bradesco 9h30 às 11h – Atividade física com Academia Ecofi t 11h – Debate Código Florestal e campanha Extermina-dores do Futuro

12h30 – Debate – Gestão de Resíduos em Eventos 14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata

15h – Bate-papo - Mata Atlântica Vai à Escola 16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com o ator Marcos Palmeira

Sábado

9h – Avistar no Ibirapuera – Observação de aves 10h - Monitoramento Participativo de Rios Brasileiros - Quem cuida das águas

11h30 – Roda de conversa sobre Abordagem Colabora-tiva com Rogério Arns

12h30 – Roda de conversa – “A Mata Atlântica é aqui” 14h – Teatro de bonecos Bichos da Mata

15h – Teatro “Os três porquinhos construindo casinhas sustentáveis” – Grupo de Voluntários Tintas Coral 16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com a vereadora Mara Gabrili e Mona Dorf

Domingo

9h30 – Jogos educativos

11h30 às 13h – Mobilização – O Futuro é Nosso e o Voto Também

13h às 14h30 – Atividades físicas com Academia Ecofi t 14h30 - Teatro O Menino Sapo – Programa Lagamar 15h30 - Teatro de bonecos Amigos da Mata – Voluntari-ado SOS Mata Atlântica

16h30 às 18h – Bate-papo Planeta Eldorado com Renata Falzoni

18h – Ciranda de encerramento

Sexta-feira

9h30 – Debate: Desastres ambientais e Mata Atlântica

Santa Catarina (2008) e Angra dos Reis (2009) 11h – Mata Atlântica e mudanças do clima no Nordeste 13h – Debate: Planos Municipais com a Anamma 14h – Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil 15h – Pacto pela Restauração da Mata Atlântica 16h30 às 18h – Debate: Pagamento Por Serviços

Ambientais e Conservação de Bacias

18h às 20h – Encontro da Rede de ONGs

Sábado – DIA DA BIODIVERSIDADE NO VIVA A MATA

9h – Palestra: Primatas da Mata Atlântica 10h – Estratégias de proteção da Biodiversidade:

Os Mosaicos de UCs - Mosaico Carioca, Mosaico Central Fluminense, Mosaico Bocaina, Mosaico Mantiqueira

12h – Palestra e lançamento de publicação:

Biodiversidade nas Reservas Particulares

13h – Palestra: Diversidade e Conservação

de Peixes Marinhos na Costa Brasileira

14h – Palestra: Conhecendo a biodiversidade

marinha do Atol das Rocas, RN

15h – Palestra: Diversidade e Conservação de Corais 16h – Biodiversidade Marinha a Serviço

do Turismo Sustentável: A experiência de Tamandaré, APA Costa dos Corais, Pernambuco

17h – Palestra: Manguezal: Floresta das Marés

Domingo

9h30 – Debate sobre Plataforma Ambiental 11h30 às 13h – Mobilização: O Futuro é Nosso

e o Voto Também

13h – Rumo à Economia verde e solidária – Ecosfera 21 14h – Debate: Biodiversidade e Urbanismo

15h – Debate: Uma rede de gestores para proteger

a Mata Atlântica do Nordeste

16h – Lançamento do Guia Plantando Cidadania 17h – Novo Clickarvore: palestra e lançamento de livro 18h – Ciranda de encerramento

Conhecimento sobre

a Mata Atlântica

Programação

O Viva a Mata

foi cenário para o

lançamento de

cinco publicações

e divulgação de

novas pesquisas

Palco do Caminhão

Auditório Oca de Papelão

13

(8)

Durante o Viva a Mata 2010, a campanha Exterminadores do Futuro

realizou diversas atividades, que contaram com a participação de ONGs parceiras de 10 Estados brasileiros. O objetivo da vinda desses

repre-sentantes foi divulgar e fortalecer a campanha em âmbito nacional, criando elos regionais que pudessem multiplicar as informações e pres-sionar os parlamentares em suas bases.

A primeira atividade realizada durante o Viva a Mata foi um debate sobre a campanha Exterminadores do Futuro e o andamento da Comissão Especial do Código Florestal na Câmara dos Deputados, que contou com a presença do deputado Sarney Filho e de André Lima, do Instituto de Pes-quisas da Amazônia – IPAM. Durante o debate, os participantes puderam conhecer melhor a campanha, esclarecer dúvidas sobre o Código Florestal e as mudanças propostas, além de discutir preocupações e apontamentos estratégicos. Durante o debate, a Fundação SOS Mata Atlântica apresen-tou os critérios e procedimentos da campanha Exterminadores do Futuro. No mesmo dia, aconteceram também dois debates relevantes para a campanha: um sobre os planos municipais, em parceria com a Anamma, e outro sobre os trabalhos da Frente Parlamentar dos Vereadores do Brasil, com participação do vereador Beto Moesch (RS).

Por fi m, a campanha Exterminadores do Futuro realizou, no último dia do Viva a Mata, uma grande mobilização contra as mudanças na legislação ambiental. A manifestação simulou um cortejo fúnebre que passou por diversas áreas do Parque Ibirapuera, com caixões, faixas, mamulengos e performances de circo. O protesto terminou em frente ao Monumento às Bandeiras, onde realizamos a abertura da bandeira da Fundação.

Campanha pela proteção

da legislação ambiental

• Vidágua (SP)

• IASB – Força Verde (ES) • Instituto da Biodiversidade (ES) • ASSECAM (RS)

• Mater Natura (PR) • Pau Campeche (SC) • Gambá (BA) • Flora Brasil (BA) • IESB (BA) • STV Brasil (RN)

• Instituto Ambiental (CE) • Sociedade Nordestina de Ecologia (PE) • Furpa (PI)

ONGs parceiras

presentes no

Viva a Mata

2010

Exposição itinerante

e Conexão Mata Atlântica

Para que o espírito de rede e de integração do Viva a Mata dure o ano todo, a SOS Mata Atlântica lançou a Conexão Mata Atlântica, uma rede de relacionamentos. Gerenciado pela Educartis, o site possui várias ferramentas de interação para as pessoas cadastradas. Qualquer pessoa pode participar gratuitamente, se relacionar com os demais e participar dos eventos e ações promovidos pela SOS Mata Atlântica.

l

www.conexaososma.org.br

Outra iniciativa, a exposição itinerante “A Mata Atlântica é aqui” comemorou seu primeiro ano de existência no Viva a Mata 2010.

O caminhão do projeto serviu de palco para parte das atividades, apre-sentou os resultados de seu primeiro ano de andanças e já pegou a estrada novamente. Comemorou o Dia Nacional da Mata Atlântica (27

de maio) em Brasília (DF) e seguiu para Goiás, Norte de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. O projeto realizado pela SOS Mata Atlântica tem patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões & Ônibus. Em cada cidade por onde passa, recebe a colaboração de inúmeras ONGs, associações e prefeituras. Acompanhe a programação completa no portal da Fundação e o relato da equipe itinerante.

l

www.sosma.org.br/blog

1

ano

exposição itinerante

15

(9)

Campanha criativa

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE divulgaram no dia 26 de maio (véspera do Dia Nacional

da Mata Atlântica), em entrevista coletiva online via Conexão Mata Atlântica, dados parciais do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica” para o período de 2008-2010, iniciativa que tem o

patrocínio de Bradesco Cartões.

Mapas atualizados para 9 dos 17 Estados onde a Mata Atlântica ocorre

(GO, ES, MG, MS, PR, RJ, RS, SC e SP) mostram que, no período de 2008

a 2010, foram desmatados ao menos 20.867 hectares de cobertura

fl orestal nativa, ou a metade do município de Curitiba, no Paraná. Para a realização desta sexta edição do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que considera o novo Mapa da Área da Aplicação da Lei 11.428 de 2006, publicada pelo IBGE (2008) e divulgada

no começo de 2009, foram avaliados 94.912.769 hectares, ou 72% da

área total do Bioma Mata Atlântica, nos estados de Goiás, Minas Gerais (avaliado em 80%), Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso

do Sul (avaliado em 80%), Paraná (avaliado em 90%), Santa Catarina e

Rio Grande do Sul. Os Estados do Nordeste ainda não puderam ser incluídos nesta atualização devido aos elevados índices de cober-tura de nuvens e a previsão é que seus dados sejam divulgados até o final deste ano.

Os dados levantados no período de 2008-2010, que totalizaram 94.912.769 hectares, mostram que entre os nove Estados analisados

os que possuem desfl orestamentos mais críticos são Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, que perderam 12.524 hectares, 2.699 hectares

e 2.149 hectares, respectivamente. A estes números somam-se desfl

o-restamentos de 1.897 hectares no Rio Grande do Sul, 743 hectares em

São Paulo, 315 hectares no Rio de Janeiro, 161 em Goiás, 160 no Espírito

Santo e 154 hectares no Mato Grosso do Sul, totalizando 20.867 hectares

de fl oresta nativa suprimida. No que se refere ao desmatamento dos ecossistemas costeiros, dos nove Estados avaliados, São Paulo foi o único a perder 65 hectares de vegetação de restinga.

O novo raio-X

da Mata Atlântica

A divulgação deste Viva a Mata foi feita em parceria com veículos de comunicação que cederam espaço para a campanha. Os cartazes e as peças para veículos impressos e internet foram criados pela Sapiens Design Consciente a partir de obra cedida pelo artista Nido Campolongo. Marcos Palmeira e Wanessa Camargo gravaram spots de rádio e a Zerolux preparou o fi lme para canais de TV. Entre os colaboradores estão: rádio Eldorado (rádio ofi cial do evento), TV Globo, TV Cultura, Rádio Mundial, Portal IG, Indoormidia, NewAdBrasil, NET, TV Minuto, Cidade Marketing e o Metrô de São Paulo.

SOS Mata Atlântica

e INPE divulgaram

novos dados sobre

os remanescentes

e Estados que mais

perderam vegetação

Uma rede de colaboradores deu vida e voz

para a divulgação do Viva a Mata

2010

17

(10)

Supervisão geral

Roberto Klabin

Secretaria-geral, coordenação do evento e Plano de comunicação

Ana Ligia Scachetti

Supervisão de conteúdo técnico

Márcia Hirota

Captação de Recursos

Adauto Basílio, Rosana Rodrigues e Thiago Massagardi

Mobilização

Mario Mantovani, Beloyanis Monteiro, Malu Ribeiro, Gabriela Vuolo e Vinicius Madázio

Controladoria

Olavo Garrido

Voluntariado

Beloyanis Monteiro e Romilda Roncatti

Monitoria

Lemuel Santos (Rex) e Vania Schoemberner

Produção executiva

Nonai Gil

Organização dos expositores

Vania Schomberner

Apoio à coordenação

Edma Farias, Vania Schoemberner, Tarcila Ione, Camila Plaça e Reinaldo Oliveira

Apoio de comunicação

Talita Rodrigues

Realizado com a colaboração de todos os demais integrantes da equipe SOS Mata Atlântica: Ana Paula Guido, Anderson Palmeira, Andrea Godoy Herrera, Aretha Medina, Beatriz Siqueira, Dilene Ribeiro, Ebrahim Donizetti Domingues, Eder Augusto Marin, Erondina Nascimento, Fabio Fedélix, Fábio Motta, Jéferson Silva dos Santos, Joelma Ribeiro, José Antonio Marques Garcia, Kelly De Marchi, Kleber Santana, Lidia Parente, Luciana Mikami, Lucimara Spina, Ludmila Pugliese, Mariana Machado, Patrícia Ferretti, Pris-cilla Falaschi, Rafael Bitante, Renato Felipow, Roberto Candido, Simone Fabregat e Valéria Rusticci.

Cenografi a

Nido Campolongo

Comunicação visual e campanha

Sapiens Design Consciente

Assessoria de imprensa

Lead Comunicação Organizacional

Gestão dos resíduos

ONG Pueras

Cobertura foto e vídeo

Zerolux

Patrocínio: Banco Bradesco

Apoio: Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Tam Linhas Aéreas e Rede Globo

Rádio ofi cial: Rádio Eldorado

Ficha técnica

Presidente

Roberto Luiz Leme Klabin

Vice-Presidente

Pedro Luiz Barreiros Passos

Conselheiros

Bianka Telles, Clarice Herzog, Clayton Ferreira Lino, Gustavo Martinelli, José Olympio da Veiga Pereira, José Renato Nalini, Patrícia Palumbo, Paulo Nogueira-Neto, Pedro Leitão Filho, Plinio Bocchino e Sonia Racy

Diretorias

Gestão do Conhecimento Marcia Makiko Hirota Políticas Públicas Mario Cesar Mantovani Comunicação Ana Ligia Scachetti Administrativa/Financeira Olavo Garrido

Departamentos

Documentação Andrea Godoy Herrera Relações Públicas Vania Schoemberner Tecnologia da Informação Kleber Santana Voluntariado Beloyanis Monteiro Programas Costa Atlântica Fabio Motta Educação Ambiental Beatriz Siqueira Exposição itinerante Camila Plaça Lagamar Joelma Ribeiro Rede das Águas Maria Luiza Ribeiro Restauração Florestal Ludmila Pugliese de Siqueira

Captação de recursos

Adauto Basílio Thiago Massagardi

Endereço

Rua Manoel da Nóbrega, 456 cep 04001-001 - São Paulo (SP) Tel. 11 3055-7888

Fax 11 3885-1680

Portal www.sosma.org.br

Fundação

(11)

Patrocínio

Referências

Documentos relacionados

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

De acordo com o exposto, verifica-se que a teoria e a legislação portuguesa, acrescidas das diretivas europeias sobre o audiovisual, podem contribuir para a definição de

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,