• Nenhum resultado encontrado

1EntreLínguas NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "1EntreLínguas NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Revista EntreLínguas

Regras a partir de 01 de novembro de 2017.

Caro(s) autor(es),

A Revista EntreLínguas possui uma Gestão Administrativa, tanto Editorial quanto científica, para garantir a qualidade das publicações. A nossa equipe é composta por pesquisadores, secretário executivo, revisores de língua portuguesa, tradutores e pareceristas ad hoc.

Agradecemos o interesse em enviar seu artigo para nossa revista – Revista EntreLínguas.

No entanto, pedimos a sua atenção, pois discorremos aqui acerca de alguns pontos essenciais que você deve levar em conta no momento de submeter seu manuscrito, e, na sequência, os critérios de avaliação do seu trabalho. Com isso você vai garantir que seu manuscrito possa ser avaliado em tempo hábil, e diminuir as chances de devolução/rejeição.

SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

Primeiro passo: Submeter

(2)

2 Para submeter seu trabalho é importante que primeiro você e os demais autores, se houver, façam seu cadastro na plataforma pelo link: <http://seer.fclar.unesp.br/entrelinguas/user/register>. É importante que insira(m) todas as informações solicitadas: nome completo, link do Lattes no campo URL, Instituição/Afiliação por extenso e abreviatura, telefone para contato, departamento ao qual está afiliado, mini currículo no campo RESUMO DA BIOGRAFIA (maior titulação, departamento, formação acadêmica); e inserir o registro do ORCID; caso não possua, cada autor deverá efetuar seu cadastro pelo link <https://orcid.org/>. Para inserir o número do ORCID no campo, você deverá copiar o número disponível após a criação do ORCID diretamente da URL e colar no campo; automaticamente, o mesmo será inserido de forma completa, e não é necessário inserir o http://, pois isso dá de forma automática.

Segundo Passo: Verificar

1. Analisar se seu artigo está no Foco/Escopo da Revista. Ainda que seu artigo verse sobre a área de Línguas, Educação e Ensino de Línguas e áreas afins, ou possua tema que possa estar inserido em alguma subárea educacional, a Revista se reserva no direito de avaliar se o texto é pertinente para publicação, e se o mesmo está no padrão exigido pela equipe Editorial; caso contrário, será rejeitado, sendo informando ao(s) autor(es) o motivo.

2. Em seguida, fazer o download do modelo/template disponível em <https://drive.google.com/open?id=0Bxu3sUgQpHF-RjEySnRKUmpyRlU>.

Enviar/submeter o arquivo sem identificação, e outro arquivo completo com a identificação dos autores, seguindo o padrão dos minicurrículos em nota de rodapé (Instituição (SIGLA), Cidade – Estado – País. Departamento. Titulação. E-mail) como documento suplementar. Caso o manuscrito não esteja no modelo/template, automaticamente será rejeitado.

(3)

3 EntreLínguas se reserva no direito de rejeitar o artigo caso o mesmo possua similaridade acima de 2%), ordem de autoria, e declaração de que cada um dos autores foi corresponsável pela escrita do artigo. Todos assumem a responsabilidade e essa declaração deve estar assinada por todos os autores, com cópia do RG de cada um; em seguida, digitalizar e salvar tudo no mesmo arquivo; se o documento não for submetido, o mesmo será rejeitado.

4. Verificar se o texto foi escrito dentro das normas técnicas do padrão ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, quanto às citações diretas (com mais de 3 linhas, recuo de 4cm, alinhado à direita, e tamanho 11) e indiretas, referências (NBR 10520 e NBR 6023), e demais regras.

5. O artigo deve estar escrito em Times New Roman, tamanho 12; Deve conter Título, Resumo e Palavras-chave em Português, Espanhol e Inglês; O desenvolvimento do artigo, ou seja, as seções, devem estar em espaçamento 1,5, Times New Roman, tamanho 12; Sobre as referências, se uma estiver abreviada, todas deverão estar (ou seja: deve-se seguir o mesmo padrão).

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO SEU MANUSCRITO ENVIADO

1 – Você submeteu o manuscrito no modelo/template?

2 – Está de acordo com as normas da Revista quanto à formatação? 3 – As referências estão nas normas ABNT?

4 – Foi enviada a declaração de originalidade, ordem de autoria assinada, com os RGs incluídos, e digitalizada?

5 – O resumo está no padrão de 250 palavras ou no máximo 10 linhas?

6 – O artigo possui no máximo 15 páginas, e, caso ultrapasse, possui justificativa no momento da submissão?

(4)

4 8 – A quantidade de referências está no limite permitido (se o artigo possuir 30 parágrafos, a quantidade de referências será de 1/3, ou seja, até 10 referências, atualizadas);

Se houver uma ou mais negativas, o artigo será rejeitado e não será enviado para a avaliação às cegas realizada pelos pareceristas ad hoc.

Se nessa avaliação esses critérios foram atingidos, o artigo será enviado para a segunda etapa da editoração, a Avaliação por pares – pareceristas ad hoc. Nessa avaliação, os pareceristas avaliarão quanto à teoria, metodologia, resultados encontrados, dentro do escopo definido na política científica da Revista

DICAS /Normalização

Usar aspas duplas para título de obras; aspas simples para identificar alguma palavra em destaque; não usar itálico nos títulos das seções e subtítulos, exceto grifo nosso (abrir nota de roda pé explicativa); iniciar o parágrafo com recuo de 1,25 na primeira linha.

Perguntas e respostas:

1. A declaração de originalidade é para cada autor? Não, a declaração é simples, e os

autores devem declarar que o artigo é original e que a ordem da autoria está de acordo com todos. Todos assinam a mesma declaração, ou seja, apenas uma declaração, em seguida, digitalizar e submeter como documento suplementar no mesmo ID de submissão do artigo. Está declaração fica arquivada na plataforma.

2. A importância das informações dos autores. Ao submeter o artigo, o autor ou os

autores devem submeter um arquivo sem identificação, e em seguida outro arquivo já identificado no formato padrão, conforme o template – deve usar o template/modelo do artigo. Em cada nome da autoria, abrir uma nota de roda pé, e inserir as informações na sequência, conforme padrão: Instituição (SIGLA), Cidade – Estado – País. Cargo, Afiliação,Titulação. E-mail.

Exemplos:

Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP – Brasil. Professor Dr. do Programa de pós-graduação em Educação Escolar, Departamento de Letras. E-mail: ....

(5)

5

TEMPLATE:

1. Este template que recebemos tem as margens da folha 2,5/3,0 e 2,5/3,0. Segue o

padrão do template, inclusive já foi inserido nas diretrizes para autores: margens superior e inferior 2,5; direita e esquerda 3,0.

2. Qual o espaço a ser usado em cada título, quando este ocupa mais de uma linha, e

entre os três títulos (português, espanhol, inglês)? 01 espaço simples entre os títulos.

3. Qual o espaço entre o último título e o nome do autor? 03 espaços simples.

4. Qual o espaço entre o nome do autor e o primeiro resumo? 03 espaços simples.

5. Qual o espaço entre linhas no resumo, simples ou 1,5? Espaçamento 1,0

(espaçamento simples), máximo 250 palavras ou 10 linhas.

6. Há espaço entre resumo e palavras-chave? 01 espaço simples (1,0).

7. Quantos espaços há entre os resumos? 02 espaços simples (1,0), entre as

palavras-chave e o próximo resumo.

8. Quantos espaços há entre o último resumo e o início do texto? 03 espaços simples.

9 Há espaço entre os títulos das seções do texto e o primeiro parágrafo de cada seção ou

não? 01 espaço simples.

10 Quantos espaços há entre a última linha do texto e as referências? 02 espaços

simples.

11 Figuras e tabelas: qual o tamanho da letra nos títulos das figuras e tabelas e nas demais informações sobre elas, como autoria e fonte. Onde esses dados devem ser

colocados, junto com a margem inicial da tabela ou centralizados? No título, a fonte é

tamanho 12 e centralizado (Figura 01, Tabela 01, Gráfico 01... em negrito, seguido de dois pontos): O título

Fonte: margem esquerda sem recuo, fonte tamanho 11, sem negrito.

12. O primeiro título do artigo está em negrito. E os outros dois, em espanhol e inglês,

ficam somente em itálico ou em itálico e negrito? Todos em negrito, e os títulos em

inglês e espanhol ficam em itálico também.

13. Quando um artigo é escrito em inglês, coloca-se primeiramente o título em inglês?

Neste caso o título em português fica em itálico? Mesmo sendo o texto em inglês ou em

outra língua, o primeiro é em português, mas ao submeter o artigo na plataforma, este é submetido como inglês ou em outra língua, e no sumário fica o título em inglês.

14. Quando há dois autores, seus nomes vão um abaixo do outro ou um ao lado do

outro? são separados por vírgula? Um embaixo do outro, e o SOBRENOME em caixa

(6)

6

15. Os títulos das seções podem ser numerados com marcadores? Precisam ficar na margem esquerda ou podem ter recuo de 1,25? quando eles ocupam mais de uma linha,

o espaço entre as linhas é simples ou 1,5? Não, as seções seguem sem numeração e

margem equerda. Há o recuo de 1,25 ao iniciar cada parágrafo - quando duas linhas, espaçamento 1,0 (simples), mas para os títulos não há recuo.

16. O título 'Referências' fica centralizado como está no template ou na margem

esquerda? Centralizado e em negrito.

17. Quantos espaços deve haver entre a palavra Referências e a primeira referência?

Aqui tem 2 ‘enters’ com espaço 1,5. É assim mesmo? Isso mesmo, dois espaços.

18. Na abreviatura da palavra página, deve ou não ser colocado um espaço após o ponto,

antes do número? Ex.: p. 11 OU p.11? (creio que é com espaço): sempre com espaço

(FULANO, 2000, p. 15)

19. Quando os nomes dos autores são abreviados, deve-se usar espaço após cada

ponto? Modelo, A. B. C. OU Modelo, A.B.C. Se o texto usar algum nome abreviado,

todos devem estar abreviados e com espaço, Ex.: CRUZ, J. A. S.; SILVA, O. L. N. da.;

Canal de comunicação Revista EntreLínguas: revista.entrelinguas@gmail.com

Referências

Documentos relacionados

Adiante, o Senhor Presidente solicitou aos senhores Suplentes de Vereador os Senhores Ernei Antônio Trierveiller e Mário Sebastião Lohn para adentrar no Plenário e

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Assim, a presente pesquisa objetiva apresentar uma proposta voltada à re- ferida zona de esperança, que pressuponha o uso correto dos direitos do homem, a partir de uma

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No