• Nenhum resultado encontrado

EPISERV: Observatório epidemiológico como cenário de aprendizagem em saúde coletiva para estudantes de medicina / EPISERV: Epidemiological observatory as collective health learning scenario for medicine students

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "EPISERV: Observatório epidemiológico como cenário de aprendizagem em saúde coletiva para estudantes de medicina / EPISERV: Epidemiological observatory as collective health learning scenario for medicine students"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EPISERV: Observatório epidemiológico como cenário de aprendizagem em

saúde coletiva para estudantes de medicina

EPISERV: Epidemiological observatory as collective health learning scenario

for medicine students

DOI:10.34117/bjdv6n7-747

Recebimento dos originais: 27/06/2020 Aceitação para publicação: 28/07/2020

Andreia Cristina Rosa

Graduanda do curso de Medicina pela Universidade Federal de Jataí, UFJ Instituição: Universidade Federal de Jataí, UFJ

Endereço: Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá (Cidade Universitária) | Rod BR 364 km 195 - Jataí/GO

E-mail: andreia_rosa90@hotmail.com Cristian Junior Da Costa

Graduando do curso de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Endereço: Av. Duque de Caxias, 250 - Fragata, Pelotas-RS E-mail: cristianjr_costa@hotmail.com

Juliana Carvalho De Almeira Borges

Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Instituição: Universidade Federal de Jataí, UFJ

Endereço: Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá (Cidade Universitária) | Rod BR 364 km 195 - Jataí/GO

E-mail: juliana_vet_ufg@hotmail.com Wanderson Sant’ana De Almeida

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Jataí, UFJ Instituição: Universidade federal de Jataí, UFJ

Endereço: Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá (Cidade Universitária) | Rod BR 364 km 195 - Jataí/GO

E-mail: wandersonalmeida98@gmail.com Thalia Tibério Dos Santos

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí, UFJ Instituição: Universidade federal de Jataí, UFJ

Endereço: Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá (Cidade Universitária) | Rod BR 364 km 195 - Jataí/GO

(2)

Fábio Morato De Oliveira

Doutor em Genética Humana e Médica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, FMRP-USP

Instituição: Universidade Federal de Jataí, UFJ

Endereço: Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá (Cidade Universitária) | Rod BR 364 km 195 - Jataí/GO

E-mail: fabiomorato@ufg.br Sabrina Toffoli Leite

Doutora em Adaptação e Saúde Pela Universidade Estadual de Campinas, UniCamp Instituição: Universidade Federal de Jataí, UFJ

Endereço: Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá (Cidade Universitária) | Rod BR 364 km 195 - Jataí/GO

E-mail: stoffoli@ufg.br Edlaine Faria De Moura Villela

Doutora em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FSP-USP

Instituição: Universidade Federal de Jataí, UFJ

Endereço: Universidade Federal de Jataí - Campus Jatobá (Cidade Universitária) | Rod BR 364 km 195 - Jataí/GO

E-mail: edlainefmv@gmail.com RESUMO

O curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí ofertou monitoria dos componentes curriculares Saúde Coletiva III e IV, Bioestatística e Metodologia de Pesquisa, possibilitando a integração dessas disciplinas por meio da criação do Observatório de Epidemiologia e Serviços de Saúde (EpiServ). Esse projeto engloba ensino, pesquisa e extensão, e os alunos confeccionam boletins epidemiológicos com o intuito de divulgá-los a sociedade. A construção de boletins epidemiológicos com aplicação de metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem proporcionou aos alunos do terceiro período do curso de medicina e dos membros auxiliadores da monitoria o aprimoramento de suas capacidades cognitivas, crítica e autocrítica, viabilizando uma aprendizagem mais efetiva, significativa e duradoura.

Palavras-chave: Ensino na Saúde, Formação em Saúde, Metodologias ativas de ensino-aprendizagem., Monitoria, Saúde coletiva.

ABSTRACT

The Medicine course at the Federal University of Goiás / Regional Jataí offered monitoring of the curricular components Public Health III and IV, Biostatistics and Research Methodology, enabling the integration of these disciplines through the creation of the Epidemiology and Health Services Observatory (EpiServ). This project encompasses teaching, research and extension, and students prepare epidemiological bulletins in order to disseminate them to society. The construction of epidemiological bulletins with the application of an active methodology in the teaching-learning process provided students in the third period of the medical course and assisting members of the monitoring the improvement of their cognitive, critical and self-critical skills, enabling a more effective, meaningful and lasting.

Keywords: Health Teaching, Health Training, Active teaching-learning methodologies., Monitoring, Public health.

(3)

1 INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA

A monitoria surgiu no ensino superior como uma exigência para melhorar o desempenho acadêmico de alunos que encontravam dificuldades em determinadas matérias e como forma de aprimoramento das capacidades individuais e crescimento intelectual do monitor. Para isso, é exigido de ambos a troca de conhecimento, tornando o aprendizado algo dinâmico, ativo, construído ao longo do tempo (FRISON, 2016).

Com este fim, o curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí disponibilizou uma vaga para a monitoria dos componentes curriculares Saúde Coletiva III e IV, Bioestatística e Metodologia de Pesquisa.

A monitoria das disciplinas anteriormente citadas possibilitou esse saber integrado a partir da criação do Observatório de Epidemiologia e Serviços de Saúde (EpiServ), projeto de ensino, pesquisa e extensão, em que os alunos confeccionam boletins epidemiológicos com o intuito de divulgá-los a sociedade.

No terceiro período do curso de medicina, no Módulo Saúde, Família e Sociedade III, o EpiServ, foi proposto aos alunos como espaço para construção de boletins epidemiológicos com aplicação de metodologia ativa no processo ensino-aprendizagem. Os alunos do terceiro período do curso de medicina colocam emprática, na sala de informática, todo o seu saber teórico adquirido ao longo da semana, fazendo conexões entre as disciplinas e realizando associações com suas realidades, suas vivências particulares.

Por meio do conhecimento adquirido ao vivenciar as matérias em questão, pudemos auxiliar, aprimorar e trocar saberes com os alunos do curso de Medicina da UFG/ Regional Jataí- Goiás do terceiro período e auxiliá-los na confecção dos boletins epidemiológicos propostos pela docente dos componentes curriculares e orientadora da monitoria, de acordo com a pré-seleção de temas de saúde coletiva e epidemiologia que precisam ganhar visibilidade na comunidade jataiense.

2 BASE TEÓRICA

A Epidemiologia é definida como sendo “o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados à saúde” (PEREIRA, 2001). Possui uma posição privilegiada na medicina por proporcionar a compreensão dos problemas de saúde da população e auxiliar na definição das ações necessárias ao controle, tratamento e prevenção de doenças, tendo grande importância o domínio dos conteúdos pelos médicos. Assim, o campo da epidemiologia garante um excelente espaço para realização de atividades de monitoria pelo aluno de graduação na área da saúde.

(4)

A monitoria é vista como uma atividade extra-classe em que, sob a orientação do professor responsável pela disciplina, o monitor busca identificar dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas que possam amenizá-las. Ao mesmo tempo em que proporciona ao monitor o desenvolvimento de aptidões e habilidades para a docência, o programa de Monitoria Acadêmica contribui com o processo ensino-aprendizagem dos estudantes monitorados (BORSATTO et al., 2006; MATOSO, 2013).

Na Universidade Federal de Goiás (UFG), a monitoria faz parte do currículo acadêmico desde 1985 (BRASIL, 1985). Em 2013, foi criado o Programa de Monitoria após publicação da Resolução CEPEC no 1190/2013 (BRASIL, 2013), mais tarde atualizada pela Resolução CEPEC no 1418/2016 (BRASIL, 2016). Essa Resolução destaca, como objetivos do Programa:

I- ampliar a participação dos estudantes de graduação nas atividades de ensino e de aprendizagem na Universidade; II- contribuir para a melhoria dos cursos de graduação; III- desenvolver capacidades de análise e crítica, incentivando o estudante monitor a adquirir hábitos de estudo, interesse e habilidades para a docência; IV- aprofundar conhecimentos teóricos e práticos na disciplina que estiver atuando como monitor; V- incentivar a cooperação do monitor com o corpo docente e discente nas atividades de ensino e aprendizagem; VI- contribuir para a permanência dos estudantes nos Cursos de Graduação.

São atribuídas ao Monitor as atividades de elaborar, junto ao orientador, o Plano de Trabalho; auxiliar os estudantes que estejam apresentando baixo rendimento na aprendizagem da disciplina e auxiliar o professor orientador em atividades didático-práticas (BRASIL, 2016).

3 OBJETIVOS

Descrever a experiência de monitoria na área de Epidemiologia e Metodologia Científica durante o processo de implantação e funcionamento do Observatório de Epidemiologia e Serviços de Saúde (EpiServ), no período de 6 de abril a 6 de julho.

4 METODOLOGIA

O primeiro passo da monitoria foi auxiliar a docente responsável pelas disciplinas Saúde Coletiva III e IV, Metodologia de Pesquisa e Bioestatística (referentes à área de Epidemiologia e Metodologia Científica) a dividir os 36 alunos do terceiro período do curso de medicina em seis grupos e selecionar uma temática relevante para cada grupo estudar.

As temáticas selecionadas foram: intoxicação exógena; imunizações; morbidade hospitalar; violência física; hanseníase; dengue; hepatite e meningites virais, pesquisadas no Tabnet/DATASUS

(5)

números referentes ao país, ao estado de Goiás e a cidade de Jataí. Ademais, foram selecionados artigos científicos que deram embasamento teórico para a formulação do texto constitucional, referente a conceitos e teorias sobre a temática escolhida, como a etiologia da doença, forma de contágio, manifestações clínicas, tratamento, entre outros.

Os temas foram selecionados de acordo com sua importância no município de Jataí e de acordo com a disponibilidade de dados na plataforma Tabnet/DATASUS. A proposta era que os alunos confeccionassem boletins epidemiológicos para serem publicados no site da Universidade Federal de Goiás, regional Jataí e divulgados de forma impressa/eletrônica aos profissionais de saúde do município e região, bem como para a comunidade.

Para isso, os alunos teriam que definir alguns pontos como:

 Escolha do público alvo. Exemplos: crianças, adolescentes, profissionais da saúde, etc.;

 A partir do público alvo, definir a linguagem a ser utilizada, definir padrões mais atrativos;

 Consultar os boletins existentes e identificar o que é interessante, relevante e os pontos negativos;

 Coletar os dados ofertados pelo Tabnet/DATASUS;  Confeccionar o boletim.

5 RESULTADOS E RELATO DE EXPERIÊNCIA

Durante os encontros, tivemos a oportunidade de desenvolver nossas capacidades cognitivas ao passo que a informação e o conhecimento que compartilhávamos voltava a nós de maneira não antes pensada, fazendo com que entendessemos a realidade e o conhecimento dividido de forma diferente, proporcionando uma aprendizagem mais efetiva, significativa e duradoura (FRISON, 2016).

No decorrer das atividades práticas semanais, tivemos oportunidade de vivenciar um ambiente de aprendizado compartilhado em saúde coletiva, construindo conhecimento epidemiológico em equipe e discutindo a importância da linguagem adequada para divulgação dos dados à comunidade em geral. Pudemos aprofundar nossos conhecimentos das disciplinas em questão à medida que relembramos os assuntos abordados e íamos além do conhecimento adquirido outrora.

Ademais, pudemos contribuir ativamente para a produção intelectual do EpiServ até o momento: elaboração de seis Boletins Epidemiológicos de Jataí (BEJ) sobre doenças e agravos

(6)

selecionados para estudo. Acima de tudo, pudemos contribuir com a sociedade à medida que levamos informações relevantes a respeito de agravos e doenças que acometem nossa comunidade.

6 CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES FINAIS

O processo criativo de ensino-aprendizagem em saúde coletiva abre portas para uma formação em saúde diferenciada. A oportunidade de gerenciar um observatório epidemiológico durante a experiência da monitoria garantiu a articulação ensino-serviço-comunidade, eixo norteador da educação em saúde.

Desta forma, o EpiServ permitiu a expansão da nossa experiência como indivíduos e possibilitou que experienciassemos algo ímpar e praticassemos um dos saberes da vida docente que é a troca de experiências. (FREITAS et al, 2015)

O EpiServ possibilitou o desenvolvimento da capacidade de análise crítico-reflexiva não apenas, mas também dos estudantes envolvidos neste processo de aprendizagem colaborativa, além de proporcionar a habilidade de resolver problemas a medida que gerávamos discussões, desafios e quebrávamos paradigmas.

REFERÊNCIAS

BORSATTO, A. Z.; DIAS, P. D. S.; ASSIS, F.; OLIVEIRA, N. C. C.; ROCHA, P. R.; LOPES, G. T.; PERES, P. L. Processo de implantação e consolidação da monitoria acadêmica na UERJ e na Faculdade de Enfermagem (1985-2000). Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 187-194, 2006.

BRASIL. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC no 1418/2016. Regulamenta o Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG), e revoga a Resolução CEPEC No 1190. Goiânia, GO: UFG, 2016. Disponível em: <https://monitoria.prograd.ufg.br/up/483/o/ Resolucao_CEPEC_2016_1418.pdf>. Acesso em: 7 set. 2017.

FREITAS, D. A; Santos, E. M. S.; Lima, L. V.S; Miranda L. N.; Vasconcelos E. L.; Nagliate, P.C. Saberes docentes sobre processo ensino-aprendizagem e sua importância para a formação profissional em saúde. Interface. Botucatu. 2015

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições. v. 27, n. 1 (79), p. 133-153 , jan./abr. 2016

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Catussaba: Lagoa Nova, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014.

Referências

Documentos relacionados

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Essa pesquisa propõe os elementos necessários para construção de políticas de acesso aberto em universidades brasileiras através de um debate crítico utilizando o conceito de Regime

Através dos resultados encontrados nas análises físico-químicas dos três produtos oferecidos, queijo colonial, mel e melado, na alimentação escolar no município

Como já foi dito, a poesia feita e pensada por slamers e rappers de Sobral se caracteriza como “literatura menor”, “marginal”, como abordaram Deleuze e Guattari (2017), pois

Os clones apresentaram redução na produção de massa seca de folhas e hastes quando crescidos em solução nutritiva com menos fósforo disponível (Tabela 1), assim como

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra