• Nenhum resultado encontrado

Análise da representação de negros em livros didáticos de história do 1 ao 5 ano / Analysis of the representation of blacks in history textbooks from 1 to 5 years

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Análise da representação de negros em livros didáticos de história do 1 ao 5 ano / Analysis of the representation of blacks in history textbooks from 1 to 5 years"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Análise da representação de negros em livros didáticos de história do 1 ao 5

ano

Analysis of the representation of blacks in history textbooks from 1 to 5 years

DOI:10.34117/bjdv6n2-316

Recebimento dos originais: 30/12/2019 Aceitação para publicação: 28/02/2020

Rosineide Brazilino de Andrade

Mtda em Educação pela Faculdade Alpha Instituição: Prefeitura Municipal de Ipojuca

Endereço: Rodovia PE-60 km, 14 - Ipojuca– PE, 55500 000 E-mail: rosinha1a@hotmail.com

Diógenes José Gusmão Coutinho

Doutor em Biologia, pela Instituição Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Instituição: Faculdade Alpha

Endereço: R. Gervásio Pires, 826 - Santo Amaro, Recife - PE, 50050-070 E-mail: gusmao.diogenes@gmail.com

RESUMO

Pretendeu-se explorar a quantidade de teses e dissertações, produzidas no período de 2012 a 2019, relatando sobre as representações dos negros em livros didáticos de história. Portanto, foram encontrados 20 trabalhos e com critérios de inclusão e exclusão, decidiu-se apresentar as dissertações e teses. Elegemos 07 respondendo às abordagens em foco tendo como objetivo analisar a maneira que eram representados e sua importância perante a sociedade atualmente, trazendo suas histórias e conquistas que obtiveram com o passar dos anos.

Palavras-chave: Negros, Representação, Livros didáticos, História.

ABSTRACT

It was intended to explore the amount of theses and dissertations produced in the period from 2012 to 2019, reporting on the representations of blacks in history books. Therefore, 20 papers were found and with inclusion and exclusion criteria, it was decided to present the dissertations and theses. We elected 07 responding to the approaches in focus with the objective of analyzing the way they were represented and their importance to society today, bringing their stories and achievements that they have obtained over the years.

Keywords: Manager: Blacks, Representation, Textbooks, History. 1 INTRODUÇÃO

Em todos os ambientes escolares do Brasil, sabemos que a diversidade cultural, étnica e religiosa é muito grande [...] isto já se torna um grande desafio para o professor. Ainda mais quando se fala de uma nação com extensão territorial vasta, com isso, por presenciar a sombra de leis que

(2)

impõe regras onde a sociedade deve apenas segui-las, muitas vezes, sem discussão nenhuma por seus cidadãos ou representantes (LOPES, 2016, p. 34).

A escola, uma vez que lida com conhecimento e educação é, por excelência, um local privilegiado para a construção de um conhecimento que questione a ordem estabelecida, que ultrapasse a mera reprodução de conteúdo, na maioria das vezes, distantes da realidade dos próprios alunos. Por essa razão, a constituição de uma educação antirracista é tarefa fundamental no ensino escolar básico, inclusive porque o racismo é um problema que envolve toda a sociedade, brancos e não-brancos, e necessita ser problematizado sistematicamente [...] a luta pelo acesso aos direitos negados à população negra brasileira continuou – e ainda está em curso – e hoje, no século XXI, conquistamos alguns mecanismos que permitem o acesso desse grupo à educação (básica e superior) e o reconhecimento da sua história, cultura e contribuição para a edificação do país. (COSTA, 2017, p. 15-22).

Na maioria das vezes a figura do negro não permeia as páginas dos livros, sempre que visualizamos imagens de cientistas ou pessoas nos livros, geralmente são pessoas brancas, costuma-se dizer que a ciência é branca, enfatizando esta ideologia do racismo científico, ou ainda de uma perspectiva educacional eurocêntrica [...] Logo, é na escola que existe uma atividade muito importante a ser realizada uma quebra de paradigmas, difícil de ser realizada, mas acreditamos não ser impossível. Esta quebra de paradigmas está na abordagem e representação da figura do negro nos livros didáticos, acreditamos que se isso ocorrer é uma ferramenta valiosa para a diminuição do preconceito e racismo nas escolas (LOPES, 2016, p. 30-32).

“A cultura negra deve possibilitar a construção da identidade. Enquanto a escola desconsidera esses aspectos, ela tende a essencializar a cultura negra e, por conseguinte, a submete a um processo de cristalização ou de folcrolização” (OLIVEIRA, 2012, p. 18).

2 PERCURSO METODOLÓGICO

Tratou-se de uma revisão sistemática de literatura onde foi realizada uma busca eletrônica de teses e dissertações que abordam sobre as representações do negro em livros de história, publicadas no período entre os anos de 2012 a 2019 retirados da base de dados BDTD. As pesquisas foram realizadas a partir dos relatores “negros”; “representação”; “livros didáticos”, “história”, incluindo dissertações e teses em português que estabeleça uma definição evidente, determinando-os como critérios de inclusão e exclusão.

Decidiu-se pela revisão integrativa com o objetivo de buscar conhecimentos de vários autores, para realizar a análise das dissertações e teses, investigando a literatura atual, considerando a

(3)

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

Foram encontrados 07 trabalhos publicados no período de 2012 a 2019. Dentre estes, 06 dissertações e 01 tese com predominância de dissertações no ano de 2016.

Quadro 1- Seleção dos trabalhos produzidos nos anos de 2010 a 2019

ANO DISSERTAÇÃO TESE

2012 1 0 2013 0 0 2014 0 1 2015 1 0 2016 2 0 2017 2 0 2018 0 0 2019 0 0 Total 06 01

Fonte: Elaborado pela autora

Dessa forma, esta revisão foi realizada em dois tópicos: o primeiro abrange a compilação das obras pesquisadas e aspectos abordados e os segmentos de ensino dos gestores/diretores pesquisados, e no segundo tópico, apontaremos o papel fundamental do gestor e diretor no ambiente escolar, um diálogo com os autores destes trabalhos e a literatura fundamentadora do nosso estudo além das possíveis intervenções sugeridas pelos autores, que apontaram os resultados.

4 COMPILAÇÃO DAS OBRAS PESQUISADAS, ASPECTOS ABORDADOS E OS SEGMENTOS DE ENSINO INFLUENTE

Foram inseridos 07 estudos que abordam a importância e a história dos negros em livros didáticos. Dentre o total de trabalhos publicados, 02 estudos estudaram a representação da África e dos afrodescendentes nos livros didáticos e as dificuldades enfrentadas pelos negros antes do século XXI. Alguns expunham especificamente sobre a representação do negro brasileiro nos livros didáticos, outros relatavam sobre a importância da etnia-racial em livros de história. Porém, apesar de diversos trabalhos expressar sobre a importância dos negros nos livros, ainda há uma escassez de ações educativas que foram utilizadas em sala de aula, para a inserção dos livros didáticos de história representando os negros.

(4)

Quadro 2- Aspectos abordados no trabalho

FOCO CENTRAL PUBLICAÇÕES

Representação do negro brasileiro em livros didáticos 02 Representação da África e dos afrodescendentes nos

livros didáticos

02 Lugares das mulheres negras em materiais didáticos 01

Representação étnico-racial nos livros didáticos de ciências

01 A representação dos(as) negros(as) no currículo

pedagógico implantado na escola

01

Total 07

Fonte: Elaborado pela autora

Grande parte das dissertações e teses pesquisadas relatavam sobre os desafios e dificuldades enfrentadas pelos negros, e quão difícil foi conseguir seus direitos perante a sociedade atual, devido ao crescente número de violências sofridas anteriormente, frente a isso é perceptível a necessidade de implementação de novas estratégias de atividades e de uma formação continuada de gestores e professores, para que possam compartilhar as estratégias elaboradas, proporcionando a inclusão e conscientização de etnias-raciais.

Quadro 3- Segmentos de ensino pesquisados nas dissertações analisadas

Segmentos de ensino Publicações que abordam

Anos iniciais do fundamental I (1º ao 3º ano)

02

Do ensino fundamental I (1º ao 5º) 02

Fonte: Elaborado pela autora

A partir dos trabalhos apresentados nas tabelas 2 e 3 apenas dois tratam dos anos iniciais do fundamental I (1º ao 3 º ano), e somente dois pesquisaram a representação dos negros nos anos iniciais do ensino fundamental I (1º ao 5º ano).

Diante das informações expostas, é notório a necessidade de estudos sobre a representatividade negra em livros de história desde a educação infantil até os anos iniciais fundamental II.

Autor/Ano Obra Abordagens

Lopes, Mario Olavo da Silva Representação étnico-racial nos livros didáticos de ciências da natureza.

Identificar a presença da representação negra nos livros didáticos utilizados de ciências da natureza, proporcionando a igualdade social. Costa, Wellington Narde Navarro

da

Sociologia em “Mangas de camisa”: representação do negro brasileiro nos livros didáticos.

Pretendeu-se investigar de que forma os livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático e compreender como lidam com a temática étnico-racial.

(5)

remanescente de Quilombo do Vale do Ribeira – SP.

Silva, Waldnely Gusmão da Lei 10.639/03: a representação da África e dos Afrodescendentes nos livros didáticos de Geografia no Brasil 2005-2014.

Analisar a eficácia e aplicalidade da lei 10.639/03 no conteúdo África dos livros didáticos de Geografia.

Françoso, Fernanda Gomes Os lugares de mulheres negras em materiais didáticos de história da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Compreender os lugares das mulheres negras presente nos livros didáticos de história, analisar as representações sociais e o contexto histórico da escravidão no Brasil. Oliveira, Georgette, Vanessa

Janaina Chaves de

Mulheres negras no livro didático de língua portuguesa: uma história a ser contada.

Verificar de que forma as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de língua portuguesa do 6º ao 9º ano.

Melo, Thiago Silveira de Representação da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no livro didático de história do Ensino Médio (Campina Grande - PB).

Objetivou-se compreender a cultura afro-brasileira e a cultura africana, tendo em vista suas histórias e tradições apresentadas no ambiente escolar, trazendo igualdade e compreensão da importância representada.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

É compreensível a importância da representação negra tanto em ambiente escolar quanto nos livros didáticos, entretanto há poucos estudos que retratam a figura dos negros, desde a educação infantil aos anos iniciais do fundamental II (6º ao 9º ano), dando enfoque em suas culturas e dificuldades enfrentadas ao decorrer do século. Apesar disso, destacam-se diversas pesquisas sobre o lugar de mulheres negras perante a sociedade, e a representação afro-brasileira.

Sendo assim, é necessário conhecer mais sobre a cultura negra, dando mais importância nas ilustrações em livros didáticos a partir da educação infantil, para dessa forma proporcionar a diminuição antecipada de racismos nas escolas, sendo importante implementar novas ações e projetos pedagógicos para conscientização dos negros em livros didáticos.

REFERÊNCIAS

Costa, Wellington Narde Navarro da. Sociologia em “Mangas de camisa”: representação do negro brasileiro nos livros didáticos. Porto Alegre, 2017.

Françoso, Fernanda Gomes. Os lugares de mulheres negras em materiais didáticos de história da secretaria da educação do estado de São Paulo. Presidente Prudente, 2017.

Lopes, Mario Olavo da Silva. Representação étnico-racial nos livros didáticos de ciências da natureza. Porto Alegre, 2016.

(6)

Melo, Thiago Silveira de. Representação da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no livro didático de história do Ensino Médio (Campina Grande - PB). Brasil, 2014.

Oliveira, Ademas Dias de. A representação dos(as) negros(as) no currículo pedagógico implantado numa escola localizada em área remanescente de Quilombo do Vale do Ribeira – SP. São Paulo, 2012.

Oliveira, Georgette Vanessa Janaina Chaves de. Mulheres negras no livro didático de língua portuguesa: uma história a ser contada. Londrina, 2015.

Silva, Waldnely Gusmão da. Lei 10.639/03: a representação da África e dos Afrodescendentes nos livros didáticos de Geografia no Brasil 2005-2014. Manaus, 2016.

Referências

Documentos relacionados

A identidade nacional despontava, portanto, de uma ideia de inferioridade racial consubstanciada na figura do mestiço, e o ideal nacional apontou não para o passado, como

De fato, nosso sistema de responsabilidade civil corrobora para a interpretação de que quaisquer danos indenizáveis enquadram-se dentro de uma das categorias previstas pelo artigo

Os parâmetros de análise foram a temperatura de evaporação, pressão de evaporação, temperatura de condensação, pressão de evaporação, a carga térmica no evaporador,

O corpus da pesquisa compõe-se de documentos manuscritos cíveis e religiosos dos seguintes municípios: Água Fria, Cachoeira, Conceição da Feira, Feira de Santana, Riachão

CARGO CARGA HORÁRIA VENCIMENTO REQUISITO PARA POSSE FORMA DE AVALIAÇÃO Bibliotecário 40 R$ 3.617,51 Graduação em Biblioteconomia e Registro no respectivo órgão

A hipótese inicial apontada para a variável faixa etária considerava que os falantes da faixa 3 (65 acima) teriam predileção por lhe, dado que o comportamento mais conservador

10h50 GEOGRAF./SE HISTÓR./ANG PORTUG./RE INGLÊS/RO E. 2ª) será oferecida aos alunos interessados aula preparatória para Olimpíadas de Matemática: segunda-feira, das 13h50 às

Existe uma certa homogeneidade filosófica quando se trata dos modos em que o pensamento decolonial é habitualmente costurado e articulado (com algumas exceções