• Nenhum resultado encontrado

CAPITULO 3 Monica e a Representação Feminina nas Tiras de Mauricio de Sousa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "CAPITULO 3 Monica e a Representação Feminina nas Tiras de Mauricio de Sousa"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

CAPITULO 3

Monica e a Representação Feminina nas Tiras de

(2)

3 MÔNICA E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS TIRAS DE

MAURICIO DE SOUSA

FIGURA 8

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 3. P. 18

Após refletir sobre a construção do feminino e a luta das mulheres para conquistar melhores condições perante o sexo oposto, partimos para o último capítulo, onde apresentaremos as primeiras tiras com a participação de Mônica.

Analisaremos a relação discursiva da garota com os demais personagens a fim de estabelecer relações com o contexto explicitado no capítulo anterior.

A tira acima é um bom exemplo das qualidades que os personagens

masculinos atribuem ao “feminino”. Neste caso elas seriam: “Meiga e Gentil”. A

(3)

3.1 PARÂMETROS DE OBSERVAÇÃO

Os parâmetros de observação englobam possíveis pontos de analise em uma tira em quadrinhos. Nesse segmento definiremos alguns parâmetros relacionados ao desenho e com influencia direta no que o autor pretende expor.

3.1.1 Critério de Seleção e Personagens

A estrutura do corpus desta dissertação, no caso o principal material a ser analisado – as tiras de Mauricio de Sousa obedeceram ao seguinte critério de seleção:

a) Em todas as tiras selecionadas Mônica deveria estar presente,

graficamente ou como assunto do dialogo dos demais personagens.

b) As tiras foram selecionadas de acordo com o período determinado pela pesquisa, no caso o recorte se estende de 1963 até 1976. Boa parte desse material foi publicada em diversos jornais do país, entretanto as tiras selecionadas foram em sua maioria extraídas de publicações especiais de Mauricio de Sousa. As tiras não sofreram modificações estruturais, de conteúdo ou gráficas, permanecendo idênticas as publicadas na relativa época.

c) Houve preferência pelas tiras em que Mônica recebe conselhos dos

demais personagens. Infelizmente nenhuma tira possui o ano exato de publicação, apenas uma numeração que ajuda a identificar o período de desenvolvimento.

(4)

ZÉ LUIS (1960)

Um dos personagens mais velhos da turma, tanto em criação (1960) quanto em uma possível idade (15 anos), Zé Luis contracenou por muitos anos com Cebolinha nas

primeiras tiras criadas por Mauricio de Sousa. Ao contrário dos outros personagens desta descrição, Zé Luis nunca ganhou um espaço próprio em tiras ou gibis ficando com papéis secundários desde sua criação. Com a ascensão de Mônica e dos outros personagens da Turma, o garoto alto e de óculos foi perdendo espaço nas histórias em quadrinhos de Mauricio de Sousa.

CEBOLINHA (1960)

O garoto de cabelos espetados sofre de um problema na fala, freqüentemente Cebolinha troca o “R” por “L”,

distúrbio clinicamente conhecido como Dislalia. Ao contrário do que ocorre atualmente, Cebolinha era o

principal personagem de Mauricio de Sousa na década de 1960 até Mônica posteriormente ser elevada ao posto. A relação entre os dois personagens parece calcada em brigas e disputas, enquanto Cebolinha trama planos e

(5)

CASCÃO (1961)

Como o próprio nome sugere o personagem não gosta de tomar banho. Cascão detesta água e tem medo de chuva.

Assim como Cebolinha o garoto fora inspirado em um

conhecido de Mauricio de Sousa. Cascão participa na

trama como melhor amigo de Cebolinha que

constantemente o envolve em seus “planos infalíveis” para

derrotar Mônica. Como os planos sempre dão errado, o

garoto é mais uma “vitima” da força descomunal de

Mônica.

MÔNICA (1963)

Conhecida pelo temperamento forte, Mônica foi

inicialmente irmã mais nova do personagem Zé Luís. A garota mais forte da turma de Mauricio de Sousa fica extremamente irritada com as provocações de Cebolinha e

Cascão, porém esta valentia relacionada aos meninos desaparece quando tratamos de alguns bichos como ratos, baratas e lesmas. A garota que atingiu grande popularidade em pouco tempo de existência está quase sempre acompanhada de um coelho que posteriormente seria batizado com o nome de Sansão. Dessa primeira imagem de Mônica permaneceriam os voluptuosos dentes,

(6)

COELHO (SANSÃO, 1963)

O coelho de pelúcia que acompanha Mônica na maioria

das tiras selecionadas não possuía um nome especifico

na década de 60. O título “Sansão” seria escolhido

posteriormente em um concurso realizado com os leitores do gibi da Turma da Mônica. Tal nome fora inspirado no

personagem bíblico cuja força sobre-humana fora objeto de conspirações. Sansão aparece como sinônimo de força, denominação adequada se pensarmos na principal característica da personagem feminina de Mauricio de Sousa.

MAGALI (1963)

A gula é a principal característica de Magali, personagem

inspirada em uma das filhas de Mauricio de Sousa que detinha grande apetite na infância. Freqüentemente associada a um pedaço de melancia, Magali não

consegue se controlar quando o assunto é comida. A personagem é a melhor amiga de Mônica, porém nas

primeiras tiras Magali não escapava da forte garota e

(7)

3.1.2 Expressão Facial

A expressão facial é de extrema importância em uma história em quadrinhos. A partir dela constatamos o sentimento que o autor pretende expor na história. Na montagem a seguir temos o contraste entre duas expressões que demonstram emoções opostas. Alterações na sobrancelha e boca do personagem estão entre os principais retoques na elaboração de possíveis expressões faciais.

FIGURA 9

Desenhos de Mauricio de Sousa. Montagem de Thiago Barbosa.

A primeira “versão” de Mônica desenvolvida por Mauricio de Sousa nos anos

60 possuía uma expressão facial constante e imutável. Dentre os principais traços que integram o rosto da personagem percebemos o nariz arrebitado, dentes salientes e olhos negros parcialmente cobertos por um cabelo de espessura fina. Tal conjunto parecia cooperar na manutenção da posição secundária de Mônica nas

(8)

balões), a personagem mantém a mesma expressão facial. A sobrancelha também desempenha um papel importante na construção de aspectos emotivos, no caso a de Mônica ganha contornos elípticos que enaltecem a raiva e o mau-humor

constantes da personagem.

Na tira abaixo fica evidente a expressão imutável de Mônica no decorrer da

tira.

FIGURA 10

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 3. P. 10

As mudanças no traço da personagem, principalmente em seu rosto, contribuiram para o desenvolvimento de novas expressões e reações que antes estavam limitadas pela feição. Mônica ganha uma boca articulada, ampliando assim o diálogo com os demais personagens.

FIGURA 11

(9)

Aos poucos Mônica ganha novos contornos em um processo continuo de

aprimoramento do desenho inicial de Mauricio de Sousa. O autor atualiza a personagem em uma busca do desenho definitivo.

A imagem Mônica apresenta três grandes fases, caracterizadas por

mudanças significativas no desenho elaborado por Mauricio de Sousa. A configuração destas categorias leva em conta a observação frente aos aprimoramentos do desenho inicial. Portanto temos a seguinte estruturação:

 Primeira Versão (Primeiras Tiras) - O período compreende as primeiras tiras com a participação de Mônica. Nelas a personagem aparecia com um

semblante extremamente fechado, cabelos finos, dentes salientes, cabeça grande e corpo pequeno.

 Segunda Versão (Ed. Abril) - Mônica parece esticar nessa fase, suas orelhas

crescem enquanto os fios de cabelo diminuem. Corpo e cabeça parecem atingir uma harmonia enquanto os olhos e a boca ganham novos contornos. As mudanças gráficas são posteriormente acompanhadas por um maior entrosamento entre os personagens, visto que Mônica começa a participar mais dos diálogos com a turma.

 Terceira Versão (Ed. Globo) - Esta fase é perceptível nos gibis da Editora Globo estendendo-se até a atualidade. Mônica perde a bochecha quadrada

(10)

FIGURA 12

(11)

3.2 MÔNICA –“VOCÊ PRECISA SER MAIS FEMININA!”

Ela é a atração principal, já que o mundo de Sousa é de certa forma feminista. Nele, a mulher continua sua disputa pelo espaço que lhe foi negado por tantos séculos. Mônica faz a leitura de que é preciso vencer no próprio território dos homens, aos sopapos, embora Magali lembre que lucraria sendo mais feminina (CORSO, 2006, p. 202)

Dentre tantos diálogos desenvolvidos nas primeiras tiras com a presença da personagem Mônica, um em especial é motivo de maior atenção nesta pesquisa.

Não ocorreu uma única vez, mas nas tiras selecionadas, freqüentemente Mônica

recebe a seguinte mensagem - “Você precisa ser mais feminina!” Fica a dúvida de

quais seriam as características que excluiriam Mônica do universo feminino. Seriam

as freqüentes agressões físicas ao gênero masculino? Talvez o próprio Cebolinha

tenha a resposta do que representa o feminino no universo construído por Sousa. Veremos no transcorrer das tiras abaixo.

FIGURA 13

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 1. P. 47

Zé Luis aparece na tira acima como o irmão mais velho de Mônica. O inicio da

história é caracterizado por um conselho – Zé Luis expõe a Mônica a necessidade

dela ser mais delicada com os garotos, porém com a provocação de Cebolinha na

(12)

Luis o fato da irmã ter se sentido ofendida legitima sua vingança, porém é evidente o incomodo do garoto se observarmos sua expressão na primeira cena.

O único elemento que altera a expressão de Zé Luis durante toda a tira são suas sobrancelhas no primeiro quadro. A própria Mônica parece robotizada visto que

a expressão facial da personagem é a mesma durante toda a história. Outro destaque fica por conta da última tira, no caso não há o registro visual do momento exato no qual Mônica agride Cebolinha. Estrelas aparecem direcionadas ao garoto,

um típico símbolo usado nas histórias em quadrinhos pra representar algum mal-estar físico.

FIGURA 14

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 1. P. 55

Na tira acima Cebolinha classifica Mônica como inferior tendo por base a

condição feminina da personagem. No caso fica estipulado a opinião de Cebolinha

em uma possível classificação do gênero masculino e feminino. A cena é envolta de expressões enraivecidas que resultam em um choque final no qual Mônica agride Cebolinha. Não temos ainda um diálogo entre os dois personagens o balão final

corresponde ao pensamento de Mônica sobre a situação exposta. A tira não revela

se Mônica utilizou o coelho ou qualquer outro instrumento como suporte físico. A

personagem feminina sai de cena enquanto Cebolinha permanece atordoado.

(13)

conselho construído por um personagem masculino, Cebolinha, mas também por Magali, outro personagem feminino de Mauricio de Sousa. Fato interessante, mas

em todas as tiras, tanto Cebolinha quanto Magali parecem construir um padrão

feminino fundado nas mesmas características. Podemos enumerar diversos motivos que tornam possível essa construção equitativa. O primeiro e talvez mais traiçoeiro seja o fato de ambos personagens serem desenhados e roteirizados pela mesma pessoa, no caso o próprio Mauricio de Sousa. Pautados em uma compreensão histórico-cultural adequamos a situação da seguinte maneira – O perfil de feminino que tanto Cebolinha quanto Magali impõem a personagem Mônica tem como uma

das bases o “ideal” feminino difundido na sociedade brasileira à época de

desenvolvimento e publicação das tiras. Portanto podemos afirmar que os conselhos que a personagem recebe são um tanto comuns se voltarmos nosso olhar à década de 60. Incomum talvez fosse a resistência com que a personagem revoga tais conselhos de Cebolinha e Magali.

FIGURA 15

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 1. P. 65

No início da tira Cebolinha deflagra a necessidade de Mônica ser mais

feminina. Com o adjetivo “feio” o personagem masculino classifica as ações

violentas da garota. O segundo quadro apresenta uma das cenas mais importantes para esta pesquisa já que no balão de diálogo de Cebolinha constará o perfil

(14)

características associadas a tal gênero seriam segundo Cebolinha – delicada, gentil

e meiga.

Mônica não participa oralmente, mas ouve com atenção o que o outro

personagem tem a lhe dizer. Com a mesma expressão imutável de outras tiras,

Mônica encerra sua participação na história agredindo Cebolinha. A violência em si

já é um fato comum na relação entre os dois personagens, nesta tira especificamente fica evidente ao leitor o porquê de Mônica bater em Cebolinha. Em

um balão de pensamento fica expresso que a agressão ocorreu por causa do insulto de Cebolinha ao Coelho de pelúcia e o motivo da ação fica simplificado à esse fato.

A raiva de Mônica parece distante do perfil feminino apresentado por Cebolinha.

FIGURA 16

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 1. P. 73

Na história acima temos a estréia de Magali nas tiras de Mauricio de Sousa. O balão inicial da personagem apresenta a seguinte mensagem – “Você precisa ser

mais feminina Mônica” – desta vez a afirmação é acompanhada de uma justificativa

um tanto estranha – “afinal, nós usamos saias”. A condição feminina e as atitudes

(15)

No segundo quadro Magali aconselha Mônica a conversar com um outro

personagem, no caso – Albertinho. Pouco sabemos sobre o diálogo entre os dois já

que Mauricio adianta a cena com o recurso “Pouco Depois”. Na sequência

encontramos um balão de diálogo oral de Mônica no qual ela expõe à Magali o

motivo de mais uma agressão. Por ser definida como sendo do “sexo frágil” Mônica

bate em Albertinho contrariando o conselho que Magali havia dado anteriormente. O

termo “sexo frágil” também faz parte de uma construção cultural. O “frágil” em

questão define ou dificulta a participação do feminino em algumas atividades ou eventos. Podemos citar que por essa fragilidade é preferível que a mulher permaneça em casa enquanto o homem trabalhe ou se voltarmos a infância veremos que essa construção da fragilidade feminina é observável em possíveis brincadeiras já que não é atual a evidente separação de bonecas e carrinhos.

FIGURA 17

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 1. P. 112

Novamente presenciamos Magali aconselhando Mônicaa ser “mais feminina”.

Com uma expressão que demonstra raiva, Magali expõe a necessidade de Mônica

surrar os outros personagens com mais graça e “jeito de menina”. Encontramos a seguir a definição do que seria o ato de surrar com “graça". Segundo Magali as

meninas normais beliscam e puxam o cabelo enquanto Mônica usa os próprios

(16)

No último quadro percebemos que Magali perde os cabelos e chora

copiosamente, enquanto Mônica justifica a ação como uma tentativa de ser uma

menina normal. A classificação “normal” parece não caber a Mônica já que o

conceito empregado por Magali não comporta o tipo de violência aplicado pela personagem.

FIGURA 18

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 2. P. 34

Na tira acima Cebolinha tenta enquadrar Monica dentro de um perfil que acredita ser adequado ao seu gênero. O garoto espera que ela seja delicada e gentil

dando um “toque feminino” ao ambiente que a envolve. Nos dois primeiros quadros a

expressão facial de Cebolinha revela um nervosismo pelo fato de Monica não agir de acordo com o esperado ao sexo feminino. O termo “cavala”é utilizado quase como

uma hipérbole da situação. Ao final da tira temos o encerramento clássico com

(17)

FIGURA 19

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 3. P. 11.

Novamente temos o discurso de Cebolinha que faz a mesma sugestão a Monica - A garota deve ser mais feminina. Cebolinha questiona a forma como a Mônica briga com os demais personagens. Na terceira tira o discurso de Cebolinha revela que Mônica não age como uma menina “nolmal”. Essa normalidade parece se

(18)

3.3 MÔNICA: INCORPORAÇÃO DO FEMININO

Após apresentar as tiras, onde Mônica resistia aos conselhos dos outros personagens quanto a ser mais feminina temos alguns quadrinhos onde a garota começa a se adequar ao que considera ser o feminino então proposto por Cebolinha. Entretanto com Mônica aderindo a este padrão as tiras de Mauricio poderiam perder parte da comicidade, já que como dito anteriormente o cômico reside justamente no fato de Mônica ter características que diferem das comumente associadas ao gênero feminino.

Mônica evolui graficamente e nas próximas tiras percebemos uma

preocupação da personagem com a opinião masculina. Os balões com a exposição de pensamentos são substituídos paulatinamente por balões de diálogo.

O amadurecimento da personagem e o ganho verbal proporcionam o desenvolvimento de diversos desfechos para as histórias. A violência é acompanhada ou substituída por outras situações.

FIGURA 20

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 3. P. 100

(19)

associada ao gênero feminino – brincar de casinha. Após aparentemente convencer o garoto a participar da brincadeira presenciamos um encerramento um tanto cômico. O último quadro é marcado por uma possível inversão de papéis sociais.

Mônica sai de cena e diz: – “E quando eu voltar, quero uma comida bem gostosa!”.

Ao fundo da cena temos Cebolinha na porta da casa trajando um avental com uma

expressão descontente que pode ser associada ao desconforto de sua subordinação. Voltando a esfera real, em uma brincadeira desse magnitude é possível que garotas e garotos assumam os papéis (personagens) por influência do meio familiar ou social. Portanto o mais provável na década de 60 seria a garota tomar conta das panelas enquanto o garoto sai para trabalhar.

[...] há brinquedos básicos que falam o idioma da humanidade inteira, e para estes não há possibilidade de passar da moda nem de época [...] uma menina é uma pequena mãe, e uma boneca sempre terá guarida em seus braços [...] um menino estará sempre por aquilo que reclamam sua destreza desportiva [...] Uma pessoa que vai fazer um presente de um brinquedo [para uma criança] deve procurar o simples, o que responda ao natural instinto da criança... (Jornal das Moças, 08 jun. 1953)

FIGURA 21

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 2. P. 34.

(20)

envolve. No desfecho temos uma situação cômica, já que Monica constrói uma flor porém a mesma é feita através da grande força da garota que consegue entortar um poste na realização da obra. Nesta tira temos a união dos dois gêneros já que a flor é facilmente associada à mulher, feminino; enquanto a força apresentada parece ter uma relação direta com o corpo masculino.

FIGURA 22

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 2. P. 42

O fato de Monica não se enfeitar faz com que ela não seja considerada feminina pelo outro personagem. A resposta de Monica é conhecida do público, porém a garota prefere se olhar no espelho para tirar uma possível duvida. Não satisfeita com seu reflexo a personagem quebra o espelho e sai andando aos prantos em uma situação que demonstra sua distancia do perfil feminino.

FIGURA 23

(21)

O espanto de Cebolinha no primeiro quadro parece evidente ao ver sua rival com os olhos negros. O garoto supõem que a garota tenha apanhado de alguém porém no segundo e terceiro quadro temos a revelação de Monica que estava

apenas tentando ser “mais feminina” pintando os olhos. Mais uma vez a garota não

se sai bem quando tenta entrar no padrão feminino, azar de Cebolinha que como de praxe apanha no final da tira.

FIGURA 24

As Tiras Clássicas da Turma da Mônica. Volume 3. P. 100

Mônica quer ser mais feminina e parece resistir em jogar futebol por ser

um esporte facilmente associado ao sexo masculino. Porém Cebolinha a convence do contrario. O garoto não esperava que Monica fosse aplicar sua força no jogo acertando-lhe a bola em cheio.

Referências

Documentos relacionados

Convênio de colaboração entre o Conselho Geral do Poder Judiciário, a Vice- Presidência e o Conselho da Presidência, as Administrações Públicas e Justiça, O Ministério Público

O número de desalentados no 4° trimestre de 2020, pessoas que desistiram de procurar emprego por não acreditarem que vão encontrar uma vaga, alcançou 5,8 milhões

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

[r]

As sondas Diviner 2000 e Enviroscan não fazem a leitura diretamente no solo e sim, por meio de um tubo de acesso, sendo feitos de policloreto de vinila ou PVC porém,

DANCA (LIC/PARFOR) - CASTANHAL DOUTORADO EM CIENCIA ANIMAL EDUCACAO FISICA (PARFOR) - CASTANHAL.

Tem-se como objetivo desse trabalho, destacar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o descarte indevido dos Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) causam

A dobutamina pode provocar aumento dos batimentos do coração e da pressão arterial, que geralmente são revertidos pela redução da dose administrada.. Pacientes com fibrilação