• Nenhum resultado encontrado

Consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

34 Artigo de atualização

Consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde

Nursing Consultation to suspected cases of COVID -19, in Primary Health Care: Bibliographic Review

Conceição Ceanny Formiga Sinval Cavalcante1, Jayra Adrianna da Silva Sousa2, Ana Maria de Araújo Dias3

1Docente da Graduação em Enfermagem – FAESF; Mestrado em Saúde da Família – UNINOVAFAPI; Graduação em Enfermagem – UESPI. Coordenadora do curso de Enfermagem da FAESF. Contato: ceanny@hotmail.com

2Docente da Graduação em Enfermagem – FAESF; Mestrado em Saúde do Adulto e da Criança – UFMA; Graduação em Enfermagem – UESPI. Contato: jayra_adrianna@hotmail.com

3

Docente da Graduação em Enfermagem – FAESF; Especialista em Saúde Pública – UFPI; Graduação em Enfermagem - UFPI. Contato: valdianomeumarido@gmail.com

RESUMO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, tendo sido caracterizada pela OMS como uma pandemia. Desde o surgimento da síndrome respiratória aguda grave (SARS) há 18 anos, um grande número de coronavírus relacionados à SARS (SARSr-CoVs). Os sintomas são os comuns de uma síndrome gripal, como febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos (chiado) e pneumonia. Os sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia podem ocorrer. A APS deve ser considerada um importante pilar frente a situações emergenciais, sendo também porta de entrada para os pacientes suspeitos e/ou confirmados de Covid-19. A consulta de Enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro e este atua de modo essencial numa pademia, desempenhando ações para proteger a saúde das pessoas e salvar vidas. O presente trabalho tem como objetivo realizar levantamento bibliográfico acerca da consulta de Enfermagem ao paciente suspeito de Covid-19 na APS. Para isso optou-se por desenvolvê-la como uma revisão sistemática sobre o tema em questão. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os achados a consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde. Realizada nos meses de abril e maio de 2020, usando bancos de dados eletrônicos. A APS deve cumprir seu papel e ordenar o cuidado de pacientes nesta pandemia, sendo responsável pelo atendimento de casos suspeitos de Covid-19. A Enfermagem adota papel importante pois através de sua consulta de Enfermagem aplica protocolos estabelecidos para o momento. No município de Floriano – PI esta consulta se dá orientada pelo protocolo estabelecido pela Secretaria municipal de Saúde e se demonstra como uma experiência exitosa. O estabelecimento de protocolos, bem como sua discussão entre as classes responsáveis pelo atendimento, se faz questão de ordem para ajudar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 pois orientam de forma lúcida e organizada como proceder nesta situação.

(2)

35 Palavras chaves: Consulta de enfermagem. Covid-19. Atenção Primária. Coronavírus.

ABSTRACT

The World Health Organization (WHO) declared, on January 30, 2020, that the outbreak of the disease caused by the new coronavirus (COVID-19) constitutes a Public Health Emergency of International Importance, having been characterized by WHO as a pandemic. Since the emergence of severe acute respiratory syndrome (SARS) 18 years ago, a large number of SARS-related coronaviruses (SARSr-CoVs). Symptoms are common for a flu-like syndrome, such as fever, cough, nasal congestion, runny nose, sore throat, but there may also be an increase in respiratory rate, wheezing (wheezing) and pneumonia. Gastrointestinal symptoms such as vomiting and diarrhea can occur. PHC should be considered an important pillar in the face of emergency situations, as well as a gateway for suspected and / or confirmed Covid-19 patients. The Nursing consultation is a private activity of the nurse and he / she acts in an essential way in a gym, performing actions to protect people's health and save lives. The present work aims to carry out a bibliographic survey about the Nursing consultation to the suspected patient of Covid-19 in PHC. For this, it was decided to develop it as a systematic review on the topic in question. A bibliographic research was carried out on the findings of the Nursing consultation to suspected cases of COVID -19, in Primary Health Care. Held in the months of April and May 2020, using electronic databases. PHC must fulfill its role and order the care of patients in this pandemic, being responsible for the care of suspected cases of Covid-19. Nursing adopts an important role because, through its Nursing consultation, it applies protocols established for the moment. In the municipality of Floriano - PI, this consultation is guided by the protocol established by the Municipal Health Secretariat and is demonstrated as a successful experience. The establishment of protocols, as well as their discussion among the classes responsible for the care, is a matter of order to help in the confrontation of the Covid-19 pandemic, as they guide in a lucid and organized way how to proceed in this situation.

Key words: Nursing consultation. Covid-19. Primary attention. Coronavirus

INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional – o mais alto nível de alerta da Organização, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela OMS como uma pandemia (OMS,2020).

Desde o surgimento da síndrome respiratória aguda grave (SARS) há 18 anos, um grande número de coronavírus relacionados à SARS (SARSr-CoVs) foi descoberto em seus hospedeiros de reservatório natural, que são os morcegos. Estudos anteriores mostraram que alguns SARSr-CoVs de morcego têm o potencial de infectar seres humanos. O estudo de Zhou et al (2020), identifica e caracteriza um novo coronavírus (2019-nCoV), que causou uma epidemia de síndrome respiratória aguda em humanos em Wuhan, China. Sequências genômicas completas foram obtidas de cinco pacientes em um estágio inicial do surto. As sequências são quase idênticas e compartilham 79,6% de identidade de sequência com SARS-CoV. Além disso, mostrou-se que 2019-nCoV é 96% idêntico no nível do genoma inteiro a um

(3)

36 coronavírus de morcego. Neste estudo também confirmamou-se que 2019-nCoV usa a mesma entrada de célula receptor - enzima de conversão da angiotensina II (ACE2) - como SARS-CoV.

Os sintomas são os comuns de uma síndrome gripal, como febre, tosse, congestão nasal, coriza, dor de garganta, mas também podem ocorrer aumento da frequência respiratória, sibilos (chiado) e pneumonia. Os sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia podem ocorrer, sendo mais comuns em crianças do que em adultos (SÁFÁDI et al.,2020).

A APS deve ser considerada um importante pilar frente a situações emergenciais, tais quais as epidemias de dengue, Zika, febre amarela, Chikungunya e, também agora, a COVID-19. Apostar naquilo que é a alma da atenção primária, como o conhecimento do território, o acesso, o vínculo entre o usuário e a equipe de saúde, a integralidade da assistência, o monitoramento das famílias vulneráveis e o acompanhamento aos casos suspeitos e leve, é estratégia fundamental tanto para a contenção da pandemia, quanto para o não agravamento das pessoas com a COVID-19 (SARTI e cols.,2020)

A consulta de Enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro, foi legalizada em junho de 1986, com a lei número 7.498, do exercício profissional de Enfermagem e pela Resolução COFEN 159/93 que dispõe sobre a Consulta de Enfermagem (COFEN). Utiliza componentes do método científico para identificar situações de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de enfermagem, realiza promoção, prevenção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde. Essas ações de enfermagem é uma prática regular na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que possibilita a identificação precoce dos agravos de saúde, a criação de vínculos com os usuários e o planejamento das ações (MARANHA, 2017).

Portanto a Atenção primária à saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde e tem papel fundamental na assistência individual, as famílias e comunidade. A estratégia de Saúde da Família identifica precocemente os sinais e sintomas específicos da doença, fazendo as orientações e o manejo adequado. É o modelo de organização da Atenção primária a saúde (APS). É um modelo de assistência coletiva, multi e interdimultiprofissional baseado na família e no contexto social onde os indivíduos vivem e trabalham (BRITO, 2018).

O enfermeiro atua na ESF com várias atribuições, entre elas assistência integral às pessoas e famílias, realiza consulta de enfermagem, solicitação de exames complementares, prescrição de medicamentos e atividades educativas. A equipe de enfermagem tem papel essencial numa pademia, desempenhando ações para proteger a saúde das pessoas e salvar vidas. A atuação na pademia do COVID-19 significa risco de exposição, medo de transmissão da doença aos familiares, medo de adoecimento e morte, além da sobrecarga de trabalho, preocupação com a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nos serviços de saúde.

O coronavírus produz a doença classificada como COVID-19. Sabe-se que o vírus tem alta transmissibilidade e provoca uma síndrome respiratória aguda que pode variar

(4)

37 de casos leves, cerca de 80% a casos graves com insuficiência respiratória entre 5% a 10% dos casos. Sua letalidade varia principalmente, de acordo com a faixa etária e condições clínicas associadas.

OBJETIVOS

 Conhecer o que há na literatura sobre a consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde

 Realizar levantamento bibliográfico acerca da consulta de Enfermagem ao paciente suspeito de Covid-19 na APS.

METODOLGIA

A pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico, cuja finalidade foi conhecer informações cientificas atualizadas, encontradas na literatura sobre a consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde, ampliando a produção de conhecimento do investigador, através dos resultados apresentados ao final do mesmo.

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os achados a consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde. Realizada nos meses de abril e maio de 2020, usando bancos de dados eletrônicos. Trata-se de uma pesquisa explicativa, descritiva, retrospectiva com abordagem qualitativa.

As palavras-chave usadas foram os descritores “Consulta de Enfermagem”; “COVID-19”; “Coronavírus”; “Atenção primária”. Os critérios de inclusão foram artigos e manuais técnicos que tem como abordagem a consulta de Enfermagem aos casos suspeitos de COVID -19, na Atenção Primária a Saúde. Os critérios de exclusão foram as publicações e manuais que abordavam outras complexidades no atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus.

DISCUSSÃO

A APS usa como referencial teórico a Construção Social da Atenção Primária em Saúde (MENDES et al, 2019) e o Modelo de Atenção as Condições Crônicas (MENDES, 2012), ambos exigem mudanças na forma como a atenção à saúde é prestada. O modelo propõe que haja estratificação do risco das pessoas com condições crônicas. A diferenciação por risco dos usuários leva em consideração não apenas características individuais, mas também tipos e lugares de atenção e sua concentração relativa em cada grupo populacional. Dessa forma, pessoas com condições crônicas e com menores riscos são orientadas por profissionais de saúde especialmente com base em tecnologias de autocuidado apoiado e com foco na APS, enquanto aqueles com condições de alto e muito alto risco necessitam de atenção profissional especializada, com maior volume de cuidados realizado pela equipe de saúde, e sempre com a coparticipação da APS (BARRA et al, 2020).

(5)

38 O município de Floriano criou um fluxograma de manejo clínico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) frente à pandemia de COVID-19. O paciente que comparecer a unidade básica de saúde com síndrome gripal leve, sem febre, coriza, dor de garganta, espirros, sem falta de ar, a equipe de saúde presente e composta por agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, enfermeiro, dentista e médicos deverá estar em uso de máscara cirúrgica e oferta máscara ao paciente em ambiente arejado. Logo em seguida o profissional de saúde médico ou enfermeiro fará a triagem dos sintomas e depois as orientações necessárias como o isolamento domiciliar por 14 dias, medidas de higiene (lavar as mãos com água e sabão), hidratação, uso de antitérmicos e monitoramento do paciente. Todos os casos de síndrome gripal deve ser notificado pelo o enfermeiro no formulário próprio. (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANO, 2020)

O paciente que comparecer com síndrome gripal moderada apresentando febre maior que 38º C, coriza, dor de garganta, tosse seca, sem falta de ar a equipe de saúde em uso de máscara cirúrgica, ofertar máscara ao paciente, verificar temperatura em ambiente arejado. Em seguida orientar o paciente sobre o isolamento domiciliar por 14 dias, medidas de higiene, hidratação, uso de antitérmicos, o paciente deverá ser monitorado pela ESF por 48 horas, deve ser alertado sobre os sintomas e observar os grupos de risco. Se as manifestações clínicas agravarem, procurar um hospital. (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANO, 2020)

Os pacientes com Síndrome Gripal em acompanhamento ambulatorial na APS/ESF devem permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de início dos sintomas. O monitoramento deve ser feito a cada 24h em pessoas com mais de 60 anos e portadores de comorbidades de risco e a cada 48hs nos demais, preferencialmente por telefone. Caso seja necessário, realizar atendimento presencial, idealmente no domicílio. Todos os membros da casa devem ser considerados como contactantes e também deverão ser afastados por 14 dias e acompanhados pela APS/ESF, além de serem estratificados de maneira apropriada caso iniciem com sintomas (BRASIL,2020).

Pacientes com queixas de síndrome gripal grave, apresentando febre persistente, tosse, falta de ar e dificuldade respiratória encaminhar para o hospital Tibério Nunes, o hospital de referência via SAMU pelo telefone 192.Os paciente s que fazem parte do grupo de risco são os idosos, os hipertensos e diabéticos. E os pacientes idosos, hipertensos, diabéticos, gestantes e puérperas fazem parte do atendimento prioritário nas UBS. (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FLORIANO, 2020)

O protocolo desenvolvido por Mendonça et al (2020) em uma UBS docente no Rio Grande do Sul prevê a separação do fluxo dos sintomáticos respiratórios foi separado dos não sintomáticos, sem troca de funcionários ou pacientes entre as duas áreas. As equipes separadas visam diminuir o risco das instalações e dos profissionais disseminarem a contaminação e a equipe treinada desenvolve mais rapidamente o conhecimento individual e coletivo para lidar com pacientes com COVID-19, e também diminui o volume de equipamento de proteção individual (EPI) necessário.

(6)

39 Em Recife foi organizada Unidade Provisória Centralizada de Atenção Primária à Saúde para o atendimento exclusivo de pessoas com sintomas de resfriado comum e síndrome gripal com suspeita de COVID-19. O principal objetivo é classificar os sintomáticos respiratórios conforme o protocolo de classificação de risco da secretaria municipal de saúde, objetivando o mínimo tempo de permanência desse usuário na unidade, garantindo normas adequadas de biossegurança e orientando um correto fluxo do usuário pela rede de saúde a depender do seu quadro clínico. (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RECIFE, MARÇO, 2020).

O profissional destacado para organização do fluxo da unidade deve realizar a seguinte pergunta para identificar os Usuários Sintomáticos Respiratórios (USR): “você está com algum sintoma de gripe ou resfriado?”. Caso a resposta for positiva, deve ser fornecida uma máscara cirúrgica ao usuário e realizado seu cadastro no sistema Atende APS COVID-19. O paciente sem sintomas relacionados à COVID-19 deve ser orientado a se dirigir a unidade de saúde da família (USF) ou unidade básica tradicional (UBT) não centralizada mais próxima. (SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RECIFE, MARÇO, 2020)

Além da notificação, as informações de todos pacientes com Síndrome Gripal devem ser registradas no prontuário para possibilitar a longitudinalidade e a coordenação do cuidado, assim como realizar eventual investigação epidemiológica e posterior formulação de políticas e estratégias de saúde. Atente para o uso do CID-10 correto sempre que disponível no sistema de registro (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020).

Parece que entre os aprendizados do momento está a necessidade de fortalecer o Sistema Único de Saúde e torná-lo efetivamente universal, baseado na APS. Tudo mostra a oportunidade das críticas aos retrocessos da Declaração de Astana, comparada com Alma-Ata15. Não parece haver uma quebra de paradigma, pelo contrário, os princípios fundadores da APS saem fortalecidos. Para dar conta de atender aos problemas típicos da AB e para atender às demandas trazidas pela COVID-19, precisamos de uma APS que recupere seus princípios de base comunitária, trabalho em equipe, intra e extramuros, com usuários, pacientes, famílias e comunidade. Que busque atenção integral e não cumprir uma carteira de serviços (que não previam a COVID-19). Que entenda que a integralidade depende do trabalho em equipe sobre um território, do qual não pode prescindir a clínica ampliada. Finalmente, parece que o atributo de “orientação comunitária” da APS é essencial para se alcançar a integralidade (NEDEL, 2020).

CONCLUSÃO

Após leitura de artigos, protocolos e documentos oficiais, percebe-se que a Enfermagem através de consulta de Enfermagem é de fundamental importância no atendimento aos pacientes suspeitas e/ou portadores de Covid-19 na APS. Destaca-se ainda que a APS deve manter seu papel de porta de entrada e coordenação do cuidado para estes pacientes, orientando-os em caso de necessidade de utilização da rede de cuidados.

(7)

40 O estabelecimento de protocolos, bem como sua discussão entre as classes responsáveis pelo atendimento, se faz questão de ordem para ajudar no enfrentamento da pandemia de Covid-19 pois orientam de forma lúcida e organizada como proceder nesta situação.

REFERÊNCIA

Barra, R., de Moraes, E., Jardim, A., de Oliveira, K., Bonati, P., Issa, A., & Machado, C. (2020). A importância da gestão correta da condição crônica na Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da

COVID-19 em Uberlândia, Minas Gerais. APS EM REVISTA, 2(1), 38-43.

https://doi.org/10.14295/aps.v2i1.64

BRASIL, Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção primária à saúde. Versão 7. Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Brasília – DF Abril de 2020. BRITO, Geraldo Eduardo Guedes de (a); MENDES, Antonio da Cruz Gouveia (b) NETO, Pedro Miguel dos Santos. O objeto de trabalho na Estratégia Saúde da Família. COMUNICAÇÃO SAÚDE EDUCAÇÃO 2018; 22(64):77-86

EMILIANO MS, Lindolpho MC, Valente GSC et al. A percepção da consulta de enfermagem... Rev enfermagem UFPE on line., Recife, 11(5):1791-7, maio., 2017.

FREITA, André Ricardo Ribas; NAPIMOGA, Marcelo; DONALISIO, Maria Rita; Análise da gravidade da pandemia de Covid-19 Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 29(2):e2020119, 2020.

GALLASCHI, Cristiane Helena; CUNHAII, Márcia Lima da; PEREIRAIII, Larissia Admá de Souza; SILVA-JUNIOR, João Silvestre. Prevenção relacionada à exposição ocupacional do profissional de saúde no cenário de COVID-19. Revista de Enfermagem. UERJ, Rio de Janeiro, 2020; 28:e49596.

MARANHA, Noemi Braga; SILVA, Mayara Christina Alves da; BRITO, Isabel Cristina de; A consulta de enfermagem no cenário da atenção básica e a percepção dos usuários: revisão integrativa Academus. Revista Científica da Saúde, v. 2, n. 1, jan./abr. 2017.

MENDONÇA, C., Rosset, I., Gonçalves, M., Molina Bastos, C., de Medeiros, A., Dias, A., Nascimento, F., Masiero, F., Pelegrini, G., Ragnini, J. M., Leite, L., Arruda, N., de Freitas, P., Firmino, R., Reolom, R. P., Tolio, R., & Aliatti Mantese, G. H. (2020). Resposta assistencial de um serviço docente assistencial de

APS à pandemia da COVID-19. APS EM REVISTA, 2(1), 33-37. https://doi.org/10.14295/aps.v2i1.63.

NEDEL, F. (2020). Enfrentando a COVID-19: APS forte agora mais que nunca! APS EM REVISTA, 2(1), 11-16. https://doi.org/10.14295/aps.v2i1.68

OMS, Organização Mundial de Saúde. Folha informativa – COVID-19 (doença causada pelo novo

coronavírus). Disponível em:

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875 Atualizado em: 04/05/20. Acessado em 05/05/2020.

Protocolo de unidade provisória centralizada de atenção primária à saúde covid-19- Recife- Pernambuco. Secretaria Municipal de Saúde do Recife. Março, 2020.

SÁFADI, Marco Aurélio Palazzi, et al. Orientações a Respeito da Infecção pelo SARS-CoV-2 (conhecida

como COVID-19) em Crianças. Sociedade Brasileira de Pediatria – Departamento Científico de

Infectologia – março de 2020

SARTI, Thiago Dias; LAZARINI, Welington Serra; FONTENELLE, Leonardo Ferreira; ALMEIDA, Ana Paula Santana Coelho. Qual o papel da Atenção Primária à Saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Epidemiol. Serv. Saude, Brasília, 29(2):e2020166, 2020.

(8)

41

ZHOU, P. et al. Um surto de pneumonia associado a um novo Coronavírus de provável origem em morcego. NATURE. 579, 270-273. 2020. https://doi.org/10.1038/s41586-020-2012-7

Referências

Documentos relacionados

Em 2019, o COVID-19 foi o responsável pela síndrome respiratória aguda grave e ganhou destaque mundial, pois em 30 de janeiro de 2020 a OMS declarou a infeção causada pelo

Em março de 2020, uma pandemia global foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) decorrente das doenças relacionadas ao novo coronavírus (COVID- 19), tendo o

Os resultados sugerem que as estratégias de gestão de resultados, AEM e REM, em termos de intensidade, são utilizadas de forma complementar pelas empresas analisadas, o que

Concluímos que os polimorfismos analisados não influenciam na suscetibilidade ao câncer oral na população do ES, entretanto os polimorfismos MTHFR C677T e A1298C

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus (COVID-19), responsável pelo surto de 2019..

Em virtude da Emergência de Saúde Pública do Novo Coronavírus (COVID-19) e com base nas informações e recomendações disponibilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

3 A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 30 de janeiro de 2020, que o surto da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) constitui uma Emergência de Saúde

Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a COVID-19 como uma pandemia. As autoridades governamentais de diversos países, incluindo o Brasil,