• Nenhum resultado encontrado

Microeconomia2Grad NA2 ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Microeconomia2Grad NA2 ES"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

MICROECONOMIA 2 – GRADUAC

¸ ˜

AO

Departamento de Economia, Universidade de Bras´ılia

Notas de Aula 2 – Teoria da Escolha Social

Prof. Jos´

e Guilherme de Lara Resende

1

Escolha Social

1.1

Introdu¸

ao

A teoria da Escolha Social lida com o problema de agregar preferˆencias individuais em uma preferˆencia social. Ela analisa a quest˜ao de como um grupo ou uma sociedade decide coletivamente. Normalmente essa decis˜ao ´e por meio de uma regra de agrega¸c˜ao das preferˆencias ou escolhas individuais. ´E desej´avel que essa regra satisfa¸ca certos crit´erios de car´ater normativo. Por exemplo, podemos exigir que a regra de escolha social seja tal que se todos em uma sociedade preferem a alternativa x `a alternativa y, ent˜ao a regra social resulte sempre em x prefer´ıvel a y (crit´erio de unanimidade de Pareto). O principal resultado deste t´opico ´e o Teorema de Impossibilidade de Arrow. Varian (2012), cap´ıtulo 33 (“O Bem-Estar ”), constitui uma referˆencia para essa se¸c˜ao. Defini¸c˜oes:

• Alternativa: descri¸c˜ao completa de um estado social; • X: conjunto finito de alternativas, todas excludentes; • I: tamanho do grupo ou sociedade (n´umero de indiv´ıduos);

• Preferˆencias individuais i completas e transitivas sobre as alternativas;

• Grupo de preferˆencias: lista das preferˆencias de todos os indiv´ıduos do grupo.

Defini¸c˜ao: Preferˆencia Social. Uma rela¸c˜ao de preferˆencia social S ´e uma rela¸c˜ao bin´aria

sobre X. Representamos por S e ∼S as rela¸c˜oes de preferˆencia estrita e indiferen¸ca derivadas de

S, respectivamente.

Relembrando a nota¸c˜ao de preferˆencias, temos que:

• x S y: (a alternativa) x ´e socialmente t˜ao boa quanto a y;

• x S y: (a alternativa) x ´e socialmente melhor que y;

• x ∼S y: (a alternativa) x ´e socialmente indiferente a y.

Sabemos que axiomas sobre preferˆencias consistem em hip´oteses sobre o comportamento in-div´ıdual e cada axioma tem um significado preciso. Vamos supor que a preferˆencia i de todo

indiv´ıduo i satisfaz os dois axiomas abaixo:

• Axioma de Completeza: Para quaisquer alternativas x e y em X, ou x i y ou y i x (ou

ambos).

• Axioma de Transitividade. Para quaisquer alternativas x, y e z em X, se x i y e y i z

(2)

O axioma de “completeza” diz que o indiv´ıduo ´e sempre capaz de comparar duas alternativas quaisquer do conjunto X. Portanto, se ele tiver que escolher entre x e y, ele dir´a qual alternativa prefere (ou se ´e indiferente entre elas). O axioma de transitividade ´e crucial para a escolha do indiv´ıduo ser logicamente coerente. Se esse axioma n˜ao for satisfeito, pode n˜ao ser possivel dizer qual ´e a alternativa preferida pelo indiv´ıduo. Por exemplo, suponha um indiv´ıduo que ordene as alternativas x, y, e z da seguinte maneira n˜ao-transitiva: x  y, y  z e z  x. Neste caso n˜ao ´e poss´ıvel determinar a alternativa preferida do indiv´ıduo.

Defini¸c˜ao: Regra de Escolha Social (RES). Uma regra de escolha social (ou mecanismo de decis˜ao social ) f ´e uma fun¸c˜ao que associa cada grupo de preferˆencias individuais a uma preferˆencia social. Logo: (1, 2, · · · , I) | {z } I indiv´ıduos 7→ f S

Ent˜ao f associa a cada conjunto particular de preferˆencias individuais uma ordena¸c˜ao social, de acordo com o que a regra estabelecer.

1.2

Caso de Duas Alternativas: Teorema de May

Suponha apenas duas alternativas a serem escolhidas, representadas por x e y. Para cada indiv´ıduo i, podem existir apenas trˆes casos: 1) x i y, 2) x ∼i y, e 3) y i x. Ent˜ao, a preferˆencia

de cada indiv´ıduo pode ser descrita pela fun¸c˜ao Di definida como:

Di = 1 se x i y

Di = 0 se y ∼i x

Di = −1 se y i x

Uma regra de escolha social para o caso de duas alternativas pode ent˜ao ser vista como um mapa que leva cada vetor com as preferˆencias de todos os indiv´ıduos sobre x e y (sendo que ´e poss´ıvel se declarar indiferente `as duas alternativas), denotado por (D1, D2, . . . , DI), a uma preferˆencia social

DS. Seja o conjunto U = {−1, 0, 1}. No caso de apenas duas alternativas, a regra de escolha social f pode ser definida como uma fun¸c˜ao com dom´ınio no produto cartesiano UI e contradom´ınio U

(f : UI → U ), de modo a associar cada grupo de preferˆencias individuais (D1, D2, . . . , DI) `a escolha

social DS, de acordo com o que a regra f especificar: U × U × U × · · · × U

| {z }

I indiv´ıduos)

7→

f U

Exemplo: Vota¸c˜ao Majorit´aria. Seja αi ≥ 0, para todo i = 1, . . . , I, um sistema de pesos.

Definimos f como: f (D1, . . . , DI) = sign I X i=1 αiDi ! ,

onde sign : R → R ´e a fun¸c˜ao definida por sign(a) = 1 se a > 0, sign(a) = 0 se a = 0 e sign(a) = −1 se a < 0. Se αi = 1 para todo i, f representa a regra de vota¸c˜ao majorit´aria:

f (D1, . . . , DI) = sign I X i=1 Di ! .

(3)

Para a regra de vota¸c˜ao majorit´aria vale que:

f (D1, . . . , DI) = 1 ⇔ #(i : x i y) > #(i : y i x)

f (D1, . . . , DI) = 0 ⇔ #(i : x i y) = #(i : y i x)

f (D1, . . . , DI) = −1 ⇔ #(i : x i y) < #(i : y i x) ,

em que #(i : x i y) denota o n´umero de pessoas que preferem estritamente x a y e #(i : y i x)

denota o n´umero de pessoas que preferem estritamente y a x.

Logo, a regra de vota¸c˜ao majorit´aria decide que x ´e socialmente prefer´ıvel a y se o n´umero de pessoas que preferem (estritamente) x a y for maior do que o n´umero de pessoas que preferem (estritamente) y a x. No caso de o n´umero de pessoas que preferem y a x for maior do que o n´umero de pessoas que preferem x a y, ent˜ao y ser´a socialmente prefer´ıvel a x. Finalmente, se os dois grupos de pessoas, que preferem x a y e que preferem y a x tiverem o mesmo n´umero de pessoas, ent˜ao x e y ser˜ao socialmente indiferentes. Na pr´atica, quando isto ocorrer, existir´a alguma regra para a escolha entre x e y. Por exemplo, se houver empate no n´umero de votos para presidente do Brasil no segundo turno de vota¸c˜ao, ent˜ao ser´a escolhido o candidato mais idoso (ver artigo 77 da Constitui¸c˜ao Federal).

Vamos discutir propriedades que podem ser impostas sobre a fun¸c˜ao f de bem-estar social. Cada propriedade tem um significado intuitivo de car´ater normativo. Por exemplo, o crit´erio Paretiano abaixo ´e simples e ´e razo´avel exigir que uma regra de escolha social o satisfa¸ca.

Defini¸c˜ao: Crit´erio Paretiano (Unanimidade). f (·) satisfaz o crit´erio Paretiano se f (1, . . . , 1) = 1 e f (−1, . . . , −1) = −1.

O crit´erio Paretiano apenas exige que no caso em que todos na sociedade preferem estritamente a mesma alternativa, a preferˆencia social tamb´em ir´a preferir estritamente esta alternativa. A regra ditadorial, definida no exemplo abaixo, satisfaz esse crit´erio.

Exemplo: Defina f por f (D1, . . . , DI) = Dh. O indiv´ıduo h ´e chamado ditador, pois a sua

preferˆencia determina a escolha social (αi = 0, ∀i 6= h, αh = 1, no exemplo anterior). Observe que

a regra ditadorial satisfaz o crit´erio Paretiano.

May (1952) elaborou 4 condi¸c˜oes que uma regra de escolha social f deve satisfazer quando existem apenas 2 alternativas. Abaixo apresentamos essas condi¸c˜oes formalmente. ´E fundamental entender o conte´udo econˆomico de cada condi¸c˜ao. A primeira diz que a regra deve ser decisiva, isto ´e, que qualquer que seja o grupo de preferˆencias dos indiv´ıduos considerado, a regra leve a uma preferˆencia social (que pode ser indiferen¸ca entre x e y). A segunda condi¸c˜ao, simetria ou anonimato, estabelece que todos os indiv´ıduos recebem o mesmo peso na regra. A terceira condi¸c˜ao estabelece que as duas alternativas devem ter o mesmo status quo, nenhuma alternativa recebe a priori um peso maior na regra. Finalmente, a quarta condi¸c˜ao estabelece que se para um determinado grupo de indiv´ıduos, a escolha social for a alternativa x ou a indiferen¸ca entre as duas alternativas, e se um indiv´ıduo mudar de posi¸c˜ao em dire¸c˜ao `a alternativa x (isto ´e, se antes ele preferiria y, agora ele ´e indiferente entre x e y ou passa a preferir x, ou se antes ele era indiferente entre x e y, ele passa a preferir x estritamente), e todos os outros indiv´ıduos continuam com as mesmas preferˆencias de antes, ent˜ao a regra de escolha social resultar´a em x estritamente prefer´ıvel a y.

(4)

Condi¸c˜ao 1: Decisiva. A fun¸c˜ao f de bem-estar social ´e bem definida e assume um ´unico valor para todo elemento de UI.

Condi¸c˜ao 2: Simetria ou Anonimato. A fun¸c˜ao f trata todos os indiv´ıduos de modo igual, ou seja, temos que f (D1, . . . , DI) = f (Dπ(1), . . . , Dπ(I)), onde π : {1, . . . , I} → {1, . . . , I} ´e uma

permuta¸c˜ao dos indiv´ıduos (π ´e uma bije¸c˜ao).

Condi¸c˜ao 3: Neutralidade entre as alternativas. A fun¸c˜ao f trata as duas alternativas de modo igual, ou seja, temos que f (D1, . . . , DI) = −f (−D1, . . . , −DI).

Condi¸c˜ao 4: Resposta Positiva. Se para um certo grupo de preferˆencias individuais, a alter-nativa y n˜ao era escolhida, e se pelo menos um indiv´ıduo muda a sua preferˆencia na dire¸c˜ao de x, ent˜ao x passa a ser escolhido. Logo, temos que se D = f (D1, . . . , DI) ≥ 0 e ˜Di = Di para todo

i 6= i0, e ˜Di0 > Di0, ent˜ao f ( ˜D1, . . . , ˜DI) = 1.

Teorema de May. A fun¸c˜ao de bem-estar social f ´e de vota¸c˜ao majorit´aria se, e somente se, ´e decisiva, sim´etrica, neutra entre as alternativas e de resposta positiva.

O Teorema de May n˜ao s´o garante que a regra de vota¸c˜ao majorit´aria ´e decisiva, sim´etrica, neutra entre as alternativas e de resposta positiva (parte mais f´acil de verificar), mas tamb´em que se uma regra de decis˜ao for decisiva, igualit´aria, neutra entre as alternativas e de resposta positiva, ent˜ao ela necessariamente ser´a a regra de vota¸c˜ao majorit´aria (parte mais dif´ıcil de verificar). Logo, o Teorema de May constitui uma caracteriza¸c˜ao completa da regra de vota¸c˜ao majorit´aria.

1.3

Paradoxo de Condorcet (Paradoxo da Vota¸

ao)

No caso de apenas duas alternativas, o requerimento de a regra social ser transitiva n˜ao ´e relevante. Se tivermos trˆes ou mais alternativas, transitividade passa a ser importante. O requisito de transitividade exige uma coerˆencia na escolha social que nem sempre ser´a satisfeita, mesmo que todas as preferˆencias individuais sejam completas e transitivas.

Vamos estender a regra de vota¸c˜ao majorit´aria vista acima do seguinte modo. A regra de vota¸c˜ao majorit´aria aos pares estabelece que todos os pares poss´ıveis de alternativas s˜ao postos em vota¸c˜ao, um par por vez. Em cada rodada, o vencedor da vota¸c˜ao ser´a a alternativa socialmente prefer´ıvel. Logo, se colocarmos em vota¸c˜ao as alternativas x vs y, se x tiver mais votos, ent˜ao x S y. Se tiverem o mesmo n´umero de votos, x ∼S y. E se y tiver mais votos, y S x.

Defini¸c˜ao: Vencedor de Condorcet. Dizemos que uma alternativa ´e um vencedor de Condorcet se ela ganhar de todas as outras alternativas na vota¸c˜ao majorit´aria aos pares.

Considere o seguinte exemplo bem simples, com apenas trˆes alternativas, x, y e z, e trˆes in-div´ıduos, 1, 2 e 3. As preferˆencias dos trˆes indiv´ıduos est˜ao resumidas na tabela abaixo:

Posi¸c˜ao Indiv´ıduo 1 Indiv´ıduo 2 Indiv´ıduo 3

Primeira x y z

Segunda y z x

(5)

Existem trˆes combina¸c˜oes de pares para a vota¸c˜oes majorit´aria, que levam aos resultados abaixo: x vs y ⇒ x S y y vs z ⇒ y S z x vs z ⇒ z S x    ⇒ x S y, y S z, z S x | {z } Sn˜ao ´e transitiva!

Ou seja, mesmo que todas as preferˆencias individuais sejam transitivas, pode ocorrer que a regra de escolha social leve essas preferˆencias individuais a uma preferˆencia social intransitiva. Para o grupo de preferˆencias acima, n˜ao existe um vencedor de Condorcet. Regras de escolha social que levem a preferˆencias socias n˜ao transitivas podem trazer problemas de manipula¸c˜ao de agenda, como discutiremos a seguir.

Suponha que a regra de escolha social ´e tal que, no caso de trˆes alternativas x, y e z, se a agenda de vota¸c˜ao for (x, y, z), ent˜ao primeiro vota-se x vs y, e depois vota-se o vencedor dessa primeira vota¸c˜ao contra z. Podemos ter trˆes agendas de vota¸c˜ao diferentes, levando aos resultados abaixo para o caso das preferˆencias apresentadas na tabela acima:

(x, y, z) : x vs y ⇒ x ganha, x vs z ⇒ z ganha (y, z, x) : y vs z ⇒ y ganha, y vs x ⇒ x ganha (z, x, y) : z vs x ⇒ z ganha, z vs y ⇒ y ganha

Logo, para o grupo de preferˆencias descrito acima, quem define a agenda de vota¸c˜oes define a alternativa vencedora.

Observe que o exemplo acima exige que as preferˆencias dos indiv´ıduos sejam de conhecimento de todos. Isso possibilita vota¸c˜ao estrat´egica, em que n˜ao ´e mais do interesse de um ou mais eleitores revelar corretamente as suas verdadeiras preferˆencias, votando na sua alternativa preferida.

Por exemplo, suponha que o indiv´ıduo 1 define a agenda de vota¸c˜ao. Ele decide implementar a agenda (y, z, x), que leva a escolha de x, sua alternativa preferida. Essa ´e a pior alternativa para o indiv´ıduo 2. Se este decidir na primeira rodada de vota¸c˜ao, entre y e z, votar em z, z passa a ser escolhido em vez de y. Na segunda rodada de vota¸c˜ao, a alternativa x ser´a preterida e z ser´a escolhida. Logo, o indiv´ıduo 2, ao revelar incorretamente a sua preferˆencia, consegue afetar o resultado e fazer com que a sua segunda melhor alternativa, z, seja escolhida no lugar da sua terceira melhor alternativa, x.

Logicamente, a an´alise se complica: os outros eleitores podem tamb´em decidir votar estrategi-camente, n˜ao revelando corretamente suas preferˆencias. Nesse caso, devemos analisar o problema de vota¸c˜ao como um jogo e procurar por equil´ıbrios de Nash. Observe que a discuss˜ao acima mostra que a situa¸c˜ao em que o indiv´ıduo 1 define a agenda (y, z, x) e todos votam de acordo com suas preferˆencias verdadeiras n˜ao ´e um equil´ıbrio de Nash (mais especificamente, vimos que o indiv´ıduo 2 revelar corretamente sua preferˆencia n˜ao ´e a melhor resposta quando os eleitores 1 e 3 revelam suas preferˆencias verdadeiras).

N˜ao vamos nos aprofundar mais na quest˜ao de comportamento estrat´egico agora. O ponto prin-cipal que desejamos enfatizar ´e o de que, em situa¸c˜oes onde existam trˆes ou mais alternativas, a regra de vota¸c˜ao majorit´aria aos pares pode associar preferˆencias sociais n˜ao transitivas a determi-nados conjuntos de preferˆencias individuais que s˜ao todas completas e transitivas. Essas situa¸c˜oes podem gerar problemas como manipula¸c˜ao de agenda e vota¸c˜ao estrat´egica. Vamos investigar se existe alguma regra de escolha social que n˜ao incorra nesses problemas e satisfa¸ca certas propri-edades, como levar sempre a preferˆencias sociais completas e transitivas. O Teorema de Arrow responde essa quest˜ao.

(6)

1.4

Teorema de Arrow

O Teorema de Arrow (Arrow, 1951) verifica a existˆencia de uma regra de escolha social que agregue as preferˆencias individuais de “modo satisfat´orio”. As condi¸c˜oes do Teorema de Arrow s˜ao exigˆencias de car´ater normativo sobre a regra de escolha social f que gera a decis˜ao do grupo analisado, S= f (1, . . . , N). Note que f associa a cada grupo de preferˆencias individuais uma

preferˆencia social, ou seja, (1, . . . , N) 7→

f S. Os pressupostos do Teorema de Arrow s˜ao discutidos

abaixo.

Dom´ınio Irrestrito (ou Universal). O dom´ınio de f inclui todas as combina¸c˜oes poss´ıveis de preferˆencias sobre o espa¸co de alternativas X.

Essa condi¸c˜ao imp˜oe sobre a regra social f a capacidade de associar qualquer grupo de pre-ferˆencias individuais a uma preferˆencia social. Portanto, o mecanismo de escolha social ´e v´alido qualquer que seja o grupo de preferˆencias individuais considerado.

Princ´ıpio Fraco de Pareto. Para qualquer par de alternativas x e y tal que x i y para todo

indiv´ıduo i, ent˜ao x S y.

Essa condi¸c˜ao imp˜oe um crit´erio de unanimidade no mecanismo de escolha social. Podemos definir outros criterios de unanimidade (por exemplo, com preferˆencias fracas).

N˜ao-Ditadorial. N˜ao existe indiv´ıduo h tal que se x h y ent˜ao x S y, quaisquer que sejam as

preferˆencias dos outros indiv´ıduos que n˜ao h.

Essa condi¸c˜ao elimina a possibilidade de um ditador na sociedade. Isso n˜ao exclui o fato de que a escolha social coincida, para um certo grupo de preferˆencias, com a ordena¸c˜ao de algum ou de alguns indiv´ıduos.

Independˆencia das Alternativas Irrelevantes (IAI). Sejam dois conjuntos de preferˆencias individuais (1, . . . , I) e ( ˜1, . . . , ˜I), que s˜ao levados pela regra de escolha social f `as preferˆencias

sociais S= f (1, . . . , I) e ˜S = f ( ˜1, . . . , ˜I) e sejam x e y duas alternativas quaisquer em X.

Se cada indiv´ıduo ordena x versus y em i do mesmo modo que ordena x versus y em ˜i ent˜ao o

ordenamento social de x versus y ser´a o mesmo em S e em ˜S.

A IAI ´e a mais sutil das condi¸c˜oes do Teorema de Arrow. Ela imp˜oe `a regra de escolha social a propriedade de que o ordenamento entre duas alternativas dependa apenas dessas duas alternativas, e que n˜ao seja afetado por nenhuma outra alternativa diferente de x e y. Vamos discutir um exemplo para deixar essa condi¸c˜ao mais clara.

Mecanismo de Escolha de Borda. A regra de escolha social de contagem de Borda pode tomar diversas formas. O mecanismo de contagem de Borda consiste em cada indiv´ıduo i reportar a sua preferˆencia, como numa vota¸c˜ao em lista. Da´ı associamos um n´umero ci(x) para a alternativa x

para cada alternativa x ∈ X e para cada indiv´ıduo i. Calculamos a pontua¸c˜ao de Borda c(x) para a alternativa x como: c(x) = I X i=1 ci(x)

(7)

Por exemplo, suponha que ci(x) = n, onde n ´e a posi¸c˜ao de preferˆencia de x para i. Por

exemplo, se c1(x) = 2, ent˜ao x ´e a segunda alternativa preferida do indiv´ıduo 1. Vamos supor

por enquanto que os indiv´ıduos ordenam todas as alternativas de modo estrito, para simplificar a exposi¸c˜ao. Neste caso, a regra de escolha da contagem de Borda ´e definida por:

x S y ⇔ c(x) = I X i=1 ci(x) ≤ I X i=1 ci(y) = c(y) ´

E poss´ıvel mostrar que regras de escolha social do tipo contagem de Borda: • Levam sempre a preferˆencias sociais completas e transitivas;

• S˜ao de dom´ınio irrestrito (podemos lidar com empates facilmente); • Satisfazem o princ´ıpio fraco de Pareto,

• N˜ao s˜ao ditadoriais.

Por´em, a contagem de Borda n˜ao satisfaz o crit´erio de independˆencia das alternativas irrele-vantes, pois o ordenamento social de duas alternativas pode depender do posicionamento de outras alternativas, como o exemplo a seguir ilustra.

Exemplo: Suponha dois indiv´ıduos, 1 e 2, e trˆes alternativas, x, y e z. Considere duas poss´ıveis situa¸c˜oes para as preferˆencias dos dois indiv´ıduos:

Situa¸c˜ao A: x 1 z 1 y ⇒ c1(x) = 1, c1(y) = 3 y 2 x 2 z ⇒ c2(x) = 2, c2(y) = 1  ⇒ x S y Situa¸c˜ao B: x 1 y 1 z ⇒ c1(x) = 1, c1(y) = 2 y 2 z 2 x ⇒ c2(x) = 3, c2(y) = 1  ⇒ y S x

Nas duas situa¸c˜oes, os ordenamentos individuais entre x e y s˜ao os mesmos. Por´em, o mecanismo de Borda resulta em ordenamentos sociais entre x e y distintos, devido `a presen¸ca da alternativa z. Logo, z n˜ao ´e sempre irrelevante quando definimos o ordenamento social de x e y segundo a regra de escolha social de contagem de Borda. Isso significa que essa regra n˜ao satisfaz a hip´otese de independˆencia das alternativas irrelevantes.

Arrow (1951) mostrou que o fato de a contagem de Borda n˜ao satisfazer IAI n˜ao ´e por acaso. O Teorema de Arrow prova que quando existem trˆes ou mais alternativas, n˜ao existe nenhuma regra de escolha social que leve sempre a ordenamentos sociais completos e transitivos e que satisfa¸ca as condi¸c˜oes elencadas acima.

Ent˜ao, supondo trˆes ou mais alternativas, como ´e poss´ıvel mostrar que o mecanismo de Borda leva sempre a preferˆencias completas e transitivas, ´e de dom´ınio universal, satisfaz o princ´ıpio fraco de Pareto e n˜ao ´e ditadorial, o Teorema de Arrow implica que esse mecanismo n˜ao pode satisfazer a condi¸c˜ao de independˆencia das alternativas irrelevantes.

(8)

Teorema da Impossibilidade de Arrow (vers˜ao I). Se existem pelo menos trˆes alternativas em X, ent˜ao n˜ao existe regra de escolha social f que resulte sempre em uma preferˆencia social S completa e transitiva e tal que satisfa¸ca as condi¸c˜oes de dom´ınio universal, princ´ıpio fraco de

Pareto e independˆencia das alternativas irrelevantes e que seja n˜ao-ditadorial.

Teorema da Impossibilidade de Arrow (vers˜ao II). Se existem pelo menos trˆes alternativas em X, ent˜ao a ´unica regra de escolha social f que resulta sempre em uma preferˆencia social S

completa e transitiva e tal que satisfa¸ca as condi¸c˜oes de dom´ınio universal, princ´ıpio fraco de Pareto e independˆencia das alternativas irrelevantes ´e a regra de escolha social ditadorial.

O Teorema de Arrow possui uma conclus˜ao negativa: ´e imposs´ıvel esperar que uma sociedade se comporte com a mesma coerˆencia que podemos esperar de um indiv´ıduo racional (no sentido de preferˆencias completas e transitivas). Esse problema de coerˆencia mostra que detalhes institucionais e procedimentos do processo pol´ıtico s˜ao importantes. Ou seja, tomadas de decis˜oes em grupo podem gerar resultados arbitr´arios e manipula¸c˜ao. O processo instituticional pode e deve constituir uma restri¸c˜ao a esses problemas.

Diversos autores da ´area de ciˆencia pol´ıtica incorporaram o resultado de Arrow em suas an´alises (por exemplo, ver Shepsle and Boncheck (1995); Austen-Smith and Banks (1996)). Al´em disso, estes autores passaram a utilizar ferramentas como teoria dos jogos para auxiliar essas an´alises.

(9)

1.5

Fun¸

ao de Bem-Estar Social

Vamos agora proceder de modo diferente com respeito ao problema de escolha social. Suponha que cada indiv´ıduo tenha uma utilidade definida sobre o conjunto das alternativas existentes. Vamos representar a utilidade do indiv´ıduo i sobre a alternativa x por ui(x).

Defini¸c˜ao. Uma fun¸c˜ao de bem-estar (FBE) W ´e uma fun¸c˜ao definida sobre as fun¸c˜oes de utilidade individuais, W = W (u1, . . . , uI).

Se W for crescente em cada um dos seus argumentos, ent˜ao quanto maior o n´ıvel de utilidade, maior o valor de W . Neste caso dizemos que W ´e uma fun¸c˜ao de bem-estar social (FBES).

Exemplos:

• FBES utilitarista ou de Bentham:

W (u1, . . . , uI) = I

X

i=1

ui.

• FBES da soma ponderada das utilidades:

W (u1, . . . , uI) = I X i=1 aiui, com ai ≥ 0 ∀ i. • FBES Rawlsiana: W (u1, . . . , uI) = min{u1, . . . , uI}.

• FBES com elasticidade de avers˜ao `a desigualdade constante: W (u1, . . . , uI) = (a1u ρ 1+ a2u ρ 2· · · + anuρn) 1/ρ , com ai ≥ 0 ∀ i, e 0 6= ρ < 1.

As FBES dependem da representa¸c˜ao usada para a utilidade individual. Sabemos que a uti-lidade de um indiv´ıduo n˜ao ´e ´unica: qualquer transforma¸c˜ao crescente dela representao a mesma ordena¸c˜ao, ou seja, a mesma pessoa. Por´em, ao utilizarmos determinada forma funcional de uma FBES, estamos assumindo que ´e poss´ıvel fazer compara¸c˜oes entre fun¸c˜oes de utilidades de indiv´ıduos diferentes.

Suponha que a alternativa x defina uma cesta de consumo para cada indiv´ıduo, x = (x1, . . . , xI).

Suponha tamb´em que cada indiv´ıduo i tenha uma dota¸c˜ao inicial ei. Se a utilidade de cada

in-div´ıduo i depende da aloca¸c˜ao x para todos os indiv´ıduos, ent˜ao existem externalidades de consumo: o bem-estar de uma pessoa depende n˜ao somente do que ela consome, mas tamb´em do que os outros consomem. Vamos supor a partir de agora de que a utilidade de uma pessoa depende apenas da sua pr´opria cesta: ui(xi), para todo i = 1, . . . , I. Neste caso dizemos que W (u1(x1), u2(x2), . . . , uI(xI))

(10)

6 -u2 u1 Conjunto de Possibilidade de Utilidade Curva de Isobem-Estar sM´aximo da FBES W

Considere o seguinte problema de maximiza¸c˜ao: max x W (u1(x1), u2(x2), . . . , uI(xI)) s.a. X i xi = X i ei,

onde W ´e uma FBES. Como toda FBES ´e crescente, ent˜ao a aloca¸c˜ao ´otima ser´a Pareto eficiente. As curvas de indiferen¸ca de W s˜ao chamadas curvas de isobem-estar. A figura acima ilustra esse problema graficamente.

Mais ainda, qualquer aloca¸c˜ao Pareto eficiente pode ser o resultado da maximiza¸c˜ao de alguma FBES. Em particular, se maximizarmos a FBES da soma ponderada das utilidades variando os pesos ai, obtemos qualquer ponto da FPU como solu¸c˜ao ´otima. Para que este resultado seja v´alido,

´e necess´ario que o conjunto de possibilidade de utilidades seja convexo.

Observe ent˜ao que existe uma rela¸c˜ao estreita entre FBES e aloca¸c˜oes eficientes: toda solu¸c˜ao de um problema de maximiza¸c˜ao de uma FBES crescente ´e eficiente e toda aloca¸c˜ao eficiente ´e solu¸c˜ao de um problema de maximiza¸c˜ao de bem-estar social, para uma FBES apropriada.

Referˆ

encias

Arrow, K. (1951). Social choice and individual values. New York: John Wiley.

Austen-Smith, D., & Banks, J. (1996). Positive political theory. Ann Arbor: University of Michigan Press.

May, K. O. (1952). A set of independent necessary and sufficient conditions for simple majority decision. Econometrica, 20:4 , 680-684.

Shepsle, K., & Boncheck, M. (1995). Analysing politics. New York: W. W. Norton.

Varian, H. (2012). Microeconomia – uma abordagem moderna (8a edi¸c˜ao). Elsevier/Editora Campus.

(11)

Exerc´ıcios

1. Mostre que a regra de vota¸c˜ao majorit´aria aos pares, conforme definida em sala, satisfaz as propriedades de anonimato, neutralidade entre as alternativas e resposta positiva.

2. Mostre que uma regra de escolha social que satisfaz as propriedades de resposta positiva e neutralidade entre as alternativas satisfaz a seguinte propriedade:

Propriedade de Resposta Negativa. Se D = f (D1, . . . , DI) ≤ 0 e ˜Di = Di para todo i 6= i0, e ˜Di0 < Di0, ent˜ao f ( ˜D1, . . . , ˜DI) = −1.

Interprete intuitivamente a propriedade acima.

3. Considere uma elei¸c˜ao com 3 candidatos, A, B e C, e quatro eleitores, onde as preferˆencias desses eleitores ´e descrita na seguinte tabela, em ordem decrescente de preferˆencia:

Eleitor 1 Eleitor 2 Eleitor 3 Eleitor 4

A A B C

B B C B

C C A A

Assuma que o m´etodo de vota¸c˜ao ´e dado pela contagem de Borda (vota¸c˜ao em lista). Suponha que ningu´em vote estrategicamente.

a) Calcule um sistema de pesos para o sistema de Borda onde o candidato A ganha, se tal sistema de pesos existir.

b) Calcule um sistema de pesos para o sistema de Borda onde o candidato B ganha, se tal sistema de pesos existir.

c) Considere o sistema de pesos calculado para o item b). Existe algum incentivo para algum eleitor votar estrategicamente?

4. Considere as seguintes regras de vota¸c˜ao:

Regra de Copeland: Fixe uma alternativa, digamos x. Compare essa alternativa x com toda outra alternativa y. Em cada compara¸c˜ao, agracie 1 se a maioria prefere x a y, −1 se a maioria prefere y a x e 0 se ocorre empate. Some os pontos de todas as compara¸c˜oes da alternativa x. Repita esse procedimento para toda alternativa existente. A alternativa com a maior soma (Copeland score) ´e o vencedor de Copeland.

Regra de Simpson: Fixe uma alternativa, digamos x. Para toda outra alternativa y, calcule o n´umero N (x, y) dos eleitores que preferem (fracamente) x a y. O score de Simpson para a alternativa x ´e o menor N (x, y) em y

 min

y N (x, y)



. Repita esse procedimento para toda alternativa existente. A alternativa com o maior score de Simpson ´e o vencedor de Simpson.

Regra de Borda Modificada: Cada eleitor ordena as cinco alternativas da mais preferida `a menos preferida (sem empates). A alternativa ordenada por ´ultimo recebe 0 pontos, a quarta recebe 1 ponto, a terceira recebe 2 pontos, a segunda recebe 3 pontos e a primeira recebe 4 pontos. Some os pontos de todos os eleitores. A alternativa com maior pontua¸c˜ao ´e o vencedor de Borda.

(12)

Considere a seguinte ordena¸c˜ao (estrita) de preferˆencias, entre 9 eleitores e cinco alternativas: N´umero de eleitores: 1 4 1 3 a c e e b d a a c b d b d e b d e a c c

a) Identifique os vencedores de Copeland e de Simpson.

b) Calcule o vencedor de Borda para o crit´erio acima. Compare o vencedor de Borda com o vencedor de Copeland.

c) Encontre trˆes sistemas de pesos positivos (diferentes de zero) para uma regra do tipo de Borda tal que o primeiro eleja c, o segundo eleja b e o terceiro eleja d.

5. Verifique quais condi¸c˜oes do Teorema de Arrow as regras de escolha social listadas abaixo satisfazem. Argumente de modo convincente caso a regra satisfa¸ca alguma condi¸c˜ao e forne¸ca um contra-exemplo caso contr´ario.

a) Vota¸c˜ao majorit´aria aos pares; b) Vota¸c˜ao majorit´aria normal;

c) Regra ditadorial; d) Contagem de Borda.

6. Argumente de modo convincente que se existem apenas duas alternativas, a regra de vota¸c˜ao majorit´aria satisfaz as hip´oteses do Teorema de Arrow.

7. Considere uma elei¸c˜ao com quatro candidatos, A, B, C e D e cinco eleitores, onde as pre-ferˆencias desses eleitores s˜ao descritas na seguinte tabela, em ordem decrescente de preferˆencia:

Eleitor 1 Eleitor 2 Eleitor 3 Eleitor 4 Eleitor 5

A A B C D

B D C B B

C C A D C

D B D A A

Assuma que a regra de escolha social ´e definida pela maioria simples, onde cada eleitor vota em apenas uma das alternativas e a alternativa mais votada ´e a escolhida.

a) Suponha que ningu´em vote estrategicamente, ou seja, cada eleitor seleciona a sua alter-nativa preferida. Qual ´e a alternativa eleita?

b) Mostre que para as preferˆencias exibidas na tabela acima, existe possibilidade de voto ´

util, ou seja, algum ou alguns eleitores selecionarem uma alternativa diferente da sua preferida.

c) Qual ou quais condi¸c˜oes do Teorema de Arrow o sistema de vota¸c˜ao descrito acima n˜ao satisfaz? Justifique a sua resposta.

(13)

8. (P1-1/2019) Existem trˆes indiv´ıduos na sociedade, {1, 2, 3}, trˆes alternativas, {A, B, C}, e o dom´ınio das preferˆencias ´e irrestrito. Suponha que a rela¸c˜ao de preferˆencia social, S, ´e dada

por vota¸c˜ao majorit´aria, ou seja, cada indiv´ıduo escolhe uma das alternativas, coloca em uma urna, onde contam-se o n´umero de votos e ´e escolhida a alternativa com maior n´umero de votos (se ocorrer empate, ent˜ao o indiv´ıduo 1 escolhe a alternativa preferida, em um voto de minerva), ordenando as alternativas seguintes pelo n´umero de votos recebido. Assuma que cada indiv´ıduo conhece as preferˆencias de todos os outros eleitores.

(a) Considere o seguinte conjunto de preferˆencias, onde i denota a rela¸c˜ao de preferˆencia

estrita de i:

Indiv´ıduo 1: A 1 B 1 C

Indiv´ıduo 2: B 2 C 2 A

Indiv´ıduo 3: C 3 A 3 B

Se todos os trˆes indiv´ıduos votarem na sua alternativa preferida, qual ser´a escolhida? (b) Existe algum indiv´ıduo que tem incentivo para voto ´util, ou seja, para votar n˜ao na

alternativa preferida, mas sim em outra?

(c) Quais das hip´oteses do Teorema de Arrow s˜ao satisfeitas pela regra de vota¸c˜ao acima? Quais n˜ao s˜ao satisfeitas? Argumente de modo claro e sucinto.

9. (JR) Suponha que existam trˆes indiv´ıduos numa sociedade, {1, 2, 3}, trˆes alternativas, {x, y, z}, e que a regra de escolha social f ´e a vota¸c˜ao majorit´aria aos pares, com dom´ınio irrestrito, de modo que a qualquer indiferen¸ca obtida ´e resolvida votando x primeiro do que y e depois z, se a regra resultar em uma preferˆencia social transitiva. Se a regra n˜ao resultar numa preferˆencia social transitiva, ent˜ao o ordenamento social ser´a x S y S z.

(a) Considere o seguinte grupo de preferˆencias individuais: Indiv´ıduo 1: x 1 y 1 z

Indiv´ıduo 2: y 2 z 2 x

Indiv´ıduo 3: z 3 x 3 y

Qual ´e o ordenamento social neste caso?

(b) Qual seria a preferˆencia social se em (a) a preferˆencia de 1 fosse y 1 z 1 x? E se fosse

z 1 y 1 x?

(c) Argumente que f satisfaz o princ´ıpio fraco de Pareto. (d) Prove que f n˜ao ´e ditadorial.

(e) Conclua que f n˜ao satisfaz IAI usando o Teorema de Arrow.

(f) Mostre diretamente que f n˜ao satisfaz IAI criando dois grupos de preferˆencias e obtendo a preferˆencia social de cada um deles de modo que viole IAI.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

para o Parque Estadual do Biribiri (PEB), localizado na Cadeia do Espinhaço, município de Diamantina, Estado de Minas Gerais.. No tratamento é apresentada uma chave de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

No contexto brasileiro, observa-se que as organizações dos setores de papel e celulose, química e petroquímica e mineração possuem a percepção mais forte da gestão

artigos semelhantes para usos sanitários ou higiênicos, de plásticos Prot.. 8.31 10.031.00 6910 Pias, lavatórios, colunas para lavatórios, banheiras, bidês, sanitários,

Através do presente estudo, constata-se que os indivíduos com mais estudos (Ca) possuem mais conscientização sobre o seu conhecimento linguístico e sobre o

Desta forma, quanto a variável gênero, o resultado estatístico mostrou que não há diferença estatística entre homens e mulheres p > 0,05 verso às dimensões – esgotamento