• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

SILVA, Amanda Oech 1- UEL Grupo de Trabalho: História da Educação Agência Financiadora: não contou com financiamento Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a importância do ensino da História da Educação no curso de Pedagogia e na formação de professores. Para tal, se faz necessário entender o porquê estudar História da Educação, e também sobre a importância de tal disciplina para a formação de professores. Considerando o objetivo do artigo apresentamos algumas informações históricas a respeito da organização dos espaços de formação de professores, assumindo como principal referência a discussão apresentada por Saviani. Os autores que utilizamos como base foram Nóvoa (1996, 1999 e 2005), Saviani (2001, 2007 e 2009), Favaro (2011), Stephanou; Bastos (2005), Gatti Jr (2008), entre outros. No primeiro momento discutiremos o ensino da História da Educação como disciplina ligada a formação de professores e no segundo momento abordará a importância do ensino da História da Educação no curso de pedagogia para formação do professor. Optamos como metodologia o estudo bibliográfico, as contribuições das aulas de História da Educação e a participação no Projeto de Pesquisa em Ensino: O Ensino de História da Educação no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina para a partir de então relatarmos o porque de estudarmos a história da educação e qual sua importância para formação do futuro pedagogo. Para tal este deve conhecer e entender os fatos ocorridos no passado no âmbito educacional e fazer a reflexão do que se passa nos dias de hoje, utilizando-se portando da disciplina História da Educação. Esta nos possibilitou uma melhor compreensão principalmente no que diz respeito a nossa formação, pois é através da história que conhecemos o passado da nossa profissão desde os jesuítas até as suas modificações do presente momento.

Palavras-chave: História da Educação; Pedagogia; Formação de professores. Introdução

A formação de professores começa a ser objeto de preocupação, no Brasil, após a independência. Visto que segundo Saviani (2009) é o início da ‘organização da instrução popular’. Para analisar os espaços de formação de professores Saviani indicou como

(2)

referência seis períodos: Ensaios intermitentes de formação de professores (1827 – 1890); Estabelecimento e expansão do padrão das Escolas Normais (1890 – 1932); Organização dos institutos de educação (1932 – 1939); Organização e implantação dos cursos de Pedagogia e de licenciatura e consolidação do modelo das Escolas Normais (1939 – 1971); Substituição da Escola Normal pela Habilitação Especifica do Magistério (1971 – 1996); Advento dos Institutos superiores de Educação, Escolas Normais Superiores e o novo perfil do curso de Pedagogia (1996 – 2006).

Para nossos estudos, utilizaremos então como referência o recorte proposto por Saviani (2009) e iniciaremos a análise a partir da ‘Organização e implantação do curso de Pedagogia e de licenciatura’, a partir do ano de 1939.

Sabemos que o curso de Pedagogia foi implantado no Brasil a partir do ano de 1939, onde segundo Favaro (2011) seguindo em sua organização pedagógica a herança da Escola Normal.

Conforme Saviani (2007),

Para esse fim se transformou a Escola Normal em Escola de Professores, cujo currículo incluía, já no primeiro ano, as seguintes disciplinas: Biologia Educacional; Sociologia Educacional; Psicologia Educacional; História da Educação; Introdução ao Ensino [...]. (SAVIANI, 2007, p. 115)

Entendemos, pois, que a Pedagogia teve desde seu início como disciplina curricular a História da Educação. Mas, segundo Saviani (2007), a disciplina em seu início era tida em segundo plano, visto que a disciplina que era considerada de maior importância e mais destacada era a Psicologia da Educação, uma vez que era ensinada durante os três primeiros anos de curso, e a História da Educação era a de segundo maior destaque, pois foi integrada em duas séries (2º e 3º ano).

Ao longo da história a pedagogia foi sendo entendida como o modo de aprender ou de instruir para a atividade no processo educativo, se desenvolvendo em intima relação com as práticas educativas enquanto ação humana intencional baseada em princípios científicos, assim “a História da Educação pode ser entendida como uma das fundadoras da Ciência da Educação” (FAVARO, 2011, p.0E1).

O artigo tem por objetivo destacar a importância do ensino da História da Educação no curso de Pedagogia para a formação de professores. Para tal, se faz necessário entender o porquê estudar História da Educação, e também sobre a importância de tal disciplina para a formação de professores.

(3)

O ensino da História da Educação

Conforme já discutimos na Introdução a disciplina da História da Educação está presente desde o início do curso de Pedagogia, ou seja, a partir de 1939 e era considerado o segundo maior destaque em sua grade curricular.

A disciplina História da Educação esteve desde sempre ligada à formação de professores, pois através da história podemos voltar ao passado - por resquícios que permaneceram no tempo - ainda presente da educação para compreendermos a experiência educativa e escolar que persistem em nossos dias, pois,

[...] esse pensar, alimentado pelo presente, trabalha com “os fragmentos do pensamento” que consegue extorquir do passado e reunir sobre si. Como um pescador de pérolas que desce ao fundo do mar, não para escavá-lo e trazer à luz, mas para extrair o rico e estranho, às pérolas e o coral das profundezas, e trazê-los à superfície, esse pensar sonda as profundezas do passado – mas não para ressuscitá-lo tal como era e contribuir para a renovação das coisas extintas. (ARENDT apud STEPHANOU; BASTOS, 2005, p. 416).

Assim, a interpretação dos acontecimentos passados se dá á partir dos resquícios que permaneceram e da aproximação destes com aquilo que foi pela sua representação, visto que, a história não ressuscitará o passado tal como ele era, mas possibilitará, através dos apanhados do passado, “lançar-se ao estranhamento” (STEPHANOU; BASTOS, 2005, p. 417).

Considerando estas reflexões, lançamos um questionamento: Porque estudar história da educação no curso de formação de professores? Segundo Gatti Jr (2008), autores como Escolano Benito (1994), Magalhães (1998), Nóvoa (1999), Saviani (2001 e 2005) e Nunes (2002 e 2003) apresentam ideias em alguns aspectos à valorização do ensino da História da

Educação nos cursos de formação de professores, como por exemplo, Escolano Benito (1994) com a ideia: “Se a história sem a teoria pode ser cega, a teoria sem história resulta em um discurso vazio (Depaepe)” e “Orientação para o sentido crítico (conflitos, avanços e retrocessos...)” (apud GATTI, 2008, p.225-227); Magalhães (1998) aponta a importância da História da Educação na formação de professores no processo de conhecimento da origem dos discursos historiográficos em educação (apud GATTI, 2008, p. 2006); Nóvoa (1999) defende que “a história da educação pode ajudar a cultivar um saudável ceticismo, cada vez mais importante num universo educacional pela inflação de métodos, de modas e de reformas educativas” (apud GATTI, 2008, p. 226); Saviani (2001 e 2005) defende a “valorização do conhecimento histórico, pois quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente

(4)

continuo, sem qualquer relação com o passado. Essa destruição do passado – ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas – é um dos fenômenos mais característicos do final do século XX [...]” (apud GATTI, 2008, p. 227) e Nunes (2002 e 2003) destaca a importância de se pensar historicamente [...] o que significaria [...] viver a experiência da relação entre sujeito e objeto; assumir a diferença das representações e espantar-se com o desconhecido. (apud GATTI, 2008, P. 229).

Para Nóvoa (apud FAVARO, 2011, p. 1) a História da Educação pode ser entendida como uma das fundadoras das ciências da Educação, visto que traz como origem a “[...] preocupação com a educação enquanto ação humana intencional baseada em princípios científicos”.

Em uma citação de Compayré (1911), Nóvoa (1996) relata que a história se faz necessária sendo uma introdução para a própria ciência, inclusive para a Ciência da Educação. Entendemos que o que caracteriza a ciência é a teoria e a prática, pois ambas se associam, não existindo dicotomia entre as mesmas, sendo assim, a história deverá ser entendida como um ato possível de conhecimento das modificações que obteve a educação.

Assim, cabe ao futuro educador estudar a História da Educação para entender o passado, a partir das representações construídas, entendendo que são construções humanas e a partir desta experiência pensar o presente refinando assim o olhar sobre a experiência vivida contribuindo com o exercício de um olhar reflexivo. Manter-se em constante dúvida, desnaturalizando o acontecimento histórico; construir um patrimônio cultural a respeito de sua profissão e sua área de atuação, adquirindo assim, um conhecimento “bibliográfico” capaz de explicar, quando necessário, o papel do profissional da educação. Logo,

O mínimo que se exige de um educador é que seja capaz de sentir os desafios do tempo presente, de pensar a sua ação nas continuidades e mudanças do trabalho pedagógico, de participar criticamente na construção de uma escola mais atenta às realidades dos diversos grupos sociais. (NÓVOA, 1996, p. 01).

Nóvoa (1996) ressalta que para estudar o passado, ou seja, o estudo histórico devemos analisar se os vestígios deixados foram estabelecidos em um espaço-tempo, visto que em cada momento histórico, a educação atendeu a determinados objetivos que correspondiam a visões de homem e de mundo, constituindo assim, relações entre fatos passados e presentes, “não como uma investigação do passado em si, mas de indícios a partir dos quais o historiador interpreta o passado” (ABBUD. 2008, p.6).

(5)

A importância do ensino da História da Educação

Sabemos que a História da Educação teve seu ensino a partir das Escolas Normais e até hoje está no currículo dos cursos de Pedagogia. Com tal pensamento, pretendemos ressaltar qual a importância do ensino de História da Educação para a formação dos alunos do curso de Pedagogia.

Deste modo, optamos como metodologia de pesquisa o estudo bibliográfico, as contribuições das aulas de História da Educação e a participação no Projeto de Pesquisa em Ensino: O Ensino de História da Educação no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina para a partir de então relatarmos o porque de estudarmos a história da educação e

qual sua importância.

Nóvoa (1999 apud GATTI Jr 2008, p. 226-227) defende a História da Educação como fundadora das ciências da educação em quatro ideias principais:

1. “[...] A História da Educação deve ser justificada, em primeiro lugar, como História e deve procurar restituir o passado em si mesmo, isto é, nas suas diferenças com o presente... [...]”.

2. “A História da Educação pode ajudar a cultivar um saudável ceticismo, cada

vez mais importante num universo educacional dominado pela inflação de métodos de modas e de formas educativas [...]”.

3. “A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do

passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva”.

4. “A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado [...]”.

Em outras palavras estudamos o passado para entender o presente e o passado em si mesmo, pois podemos compará-los, mas não julgá-los. Para cultivar um saudável ceticismo é importante estar sempre à disposição para analisarmos as dúvidas, pois muitas coisas que parecem ser novas pode já ter existido, não como o mesmo acontecimento, mas como continuidade de princípios. E também, para além das continuidades, desenvolver o olhar para identificar as descontinuidades. A partir da construção do patrimônio cultural, teremos condições de voltarmos nossos olhares para a reflexão e assim entendermos melhor os acontecimentos históricos.

Assim, entendemos que a disciplina História da Educação é importante, pois através dela o futuro pedagogo tem como premissa conhecer o seu campo de trabalho para conseguir

(6)

se fortalecer e constituir a sua identidade. E também temos que refletir, como afirma Nóvoa (2005, p. 10), não há presente sem o passado, visto que os indivíduos são produtores de história.

Nóvoa (1996) salienta que precisamos romper com a visão natural da educação, pois a educação é histórica e a ação do homem no tempo não está antecipadamente definida. Considerando tal olhar, temos a necessidade de findar com as reproduções em sala de aula

gerando assim transformações no processo escolar, pois segundo Nunes (2003) o papel do professor é ajudar,

[...] os estudantes a internalizarem algumas funções que ele mesmo aprendeu e desempenha para que seus alunos se tornem, eles próprios, professores de si mesmos. [...] A organização do pensamento, as habilidades de comparação, análise e síntese, a imaginação pedagógica, a capacidade de seleção da informação e resolução de problema, a construção de uma compreensão e da sua comunicação (NUNES, 2003, p. 117-118).

Podemos perceber que a disciplina História da Educação faz uma direta ligação entre teoria e prática. Para tal necessitamos pensar nos fatos e dados históricos nos quais estiveram e estão presentes na educação e assim conseguirmos enxergar quais foram as permanências e as mudanças ocorridas nestes momentos históricos, ou conforme as palavras de Louro (1990, p.21) “O seu resgate implica, no entanto, perceber seus vínculos teóricos, os questionamentos que impõe, seus limites, suas, potencialidades.”

Outra importância da História da Educação que Saviani (2001) salienta ser necessária tal disciplina é através da relação entre a História da Educação com as políticas educacionais, pois, o acesso a informações históricas permitirá uma melhora na ação política, visto que,

[...] a história da educação, enquanto repositório sistemático e intencional da memória educacional será uma referência indispensável na formulação da política educacional que se queira propor de forma consistente, em especial nos momentos marcados por intentos de reformas educativas [...]. De outro lado, dos fundos adotados pela política educacional depende o peso que a História da Educação irá ter na formação das novas gerações, o que acarreta, no médio e longo prazo, consequências relevantes para o desenvolvimento da área. Isto porque é um sistema de ensino que se formam os quadros de pesquisadores e professores de história da educação, residindo também ai o lugar principal de atuação profissional dos historiadores da educação. (SAVIANI 2001 apud GATTI Jr 2008, p. 228).

Temos que sempre lembrarmos como coloca Nóvoa (2005, p. 11) que “[...] não há mudança sem história – o trabalho histórico é muito semelhante ao trabalho pedagógico. Estamos sempre a lidar com a experiência e a fabricar a memória”.

(7)

Portanto Nóvoa (1999, p. 11), salienta - baseado em uma citação de Compayré - uma formulação kantiana, onde este relata que “A teoria sem a história é vazia; a história sem a teoria é cega”.

Tratamos aqui da importância da História da Educação para o curso de Pedagogia (e para todas as disciplinas), pois como foi citada acima uma teoria sem a história é vazia. No curso de Pedagogia ao olharmos a História da Educação que nos foi deixada por herança, podemos através dela refletirmos nossas ações no presente, e no âmbito educacional, para assim continuarmos com os acertos e buscar melhorar com os erros ocorridos ao longo dos anos.

Considerações finais

A partir dos estudos e do projeto “O Ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina”, podemos compreender qual a importância do Ensino da História da Educação para nós alunos do curso de Pedagogia.

Os estudos baseados em pesquisas da história da educação se fazem importantes, pois, segundo Tambara (2006, p. 86), “No caso específico da História da Educação, é forçoso reconhecer que ainda não há uma massa de produção, apesar do muito que se fez, [...]”, pois vemos que a história da educação tem muito a contribuir, principalmente “[...] a um mundo baseado em estruturas permeadas por injustiças e como este pode ser transformado”. (TAMBARA, 2006, p. 85).

Consideramos também, conforme Nóvoa (2005) que para o educador o mínimo que ele deve ter é a capacidade para,

[...] pensar a sua ação nas continuidades e mudanças do tempo participando criticamente na renovação da escola e da pedagogia [...]. Mas também não há História da Educação sem um pensamento e um olhar específicos sobre a realidade educativa e pedagógica. (Nóvoa, 2005, p. 09)

Para tal este deve conhecer e entender os fatos ocorridos no passado no âmbito educacional e fazer a reflexão do que se passa nos dias de hoje, utilizando-se portando da disciplina História da Educação.

Consideremos aqui também que conforme Compayré (1911 apud Nóvoa 2005) a base de todas as ciências, a introdução necessária a todas elas é a história, e por isso, a ciência da educação não é diferente de tal.

(8)

Conforme Tuma (2012)

A busca no passado de elementos para a compreensão do presente como processo necessário é entendimento que nos remete a Hobsbawm (1998), indicando como importante este movimento de compreensão, desde que nenhuma das dimensões temporais (presente e passado) seja negligenciada [...]. (TUMA, 2012, p. 61). Sendo assim, devemos olhar no passado trazendo uma reflexão para o presente sobre os erros e acertos que no passado o Estado e a população em geral tiveram para com a Educação, a fim de que possamos refletir no presente e assim não cometermos os mesmos e erros e aprendermos com eles como também analisarmos e prosseguirmos com os acertos ocorridos no passado. Neste contexto, o projeto “O Ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina” nos possibilitou uma melhor compreensão do ensino da História da Educação principalmente no que diz respeito a nossa formação, pois é através da história que conhecemos o passado da nossa profissão desde os jesuítas até as suas modificações do presente momento.

REFERÊNCIAS

ABBUD, Maria Luiza Macedo. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO DISCIPLINA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ANPED SUL 2008. VII Seminário de Pesquisa da Região Sul. UNIVALI/Itajaí - SC. jun.2008, p.1-8.

FAVARO, M.R.G. O Ensino de História da Educação no Curso de Pedagogia da

Universidade Estadual de Londrina. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação - invenção, tradição e escritas da História da Educação no Brasil, 2011, Vitória Es. : VI

Congresso Brasileiro de História da Educação - invenção, tradição e escritas da História da Educação no Brasil, 2011.

GATTI JR, Décio. A história do ensino de história da educação no Brasil: aspectos teórico-metodológicos de uma pesquisa (1930-2000). História da Educação,

ASPHE/FaE/UFEPEL, Pelotas, v.12, n.26 p.219-240, set/dez, 2008

LOURO, Guacira Lopes. A história (oral) da educação: algumas reflexões. v.9, n.47, p.21-28, p.1990.

NÓVOA, António. História da educação: percursos de uma disciplina. Lisboa/Portugal. Universidade de Lisboa. Texto traduzido em 1996.

_____________. Apresentação. In: CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.

(9)

_____________. Apresentação: Por que a história da educação?. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. C. (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. II: Séc. XIX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

NUNES, Clarice. O ensino da história da educação e a produção de sentidos na sala de aula. Revista Brasileira de História da Educação, n.6 jul/dez. 2003 (p. 115-158).

SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na Universidade. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 99 – 134 jan/abr. 2007.

___________. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. In: Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009.

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. C. História, Memória e História da Educação. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria H. C. (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. III: Século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005, p. 416 a 429.

TAMBARA, Elomar. Problemas Teóricos-Metodológicos da História da Educação. In: SAVIANI, D,; LOMBARDI, J. C.; SANFELLICE, J. L. (Orgs.)

TUMA, Magda M. Da escrita de intenções aos discursos sobre o processo histórico: a história da educação como disciplina do curso de Pedagogia na década de 1960. In: ABBUD, M. L. M.; FAVARO, M. R. G... [et al.] (Orgs.). 50 anos da Pedagogia: Da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina à Universidade Estadual de Londrina (1962 a 2012).

Referências

Documentos relacionados

A referida lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para tornar obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas brasileiras de ensino

Percebemos a importância do currículo para direcionar as ações e a formação dos pedagogos, por ser um documento de extrema importância para os cursos, o currículo sempre

Para haver uma educação de qualidade, pressupõe-se, aqui, que deveria ser ampliado os debates sobre a importância da interculturalidade nas escolas, com vista a proporcionar

Os conhecimentos produzidos no campo da Educação Infantil, ainda pouco conhecidos e divulgados nos cursos de Pedagogia, podem trazer contribuições para a formação de

10.639, de 9 de janeiro de 2003 1 , que torna obrigatório o ensino da História e cultura afro-brasileira em sala de aula, a relação entre educação, cidadania e ensino

Ele constatou que, enquanto nos cursos de Magistério e de Pedagogia são trabalhados mais os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos e conceitos matemáticos, no curso

[...] é importante, mas não suficiente, incorporar no currículo de História conteúdos até então ausentes nos bancos da escola. O que está em jogo é o- perar com

Encontra-se em Cabo Verde 33 Escolas Secundárias oficiais (das quais 4 oferecem cursos de Ensino Técnico) e 22 Escolas Secundárias privadas. O ensino secundário técnico,