• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

1. Nome do Grupo: Grupo de Pesquisa e Extensão em Topografia e Geoprocessamento 2. Sigla: TOPOGEO

3. Ano de Criação: 2008

4. Professor Responsável: Prof. Dr. Peterson Ricardo Fiorio

5. Departamento: Engenharia de Biossistemas

6. Contatos

- Peterson Ricardo Fiorio (professor coordenador): fiorio@usp.br / (19) 3447 - 8531 - Grupo TOPOGEO: topogeo.esalq@outlook.com / (19) 3447 - 8535

- Isa Rolisola (integrante): isa.rolisola@gmail.com / (19) 3447 - 8535

- Roberto Carlos Filho (integrante): robertocarlosfh@outlook.com / (19) 3447 - 8535

7. Área do Conhecimento: Topografia e Geoprocessamento

7.1 Áreas Temáticas:

( ) 1. Comunicação

( ) 2. Cultura

( ) 3. Direitos Humanos e Justiça

( ) 4. Educação

( ) 5. Meio Ambiente

( ) 6. Saúde

( x ) 7. Tecnologia e Produção

( ) 8. Trabalho

7.2 Linhas de Extensão: 28. 2006 – Inovação tecnológica

Introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas a serem implementadas em produtos ou processos existentes nas diversas áreas do conhecimento; considera-se uma inovação tecnológica de produto ou processo aquela que tenha sido implementada e introduzida no mercado (inovação de produto) ou utilizada no processo de produção (inovação de processo).

(2)

8. Contextualização do Grupo

A topografia é uma ciência de fundamental importância para a condução da agricultura e de atividades florestais, uma vez que se trata da medição e representação da superfície terrestre. Os levantamentos topográficos permitem o conhecimento de determinada região, possibilitando a elaboração de estudos, projetos de edificação, estradas, pontes, implantação de culturas agrícolas, drenagens, projetos de irrigação etc.

O principal objetivo do grupo é a pesquisa e a extensão utilizando ferramentas de Topografia e Geoprocessamento (Sensoriamento Remoto, Sistemas de Posicionamento por Satélite e Sistemas de Informação Geográfica) na área de ciências agrárias e ambientais. As atividades de pesquisa e extensão do grupo buscam contribuir para o desenvolvimento agrícola do país, tendo como foco o desenvolvimento de uma agricultura sustentável que maiores produtividades redução de impactos ambientais.

9. Atividades Desenvolvidas no Ano

9.1 Apresentação de Trabalhos

O grupo participou da 23ª edição do SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP). Os seguintes trabalhos foram apresentados:

- “Avaliação e comparação de métodos de classificação de imagens de satélites”, apresentado pela aluna Marcela Bruscagin;

- “Simulação de bandas do LandSat 8 a partir de dados hiperspectrais para diferenciação de espécies de Eucalyptus sp.” apresentado pela aluna Bruna Mariani Polez;

- “Análise de curvas espectrais em relação a altura de uma variedade de cana-de-açúcar”, apresentado pelo aluno Afonso F. C. Molliet.

9.2 Levantamentos Topográficos

- Agosto de 2015: Departamento de Entomologia. Foi realizado um levantamento topográfico planialtimétrico para a construção de um novo prédio no Departmento de Entomologia e Acarologia.

- Dezembro de 2015: Lar dos Vellhinhos I. Foi realizado um levantamento planialtimétrico de um terreno doado ao Lar dos Velhinhos de Piracicaba com a finalidade de determinar-se a área para que a instituição de caridade possa arrendar para arrecadação de fundos.

- Fevereiro de 2016: Aterro Sanitário para Descarte de Animais. Foi realizado um levantamento topográfico planialtimétrico para a Prefeitura do Campus “Luiz de Queiroz” de área que será utilizada para descarte de animais de pesquisa da ESALQ-USP.

- Abril de 2016: Lar dos Velhinhos II. Foi realizado um levantamento planialtimétrico de uma área dentro do Lar dos Velhinhos de Piracicaba com a finalidade de determinar uma área de 3.400

(3)

m² a ser utilizada para arrendamento para arrecadação de fundos para a instituição de caridade.

9.3 Cursos

Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2015 o grupo TOPOGEO ofereceu o curso Sistemas de

Informações Geográficas - ArcGIS. Carga horária: 20 horas. Número de participantes:15.

9.4 Publicações

9.4.1 Artigos publicados em revistas científicas

BOSQUILIA, R.W.D.; FIORIO, P.R.; DUARTE, S.N.; MINGOTI, R. Comparação entre métodos de mapeamento automático de rede de drenagem utilizando SIG. Irriga, Botucatu, v.20, n.3, p. 445-457, jul-set, 2015. (ISSN 1808-8546, B1)

DEMATTÊ, J.A.M.; ARAÚJO, S.R.; FIORIO, P. R.; FONGARO, C.T.; NANNI, M.R.; Espectroscopia VIS-NIR-SWIR na avaliação de solos ao longo de uma topossequência em Piracicaba (SP). Revista Ciência Agronômica, v. 46, n. 4, p. 679-688, out-dez, 2015. (ISSN 1806-6690, B1)

9.4.2 Publicação de artigos completos em anais de eventos

MARTELLO, M.; FIORIO, P.R.; TAVARES, T.R.; BARROS, P.P.S.; MORONE, G.V.C. Avaliação de imagens aéreas obtidas por câmera digital para diferenciação de doses de n na cana-de-açúcar. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, 2015, São Pedro. 13-17 de setembro. (ISBN: 2358-582X).

STRABELI, T.F.; FIORIO, P.R.; MUNIZ, R.A.; TAVARES, T.R.; ALVARES, C.A. Diferenciação de espécies de eucalyptus sp. através de dados hiperespectrais. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, 2015, São Pedro. 13-17 de setembro. (ISBN: 2358-582X).

FIORIO, P.R.; BARBOSA, A.P.; BARROS, P.P.S. Resposta espectral de variedades de cana-de-açúcar cultivadas em diferentes tipos de solo. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, 2015, São Pedro. 13-17 de setembro. (ISBN: 2358-582X).

SEIXAS, H.T.; FIORIO, P.R.; BARROS, P.P.S.; MARTELLO, M.; STRABELI, T.F. Verificação de uso e ocupação das áreas de app na região urbana de Piracicaba. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, 2015, São Pedro. 13-17 de setembro. (ISBN: 2358-582X).

TAVARES, T.R.; FIORIO, P.R.; MARTELLO, M.; MONTEIRO, D.; STRABELI, T.F. Uso de geotecnologias para monitoramento da vegetação florestal nativa em períodos de seca no município de Piracicaba-SP. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, 2015, São Pedro. 13-17 de setembro. (Jubileu de Ouro da SBEA, ISBN: 978-85-64681-10-1).

(4)

BARBOSA, A.P.; MARTELLO, M.; FIORIO, P.R.; TAVARES, T.R. Utilização de veículo aéreo não tripulado na detecção de falhas de plantio em um canavial. In: XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA, 2015, São Pedro. 13-17 de setembro. (Jubileu de Ouro da SBEA, ISBN: 978-85-64681-10-1).

TAVARES, T.R.; FIORIO, P.R.; MARTELLO, M.; STRABELI, T.F.; GUARDIA, J.; BRUSCAGIN, M. Sensor hiperespectral passivo para diferenciação de doses de nitrogênio em cana-de-açúcar. In: X Congresso Brasileiro de Agroinformática – SBIAgro, 2015, Ponta Grossa. 21-23 de Outubro. (ISBN: 978-85-69929-00-0).

9.5 Outros

O grupo TOPOGEO foi apresentado durante a Feira de Extensão realizada durante a Semana de Recepção aos Ingressantes, no dia 17 de fevereiro de 2016. Na mesma feira, o integrante Roberto Carlos Filho apresentou depoimento sobre experiência internacional no Ciclo de Depoimentos Acadêmicos.

10. Atividades em Desenvolvimento

10.1 Iniciação Científica

- Juliana Guardia. Influência dos períodos de estiagem na resposta espectro-temporal e termal de diferentes talhões de cana-de-açúcar no município de Piracicaba-SP. Bolsa: FAPESP Proc. 2015/08272-5, (01/09/2015 a 01/08/2016).

- Roberto Carlos Filho. Uso de dados hiperespectrais na avaliação de soluções

nutritivas na pós-colheita de lisianthus (Eustoma grandiflorum). Sem bolsa.

10.2 Projeto de Pesquisa

- Título: Utilização de dados hiperespectrais para predição do nitrogênio foliar em

cana-de-açúcar. PROJETO FAPESP – Auxílio Pesquisa (2013/22435-9-BIOEN).

10.2 Outros

- Roberto Carlos Filho. Monitor da Disciplina LEB-0340 Topografia e

Geoprocessamento I. Bolsa PEEG: Programa de Estímulo de Graduação.

(23/03/2016 a 30/06/16);

- Análise de imagens de satélite e mapas de produtividade da Fazenda Uemura

… Bahia para determinação de Unidades de Gestão Diferenciada (“Zonas de

Manejo”);

(5)

- Levantamento topográfico planialtimétrico para instalação de um jardim sensorial

na ESALQ-USP junto à Equoterapia para tratamento de pessoas com limitações

e/ou necessidades especiais.

11. Integrantes

Nome Curso Contato

Graduação

Bruna Mariani Polez Engenharia Florestal bruna.polez@usp.br Bruna Scotton Engenharia Agronômica bruna.scotton@usp.br Fábio Costa Engenharia Agronômica (19) 98727-8721 Isa Marchini Rolisola Engenharia Agronômica isa.rolisola@usp.br Juliana Guardia Engenharia Agronômica juliana.guardia@usp.br Marcela Sbriça Engenharia Florestal marcela.sbrica@usp.br Pedro Dimaua Engenharia Agronômica (11) 96189-2694

Roberto Carlos Filho Engenharia Agronômica roberto.carlos.filho@usp.br Tobias Muller Carioba Engenharia Florestal tobias.carioba@usp.br

Pós-graduação

Amparo Cisneros Garcia Doutorado amparocisneros@usp.br Ana Paula Barbosa Pós-doutorado anap_barbosa@yahoo.com.br

Bruna Batagin Mestrado bbatagin@usp.br

Maurício Martello Mestrado mauriciomartello@usp.br Mitsuhiko Hashioka Takushi Mestrado mht@usp.br

Pedro Paulo da Silva Barros Doutorado pedropaulo@usp.br Taila Fernanda Strabeli Mestrado tailastrabeli@usp.br Tiago Rodrigues Tavares Mestrado tiagosrt@usp.br

Referências

Documentos relacionados

Portanto, o objetivo deste trabalho, foi comparar esta- tisticamente os dados obtidos por estações pluviométricas e sensoriamento remoto e gerar mapas da variação da pre-

Este estudo é resultado de uma pesquisa realizada na disciplina Fundamentos Históricos e Legais da Educação Brasileira realizada, vinculada ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais

A partir da vigência da presente Convenção Coletiva de Trabalho, fica assegurado que todos os membros da Diretoria Executiva do Sindicato da Categoria Profissional ficarão liberados

7.2.1.Tratando-se do representante legal: o instrumento constitutivo da empresa na forma da Lei, quando for o caso, devidamente registrado no órgão competente, no

Maggio (2001) nos revela que a preocupação com o papel do docente, bem como com a sua possível exploração também preocupa o educador argentino, sobretudo no que diz respeito a

Observou-se, contudo, um predomínio de atitudes positivas dos falantes com nível superior, porém, notou-se um grande percentual de atitudes negativas nas demais variáveis, o que

- Membro do Grupo Coordenador para o Pólo II da Universidade de Coimbra, por indicação do Conselho Directivo da FCTUC, confirmada pelo Reitor e despacho conjunto dos Secretários

trombocitopenia (diminuição no número de plaquetas no sangue), piora da insuficiência cardíaca (problemas no funcionamento do coração), precipitação do bloqueio