• Nenhum resultado encontrado

A QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E SEU IMPACTO NO PERFIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E SEU IMPACTO NO PERFIL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131

IMPACTO DA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERFIL DE ENTRADA DO ESTUDANTE

© Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola. 67 A QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO E SEU IMPACTO NO PERFIL DE ENTRADA DO ESTUDANTE DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO BIÉ

IMPACTO DA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERFIL DE ENTRADA DO ESTUDANTE

AUTOR: Anastácio Pascoal Epandi Canhanga1

ENDEREÇO PARA CONTACTO: E-mail: pascoalkanhanga@hotmail.com

Data de recepção:12-05-2015 Data de aceitação: 04-08-2015 RESUMO

As dificuldades que os estudantes fazem constatar ao longo das abordagens dos mais diversos temas nas cadeiras de ciências exactas, no curso de Contabilidade e Administração, convidam-nos à uma análise rectrospectiva do processo de ensino-aprendizagem da Matemática no ensino médio. Como esta preocupação, faz eco hà ja muitos anos, como foi referido em sua monografia de fim do curso, Cruz, Sanguvila e Chiaia, 2010. E assim, a medida que intensificam-se as dificuldades dos estudantes, em função das mais variadas interferências, também aumenta a preocupação dos profissionais regentes do processo.Assim, o tema em questão, tem como objectivo: Caracterizar os conteúdos teóricos que permitem a análise do ensino da Matemática aos estudantes do primeiro ano do curso de Contabilidade e Administração, da Escola Superior Politécnica do Bié. Com isto é possivel conhecer o impacto que a mesma se releva no perfil de entrada do estudante do curso de Contabilidade e Administração da Escola Superior Politécnica do Bié, de modos que tome consciência e que cada um dos intervenientes do processo de ensino-aprendizagem, lá onde estiver a actuar, interfira positivamente para que o problema de modo paulatino tenha um rumo retrógrado e, portanto, o nosso ensino, seja eficiente e com alguma qualidade significativamente progressiva.Para elaboração desta matéria, usaram-se métodos teóricos (analítico-sintético e histórico-lógico) e empíricos (Análise documental, estudos de documentos curriculares e algumas pautas de resultados de Provas).

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Matemática; perfil de entrada; qualidade de ensino.

THE QUALITY OF MATHEMATICS EDUCATION IN SECONDARY EDUCATION AND ITS IMPACT ON THE PROFILE OF ACCOUNTING STUDENT ENTRY AND MANAGEMENT OF POLYTECHNIC COLLEGE FROM BIÉ

ABSTRACT

The difficulties that students make note along the approaches of the different themes in the exact sciences chairs, in the course of Accounting and Administration, invite us to a flashback analysis of mathematics teaching-learning process in high school. As this concern echoes for many years, as mentioned in his monograph end of the course,

(2)

68 Revista Órbita Pedagógica. Publicação quadrimestral. Vol. 2, Ano 2015, No. 3 (Setembro - Dezembro)

Cross, Sanguvila and Chiaia, 2010. And so, as they intensify the difficulties of students, according to various interference also raises concerns Regents process professionals. Thus, the issue at hand, aims to characterize the theoretical contents which enable the analysis of teaching mathematics to students in the first year of Accounting and Administration at the Polytechnic School of Bié. This makes it possible to know the impact that it is falls in input profile of the student's course of Accounting and Administration at the Polytechnic School of Bié, in ways that become aware and that each of the actors in the teaching-learning process, there which is acting interferes positively for the slow mode problem has a retrograde direction, and therefore our teaching, is efficient and gradual with some quality significantly. For issuing this matter, they used theoretical methods (analytic-synthetic, historical and logical) and empirical (Document analysis, curriculum documents studies and some guidelines Proving results).

KEYWORDS: Mathematics Teaching; input profile; teaching quality. INTRODUÇÃO

A presente matéria leva-nos a uma reflexão rigorosa relativamente a qualidade do ensino da Matemática nas escolas do ensino médio na província do Bié, para, a partir daí desembocar a um plano ponte que nos proporciona um relacionamento entre a qualidade referida e o perfil de entrada do estudante do curso de contabilidade e administração da Escola Superior Politécnica do Bié. Para tal, fez-se uma incursão reflexiva teórica com base em pesquisa bibliográfica que, no entanto, assenta-se sobre uma série de monografias de fim de curso baseadas em identificação de problemas e propostas para suas possíveis soluções, as quais, os autores fizeram pesquisas de campo com tratamento impírico e teórico, com atuações nas Escolas do ensino médio da Província do Bié e outras bibliografias sugestivas que se referiram também em volta do assunto.

As dificuldades que os estudantes fazem constatar ao longo das abordagens dos mais diversos temas nas cadeiras de ciências exactas, no curso de Contabilidade e Administração, convidam-nos a uma análise rectrospectiva do processo de ensino-aprendizagem da Matemática no ensino médio. Como esta preocupação, faz eco hà ja muitos anos, como foi referido em sua monografia de fim do curso, Cruz, Sanguvila e Chiaia, 2010. E assim, esta preocupação intensifica-se, assim que as dificuldades dos estudantes se intensificam também.

Situação problemática:

De acordo com o comportamento dos estudantes do curso de Contabilidade e Administração, face as cadeiras de Ciências exactas, é ponto acente que os mesmos transportam consigo alguns problemas: Os alunos apresentam dificuldades em cálculo básico; pouco domínio em operações algébricas; medo com conteúdos de Matemática, o que provoca que eles não tenham gosto por esta disciplina, em função disso, a Escola Superior Politécnica do Bié ainda conta no Curso de Contabilidade e Administração com um estudo teórico sobre os problemas da Matemática que permita conhecer profundamente a realidade da disciplina, essa toda anterior descrição, permitiu apresentar o seguinte problema científico: Quais são os conteúdo teóricos que

(3)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131

IMPACTO DA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERFIL DE ENTRADA DO ESTUDANTE

© Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola. 69

permitem a análise do ensino da Matemática no curso de Contabilidade e Administração da Escola Superior Politécnica do Bié?

Objectivo geral:

Caracterizar os conteúdos teóricos que permitem a análise do ensino da Matemática aos estudantes do primeiro ano do curso de Contabilidade e Administração, da Escola Superior Politécnica do Bié.

DESENVOLVIMENTO

Fundamentação teórica

O ensino e aprendizagem da Matemática são apresentados na linha da frente, sobretudo em países preocupados com o desenvolvimento técnico e tecnológico e Angola não foge a regra e, esta preocupação é clara em discursos de dirigentes do Ministério da Educação de Angola. “O Executivo angolano, através do Ministério da Educação (MED), considera imperiosa a continuidade do projecto de formação de professores das disciplinas de matemática e ciências exactas, por constituirem vantagens no fortalecimento e reforço das competências, capacidades atitudes e habilidades dos docentes.” (Benedito, 2012)

“As dificuldades de aprendizagem bem como as deficiências no ensino da matemática constituem, já há algum tempo, preocupação para os estudiosos cujas investigações são dedicadas às questões inerentes à aplicação de metodologias no ensino da matemática, assim como ao refinamento da compreensão desta ciência tão discriminada pela exatidão de seus métodos.” (Micotti, 1999)

Sabe-se que a matemática desempenha papel decisivo ao permitir, na formação do cidadão, o desenvolvimento profícuo de habilidades diversamente importantes no raciocínio lógico dedutivo, interferindo fortemente na capacitação intelectual e estrutural do pensamento.

“Os problemas na aprendizagem de Matemática que são apontados em todos os níveis de ensino não são novos: De geração a geração a Matemática ocupa o posto de disciplina mais difícil e odiada, o que torna difícil sua assimilação pelos estudantes. Por isso, antes de falar em dificuldades de aprendizagem em Matemática é necessário verificar se o problema não está no currículo ou na metodologia utilizada.” (Sacramento, 2008)

Uma das grandes dificuldades no ensino da Matemática é a linguagem que precisa ser utilizada. Muitas vezes percebemos que os alunos compreendem a "idéia", mas não são capazes de manipular a linguagem. Outras vezes, o que é pior, manipula a linguagem de forma automática sem apreender seu significado. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2004)

Dificuldades no ensino da Matemática do ensino médio no Bié

Numa pesquisa de campo feita através de inquéritos aos professores e prova pedgógica aos alunos, no Instituto Médio de Saúde (IMS) do Bié pelos autores Jamba, Muhongo & Caliata em 2010, identificaram-se várias insuficiencias, as quais

(4)

70 Revista Órbita Pedagógica. Publicação quadrimestral. Vol. 2, Ano 2015, No. 3 (Setembro - Dezembro)

condicionam e de que maneira a qualidade do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na instituição referida, onde:

 Os alunos não percebem a utilidade da aprendizagem da Matemática;

 Consideram que ela é so composta por fórmulas, as quais precisam ser memorizadas;

 Na resolução de problemas acredita que há so uma maneira de encontrar a resposta (solução), já que não são consideradas questões abertas vistas como actividades matemáticas;

 Também considera que a matemática exige muito raciocínio, o que implica esforço redobrado;

 Ainda consideram que a Matemática exige muita dedicação e por isso não se sentem motivados para sua aprendizagem. (Jamba, Muhongo, & Caliata, 2010) E os mesmos pesquisadores constataram que os alunos têm falta de hábitos de estudo e fraca preparação de base; A família não estimula o estudo de Matemática.

Tem-se comprovado que para que o aluno tenha motivação para aprendizagem da Matemática é preciso que o ambiente, o objecto de estudo e o conteúdo principalmente, lhe proporcione desejo, intenção, interesse e impacto para sua vida quotidiana (Jamba, Muhongo, & Caliata, 2010)

E os autores Cruz, Sanguvila e Chiaia também em 2010, levaram a cabo uma investigação para sua monografia de fim de curso, na Escola de Formação de Professores Marista São José do Kuito. Depois de analisarem os inquéritos feitos aos professores, entrevistas e prova pedagógica aos alunos, chegaram as seguintes conclusões:

Os alunos têm dificuldades em:

 Tomar notas durante as aulas de Matemática;

 Nos métodos de estudos independentes e hábito de estudo;

 Resolver exercícios relacionados com expressões algébricas em geral e em particular na divisão de polinómios usando o método de Briot Ruffini;

 Obter uma bibliografia que corresponda com as exigências dos conteúdos da divisão de polinómios e os que possuem, não conseguem manusear de forma correcta por causa dos procedimentos algorítmicos que não estão muito bem claros, segundo a visão dos alunos;

Ainda constataram que os alunos;

 Apesar de reconhecerem a importância da divisão de polinómios não vêm a relação directa com outros conteúdos da Matemática e outras ciências; (Cruz, Sanguvila, & Chiaia, 2010)

 Aquisição do material de apoio, também é um dos problemas constatados. (Cruz, Sanguvila, & Chiaia, 2010)

Alguns estudos já feitos pelos estudantes do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Angola, desde 2004 para cá, apontam para o pouco aproveitamento do ensino da divisão de polinómio pelo método de Briot Ruffini e

(5)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131

IMPACTO DA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERFIL DE ENTRADA DO ESTUDANTE

© Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola. 71

sugerem desde então novas estrategias e que devem ser utilizadas para melhorar a qualidade desse ensino. (Cruz, Sanguvila, & Chiaia, 2010)

Nesta mesma senda, André, Firmino e Mugindo em 2010, na Escola de Formação de Professores Marista São José do Kuito, levaram a cabo estudos empíricos cujos resultados obtidos na entrevista feita aos alunos, na prova pedagógica e o inquérito aplicado ao professor revelam que a falta de interesse dos alunos no estudo da Geometria Descritiva, por parte deve-se a ausência de incentivos pelos pais e comunidade em geral.

É necessário que estes criem mecanismos suficientes que levam os alunos a gostar muito mais da Geometria Descritiva. (André, Mugindo, & Firmino, 2010)

No mesmo ano (2010), Chipama, Bambi e Pedro, também para defesa de monografia de fim curso, fizeram um estudo de campo no Instituto Médio de Administração e Gestão do Bié, onde aplicaram alguns instrumentos empíricos, a análise dos quais, evidenciou o seguinte:

 Falta de dominio de conceitos básicos pelos alunos, o que impedem a comunicação entre os membros intervenientes no processo de ensino-aprendizagem;

 Os alunos não sabem a importância aplicativa do conteúdo das Funções quadráticas na vida prática;

De acordo com os anteriores autores:

 Há insuficiência no conhecimento da concepção metodológica pelos professores, da aprendizagem reflexiva e sua importância na aprendizagem da Matemática;  Insuficiente organização e orientação de tarefas encaminhadas, de forma

intencional para desenvolver a aprendizagem reflexiva;

 Não existe relação entre actividades organizadas pelo professor na sala de aulas e a necessidade duma aprendizagem reflexiva nos alunos, tudo é mecanizado, enfatizaram. (Chipama, Bambi, & Pedro, 2010)

Outros autores (Paulino, Jamba, & Wilfried, 2010), feito estudos de campo no Instituto Pré-Universitário do Kuito (PUNIV-Rei Ndumduma), depois de analisarem os instrumentos aplicados, constataram:

 A falta de habilidades para reconhecer aplicações das relações trigonométricas do triângulo rectângulo em problemas que envolvam figuras planas;

 As dificuldades para resolver problemas que envolvam razões trigonométricas no triângulo rectângulo;

 Pouco dominio do cíclo dos valores das funções trigonométricas para ângulos comuns, pelos alunos;

 Os mesmos alunos também manifestam pouca capacidade para utilizar a lei dos senos, a lei dos cossenos e as identidades trigonométricas na resolução de problemas que envolvam triângulos quaisquer e na resolução de equações e inequações trigonométricas. (Paulino, Jamba, & Wilfried, 2010)

Ainda estudos mais recentes, no campo do ensino da Matemática na província do Bié feitos pelos autores (José & Cassela, 2014), também a quando da sua monografia de

(6)

72 Revista Órbita Pedagógica. Publicação quadrimestral. Vol. 2, Ano 2015, No. 3 (Setembro - Dezembro)

fim de curso para licenciatura em Ciências da Educação, na especialidade de Matemática, apontam como problemática:

 Os programas das disciplinas de Matemática e Física, não expressam formas de integrar conhecimentos para contribuir ao desenvolvimento da interdisciplinaridade;

 Insuficietes acções de como realizar a relação interdisciplinar nas disciplinas em causa, que é um dos elementos por-se alcançarem um processo de ensino e aprendizagem motivante e de qualidade;

 Os conteúdos transportados no manual do aluno relativos as disciplinas em causa, relevam a necessidade da interdisciplinaridade, mas são insuficientes as orientações e actividades apresentadas para o alcance do mesmo;

 Tudo isto demonstra insuficiências na consecução da interdisciplinaridade, o que por sua vez tem implicações na pouca qualidade do processo. (José & Cassela, 2014)

Dentre as distintas dificuldades apontadas como resultado das várias investigações feitas no ensino da Matemática, no ensino médio, sobretudo no município do Kuito da provícia do Bié, destaca-se a competência matemática do aluno que não vem correspondendo os níveis de ensino a que estes pertencem, o que decorre naturalmente dos professores estarem a se queixar de que os níveis de conhecimentos matemáticos dos seus alunos não condizem à sua classe escolar, de um lado, de outro lado, a forma mecânica como a própria Matemática é tratada em sala de aulas, tanto por professores quanto por alunos, sem descorar ainda o olhar preconceituoso da Matemática pelos alunos.

Perfil de entrada do estudante do curso de Contabilidade e Administração

De acordo com o que espelha a grelha esquelética do currículo do curso superior de contabilidade e administração, é fundamental que o estudante que inicia este curso, tenha algum conhecimento básico necessário da Matemática que possa sustentar, ao longo do percurso estudantil, as cadeiras Matemática que também são cadeiras nucleares do curso.

É bastante evidente e sem margem para dúvidas, o que realmente a grelha de cadeiras precedentes mostra. No entanto, no 1º semestre do 1º ano do curso em causa, aborda-se conteúdos em Análiaborda-se Matemática I, Contabilidade Básica I e, nestas cadeiras, o estudante tem que trazer do ensino médio, bases bem alicerçadas para fazer cobro à esta necessidade. E desde o segundo semestre e nos anos subsequentes, seguem-se então as precedências de cadeiras que, por sua vez, vão depender em grande medida das competências matemáticas basilares que os estudantes tiverem, tais cadeiras são: Análise Matemática II e Contabilidade Básica II, Contabilidade intermédia I e II Estatística Matemática I e II, Matemática Financeira, Contabilidade avançada, Custo, Econometria, Investigação Operacional, Estatística e Análise dos Estados Financeiros, entre outras que tenham como espinha dorsal a Matemática.

CONCLUSÕES

É mais do que evidente que, desta forma, o ensino médio tem grande impacto no perfil de entrada do estudante do curso de Contabilidade e Administração. Portanto, a

(7)

Revista Órbita Pedagógica ISSN 2409-0131

IMPACTO DA QUALIDADE DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO PERFIL DE ENTRADA DO ESTUDANTE

© Instituto Superior de Ciências de Educação do Huambo, Angola. 73

qualidade que se pode encontrar no ensino médio, no que tange ao ensino da Matemática, reflete-se grandemente no tipo de estudante que pode ter no curso em referência.

Pode-se notar que há enormes elementos tidos como problemas no ensino e aprendizagem da Matemática do ensino médio na província do Bié, o que condiciona e de que maneira, a qualidade do estudante do curso de Contabilidade e Administração. BIBLIOGRAFIA

André, A. L., Mugindo, C. F., & Firmino, E. L. (2010). A utilização do computador como meio de ensino-aprendizagem para a representação da recta na 10ªClasse da Escola de Formação de Professores Marista São José do Kuito-Bié. Kuito.

Benedito, N. (2012). Executivo angolano preocupado com o ensino da matemática. (T. P. Angola), Entrevistador), 25 de Julho de 2012

Chipama, A. C., Bambi, C., & Pedro, F. V. (2010). Proposta de tarefas docentes para estimular aprendizagem reflexiva nas funções quadráticas aos alunos da 10ªClasse do Instituto Médio de Administração e Gestão do Kuito. Kuito.

Cruz, A. D., Sanguvila, A., & Chiaia, A. J. (2010). Proposta de um sistema de exercícios para a consolidação da divisão de polinómios usando o método de Briot Ruffini aos alunos da 10ªclasse da escola de Formação de Professores Marista São José do Kuito-Bié. Kuito.

Jamba, A., Muhongo, A. d., & Caliata, B. (2010). Sugestões metodológics para a motivação pela aprendizagem da Matemática dos alunos da 10ªclasse do Instituto Médio de Saúde do Bié. Kuito.

José, A. B., & Cassela, E. A. (2014). Conjunto de acções para contribuir ao desenvolvimento da interdisciplinaridade entre Matemática e a Física na 12ªclasse do curso de Ciências Físicas e Biológicas da Escola do II cíclo do ensino Secundário Samuel Lussati do Kunje, Kuito/Bié. Kuito.

Micotti, M. (199). O ensino e as propostas pedagógicas. In: Bicudo, M. Pesquisa em educação matemática: Concepções e perspectivas. São Paulo: Unesp.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, S. D. (2004). Explorando o ensino da Matemática, atividades (Vol. Volume 2). Brasília.

Paulino, C. S., Jamba, J. C., & Wilfried, P. N. (2010). Proposta de um sistema de exercícios de aplicação das leis senos e cossenos para os estudantes da 11ªclasse do PUNIV-Kuito. Kuito.

Sacramento, I. (2008). Dificuldades de aprendizagem em Matemática. I Simpósio Internacionacional do Ensino da Matemática Salvador-Ba-18 a 20 de Setembro de 2008. Salvador da Baía.

(8)

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no