• Nenhum resultado encontrado

CARTA MENSAL MAIO 2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARTA MENSAL MAIO 2020"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MAIO 2020

CARTA MENSAL

(2)

> > > > > C E N Á R I O G L O B A L

No mês de Maio, os mercados mantiveram a tendência de recuperação e redução da aversão  a  risco,  com elevação de diversas bolsas internacionais e apreciação de commodities relevantes como petróleo e ouro, apesar da contínua disseminação da pandemia no continente americano, especialmente nos USA e Brasil. 

Acompanhamos movimentos de reabertura lenta e gradual da economia global, notadamente Europa, China e Japão. Em decorrência desta retomada de atividade e expectativas da evolução de pesquisas no desenvolvimento de medicamentos, tratamentos e vacinas no combate ao Covid 19, observamos uma relevante recuperação de ativos financeiros ao redor do mundo. Também contribuiu para reduzir o grau de incertezas,  a recorrente ação coordenada de Bancos Centrais globais, com medidas fiscais e monetárias e a divulgação de expressivos gastos governamentais nos principais países capitalistas.

(3)

Nos USA foram divulgadas fortes quedas na produção industrial e do setor de varejo. O nível de desemprego atingiu níveis expressivos, chegando a mais de 35 milhões de cidadãos. No ambiente político, houve queda na popularidade do Presidente Trump em diversos segmentos da população, impactadas pelas tensões sociais decorrentes do assassinato do ex-segurança George Floyd, gerando uma onda de protestos anti racismo em várias cidades. Diversas pesquisas eleitorais já apontavam para um ligeiro favoritismo do candidato democrata Joe Biden, mesmo em regiões onde o apoio ao Partido Republicano é tradicionalmente elevado.  

O mês também foi marcado por novos atritos entre USA e China, em mais uma etapa da Guerra Comercial, desta vez motivada pela origem da crise sanitária e interferência na OMS, o que traz  instabilidades ao mercado. Na Europa, os dados indicam recuperação da atividade, apesar de ainda bem abaixo dos níveis pré-crise. A Comissão Européia apresentou proposta para um fundo de recuperação de €$ 750 bilhões para ajudar a região a enfrentar a crise, que seria financiada com emissão de dívida conjunta.  E ao longo deste semestre ainda voltará à pauta a questão do Brexit.  Na China, índices de produtividade demostraram um processo de recuperação assimétrico, com a indústria retornando à normalidade e a demanda doméstica seguindo em ritmo mais lento. Esse descompasso entre oferta e demanda não deve perdurar, visto que diversos setores  relataram  aumento do nível de estoques.  Autoridades econômicas  ainda não divulgaram a meta revisada de crescimento para 2020. Foram anunciadas medidas de estímulo fiscal para priorizar a geração de empregos,  visando a manutenção da estabilidade social.

 

(4)

O país tornou-se um dos epicentros da pandemia.  Ocorreu elevação nas divergências entre o poder Executivo  e governadores, criando um ambiente conturbado na sociedade em geral, e uma situação delicada na definição de políticas públicas de combate ao Coronavírus, contaminando o ambiente político e culminando com mais uma substituição de Ministro da Saúde. A extensão da quarentena durante o mês,  e impactos na atividade,  levaram as instituições financeiras a reduzirem a expectativa de crescimento econômico em 2020. As previsões para o PIB 2020 já estão negativas,  na faixa de -5,00 %  à  -10,00 %.   

Considerando os níveis de inflação, tivemos forte desaceleração dos núcleos no mês, e não podemos descartar mais um período de deflação. As projeções para o IPCA 2020 giram na faixa de 2,20 % à 0,70 % a.a.  Já as estimativas  para a Taxa Selic, situam-se no intervalo entre 2,50 % à 1,50 % a.a. No início do mês, o congresso aprovou a PEC do Orçamento de Guerra, permitindo que o Banco Central comprasse títulos no mercado secundário, o que poderá ampliar a liquidez, e contribuir para mitigar efeitos recessivos no segmento empresarial,  e  por consequência, reduzir as estimativas de desemprego.

(5)

Renda Fixa Crédito Privado: continuou em maio o movimento de recuperação iniciado em meados de abril. No caso dos títulos de crédito privado high grade, aqueles de empresas com menor risco de crédito, vimos uma melhora na liquidez do mercado. Além disso, as altas taxas pagas pelos títulos têm atraído outros compradores,  além dos fundos de crédito, como os grandes bancos e fundos multimercados. Essa melhora no mercado levou ao fechamento dos prêmios de crédito de alguns papéis.

Debêntures incentivadas: nos fundos hedgeados, aqueles que não estão sujeitos à variação da curva de juros, o movimento de recuperação foi menos intenso e a média de retorno dos fundos da classe no mês ficou em 0,19%, abaixo do CDI do período. Já os fundos não hedgeados, que correm o risco dos movimentos da curva de juros, tiveram retorno médio de 2,31%, puxados pelos bons retornos das NTN-Bs no mês.  

O CDI apresentou alta de 0,24%. O  índice dos títulos públicos  atrelados  à  taxas de juros prefixadas (IRF-M) subiu 1,42%, e o índice dos títulos públicos atrelados à inflação (IMA-B) subiu 1,52%.    O dólar norte americano fechou o mês em estabilidade, com queda de 0,01%,  cotado  a  R$ 5,43.    Já o principal índice da Bolsa de SP, o Ibovespa, encerrou o mês aos 87.403 pontos com elevação de 8,57%.  Nos EUA, o S&P 500 subiu 4,53%, enquanto o NASDAQ teve alta de 6,75%. Na Europa, o Eurostoxx subiu 4,18%. No Japão, o índice Nikkei 225 subiu 8,34%.  Em maio, houve uma continuidade do movimento de recuperação dos ativos de risco, com reflexo positivo para as diversas estratégias na indústria brasileira de fundos, com destaque para:

> > > > > P A N O R A M A M E N S A L E P E R S P E C T I V A S

(6)

Multimercados:   Resultados positivos para boa parte dos fundos desta categoria,  em suas diversas estratégias como  macro, long short, sistemático e arbitragem.  O destaque ficou por conta dos fundos de estratégia macro.  Entre as posições que mais contribuíram para a performance , podemos elencar posições a favor da queda dos juros no Brasil. Em linhas gerais, os gestores têm mantido uma postura cautelosa em relação à tomada de risco nos portfólios, priorizando posições mais líquidas e uma carteira simplificada.

Ações:  Os gestores continuam preferindo as empresas com balanços saudáveis, e que consigam atravessar bem a atual crise. Apesar da forte alta da bolsa desde o fim de março (já subiu 37,5% desde o nível mais baixo),  os gestores estão cautelosos e seguem monitorando possíveis riscos: (1) uma segunda onda de contaminação por coronavírus, o que poderia levar a novas medidas de isolamento em vários locais,  cujas atividades já estavam sendo retomadas e (2) as declarações do presidente Donald Trump em relação à China, o que poderia reascender uma guerra comercial que parecia controlada.

Reforçando teses expostas nas últimas edições de nossa Carta, as alocações em estratégias globais  apresentaram excelentes resultados de curto prazo, e poderão compor, de forma integrada aos produtos locais, um portfólio equilibrado e resiliente.

A utilização destas estratégias internacionais, tanto otimiza performance como agrega fatores defensivos, pois tais ativos apresentam baixa correlação com ativos locais. 

> > > > > P A N O R A M A M E N S A L E P E R S P E C T I V A S

(7)

Seu Assessor poderá apresentar alternativas, tanto via Fundos de Investimentos de gestores globais de elevada expertise,  como em operações estruturadas diferenciadas, com características únicas, e acesso a uma série de ativos e empresas  líderes  em seus mercados,  relevantes globalmente e de segmentos que muitas vezes não são representados no mercado doméstico.

Revisitando mais uma vez nossas Cartas anteriores, entraremos em breve num ambiente de juros reais negativos, considerando o ritmo de queda da taxa Selic e projeções dos principais economistas.  Desta forma, é recomendado aos investidores e seus familiares,  que  efetuem de forma conjunta com seu Assessor, uma análise e avaliação das carteiras de investimentos atuais, pois produtos indexados ao CDI ou Selic, tais como "Fundos DIs e RFs, CDBs DIs , LCIs, LCAs, LFs, Debêntures Pós Fixadas, Poupança, Tesouro Selic, LFTs", dentre outros, deverão sofrer impactos expressivos,  e em determinadas situações, como a atual, poderão ter retornos líquidos inferiores a inflação. 

Tais produtos deverão compor reservas de emergências, que  salvo exceção, podem ser dimensionadas entre seis a quinze meses de despesas familiares, além de outros critérios que serão considerados de acordo com questões individuais.

Para se obter ganhos superiores em Renda Fixa, as alternativas serão alocação em títulos públicos ou privados, indexados à inflação, pré fixados e com prazos mais dilatados,  que trazem ganhos expressivos em comparação aos ativos pós fixados citados.  Nesta classe de investimentos, poderemos apresentar um completo e diversificado portfólio mesclando alocações diretas e fundos.

> > > > > P A N O R A M A M E N S A L E P E R S P E C T I V A S

(8)

A equipe da All Investimentos monitora diariamente as condições de mercado e mantendo contatos frequentes com gestores, analistas e especialistas das melhores instituições. Nos últimos três meses fizemos mais de 45 Lives com principais Assets, buscando trazer a nossos clientes e assessores informações e orientações de qualidade diretamente destes profissionais. 

Nosso processo de investimentos é composto por avaliações do cenário político e econômico,  para identificar alternativas de produtos adequados para realização de estudos detalhados para cada investidor, considerando diversos fatores relevantes como: horizonte de investimentos, objetivos de retorno, níveis de tolerância à volatilidade, necessidades de caixa de curto prazo, histórico pessoal, questões fiscais e tributárias entre outros aspectos. 

Entendemos que a atividade de assessoria deve ser dinâmica, imparcial e racional, com função de preservar e otimizar patrimônio e que,  em momentos de elevada turbulência,  nos deparamos com oportunidades raras de nos posicionar e elevar a diversificação das carteiras de investimentos,  agregando proteções e incorporando estratégias,  muitas vezes restritas por questões de liquidez ou acessibilidade. 

Seu Assessor estará à disposição para aprofundar temas e idéias, visando implementar ajustes táticos de curto prazo, estratégicos de médio prazo e estruturais para longo prazo, para perfeita adequação de portfólio.

Henrique Bousquat Head de Produtos

Fontes :  XP Investimentos - Valor - Infomoney - Bloomberg - Investing - Valor Investe - Tesouro Direto - Boletim Focus - BACEN

> > > > > P A N O R A M A M E N S A L E P E R S P E C T I V A S

Referências

Documentos relacionados

Paulo Ferreira - O Plano Nacional de Saneamen- to Básico - Plansab é um instrumento fundamental de planejamento para o desenvolvimento do país, que permite uma melhor compreensão

Na avaliação dos atestados de óbitos durante o período neonatal em Maceió, observou-se que mais de 75% dessas mortes poderiam ser evitadas por adequada atenção na gravidez e no

Um estudo realizado no Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Clínica de Los Andes no Chile em 1995, durante um período de dez anos com pacientes de gestações múltiplas

Frutos, horticolas, cereais, leguminosas, prod.da pesca, leite, carne, vinho, cacau, mel,óleos e gorduras e todos os produtos derivado e transformados dos anteriores;

Neste artigo apresenta-se uma metodologia que tem como objetivo analisar os espaços urbanos para pedestres no acesso a estações de transporte de massa.. Para

La fontaine de lumière froide LED nova™ 100 ne doit être utilisée qu'avec les accessoires spéci- fiés par KARL STORZ comme étant compatibles avec l'appareil, ou dont il a

2 Placez la tête d'épilation perpendiculairement sur la peau, afin que la tête d'épilation et l'élément de massage soient en contact avec la peau et étirez la peau avec votre

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detetar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto (ver secção 4), informe o seu médico ou farmacêutico..