• Nenhum resultado encontrado

N.11 dezembro projetos, parcerias, conquistas, relações e amizades. mensagem do chairman. entrevista. construção metálica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "N.11 dezembro projetos, parcerias, conquistas, relações e amizades. mensagem do chairman. entrevista. construção metálica"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

N.11

dezembro 2020

Gare de Mons - Martifer

acorda o gigante do aço

construção metálica

Lembrar 30 anos de Vida é

um exercício extraordinário

de fazer

mensagem do chairman

Alberto Coelho,

Diretor coordenador

de Grandes Projetos

entrevista

projetos, parcerias, conquistas,

relações e amizades

(2)

1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020

(3)

6

mensagem do chairman

Chegámos aos 30 anos, o que significa que fazemos parte de uma elite de gente capaz

8

mensagem do ceo

Temos uma história que nos orgulha. Queremos projetar o futuro alicerçado no caminho que temos vindo a seguir

10

mensagem do cfo

As metas atingidas num passado recente permitem-nos encarar o futuro com renovada ambição, otimismo e determinação

16

em foco

21 de fevereiro de 1990

50

entrevista

Alberto Coelho, Diretor

Coordenador de Grandes Projetos

56

entrevista

Jorge Ribeiro, o primeiro colaborador a integrar a equipa Martifer há 30 anos

60

opinião

30 anos de existência de uma empresa é muito tempo

62

metallic constructions

66 | Gare de Mons - Martifer acorda o gigante do aço

76 | Foi instalado o último módulo da fachado do West End Gate 80 | Manutenção industrial

82

naval

84 | Navios polares preenchem os dias do estaleiro da West Sea 88 | Inovação tecnológica, uma aposta dos estaleiros da West Sea na conversão de navios 91 | Dragagem e projeto da nova doca seca

94

renewables

Cultura de resiliência numa ano de difíceis desafios

98

empreender

98 | West Sea e parceiros unidos para ajudar o Hospital de Viana do Castelo

98 | Estagiar na Martifer

PROPRIEDADE

Grupo Martifer, Apartado 17, 3684-001 Oliveira de Frades Portugal

DIRETOR Carlos Martins DIRETOR DE REDAÇÃO

Paulo César Ferreira

COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO Sandra Cruz

COLABORARAM NESTA EDIÇÃO Alberto Coelho, António Castro, Arnaldo Figueiredo, Carlos Costa Carlos Martins, Daniela Ferreira, Fábio Reguengo, Jorge Ribeiro, Pedro Duarte, Pedro Moreira, Rita Abreu, Vitor Figueiredo DESIGN E PAGINAÇÃO Sandra Cruz FOTOGRAFIA

Banco de imagens do grupo Martifer PERIODICIDADE

Anual

Esta publicação adota o novo Acordo Ortográfico CAPA 3o anos a construir Projetos, parcerias, conquistas, relações e amizades

nota de abertura

sumário

Seja bem-vindo ao grupo Martifer! Abri-mos as nossas portas para que fique por perto, saiba de nós e para onde quere-mos ir.

Chegámos ao fim de um ano difícil, de-safiante, incerto, mas um ano que nos fez crescer e amadurecer. Ficámos mais fortes e mais bem preparados.

Celebrámos 30 anos de vida! 30 anos de projetos memoráveis, 30 anos de pes-soas que nos marcaram e continuam a marcar, 30 anos de conquistas, com al-guns desapontamentos porque disso faz parte o caminho de quem triunfa! É inevitável falar de uma pandemia que nos afetou a todos neste ano. No nosso caso, também nos impediu de celebrar com a proximidade que queríamos e agradecer a todos os que fazem parte deste percurso de 30 anos.

Partilhamos, por isso, a capacidade e a ousadia que temos tido até agora e o ca-minho que queremos seguir neste futuro que continuará a ser de adaptações. Apresentamos a visão do nosso Chair-man, do CEO e do CFO, baseadas na história que nos orgulha, na resiliência que nos caracteriza, na excelência da nossa equipa e no futuro que se avizinha e que, com o que construímos até aqui, nos permite olhá-lo com confiança. Em destaque, temos o percurso do Gru-po nestes 30 anos, com todos os marcos históricos que nos deixam orgulhosos do trabalho realizado.

Em entrevista, mostramos o percurso de dois dos nossos colegas dentro da nossa organização. O Alberto Coelho

que iniciou o seu percurso na Martifer e que se desenvolveu dentro do Grupo até à função de Diretor Coordenador e o Jorge Ribeiro que, aos 19 anos, foi o primeiro colaborador a integrar a equipa Martifer.

E, por fim, damos a conhecer o que temos feito nas diferentes áreas de ne-gócio. Projetos onde nos entregamos diariamente e que celebramos em todas as entregas ao Cliente.

Somos 30 anos de crescimento e em-preendedorismo. Soubemos alimentar a nossa história com a inovação necessária para estarmos na linha da frente das várias áreas de negócio. Gostamos dos desafios!

Somos uma empresa cujo portefólio de projetos, espalhados pelo mundo, daria para encher alguns livros. Projetos vistos por tantos e onde milhares de pessoas já partilharam momentos, provavelmente, inesquecíveis. Projetos cuja força, impo-nência e modernidade nos orgulham a todos.

A comunicação é uma das nossas prio-ridades. A responsabilidade de estarmos onde chegámos traz-nos compromissos com quem está connosco neste per-curso – fornecedores, clientes, parceiros, acionistas e, claro, colaboradores – e é nossa responsabilidade partilhar este percurso de sucessos. Porque o so faz-se com todos, porque o suces-so também é de todos! Boa leitura! Sandra Cruz

celebrámos 30 anos

de vida!

Somos 30 anos

de crescimento e

empreendedorismo.

Soubemos

alimentar a nossa

história com a

inovação necessária

para estarmos na

linha da frente

das várias áreas de

negócio, gostamos

dos desafios.

(4)

Nascemos

do trabalho,

atravessámos

tempestades e

bonanças, sempre

com espírito

de sacrifício,

resistentes,

resilientes, por

vezes tão duros

como o aço que

moldávamos.

Ao longo destes 30 anos, soubemos definir trajetórias e corrigi-las.

Soubemos gerir relações, criar amizades. Fomos sérios e cumpridores,

demos a cara nos bons e maus momentos. O mercado conhece-nos,

sabe do que somos capazes mas, acima de tudo, acredita em nós.

Humildes, rimos, chorámos, sonhámos e tudo isto trouxe-nos até aqui.

Mais maduros, mais preparados, mas alinhados, mais esclarecidos e

prontos para chegar aos 50 anos.

nossa história, que nasce de um sonho, está cheia de acontecimentos únicos. A longevidade média de uma empresa, em Portugal, é de apenas 13 anos. Já chegámos aos 30 anos, o que significa que fazemos parte de uma elite de gente capaz que soube conduzir a empresa em anos de ouro, mas também em anos difíceis como os de 1993, 2008 e este ano de 2020.

Nascemos do trabalho, atravessámos tempestades e bonanças, sempre com espírito de sacrifício, resistentes, resilien-tes, por vezes tão duros como o aço que moldávamos. Quase sempre demos o nosso melhor em cada dia.

Ainda me lembro do nosso primeiro almoço de Natal, onde éramos cerca de 20 à mesa e dos primeiros anos em que quem celebrava aniversário pagava o al-moço a todos e muitas outras histórias mais pessoais que foram construindo uma equipa próxima e cheia de compe-tências. Sim, porque a nossa história tem sido assente na nossa competência e na capacidade de realização.

Quem não se lembra da nossa obra da Brintons, em Campia. Este contrato posi-cionou a Martifer como uma das empre-sas mais capazes na construção de estru-turas metálicas, em Portugal. O dono de obra era Inglês e o nosso cliente a Engil. Esta obra criou uma relação próxima e duradoura com a Engil que, nove anos mais tarde, passou a ser acionista prin-cipal da Martifer. E o Arrábida Shopping, que foi a árvore plantada para o grande desafio da EXPO 98? E a primeira obra em Espanha que nos trouxe a realização de trabalhar fora de Portugal? O Euro 2004 foi também o acontecimento que nos colocou no topo para posicionar a Martifer na liga dos campeões. Ganhá-mos 5 estádios. O do Sporting e os dos outros. E a primeira torre eólica que despoletou o desejo de comprar 30 % da Repower Systems, na Alemanha? No entretanto, assistimos à criação do maior grupo de construção em Portugal, a Mota-Engil, com a Martifer a fazer parte desta realização. Depois, a euforia de 2007 com a entrada em bolsa e os cres-cimentos dos 3 anos que se seguiram, por vezes não tão bem avaliados. A crise do subprime, iniciada nos Esta-dos UniEsta-dos, em 2008, e que chegou à

e que durou 7 anos. Foram anos muito duros que não podemos nem devemos esquecer. Nestes momentos mais difí-ceis tivemos o engenho e a arte, mas também o mérito de prepararmos o nosso futuro. Nunca deixámos cair os braços e mesmo no ano mais difícil, de 2014, fomos audazes e capazes de rein-ventar o negócio da construção naval, em Portugal, com a vitória no concurso para a subconcessão dos estaleiros na-vais de Viana do Castelo, rebatizados de West Sea.

Também com inteligência fomos capazes de desenvolver uma nova atividade den-tro do Grupo, no segmento da energia e do oil & gas, olhando também para o setor da manutenção industrial onde estamos a ser muito bem recebidos pelo mercado.

Prestámos atenção ao setor das ener-gias renováveis, como setor primeiro na contribuição dos compromissos para a descarbonização. Estamos agora posicio-nados, diria na primeira linha, para ser-mos referência no negócio do gás verde, o Hidrogénio.

Ao longo destes 30 anos, soubemos

sérios e cumpridores, demos a cara nos bons e maus momentos. O mercado conhece-nos, sabe do que somos capa-zes mas, acima de tudo, acredita em nós. Humildes, rimos, chorámos, sonhámos e tudo isto trouxe-nos até aqui. Mais ma-duros, mais preparados, mais alinhados, mais esclarecidos e prontos para chegar aos 50 anos de vida da Martifer.

Muito sensibilizado, vos agradeço a todos estes 30 anos.

Neste Natal e depois deste ano tão diferente de todos os outros, devemos renovar a esperança e esperar que 2021 seja muito melhor para TODOS.

Carlos Martins

carlos martins Chairman

(5)

Não me canso

de repetir as

palavras-chave:

rigor, organização,

estabilidade

e crescimento

sustentado. Esta

crise está longe

de ter acabado,

mas as empresas

que se orientem

por estes

mandamentos

sairão sempre à

frente.

grupo martifer

| mensagem do ceo

temos uma história que

nos orgulha. queremos

projetar o futuro da

martifer alicerçado

no caminho que temos

vindo a seguir

Temos uma história

que nos orgulha.

(...) Temos deixado

a nossa marca bem

vincada nos vários

locais do mundo

onde estamos ou

onde já passámos

e nas pessoas

que têm feito ou

fizeram parte deste

caminho.

Nesta edição especial da revista MNews, damos destaque aos 30 anos da Martifer. Um momento absolutamente especial, num tempo em que são cada vez menos as empresas que atingem esta longevi-dade, principalmente em atividades tão desafiantes como a nossa.

Temos uma história que nos orgulha. Te-mos deixado a nossa marca bem vincada nos vários locais do mundo onde esta-mos ou onde já passáesta-mos e nas pessoas que têm feito ou fizeram parte deste caminho.

Não podíamos, por isso, deixar de dar destaque nesta edição aos que estão cá desde o início. Desde logo, os fundado-res – eng.º Carlos Martins e dr.º Jorge Martins – que partilharam connosco no passado dia 21 de fevereiro (data da constituição da empresa) os percursos, desafios, sucessos e insucessos e muitas outras histórias desconhecidas da maioria de nós.

Temos também o testemunho do Jor-ge Ribeiro, o primeiro colaborador da

Martifer e que continua connosco, agora a partilhar a sua experiência na West Sea. Um Encarregado de excelência que, como muitos outros da sua geração, con-tribuíram de forma decisiva para criar na Martifer um espírito de abnegação, cora-gem, disponibilidade e camaradagem que nos permitiu, ao longo da nossa história, sermos diferentes das demais empresas. Destacamos também a entrevista ao nosso Diretor Coordenador de Grandes Projetos, Alberto Coelho. O Alberto sim-boliza o que sempre admirei nesta casa: trabalho, talento, humildade, exigência, rigor, disponibilidade e consistência. Mas o Alberto junta muito mais: foca-se naquilo de que gosta e sabe fazer bem. Gosta da Martifer e, por isso, o destaque que lhe atribuímos nesta edição simboliza essen-cialmente aquilo que queremos que seja a cultura dos nossos colaboradores. Tínhamos tudo preparado para celebrar estes 30 anos com a dignidade que a data merece. A pandemia veio adiar o nosso encontro de quadros, o nosso jantar de gala e o nosso almoço de

Natal que iria juntar todas as unidades de negócio. Acreditamos que em 2021 teremos oportunidade para concretizar estes eventos, com a força e a vontade de quem ambiciona que o ano que se avizinha seja o primeiro ano de sucesso dos próximos 30.

O ano que agora termina, trouxe cená-rios inimagináveis e colocou-nos perante os maiores desafios que alguma vez tivemos. Em 2019, na nossa festa de Na-tal, referindo-me ao facto de que muitas vezes as empresas e os gestores gastam demasiado tempo e energia a projetar cenários e a antecipar o futuro, disse: “a crise de 2008 não foi antecipada pela maioria das empresas e economistas”, e “quem saiu dessa crise mais reforçado e melhor, foram todas as empresas que naquele presente estavam mais prepa-radas e robustas”. Não adivinhava, como é óbvio, o que iria acontecer em todo o mundo dois meses depois. Contudo, con-tinuo convicto de que o caminho de rigor, de estabilidade e de sustentabilidade no crescimento que vinha a ser traçado pelo Grupo, é a maior certeza que podemos

ter para ultrapassar qualquer crise. O aumento da produtividade e todos os programas que dinamizámos nesse sen-tido, o reforço da cultura organizacional do Grupo e do modelo de governo e a consolidação da trajetória financeira que vínhamos a fazer, davam-nos sinais claros que estávamos a tornar a nossa empresa mais sólida e mais resistente a qualquer intempérie.

Ninguém conseguia projetar a tempes-tade que aí vinha mas, pelo menos, seria mais previsível perceber como as empre-sas se devem preparar para os desafios que já se adivinhavam num futuro em constante mudança. Não me canso de repetir as palavras-chave: rigor, organiza-ção, estabilidade e crescimento sustenta-do. Esta crise está longe de ter acabado, mas as empresas que se orientem por estes mandamentos sairão sempre à frente. Não dispersemos a nossa atenção com generalidades e tenhamos a vontade de nos focarmos neste caminho. Esta é a verdadeira ambição que conduz ao sucesso.

Estamos a iniciar a preparação do novo plano estratégico para o grupo Martifer – 2021-2023. Queremos projetar o futuro da Martifer alicerçado no caminho que temos vindo a seguir. Mas queremos dar passos mais ambiciosos para consolidar esta trajetória. Este plano, que será apre-sentado à empresa no primeiro semestre de 2021, terá os seguintes pilares de orientação: Mais Portugal, Mais Energia, Mais Exportações, Mais Parcerias. Tudo isto, com MAIS EQUIPA!

Contamos com todos! Parabéns Martifer!

Um Santo e Feliz Natal e um ano de 2021 cheio de saúde, paz e sucessos! Pedro Duarte

pedro duarte CEO

(6)

Temos a forte

convicção de que

com o alinhamento

estratégico definido

e uma cultura

organizacional

sustentada no rigor

e no compromisso,

aliados ao trabalho

em equipa

continuaremos a

construir, a cada

dia, uma Martifer

mais sustentável,

uma Martifer

com sucesso, uma

Martifer com

FUTURO!

as metas atingidas num passado

recente permitem-nos encarar o

futuro com renovada ambição,

otimismo e determinação

“Uma equipa

excelente (..)

distingue-se

pelo que faz

diariamente e,

principalmente,

pela entreajuda

e coesão que

revela de forma

consistente e

prolongada (…)

pela paixão que

revela e por uma

noção muito clara

acerca do que pode

e deseja fazer.”

in “A busca da Excelência“ Professor Jorge Araújo

A Martifer celebrou 30 anos em 2020, um ano que deveria ser de comemora-ção, mas que, infelizmente, fica marcado por um contexto extremamente adverso de pandemia.

O mundo tal como o conhecíamos transformou-se. Vivemos hoje num mun-do VUCA caracterizamun-do por volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Até ao momento, a capacidade de su-peração do grupo Martifer tem sido, a todos os títulos, notável. Os indicadores preliminares que temos permitem aferir a enorme resiliência operacional e comer-cial do Grupo:

Nas Construções Metálicas, destacamos as adjudicações em 2020 de projetos emblemáticos como a Gare de Mons, na Bélgica, um projeto da autoria do arquite-to Santiago Calatrava, as Gares de Noisy

hospitais de Liverpool e Midland, no Reino Unido, e o projeto Park & Ride, na Arábia Saudita.

Na Indústria Naval, a reparação e re-conversão naval deverão atingir o nível mais alto de sempre, potenciado pela angariação do cliente Baleària.

Na Manutenção Industrial, granjeamos a confiança de clientes como a Galp, a Vale e a Siemens. Privilegiando o crescimento orgânico, prevemos atingir um volume de negócios de cerca de 20 M€ em 2021. Nas Energias Renováveis, detemos um

pipeline significativo de projetos em de-senvolvimento, em particular na Polónia, tendo concretizado em julho a alienação de um projeto “ready to build”, em linha com estratégia de rotação de ativos que temos para esta área de negócio.

Grupo tem origem em Exportações e em VN gerado fora de Portugal. A Dívida Bruta e a Dívida Líquida sofreram uma nova redução permitindo consolidar a trajetória de aproximação dos rácios Debt/EBITDA a parâmetros de mercado. Foi concluída com sucesso a última fase da reestruturação financeira, o que nos permitirá apresentar no final de 2020 um balanço mais robusto, facto relevante para a sustentabilidade do Grupo e perceção de risco dos stakeholders. Paralelamente, os indicadores de produtividade e eficiên-cia registaram melhorias significativas nos últimos 3 anos.

São, pois, indicadores muito positivos do acerto na orientação que traçámos em 2018 e com a qual procuramos ser sem-pre consistentes e coerentes.

Fazendo jus à sua história, o grupo Mar-tifer é hoje uma marca reconhecida pela competência, inovação e engenharia, capacidade industrial e compromisso de execução.

As metas atingidas num passado recen-te permirecen-tem-nos encarar o futuro com renovada ambição, otimismo e determi-nação.

Mantendo o foco, a consistência e a coe-rência que permitirão consolidar a trajetó-ria dos últimos anos, alicerçado num po-sicionamento estratégico claro e objetivo por unidade de negócio:

desígnio do reforço do perfil exportador do Grupo, potenciando a capacidade industrial, em Portugal, para os mercados externos onde a Martifer está presente. Na Indústria Naval, queremos concreti-zar o investimento na nova doca, consoli-dando o peso desta unidade de negócio no volume de negócios do Grupo.

Queremos reforçar a atividade de Ma-nutenção Industrial.

Nas Energias Renováveis, quer através da rotação de ativos, quer do aproveita-mento de oportunidades em projetos eólicos e solares, queremos continuar a potenciar os sucessos alcançados, nomea-damente nos leilões de energia eólica e solar, na Polónia.

E fazendo jus ao ADN do Grupo, que-remos procurar oportunidades, em par-ticular no setor da Energia, em linha com os desafios da transição energética e das metas de descarbonização da economia. Uma palavra de destaque àquele que é o maior ativo do Grupo: os nossos co-laboradores. Gostaríamos de salientar a entrega demonstrada por todos os cola-boradores no sentido de tornar o Grupo numa organização cada vez mais reco-nhecida. Tal como no triénio 2018-2020, procuraremos no futuro manter a aposta em programas de formação específicos e em gerar oportunidades e desafios de progressão de carreira no seio do Grupo. Temos a forte convicção de que com o alinhamento estratégico definido e uma cultura organizacional sustentada no rigor e no compromisso, aliados ao trabalho em equipa, continuaremos a construir, a cada dia, uma Martifer mais sustentável, uma Martifer com sucesso, uma Martifer com FUTURO!

Até ao momento,

a capacidade de

superação do grupo

Martifer tem sido,

a todos os títulos,

notável.

pedro moreira CFO

(7)

A Martifer é um Gru-po industrial multina-cional com cerca de 1 400 colaboradores e atividade centrada no setor de constru-ção metálica. A Marti-fer SGPS, SA é a hol-ding do Grupo e está cotada na Euronext Lisbon desde junho de 2007.

Acrescentar valor para os seus clientes, acionistas e demais

stakeholders,

procu-rando ir ao encontro das suas necessidades individuais, é a missão do grupo Martifer. Para isso, apoia-se na inovação, na criativida-de e no empenho criativida-de todos os seus colabo-radores.

Com a visão de se tornar num dos maio-res grupos ao nível global, procura superar expetativas, surpreen-dendo e ultrapassando todos os desafios com ambição e confiança. O Grupo desenvolve as suas atividades em três áreas de negócio:

A Martifer Metallic Constructions é um player reconhecido glo-balmente no setor. A empresa está focada em dois grandes polos geográficos: Europa e Médio Oriente e África, e conta com unida-des industriais que lhe permitem, a partir unida-destes polos, construir os projetos mais complexos em locais tão diversificados como, por exemplo, Jeddah, na Arábia Saudita, Djelfa, na Argélia ou Lyon, em França.

As suas unidades industriais estão localizadas em Portugal, na Ro-ménia, em Angola, em Moçambique (em parceria) e na Argélia (em parceria).

Esta área de negócio centra a sua estratégia de desenvolvimento na diferenciação pela qualidade da engenharia e vocação para projetos de grande complexidade. A Martifer Metallic Constructions espera seguir uma estratégia direcionada recorrendo a parcerias com em-presas de segmentos complementares, que lhe permitam não só oferecer soluções mais completas, mas também ganhar uma maior dimensão, principalmente no panorama internacional.

Fornece soluções globais e inovadoras de engenharia, nomeada-mente nos segmentos de construção metalomecânica, alumínio e vidro e infraestruturas para oil & gas.

Na indústria naval a empresa conta com dois estaleiros Navais, a West Sea, em Viana do Castelo e a Navalria, em Aveiro, que desen-volvem atividades de construção e reparação naval.

O estaleiro da West Sea é uma das infraestruturas industriais mais relevantes em Portugal, com capacidade para navios de média e grande dimensão. Está equipado com oficinas e meios de elevação para a construção de módulos e equipamentos metálicos de gran-des dimensões. A West Sea goza de uma localização estratégica no Norte de Portugal, junto ao oceano Atlântico e com proximidade a vários Portos de relevo internacional, tais como Vigo, Leixões (Porto) e Lisboa. Com uma área total de 250 000 m2, o estaleiro tem infraestruturas para levar a cabo a construção, reconversão e reparação de qualquer tipo de embarcação até 37 000 toneladas, 190 metros de comprimento e 29 metros de boca, bem como embarcações de pequena e média dimensão.

Com uma localização estratégica no Porto de Aveiro e após um processo de modernização, a Navalria, dispõe de infraestruturas que permitem efetuar trabalhos de construção e reparação naval de navios até 100 metros.

A Martifer Renewables atua como um developer de energias re-nováveis, principalmente no desenvolvimento de parques eólicos e solares fotovoltaicos. Mais do que acumular potência em exploração, a estratégia da Martifer Renewables assenta numa rigorosa utilização de capitais no desenvolvimento e construção de projetos, tendo implementado uma política de rotação de ativos em processo de desenvolvimento, gestão da construção, gestão de ativos e operação e manutenção (O&M).

Esta área de negócio tem uma vasta experiência em desenvolvi-mento e gestão de parques solares e eólicos estando presente em cinco países; na Península Ibérica, na Europa Central e na América Latina. Detendo, na totalidade ou em parceria, um portefólio de mais de 250 MW em operação, a Martifer Renewables já desen-volveu e construiu mais de 1 000 MW em diferentes geografias tendo como parceiras, nos últimos projetos vendidos, empresas de destaque como o IKEA, o Banco Santander, a CPFL, a Tractebel e a Solaire Direct.

Construção metalomecânica Fachadas em alumínio e vidro

Oil & gas | Infraestruturas para a energia Manutenção industrial

Construção naval Reparação naval Conversão naval

Desenvolvimento de ativos de energia eólica Gestão da construção

Gestão técnica e operação

áreas de negócio

construções metálicas

indústria naval

renováveis

grupo martifer

| estrutura atual

(8)

Parabéns à Martifer por estes 30 anos de sucesso. É para mim motivo de orgulho fazer parte desta grande família há mais de uma década. Dar os parabéns à Martifer é dá-los a todas as pessoas que fazem parte deste Grupo e que continuam a dar todo o seu contributo para o sucesso desta empresa. Tenho comigo um sentimento de dever cumprido, de honra, mas também de objetivo e esperança que os próximos 30 anos desta empresa sejam repletos de êxitos ainda maiores.

joão guerra

gestão de clientes e coordenação internacional

Um trabalho feito com Qualidade, Segurança, Dedicação e Honestidade gera

30 anos de Conquistas, Confiança e bases sustentáveis para mais 30!

Parabéns a nós! Parabéns Martifer!

sónia henriques

qualidade, segurança & ambiente

Nem parece que já passaram 30 Anos! No entanto, ainda jovem mas agora um pouco mais madura. Com mais experiência e certezas

sobre o que realmente faz bem.

Parabéns Martifer!

sérgio portela

produção

Muitos parabéns à Martifer pelos seus 30 anos de existência! Que estes 30 anos recheados de sucessos e

conquistas se prolonguem e multipliquem por muitos mais.

nuno limas

oil & gas

Uma Iniciativa corajosa e entusiasmante

que continua a fazer mover o mundo!

Parabéns Martifer!

dina fernandes silva

compras

Após 30 anos de desafios constantes, a Martifer está de Parabéns! Parabéns a todas as equipas que têm contribuído

com toda a dedicação e profissionalismo para o sucesso

da história da Martifer. Muitos Parabéns Martifer!

equipa martifer roménia

Cada aniversário, Festejado na Martifer, É uma vitória

de ano para ano.

Parabéns Martifer!

antónio silva

técnico

Sejam 30 anos, 30 dias ou mesmo 30 minutos… O importante é a intensidade com que se vive esta empresa desde o primeiro segundo. Parabéns Martifer!

vasco sousa

fábrica de estruturas metálicas

Os 30 anos de atividade de TODOS os que fizeram e fazem a Martifer, resume-se:

Fraseando Einstein, Henry Thoreau e Edward Gibbon: “A única vez que o sucesso aparece antes que o trabalho é no dicionário.”

“O sucesso normalmente contempla aqueles que estão demasiado ocupados para o procurar” “Os ventos e as ondas estão sempre do lado dos navegadores mais competentes”

Muitos PARABÉNS!

andré queirós

construção e engenharia west sea

Desejamos à Martifer, o mais grato sentido de existência, humanismo e respeito. Os 30 anos agora feitos, demostram a coesão e responsabilidade com que se tem navegado nesta nau imensa. OS NOSSOS PARABÉNS! reparação | navalria Parabéns Martifer. A NAVEGAR há 12 anos. A PROJETAR e a CONSTRUIR há 30 anos. Uns acreditam,

outros fazem. NÓS ACREDITAMOS E FAZEMOS há 30 anos. Parabéns MARTIFER!

antónio jardim

construção e engenharia west sea

A Martifer tem motivos para comemorar, não só pelo percurso de três décadas, mas principalmente pelos projetos diferenciadores, pelas metas atingidas, pela relevância no mercado, e sobretudo, por ter conseguido formar e manter uma equipa coesa, unida e vendedora, que permite aspirar a um futuro auspicioso.

Parabéns à Martifer e a todos os profissionais que fazem parte deste sucesso. inês serra

jurídico

Parabéns pelos 30 anos Martifer! Não é apenas o aniversário de uma empresa, mas acima de tudo o comemorar

de uma família que cresceu fortemente, contrariando todas as vicissitudes e dificuldades. Que esse caminho possa continuar no futuro, com talento, alegria e

muitos sucessos. Feliz Aniversário! bruno pinto da silva

comercial | saudi martifer

Os 30 anos da Martifer são mais um passo das nossas equipas num

caminho de esforço, competência e sucesso que há anos já trilhamos.

sílvia ferreira

oil & gas

Parabéns por 30 anos! Parabéns à Martifer! Parabéns a todos nós!

(9)

em foco

| 30 anos - a fundação

1990 foi o ano internacional da alfabetização, pela ONU, o ano em que Nelson Mandela foi libertado após 27 anos de prisão, e o ano da reunifica-ção da Alemanha.

Em Oliveira de Frades, a 21 de fevereiro de 1990 nasce a Martifer, um projeto de dois irmãos, Carlos e Jorge Martins, que após algumas experiências profissionais, tomaram a decisão de criar a sua própria empresa.

A Martifer completou, em 2020, 30 anos de existência. Estes foram os momentos mais importantes da história da Martifer. Momentos que fizeram deste Grupo uma referência de sucesso em-presarial. A Martifer cresceu e expandiu-se. Atingiu a lide-rança do mercado português, diversificou as suas atividades e soube adaptar-se às exi-gências dos vários mercados

e das diversas culturas onde se estabeleceu. Estamos mais maduros, mais experientes, mais responsáveis e prepara-dos para o futuro. Com obje-tivos bem definidos, sabemos claramente para onde quere-mos ir. A ambição, a audácia, a coragem e a humildade para fazer cada vez mais e melhor permanecem intactos.

No entanto, a história de uma empresa não é apenas feita

de momentos. É também feita de cada peça de aço transformada em estrutura, de cada megawatt produzido, de cada obra concluída. Mas, acima de tudo, a história da Martifer é feita de todos aqueles que a acompanham. Dos clientes que confiam à Martifer os seus projetos, dos

parceiros que acompanham a empresa não apenas nos sucessos, mas também nas adversidades e, principalmen-te, dos colaboradores que, diariamente, dão o melhor de si e superam todas as expe-tativas para ajudar a Martifer a ultrapassar cada desafio e que se empenham de corpo e alma a cada projeto, da obra mais pequena à mais complexa, em qualquer parte do mundo.

(10)

MNEWS |O que significa para vós a Martifer?

IRMÃOS MARTINS | Profissionalmente, significa Tudo. Foi fundada quando tínhamos 26 e 23 anos. Martifer é um dos nossos apelidos. Criámos a Martifer, fizemo-la crescer e crescemos com ela. Internacionalizar e diversificar foram desafios que colocámos a nós próprios.

MN |Do que se orgulham mais?

IM | Orgulhamo-nos de fazer parte da história de uma empresa que tem 30 anos e ao mesmo tempo saber que

grandes transações que colocaram a Martifer nos radares de grandes players internacionais.

MN |O que teriam feito de forma diferente?

IM | Muita coisa seria diferente. Quando olhamos para o passado a partir do momento atual é fácil identificar coisas que faríamos diferentes. Mas, nas condições, conhecimentos e com os recursos de que dispúnhamos, provavelmente faríamos algumas delas da mesma forma.

MN |Onde querem ver a Martifer

daqui a 5 anos?

IM | Para os próximos 5 anos

gostaríamos que a Martifer continuasse a ser uma referência industrial em Portugal e nos países onde opera. Preocupada com a sustentabilidade do planeta, tentando aproveitar as agendas da transição energética e da economia circular, olhando também para a economia do mar, continuando o seu caminho da melhoria contínua melhorando a eficiência e a produtividade.

MN |Que mensagem gostariam de

deixar aos colaboradores neste aniversário?

IM | Uma mensagem de esperança porque estamos certos de que melhores dias virão, uma vez que a Martifer está mais forte e mais preparada para as adversidades, como se constatou ao longo deste ano. Se formos capazes de manter uma equipa unida, focada, a trabalhar em segurança, preocupada diariamente com melhorias na produtividade e próxima dos nossos clientes, temos que acreditar que o futuro poderá ser melhor. Gostaríamos também de deixar um desafio para que, a cada dia, ajam de forma a sentir que estão a fazer o seu melhor, para contribuir para o sucesso da Martifer e para um mundo melhor. Juntos somos

em conversa

com carlos

martins e jorge

martins

(11)

em foco

| 30 anos de história

Em fevereiro de 1990, a Martifer é constituída como sociedade por quotas, com um capital social de aproximadamente 22 500 euros (4 500 mil escudos) e sede na Zona Industrial de Oliveira de Frades, que se mantém até aos dias de hoje.

No final do primeiro ano de atividade, a Martifer contava com 18 colaboradores e um volume de negócios de 240 mil euros.

Em maio, a empresa, já com cerca de 250 colaboradores, é transformada em sociedade anónima alterando a sua estrutura acionista. O capital social da empresa passou a ser detido pela MTO SGPS (atualmente I’M SGPS) e pela ENGIL SGPS.

Em Portugal decorre a Expo 98, com a participação da Martifer em várias obras, como a torre Vasco da Gama ou a Praça Sony.

Em Portugal decorre a expo 98, com a participação da Martifer em várias obras

Martifer dá início ao processo de internacionalização entrando em Espanha

A Martifer cria a sua segunda

fábrica em Portugal A Martifer participa na construção dos principais estádios para o Euro 2004

Entrada no setor dos equipamentos para energia renovável

Expansão nos mercados de atuação

A Martifer é constituída como sociedade por quotas

A Martifer cria a sua segunda fábrica em Portugal, localizada em Benavente, para dar resposta a outros projetos, nomeadamente a construção dos estádios do Euro 2004.

Seguindo o processo de

internacionalização, a Martifer entra na Polónia com a criação de uma unidade industrial em Gliwice, que inicia a produção no segundo semestre de 2004.

A Martifer participa na construção dos principais estádios para o Euro 2004: Estádio do Dragão, Estádio da Luz e Estádio Alvalade XXI.

A atividade de estruturas metálicas alarga o seu mercado de atuação na Europa Central, abrindo delegações na Roménia, República Checa, Eslováquia e Alemanha. A Martifer passa a ser um dos acionistas de referência da alemã REpower Systems AG, um dos maiores produtores mundiais de equipamentos para a energia eólica. Em junho é constituída a REpower Portugal, com vista ao mercado de construção de parques eólicos, assistência e assemblagem de aerogeradores. O grupo Martifer cria mais uma sociedade, denominada de M Energy (hoje, Martifer Renewables) com o principal propósito de centralizar a gestão de todas as atividades na área da promoção de energias renováveis.

Iniciam-se investimentos na área da Agricultura e de Biocombustíveis na Roménia. Em novembro, a Martifer dá início

ao processo de internacionalização entrando em Espanha, com o objetivo de se afirmar como uma das empresas de referência na construção metálica daquele país. Inicia a construção da segunda fábrica em Portugal, em Benavente, para dar suporte a novos projetos.

Em Oliveira de Frades, são inauguradas novas instalações.

A Martifer inicia a atividade no setor dos equipamentos para a energia renovável, através da Martifer Energia. Esta empresa dedica-se ao fabrico de torres metálicas para aerogeradores eólicos e está instalada na Zona Industrial de Oliveira de Frades.

É criada a Martifer SGPS, S.A., que tem como objetivo gerir as participações sociais das empresas do grupo Martifer.

(12)

É constituída a Martifer Solar, com objeto social de projeto, conceção, fabrico e instalação de painéis solares.

Em março, através do consórcio Ventinveste, a Martifer entrega a candidatura ao concurso para atribuição de 1 500 MW de licenças para a produção de energia eólica em Portugal.

No final do ano, a Martifer recebe o 1.º prémio de excelência pela promoção de novas áreas de investimento e negócio, atribuído pela Câmara de Comércio e Indústria da Roménia.

Em junho, concluiu-se a oferta pública inicial da Empresa (IPO). A Empresa recolheu 199 milhões de fundos através de uma oferta de 25 milhões de ações que foram colocadas no ponto máximo do intervalo de preços, 8,00 € por ação. Após o IPO, a Empresa contava com 65 mil novos acionistas. A Martifer Solar formalizou o contrato com a Spire Corporation para o fornecimento, chave na mão, da linha automatizada de produção de módulos fotovoltaicos com capacidade anual de 50 MW. O Grupo foi ainda distinguido com o prémio “Organic Grower of the Year 2007” pela A.T. Kearney “Global Growth Assessment”. É adjudicada à Martifer a participação na construção do Terminal 2 do Aeroporto de Dublin, na Irlanda.

Em fevereiro, a Martifer, aliada ao grupo indiano Suzlon, lança uma OPA sobre a REpower. O consórcio passa a controlar 56,93 % da empresa e, fruto do acordo realizado entre a Areva e a Suzlon, passou a controlar 87,1 % dos direitos de voto da REpower. O consórcio Ventinveste - constituído pela Martifer, Galp Energia, Enersis, a Efacec e REpower Systems AG - obteve o primeiro lugar da “Fase B” do concurso público lançado pelo governo Português para a atribuição de 400 MW de capacidade de injeção e dos respetivos pontos de receção associados à produção de energia elétrica em centrais eólicas.

Terminal 2 do Aeroporto de Dublin Índia

A fábrica de construções metálicas em Angola, com 15 000 toneladas de capacidade, inicia a produção no segundo semestre do ano.

A Martifer e a Hirschfeld criam uma Joint Venture para a produção de componentes para energia eólica nos EUA.

A Martifer Renewables ultrapassa os 100 MW de capacidade instalada em maio e, já no final do ano, vence 217,8 MW no 1.º leilão eólico realizado no Brasil.

A Martifer procede à alienação de 11 % na Prio Foods e Prio Energy, reduzindo, desta forma, a sua participação de 60 % para 49 % do capital social, naquelas empresas e nas respetivas subsidiárias. A Martifer Metallic Constructions adquire 45 % do capital social da Martifer Alumínios à HSF SGPS, passando a deter a totalidade do capital da empresa.

A Martifer Solar finaliza a construção dos dois maiores parques fotovoltaicos do continente africano, localizados em Cabo Verde, nas ilhas do Sal e de Santiago. Celebra ainda um acordo com a EDP para a alienação de 60 % da Home Energy.

Já no final do ano, e no seguimento da política de rotação de ativos implementada na Martifer Renewables, o Grupo vende os parques que detinha na Alemanha, Bippen e Holleben, com 53,1 MW de capacidade instalada.

2012 é o ano do pleno funcionamento da fábrica da Martifer Metallic Constructions no Brasil. Com capacidade para produzir 12 000 toneladas de estrutura metálica por ano, esta fábrica visa dar resposta aos grandes projetos da empresa no Brasil.

Na Arábia Saudita, a Martifer ganha dois projetos de referência neste novo mercado.

A Martifer Solar conquista o seu primeiro projeto no Brasil: uma instalação fotovoltaica de 300 kW numa fábrica do grupo General Motors em Joinville, no estado de Santa Catarina. A empresa continua o processo de internacionalização com a entrada na Ucrânia, na Roménia e no México.

Em Moçambique é criada a Martifer Amal, em parceria. O Presidente e o Vice-Presidente

da Martifer, Carlos Martins e Jorge Martins, respetivamente, foram os vencedores da segunda edição nacional do prémio atribuído pela Ernst & Young, Entrepreneur of the Year 2007.

A Martifer Energy Systems adquire a Navalria, dando entrada num novo ramo de atividade.

Teve início a produção nas unidades industriais de assemblagem de aerogeradores, de componentes para parques eólicos e de módulos fotovoltaicos.

O Grupo aumenta a sua exposição a mercados fora da europa, com a entrada em mercados promissores. Na construção metálica, destaca-se no primeiro destaca-semestre do ano o início da construção da fábrica de estruturas metálicas num dos mercados com maior potencial de crescimento para os próximos anos: o Brasil. No solar, é adjudicado o primeiro projeto de energia solar fotovoltaica na Índia, em junho.

Em fevereiro, e seguindo a

orientação estratégica do Grupo de focalização nas suas atividades core, a Martifer vende a sua participação de 50 % na REpower Portugal à REpower Systems AG.

(13)

em foco

| 30 anos de história

A Martifer vence o concurso público para a subconcessão dos estaleiros navais de Viana do Catelo.

A Martifer Solar constrói o maior parque solar da América Latina, no México e atinge cerca de 425 MW instalados.

É em maio que a West Sea, empresa criada pela Martifer para assumir a subconcessão, começa a trabalhar em Viana do Castelo. No final do ano, a West Sea assina o primeiro contrato para construção naval. O Brasil recebe o Campeonato Mundial de Futebol, com a Martifer a participar na construção de quatro estádios: Arena Fonte Nova (Salvador da Bahía), Arena Castelão (Fortaleza), Arena da Amazônia (Manaus) e Estádio do Mineirão (Belo Horizonte), com a construção da cobertura solar fotovoltaica. A Martifer Solar conclui um projeto fotovoltaico no Reino Unido e atinge cerca de 560 MW instalados em todo o mundo.

É constituida a empresa Martimetal, com sede em Argel dando início à atividade da Martifer na Argélia. A Martifer assina o contrato de subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

O Brasil recebe o Campeonato Mundial de Futebol, com a Martifer a participar na construção de quatro estádios

A Martifer Renewables concluiu e alienou o seu quarto parque eólico na Polónia

Martifer participa no maior projeto

de arte contemporânea em altura Martifer entra na Suíça com a construção da Ala Este do Aeroporto de Genebra

A Martifer Metallic

Constructions vence o Contrato Global de manutenção da Refinaria de Sines

Batismo do navio polar World Explorer, o primeiro navio oceânico integralmente concebido e fabricado em Portugal A Martifer Solar constrói o

maior parque solar da América Latina

No setor naval, foi entregue ao cliente o primeiro navio construído pela West Sea, em Viana do Castelo. O Viking Osfrid é uma embarcação muito semelhante aos dois navios hotel construídos em 2014 pela Navalria (Viking Hemming e Viking Torgil), tem 79 metros de comprimento e capacidade para 106 passageiros.

O projeto Âncora tem em produção quatro parques eólicos (171,6 MW). Deste projeto fazem parte as duas torres eólicas revestidas com elementos projetados e desenhados por dois artistas de renome internacional, Vhils e Joana Vasconcelos, naquele que é considerado o maior projeto de arte contemporânea em altura.

e, apesar de não ser um cruzeiro muito grande, é singular no seu propósito - viagens de luxo a locais de climas extremos. Foi ainda adjudicada à West Sea a construção do Douro Splendor, um navio hotel para navegar no Douro.

A West Sea entregou ao cliente dois navios-hotel que foram batizados de Douro Elegance e Douro Serenity. Com estes dois navios, a West Sea e a Navalria contam, no seu portefólio de construção, com 9 navios-hotel a navegar no Douro.

A Martifer Renewables vence uma licitação na Argentina, para um projeto de energia solar de 100 MW, localizado na província de San Juan, a 1 000 km da capital Buenos Aires. Este é o primeiro grande passo no desenvolvimento da atividade da Renewables na Argentina. O grupo Martifer vence o contrato para o fornecimento e a montagem da estrutura metálica para o Aeroporto Internacional de Genebra – Ala Este, a primeira obra nesta geografia. Uma obra de referência pela sua complexidade e exigência técnica.

A West Sea vence a construção de um cruzeiro de luxo para navegar na Antártida, o World Explorer. O World Explorer tem 126 metros de comprimento e 16 de boca

Na West Sea, realizou-se o batismo do Navio da República Portuguesa (NRP) Setúbal, o segundo navio militar construído pelo consórcio constituído pela West Sea e a Edisoft para a Marinha Portuguesa.

Decorre na West Sea a cerimónia de batismo do navio polar World Explorer, o primeiro navio oceânico integralmente concebido e fabricado em Portugal. O World Explorer tem 126 metros de comprimento e 16 de boca e, apesar de não ser um cruzeiro muito grande, é singular no seu propósito - viagens de luxo a locais de climas extremos.

Em Moçambique, a Martifer-Visabeira vence a construção da obra para o terminal de armazenagem de granéis líquidos da Galp, na Beira. Um passo importante na indústria de oil&gas. Seguindo a estratégia do Grupo de rotação de ativos dá-se a alienação dos Parques Eólicos de Vila Franca de Xira e Baião, os quais em conjunto dispõem de uma capacidade instalada de 18,9 MW.

A West Sea assina um contrato com a Marinha Portuguesa para a construção de dois Navios Patrulha Oceânica.

Em outubro, a Martifer anunciou a venda do segmento de construção metálica no Brasil, continuando, no entanto, com a atividade de energias renováveis no país.

A Martifer Renewables concluiu e alienou o seu quarto parque eólico na Polónia.

No setor naval, foi entregue à Marinha Portuguesa o primeiro navio patrulha oceânico (NPO) construído pela West Sea, em Viana do Castelo, o NRP Sines. Foi também entregue a draga José Duarte à Dragus INT LDA, a primeira draga de sucção construída pela West Sea. A West Sea vence ainda a construção de mais dois navios de expedição polar, o World Voyager e o World Navigator e a construção de mais dois navios-hotel, o Amadouro e o Arosa. Foi inaugurado o projeto Floresta, localizado no município de Areia Branca, no Brasil. A Martifer Renewables foi responsável pelo desenvolvimento de um parque solar de 100 MWp.

A Martifer Metallic Constructions vence o Contrato Global de manutenção da Refinaria de Sines (3 anos), onde se incluem os trabalhos de manutenção (preventivos, curativos, sistemáticos, etc.) nas diversas especialidades. No projeto ITER, que tem a participação da Martifer desde 2014, realizou-se uma etapa importante, com o Heavy Lift de 25 metros da plataforma temporária para a sua posição final, no pit do edifício Tokamak. Nesta gigante estrutura cilíndrica, será instalado o reator de energia de fusão, o coração do complexo.

Na sequência da Assembleia Geral de Acionistas de 2018 foi aprovado um novo Modelo de Governo do grupo Martifer que pretende promover uma visão e gestão integrada e transversal do Grupo, uma ambição consciente de crescimento do Grupo.

(14)

projetos

do passado

e do

futuro

São muitos os projetos pelos quais temos orgulho por ter deixado a nossa marca. Da saúde ao desporto, das infraestruturas aos edifícios residenciais, da energia à indústria naval, abraçámos grandes desafios e temos a nossa história espalhada pelo mundo. Queremos continuar a construir

mais e melhor!

estádio do dragão

portugal | 2003

ponte prefeito pereira passos

brasil | 2014

30

les halles

frança| 2016 2005 European Steel Design Awards European Award for steel structures

(15)

em foco

| projetos do passado e do futuro

estádio arena castelão

brasil| 2012

aeroporto de genebra

suiça | 2020

estádio de lyon

(16)

projeto âncora

portugal | 2016

estádio da luz

(17)

em foco

| projetos do passado e do futuro

nrp sines

portugal | 2018

caja mágica

espanha | 2008

museu do amanhã

brasil | 2013

kask

arábia saudita | 2013 2016 Leading Culture Destinations Award 2016: Melhor Novo Museu nas Américas do Sul e Central

2016

Business Insider (2016): The 100 coolest works of architecture in the world

(18)

iter

frança B13: 2017 - Tokamak: 2019

arena amazônia

brasil | 2013 2020

Prémio Secil Arquitetura

sede da edp

portugal | 2015 2015 European Steel Design Awards European Award for steel structures

(19)

em foco

| projetos do passado e do futuro

sede da repsol

espanha | 2009

renault marrocos

marrocos | 2009

torre zero zero

(20)

aeroporto de dublin

irlanda | 2010

birmingham new street

reino unido | 2014 2015

Portugal Awards SAPA Building System Soluções de Proteção e Segurança - Internacional

(21)

em foco

| projetos do passado e do futuro

torre sacyr

espanha | 2007

sede da telefónica

espanha | 2007

refInaria da galp

portugal | 2011

(22)

world explorer

portugal | 2019

ponte da ulla

espanha | 2015

fábrica sain gobain

(23)

sweedwood

portugal | 2007

em foco

| projetos do passado e do futuro

aeroporto fsc

portugal | 2007

hangares airbus

frança | 2013 2006

ACI Airport Service Qaulity Award: 3rd Best Airport in Europe 2006

2007

ACI Airport Service Qaulity Award: Best Airport in Europe 2007

(24)

1990 a 1995 1995 a 2005 2005 a 2006 2006 até hoje

a marca que marca

É da junção de duas palavras que surge a palavra Martifer: Martins, sobrenome dos fundadores e Ferro, a matéria prima que está na génese da empresa.

Em 2006, já com um portefólio reconhecido internacionalmente, a marca faz a sua maior mudança, suportada num aprofundado estudo de mercado.

A marca Martifer é a representação visual da personalidade da empresa, dos seus valores e da mensagem que quer transmitir: qualidade, confiança e diferenciação nas soluções e serviços que fornece aos seus clientes.

A identidade da marca e o

reconhecimento da sua notoriedade permite a diferenciação da

concorrência e o posicionamento estratégico dentro do seu mercado, sendo reconhecida pelos clientes.

(25)

parabéns!

grupo martifer

| 30 anos

30 anos a UNIIR: Unir Peças, unir Clientes, unir Pessoas.

Aprendi e amadureci e tenho o “peso” (–kg) de 30 anos de conhecimento, para conseguir enfrentar os novos

desafios que o futuro nos desenha.

Muitos Parabéns à Martifer pelos 30 anos! O ano 2020 foi um ano difícil, um ano de luta mas também de conquistas,

onde os valores da Martifer fizeram ainda mais sentido: Rigor, Humildade, Espírito de entreajuda e solidariedade, capacidade de trabalho e compromisso. É um orgulho fazer parte do grupo Martifer, devemos celebrar e agradecer a dedicação de todos. Que venham mais

e mais anos de vida e de sucesso para todos nós! “Félicitations Martifer”

Pois é, já passou mais um ano de trabalho duro, de altos e baixos, mas com muitas conquistas e muita aprendizagem. Fazer parte desta grande Empresa é considerá-la como família, cuidamos Dela, preocupamo-nos com Ela e queremos vê-La cada vez melhor. Parabéns Martifer! Em mais de 30 PAÍSES, 30 ANOS a CONSTRUIR!

mário reis gonçalves

fachadas

Felicidades Martifer y, en especial, a todas las personas que han hecho posible esta travesía de 30 años, pues

una vez más, se ha demostrado que independientemente del tamaño de la

empresa, con gente comprometida y capaz, todo es posible. ¡¡A por otros 30!!

miguel ángel ruiz

comercial| martifer españa

O que nos define nestes

Parabéns Martifer! Que o triunfo seja uma constante nos próximos 30 Anos!

Talento Rigor Inovação Notoriedade Trabalho Ambição Audácia Novidade Orgulho Satisfação

adriana, dina e inês

planeamento e controlo de gestão

lurdes marques

compras

It’s the 30th anniversary and we are really proud of that. I would like

to thank and congratulate all the members who were part of this massive success. Being in my first year

in Martifer encourages me to help in accomplishing more successful years

with the group. mahmoud azmy (egyptian)

site manager | saudi martifer

Fazer parte desta empresa é um orgulho para a equipa

da contabilidade e comemorar mais um

aniversário é uma Alegria. Parabéns à Martifer pelos 30 anos.

equipa da contabilidade

Esta frase descreve sucintamente os 30 ANOS da existência da Martifer. A Martifer teve sempre como principal foco fazer melhor, com o objetivo de sermos o melhor que podemos no que fazemos, e não

com o desejo egoísta de alcançar o sucesso a qualquer preço.

Todo o sucesso que a Martifer alcançou foi, e é, fruto de um trabalho árduo, é uma mera consequência. Que esta filosofia se mantenha integrada na estratégia da Martifer.

Parabéns Martifer!

daniel machado

operations | martifer uk

“Sucesso normalmente contempla aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele.”

Henry David Thoreau

trajetória e que deixaram a sua marca impressa em um momento de história de ascensão, vitória, crescimento, superação e conquista. Que o trabalho realizado seja fonte de inspiração, realização profissional e pessoal para todos.

Os Parabéns hoje vão para cada um dos que fizeram parte deste Grupo nestes 30 anos, desta

milton pereira

operações | martifer frança

PARABÉNS MARTIFER!

Parabéns à Martifer por ter iniciado de tão pouco e ter conseguido construir uma empresa imponente no seu domínio de atividade. Parabéns pela convicção de bem responder às solicitações dos seus Clientes, e pela ousadia

em investimentos importantes, que foram fundamentais para o Grupo. Parabéns por ter bem definida a sua área estratégica e visão corporativa que determinam de forma

objetiva o caminho a seguir por toda a equipa. Parabéns pelo Sucesso devido à Excelente Equipa de colaboradores, pelo seu profissionalismo, espírito de equipa e de superação

que, perante desafios, não baixam os braços e lutam com motivação e determinação na realização dos projetos

ganhos e ainda a ganhar. sara silva comercial sara quaresma contabilidade Persistência Amor Respeito Alegria Batalha Ética Naturalidade Solidariedade Martifer, 30 Anos gil lopes

(26)

Grupo assinala o 30º

aniversário, Alberto

Coelho celebra 20 anos

de Martifer. Ao longo

dos anos, fez parte de

projetos de referência

em várias geografias.

Com base na sua vasta

experiência, alicerçada

no conhecimento da

área das construções

metálicas, assume

desde 2017 a função de

diretor coordenador

de grandes projetos de

construção do Grupo.

Em entrevista, partilha

connosco a sua visão e

o seu percurso.

entrevista a alberto coelho, diretor coordenador de grandes projetos

curso. Como foram os primeiros meses?

ALBERTO COELHO | A Martifer foi o meu primeiro emprego. Entrei para a Martifer em setembro de 2000, integrado numa equipa de direção de obra. Nessa altura, quem entrava para a direção de obra começava como preparador de trabalho. Ainda hoje acredito que, para um novo colaborador que integre a produção, esta é a melhor forma de conhecer a empresa e os vários processos da produção. Após um ano em Oliveira de Frades, em 2001, fui destacado como diretor de obra para a Metalruda. A Metalruda era, na al-tura, a maior concorrente da Martifer em Portugal e tinha sido recentemente com-prada pela Martifer, não só para eliminar a concorrência, mas também para trazer para a Martifer o know-how que tinha, fruto dos muitos anos de experiência da Metalruda em projetos de elevada complexidade. A Metalruda que, entretanto, mudou de nome para Martifer Benavente, era na altura uma grande escola e foi para mim marcante ter tido a oportunidade de trabalhar e apren-der com profissionais com enorme experiên-cia e elevados conhecimentos técnicos. Em 2005, recebi o convite para incor-porar a equipa de produção da Martifer Polska como responsável de produção dos projetos de estrutura metálica. Após 2 anos no mercado Polaco, em 2007 regresso a Portugal. Entre 2007 e 2012, enquanto gestor de projetos, estive en-volvido em diversos projetos de edifícios industriais, de onde destaco o projeto de reconversão da refinaria da Petrogal em Sines, um projeto de grande dimensão que marcou a entrada da Martifer na in-dústria do Oil and Gas.

Em 2012, sou novamente convidado para um projeto internacional, como responsá-vel de produção de estruturas metálicas em França. Também em 2012, inicio o meu primeiro projeto em França, na cons-trução de um Hangar de manutenção para a Airbus, em Toulouse. Este projeto foi o início de um conjunto de projetos de

outros. Estes projetos têm sido a nossa imagem de marca no mercado francês e têm aberto portas para outros projetos e outros mercados, nomeadamente o Ae-roporto de Genebra, na Suíça e a Gare de Mons, na Bélgica.

Em 2017, com a assinatura do contrato para a construção da nova Ala Este do Aeroporto de Genebra, fui convidado para formar e liderar a equipa de produ-ção para a execuprodu-ção do projeto. Nesta altura foram dados os primeiros passos para a criação da direção de produção de Grandes Projetos que tenho vindo a coordenar desde então.

MN | Fazendo uma retrospetiva à sua en-trada na empresa, o que considera mais importante no seu desenvolvimento profissional? Em que medida a Martifer contribuiu para esse desenvolvimento?

AC |Teria de destacar a oportunidade que me foi dada para estar envolvido na execução de projetos de estrutura metá-lica de grande dimensão e complexidade técnica por toda a Europa.

MN | Participou em muitos projetos ao longo do seu percurso dentro da empre-sa. Qual o projeto que mais o marcou e porquê?

AC |Para além de todos os projetos que mencionei anteriormente e que foram decisivos no meu desenvolvimento pro-fissional, por diversas razões tenho de destacar o Aeroporto de Genebra. Por se ter tratado de um projeto de grande di-mensão e complexidade técnica, realizado num mercado novo, com todas as dificul-dades daí resultantes.

O trabalho de excelência realizado pela Martifer, no meu entender, resume tudo o que a Martifer é hoje, em termos de capacidade técnica e de produção, matu-ridade na organização e adaptabilidade a novos mercados e culturas.

MN | O Grupo tem no seu portefólio grandes projetos reconhecidos

internacio-Nesta altura

foram dados os

primeiros passos

para a criação

da direção de

produção de

grandes projetos

que tenho vindo

a coordenar

desde então.

o grupo martifer,

pelo currículo,

pela estrutura e

pela capacidade

atual está, no meu

entender, capacitado

para executar a

maioria dos grandes

projetos que se

realizam na europa e

no mundo

O trabalho

de excelência

realizado pela

Martifer, no

meu entender,

resume tudo o

que a Martifer é

hoje, em termos

de capacidade

técnica e de

produção,

maturidade na

organização e

adaptabilidade a

novos mercados

e culturas.

(27)

entrevista

| alberto coelho

estádio? E quais as maiores dificuldades encontradas no nosso processo de obra?

AC |O grupo Martifer, pelo seu histórico, pela sua estrutura e pela sua capacidade atual está, no meu entender, capacitado para executar a maioria dos grandes proje-tos que se realizam na Europa e no Mundo. No entanto, ao estarmos adaptados a este tipo de projetos, temos, na minha opinião, processos algo rígidos que não nos permitem a mesma flexibilidade de outras empresas do setor.

A nossa qualidade e capacidade que é muitas vezes reconhecida e elogiada pelos nossos clientes resulta, em alguns casos, numa menor flexibilidade para alterações e na necessidade de um planeamento rigoroso, por vezes implicando prazos de execução mais alargados.

A gestão destas limitações em termos de flexibilidade e prazos, nomeadamente pela antecipação de problemas e com foco no rigor de execução e planeamen-to, é fundamental para conseguirmos cor-responder às expectativas do cliente.

MN | Na maioria dos projetos levados a cabo, a Martifer tem que se articular com outros parceiros. Quais são os aspetos determinantes para que essas parcerias sejam bem sucedidas?

AC |A seleção dos parceiros para a execu-ção dos projetos é determinante para o re-sultado da parceria. A escolha das parcerias não pode resultar apenas do fator preço. Temos conseguido criar parcerias com empresas que, à semelhança da Martifer, têm uma vasta experiência em projetos de grande dimensão e estão posicionadas por toda a Europa e em alguns casos à escala Mundial.

MN | Com presença em vários países, há diferenças significativas no planeamento e na gestão de obra nas diferentes geo-grafias onde trabalhamos?

AC |As práticas e a cultura de organização e gestão das obras nos vários mercados onde atuamos podem ser bastante

dis-pares, mesmo dentro da Europa. Apesar de a Martifer ter hoje experiência nos vários mercados em que opera, no início do nosso processo de internacionalização os diferentes requisitos e exigências dos mercados foram, certamente, uma das maiores dificuldades que encontrámos na execução dos projetos.

Também o fator distancia é determinante no planeamento e na gestão de obra. Um bom exemplo disso foi o planeamento do estádio de Bouaké, na Costa do Marfirm, onde a estrutura foi toda fabricada antes do início dos trabalhos de montagem. São também exemplos alguns projetos em França, na Suíça ou na Bélgica onde, apesar da distância, é possível fazer um planeamento para entregas “just in time”, com o fabrico da estrutura a

desenrolar--se em paralelo com a montagem. Este tipo de projetos com entregas “just in time”, apesar de nos permitirem uma redução do prazo global das obras, obri-gam a uma gestão e planeamento muito rigorosos de todo o projeto.

MN | Como é que pensa que os outros players nos vêem? Na sua opinião, quais as três características que fazem da Martifer uma referência no mercado e porquê?

AC |Pelo portefólio de projetos realizados ao longo destes 30 anos de existência, a Martifer é hoje claramente uma referência no mercado europeu das construções metálicas. A cultura de resiliência, o know-

how das nossas equipas, adquirido ao logo

de inúmeros projetos de grande dimen-são e complexidade técnica e o rigor e pragmatismo fortalecidos ao longo destes últimos anos de crise, fazem da Martifer, hoje, uma empresa capaz de dar respos-ta aos maiores desafios e de realizar os maiores projetos.

MN | Como tem visto a evolução do Grupo? O que mudou e o que se man-tém na sua cultura ao longo dos anos?

AC |Face às dificuldades e adaptações que a empresa passou no passado recente, nomeadamente pela entrada em merca-dos de maior dimensão e maior exigência,

julgo que hoje a Martifer é uma empresa mais pragmática, com maior rigor na exe-cução dos projetos, com mais maturidade e maior capacidade técnica.

Fazem ainda parte do ADN da empresa pessoas chave nos vários setores que ao longo dos anos têm conseguido passar aos mais novos os valores da empresa, nomeadamente a persistência e resiliên-cia que têm sido imagem de marca da Martifer desde o início e que nos têm permitido ultrapassar as dificuldades dos últimos anos.

MN | O que faz da Martifer uma empresa aliciante para se trabalhar? Que conselho daria aos jovens que começaram agora a trabalhar na Martifer?

AC |A Martifer é uma empresa de re-ferência a nível Europeu no setor das construções metalomecânicas, envolvida em grandes projetos e com presença em vários mercados a nível mundial.

Temos uma equipa que alia a maturidade de colaboradores com largos anos de experiência no setor e novos colabora-dores que são hoje fundamentais para o crescimento e futuro da empresa. Com a rotatividade que temos tido nos últimos anos, há uma necessidade cons-tante de formação e crescimento dos novos colaboradores. Essa mesma

rotati-A nossa qualidade e capacidade que é muitas vezes

reconhecida e elogiada pelos nossos clientes resulta,

em alguns casos, numa menor flexibilidade para

alterações e na necessidade de um planeamento

rigoroso, resultando por vezes em prazos de

execução mais alargados.

Temos conseguido

criar parcerias

com empresas que

à semelhança da

Martifer, têm vasta

experiência em

projetos de grande

dimensão e estão

posicionadas por

toda a Europa e

em alguns casos à

escala Mundial.

Este tipo de

projetos com

entregas “just in

time”, apesar de

nos permitirem

uma redução do

prazo global das

obras, obrigam

a uma gestão

e planeamento

muito rigorosos de

todo o projeto.

(28)

vidade permite aos novos colaboradores poderem perspetivar uma progressão rápida na carreira.

Para um novo colaborador, julgo que é fundamental ter humildade e vontade para aprender com os colaboradores mais anti-gos e com a história do Grupo e ter a am-bição e paciência para aproveitar as oportu-nidades que irão certamente aparecer.

MN | Em 30 anos de história há epi-sódios marcantes. Tem alguma história divertida que queira partilhar?

AC |Por vezes conto uma história que se passou numa receção de obra na refinaria de Sines e que ilustra a necessidade de se definirem bem os critérios de aceitação no início do projeto.

Um dos critérios de aceitação das es-truturas na Petrogal era o de garantir o acesso a todas as válvulas de manutenção da unidade.

Durante a receção, o representante da Petrogal queixava-se que faltavam banca-das de acesso a algumas válvulas coloca-das mais altas e que por isso não podia rececionar a estrutura.

Quando o nosso cliente respondeu que

vez que conseguia chegar facilmente às válvulas, o representante da Petrogal res-pondeu que, infelizmente, os operadores daquela unidade eram todos de estatura muito baixa.

MN | Por fim, o que perspetiva para os próximos 5 anos da Martifer e que men-sagem deixaria para a nossa equipa?

AC |A minha expectativa é que a empre-sa fique mais robusta integrando os novos colaboradores que entram hoje na orga-nização, criando uma equipa capaz de dar resposta aos novos projetos e desafios do futuro.

Se mantivermos e fomentarmos a cultura de rigor, pragmatismo e resiliência que nos fez ultrapassar as dificuldades dos últimos anos, estou confiante que daqui a 5 anos teremos uma empresa ainda mais forte e cada vez mais uma referência no setor dos projetos de grande dimensão e de grande complexidade técnica na Europa e no Mundo.

Se mantivermos

e fomentarmos

a cultura de rigor,

pragmatismo e

resiliência que nos

fez ultrapassar as

dificuldades dos

últimos anos, estou

confiante que daqui

a 5 anos teremos

uma empresa

ainda mais forte e

cada vez mais uma

referência no setor

dos projetos de

grande dimensão

e de grande

complexidade

técnica na Europa

e no Mundo.

Com formação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Alberto Coelho iniciou o seu percurso no grupo Martifer em 2000, integrado numa equipa de direção de obra. Ao longo de 20 anos desempenhou funções em vários projetos e várias geografias, o que lhe deu uma vasta experiência e conheci-mento na área das construções metálicas, onde atualmente coorde-na os grandes projetos.

Nos seus tempos livres gosta de praticar jogging e de estar com os 3 filhos. Portugal é o melhor destino de férias e elege Viseu, cidade onde nasceu e mora, como a melhor para viver “Atualmente não me vejo a trocar a qualidade de vida de Viseu por outra cidade”. Gosta de cinema, apesar de não ter muito tempo, e destaca alguns filmes mais antigos, como o “Perfume de mulher” e “Um domingo qual-quer”, ambos com o Al Pacino.

Por vezes impaciente, mas com a resiliência como principal quali-dade, afirma que tem tido a sorte de encontrar várias pessoas por quem sente admiração e respeito e que são referência na sua vida pessoal e profissional. Destaca os pais, que lhe ensinaram os valores que o tornaram a pessoa que é hoje e a mulher, por quem tem a maior admiração, que foi sempre capaz de manter a normalidade na família, mesmo nas suas ausências.

ALBERTO COELHO

43 ANOS

diretor coordenador de grandes projetos

Referências

Documentos relacionados

Ligado (marca de verificação) ou desligado (sem marca de verificação); X-PAND, temperaturas, pressão, tanques, tensões, combustível, ECO, cruzeiro, navegação, registro de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Se houver alteração das alternativas (a, b, c, d) divulgadas pelo gabarito provisório como sendo a correta, os efeitos decorrentes serão aplicados a todos os candidatos,

O Memorial é um texto em que o candidato apresenta uma descrição sobre suas experiências de trabalho ou de estudo, devidamente comprovadas. No texto do Memorial o

1.4 As vagas para bolsistas ofertadas neste edital, terão duração de três meses, conforme previstos no projeto de ensino “Clube de estudos online” aprovado pelo edital

Proporcionar aos estudantes bolsistas, sob orientação de pesquisadores, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento

A inscrição para credenciamento ao Edital para Produção de Máscaras para contenção do COVID- 19 será realizada por meio do preenchimento da ficha de inscrição, a ser

8.4 As ocorrências não previstas neste Edital, os casos omissos e/ou duvidosos serão resolvidos, em caráter irrecorrível, pelo coordenador do Projeto e pela