• Nenhum resultado encontrado

PROJECTO DE LEI N.º 167/VIII ELEVAÇÃO DE PEROSINHO À CATEGORIA DE VILA. Introdução. Caracterização histórica. Origem da denominação da freguesia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJECTO DE LEI N.º 167/VIII ELEVAÇÃO DE PEROSINHO À CATEGORIA DE VILA. Introdução. Caracterização histórica. Origem da denominação da freguesia"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROJECTO DE LEI N.º 167/VIII

ELEVAÇÃO DE PEROSINHO À CATEGORIA DE VILA

Introdução

A freguesia de Perosinho situa-se no centro do concelho de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, tem uma população de 5091 habitantes, segundo os censos de 91, e 4200 eleitores, encontrando-se em franco desenvolvimento económico e social, beneficiando da sua localização estratégica: próximo do litoral e com acesso à auto-estrada e ao IC2.

Caracterização histórica

Origem da denominação da freguesia

Acredita-se que as freguesias de Perosinho e Pedroso tiveram uma origem comum - a antiga povoação do Monte Murado. Essa origem comum reflecte-se também nos nomes, pois ambos têm a ver com as condições geológicas do terreno. Assim, derivam de petra (pedra, em latim) e de petrosus, pedregoso, penhasco, adjectivo que alude à pedra que abundava no Monte Murado e ao Crasto que aí existiu.

Ao descerem à planície circundante, os antigos habitantes do Monte Murado atribuíram, naturalmente, o nome de seu «berço» primitivo às povoações que fundaram. Daí, uma chamar-se Petroso ou Pedroso e a outra, porque era mais pequena, Petrosinho ou Pedrosinho. O «d», com o passar dos séculos, desaparece do nome de Perosinho.

(2)

Aspectos de interesse histórico

— Monte Murado

Perosinho não abunda em vestígios arqueológicos. No entanto, hoje sabe-se que o Monte Murado, antes da ocupação romana, foi habitado por um povo chamado Turdulos Velhos. E na vertente ocidental do Monte Murado, situada dentro dos limites de Perosinho, foram encontrados alguns objectos de pedra polida que remontam ao período do Neolítico. Neste monte existiu um castro de grande importância.

— Via Militar Romana

Por Perosinho passou uma via militar romana, a denominada Itinerária do Imperador António Pio (séc. III), que ligava Lisboa a Braga. Esta estrada romana aparece referida em vários documentos medievais e situar-se-ia num traçado paralelo à actual estrada nacional I, pois passava por Brantães, em Sermonde, e por Guimarães e Crasto, dois lugares de Perosinho.

— As calçadas de Crasto e da Boavista

Até meados do nosso século, existiu, no lugar de Crasto, um troço de calçada tipicamente romana que hoje deu lugar ao asfalto.

O homem e o progresso também se encarregaram de diversas reconstruções, em diferentes épocas, da calçada da Serra, que se inicia no lugar da Boavista e atravessa a serra de Negrelos, em direcção a Gaia, e que, em tempos remotos, integrou o percuso da via militar romana, e hoje é apelidada de «calçada romana».

(3)

As igrejas paroquiais eram as que tinham baptistérios próprios. Através do baptismo, as pessoas tornavam-se filii ecclesiae (filhos da igreja), daí deriva o termo freguesia.

A fórmula mais usada para designar as freguesias é dizer-se o nome do orago e o topónimo. Assim, como o padroeiro é São Salvador, a freguesia é conhecida por São Salvador de Perosinho.

A primitiva igreja matriz foi construída no séc. XII e demolida nos finais do séc. XVIII para, no mesmo local, ser erigido o templo actual, inaugurado em 1802. Um século mais tarde, em 1914, quando se efectuavam algumas reparações na igreja, foi encontrada uma lápide antiga que atesta o ano de 1132 como o momento da fundação da primeira igreja. Atendendo ao seu valor histórico, a lápide foi colocada na frontaria do templo.

Os cruzeiros, mesmo que não possuam grande valor arquitectónico, ou muitos anos de história, são marcos de fé erguidos com custo e amor pelos nossos antepassados. O cruzeiro mais valioso de Perosinho é o que se encontra no adro da igreja e a data da sua feitura é 1676.

Há ainda na freguesia, várias capelas que importa referir: a capela do Senhor do Calvário, em Sergueiros, e a da Senhora do Alívio, em Brandariz, datadas do séc. XVIII, a de Santa Marinha, em Sergueiros, erguida em 1320, e a da Senhora do Pilar, em Crasto, provavelmente a mais antiga de todas, até porque se julga que possa ter servido de igreja paroquial antes de 1132.

Caracterização sócio-económica

Perosinho é uma das 24 freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia, que se situa na região do Douro Litoral, margem esquerda do rio Douro.

(4)

Confronta a norte com as freguesias de Canelas e Pedroso, a este com esta última, a sul com Grijó e Sermonde e a oeste com Serzedo.

Com um território que se estende por, aproximadamente 4,75 Km2, no recenseamento de 1991 residiam em Perosinho 5091 habitantes.

A freguesia de Perosinho tem actividade económica assente na agricultura, indústria e comércio.

A agricultura, que outrora foi uma actividade de grande importância, actualmente ocupa uma pequena parte na economia de Perosinho. A indústria tem crescido de forma notória, principalmente no ramo da metalúrgia, serralharia, ferragens e têxtil. Em relação à actividade comercial, predominam os pequenos estabelecimentos.

Indústria

Metalúrgias, serralharias e ferragens - 15 pequenas e médias empresas, sendo a VALSAN a de maior importância, empregando cerca de 336 trabalhadores, logo seguida pela firma SOTEPORTA, com cerca de 205 trabalhadores.

Indústrias têxteis - 6 empresas, destacando-se a firma Guerner & Irmãos, com cerca de 90 trabalhadores.

Mobiliário, construção civil e outras - 15 empreas, destacamos a firma José Correia Ramos, Lda, que produz máquinas para etiquetas, e passamanarias, com cerca de 20 trabalhadores.

Comércio e serviços

No sector terciário, temos vários estabelecimentos: um posto de abastecimento de combustíveis da BP/Mobil, restaurantes (destacamos o «Quinta da Pena» e Três Duques - salão para banquetes com capacidade para 1000 pessoas), discoteca, mercearias, minimercados, cafés, tabernas, talhos, peixarias padarias, móveis, material

(5)

eléctrico, fotografia e video, louças e artigos decorativos, jornais e revistas, drogaria, stands de automóveis e ourivesaria. Contamos também com alguns escritórios de contabilidade, de advogados, empresas de mediação imobiliária, consultórios médicos, laboratório de análises clínicas, uma empresa de transportes de passageiros - União de Transportes dos Carvalhos, com carreiras regulares para Espinho, Carvalhos, e Porto; serviço de aluguer de táxis.

Equipamentos sociais

Habitação social (104 fogos em fase de conclusão); Sede da junta de freguesia;

Unidade de saúde de Perosinho; Farmácia;

Centro Social e Paroquial de Perosinho, que engloba creche familiar, jardim infantil e centro de dia para a 3ª idade;

Jardim das colectividades, da Mouta, do Senhor do Calvário; Praceta da Boavista, Praceta do Senhor do Calvário;

Escolas primárias e pré-primárias do Loureiro n.º1, Loureiro n.º 2 e Brandariz; Banco Português do Atlântico (em fase de instalação);

Cemitério;

Sanitários públicos;

Centro Reto (apoio a toxicodependentes);

Parque infantil de Sergueiros, Boavista, e Fontaínhas; Lavadouros públicos;

Fontenários públicos.

(6)

Clube de Futebol de Perosinho (com estádio de futebol, polidesportivo e pista de atletismo);

Clube de Caçadores de Vila Nova de Gaia (com campo de tiro); Rancho Folclórico de Perosinho (com sala de espectáculos); Biblioteca Pública de Perosinho;

Associação Recreativa de Perosinho (com sala de espectáculos);

Grupo Musical da Mocidade Perosinhense (com sala de espectáculos); Escola de música;

Escola de karaté;

Escola de dança e ginástica.

Festas, romarias e outros eventos Festa em honra de Nossa Senhora do Carmo;

Festa em honra de Santa Marinha;

Festa em honra de Nossa Senhora do Pilar; Semana cultural;

Festival folclórico.

Personalidades ilustres

Dr. João Ferreira da Silva Oliveira - médico e Prof. Catedrático, nascido em 1815; Padre Meireles - Eduardo Augusto Vieira de Meyreles - literato e jornalista;

D. Alzira Pacheco – benemérita;

Padre José Ribeiro de Araújo - jornalista, escritor e investigador da história de Perosinho.

(7)

Perspectivas futuras

A construção da VL5 que ligará o nó da auto-estrada, em Grijó, no IC2 e atravessa a parte sul da freguesia potenciará o desenvolvimento do Parque Empresarial de Perosinho em terrenos com a área de 60 ha e que no PDM estão classificados como zona industrial.

Está em constituição uma empresa mista com a participação da Câmara Municipal de Gaia e investidores privados, que irá promover este importante empreendimento.

Está em fase de conclusão um conjunto habitacional com 104 fogos de habitação social, na rua Clube de Futebol de Perosinho, que dará resposta a todas as necessidades de habitação condigna dos perosinhenses.

Vai-se iniciar a construção de um centro cívico em Brandariz, com espaços de lazer, um edifício com cafetaria, quiosque, sala de exposições e esplanada; a obra estará concluída durante o ano de 2001.

A freguesia de Perosinho reúne todos os requisitos exigidos pela Lei n.º 11/82, de 2 de Junho, para ser elevada à categoria de vila.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado do Partido Social Democrata abaixo assinado, apresenta o seguinte projecto de lei:

Artigo único

A povoação de Perosinho, no concelho de Vila Nova de Gaia, é elevada à categoria de vila.

Referências

Documentos relacionados

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Dessa maneira, os resultados desta tese são uma síntese que propõe o uso de índices não convencionais de conforto térmico, utilizando o Índice de Temperatura de Globo Negro e

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é