• Nenhum resultado encontrado

TERMO DE REFERÊNCIA - PREGÃO 09/ O objeto da presente licitação é Contratação de empresa (as) para serviços de informativa, compreendendo:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TERMO DE REFERÊNCIA - PREGÃO 09/ O objeto da presente licitação é Contratação de empresa (as) para serviços de informativa, compreendendo:"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA - PREGÃO 09/2017 - OBJETO

1.1. O objeto da presente licitação é Contratação de empresa (as) para serviços de informativa, compreendendo:

1.1.1 - Fornecimento de Solução de Rede Local sem Fio (WLAN) – WI-FI; 2. INTRODUÇÃO

O presente Termo de Referência engloba em seu processo de contratação as fases de Planejamento da Contratação, Seleção do Fornecedor e Gerenciamento do Contrato, abordagem detalhada da fase de Planejamento da Contratação, Análise de Viabilidade, conforme a pertinência ao objeto licitado, requisitos constantes nos artigos 8º, 10, 11, 12 13 da Instrução Normativa – MPOG nº 4 de 12 de novembro de 2011.

3. DOS SERVIÇOS

3.1 FORNECIMENTO DE SOLUÇÃO DE REDE LOCAL SEM FIO (WLAN) – WI-FI 3.1.1 - OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO

Redes wireless tornaram-se populares em vários mercados, incluindo Saúde, Varejo, Manufatura, Logística, Turismo, Educação e também no Governo. As facilidades proporcionadas pela solução têm gerado ótimos ganhos de produtividade nas utilizações de terminais e coletores de dados, notebooks, palmtops, PDAs e desktops para coletar, transmitir e receber dados em tempo real para processamento em servidores centralizados.

Devido ao crescimento da computação móvel, surgiu a necessidade de novos meios de transmissão de dados. Interligar as redes, adicionar novos usuários e equipamentos à rede e permitir a comunicação onde há dificuldade/impossibilidade da passagem de cabos tornaram-se possível com o surgimento das Redes Locais Sem Fio (Wireless LAN). A solução de Rede Sem Fio já é uma tecnologia massificada no mundo inteiro, proporcionando segurança, escalabilidade e confiabilidade. Com a popularização dos equipamentos portáteis como Notebook, e recentemente os PDAs, com acesso à Internet através da tecnologia de Rede Sem Fio, torna-se cada vez mais necessária esta solução, que não necessita de utilização de cabo para se conectar à rede mundial de computadores.

(2)

No mercado existem equipamentos para ambiente doméstico, para pequenas, médias e grandes empresas. A solução analisada foi para médias empresas e a base para início dos estudos foi a quantidade média de 60 pessoas conectadas em diversos equipamentos Access Points distribuídos nas instalações do CREMEB e por questões de segurança em uma rede física isolada da rede Coorporativa.

A Rede local Sem Fio proporcionará aos funcionários, conselheiros e visitantes do CREMEB mobilidade nas suas ações sem a necessidade da utilização de cabo, proporcionando dinamismo e praticidade da vida moderna, pois oferece uma nova opção para concepção de rede.

Diante do exposto, o termo de referência tem como objetivo a contratação de empresa para fornecimento de solução de hardware e software para provimento de acesso à Internet via rede wireless, com utilização de tecnologia Wi-Fi.

3.1.2 - FUNDAMENTAÇÃO DO OBJETO DA CONTRATAÇÃO

As redes sem fio não visam competir ou substituir as redes cabeadas, mas sim complementá-las, permitindo a visualização rápida dos dados independentemente da localização do usuário, com grande flexibilidade na localização das estações.

A solução funcionará como instrumento fundamental no apoio aos médicos e visitantes em geral no acesso à Internet utilizando qualquer tipo de dispositivo, por meio de qualquer canal de comunicação.

As redes transmitem e recebem dados através de radiofrequência, minimizando a necessidade de conexões cabeadas e proporcionando, consequentemente, diminuição de custos e aumento da mobilidade aos usuários. Assim sendo, redes wireless combinam conectividade de dados com a mobilidade do usuário. O CREMEB utiliza atualmente uma solução deficitária de rede sem fio instalada e por questões de segurança está totalmente isolada de sua rede corporativa.

Entretanto, essa solução já não atende aos requisitos atuais de usabilidade, desempenho e segurança necessários para o CREMEB.

3.1.3 - RESUMO DA ANÁLISE DE IMPACTO DA CONTRATAÇÃO 3.1.3.1 A prestação de serviço total desse termo de referência garante:

3.1.3.1.1 Flexibilidade: Dentro da área de cobertura, um determinado dispositivo pode se comunicar sem nenhuma restrição. Além disso, permite que a rede alcance lugares onde os fios não poderiam chegar.

(3)

3.1.3.1.2 Facilidade: A instalação pode ser rápida, reduzindo a passagem de cabos através de paredes, canaletas e forros fazendo, portanto, uso mais eficiente do espaço físico.

3.1.3.1.3 Redução do custo agregado: mesmo mais dispendiosa que uma rede cabeada, a rede sem fio agrega vantagens como a melhor utilização dos investimentos em tecnologias existentes como: laptops, rede de dados e voz, aplicativos; e agilidade nas respostas aos clientes.

3.1.3.1.4 Diversas topologias: Podem ser configuradas em uma variedade de topologias para atender a aplicações específicas. As configurações são facilmente alteradas com facilidade de expansão e manutenção reduzida.

3.1.4 RESUMO DA ANÁLISE DE VIABILIDADE DA CONTRATAÇÃO

3.1.4.1 Na análise de viabilidade foram levantadas as configurações técnicas com base nas necessidades de negócio do CREMEB.

3.1.4.1.1 Vantagens esperadas pela solução escolhida:

✓ Restrição de passagem de cabos apenas para os equipamentos que emitem o sinal Wi-Fi;

✓ Menor necessidade de manutenção, fácil expansão e robustez. Estes fatores diminuem o tempo para recuperação dos investimentos realizados na implantação; ✓ Proporciona à rede atingir locais onde não seria possível alcançar através de cabeamento;

✓ Diversas tecnologias de configurações facilmente alteradas;

✓ Vários equipamentos podem trabalhar simultaneamente sem comprometer o funcionamento dos outros;

✓ Permite o uso em ambientes internos e externos;

✓ Mobilidade, permitindo que os usuários estejam conectados à rede em qualquer lugar dentro da organização;

✓ Instalação rápida e fácil, pois não há necessidade de passar cabos por paredes e tetos para conexão dos dispositivos clientes.

3.1.5 REFERÊNCIAS A ESTUDOS PRELIMINARES

3.1.5.1 Conforme aumento da demanda de médicos e visitantes à sede do CREMEB, ficou determinado pela direção da Instituição e no alinhamento elaborado pelo DETIN foi detectada a necessidade de adquirir nova solução de rede sem fio isolada da rede corporativa, necessária para agregar um melhor serviço aos médicos visitantes, de forma a garantir uma maior estabilidade do sistema em relação ao atual.

(4)

3.1.6 DO OBJETO

O objeto é a contratação de empresa, sob regime de empreitada por preço global, para fornecimento de solução de rede local sem fio (WLAN-WI) com topologia distribuída e gerenciamento centralizado englobando equipamentos, instalação, configuração e treinamento.

3.1.7 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

3.1.7.1 EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS

Item Descrição do item Unidade Quantidade

01 Access Point alimentação PoE un 12

02 Software de Administração de Wireless un 01

03

Régua de tomadas padrão novo com capacidade para a quantidade de plugs necessários

un

01 ou 02

04 Instalação e Configuração un 01

05 Treinamento un 01

06 Suporte remoto para elucidar dúvidas por 12 meses

un

01

07

Switch PoE 16 portas ou superior com suporte a gerenciamento que atenda os protocolos 802.3af e/ou 802.3at;

un

01

08 Rack 6U´s 470mm un 01

09 Bandeja fixa para rack un 01

Pontos de Acesso: equipamento que permite o acesso de usuários com placas de redes sem fio à infraestrutura de WLAN instalada, respeitando critérios de desempenho e segurança e que suporte acima de 60 usuários simultâneos.

3.1.8 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

3.1.8.1 Access Point (AP) atendendo simultaneamente aos padrões:

Padrão Taxa de transmissão de dados

IEEE 802.11n 6.5 Mbps to 300 Mbps (MCS0 - MCS15,

HT 20/40)

IEEE 802.11b 1, 2, 5.5, 11 Mbps

IEEE 802.11ac Suporte à 2.4 Ghz e 5 Ghz

(5)

3.1.8.2 Permitir a conexão simultânea de dispositivos configurados nos padrões: • IEEE 802.11b/g/n

3.1.8.3 Possuir e acompanhar componentes que permita sua fixação em teto e parede;

3.1.8.4 Deve ser do mesmo fabricante do Software de Administração da solução;

3.1.9 PORTAS DE REDE

3.1.9.1 Operar para conexão a rede local com apenas uma interface Ethernet 10/100/1000 Mbps, auto-sensing, com conector RJ-45 Fêmea;

3.1.9.2 Permitir sua energização, pela interface de rede descrita no item anterior, através de alimentação PoE, utilizando os protocolos 802.3af e/ou 802.3at

• O AP deve permitir sua operação em capacidade máxima mesmo quando

energizado através do injetor PoE;

3.1.10 LEDS E SINALIZAÇÃO

3.1.10.1 Possuir LEDs indicativos do estado de operação e atividade dos rádios;

3.1.11 ANTENAS

3.1.11.1 Possuir antenas:

• Internas/integradas ao AP, em conformidade com o padrão IEEE

802.11/b/g/n;

• Com ganho de, pelo menos, 3dBi Omni para 2.4Ghz; • Que implante padrão de irradiação omnidirecional;

• Que implante operação mínima simultânea em 3x3 MIMO; • Taxa de potência mínima de 20 dBm.

3.1.12 MODO DE OPERAÇÃO

3.1.12.1 Selecionar automaticamente o canal de transmissão;

3.1.12.2 Ajustar dinamicamente o nível de potência e canal de rádio; 3.1.12.3 Possuir suporte a pelo menos 4 SSIDs;

(6)

3.1.12.5 Deve implementar Fast Roaming ou funcionalidade similar de forma a garantir o Roaming sem perda de conexão;

3.1.12.6 Cada AP deve permitir aproximadamente 60-70 conexões simultâneas; 3.1.12.7 Implantar a pilha de protocolos TCP/IP;

3.1.12.8 Implantar VLANs conforme padrão IEEE 802.1Q;

3.1.12.9 Implantar cliente DHCP, para configuração automática de rede; 3.1.12.10 Configurar-se automaticamente ao ser conectado na rede;

3.1.13 GERENCIAMENTO

3.1.13.1 Possuir porta de console para configuração;

3.1.13.2 Permitir via Ferramenta de Administração wireless, a atualização remota dos arquivos de configuração utilizados no equipamento;

3.13.4.3 Implantar funcionamento em modo gerenciado pela Ferramenta de Administração wireless;

3.1.14 SEGURANÇA E QOS 3.1.14.1 Implantar:

• Varredura de Rádio Frequência nas bandas 802.11b/g e 802.11n para

identificação de AP não autorizados (rogues);

• Varredura de Rádio Frequência nas bandas 802.11b/g e 802.11n para

identificação de interferências nos canais na rede WLAN;

• IEEE 802.1x de acesso do próprio AP a rede cabeada;

• Autenticação com geração dinâmica de chaves criptográficas por sessão e

por usuário;

• Em conjunto com a Ferramenta de Administração WLAN, WEP, chaves

estáticas e dinâmicas;

• Em conjunto com a Ferramenta de Administração WLAN, WPA com algoritmo

de criptografia TKIP e MIC;

• Em conjunto com a Ferramenta de Administração WLAN, WPA2 com

algoritmo de criptografia AES;

• Padrão IEEE 802.11e WMM da Wi-Fi Alliance para priorização de tráfego,

suportando aplicações em tempo real, tais como VoIP e vídeo;

(7)

3.1.15 CERTIFICADO

3.1.15.1 Deve possuir certificado válido de homologação emitido pela Anatel ou por entidade credenciada, conforme resolução 242 da Anatel;

3.1.16 ALIMENTAÇÃO POE

3.1.16.1 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

3.1.16.1.1 A alimentação do switch POE deve suprir a necessidade total dos equipamentos a serem instalador, segundo os protocolos 802.3af e/ou 802.3at;

3.1.17 FERRAMENTA DE ADMINISTRAÇÃO DE WIRELESS 3.1.17.1 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS

3.1.17.1.1 A ferramenta deve ser capaz de controlar e gerenciar todas as funcionalidades presentes nos Access Points em uma mesma console de gerenciamento;

3.1.17.1.2 Deve permitir sua instalação em servidores Windows Server 2008 R2 / 2012 R2, Windows 7, 8, 8.1 e 10;

3.1.17.1.3 Todas as licenças necessárias para o funcionamento da solução devem ser fornecidas caso seja aplicável;

3.1.17.1.4 O software deve estar licenciado para gerenciar ilimitados Access Points (APs);

3.1.17.1.5 O software de gerenciamento deve implantar a gerência de configuração através de interface gráfica dos access points ofertados;

3.1.17.1.6 O software de gerenciamento deve permitir a configuração de parâmetros de QoS nos access points ofertados;

3.1.17.1.7 O software de gerenciamento deve permitir a configuração de regras de controle de acesso nos access points ofertados;

3.1.17.1.8 Deve permitir fácil acesso as seguintes informações: Quantidade de APs conectados, desconectados, pendentes de configuração, numero de usuários conectados, numero de usuários visitantes conectados, eventos recentes e alertas;

(8)

3.1.17.1.9 Permitir balanceamento de carga entre os APs, ou seja, um AP livre pode pegar clientes de outro que esteja congestionado;

3.1.17.1.10 A configuração de diferentes perfis de usuários deve ser uma das

características da ferramenta, tornando possível a criação de usuários com perfil de administração do software e outros de apenas visualização;

3.1.17.1.11 O software deve prover detecção de falhas, além de oferecer relatórios e regras de tratamento de alarmes pré-configuradas;

3.1.17.1.12 Permitir o envio de e-mails para alertas previamente programados;

3.1.17.1.13 O Sistema deve poder processar mensagens syslog e trapssnmp para gerenciar as falhas dos equipamentos;

3.1.17.1.14 O sistema deve oferecer ferramentas em um ponto centralizado para resoluções de problemas;

3.1.17.1.15 Visualização de representações gráficas dos equipamentos, mostrando o estado operacional do mesmo, permitindo inclusive a configuração e monitoração em tempo real;

3.1.17.1.16 Deve implementar a gerência e configuração centralizada dos dispositivos wireless;

3.1.17.1.17 Deve suportar a cobertura de radio frequência de cada AP, facilitando a localização de problemas;

3.1.17.1.18 Deve possuir interface WEB, podendo ser acessível através de browser WEB padrão;

3.1.17.1.19 Deve permitir a configuração e gerenciamento centralizado de dispositivos APs gerenciados;

(9)

3.1.17.1.20 Deve permitir a classificação dos dispositivos em grupos customizados;

3.1.17.1.21 Deve possibilitar a visualização de informações de clientes incluindo: Endereço MAC, potência do sinal, taxa de transmissão, SSID, canais utilizados e AP;

3.1.17.1.22 Deve suportar a criação de relatórios customizados;

3.1.17.1.23 Deve permitir configurar politicas particulares para Visitantes (Guest) com 3 diferentes opções para a autenticação do visitante. Deve ser possível configurar sub-redes que o visitante não pode acessar.

3.1.18 SEM AUTENTICAÇÃO

Quando esta opção for selecionada nenhum login será requisitado, mas os termos de uso do sistema WiFi serão apresentados e deverão ser aceitos para permitir a conexão do dispositivo visitante, sempre seguindo as definições de políticas do Visitante (Guest);

Neste modelo deve ser permitido configurar tempo para expirar a conexão no sistema em horas ou dias.

3.1.19 SENHA SIMPLES

Quando esta opção for selecionada uma senha será requisitada e os termos de uso do sistema Wi-Fi deverão ser aceitos para permitir a conexão no sistema Wi-Fi;

Neste modelo deve ser permitido configurar tempo para expirar a conexão no sistema em horas ou dias.

(10)

• Detalhes – Mostrar detalhes de configuração do AP, como MAC, modelo, versão, trafego efetuado, velocidade e canal;

• Usuários – Mostrar os usuários conectados no momento ao AP e os IPs associados aos mesmos;

• Visitantes – Mostrar o endereço MAC dos visitantes conectados

• Configurações – Deverá ser possível modificar configurações como: Nome do dispositivo AP, definições do canal e potência de transmissão do sinal; • Também deve ser possível remover o dispositivo AP do mapa

3.1.19.1 O software deverá possuir sessão onde o administrador do sistema poderá visualizar estatísticas de funcionamento do sistema através de gráficos.

3.1.20 PONTO CAT 5E PARA AP

3.1.20.1 O CREMEB já possui cabeamento CAT 5e instalado para todos os pontos de AP necessários, porém a empresa CONTRATADA terá que realizar uma revisão nos pontos instalados e atestar que os mesmos estão aptos para a instalação e funcionamento dos equipamentos. Caso não estejam aptos, eles devem ser realocados sempre visando o melhor funcionamento da solução pela empresa CONTRATADA. As empresas participantes deste certame, deverão agendar antecipadamente uma vistoria com o departamento de TI do CREMEB para analisar a distribuição deste cabeamento, inclusive antes do fornecimento de sua proposta para execução do serviço;

3.1.20.2 Este serviço NÃO INCLUI o fornecimento de equipamentos não descritos neste termo;

3.1.20.3 Caso necessário, o lançamento do cabo será feito por infraestrutura adequada a ser fornecida e instalada pela contratada, sendo que a mesma permaneça em harmonia com os padrões existentes no local;

3.1.20 .4 Todos os acessórios necessários para instalação desta infraestrutura (parafusos, buchas, junções, terminações, emendas, derivações, etiquetas de identificação, velcro para amarração dos cabos, etc.) também deverão ser fornecidos e instalados pela contratada;

3.1.20.5 Também ficará sob responsabilidade da empresa instaladora, a limpeza do local de trabalho, bem como todo e qualquer acabamento necessário;

3.1.20.6 Dever ser realizada a identificação física dos pontos de rede no switch e na ponta do AP;

(11)

3.1.21 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

3.1.21.1 Deve contemplar todos os acessórios de fixação para os access points com os respectivos injetores deverão ser instalados e fixados em local apropriado de forma que cubram toda a área do prédio.

3.1.21.2 A fixação deverá ser precedida de análise técnica para determinação da melhor altura e posicionamento dos access points e as configurações devem ser realizadas de tal forma que seja obtido o melhor desempenho para transmissão de dados.

3.1.21.3 As atividades de instalação e configuração da solução deverão abranger aspectos acerca da disposição dos equipamentos, cronograma de implantação, parâmetros, topologia de rede, conexão e plano de testes. Tais informações serão confeccionadas e validadas junto à equipe técnica do CREMEB e deverão ser otimizadas para garantir total operabilidade e desempenho no ambiente computacional, considerando:

3.1.21.3.1 Preparação do atual ambiente para integração com os novos equipamentos;

3.1.21.3.2 Configuração de interfaces, endereçamento e serviços de rede;

3.1.21.3.3 Caso necessário definição e configuração de VLANs para rede WLAN; 3.1.21.3.4 Definição e configuração de métricas de priorização de tráfego de dados, gerência, entre outros;

3.1.21.3.5 Definição e configuração de backup da configuração;

3.1.21.3.6 Definição e configuração de parâmetros de segurança, incluindo autenticação de usuários e controles de acesso;

3.1.21.3.7 Plano de testes de conformidade da solução, com acompanhamento de técnico devidamente capacitado na tecnologia;

3.1.21.4 Os aspectos originais das construções deverão ser mantidos. Caso necessário a CONTRATADA deverá realizar o serviço e o acabamento no local de instalação dos access points.

3.1.21.5 Todos os custos referentes à configuração e instalação dos access points, fornecimento de material, mão de obra e realização dos serviços acima mencionados deverão estar incluídos na proposta.

3.1.21.6 A empresa deverá configurar a rede sem fio de acordo com as necessidades do CREMEB;

(12)

3.1.21.7 A empresa deverá fornecer e instalar 06 placas de sinalização plastificada para ambientes Wi-fi Zone (20 X 20cm).

3.1.21.8 Os itens listados poderão sofrer modificações e sugestões durante o procedimento de configuração da solução, a serem acordados com a equipe técnica do CREMEB.

3.1 .22 TREINAMENTO

3.1.22.1 Treinamento teórico e prático, para colaboradores do departamento de TI do CREMEB nas instalações da contratada, visando à familiarização com os produtos ofertados e a capacitação para operar a solução, compreendendo a estrutura, funcionamento e a interoperabilidade de hardware e software. Este treinamento deverá ser ministrado por técnico capacitado atendendo os seguintes requisitos:

• Ministrado na sede do CREMEB;

• Deverão ser fornecidas pelo menos 3 (três) vagas por treinamento;

• A carga horária do treinamento deverá atender todas as possibilidades da

ferramenta;

3.1.23 MANUTENÇÃO

3.1.23.1 A empresa CONTRATADA deverá fornecer suporte técnico remoto por 12 meses para esclarecimento de dúvidas restritas ao produto que foi instalado, cabendo:

• Reconfiguração de qualquer dos APs instalados;

• Mudanças de configuração do software central de acordo com a infra-estrutura instalada;

• Atendimentos de segunda a sexta no horário comercial de 8:00 as 17:00, exceto feriados;

• Se possível os atendimentos poderão ser realizados utilizando tecnologias de acesso remoto.

3.1.24 CONDIÇÕES GERAIS DE HABILITAÇÃO TÉCNICA PARA O FORNECIMENTO DE MATERIAIS E SERVIÇOS.

(13)

3.1.24.1 DECLARAÇÃO DO FABRICANTE

A Licitante deverá apresentar garantias de que os produtos ofertados são de origem comprovada e que possuem garantia do fabricante no território nacional, independente da garantia ofertada pela própria Licitante;

A Licitante deverá comprovar que possui autorização para comercialização, instalação e suporte dos equipamentos ofertados. A comprovação poderá ser feita através de declaração do fabricante fazendo menção a licitação, onde a licitante comprove ser um parceiro do fabricante.

3.1.25 ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA

Apresentar no mínimo 1 (um) atestado/declaração de capacidade técnica, em nome da própria licitante, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando que a licitante forneceu e instalou solução compatível qualitativamente com objeto do Lote 01 desta licitação, observada a correspondência técnica com o conjunto licitado;

A compatibilidade qualitativa exigida para o atestado de capacidade técnica limitar-se-á aos requisitos qualitativos da solução, ou seja, gozar dos atributos de access point, switch PoE, software de gerenciamento, transferência de conhecimento, instalação e configuração da solução.

3.1.26 CRITÉRIOS DE ACEITABILIDADE E GARANTIA

3.1.26.1 A verificação técnica e o aceite definitivo dos serviços e equipamentos deverão ocorrer no prazo máximo de dez dias úteis, contados do primeiro dia útil após a entrega. O aceite definitivo dos serviços e recebimento de produtos será efetuado por servidores designados pelo Departamento de Tecnologia da

Informação - CREMEB, que elaborarão CI ao Setor de Licitações para fins de

liberação do pagamento das Notas Fiscais/Faturas e do início da contagem do prazo da garantia. As empresas desta licitação deverão cumprir os critérios dos artigos 30 e 31 da lei 8.666/1993.

a) Excetuando-se as garantias específicas, a CONTRATADA deverá oferecer garantia de um ano para os serviços executados, devendo efetuar reparação de quaisquer falhas, vícios, defeitos ou imperfeições que se apresentem neste período, independentemente de qualquer pagamento da CONTRATANTE.

b) A CONTRATADA deverá iniciar as reparações, cobertas pela garantia, num prazo máximo de 2 (dois) dias úteis após a comunicação da CONTRATANTE. Os serviços deverão ser realizados em tempo compatível com o seu nível de complexidade, com apresentação de cronograma de execução, que deverá ser aprovado pelo Departamento de Tecnologia da Informação do CREMEB.

(14)

3.1.27 CRITÉRIOS PARA OS REQUISITOS DE SEGURANÇA

a) A CONTRATADA manterá sigilo absoluto sobre as informações contidas nos documentos do CONTRATANTE, não podendo duplicá-los ou usá-los sob qualquer pretexto;

b) A CONTRATADA guardará absoluto sigilo quanto às informações contidas nos bancos de dados, em documentos ou em materiais manuseados por seus empregados;

c) O CREMEB não aceitará, sob nenhum pretexto, a transferência de responsabilidade da CONTRATADA para outras entidades, sejam fabricantes, técnicos ou quaisquer outros;

d) A CONTRATADA prestará os serviços de acordo com os parâmetros e rotinas estabelecidos, fornecendo todos os sistemas, pessoal, equipamentos, hardwares, insumos, infraestruturas especializadas em quantidade, qualidade e com tecnologia adequadas, com a observância às recomendações aceitas pelas boas práticas técnicas e pela legislação.

e) Todo o material produzido referente à Solução de Rede Sem Fio será de propriedade do CREMEB, e não será permitido transferir a outrem, no todo ou em parte, o fornecimento e a execução dos serviços sem prévia e expressa anuência do CREMEB. A contratada deverá comunicar o DETIN – Departamento de Tecnologia da Informação do CREMEB qualquer anormalidade de caráter urgente e prestará os esclarecimentos julgados necessários e responsabilizar-se-á pelo sigilo e confidencialidade, por si e seus empregados alocados aos serviços, dos documentos e/ou informações que lhe chegarem ao conhecimento por força da execução do contrato, não podendo divulgá-lo, sob qualquer pretexto.

3.1.28 ACORDO DE NÍVEL DE SERVIÇO

a) Excetuando-se as garantias específicas, a CONTRATADA deverá oferecer garantia de um ano para os serviços executados, devendo efetuar reparação de quaisquer falhas, vícios, defeitos ou imperfeições que se apresentem neste período, independentemente de qualquer pagamento da CONTRATANTE.

b) Durante o período de garantia o fornecedor compromete-se a executar os serviços de manutenção corretiva e de exigências legais, de acordo com o contrato de manutenção;

(15)

c) A empresa proponente deverá proporcionar corpo técnico qualificado especializado para garantir os serviços de assistência técnica;

d) Em caso de incidentes ou problemas com a solução de rede sem fio o Conselho fará a abertura de um chamado técnico junto ao CONTRATADO. Os chamados serão feitos por meio de ligações telefônicas, sistema de registro de chamados via Internet ou e-mail; e) O CONTRATADO definirá, no mínimo, um técnico que será

responsável pelo atendimento ao chamado. Para resolução de incidentes ou problemas o tempo máximo para resolução é de 24 horas úteis;

f) A empresa deverá prestar suporte técnico (garantia) para a solução, além de upgrade de software e firmware, mediante solicitação formal, por telefone ou outro meio eletrônico, sem ônus para a CONTRATANTE, nas dependências desta, durante 12 meses a contar da data de assinatura do contrato;

g) Todos os equipamentos deverão ter garantia mínima de dois (1) anos, a contar da data de assinatura do Termo de Recebimento.

3.1.29 – DO JULGAMENTO DA PROPOSTA

3.1.29.1 Para efeito de julgamento será considerado o valor total dos Produtos + Instalação e Treinamento + valor anual do Suporte Técnico, conforme Tabela abaixo:

ÍTEM ITEM VALOR TOTAL

1 PRODUTOS / MATERIAIS R$ 2 INSTALAÇÃO E TREINAMENTO R$ 3 SUPORTE TECNICO (12 MESES) R$

O VALOR CONSIDERADO DA PROPOSTA SERÁ A SOMA DOS TRÊS ITENS ACIMA.

3.1.29.2 Será considerada vencedora a proposta que ofertar o menor valor global, observada a classificação final após os lances, e cuja proponente atenda às condições de habilitação, na forma das normas reguladoras das licitações na modalidade Pregão Presencial.

(16)

31.1.30 DO PAGAMENTO

31.1.30.1 O valor dos Produtos/ Materiais; Instalação e Treinamento serão pagos após a conclusão dos mesmos.

2.1.30.2 O valor do Suporte Técnico será pago em 12 parcelas, iniciando-se 30 dias após a conclusão da Instalação e Treinamento, com a autorização do Gestor do Contrato.

6 - DO ACOMPANHAMENTO E DA FISCALIZAÇÃO

6.1 O CONTRATANTE reserva se o direito de fiscalizar os serviços elencados aos Lotes 01 quando e da forma que julgar conveniente.

6.1.2 - O CREMEB, através da fiscalização do contrato, reserva-se no direito de exercer durante todo o período contratual uma rígida e constante fiscalização do contrato sobre os serviços, inclusive quanto ao pessoal da contratada no que se refere a seu comportamento, capacitação e apresentação.

6.1.3 A contratada declara aceitar os métodos e processos de acompanhamento, verificação e controle adotados pela fiscalização do contrato.

Nota: O(s) pagamento(s) sustado(s) será(ão) efetuado(s) tão logo seja(m) atendida(s) pela contratada as exigências da fiscalização do contrato;

6.1.6 A fiscalização ou acompanhamento da entrega dos serviços não exclui nem atenua a responsabilidade da CONTRATADA em relação aos danos provocados ou prejuízos experimentados pelo CONTRATANTE.

4.1.7 A fiscalização dos serviços objeto deste Termo de Referência caberá ao Sr. Antônio Carlos T. Mello Júnior – Coordenador do Departamento de Informática do CREMEB.

(17)

7 – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

7.1 – As despesas decorrentes da aquisição do objeto desta Licitação correrão à conta dos recursos constantes da Atividade: Materiais de Consumo – Rubrica: 62211339030 - Elemento: Material de Informática. Rubrica: 3331

17.2 – As despesas decorrentes da aquisição do objeto desta Licitação correrão à conta dos recursos constantes da Atividade: Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica – Rubrica: 62211339039 - Elemento: Manutenção de Sistema de Informática - Software. Rubrica: 3414.

8 – DO VALOR ESTIMADO (COTAÇÃO DE MERCADO):

O valor total estimado (Cotação de Mercado) é de: R$ 37.997,89 (trinta e sete mil novecentos e noventa e sete reais, oitenta e nove centavos).

Salvador, 21 de setembro de 2017.

____________________________________________ Antônio Carlos T. Mello Junior

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

De acordo com o exposto, verifica-se que a teoria e a legislação portuguesa, acrescidas das diretivas europeias sobre o audiovisual, podem contribuir para a definição de

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no