• Nenhum resultado encontrado

Porto Alegre, 9 de dezembro de Na luz de Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Porto Alegre, 9 de dezembro de Na luz de Deus"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Porto Alegre, 9 de dezembro de 2016

Na luz de Deus

Deus será o juiz das nações, decidirá questões entre muitos povos. Eles transformarão as suas espadas em arados e as suas lanças, em foices. Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão para batalhas. Venham, descendentes de Jacó, vamos caminhar na luz que o SENHOR nos dá. (Isaías 2.4-5)

O profeta Isaías sonha com um mundo novo que acontecerá no tempo de Deus. Em sua visão, o profeta vê armas de guerra se transformar em instrumentos de trabalho no cultivo de alimentos. Se a terra não for arada, as sementes lançadas não terão como crescer. Se a árvore frutífera não for podada no tempo certo, não produzirá frutos. Assim também são as relações humanas, precisam de proteção e cuidado. O tempo de Advento tem a ver com tudo isso, a esperança por um mundo de paz entre as nações e o cuidado entre as pessoas.

Cheios de esperança e fé nos preparamos para a celebração do Natal, caminhando na luz de Deus. Caminhar pela luz de Deus tornou-se um canto que tem sido traduzido em diversas línguas no mundo. Inicialmente, foi composto por Andries van Tonder, em Africaans, em torno de 1950. Depois foi traduzida para a língua Zulo por Thabo Mkize, em sua versão mais conhecida:

Siyahamba ekukhanyeni kwenkos' Siyahamba ekukhanyeni kwenkos'

Siyahamba, Siyahamba, Siyahamb' ekukhanyen' kwenkhos'

Caminhamos cheios de energia na esperança por um mundo de mais paz. Não estamos somente andando ou passeando, mas caminhamos de passos firmes e fortes. Vamos sem medo, vamos com coragem, pois a luz de Deus nos indica o caminho e a direção.

(2)

Agenda Quinzenal

09 12h às

13h15min

Entrega das

Avaliações- 3º EM Salas de Aula EM3

Professores EM3 e

Equipe Pedagógica Confirmado

12 Manhã e

Tarde

Último dia de aula-

AF Salas de Aula AF Professores Confirmado

12 19h Musical AI5 SCML AI5A e AI5B

Daniele e Professores Regentes Confirmado 13 17h Cerimônia de Conclusão Salão de Eventos SOGIPA

EM Equipe Pedagógica Confirmado

14 16h às

18h20min

Entrega das Avaliações-

AF9° ano

Salas de Aula AF9 Professores e Equipe

Pedagógica Confirmado

15 18h30min às

19h45min

Reunião de

Professores- EI e AI Sala D26 EI e AI Rosvita Confirmado

16 Manhã e

Tarde

Último dia de aula

EI e AI Salas EI e AI Professores Confirmado

16 20h Cerimônia de

Conclusão AF

Quadras

cobertas AF9 Equipe Pedagógica Confirmado

19 7h30min às

12h25min

Entrega das

Avaliações Salas de Aula

AF6, AF7, AF8, EM1, EM2 Professores e Equipe Pedagógica Confirmado 19 7h30min às 11h50min Entrega de Pareceres Descritivos Salas de Aula EI e AI Regular Equipe Pedagógica e Professores Confirmado 19 7h30min às 12h25min Entrega de Pareceres Descritivos Salas de Aula EI e AI Bilíngue Equipe Pedagógica e Professores Confirmado 19 13h25min às 17h45min Entrega de Pareceres Descritivos Salas de Aula EI e AI Regular Equipe Pedagógica e Professores Confirmado 19 13h25min às 18h20min Entrega de Pareceres Descritivos

Salas de Aula AI1F Equipe Pedagógica e

(3)

Cerimônia de Conclusão do Ensino Fundamental

Convidamos os familiares dos alunos dos AF9 para a cerimônia de conclusão do Ensino Fundamental que acontecerá dia 16 de dezembro, às 20h, nas quadras cobertas da nossa Escola.

Aula sobre Alimentação

No dia 7 de dezembro, Luciana Becker, mãe do aluno Matheus Becker, participou da aula da turma EI4E para falar sobre boa alimentação. Além de explicar os benefícios e malefícios que os alimentos geram para a nossa saúde, ainda preparou uma receita de um sorvete saudável.

Musical Educação Infantil

Na última segunda-feira, as turmas da Educação Infantil celebraram mais um final de ano. Desta vez, a celebração teve como base o Projeto Criarte, que oportuniza ao aluno a apreciação do mundo artístico não só pela apresentação de obras e nomes, como também pelas histórias de vida dos mais variados artistas. Neste ano, as turmas

optaram por homenagear Chico Buarque de Hollanda e a sua obra Os Saltimbancos, inspirada no clássico Músicos de Bremen. Outras obras como A Banda, Ciranda da bailarina e Pirueta também compuseram a apresentação.

A Equipe agradece a presença de todas as famílias e parabeniza os alunos pela belíssima apresentação musical e teatral.

(4)

Logo após, as famílias foram convidadas a prestigiar a exposição de trabalhos, contemplando o Projeto Criarte e os conceitos desenvolvidos em Ciências Humanas sobre Porto Alegre.

Celebração de Advento

No dia 1º de dezembro, os alunos dos Anos Iniciais junto com a comunidade realizaram a Celebração de Advento com a Caminhada das Lanternas e Cantata. O momento de celebração ocorreu na Igreja. Posteriormente ocorreu a caminhada das lanternas até o salão social da Sogipa. Os próprios alunos produziram suas lanternas. Para concluir esse momento especial foi realizada a cantata no salão da Sogipa. Agradecemos a todos que prestigiaram e organizaram essa atividade de nossa Escola.

(5)

Semana Gastronômica

No intuito de integrar ainda mais os alunos aos estudos sobre os imigrantes e a história do nosso Estado, a turma do AI4° ano A, da professora Tatiana, realizou a Semana Gastronômica, durante a qual os alunos vivenciaram momentos práticos de aprendizagem.

Cada grupo ficou responsável por uma

nacionalidade, e um deles pelos indígenas. Assim

distribuídos, fizeram pesquisas, reuniram-se em

momentos de trocas em sala de aula e, por fim, apresentaram suas pesquisas. Além disso, trouxeram pratos típicos deliciosos para todos os colegas fazerem a degustação. Entre as iguarias, experimentaram feijão, mandioca, pizza, cuca, pastel de Belém, bolinhos de bacalhau, sushi, macarrão, todas igualmente deliciosas.

Foi uma semana muito prazerosa em todos os sentidos: pelos ótimos trabalhos apresentados e pelas delícias trazidas pelos alunos.

Teatro Laços entre Nós

No dia 6 de dezembro, o grupo teatral da ATESE apresentou a peça “Laços entre Nós” para as turmas do Ensino Médio com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a nossa afetividade no dia a dia.

(6)

Junior Achievement

No dia 6 dezembro, ocorreu a formatura da Miniempresa no Centro de Eventos da FIERGS. A Miniempresa é um dos programas de desenvolvimento do empreendedorismo da Junior Achievement. Desse programa participam alunos de diferentes escolas públicas e particulares. Nele simula-se um mercado de negócios em que os

grupos envolvidos criam um produto para depois comercializá-lo. Na nossa Escola alunos de todas as turmas da 2ª série do Ensino Médio participaram. O produto criado foi um suporte para celular, denominado Stütz. Os alunos ganharam o prêmio de Melhor Gestão de Finanças. A seguir, os depoimentos de alguns de dois integrantes da Miniempresa:

“Participar do projeto Miniempresa e poder conhecer mais sobre como funciona o mundo corporativo/empresarial foi um privilégio que trouxe muito aprendizado, que fez e fará muita diferença na vida. Poder conhecer mais sobre as pessoas que estudam comigo e dividir com elas a experiência que estava nos sendo ensinada, foi a parte essencial do programa.” Amanda

Cornélio Gularte ( Diretora de Finanças).

“Para mim a experiência foi exaustiva, porém gratificante, pois saber que tudo que foi idealizado é posto em prática, que todas as discussões e conversas e, o trabalho em cada jornada deu resultado, nos faz sentir muito orgulho.” João Antônio Faller Nogueira (Presidente).

LEMBRETE DOS PERDIDOS & ACHADOS

O fim do ano está chegando e lembramos aos senhores pais que uniformes e roupas perdidas estão à disposição até o dia 16/12/16. Após esta data, os uniformes serão doados ao Clube de Mães e para a Unidade de Ensino Alvorada.

(7)

Saída Pedagógica EM2

Nos dias 25/11 e 02/12, as turmas EM2C e EM2A, respectivamente, participaram de uma saída pedagógica à cidade de Guaíba, com o objetivo de visitar o sítio histórico onde se localiza a Casa Gomes Jardim. A família de nossa aluna Mariana Leão recebeu-nos gentilmente com uma aula interativa de História, principalmente sobre a época da Guerra dos Farrapos, na referida casa histórica, que é de sua propriedade.

Banda de alunos das 3ª séries

Na última terça, a banda das 3ª séries do Ensino Médio, composta pelos alunos João Vítor Mury Ribeiro Silva (EM3C), Lucca Bolzoni Donassolo (EM3E), Gustavo Giordani Richter (EM3E) e Matheus Sonntag Wiebbelling (EM3E) fizeram uma singela homenagem aos colaboradores da Escola, como um momento de despedida.

(8)

Mensagem da terceira semana de advento

Mudanças na área administrativa 2017

Conforme anunciado na carta circular de Rematrícula, em 2017 não haverá mais cobrança de rateio de material e cópias mensalmente no boleto. Haverá também mais uma mudança importante: os boletos passarão a ser registrados. Com isso eles deverão obrigatoriamente ser pagos na rede bancária até o vencimento ou 60 dias após. Em nenhuma hipótese dentro desse período os boletos poderão ser pagos na Escola. Depois de passado o período de 60 dias, as mensalidades atrasadas deverão ser pagas na Escola. As formas de pagamento a tesouraria de cada Unidade de Ensino informará. Informamos que a partir desse mês de dezembro não estamos mais aceitando cheque como forma de pagamento. Mudaremos a data de vencimento dos boletos dos meses de janeiro e fevereiro de 2017 para o dia 15. Nesses dois meses enviaremos os boletos pelo correio.

(9)

CULTOS SÁBADOS À NOITE e CULTO DAS CRIANÇAS

Devido às férias escolares, os cultos de sábados à noite e o culto das crianças encerrarão suas atividades nos dias 17 e 18 de dezembro, respectivamente.

CULTOS DE NATAL

Data: 24 de dezembro de 2016 (sábado) Horário: 19h30min

Local: Igreja Martin Luther; Rua: Cel. Camisão, 30 Venha, traga sua família!

E, no dia 25 de dezembro, às 9h30min, culto com a Ceia do Senhor.

Referências

Documentos relacionados

CHROUSOS, 2002, com menor atuação em infecções crônicas pela Burkholderia mallei, concluindose que o período do dia para a coleta de material não interfere na resposta sorológica

Diversas fontes de carbono são empregadas no cultivo em bioflocos, açúcares, amidos, álcoois e fibras, assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos das fontes de

O farelo de algodão, caroço de algodão e a ureia podem ser utilizadas como alternativas ao farelo de soja, na alimentação de cabras leiteiras, com média de produção de 2kg de

Tabela 10:Taxas de infiltração de água, coeficiente de escoamento superficial C, taxas de desagregação do solo em entressulcos Di e perdas de solo PS obtidas sob as condições

Ao optar por uma história centrada nos traumas de uma relação entre pai e filho, foi impossível não pensar em Carta ao pai, de Franz Kafka. De novo, aqui, não quis margear a

Crescimento em área basal m2 ha-1 dos fustes das espécies lenhosas adultas levantadas em área de caatinga, entre os anos de 2011 e 2013, Floresta- PE.. Em que: Bf = Área basal

Como lembra Fernando Romo Feito: “Não há por que escolher entre estética da recepção e ontologia, afirma igualmente Paul Ricouer 1983-1985; 154: através do sentido nos é dado

CONCLUSÕES De maneira geral, as doses de gesso mineral utilizadas neste estudo não apresentaram efeito nas variáveis avaliadas em virtude da grande variação tanto para o método do