• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado.

2

Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10  Língua Portuguesa; 11 a 20  Didática Geral; 21 a 35  Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

6 Para preencher a Folha de Respostas, fazer rascunhos, etc., use exclusivamente caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)
(3)

Língua Portuguesa

01 a 10

As questões de 01 a 10 referem-se ao texto reproduzido abaixo.

ANALFABETISMO FUNCIONAL

Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.

por Thomaz Wood Jr.

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamen te o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ide ias e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequentemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantidade de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para publicação. E frequentemente seus autores são pós -doutores! O problema não é exclusivamente tropical. Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financial Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte -americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, autora do texto, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita n os Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o tempo, explicou a autora, as habilidades de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os norteamericanos tornaram -se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os adolescentes eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadores mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

(4)

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por an álises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o s ol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 25 ago. 2014. GLOSSÁRIO

MBAs: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). É um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas.

Why Johnny can’t write: Por que Johnny não pode escrever.

01. Na discussão articulada no texto, depreend e-se, como foco principal,

A) estabelecer correlação entre o Brasil e outros países, no que se refere ao analfabetismo funcional.

B) comparar o analfabetismo funcional no âmbito da academia com o analfabetismo funcional no âmbito das empresas.

C) criticar o analfabetismo funcional, independentemente da esfera social em que se desenvolva.

D) responsabilizar a escola pelo analfabetismo funcional tanto no âmbito da academia quanto no âmbito das empresas.

02. O problema abordado, no texto, centra -se, prioritariamente, A) no Brasil.

B) nos países que se situam nos trópicos. C) nos países cuja língua oficial é inglês. D) nos Estados Unidos.

03. Depreende-se do texto que o analfabetismo funcional A) pode ser imbatível.

B) precisa ser revertido. C) precisa ser investigado. D) pode ser aceitável.

04. No início do parágrafo 4, o período “O problema não é exclusivamente tropical” constitui -se como uma síntese dos parágrafos

A) 2, 3 e 4. B) 4, 5 e 6. C) 3, 4 e 5. D) 1, 2 e 3.

(5)

05. Considere o período final do texto:

Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais. No que se refere a esse trecho, é correto afirmar que se trata de

A) juízo avaliativo em relação à problemática focalizada no texto. B) opinião em divergência com os dados expostos anteriormente. C) sentença que se abre para tema ainda não abordado no texto. D) afirmativa que se centra parcialmente na problemática tra tada.

06. Considere o trecho reproduzido a seguir:

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. [...].

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

As afirmações a seguir se referem às expressões e às palavras destacadas no trecho. I Imprimem tom avaliativo ao que é dito.

II Apresentam-se em registro de linguagem conotativo. III São inadequadas ao gênero do texto em foco. IV Exercem a mesma função sintática.

Das afirmações, estão corretas

A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e IV.

07. Considere o trecho:

O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capa cidade analítica dos autores.

Se a expressão destacada for flexionada no plural, a opção que apresenta o período reescrito de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

B) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

C) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

D) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

(6)

08. Considere o trecho:

Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá -las de forma estruturada.

A opção em que as alterações na pontuação do trecho estão também d e acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

B) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinc o anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

C) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las, de forma estruturada.

D) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba nos últimos cinco anos com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, en contrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

09. Considere o trecho:

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que (1º), mesmo (2º) capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição (3º) limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora (4º) alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

As afirmativas a seguir referem -se aos elementos linguísticos destacados no trecho. I O primeiro e o segundo elementos inter -relacionam partes de um período. II O segundo e o quarto elementos estabelecem a mesma relação de sentido. III O primeiro e o terceiro elementos não retomam informações anteriores. IV O terceiro e o quarto elementos inter -relacionam períodos.

Das afirmações, estão corretas A) II e III.

B) I e IV. C) I e II. D) III e IV.

(7)

10. Considere o trecho:

Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce (1º) a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam (2º) competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias.

As afirmativas a seguir referem -se aos verbos destacados no trecho. I Ambos apresentam sujeito explicitado no período.

II Ambos apresentam objeto explicitado no período.

III Em conformidade com a norma padrão, o primeiro verbo, no contexto em que ocorre, pode ser flexionado na terceira pessoa do plural.

IV Em conformidade com a norma padrão, o segundo verbo, no contexto em que ocorre, deve permanecer flexionado na terceira pessoa do plural.

Das afirmações, estão corretas A) I e IV.

B) III e IV. C) I e II. D) II e III.

(8)
(9)

D i d á t i c a G e r a l

1 1 a 2 0

11. As Tendências Pedagógicas são construções sócio -históricas que permitem caracterizar as práticas educacionais nos contextos escolares. Essas tendências têm sido identificadas a partir dos componentes das práticas pedagógicas nas escolas. No quadro abaixo , apresentam-se alguns dos componentes de uma dessas tendênc ias.

 O papel da escola é enfatizar o não formal. É uma escola crítica que questiona as relações do homem em seu meio.

 O papel do estudante é refletir sobre sua realidade, sobre a opressão e suas causas, resultando daí o engajamento do homem na luta pelas transformações sociais.

 A relação professor-estudante é horizontal.

 Há o privilégio da metodologia participativa.

Os componentes referidos nesse quadro caracterizam a tendência A) Liberal renovada.

B) Progressista crítico social dos conteúdos. C) Progressista libertadora.

D) Liberal tecnicista.

12. O Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) da escola é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da educação dos estudantes no contexto escolar. Leia as afirmações a seguir sobre O P.P.P.

I

O Projeto Pedagógico da escola deve ser bem definido, apresentando as prioridades a partir de decisão consensual entre os estudantes, os pais, os professores e até mesmo a comunidade local.

II

O Projeto Pedagógico da escola parte da definição dos conteúdo s relacionados com a formação dos estudantes, incorporando as características da contemporaneidade e da comunidade local.

III O Projeto Pedagógico da escola deve organizar as disciplinas numa grade que explicite a sequência linear dos conteúdos.

IV O Projeto Pedagógico da escola deve levar em conta a obrigatoriedade de organizar os conteúdos da base nacional comum.

Das afirmações, estão corretas

A) II e III. B) I e III. C) II e IV. D) I e IV.

13. Educação Integral e Escola em Tempo Integral são dois conceitos chaves para a organização do currículo na escola. Numa reunião de planejamento do semestre, um grupo de professores de uma escola municipal sistematizou quatro atividades que podem ser desenvolvidas na educação integral e na escola de tempo integral. Essas atividades estão explicitadas nos itens a seguir.

I Acompanhamento pedagógico. II Aprofundamento das aprendizagens .

III Aulas com carga horária mínima de 800 horas. IV Atividade de experimentação e pesquisa científica .

A atividade que NÃO se relaciona com a ampliação do tempo na escola é a que está presente no item

(10)

14. O conteúdo escolar diz respeito à cultu ra e à experiência social que devem ser objeto da apropriação pelos estudantes e depend e dos objetivos propostos. Leia as afirmações a seguir sobre esse conteúdo.

I Os conteúdos atitudinais são formados em cada disciplina sem que haja dependência entre as disciplinas.

II Os conteúdos conceituais dizem respeito aos conceitos que fazem parte das disciplinas e são assimilados independentemente dos procedimentos .

III As habilidades como conteúdos procedimentais devem estar associadas aos conteúdos conceituais para que possam ser assimilad as.

IV As habilidades gerais têm caráter transversal, sendo formadas e desenvolvidas em várias disciplinas.

Das afirmações, estão corretas

A) I e III. C) I e II.

B) III e IV. D) II e IV.

15. O planejamento de uma Unidade Didática é realizado com base em um ou vários fundamentos epistemológicos e pressupõe uma dada concepção de como o estudante aprende. No quadro abaixo, estão sintetizados pontos essenciais de um planejamento de ensino.

 Apresentar organizadores prévios antes de qualquer conteúdo, que funcionem como uma ponte entre o que o estudante já sabe e os novos conhecimentos a serem aprendidos. Eles se configuram como um material introdutório , de maior nível de abstração e generalização do que o material a ser aprendido.

 Observar o nível de conhecimento e o de desenvolvimento cognitivo prévios dos estudantes.

 Elaborar definições claras dos conceitos, de forma a se estabelecerem relações entre os conceitos prévios e os novos conceitos.

Esses pontos essenciais têm como pressuposto uma concepção de aprendizagem que está baseada na

A) Teoria de Ausubel. C) Teoria de Piaget. B) Teoria de Skinner. D) Teoria de Vigotsky.

16. No currículo escolar, a transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da escola. No planejamento semestral de atividades, para trabalhar a transversalidade nas aulas de uma professora do Ensino Fundamental, foram observados os seguintes e lementos.

I A ética trabalhada em duas atividades, separada dos conteúdos da disciplina por ser uma nova área do currículo.

II A prioridade no ensino de conteúdos conceituais.

III A consideração das noções e emoções sobre o objeto de estudo de natureza transversal.

IV A relevância das problemáticas sociais.

Os elementos do planejamento coerentes com a natureza e a didática para o ensino de temas transversais estão presentes nos itens

A) I e II. C) I e IV. B) II e III. D) III e IV.

(11)

17. A avaliação da aprendizagem é uma categoria da Didática que tem várias funções na escola de Ensino Fundamental de 9 anos. Considere as afirmações a seguir sobre a avaliação.

I A avaliação deve ser sempre subjetiva, o que garante a validez das provas escri tas. II Na avaliação formativa, a clareza dos propósitos de aprendizagem é uma premissa

básica.

III As questões de múltipla escolha são melhores para avaliar situações com várias respostas corretas.

IV A escolha de uma multiplicidade de instrumentos e de métodos de avaliação pode tornar o processo de avaliação mais significativo como elemento de aprendizagem. Das afirmações, estão corretas

A) I e III. B) I e II. C) II e IV. D) III e IV.

18. O conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo (ZPD), desen volvido por L. S. Vigotsky, pode ter importância significativa nas práticas de ensino, no contexto escolar. Uma professora planeja uma sequência didática tomando como base esse conceito. No quadro a seguir, estão presentes quatro ações previstas no planeja mento dessa professora.

I Favorecer as interações dos estudantes entre si e dos estudantes com o professor. II Diagnosticar o que os estudantes já sabem fazer sozinhos como indicador do

desenvolvimento potencial.

III Favorecer o trabalho independente.

IV Desenvolver tarefas com diferentes níveis de ajuda.

São ações coerentes com as ideias de Vigotsky sobre a ZPD as que estão presentes nos itens

A) II e IV. B) I e III. C) I e IV. D) II e III.

19. A Didática, como campo disciplinar, tem um objeto de estudo, um marco teórico e procedimentos de estudo. Leia as afirmações a seguir sobre a Didática.

I A Didática tem como objeto de estudo os processos de ensino.

II A Didática tem como principal refer ência as questões pragmáticas da Pedagogia. III A Didática é um campo de pesquisas objetivas, caracterizadas pela aplicação do

método científico na produção de conhecimentos.

IV A Didática, como campo disciplinar, relaciona -se com áreas disciplinares, como a Psicologia, a Antropologia, a Sociologia, entr e outras.

Das afirmações, estão corretas

A) II e IV. B) I e III. C) I e IV. D) II e III.

20. A Escola Conectada, na qual as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) favorecem a aprendizagem, é uma premissa da educação do século XXI. As afirmações a seguir referem-se às novas TICs e a sua aplicação no ensino.

I Para um ambiente que possa ser considerado do século XXI, as TICs devem transformar as concepções de ensino desde a formação de professores.

II O uso das redes sociais como o Facebook não é conveniente em sala de aula. III Uma limitação das TICs na sala de aula é favorecer o “ copie e cole”.

IV O uso de tablets na sala de aula pode favorecer a aprendizagem de diferentes linguagens.

Das afirmações, estão corretas

(12)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

2 1 a 3 5

21. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva estabelece o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O AEE é um

A) serviço da educação especial que deve ser oferecido apenas em espaços externos à escola em que a criança está matriculada.

B) serviço da educação especial que deve ser oferecido na escola em que a criança está matriculada, em outra escola ou em Centros de Atendimento Educacional Especializado. C) atendimento especial que deve ser realizado em salas multifuncionais e que é substitutivo

do ensino comum.

D) atendimento específico da escola comum, tanto da rede pública quanto da rede privada, voltado para orientação de professores e pais de criança público-alvo da educação especial, sem fins lucrativos.

22. As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, orientam a oferta do AEE para alunos público-alvo da Educação Especial. De acordo com o artigo 2 dessas diretrizes, o AEE tem como função A) a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos e estratégias que

eliminem as barreiras para sua participação na sociedade e para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

B) a elaboração de um currículo comum a todas as crianças da escola regular público -alvo da Educação Especial.

C) a formação inicial do professor especialista em atendimento educacional especializado, em LIBRAS.

D) a organização de turmas homogêneas para a consecução de objetivos da educação especial na escola regular.

23. O documento Atendimento Educacional Especializado aponta orientações para o trabalho pedagógico com a pessoa surda na escola comum. Em relaçã o a esse trabalho, é correto afirmar:

I O trabalho pedagógico deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue.

II O momento do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras deve ser realizado pelo professor e/ ou instrutor de Libras, preferencialmente surdo.

III O ensino de Libras deve ser considerado como segunda língua para a pessoa surda. IV O Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa para

pessoas com surdez é realizado todos os dias pelo professor d e Língua Portuguesa. Das afirmativas, estão corretas

A) I, II e IV. B) apenas II e III. C) I, II e III. D) apenas I e IV.

24. Ao pensar nas estratégias para trabalhar com uma criança com deficiência, em sala de recursos multifuncionais, o professor de AEE deve, primeiramente,

A) ensinar Libras e Braille.

B) selecionar e organizar recursos de acessibilidade. C) utilizar pranchas de Comunicação Alternativa. D) identificar as necessidades e habilidades do aluno.

(13)

25. Tomando como referência a Política Nacio nal de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), a secretaria de uma escola, ao fazer o cadastro da ficha de matrícula de um aluno com o diagnóstico clínico de psicose infantil, deverá marcar na ficha, a opção:

A) Aluno público-alvo da Educação especial com transtorno global do desenvolvimento. B) Aluno público-alvo da Educação especial com múltiplas deficiências.

C) Aluno público-alvo da Educação especial com altas habilidades. D) Aluno público-alvo da Educação especial com Sí ndrome de Down.

26. Considerando as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (BRASIL, 2009), analise os seguintes itens:

I Organização e recursos para o AEE, sala de recursos multifuncionais. II Matrícula no AEE de alunos público-alvo da educação especial.

III Contratação de professor para o AEE; articulação entre professores do AEE e os do ensino comum e redes de apoio int ernos e externos à escola.

IV Criação de centros de atendimento especializados. Seguindo determinações das Diretrizes, a escola regular, na elaboração do Projeto Político

Pedagógico, deverá contemplar A) apenas os itens I e II.

B) os itens II, III e IV. C) os itens I, II e III. D) apenas os itens II e IV.

27. Para que um professor atenda às especificidades do aluno com deficiência visual, recomenda-se que a escola tenha como recursos pedagógicos acessíveis

A) o alfabeto manual, imagens e o soroban.

B) o alfabeto manual, a reglete, a máquina Braille e a Libras.

C) o computador, o caderno com pauta, imagens e alfabeto manual.

D) o alfabeto Braille emborrachado, a reglete, a punção e o computador com impressora Braille.

28. As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (BRASIL, 2009), recomendam "Identificar, elaborar, produzir, executar e avaliar estratégias de ensino, aprendizagem e recursos pedagógicos para o atendimento educacional especializado". Essas orientações dizem respeito às atribuições

A) do gestor da escola.

B) do professor de Atendimento Educacional Especializado. C) do coordenador pedagógico da escola.

(14)

29. O professor de AEE pode usar a Comunicação Aumentativa Alternativa para possibilitar o acesso à escrita e à leitura , de crianças com dificuldades na fala devido a impedimentos motores, cognitivos ou de outra ordem. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I A Comunicação Aumentativa Alternativa consiste na utilização de adaptações estruturais e de mobiliário.

II

A Comunicação alternativa consiste na construção e utilização de recursos como cartões de comunicação, pranchas de comunicaç ão, pranchas alfabéticas e de palavras e vocalizadores.

III O aluno pode escrever usando teclados virtuais.

IV O professor deve avaliar se o uso da Comunicação Aumentativa Alternativa atingiu o objetivo proposto.

Sobre o uso da Comunicação Aumentativa Alternativa, estão corretas as afirmativas A) I, II e III.

B) II, III e IV. C) I, III e IV D) I, II e IV.

30. De acordo com o Comitê de Ajudas Técnicas (2009), a Tecnologia Assistiva

A) é uma disciplina voltada para pesquisas científicas que tem como objeto de estudo as neurociências.

B) é uma área do conhecimento, de característica multidisciplinar, com o objeti vo de promover a funcionalidade relacionada à escolarização de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida.

C) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços, relacio nada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacid ades ou mobilidade reduzida.

D) é uma disciplina, voltada para estudos sobre transversalidade, diversidade cultural e mobilidade reduzida.

31. Na escola regular, o professor de AEE orienta o professor da sala de aula comum quanto ao uso de recursos pedagógicos de comunicação alternativa, como carteiras do tipo "porta-documentos" e o "chaveiro de comunicação". Esses recursos têm a função de

A) permitir que a criança se comunique com outros em qualquer espaço da escola.

B) proteger a criança de se comunicar com qualquer pessoa em outros ambientes sociais. C) auxiliar na orientação espacial no ambiente escolar e no espaço de sua residência. D) treinar as habilidades motoras da criança em vários ambientes sociais.

32. Conforme preconizam as Diretrizes Operacionais (BRASIL, 2009), os Centros de Atendimento Educacional Especializado, para que possam funcionar, devem

A) atender alunos público-alvo da educação especial e da escola comum que não frequentam a escola regular.

B) cumprir as exigências legais estabelecidas pelo Conselho de Educação do respectivo sistema de ensino, quanto ao seu credenciamento, à autorização de funcionamento e à organização.

C) oferecer o atendimento hospitalar para as crianças público -alvo da educação especial. D) evitar barreiras arquitetônicas na sala de aula e em outros espaços da escola regular.

(15)

33. Considerando que as Diretrizes Operacionais (BRASIL, 2009) preveem interfaces entre o Atendimento Educacional Especializado e instituições da sociedade civil, analise as seguintes ações.

I Desenvolver as atividades de enriquecimento curricular no âmbito de escolas públicas de ensino regular.

II Fazer interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação.

III Manter interface com as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes e dos esportes.

IV Promover interfaces apenas junto a outros Centros de Atendimento Especializado.

Segundo as Diretrizes, o Atendimento Educacional Especializado voltado para alunos com altas habilidades/superdotação deve adotar as ações apresentadas

A) nos itens I, II e III. B) apenas nos itens III e IV. C) apenas nos itens I e II. D) nos itens II, III e IV.

34. No Plano de Atendimento Educacional Especializado para uma criança com alterações cognitivas e sensoriais, o professor AEE planejou atividades com a utilização de recursos, tais como: fichas com objetos reais da rotina para usar no painel em aço galvanizado ; bolsa de tecido com repartições em plástico transparente, para o transporte de objetos usados na rotina escolar, e livro de história adaptado. Um dos objetivos do professor ao usar esses recursos no plano é

A) proporcionar a mobilidade dos alunos na escola. B) ampliar as atividades de vida diária da criança.

C) possibilitar a comunicação e a aprendizagem da criança.

D) facilitar o acesso dos alunos ao material pedagógico existente na esco la.

35. Para elaborar e executar os Planos de AEE, o professor necessita

A) elaborar o Projeto Político Pedagógico da escola e do Centro de Atendimento Educacional Especial da comunidade.

B) realizar parcerias intersetoriais com a comunidade escolar e acompanhar as famílias de seus alunos.

C) participar das ações integradas da escola com todos os segmentos da sociedade civil. D) institucionalizar o Atendimento Educacional Especializado.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

Conforme vimos na seção anterior, o PNAIC está estruturado “em quatro eixos de sustentação: formação continuada presencial; material didático; avaliações; gestão, mobilização

No capítulo dois analiso as ações de formação docente promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED/BH), tendo como

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas