• Nenhum resultado encontrado

Migração de Unidades Consumidoras para o Mercado Livre de Energia Elétrica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Migração de Unidades Consumidoras para o Mercado Livre de Energia Elétrica"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Migração

de

Unidades

Consumidoras para o Mercado

Livre de Energia Elétrica

Migração de Unidades Consumidoras para o Mercado Livre de Energia Elétrica: Gerenciamento de Aquisições

Eng. Eletric. Guilherme Manoel da Silva

(guilhermems.eng@gmail.com) e Leopoldo Pedro Guimarães Filho

1 INTRODUÇÃO

O mercado livre de energia elétrica não é particularidade do Brasil. Segundo Freire (2010), o mercado livre de energia elétrica europeu teve início em 1991 na Noruega, com adesão rápida de países como Suécia, Dinamarca e Finlândia. Em 10 anos, praticamente toda Europa já aplicava regras de comercialização livre de energia elétrica. Leal (2012), afirma que em todos os países membros da União Europeia, desde 2007, qualquer consumidor pode escolher de onde vai comprar energia elétrica, independente do volume e tensão de atendimento.

(2)

Este artigo tem como objetivo abordar as práticas de gerenciamento de aquisições em projetos, aplicadas nas ações que devem ser tomadas para realizar com sucesso a migração de uma unidade consumidora industrial do mercado cativo para o mercado livre de energia elétrica, além de apresentar as principais contratações que devem ser realizadas nesse processo em forma de um fluxograma, para que o leitor tenha mais facilidade de entender a importância no controle dessas aquisições.

A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa aplicada descritiva com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, o artigo é descrito mediante à estudo de caso, baseado na experiência do autor no assunto.

Por fim as considerações finais apresentam as discussões sobre a importância de se utilizar de técnicas de gerenciamento de aquisições nas migrações de unidades consumidoras para o mercado livre de energia elétrica.

2 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

A Europa tem basicamente os seguintes modelos de negociação de energia elétrica free energy market:

Quadro 1 – Modelos de negociação de energia elétrica Europeu

Modelo Descrição

Day-ahead A energia elétrica é entregue fisicamente no dia seguinte Intraday A energia elétrica é entregue

fisicamente em até uma hora Mercado de

balanço

Este mercado é utilizado como um ajuste de posições

(3)

Mercado financeiro

Trata de contratos futuros, onde a energia elétrica será entregue fisicamente em prazos

maiores

Fonte: Adaptado de Freire (2010)

Já o mercado Norte-Americano, apesar de atrair os olhares pelos baixos preços aplicados, segundo Meulemeester (2015), é um mercado menos livre e menos transparente quando comparado com a estrutura existente na Europa.

Quando se trata de mercado livre, os norte americanos negociam a energia de duas formas:

· day-ahead: A energia elétrica é entregue fisicamente no dia seguinte;

· real-time-market: Mercado no qual os preços são calculados para intervalos de cinco minutos.

Comparado com os mercados Europeus e Norte-americanos, o setor elétrico brasileiro é ainda extremamente regulado e está em desenvolvimento, principalmente no que diz respeito às legislações que regem o assunto no País.

Segundo Garcia (2014), no final da década de 1980 e início de 1990, ações foram tomadas para congelar a tarifa de energia elétrica, visando segurar a inflação, o que provocou valores impraticáveis para as empresas de energia elétrica e forçou o inicio da reestruturação do setor no País.

Correia, et.al (2006) afirmam que a aprovação da lei federal 8.987 no início de 1995, que regulamentou as concessões de serviços do setor elétrico para investidores, acelerou o processo para criação de futuras leis que regulamentariam e trariam mudanças importantes ao mercado de energia elétrica nacional.

(4)

As leis federais 10.847 e 10.848, são o marco regulatório do atual setor elétrico nacional, trazendo as seguintes mudanças:

· Distribuidoras de energia passam a ser obrigadas a contratar energia adquirida em leilão e atender 100% em mercado regulado;

· Distribuidoras devem prever seu consumo com antecedência mínima de 5 anos;

· Criados os dois ambientes de comercialização de energia elétrica: Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Os consumidores cativos, alocadas no ACR, compram sua energia elétrica diretamente da distribuidora a qual estão conectados. Neste mercado, os consumidores pagam apenas uma fatura de energia, e o preço é regulado pelo Governo.

Os consumidores livres, alocados no ACL, possuem liberdade para contratar sua energia de geradores, comercializadores, produtores independentes de energia ou autoprodutores, com contratos que não são regulados pelo Governo.

As constantes intervenções políticas no mercado cativo de energia elétrica, que culminaram em reajustes astronômicos, aliado a redução do consumo de energia industrial, devido à crise que o País vem atravessando, levaram os consumidores a buscar alternativas de reduzir as cifras gastas com esse insumo.

Com a queda dos preços de energia elétrica ofertado no ACL, a migração de consumidores cativos se tornou a principal alternativa para tentar reduzir os custos com energia elétrica. Porém, este processo de migração, demanda conhecimentos técnicos, jurídicos e financeiros, que as empresas muitas vezes não detêm.

(5)

3 GERENCIAR AQUISIÇÕES

O PMBOK ® (2013), divide o gerenciamento de aquisições em

projetos em 4 etapas bem distintas: Planejar, Conduzir, Controlar e Encerrar as aquisições.

Quadro 2 – Processos de gerenciamento de aquisições Planejamento Condução Controle Encerramento

Planejar o gerenciamento das aquisições Conduzir as aquisições Controlar as aquisições Encerrar as aquisições

Fonte: Adaptado de PMBOK ®

(2013)

O êxito na migração de unidades consumidoras para mercado livre de energia elétrica depende da maneira como são gerenciados os processos apresentados na Quadro 2. Muitas empresas negligenciam tais processos e acabam queimando etapas, e prejudicando o saving desejado na migração para o mercado livre de energia elétrica.

2 3

3.1 Planejar o gerenciamento de aquisições

O PMBOK ®

(2013) aborda que o plano de gerenciamento de aquisições (PGA) é um documento que deve estar contido no PGP, descrevendo como todas as aquisições do projeto devem ocorrer. Por meio do mapa de aquisições que fica claro o que vai ser desenvolvido internamente ou externamente no decorrer do projeto, ou seja, é na elaboração do mapa que se realiza

(6)

análise make-or-buy.

Atualmente existem diversas empresas no mercado que realizam o processo de migração, compra e gestão após a migração. Algumas delas, além de realizar a gestão, também comercializam a energia elétrica no mercado livre. É interessante aqui realizar uma avaliação, se realmente vale a pena contratar uma empresa para gerir seus contratos ao mesmo tempo em que detenha energia para ser negociada.

Esta etapa pode ser detalhada através de uma EAP, com todos os itens listados no mapa de aquisições ou apenas com a decomposição de um item específico que mereça maior atenção. A figura 1 mostra a EAP das aquisições necessárias para a migração ao mercado livre de energia elétrica:

(7)

Fonte: Do Autor

3.2 Conduzir aquisições

O PMBOK ®

(2013) descreve que a condução das aquisições inicia já mesmo na solicitação das propostas aos potenciais fornecedores.

No processo de migração para o mercado livre de energia, essas solicitações devem ser realizadas para empresas que detenham

expertise no assunto.

Podemos abordar a necessidade de adequação nos Sistemas de Medição para Faturamento (SFM) de toda empresa que tem a necessidade de migrar para o mercado livre.

Esta atividade requer 03 aquisições: Projeto, Insumos e Execução, portanto, depende de acompanhamento na condução desde a solicitação de propostas, obtenção de propostas, negociação, assinatura de contratos.

Todos estes passos devem seguir prazos de execução que são impostos pelas resoluções da ANEEL que regem a migração para o mercado livre de energia.

3.3 Controlar as aquisições

Também abordado como a administração das aquisições, esta etapa tem como principal objetivo garantir que todos os

(8)

acordos realizados no momento da condução das aquisições sejam cumpridos. Segundo o PMBOK ®

(2013), é uma etapa crítica do gerenciamento do projeto, pois ocorrências de falhas podem levar a ônus técnicos e financeiros.

O processo de aquisição de energia elétrica no mercado livre é um exemplo de aquisição que deve ser administrado com extrema atenção. Esta etapa está diretamente ligada a alguns aspectos: Características técnicas e comerciais da unidade consumidora, tipo de energia a ser adquirido, volume de energia a ser contratado, submercado de contratação, preço da energia esperado pela unidade consumidora e prazo para migração.

Devido às flutuações constantes de preço no mercado livre de energia elétrica, a administração da contratação da energia elétrica deve ser dinâmica, com comunicação direta aos

stakeholders para informar o melhor momento de efetuar a

aquisição.

No processo de migração para o mercado livre de energia elétrica, a o controle das aquisições listadas na Figura 1, leva as empresas a obterem o saving planejado no início do projeto.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O gerenciamento de aquisições é apenas uma das etapas que deve ser aplicada no processo de migração para o mercado livre, mas que não pode ser desprezada, pois influencia diretamente nos caminhos críticos desse projeto. O mesmo apresenta métodos de controle para a eficácia em projetos de diversas áreas.

Empresas dos mais variados ramos estão atraídas pelos “ganhos” gerados quando do processo de migração, porém não possuem em seu corpo técnico, profissionais habilitados para aplicar os

(9)

conhecimentos necessários para o sucesso do projeto.

Para que o processo de migração tenha sucesso, é necessário que se conheça de gerenciamento de aquisições, garantindo prazos e custos adequados nas entregas necessárias, de forma a garantir que não haja ônus para o desempenho do projeto.

Este artigo apresentou as boas práticas de gerenciamento de aquisições aplicadas no processo de migração de unidades consumidoras para o mercado livre de energia elétrica, tendo o leitor a liberdade de aperfeiçoar, acrescentar ou suprimir as ações apresentadas pelo autor.

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

Desse modo, passando pelas formas de governo e poder sobre a vida no final do século XIX e início do século XX até chegar ao atual Estatuto da Criança e do Adolescente

O Artigo 68 do Código Florestal, que prevê que os proprietários ou possuidores de imóveis rurais que realizaram supressão de vegetação nativa, respeitando os limites impostos pela

Antes de ingressar na sociedade em 2014, trabalhou na “Raposo Subtil e Associados - Sociedade de Advogados, R.L.”, entre 2013 e 2014, e na “Nuno Cerejeira Namora, Pedro

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O