• Nenhum resultado encontrado

QiD 3 2ª SÉRIE PARTE 2 HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QiD 3 2ª SÉRIE PARTE 2 HISTÓRIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016

QiD 3 – 2ª SÉRIE – PARTE 2 – HISTÓRIA

1. (1,0) O Estado Novo (1937 - 1945) representou um dos regimes ditatoriais destacados pela História do Brasil Republicano. Em alguns aspectos é considerado como uma forma brasileira do fascismo europeu.

Indique 3 (três) características do governo de Vargas que confirmem essa comparação.

2. (1,0) “Juan entrou para a FEB. Aqui está ele, o pracinha Juan. Pergunto se gosta tanto assim de guerra. Diz que não é isso. Quer lutar contra os nazistas – e quando Juan diz que precisa lutar contra os nazistas diz isso de um modo tão profundo como um homem com sede diz que “precisa” de água. Essa sede tem explicação: Juan, filho de espanhóis refugiados no Brasil, tem lembranças que amarguram demais um homem.”

(Adaptado de Rubem Braga. Crônicas de guerra. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964. 2. ed. p. 27)

A respeito da FEB, Força Expedicionária Brasileira, considere as afirmações a seguir

I. Foi criada durante a Guerra do Paraguai, com um grande contingente de soldados voluntários, conhecidos como pracinhas ou Voluntários da Pátria.

II. Reuniu cerca de 25 mil soldados, foi incorporada ao comando norte-americano para participar em batalhas na Itália.

III. Fortaleceu a oposição e a posterior derrubada do governo de Getúlio Vargas após obter êxitos militares e o reconhecimento popular.

IV. Participou, juntamente com a FAB, Força Aérea Brasileira, de alguns combates ao lado de tropas dos países da Tríplice Aliança, na 1 a Guerra, dos Aliados, na 2 a Guerra Mundial.

Estão corretas SOMENTE: (A) I e II.

(B) I e IV. (C) II e III. (D) III e IV. (E) II, III e IV.

3. (1,0) Cite o acontecimento concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial. 4. (1,0) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior”

(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941)

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra.

Cite e explique dois fatores que tenham provocado a crise que levou à Segunda Guerra Mundial.

5. Walt Disney criou uma série de personagens que serviram para fortalecer a política norte-americana para a América Latina.

Nos anos 1940, principalmente, se fazia necessária uma maior aproximação, pois os EUA queriam garantir uma aliança política, militar e econômica com os países da região, que estavam sendo fortemente influenciados pelas as ideologias extremistas originárias da Europa.

(2)

QiD 3 – 2ª SÉRIE – PARTE 2 – HISTÓRIA

a) (0,5) Qual a importância destes personagens para a geopolítica norte-americana na América Latina nos anos 1940?

b) (0,5) De que forma este contexto geopolítico afetou o governo Vargas?

6. (1,0) Os ataques aéreos às torres gêmeas do WTC em Nova Iorque e ao prédio do Pentágono em Washington, ocorridos nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, fizeram com que os americanos e a imprensa evocassem o ataque à base militar de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.

O que foi o ataque a Pearl Harbor? Qual a principal conseqüência deste fato para o conflito?

7. (1,0) O jornal O Globo, em sua edição de 29 de julho de 1949, noticiava que: “É gravíssimo o estado do ex-marechal Petain (Philippe Petain - 1856-1951), segundo informou o advogado e defensor do ex-chefe do Governo de Vichy” na França.

Explique o contexto da formação da França de Vichy.

8. (1,0) O holocausto foi a perseguição e o massacre de judeus ocorridos no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Cite dois argumentos utilizados pelos nazistas responsáveis pelo holocausto na época para justificar seus atos. 9. (1,0) Nos dias 6 e 9 de agosto de 2015, o mundo relembrou, entristecido, os 70 anos das explosões das

bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.

Como podemos explicar a ação dos EUA no contexto da Guerra.

10. (1,0) Na fase Pós-Guerra emergiram e se consolidaram dois grandes blocos rivais, liderados pelos EUA e a URSS, originando a Guerra Fria. Discorra sobre as diferenças, apenas do ponto de vista econômico, entre capitalismo e socialismo.

(3)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016

QiD 3 – 2ª SÉRIE – PARTE 2 – HISTÓRIA

GABARITO

1. O autoritarismo, a utilização da propaganda, a idolatria ao líder, o unipartidarimo, a aproximação das camadas pobres, o nacionalismo, censura e perseguição a oposição.

2. Letra C. A Força Expedicionária Brasileira (FEB), junto com a Força Aérea Brasileira (FAB), participaram de campanhas da 2 a Guerra Mundial, na Itália, ao lado do exército americano, obtendo alguns êxitos importantes, como a batalha de Monte Castelo. A declaração de guerra do Brasil às potências do Eixo intensificou as contradições do regime ditatorial varguista, o Estado Novo, pois seus opositores argumentavam que tendo inspiração fascista e sendo anticomunista, o regime ia contra seus princípios combatendo a Itália e lutando ao lado da União Soviética. A entrada do Brasil na guerra acelerou a queda do Estado Novo, extinto em 1945. 3. A invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada,

4. Os antagonismos franco-germânicos em torno da questão da Alsácia-Lorena, o Tratado de Versalhes, que humilhou a Alemanha, a ascensão de regimes totalitários, que se mostraram como uma força contra o avanço do Socialismo.

5. a) De acordo como o texto, a importância os personagens de Walt Disney serviam para glorificar o estilo de vida americano e propagar a Política de Boa Vizinhança na defesa do livre mercado como uma forma de combater o nacionalismo, o fascismo e o comunismo.

b) O governo Vargas procurou manter uma política de neutralidade até 1942. Porém, quando navios brasileiros foram torpedeados por submarinos alemães, o Brasil entrou na guerra contra o Eixo. A presença brasileira no conflito se deu pelo envio de tropas da FEB para combaterem na Europa e pela permissão do governo brasileiro para a instalação de bases militares no Nordeste para as o uso forças aliadas.

6. O ataque aéreo japonês a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Pacífico em 1941, que precipitou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial contra as forças do Eixo (Japão, Alemanha e Itália). 7. O governo de Vichy na França aliou-se ao nazismo consolidando a hegemonia alemã na porção continental da

Europa durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, na França a resistência foi liderada pelo general Charles De Gaule a partir de Londres que após a derrota nazista, instalou e comandou a Quarta República Francesa.

8. A defesa do arianismo (a purificação racial da Alemanha) e a vinculação dos judeus com o socialismo e a crise econômica da Alemanha pós Primeira Guerra Mundial.

9. A II Guerra mundial estava praticamente terminada. Mesmo na Europa ela já tendo atingido seu fim, os japoneses insistiam em prosseguir a luta, utilizando-se dos pilotos kamikazes. Os norte-americanos mostraram ao mundo seu poder nuclear e jogaram pela primeira vez, duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. As explosões dessas bombas provocaram destruições nunca vistas, as conseqüências para os moradores das duas cidades foram terríveis e para a humanidade ficou a dolorosa lição dos horrores e das mortes, resultadas das guerras.

(4)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016

QiD 3 – 2ª SÉRIE – PARTE 2 – GEOGRAFIA

1. (1,0) Cite dois fatores que atuaram na decadência do transporte ferroviário no Brasil. 2. (1,0) Observe a distribuição da malha ferroviária em alguns países.

Revista Exame – 05/03/2009

Explique a importância das ferrovias em países com grandes dimensões territoriais.

3. (1,0) A partir de meados dos anos 50, as contradições da ocupação do solo das grandes cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, intensificaram-se bastante. O aumento da densidade populacional, a concentração de atividades e a necessidade de diversificar as opções de investimento reduziram as questões urbanas a um problema viário e passaram a exigir soluções imediatas. As transformações da forma e do espaço urbano acabaram por privilegiar o transporte individual.

Apresente duas críticas à opção pelo transporte individual. 4. (1,0)

A hidrovia Madeira-Amazonas contribuirá para resolver, em grande parte, o problema de escoamento da soja de Mato Grosso.

(5)

QiD 3 – 2ª SÉRIE – PARTE 2 – GEOGRAFIA

Até agora, a soja destinada ao mercado externo vem sendo escoada por rodovia até o porto de Paranaguá, localizado na Região Sul do Brasil.

A partir do caso apresentado, explique as vantagens do transporte hidroviário.

5. (1,0) Até chegar ao local de destino, as mercadorias podem passar por sucessivas etapas de carga e descarga. Exemplo: um produto chega de outro país por navio, segue em terra por outro trem e, finalmente, por caminhão, até chegar ao comprador. Essa variedade de tipos de transportes utilizados ao mesmo tempo e entre países levou à criação de sistemas para que os processos de carga e descarga sejam realizados no menor tempo possível. Dentre os sistemas utilizados, o contêiner é o mais eficiente.

Comente o que são contêineres e como eles contribuem para a intermodalidade

6. (1,0) Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo, a movimentação de cargas no Porto de Santos deve triplicar entre 2010 e 2024.

Aponte um investimento necessário para dar conta do aumento de demanda de produtos e mercadorias, para exportação e importação, nos portos brasileiros:

7. (1,0) Considerando as características dos três principais tipos de transporte de carga e analisando a tabela apresentada a seguir, responda:

Apresente uma vantagem e uma desvantagem dos tipos de transportes aquático, ferroviário e rodoviário em relação aos aspectos:

- carga para longo percurso;

- opções para utilização de energia motriz; - duração do material rodante;

- flexibilidade e facilidade de acesso aos diversos lugares; - rapidez de entrega;

(6)

QiD 3 – 2ª SÉRIE – PARTE 2 – GEOGRAFIA

8. (1,0) Aponte 2 exemplos de fontes de energia: a) renováveis:

b) não-renováveis:

9. O petróleo, recurso não-renovável, é a principal fonte de energia consumida no mundo. a) (0,5) Aponte duas fontes alternativas de energia para a diminuição do consumo do petróleo.

b) (0,5) Quais as vantagens e desvantagens do uso dessas fontes alternativas de energia em relação ao petróleo?

10. (1,0)

Observe os esquemas acima que se referem a duas formas de produção de energia. Qual é a forma representada por A? e B? Explique em linhas gerais como elas funcionam.

(7)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 18 / 05 / 2016

QiD 3 – 2ª SÉRIE – PARTE 2 – GEOGRAFIA

GABARITO QUESTÃO 1: Deveu-se à:

− concorrência do transporte rodoviário;

− ao fato de as ferrovias não integrarem as regiões (direcionavam-se quase sempre no sentido interior-litoral), e; − a falta de estrutura e de investimentos para atender com rapidez e eficiência à nova realidade industrial do

país.

QUESTÃO 2: As ferrovias representam uma das mais eficientes opções de transporte de carga e passageiros para realizar grandes distâncias

QUESTÃO 3: (1,0) Duas críticas levantando os problemas resultantes da circulação diária de um enorme número de veículos individuais, tais como: consumo excessivo de combustível, aumento da poluição e intermináveis congestionamentos no trânsito. O aluno poderá apresentar suas críticas apontando as questões resultantes da deficiência dos transportes coletivos que obrigam os grupos sociais de maior renda a optarem pelo transporte individual o que gera problemas como os acima levantados; por outro lado obrigam a população de baixa renda, dominante na cidade, a se sujeitar, em seu deslocamento diário para o trabalho e para casa, a transportes numericamente insuficientes, cheios demais, barulhentos , lentos, inconfortáveis, sem manutenção e muitas vezes dirigidos por profissionais despreparados para lidar com o público.

QUESTÃO 4: As vantagens do transporte hidroviário são explicadas (a) pelo baixo custo de instalação da via de circulação, que aproveita as condições naturais já existentes; (b) pelo baixo custo operacional propiciado pelo menor consumo de energia e por gastos mais reduzidos em manutenção; (c) pela grande capacidade de carga; e (d) pelo baixo custo unitário de transporte de grandes volumes de mercadorias a longas distâncias.

QUESTÃO 5: Os contêineres são grandes caixas metálicas, de tamanho padronizado para todos os países do mundo, que se adapta ao navio, ao trem e ao caminhão. Esta padronização favorece o uso combinado de diversos meios de transporte, isto é, a intermodalidade – compreendida como a estratégia de integração entre diferentes meios de transporte.

QUESTÃO 6: (1,0) Construção de novos terminais e atracadouros; Novas obras de drenagem.; Construção de mais navios para exportação de produtos.

QUESTÃO 7: Aquático:

vantagens - grande capacidade de carga, durável; desvantagens - lento, pouco flexível.

Ferroviário:

vantagens - capacidade de carga, tração, durável; desvantagens - pouco flexível, lento.

Rodoviário:

vantagens - rapidez, flexibilidade;

desvantagens - autonomia, pouco durável. QUESTÃO 8: (0,25 para cada acerto) a) Madeira, álcool combustível, eólica. b) Petróleo, carvão mineral, nuclear

QUESTÃO 9: a) Hidreletricidade, Energia Nuclear

b) Hidreletricidade: vantagens - não polui, custo reduzido; desvantagens - dependência do meio natural, obra complexa.

Energia Nuclear: vantagens - independência em relação ao meio, evolução tecnológica; desvantagens - altos custos, lixo atômico.

QUESTÃO 10: A: termelétrica e B: nuclear. A: o calor resultante da queima de carvão ou óleo combustível aquece a água de uma caldeira, produzindo o vapor que moverá as turbinas. B: O calor é produzido pela fissão nuclear realizada no reator. O restante do processo é semelhante nos dois tipos de usina.

Referências

Documentos relacionados

Mostra todos os Orçamentos e Pedidos: Código, Status, Valor, Vendedor, etc e dependendo do Status do Orçamento, clicando no botão ao lado direito “Ações”, é possível:

Este trabalho tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das características morfofuncionais e da aplicação de técnicas semiológicas em

Com base nas disposições contidas no artigo 8°, inciso IV da Constituição Federal, no artigo 513, alínea "e" da CL T - Consolidação das Leis do Trabalho, os

As variáveis número de folhas emitidas, número de folhas senescidas, crescimento em altura, crescimento foliar acumulado, transpiração diária, transpiração acumulada, coeficiente

O Histórico do Método Científico. In: Metodologia Científica. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,

Taxas de Juro de Emissão e Colocação de Obrigações do Tesouro. Banco de

Os valores encontrados na primeira coleta realizada 5 dias após o término do tratamento do Grupo Controle e do Grupo Teste foram significativamente inferiores aos valores

O estudo foi do tipo transversal descritivo e realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, com pacientes adultos atendidos no Hospital de referência para o tratamento