• Nenhum resultado encontrado

XX ENCONTRO TÉCNICO AESABESP FENASAN 2009

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XX ENCONTRO TÉCNICO AESABESP FENASAN 2009"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

XX ENCONTRO TÉCNICO AESABESP – FENASAN 2009

Um evento que atendeu a divulgação de tecnologias e correspondeu à expansão do mercado do setor, acima de todas as expectativas de sucesso.

A AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) realizou, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, no Expo Center Norte (Pavilhão Amarelo), em São Paulo – SP, o seu XX

Encontro Técnico AESABESP, em caráter simultâneo com a sua 20ª edição da Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente).

Sob o tema “Sustentabilidade – caminho para universalização do saneamento

ambiental”, o evento foi considerado como o mais importante do setor na América Latina

(2)

Dentro do Encontro Técnico, que contou com aproximadamente 2.000 congressistas, foram apresentados 130 palestras técnicas de Companhias de Saneamento de todo o País, de docentes de universidades, e de representantes da iniciativa privada, voltados para eficiência operacional, gestão ambiental, resíduos sólidos, eficiência energética, novas tecnologias e políticas públicas do setor, além de cinco mesas redondas, com debates das questões mais atuais e pertinentes do setor.

(3)

de equipamentos para o setor, prestadoras de serviços e de demais segmentos complementares à esfera do saneamento. A visitação foi em torno de 10.000 pessoas. Empresas internacionais, como as trazidas pelo consulado de Israel, um país com sérios problemas de captação e gestão de água, da Itália e dos EUA também estiveram presentes neste evento, que ainda contou com a visita da Superintendente Nacional de Saneamento do Governo do Chile, Magaly Espinosa Sarria. Na oportunidade, a autoridade chilena apresentou o modelo de regulação dos serviços sanitários do Chile. Motivada pelos bons resultados de 2009, a AESabesp já definiu a data do próximo XXI

Encontro Técnico e Fenasan 2010, para os dias 10, 11 e 12 de agosto, no mesmo

local. E tal iniciativa tanto provocou o interesse dos congressistas em preparar os seus trabalhos, como dos expositores em garantir o seu espaço na Feira, com a comercialização inicial de 56% da área disponível, sinalizando mais uma realização de sucesso.

Acompanhe as realizações do XX Encontro Técnico da AESabesp Solenidade de abertura

Na manhã do dia 12 de agosto, foi realizada a solenidade de abertura do XX Encontro Técnico da AESabesp - Fenasan 2009. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da AESabesp , Luiz Narimatsu, e contou com as presenças de diversas lideranças do setor.

(4)

A Mesa de abertura foi composta por Luiz Narimatsu (presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp), Hugo de Oliveira (presidente da ARSESP- Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo ), Orlando Diniz Vulcano (presidente da ADM - Associação dos Administradores da Sabesp), Cláudio Antônio Borges (presidente da Associação Sabesp), René Vicente (presidente do Sintaema - Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Walter Sigolo (superintendente de RH da Sabesp), José Aurélio Boranga (superintendente da UN Médio Tietê da Sabesp), Camil Eid (vice-presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo), Dante Ragazzi (presidente da ABES-SP - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), Carlos Alberto Rosito (presidente da AIDIS - Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental), João Alberto Viol (presidente da APECS - Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), João Carlos Bibbo (presidente da CECRES - Cooperativa de Crédito dos Empregados e Servidores da Sabesp ), Daniel Castilho Azevedo (presidente da AAPS – Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp), Luis Paulo Almeida Neto (Superintendente da UN Baixo Tietê e Grande), Wilson Passeto (presidente da OSCIP Água & Cidade) e Vera Bueno (diretora do Sindicato dos Advogados).

Os pronunciamentos dos presentes à mesa giraram em torno do tema do evento: “Sustentabilidade – caminho para universalização do saneamento ambiental”, o rumo para a universalização do saneamento e o trabalho da AESabesp em disseminar a tecnologia do setor e atrair o interesses da esfera pública, acadêmica e do se setor privado, para a otimização e excelência do saneamento nacional.

Na seqüência, o advogado, jornalista e defensor das causas ambientais, Washington

Novaes, ainda proferiu a palestra de abertura do Encontro, intitulada: "Os novos limites da

sustentabilidade", na qual foi abordada as mudanças climáticas, o crescimento econômico desordenado, o uso racional da água e formas de preservação do meio ambiente para salvarmos o Planeta.

(5)

Mesas Redondas 1ª Mesa

A primeira mesa redonda do Encontro, realizada na tarde do dia 12 de agosto, apresentou o tema “Equilíbrio entre o capitalismo e sustentabilidade numa empresa - cases

bem sucedidos”. Ela foi coordenada por Marcelo Morgado (Sabesp) e contou com a

participação de Gesner Oliveira (presidente da Sabesp), Linda Murasawa (Grupo Santander) e Marcos Egydio Martins (Apel Pesq. e Des. de Projetos).

(6)

2ª Mesa

No dia 13 de agosto, na parte da manhã foi realizada a mesa “Sustentabilidade nas

contratações de projetos, equipamentos e obras”, coordenada por Francisco Kurimori

(CREA), com a participação do deputado federal, Arnaldo Jardim; Gilson Cassini Afonso (Abimaq / Sindesam), João Alberto Viol (APECS / Sinaenco), Marco Antonio Botter (APEOP) e Umberto Cidade Semeghini (diretor de Sistemas Regionais da Sabesp).

3ª Mesa

(7)

das metas do milênio e do consumo de água”, coordenada por Amauri Pollachi

(Subcomitê Cotia-Guarapiranga), com a participação de Ana Lúcia Brasil (ABES),

Francisco Carlos Castro Lahóz (Agência de Água PCJ), Francisco José de Toledo Piza (Agência de Bacias do Alto Tietê), Rosa Maria Mancini (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e Paulo Massato Yoshimoto (diretor metropolitano da Sabesp).

4ª Mesa

No dia 14, pela manhã, foi realizada a mesa “A Parceria Pública Privada (PPP) como

alternativa para a universalização do saneamento básico no Brasil”, coordenada por

Yves Besse (ABCON), com a participação de André Luiz de Paula Marques (SAEG - Cia. de Serviços de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá), Carlos R. V. Silva Filho (ABRELPE), Newton de Lima Azevedo (Odebrecht Ambiental), Rogério de Paula Tavares (Caixa Econômica Federal) e Marcelo Salles Holanda de Freitas (diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp).

(8)

5ª Mesa

No dia 14, à tarde, encerrando as sessões de mesas redondas, foi realizada a mesa

“Regulação do setor de saneamento na atualidade”, coordenada por Paulo Ferreira

(Instituto de Engenharia de São Paulo), com a participação de Alceu de Castro Galvão Junior (ARCE - Ag. Reguldora de Serviços Públicos do Estado do Ceará), Leonardo Levy (AIDIS), Ricardo Toledo Silva (Secretaria de Estado de Saneamento e Energia do estado de São Paulo), Hugo de Oliveira (ARSESP) e Magaly Espinosa (Governo do Chile).

Seminários

Também foram realizados dois seminários, durante o Encontro Técnico de 2009:

- “Boas Práticas e Tendências de Automação em Saneamento”, promovido pela AESabesp em parceria com a ISA (International Society of Automation) da América do Sul, Distrito 4. Foram 22 horas de programação, entre palestras, minicursos e uma mesa redonda, que abordou diversos temas, como PIMS, MES sistemas SCADA, eficiência energética, plano diretor de automação, sistemas de comunicação wireless e estratégias de controle.

- “Inovação Tecnológica”, promovido pela Missão Econômica de Israel no Brasil, em parceria com o Israel Newtech, programa nacional de atuação nas indústrias israelenses que desenvolvem soluções inovadoras para os setores de água, saneamento e recursos hídricos.

(9)

Visita Técnica à Natura

Na tarde do dia 13, a AESabesp promoveu uma visita técnica ao complexo da empresa

de cosméticos NATURA, em Cajamar – SP, denominada Cidade Natura. O grupo,

coordenado pelo conselheiro Sérgio Eduardo Nadur, reuniu 20 participantes, que conheceram as instalações dessa empresa e suas ações de cunho socioambiental.

(10)

Ações Sociais

A AESabesp renovou a parceria com a ONG “Iniciativa Verde”, que desempenha um projeto de neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), por meio do restauro florestal, tornando-se detentora do selo “Carbon Free”, a exemplo das grandes realizações feitas, com consciência ambiental, em todo o mundo. Este compromisso é assumido pela a AESabesp desde o Fenasan de 2007.

(11)

Durante os três dias da realização da Fenasan 2009, o Instituto Oniki do Brasil, disponibilizou a sua equipe da Escola Técnica de Massoterapia e equipamentos especiais, para sessões de massagem e relaxamento, muito indicadas para amenizar o estresse. Desde 2005 na Fenasan, esta iniciativa está voltada à inclusão social, uma vez que maior parte dos massoterapeutas são portadores de deficiência visual.

Atividades de nossa OSCIP

No estande da AESabesp, foi reservado um espaço para o desenvolvimento do trabalho da nossa OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Pública), conduzido pelo

(12)

nosso diretor de Projetos Socioambientais, Ivan Norberto Borghi, que foi um dos m2 mais disputados do evento, tamanha foi a sua repercussão positiva.

Os visitantes demonstraram um forte interesse em cadastrar suas propostas de atuação nos projetos sócioambientais da entidade, bem como em se tornarem nossos associados e apresentarem os seus trabalhos que devem ser inseridos na “Carteira de Projetos AESabesp”, que se prontifica a buscar sua viabilização com apoio de iniciativa pública e privada.

No espaço da nossa OSCIP, a AESabesp ainda lançou, durante o evento, a publicação do livro “Água, sua importância em nossa vida”, que foi inserido nas pastas dos congressistas do Encontro Técnico e exposto no estande da Associação. Esse trabalho, que é uma grande referência para as nossas palestras de educação ambiental, consolida o termo de cooperação técnica entre a nossa OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Pública) e a OSCIP “Água e Cidade”, autora do projeto.

Além das atividades e produtos inerentes à OSCIP, a AESabesp também promoveu no seu estande a distribuição da Revista Saneas, do Jornal AESabesp, do folder institucional da entidade, num trabalhou motivacional de arregimentação de novos associados, com um resultado muito positivo que fortaleceu a sua imagem no setor.

(13)

Encerramento

Após três dias de muito trabalho, porém com resultados compensadores, foi realizada a solenidade de encerramento do Encontro, na tarde do dia 14 de agosto, após o término das mesas redondas.

A mesa de trabalho desta solenidade foi integrada pelo presidente da AESabesp Luiz Narimatsu, pelos diretores Olavo Alberto Prates Sachs (cultural), Choji Ohara (técnico), Carlos Alberto de Carvalho (marketing), além do deputado federal, Walter Ihoshi; da Superintendente Nacional de Saneamento do Governo do Chile, Magaly Espinosa Sarria; do subprefeito de Ermelino Matarazzo, Eduardo Camargo Afonso; do presidente da Associação Brasileira de Manutenção e Tecnologia de Equipamento, Afonso Manele; do presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente, João Alberto Viol e do presidente da ABES-SP, Dante Ragazzi e do presidente da Associação dos Aposentados da SABESP, Daniel Castilho Azevedo.

(14)

Troféu AESabesp

A cerimônia de encerramento foi marcada pela entrega do troféu AESabesp, que neste ano teve uma alteração no regulamento da premiação: ao invés de ser por acúmulo de votos depositados em urnas, chegou-se ao resultado após a uma apuração de uma comissão de avaliação, formada por cinco convidados, cuja capacidade e isenção os qualificavam para um julgamento justo e idôneo. São eles: Adilson Menegatte (CSQ-Sabesp), Carlos Mussuyama (APECS), Célio de Almeida Prado (ABRAMAN), Osvaldo Niida (MO- Sabesp) e Primo Pereira ( SINDESAN ).

E as empresas expositoras na Fenasan, ganhadoras do Prêmio AESabesp foram:

Melhor Estande: Bugatti Brasil Válvulas, Glass Ind. Com. Bombas Centrífugas e

Equipamentos e Valloy Indústria e Comércio de Válvulas e Assessórios.

Inovação Tecnológica: Amanco Brasil, Centroprojekt do Brasil e Digimed.

Atendimento Técnico: Edra Saneamento Básico Ind. e Com., Emec Brasil Sist.

Tratamento de Água e Hidrosul - Máquinas Hidráulicas Hidrosul.

Destaques AESabesp: Higra Industrial, ITT Brasil e Saint-Gobain Canalização. Destaque voltado ao tema “Sustentabilidade”: Imperveg Poliuretano Vegetal.

(15)

Melhor estande:

Bugatti Brasil Válvulas

(16)

Valloy Ind e Com de Válvulas

Inovação Tecnológica:

(17)
(18)

Digimed

Atendimento Técnico:

(19)

Emec Brasil

(20)

Destaque AESabesp:

ITT Brasil

(21)

Saint Gobain

Destaque voltado ao tema “Sustentabilidade”:

(22)

Unidade da Sabesp que apresentou mais trabalhos técnicos:

Unidade de Negócio de Produção da RMSP (MA)

Houve ainda uma premiação da AESABESP à Unidade de Negócios que apresentou um maior número de trabalhos técnicos no Encontro. A vencedora dessa modalidade foi a Unidade de Negócio de Produção da RMSP (MA), que no evento, representada pelo superintendente, Hélio Luiz de Castro, recebeu o prêmio das mãos da diretora social da AESabesp, Cecília Takahashi Votta.

(23)

Apoios Institucionais

O XX Encontro Técnico AESABESP e Fenasan 2009 ainda contou com os apoios das respectivas entidades integradas ao setor: AAPS (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp), ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), ABAS (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária), ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia), ABEE (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas), ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos), ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços Públicos de Água e Esgoto), ABGE (Associação Brasileira de Geologia e de Engenharia Ambiental), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química), ABMACO (Associação Brasileira de Materiais Compósitos), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ABPE (Associação Brasileira de Tubos Poliolefínicos e Sistemas), ABRAMPA (Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente), ABRAMAN (Associação Brasileira de Manutenção), ABRATT (Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva), AECESP (Associação dos Engenheiros das Companhias Energéticas no Estado de São Paulo), AEAARP (Associação de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto), AIDIS (Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitaria y Ambiental), ANA (Agência Nacional de Águas), APECS (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente), ASEC (Associação dos Engenheiros da Cetesb), BRASIL MEDIÇÃO (Associação Brasileira das Empresas de Medição e Faturamento), CREA

(24)

(Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), CRQ-IV (Conselho Regional de Química), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), IE- Instituto De Engenharia do Estado de SP, ISA (International Society of Automation), SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), SINAENCO (Sindicato Nacional das Empresas de Engenharia Consultiva) e SEESP (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo).

TEXTOS

COM

Maria Lúcia da Silva Andrade Jornalista - MTb.16081 Tels. (11) 3213-0522 e 9542-3404 luciatextos@terra.com.br

Referências

Documentos relacionados

Colatina é uma das maiores cidades da região Norte do Estado, situada às margens do Rio Doce e a 127 quilômetros de Vitória. Com área operacional de 100 mil metros quadrados e área

Na terceira seção, Metodologia para aplicação dos conceitos enxutos no PAC, Maria de Fátima demonstra, em forma de fluxograma, os passos para a aplicação efetiva

Os outros defeitos não se mostraram eficientes, pois o antissítio de telúrio no lugar do estanho apresentou níveis no gap e a vacância de telúrio assim como o antissítio de estanho

A partir da representação do circuito elétrico, foi possível aplicar as três leis discutidas anteriormente (Lei de Ohm e as duas leis de Kirchhoff) por meio de um Sistema Linear...

Na elaboração das demonstrações financeiras, a Administração é responsável pela avaliação da capacidade de a Companhia continuar operando, divulgando, quando aplicável,

[r]

No final do ano lectivo os participantes deverão ser capazes de: “Nós na Sociedade”  Identificar e conhecer todos os serviços da VUV  Reconhecer a funcionalidade de 3

O presente documento tem como objetivo a apresentação das atividades que serão desenvolvidas no Centro de Atividades Ocupacionais da Maceda, no decorrer do ano