• Nenhum resultado encontrado

Lubrificantes para COGERAÇÃO pág. 4. Lubrificantes para ENGRENAGENS INDUSTRIAIS pág. 6. Lubrificantes para TURBINAS pág. 8

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lubrificantes para COGERAÇÃO pág. 4. Lubrificantes para ENGRENAGENS INDUSTRIAIS pág. 6. Lubrificantes para TURBINAS pág. 8"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Lubrificantes para COGERAÇÃO pág. 4

Lubrificantes para ENGRENAGENS INDUSTRIAIS pág. 6

Lubrificantes para TURBINAS pág. 8

Fluidos de TRANSMISSÕES HIDRÁULICAS pág. 9

Lubrificantes para COMPRESSORES pág. 12

Lubrificantes de LUBRIFICAÇÃO GERAL pág. 14

Lubrificantes DIELÉCTRICOS pág. 17

Outros Lubrificantes INDUSTRIAIS pág. 18

Tabela resumo de CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS pág. 20

(2)

A CEPSA fabrica uma vasta gama de lubrificantes para a indústria que se adapta às necessidades específicas de toda a classe de sistemas, instalações e mecanismos em qualquer processo produtivo. Os óleos que são apresentados aqui, agrupados em diversas gamas, combinam, de formas muito diversas, as qualidades das suas diferentes bases lubrificantes com os seus aditivos específicos para cumprir de forma óptima as normas internacionais e os padrões das grandes companhias e dos fabricantes de bens de equipamento. A solução para tudo. Garantidos pela CEPSA Lubrificantes através de rigorosos controlos de qualidade no fabrico e nas análises de laboratório, estes óleos constituem a melhor alternativa de lubrificação e manutenção, tanto em termos de eficácia como de rentabilidade.

L u b r i f i c a n t e s p a r a u s o s i n d u s t r i a i s

(3)

A linha CEPSA Troncoil é constituída por óleos lubrificantes de elevado desempenho concebidos especificamente para aplicações de cogeração. Independentemente do tamanho e da potência da instalação, do tipo de motor ou do combustível usado, a CEPSA coloca ao dispor desta indústria em expansão uma completa gama de produtos homologados pelos principais fabricantes de motores para cogeração.

Lubrificantes para

COGERAÇÃO

(4)

CEPSA

TRONCOIL GAS 40

Formulados com bases e aditivos da mais elevada qualidade, conferem uma excelente estabilidade face à oxidação e à nitração. Lubrificante para motores de gás natural de baixo conteúdo em cinzas, de aspiração natural ou sobre-alimentados.

Especificações de qualidade: CATERPILLAR / MAN DES / ULSTEIN BERGEN / WAUKESHA / DEUTZ MWM / JENBACHER / WÄRTSILÄ

CEPSA

TRONCOIL GAS 40 G

Lubrificante para motores de gás natural de conteúdo médio em cinzas, de aspiração natural ou sobre-alimentados. Formulados com bases e aditivos da mais elevada qualidade, conferem uma excelente estabilidade face à oxidação e à nitração.

Especificações de qualidade: JENBACHER / GUASCOR / CATERPILLAR / WAUKESHA

CEPSA

TRONCOIL BIOGAS

Lubrificante recomendado para motores de gás ácido (aterro, depuradora) que requerem um elevado conteúdo em cinzas. Especialmente formulado para motores de gás que utilizam como combustível gás procedente da decomposição anaeróbia de resíduos urbanos, dado que possui a suficiente reserva alcalina para neutralizar os ácidos orgânicos clorados, e especialmente o ácido sulfídrico presente neste tipo de gases.

Especificações de qualidade:GUASCOR / CATERPILLAR / WAUKESHA

CEPSA

TRONCOIL 3040 PLUS

Lubrificante desenvolvido para satisfazer as exigências mais severas dos motores Diesel de cogeração, estacionários de alta potência e velocidade média, utilizando combustíveis residuais (fuel oil) com conteúdo em enxofre até 3%.

CEPSA

TRONCOIL 4040 PLUS

Lubrificante de elevado índice de alcalinidade, que assegura uma magnífica neutralização de ácidos, mesmo em motores de baixo consumo de óleo. É recomendado para motores que operam com fuel oil com conteúdo de enxofre até 3,5 % em peso (combustíveis residuais). Apto para motores estacionários e marítimos (de cogeração).

CEPSA

TRONCOIL 5040 PLUS

Indicado para os motores que operam com fuel oil pesado, com elevado conteúdo em enxofre (combustíveis residuais). Satisfaz as especificações dos principais fabricantes de motores estacionários e marítimos (de cogeração).

Caracteriza-se fundamentalmente pelo seu elevado índice de alcalinidade, garantindo uma excelente neutralização de ácidos mesmo quando utilizado em motores com muito baixo consumo de óleo. É recomendado quando se utilizam combustíveis com um conteúdo de enxofre até 5% em peso.

(5)

Neste ponto é apresentada a gama de produtos que a

CEPSA coloca ao dispor da indústria para a lubrificação

de qualquer tipo de redutores de engrenagens fechadas.

Independentemente das cargas, das temperaturas de

trabalho ou da viscosidade necessária para cada

aplicação (em função das recomendações dos fabricantes

mais importantes), a gama de lubrificantes CEPSA para

engrenagens industriais oferece uma solução para cada

necessidade.

(6)

CEPSA

ENGRANAJES HP

Recomendados para a lubrificação de todo o tipo de redutores de engrenagens fechadas para uso industrial, operando sob condições de serviço severo, sendo particularmente adequados para a lubrificação de engrenagens a trabalhar com cargas onde se combinam o choque, as elevadas pressões e o atrito.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 68, 100, 150, 220, 320, 460, 680

Especificações de qualidade: U.S STEEL 224 / AGMA 250.04 / DIN 51517 Parte 3 / CINCINNATI MILACRON

CEPSA

ENGRANAJES HPS

Totalmente sintéticos (poliglicóis). Recomendados para aplicações em condições extremas e com temperaturas de trabalho entre -35ºC e 200ºC. Concebidos para a lubrificação de sistemas de engrenagens fechados, redutores sem-fim, chumaceiras, rolamentos e todos os equipamentos que trabalhem em condições muito severas de elevada carga e temperatura e que precisem de um lubrificante de extrema pressão (EP).

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 150, 220, 320, 460

Especificações de qualidade: AGMA 250.04 / DIN 51517 Parte 3

CEPSA

ENGRANAJES HPX

Lubrificantes sintéticos de elevado rendimento, com excelentes propriedades para condições de trabalho severas, a operarem sob grandes cargas e a baixas velocidades.

Indicado para sistemas de engrenagens industriais de aço em carter fechado, submetidos a elevadas cargas de choque, esforços constantes e intermitentes. Recomendado quando a temperatura de trabalho é elevada e é exigida uma grande resistência à oxidação.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 68, 100, 150, 220, 320, 460, 680

Especificações de qualidade: U.S. STEEL 224 / AGMA 250.04 / DIN 51517 Parte 3

CEPSA

AEROGEAR

A gama de lubrificantes CEPSA AEROGEAR foi especialmente concebida para a lubrificação de engrenagens fechadas, submetidas a cargas e temperaturas muito elevadas, onde existe o risco de se produzir micropritting.

O micropritting é um tipo de deterioração superficial que se costuma produzir no contacto rolamento-deslizamento entre superfícies metálicas. Produz-se nas chumaceiras e, com mais frequência, nos dentes das engrenagens.

Indicado na lubrificação das engrenagens fechadas dos geradores eólicos de electricidade.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 150, 220, 320, 460

Especificações de qualidade: US STEEL 224 / AGMA 9005-D94 (EP) / DAVID BROWN S1.53.101 TYPE E / SEB 181.226 DIN 51517 Part 3 / CINCINNATI MILACRON P-74 / FLENDER AG

(7)

CEPSA

HD TURBINAS * (ESTRELA)

Fabricados especialmente para satisfazerem as elevadas exigências de certos fabricantes de turbinas de vapor ou hidráulicas que requerem um óleo de longa vida útil e uma elevada estabilidade face à oxidação e à degradação do óleo.

Estes lubrificantes têm uma grande facilidade de libertação de ar, com uma boa capacidade anti-espuma, pelo que dificilmente tendem a formar aero-emulsões, assegurando desta maneira uma excelente protecção e lubrificação dos componentes da turbina.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 32, 46 Y 68

Especificações de qualidade: DIN 51515 (L-TD) / GEC ALSTHON NBA P 50001A

CEPSA

TURBINAS EP

Especialmente formulados para a lubrificação do sistema das turbinas de vapor ou gás, particularmente em turbo-alternadores ou turbinas propulsoras que incorporam engrenagens e/ou redutores, assim como sistemas especiais onde se requer um óleo hidráulico de alta qualidade e características de extrema pressão.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 32, 46 e 68

Especificações de qualidade: ALSTON HT60 90117 / GERAL ELECTRIC GEK 101941-A / GERAL ELECTRIC GEK 32568-F / SIEMENS TLV901304 / SOLAR ES9224 / RUSTON

Lubrificantes para

TURBINAS

Uma série de produtos especialmente concebidos para

a perfeita lubrificação do conjunto de órgãos de todo o

tipo de turbinas, de vapor ou hidráulicas, satisfazendo

as elevadas exigências dos fabricantes deste tipo de

(8)

A CEPSA Lubrificantes, com a incorporação das últimas tecnologias de aditivos para cada aplicação específica, dá um importante salto na qualidade dos seus fluidos hidráulicos, graças à substituição, nas suas formulações, das bases convencionais hidrogenadas por bases “específicas” com elevado grau de hidrogenação e vida útil nos sistemas.

CEPSA

HIDRÁULICO HL E CEPSA CIRCULANTE

Fluidos universais para aplicações muito diversas, tais como: sistemas de circulação, máquinas-ferramentas, maquinaria têxtil e circuitos hidráulicos que não requeiram propriedades anti-desgaste. De boas qualidades anti-oxidantes e anti-corrosivas, são ideais para a simplificação da lubrificação nas fábricas.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: CIRCULANTE: 100, 150, 220, 320, 460. HIDRÁULICO HL: 46 e 68

Especificações de qualidade: DIN 51524 parte 1 – Classe HL / AFNOR NFE 48603-HL / ISO 6743-4 HL

CEPSA

HIDROSIC HLP

A última geração de óleos sem cinzas. Especialmente recomendado em sistemas com microfiltros que requerem fluidos com elevada resistência à degradação térmica e à oxidação, com o fim de evitar a formação de lacas nas servo-válvulas e de lodos nos diferentes actuadores hidráulicos. Especialmente recomendado em sistemas hidrostáticos que requeiram fluidos hidráulicos do tipo anti-desgaste.

Disponível nos graus de viscosidade ISO:32, 46, e 68

Especificações de qualidade:DENISON HF-0, HF-1 e HF-2 / DIN 51524 Parte 2 classe HLP / AFNOR NFE 48603 HM / ISO 6743–4 HM / VICKERS I-286-S e M-2950-S / CINCINNATI MILACRON P-68, P-69 e P-70

CEPSA

HIDROSTAR HVLP

Recomendado para sistemas hidráulicos exigentes que requeiram fluidos hidráulicos com elevado I.V., do tipo anti-desgaste e especiais características anti-termo-oxidantes. Adequado nas aplicações de circuitos que contêm servo-válvulas, circuitos robotizados, equipamentos de controlo numérico, etc.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 32, 46, e 68

Especificações de qualidade:DENISON HF-0, DIN 51524 parte 3 classe HVLP / VICKERS I-286-S e M 2950-S / AFNOR NFE 48603 HV / ISO 6743-4 HV / CINCINNATI MILACRON P-68, P-69 e P-70

(9)

CEPSA

HIDROMAX

Lubrificante hidráulico de alto índice de viscosidade formulado com bases parafínicas altamente refinadas e aditivos seleccionados para proporcionar excelentes propriedades anti desgaste e elevada resistência à oxidação.

Possui um melhorador do índice de viscosidade que permite manter a viscosidade durante todo o período de serviço.

Recomendado para sistemas hidráulicos submetidos a amplas variações de temperatura operando às intempéries e que requerem fluidos com alto índice de viscosidade de modo a manterem as suas propriedades e uma adequada viscosidade independentemente da temperatura de serviço.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 46 68

Especificações de qualidade: DIN 51524 Parte 3 HVLP / VICKERS I-286-S y M-2950-S / ISO 6743-4 (HV)

CEPSA

HIDRÁULICO HM

Satisfaz as exigências dos sistemas hidrostáticos mais modernos, que incorporam bombas da última geração de palhetas e de êmbolos, que operam a muito alta pressão e variação de temperaturas.

O grau ISO HM 46 cobre os requisitos da maioria dos sistemas, simplificando o número de óleos a armazenar. O ISO HM 32 pode operar 10ºC abaixo do limite da capacidade de bombagem, fixado para o ISO HM 46.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 10, 15, 22, 32, 46, 68, e 100

Especificações de qualidade: DENISON HF-0, HF-1, HF-2 / VICKERS I-286-S e M-2950-S / AFNOR NFE 48603-HM / DIN 51524 parte 2 classe HLP / ISO 6743-4 HM / CINCINNATI MILACRON P-68, P-69 e P-70

CEPSA

HIDROPOC

Especialmente recomendado para maquinaria de obras públicas e extracção de minério onde se requeira um nível de qualidade POCLAIN.

Especificações de qualidade: POCLAIN (P0052-13 P) / VICKERS I-286-S e M-2950-S / DIN 51524 Parte 3 (HVLP) / ISO 6743-4 HM

CEPSA

HIDROTRANS OP 10W - 20

Lubrificante hidráulico multigraduado de elevada qualidade, específico para equipamentos móveis que requerem um fluido de extrema pressão (EP) e elevada capacidade anti-desgaste.

Especificamente recomendado para circuitos hidráulicos de maquinaria de obras públicas e extracção de minério em condições de uso severas.

Especificações de qualidade: DIN 51524 parte 2 (HLP) / VICKERS I-286-S e M-2950-S / ISO 6743-4 HM

(10)

CEPSA

HIDROTRANS OP 68

Lubrificante hidráulico de elevada qualidade, específico para equipamentos móveis que requerem um fluido EP e com elevada capacidade anti-desgaste.

Especialmente recomendado para circuitos hidráulicos de maquinaria de obras públicas e extracção de minério em condições de uso severas.

Especificações de qualidade: DIN 51524 parte 2 (HLP) / VICKERS I-286-S Y M-2950-S / ISO 6743-4 HM

CEPSA

GRES 2000

Lubrificante formulado com bases hidrotratadas e aditivos específicos, recomendado para sistemas hidráulicos de prensas da indústria cerâmica, onde é preciso um fluido anti-desgaste de adequado índice de viscosidade (utilização num vasto intervalo de temperaturas) e estabilidade térmica

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 32 e 46

Especificações de qualidade: DENISON HF-0, HF-1 e HF-2 / DIN 51524 Parte II-HLP / Cincinnati Milacron P-68, P-70 / VICKERS I-286-S e M-2950-S / AFNOR NFE 48603-HM / ISO 6743-4 HM

CEPSA

GRES 2000 SINTÉTICO

Lubrificante sintético para sistemas hidráulicos de prensas utilizadas na indústria cerâmica, onde é preciso um fluido anti-desgaste de adequado índice de viscosidade (utilização num vasto intervalo de temperaturas) e estabilidade térmica. A combinação de bases sintéticas e hidrotratadas e os aditivos especificamente seleccionados tornam-no indicado em condições de trabalho extremas e quando são precisos longos períodos de mudança.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 32 e 46

Especificações de qualidade: DENISON HF-0, HF-1 e HF-2 / DIN 51524 Parte II-HLP / Cincinnati Milacron P-68 e P-70 / VICKERS I-286-S e M-2950-S / AFNOR NFE 48603-HM / ISO 6743-4 HM

(11)

Indicados na lubrificação dos mecanismos de todo o tipo

de compressores, quer sejam rotativos, alternativos, de

ar, de gases inertes e também em compressores

frigoríficos, que precisam de fluidos lubrificantes muito

específicos.

Lubrificantes para

(12)

CEPSA

COMPRESORES AR

Lubrificantes recomendados na lubrificação de cilindros e mecanismos de compressores rotativos e alternativos, de ar e gases inertes, de uma ou diversas etapas, que trabalham em condições normais ou severas. O grau ISO 46 é recomendado em compressores do tipo rotativo. As viscosidades ISO 68 e 100 são geralmente indicadas em compressores alternativos.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 46, 68 Y 100

Especificações de qualidade: DIN 51506 TIPO VC-L e VD-L

CEPSA

COMPRESORES ARS

Lubrificante 100% sintético desenvolvido para cumprir as mais severas especificações dos fabricantes de compressores de ar, tanto de palhetas como de parafuso. O intervalo de temperaturas de operação é maior, com a conseguinte poupança de energia e menor risco de explosão. Por ser um óleo sintético, os períodos de mudança são sensivelmente mais alargados.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 46, 68 e 100

Especificações de qualidade: DIN 51506 TIPO VC-L e VD-L

CEPSA

COMPRESORS LPG-9

Lubrificante sintético especialmente desenvolvido para a lubrificação em compressores de gás, nos quais as suas engrenagens e chumaceiras operam numa atmosfera de gás do tipo: butano, propano, metano, etileno, amoníaco, cloreto de vinil.

O seu elevado índice de viscosidade permite-lhe operar nos intervalos de temperatura mais extremos.

Especificações de qualidade: SULZER BURKHARDT / LINDE AG

CEPSA

BOREAL

A CEPSA dispõe da gama CEPSA Boreal, composta por lubrificantes específicos para compressores frigoríficos que utilizem como refrigerante amoníaco, anidrido carbónico, cloreto de metilo, freon 22, etc. A sua aplicação é também recomendável em sistemas hidráulicos que requerem fluidos com uma temperatura de congelação muito baixa.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 32, 46 e 68.

(13)

Neste grupo, a CEPSA Lubrificantes coloca ao serviço

da indústria uma completa gama de produtos para

diversas aplicações.

- Lubrificação geral por perda total em aplicações sem grandes exigências.

- Lubrificação em máquinas e bombas alternativas de vapor.

- Sistemas de circulação em fábricas de papel e certos trens de laminagem.

- Guias e barramentos de máquinas ferramentas.

(14)

CEPSA

CILINDROS

Lubrificante especialmente indicado na lubrificação de cilindros de máquinas de vapor saturado, e em redutores do tipo sem-fim-roda-de-coroa, quando se trabalha a velocidades não excessivamente elevadas, e as condições de operação, quanto à temperatura ambiente, não sejam extremas (baixas temperaturas). A sua utilização está indicada em caixas de engrenagens de dentes rectos e cónicas, chumaceiras de maquinaria na indústria do papel e do cimento. Tem uma excelente untuosidade e resistência à lavagem por água ou vapor.

Disponível no grau de viscosidade ISO: 460

CEPSA

CIRCULANTE

Fluidos universais para aplicações muito diversas, tais como: sistemas de circulação, máquinas-ferramentas, maquinaria têxtil e circuitos hidráulicos que não requeiram propriedades anti-desgaste. De boas qualidades anti-oxidantes e anti-corrosivas, são ideais para a simplificação da lubrificação nas fábricas.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 100, 150, 220, 320, 460

Especificações de qualidade: DIN 51524 parte 1 – classe HL / AFNOR NFE 48603-HL / ISO 6743-4 HL / DIN 51517- CL

CEPSA

CIRCULANTE 500

Com a série Circulante 500, a CEPSA oferece uma série de lubrificantes especialmente desenvolvidos para os sistemas de circulação da indústria do papel e siderúrgica. Nas do papel, é recomendável para a lubrificação de chumaceiras e de mecanismos da parte seca, e na siderúrgica é especialmente indicada a sua utilização nas chumaceiras Mesta e Morgoli dos rolos de impulso dos trens de laminagem.

Apresentam ligeiras propriedades anti-desgaste e demulsibilidade, e a sua duração em serviço é muito prolongada.

Disponível nos graus de viscosidade: 525, 528, 546 e 548

Níveis de qualidade: MORGOIL / SIEMAG / DEMAG / DIN 51517 Parte 3

CEPSA

EXTOIL

Lubrificantes especialmente formulados para utilização como óleos plastificantes na indústria da borracha e derivados. Recomendados em processos de calandragem, extrusão, moldagem e uso como extendedores.

(15)

CEPSA

GUÍAS

Lubrificantes especialmente formulados para aplicação em guias e barramentos de máquinas-ferramentas. Imprescindíveis quando se opera com cargas elevadas, a velocidades muito lentas e os trabalhos são de grande precisão, mesmo com reduzida alimentação de óleo ao sistema. Se for necessária uma simplificação dos tipos de lubrificante, pode ser perfeitamente utilizado em redutores submetidos a fortes cargas de trabalho.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 68, 100 e 220

Especificações de qualidade: CINCINNATI MILCRON P-47 e P-50

CEPSA

GUÍAS M

Indicados nos sistemas hidráulicos das máquinas-ferramentas onde a lubrificação das guias é realizada por derivação do próprio circuito. Possuem a capacidade de adesão necessária para manter uma contínua película de óleo, evitando as vibrações típicas das guias, assim como uma grande estabilidade para desempenhar a sua função como fluido hidráulico. A sua utilização é muito recomendável em aplicações onde existe poluição entre o sistema de lubrificação das guias e o sistema hidráulico.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: 32 e 46

CEPSA

H-150 ESPECIAL MOTO-SERRAS

Lubrificante de grande aderência, especialmente recomendado na lubrificação das correntes das moto-serras, evitando o desgaste prematuro das mesmas.

CEPSA

TUCÁN 250

Fabricado para utilização em cilindros de máquinas alternativas de vapor, a temperaturas muito altas (superiores a 290 ºC). Pode ser utilizado em certos acoplamentos, transmissões de correntes e engrenagens fechadas quando é preciso um lubrificante de elevada viscosidade e não são exigidas propriedades anti-desgaste ou de extrema pressão.

Indicando em engrenagens do tipo sem-fim-roda-de-coroa, quando a temperatura ambiente é baixa.

(16)

CEPSA

ELEKOIL 80

De origem parafínica, este lubrificante mantém as suas propriedades iniciais durante os longos períodos de tempo que permanece em serviço. Especialmente recomendado para utilização como fluido isolador em transformadores, disjuntores, reóstatos e, em, geral me todo o tipo de aparelhos eléctricos que precisem de um fluido deste tipo, mantendo uma boa rigidez dialéctica.

Garante uma refrigeração adequada e uma boa circulação, mesmo em presença de baixas temperaturas nas instalações à intempérie.

Especificações de qualidade: UNE 21320/5, classe I e II / CEI 296 classe I e II

CEPSA

ELEKOIL 130

De origem nafténica, este lubrificante mantém as suas propriedades iniciais durante os longos períodos de tempo que permanece em serviço. Recomendado para utilização como fluido isolador em transformadores, disjuntores, reóstatos e, em geral, em todo o tipo de aparelhos eléctricos que precisem de um fluido deste tipo com adequada rigidez dieléctrica. Garante refrigeração adequada e boa circulação, mesmo a baixas temperaturas, em instalações sujeitas à intempérie.

Especificações de qualidade: UNE 21320/5 classe I e II / CEI 296 classe I e II

Lubrificantes

DIELÉCTRICOS

Lubrificantes destinados a todo o tipo de aparelhos

eléctricos que requerem um fluido dieléctrico. São óleos

cujos processos de fabrico e embalagem observam o

máximo rigor, a fim de que estes produtos não sofram

(17)

Lubrificantes com variadas aplicações industriais, que

vão dos equipamentos de funcionamento pneumático

aos fluidos para transmissão de calor, passando por

aplicações na indústria da construção.

(18)

CEPSA

BROCA

Lubrificantes desenvolvidos para a lubrificação de equipamentos de perfuração na indústria mineira, pedreiras, escavações, etc…, e, em geral, em todo o tipo de equipamentos pneumáticos. Proporcionam a máxima protecção contra o desgaste e a ferrugem. A sua óptima fluidez a baixa temperatura assegura o perfeito funcionamento dos equipamentos.

Disponível nos graus de viscosidade ISO: ISO 46 e 100

CEPSA

DESMOLDEANTE E-2

Lubrificante de aplicação específica como desmoldante na indústria de pré-fabricados de betão. Especialmente indicado quando os moldes utilizados são metálicos, protegendo-os contra a corrosão. Proporciona um excelente acabamento superficial, mesmo com os moldes mais complicados.

CEPSA

DIATERMO

Especialmente indicado para transferir calor em sistemas de circulação fechados, a temperaturas de camada limite de 315ºC. Mantém os sistemas de transferência livres de depósitos, alargando os períodos de mudança. Produto de elevado índice de viscosidade e muito estável. A sua viscosidade mantém-se sem sofrer variações significativas quando submetido a altas temperaturas.

Disponível no grau de viscosidade ISO: 22

CEPSA

DIATERMO S

Fluido sintético, desenvolvido para alta temperatura.

Especialmente indicado para ser utilizado como fluido de transmissão de calor em sistemas onde não é possível utilizar água ou vapor.

Permite trabalhar a pressões mais baixas do que o vapor. Excepcional estabilidade térmica e maior período de vida útil do que os fluidos minerais usados na mesma aplicação.

(19)

TABELA RESUMO

(20)

CLASSIF.AGMA Engrenagens HP 68 68 68,1 8,6 99 -21 >210 2EP Engrenagens HP 100 100 98.09 11.23 100 -21 >215 3EP Engrenagens HP 150 150 151.3 14.94 98 -18 >215 4 EP Engrenagens HP 220 220 210.3 18.5 98 -18 >220 5 EP Engrenagens HP 320 320 310 23.84 98 -12 >220 6 EP Engrenagens HP 460 460 460 30.5 98 -12 >225 7 EP Engrenagens HP 680 680 680 39.5 95 -10 >230 8EP FZG Aerogear 150 150 147 14.9 98 -18 >215 >12 Aerogear 220 220 217 18.5 98 -18 >220 >12 Aerogear 320 320 314 23.9 98 -18 >220 >12 Aerogear 460 460 466 30.7 98 -12 >225 >12 Engranajes HPS 150 150 143 24 200 -30 250 >12 Engranajes HPS 220 220 233 33 191 -30 262 >12 Engranajes HPS 320 320 320 51 219 -30 280 >12 Engranajes HPS 460 460 521 70 212 -30 280 >12 Engranajes HPX 68 68 67.5 9.93 130 -40 225 12 Engranajes HPX 100 100 98.8 13.7 139 -40 230 12 Engranajes HPX 150 150 152.8 19.5 147 -40 240 12 Engranajes HPX 220 220 239.5 27 146 -30 245 12 Engranajes HPX 320 320 312 33.3 149 -30 250 12 Engranajes HPX 460 460 467.6 39.1 130 -30 250 12 Engranajes HPX 680 680 632.1 52.2 149 -30 250 12

LUBRIFICANTES PARA

COGERAÇÃO

Troncoil Gas 40 G 40 137,2 13,92 99 -19 >240 0,83 Troncoil Gas 40 40 144,8 14,5 99 -19 >240 0,46 Troncoil Biogas 40 137,6 14,0 99 -20 >240 0,99 TBN Troncoil 3040 Plus 40 142,8 14,55 100 -18 >240 30 Troncoil 4040 Plus 40 141,1 14,52 100 -18 >240 40 Troncoil 5040 Plus 40 140 14,3 101 -18 >240 50

LUBRIFICANTES PARA

ENGRENAGENS INDUSTRIAIS

LUBRIFICANTES PARA

TURBINAS

HD Turbinas * 32 32 32 5.38 98 -9 >200 3(30) HD Turbinas * 46 46 46 6.94 98 -6 >205 3(30) HD Turbinas * 68 68 65.2 8.4 98 -6 >210 3(30) FZG Turbinas EP 32 32 32 5.4 98 -9 218 3(30) 9 Turbinas EP 46 46 46 6.8 98 -6 220 3(30) 9

SAE ou ISO cSt 40ºC cSt 100ºC IV Fluxão Inflamação CINZAS SULFATADAS

(21)

FLUIDOS PARA

TRANSMISSÕES HIDRÁULICAS

Hidráulico HL 46 46 48.3 7.09 98 -24 >215 Hidráulico HL 68 68 66.66 8.68 102 -24 >220 Circulante 100 100 95.72 10.75 98 -12 >210 Circulante 150 150 140.1 14 98 -9 >210 Circulante 220 220 203.1 17.88 98 -6 >220 Circulante 320 320 306 23.39 98 -6 >230 Circulante 460 460 427.3 29 98 -6 >240 Hidrostar HVLP 32 32 31.3 6.17 150 -36 180 Hidrostar HVLP 46 46 45.9 8.11 150 -36 200 Hidrostar HVLP 46 MIC 46 45.9 8.11 150 -36 200 Hidrostar HVLP 68 68 66.1 10.64 150 -30 210 Hidromax 46 46 46 8.13 150 -30 >190 Hidromax 68 68 68 10.88 150 -30 >195 Hidrosic HLP 32 32 32.74 5.48 102 -24 >204 Hidrosic HLP 46 46 46.27 6.85 102 -21 >204 Hidrosic HLP 46 MIC 46 46.27 6.85 102 -21 >204 Hidrosic HLP 68 68 68.14 8.75 100 -18 >210 Hidraulico HM 10 10 9,08 2,50 98 -30 >160 Hidraulico HM 15 15 14,44 3,42 112 -30 >160 Hidraulico HM 22 22 23 4,42 100 -30 >202 Hidraulico HM 32 32 30,64 5.25 102 -24 >205 Hidraulico HM 46 46 46.45 6.85 102 -24 >205 Hidraulico HM 68 68 68.09 8.72 100 -18 >210 Hidraulico HM 100 100 99.94 11.34 99 -18 >220 Hidraulico HM 46 MIC 46 46.45 6.85 102 -24 >205 Hidropoc 46 48.68 8.68 150 -36 >195 Hidrotrans OP 10W20 46 43.1 7 121 -27 >204 Hidrotrans OP 68 68 67.08 8.62 99 -18 >210

LUBRIFICANTES PARA

COMPRESSORES

Compressores AR 46 46 44.13 6.81 109 -12 >195 Compressores AR 68 68 66.63 8.87 107 -12 >200 Compressores AR 100 100 97.39 10.95 96 -12 >205 Compressores ARS 46 46 44.05 7.31 129 -54 >195 Compressores ARS 100 100 102.5 14.16 140 -51 >195 Compressores LPG 9 185 35 200 -30 >260 Boreal 32 32 30 4.3 30 -40 >188 Boreal 46 46 46 5.5 30 -36 >188 Boreal 68 68 68 6.8 30 -30 >198

SAE ou ISO cSt 40ºC cSt 100ºC IV Fluxão Inflamação

(22)

LUBRIFICANTES DE

LUBRIFICAÇÃO GERAL

Cilindros 460 465 31.8 95 -6 >282 Circulante100 100 95.72 10.75 98 -12 >210 Circulante 150 150 140.1 14 98 -9 >210 Circulante 220 220 203.1 17.88 98 -6 >220 Circulante 320 320 306 23.39 98 -6 >230 Circulante 460 460 427.3 29 98 -6 >240 Circulante 525 95 10.88 98 -12 >225 Circulante 528 150 14.3 98 -12 >230 Circulante 535 250 20.6 98 -12 >230 Circulante 546 460 30.5 98 -9 >280 Circulante 548 612 36 95 -9 >290 Extoil 30 29 5.1 102 -15 >210 Extoil 90 112 95 -6 >260 Extoil 250 260 95 -6 >250 Extoil 500 32 95 -6 >282 Guias 68 68 70.8 9.25 106 -21 >180 Guias 100 100 97.6 11.38 103 -18 >180 Guias 220 220 225.4 19.9 101 -9 >210 Guias M 32 32 30.1 5.4 95 -9 >196 Guias M 68 68 66.25 8.77 105 -12 >198 H-150-esp. Moto-serras 190 17.5 96 -6 >160 Tucan 250 1000 931 45 92 -6 >300

SAE ou ISO cSt 40ºC cSt 100ºC IV Fluxão Inflamação

LUBRIFICANTES

DIELÉCTRICOS

Rigidez Tangente KV delta 90ºC Elekoil 80 8.68 <-45 >140 >30 <0.003 Elekoil 130 10.9 <-45 >140 >30 <0.003

SAE ou ISO cSt 40ºC cSt 100ºC IV Fluxão Inflamação

OUTROS

LUBRIFICANTES INDUSTRIAIS

Broca 1 46 43.67 6.8 95 -30 >188 Broca 3 100 92.57 10.89 102 -25 >199 De desmoldar E-2 19.2 3.9 >204 Diatermo 22 21.4 4.3 105 -12 >200 Diatermo S 16 3.3. 72 -30 >180

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, a automação residencial pode prover meios para controlar todos os sistemas da residência como sistema de ar condicionado e aquecimento, home- office, contemplando

E Tu nos deste, em amor, oh Adonay nosso Elohim, este Dia de Memorial, dia de soar o shofar. Uma santa convocação, um memorial da saída do Egito. Que possa ser ouvida, visitada,

• Apresentou-se uma aplicação para a análise microscópica de partículas de desgaste encontradas em óleos lubrificantes industriais, realizando a classificação e análise

• Apresentou-se uma aplicação para a análise microscópica de partículas de desgaste encontradas em óleos lubrificantes industriais, realizando a classificação e análise

Como trabalhos futuros sugerem-se o uso do SINS em outros cenários para validação dos seus benefícios além do estudo de caso apresentado, assim como a complementação desse

- As provas serão realizadas pelo site Socrative, uma plataforma virtual para aplicação de provas, sendo que o aluno não poderá minimizar a tela durante a realização da prova, pois

Setelah sekitar 20-30 detik, Setup Wizard akan terbuka dan akan memandu Anda langkah-demi-langkah melalui proses instalasi dimulai dari cara menghubungkan perangkat keras hingga

Lubrificantes com baixa viscosidade são utilizados visando diminuir o atrito viscoso do fluido lubrificante na condição de lubrificação hidrodinâmica, onde o filme fluido