• Nenhum resultado encontrado

Governo do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Comissão Eleitoral Geral

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Governo do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Comissão Eleitoral Geral"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Comissão Eleitoral Geral

TERMO DE ABERTURA DO PROCESSO

Por competência, esta Secretaria dos Conselhos dá início a este processo visando dar

publicidade ao Relatório Final de Eleições para os Representantes Docentes e Técnico-admnistrativos nos

Conselhos Superiores da UERJ, referente ao biênio 2021-2023, por solicitação da Comissão Eleitoral Geral,

em prosseguimento aos trâmites eleitorais.

Sem mais à detalhar, prossigo às anexações pertinentes determinadas pela Secretária dos

Conselhos, a servidora Ludmila Herllain KortKamp.

Ana Carolina de Oliveira Mendes Cruz

CORLEN/ SECON

Matrícula 37.243-3

Rio de Janeiro, 08 julho de 2021

Documento assinado eletronicamente por Ana Carolina de Oliveira Mendes Cruz,

Coordenador(a) de Redação, Legislação e Normas, em 08/07/2021, às 10:24, conforme horário

oficial de Brasília, com fundamento nos art. 21º e 22º do

Decreto nº 46.730, de 9 de agosto de

2019

.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site

http://sei.fazenda.rj.gov.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=6

, informando o código verificador

19344372 e o código CRC 8F5A19BE.

Referência: Proces s o nº SEI-260007/014916/2021

SEI nº 19344372

Rua São Francisco Xavier, 524, - Bairro Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20550-900

Telefone: - https://www.uerj.br/

(2)

Governo do Estado do Rio de Janeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Comissão Eleitoral Geral RELATÓRIO

Trata o presente Relatório da conclusão do processo eleitoral para a representação docente e técnico-administrativa dos Conselhos Superiores da UERJ, para o biênio 2021-2023.

Composição da Comissão Eleitoral

A presente Comissão Eleitoral Geral foi composta pelo Conselho Universitário da UERJ, na sessão de 07 de fevereiro de 2020, e designada através da Portaria 286/REITORIA/2020.

Presidente: Conselheira Nadia Pimenta Lima

Membros – Conselheiros: Bruno Rego Deusdará Rodrigues Dirce Eleonora Nigro Solis Jorge José de Carvalho

Indicação do SINTUPERJ – Servidora Neuza Maria da Conceição, através do Ofício 34/SINTUPERJ/2020

Indicação do DCE – Discente Myke Nogueira Araujo.

As indicações supra discriminadas foram designadas para composição da CEG através da Portaria 374/REITORIA/2020.

Histórico

O Conselho Universitário aprovou, em 07 de fevereiro de 2020, a Resolução nº 01/2020, que dispunha sobre o Calendário Eleitoral, dando início ao processo da eleição para os Representantes Docentes e Técnico-administrativos no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CSEPE e no Conselho Universitário – CONSUN. O período de votação foi inicialmente previsto de 30 de junho a 02 de julho de 2020, sendo necessária a prorrogação dos mandatos, a partir de março de 2020, dando continuidade às atividades dos Colegiados, aprovada pelo CONSUN, através das Resoluções nº 02 e nº 03.

Ainda no início de 2020, foi iniciado pela Secretaria dos Conselhos um conjunto de ações que afirmavam o compromisso da UERJ com suas instâncias deliberativas máximas, estimulando o desenvolvimento de práticas e soluções que aprimorassem o processo eleitoral democrático no âmbito da UERJ. Para isso, foi promovido um trabalho de pesquisa para implantação de um Sistema de Votação Eletrônica na UERJ, através do contato com outras instituições do país que utilizavam o procedimento eletrônico para escolha dos seus representantes. A Sra. Secretária dos Conselhos, Ludmila Herllain, liderou as ações, constatando a operação, em larga escala, do Sistema Helios Voting pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, dentre tantas outras instituições em âmbito nacional e internacional. Assim, através da Portaria 794/REITORIA/2020, de fevereiro de 2020, foi criada a Comissão responsável pela criação e implantação de um Sistema Eletrônico de Votação na UERJ. A criação da Comissão permitiu o desenvolvimento, através de tecnologia interna e gratuita, de uma versão adaptada para a UERJ do Software Helios Voting.

A intenção era trazer a Universidade para um novo momento, proporcionando eficiência, com uma considerável economia de recursos financeiros e humanos, além de propiciar maior agilidade aos procedimentos e na divulgação dos resultados.

Assim, visando modernizar e automatizar os procedimentos eleitorais, com soluções eficientes que atendessem às necessidades institucionais, foram criadas rotinas, ainda em 2020, que permitiram a atualização da legislação eleitoral, unificando as normativas e padronizando os procedimentos para ambos os Conselhos Superiores, dando à escolha e ao tipo de voto um caráter objetivo e concreto, e proporcionando maior segurança e transparência, com a possibilidade de divulgação ampla e antecipada do Colégio Eleitoral.

O Contexto da Pandemia COVID-19

A adoção de um processo eleitoral moderno e automatizado, condizente com as especificidades da estrutura organizacional da UERJ, tornou-se uma prioridade com as restrições impostas pela Pandemia COVID-19, considerando a necessidade de suspensão das atividades presenciais não essenciais, na tentativa de preservar a vida, evitando a exposição ao novo vírus, além do respeito às medidas sanitárias. A impossibilidade de realização de um pleito seguro para os mesários, candidatos e eleitores, seguindo o modelo presencial, somada à necessidade de renovação dos mandatos dos conselheiros universitários, prorrogados desde março de 2020, fizeram com que a esta CEG, juntamente com a Secretaria dos Conselhos, viabilizassem o uso do Sistema Eletrônico de Votação, para manter a representatividade e a energia dos Conselhos Superiores.

Esta Comissão assumiu o desafio de implementar na UERJ um Sistema Eletrônico de Votação, buscando realizar os procedimentos de escolha dos nossos representantes de forma ágil, simples e inclusiva, que atendesse à legislação eleitoral da Universidade e considerada a complexidade de um pleito que conta com um Colégio Eleitoral total de mais 40 mil pessoas, entre servidores e alunos, maior do que o total de eleitores de muitos municípios de nosso Estado. Apesar das imposições do distanciamento, adotadas as medidas sanitárias, a UERJ pode reafirmar o disposto na CRFB/88, em seu art. 207, no pleno exercício da autonomia universitária, preservando a integridade dos envolvidos.

Em 17 de março de 2021, após quase um ano de interrupção dos procedimentos eleitorais, o CONSUN aprovou a Resolução nº 01/2021, que regulamenta as eleições para a Representação dos Docente e Técnico-administrativos para o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CSEPE e para o Conselho Universitário – CONSUN. A nova Resolução reorganizava o processo, sob uma perspectiva ampla, em busca de seu aprimoramento.

(3)

Votação ocorreram de forma paralela, acompanhados por esta CEG, e permitiram a aprovação, em 09 de abril de 2020, do Calendário Eleitoral, através da Resolução nº 02/2021, com o agendamento do período de votação de 05 a 07 de julho, para o CSEPE, e de 12 a 14 de julho para o CONSUN, através do uso do Sistema Eletrônico de Votação - Helios Voting , de forma inédita nesta Universidade. A adoção da votação eletrônica permitiu que servidores, docentes e técnico-administrativos, e discentes exercessem de forma segura e democrática o direito ao voto, dando continuidade às essenciais atividades do Colegiados Superiores. Ressalta-se que, apesar do novo formato, o procedimento da votação eletrônica não difere da votação presencial e manual, apenas facilita a logística operacional de sua constituição e de votação, uma vez que não há necessidade de deslocamento físico de urnas, ou mesmo a presença de mesários, fiscais e eleitorais, considerada a excepcionalidade do momento.

Sobre o Sistema Eletrônico de Votação Helios Voting

Escolhido por sua segurança, o Software Helios Voting , desenvolvido no Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT (EUA), é disponibilizado publicamente como um software livre, permitindo a personalização do código fonte que é dotado de segurança criptográfica.

O Sistema Eletrônico é adotado por diversas instituições de ensino superior no Brasil, dentre as quais Universidade de São Paulo - USP, Universidade de Campinas - UNICAMP, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Universidade Federal da Grande Dourados UFGD, Universidade Federal de São Carlos UFSCar e Universidade Federal de Pelotas -UFPEL.

A escolha do Software Helios Voting considerou a segurança do pleito e a inviolabilidade do voto, uma vez que o dispositivo não permite a visualização dos eleitores que votaram, apenas a quantidade de votos por perfil, categoria ou unidade, restando apenas, gravada no Sistema, a chave eletrônica do eleitor. Esta chave permite a conferência do voto pela Comissão, pelo próprio eleitor e pelos candidatos, de modo a garantir que este foi recebido e registrado apropriadamente, fornecendo a rastreabilidade necessária a uma votação eletrônica.

Adotado como pilar das ações desta Comissão, o compromisso com a segurança do pleito e a transparência das informações, foi reiterado durante todo o processo eleitoral. Todas as informações foram divulgadas, através dos 27 comunicados eleitorais periódicos, os quais foram disponibilizados à toda comunidade, em cada etapa do processo, no sítio das Eleições 2021.

A versão adaptada para a UERJ, criada pela Comissão, preservou completamente o Software

Helios Voting , tal como utilizado no Brasil e no exterior, por instituições renomadas, mantida a segurança

criptográfica por este oferecida. Contudo, foram criados módulos adequando o sistema a legislação eleitoral, na forma da Resolução nº 01/2021, através das customizações na interface de votação.

De modo a garantir que o Sistema Eletrônico de Votação poderia ser adotado para a escolha da representação docente e técnico-administrativa nos Conselhos Superiores, o software foi testado, com êxito nas eleições dos conselhos departamentais do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro - IPRJ e do Instituto de Letras - ILE. A realização da ambientação ao Sistema, com conselheiros de ambos os Conselhos, das subcomissões eleitorais do Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE e da Policlínica Piquet Carneiro PPC, além dos candidatos, permitiu maior conhecimento e familiaridade com o procedimento eletrônico. Todo o processo foi acompanhado por esta CEG, que participou ativamente de sua implementação e testes, culminando com a sua utilização nas eleições.

Todas as informações detalhadas sobre o sistema foram disponibilizadas à comunidade Uerjiana através do Comunicado nº 16. O Comunicado apresenta as características do software, informações sobre sua configuração, bem como dos relatórios produzidos, a sintetização da forma de acesso e do processo de votação.

Durante todo o processo de implementação do Sistema Eletrônico de Votação, ocorreram diversas reuniões com o objetivo de avaliar os progressos e possíveis melhorias, tornando o novo procedimento de votação simples e dinâmico.

O acesso com o ID Único da UERJ

O ID Único da UERJ foi a forma de acesso adotada, a senha é escolhida pelo usuário, de forma individual, funcionando como um "título de eleitor", já que este é identificado mediante login e senha de acessos individuais ao ambiente de votação. Além disso, este formato já era amplamente utilizado em sistemas como o SEI (tramitação de processos e CI's) e o AVA (utilizado para as informações acadêmicas), sendo um banco de dados exclusivo da Universidade, com o número do CPF único para cada usuário, desta forma, pode-se proporcionar segurança e organização ao colégio eleitoral, atuando como um filtro inicial para verificação de eventuais duplicidades.

Esta CEG, em um esforço conjunto com a SECON, com a Diretoria de Comunicação Social da UERJ - COMUNS, com as subcomissões eleitorais e direções de unidades, promoveu uma campanha para cadastramento no Sistema de ID Único da UERJ, com chamamento da comunidade e divulgação, em 31 de maio, dos procedimentos através do Comunicado nº12, das mídias sociais oficiais da UERJ, além da divulgação de material explicativo pelo WhastApp, Instagram e Facebook e com envio de e-mails informativos à eleitores e subcomissões eleitorais. Os esforços envolveram diversos setores desta Casa, em uma mobilização antes não vivenciada em uma eleição para os Colegiados Superiores.

Os alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp foram inseridos também na base de dados do Sistema do ID Único da UERJ, sendo garantido que o ID Único da UERJ poderia ser cadastrado por todos os usuários. No HUPE e na PPC, locais onde os trabalhos estão presenciais, foram afixados cartazes informativos, tão logo iniciado o processo, promovendo e estimulando a adesão dos eleitores.

Foi possível acompanhar o cadastramento em alguns setores, onde não era habitual o uso deste formato de login e senha, intensificando as campanhas específicas voltadas para estas unidades. Tal esforço resultou no aumento do número de cadastros tal qual se pode observar na tabela e nos gráficos subsequentes:

Data Tecnicos ADM Geral PPC HUPE CAP Residentes Prefeitura

17/jun 3387 143 1259 0 122 121

(4)
(5)

O procedimento simples e rápido, permitiu o cadastramento de servidores e discentes inclusive durante os dias das votações. No atual contexto, onde o mundo virtual faz parte do

cotidiano, principalmente dos servidores, que acessam os seus contracheques pelo Portal do Servidor e necessitam apresentar sua declaração patrimonial através do Sistema SISPATRI, a criação de um Sistema Eletrônico de Votação da UERJ foi apenas um passo para inserir nossa comunidade no rol de Instituições que adotam procedimentos eleitorais semelhantes, de forma segura, transparente e eficaz.

Do Processo Eleitoral

Incialmente, através da integração dos diversos setores da UERJ, a Superintendência de Gestão de Pessoas - SGP, as Pró-reitorias Graduação, e de Pós-graduação e Pesquisa, e a Direção do HUPE forneceram os dados dos servidores e discentes que serviram de base para a consolidação do Colégio Eleitoral, alimentando o banco de dados do Sistema Eletrônico. Foi criado um filtro para eliminação de eventuais duplicidades de dados, permitindo a aplicação dos dispositivos da Res. nº 01/2021, garantindo a segurança do pleito para eleitores e candidatos, a fim de diminuir a ocorrência de erros. No modelo de eleições presenciais a conferência das listagens era manual, antes da entrega às subcomissões eleitorais. O acesso a tais informações somente era possível após iniciada a eleição.

O Relatório do Colégio Eleitoral permitiu a divulgação prévia das listagens dos eleitores, em ordem alfabética e por unidade, a fim de facilitar a localização das informações. Desta forma, foi possível a identificação do eleitor, e a garantia da escolha do exercício do direito de voto, em consonância com o art. 39 da Resolução 01/2021. Após a divulgação, o eleitor pode solicitar a retificação de eventuais divergências, além de definir em qual categoria seria o seu voto, caso houvesse duplicidade. Após a divulgação consolidada da Listagem do Colégio Eleitoral, em conformidade com a legislação vigente e respeitando a data de corte estipulada no Calendário Eleitoral, foi possível dar ampla divulgação à lista de eleitores aptos a participarem do pleito, de forma inédita na Universidade, com maior segurança e transparência. Teve fim o procedimento do “Voto em Separado”, que sem qualquer previsão na legislação eleitoral anterior, permitia, o voto do eleitor, sem que este fosse identificado na listagem, e sem que pudesse ocorrer, em tempo hábil, a confirmação das informações. O fim desta modalidade também representou uma maior segurança ao eleitor, uma vez que não garantia a inviolabilidade do voto, que passou a ser garantida como um dos princípios basilares do Sistema de Votação Eletrônica.

Este Relatório discriminava a lista de eleitores por unidade, administrativa ou acadêmica, o Centro Setorial, sua categoria e identificando pessoas que desempenhavam atividades no HUPE, ampliando o direito ao voto. A definição prévia da lista de votantes permitida pela programação do software garantiu maior transparência e segurança aos envolvidos, candidatos e eleitores, uma vez que permitiu a verificação pública.

A inscrição das chapas, com a divulgação dos formulários, se deu através do sítio das Eleições 2021, que simplificou e agilizou o procedimento, sem necessidades de deslocamento de candidatos e membros das subcomissões eleitorais. As chapas homologadas foram divulgadas através do Comunicado nº 06 e o sorteio dos seus números, nos locais onde havia disputa, foi transmitido em tempo real pelo Canal da TV UERJ, no YouTube (link). A apuração dos resultados e a divulgação das chapas eleitas também ocorreu na mesma plataforma, (CSEPE) e (CONSUN), e divulgados através dos Comunicados nº 21 e nº 25, respectivamente.

Como divulgado nos Comunicados nº 17 (CSEPE) e nº 22 (CONSUN), a CEG, com apoio das Direções da PPC, do HUPE e da Pró-reitoria de Graduação - PR-1, disponibilizou pontos de apoio presenciais. Na PPC, foi atendida uma média de 02 usuários por dia, no HUPE, foi atendida uma média de 10 eleitores por dia, considerando o período de votação para o CSEPE e para o CONSUN, e no hall do Pavilhão João Lyra Filho, foi realizada uma média de 03 atendimentos presenciais por dia de votação para o CONSUN, além dos atendimentos realizados de forma remota, através do e-mail da SECON.

Ao final do processo a CEG divulgou, através do Comunicado nº 27, o Relatório de Cédulas Depositadas, o qual apresentava a relação com as chaves criptografadas, a fim de que os eleitores pudessem conferir que suas cédulas foram depositadas apropriadamente, e também o Comunicado nº 26, com o Relatório de Urnas, discriminando o resultado, com o número de votantes por perfil e unidade.

O acesso à informação foi mola propulsora para o desenvolvimento de mecanismos de filtros e disposição de informações, que garantiram que os envolvidos tivessem plena ciência de todos os procedimentos e a consolidação das informações em relatórios que trouxeram agilidade, transparência e segurança ao pleito.

Divulgação

Com as imposições do contexto da pandemia COVID-19, suspensas as atividades presenciais não essenciais era preciso alcançar muitos eleitores em um curto espaço de tempo, de forma que todos fossem envolvidos nas etapas do processo. A divulgação on-line otimizou o acesso e o tempo de disseminação das informações.

A página das eleições (link) reuniu as informações necessários aos candidatos e eleitores. Foi disponibilizado o contato das subcomissões eleitorais das unidades acadêmicas, do HUPE, da PPC e da Administração Central, além da divulgação dos 27 Comunicados Eleitorais.

A fim de estabelecer uma comunicação direta com mais de 40 mil eleitores aptos, a equipe da SECON criou malas diretas, promovendo a divulgação dos comunicados publicados, dos materiais sobre os procedimentos, além de alertas sobre os eventos relacionados ao processo. Uma das principais vantagens dessa forma de divulgação é agilidade, uma vez que os destinatários cadastrados recebem em suas caixas de e-mail todo o material, tão logo enviado.

Foi elaborado um material informativo, ilustrado e com a descrição do passo a passo para o cadastramento do Id Único da UERJ e do procedimento de votação, com registro de todas as etapas, a fim de

(6)

auxiliar o eleitor, tornando o processo mais simples e acessível. Além disso, foram criados post nas mídias sociais da UERJ (Facebook e Instagram), com a divulgação na página institucional. As unidades acadêmicas e administrativas também puderam fazer esta divulgação em suas próprias mídias, com uma condução mais orgânica da informação, de acordo com o público-alvo, assim como a PR1 auxiliou durante as incrições em disciplinas com um informativo sobre as votações no sistema Aluno Online. Sendo uma das principais ferramentas de comunicação na atualidade o WhatsApp também foi um aliado, e os eleitores receberam postagens elaboradas pela equipe da SECON, com as datas, eventos e tutorais de acesso, através de uma abordagem mais direta e diferenciada, tornando a relação mais pessoal e próxima, de forma nunca utilizada na UERJ para a eleição dos Colegiados Superiores. Era necessário vencer as barreiras do distanciamento social, e foram adotas estratégias criativas e inovadoras, além de econômicas e sustentáveis.

Quadro de Relatórios disponibilizados pelo Sistema, descritos no Comunicado nº 16 Relatórios e Procedimentos do Sistema Eletrônico de Votação Procedimentos de EleiçãoPresencial

Relatório do Colégio Eleitoral

Apresenta, de forma discriminada, a lista de eleitores por unidade, administrativa ou acadêmica, o Centro Setorial e sua categoria, além de identificar os eleitores que exercem atividades no HUPE; Foi possível a

identificação, pelo eleitor, de sua lotação, além da conferência dos seus dados, que puderam ser retificados antes do pleito, através de sua solicitação à subcomissão eleitoral competente;

Permitiu a aplicação dos critérios estabelecidos pela Res. nº 01/2021.

O colégio eleitoral apenas era conhecido no momento de abertura das listagens pela

subcomissão eleitoral de cada unidade acadêmica e administrativa. Não havia uma divulgação prévia.

O eleitor, por muitas vezes, apenas verificava as divergências quanto à lotação no momento da votação.

A divulgação prévia do Colégio Eleitoral permitiu o fim do procedimento do “Voto em separado”, trazendo maior confiabilidade e transparência ao processo.

Relatório de eleitores aptos e inaptos a votar

Com a identificação do nome do eleitor, do CPF, da sua unidade e Centro Setorial

Permite a identificação dos eleitores aptos a participarem do pleito O sistema foi alimentado com dados gerados pela SGP, PR-1, PR-2 e HUPE aplicando o filtro de duplicidade, o que

Não havia divulgação prévia dos eleitores aptos e inaptos, sendo esta listagem realizada de forma manual, através dos dados enviados pela SGP, PR-1, PR-2 e HUPE.

(7)

permitiu identificar de forma preliminar os eleitores aptos e inaptos.

Relatório de divulgação da Zerésima

O Relatório, gerado com a data e horário, discrimina a quantidade de eleitores por perfil e unidade, comprovando que as urnas não registraram votos antes do início da votação

O procedimento era manual, e somente poderia ser acompanhado pelos fiscais

presencialmente.

Relatório de Urnas e Relatório de Apuração por Urna

O Relatório de Urnas especifica o quantitativo de eleitores, com a separação dos perfis Em consonância com a Res. nº 01/2021, foi garantida a separação dos votos por perfis; Os relatórios de votos por urnas foram divulgados na apuração dos votos, o que permitiu a sua verificação imediata, proporcionando maior agilidade e transparência ao processo além da conferência do resultado. O procedimento de apuração apresentou o quantitativo de votos, de forma discriminada por urna e por perfil, durante a transmissão ao vivo, de forma célere e transparente.

O procedimento de apuração era demorado e manual, e não era possível a emissão de relatórios instâneos.

Da eleição

As tabelas seguintes apresentam o acompanhamento diário do quantitativo de votos por urna e por eleição.

No Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CSEPE

Eleição Centros TotalEleitores Quant. eleitores - dia 05/7 Quant. eleitores -dia 06/7 Quant. eleitores - dia07/7 Total deVotos Categorias do Magistério - Professor Titular Todos 225 83 27 24 134 Categorias do Magistério - Professor Adjunto Todos 1271 216 109 111 436 Categorias do Magistério - Professor

Assistente Todos 371 40 23 44 107

Categorias do Magistério - Professor

Associado Todos 758 151 90 109 350

Categorias do Magistério - Professor Auxiliar Todos 47 8 2 4 14

Docente dos Centros Setoriais CBI 8159 261 184 215 660

Docente dos Centros Setoriais CCS 7233 147 68 100 315

Docente dos Centros Setoriais CEH 13717 205 148 282 635

Docente dos Centros Setoriais CTC 10730 202 102 176 480

Representação dos Técnico-administrativos ADMC 1624 221 100 185 506 Representação dos Técnico-administrativos CBI 2750 149 152 143 444

Representação dos Técnico-administrativos CCS 126 18 12 20 50

Representação dos Técnico-administrativos CEH 290 43 29 41 113

Representação dos Técnico-administrativos CTC 276 34 26 34 94

1778 1072 1488 4338

No Conselho Univeristário - CONSUN

CONSUN Urna Eleição Centros Unidades Total de

eleitores Quant. eleitores dia 12/7 Quant. eleitores -dia 13/7 Quant. eleitores -dia 14/7 Quant. eleitores -dia de Votos 15 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CBI ENF 760 56 11 10 77 16 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CBI FCM 1658 39 25 23 87 Representação

(8)

17 Docente dasUnidades Acadêmicas CBI HUPE 3875 235 138 149 522 18 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CBI IBRAG 1796 32 39 27 98 19 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CBI IMS 548 24 4 3 31 20 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CBI NUT 511 26 35 23 84 21 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CBI ODO 475 18 12 5 35 22 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CCS DIR 2233 34 36 13 83 23 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CCS FAF 1102 27 6 6 39 24 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CCS FCE 737 15 4 6 25 25 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CCS FSS 581 14 17 7 38 26 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CCS ICS 538 38 8 7 53 27 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CCS IESP 29 9 1 2 12 28 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CCS IFCH 1849 23 9 13 45 29 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH ART 694 2 7 60 69 30 Representação Docente das Unidades Acadêmicas

CEH Cap-UERJ 511 91 40 55 186

31 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH EDU 4780 58 12 16 86 32 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH FCS 716 21 12 8 41 33 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH FEBF 1022 19 13 12 44 34 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH FFP 2457 65 25 29 119 35 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH IEFD 735 10 7 4 21 36 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH IFHT 31 9 2 4 15 37 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH ILE 1850 64 31 28 123 38 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CEH PSI 912 15 18 27 60

(9)

39 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC ESDI 485 27 6 2 35 40 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC FAOC 288 6 1 9 16 41 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC FAT 733 34 36 65 135 42 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC FEN 3065 22 24 21 67 43 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC FGEL 296 17 29 22 68 44 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC FIS 593 24 14 28 66 45 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC IGEOG 2101 12 4 3 19 46 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC IME 1654 39 18 12 69 47 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC IPRJ 624 24 10 3 37 48 Representação Docente das Unidades Acadêmicas CTC QUI 821 22 9 8 39 49 Representação Docente dos Centros Setoriais

CBI TodasCBIO 753 145 72 57 274

50 Representação Docente dos Centros Setoriais CCS TodasCCS 386 101 53 23 177 51 Representação Docente dos Centros Setoriais

CEH TodasCEH 860 212 94 96 402

52 Representação Docente dos Centros Setoriais CTC TodasCTC 679 132 66 48 246

53 Representaçãodos Técnico-administrativosADMC

Todas

ADMC 1624 266 190 180 636

54 Representaçãodos Técnico-administrativos CBI / CCS / CEH / CTC Todas dos Centros 1033 173 114 97 384 55 Representaçãodos

Técnico-administrativosHUPE HUPE 2410 377 243 241 861 2577 1495 1452 5524

Gráfico de distribuição, por dia, dos votos da Eleição para Representação docente e técnico-administrativa no CSEPE:

(10)

Gráfico de distribuição, por dia, dos votos da Eleição para Representação docente e técnico-administrativa no CONSUN:

Conclusão

Foi uma trajetória de desafios, na qual demos apenas os primeiros passos.

O modelo de eleição tal qual utilizado por nossa Universidade era defasado e não mais atendia às especificidades de um quadro dinâmico. O antigo procedimento era lento, custoso e demandava um exaustivo trabalho, além de uma infraestrutura que não poderia ser proporcionada considerando as imposições da Pandemia da COVID-19 e as necessárias medidas de segurança e restrições. Desta forma, foi possível realizar as eleições de forma eletrônica, garantindo o acesso de todos os eleitores aptos, através de qualquer dispositivo conectado à internet.

O processo teve início com as eleições para o CSEPE, cujas urnas foram abertas às 00h do dia 05/07 e encerradas às 23:59 do dia 07 de julho. O período de votação para o CONSUN teve início às 00h do dia 12, com encerramento às 23:59 do dia 14 de julho, totalizando ambas as eleições um total de 9.862 votantes. Os relatórios gerados facilitaram as operações e permitiram um mapeamento de dados de todo o processo. A padronização dos procedimentos, somadas aos reconhecidos recursos de segurança, internacionalmente utilizados pelo Software Helios Voting , resultaram em um processo limpo, com maior qualidade e agilidade.

O Sistema de Votação Eletrônica pretende ampliar a participação de todos os segmentos da comunidade Uerjiana nos Conselhos Superiores garantindo o exercício livre da democracia, pautada nos pilares do Estado Democrático de Direito. O processo de mudança teve início em 2020, porém o Sistema Eletrônico de Votação restará em constante aprimoramento, na busca por soluções ainda melhores.

Apesar dos tantos desafios impostos a esta eleição, consideramos que as eleições foram um marco importante, que conseguiu, apesar das dificuldades e restrições, manter os números de eleitores de eleições anteriores, ou seja, o desafio foi grande, mas a superação foi ainda maior e nos elevou a um patamar de construção de um projeto de visibilidade e conscientização de quem são e a importância que tem os Conselhos Superiores da UERJ.

Deste modo submeto a este Egrégio Conselho o meu relato, a qual submeto a homologação das chapas eleitas, de técnicos e docentes, para o biênio 2021/2023 para os Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário.

UERJ, em 19 de julho de 2021.

NADIA PIMENTA LIMA

Presidente da Comissão Eleitoral Geral - 2021

RELAÇÃO DAS CHAPAS ELEITAS

CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CSEPE REPRESENTAÇÃO DOCENTE DOS CENTROS SETORIAIS

CENTRO BIOMÉDICO

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

(11)

José Augusto M. Miguel José Augusto Mendes Miguel (suplente) Alex Mello Alex Simões de Mello (titular) Julio Daleprane Julio Beltrame Daleprane (suplente)

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Carmem Praxedes Carmem Lucia Pereira Praxedes (titular) Nádia Lima Nádia Souza Lima da Silva (suplente) Kátia Abreu Kátia Nazareth Moura de Abreu (titular) Denise Oliveira Denise da Costa Oliveira Siqueira (suplente)

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Augusto Barbosa Augusto Cesar de Castro Barbosa (titular) Gerson Pech Gerson Pech (suplente)

Pedro Vellasco Pedro Colmar Gonçalves da Silva Vellasco (titular) André Hemerly André Luiz Hemerly Costa (suplente)

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Gustavo Silveira Siqueira Gustavo Silveira Siqueira (titular) Jose Szwako José Eduardo Leon Szwako (suplente) João Trajano João Trajano de Lima Sento Sé (titular) Edgar Marques Edgar da Rocha Marques (suplente)

REPRESENTAÇÃO DOCENTE DAS CATEGORIAS DO MAGISTÉRIO TITULAR

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Gulnar Azevedo Gulnar Azevedo e Silva (titular) Vera Portocarrero Vera Maria Portocarrero (suplente)

ASSOCIADO

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Antonio Soares Antonio Soares da Silva (titular) Andrea Rodrigues Andrea Rodrigues (suplente) Elcyon C. R. Lima Elcyon Caiado Rocha Lima (titular)

Daniele M. Bila Daniele Maia Bila (suplente)

ADJUNTO

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Vânia Jorge Vânia Regina Jorge da Silva (titular) Marcus Berao Marcus Vinicius Berao Ade (suplente) Juliana Prata Juliana Amaral Prata (titular) Renata Gesomino Renata de Oliveira Gesomino (suplente)

ASSISTENTE

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Valeria de Oliveira Valeria de Oliveira Silva (titular) Andrea Augusta Andrea Augusta Castro (suplente)

AUXILIAR

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Professor Marlan Marlan de Moraes Marinho Jr. (titular) Professor Fragozo João Colucci Fragozo (suplente)

REPRESENTAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA CENTRO BIOMÉDICO

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Gayoso do IBRAG Marcos Silva Gayoso da Fonseca (titular) João Leandro - HUPE João Leandro Gonçalves da Silva (suplente)

(12)

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Leandro Cassane Leandro Balbino Cassane (titular) Odimar Junior Odimar Gomes Junior (suplente)

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Sylvio Montenegro Sylvio Carlos Montenegro Branco (titular) Camilla Vianna Camilla Vianna Gomes Pinheiro (suplente)

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Bernardo Mauro Bernardo Santos Mauro (titular) Rosana Ribeiro Costa Rosana Cristina Carlos Ribeiro Costa (suplente)

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Débora Milagres Debora Milagres Ferreira (titular) Ciro Reis Ciro Marques Reis (suplente)

CONSELHO UNIVERSITÁRIO - CONSUN

REPRESENTAÇÃO DOCENTE DAS UNIDADE ACADÊMICAS CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA - CAp-UERJ

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Jonê Baião Jonê Carla Baião Fabio Tadeu Fabio Tadeu de Macedo Santana

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE - FEBF

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Glorya Ramos Gloria Maria Alves Ramos Prof. Luis Claudio Luis Claudio de Oliveira

FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - FFP

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Patrícia Santos Patricia Elaine Pereira dos Santos Ana Paula Barcelos Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - EDU

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Ana Karina Brenner Ana Karina Brenner Ligia Aquino Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino

INSTITUTO DE ARTES - ART

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Alexandre Sá Alexandre Sá Barreto da Paixão Aldo Victorio Filho Aldo Victorio Filho

INSTITUTO DE LETRAS - ILE IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Julia Scamparini Julia Scamparini Ferreira Patrícia Bértoli Patrícia Pereira Bértoli

INSTITUTO DE PSICOLOGIA - PSI

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Edna Ponciano Edna Lúcia Tinoco Ponciano Heloisa Caldas Heloisa Fernandes Caldas Ribeiro

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - FCS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Affonso Henriques Nunes Affonso Henriques da Silva Real Nunes Cíntia Sanmartin Cíntia Sanmartin Fernandes

(13)

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Flavio Chame Flavio Chame Dirceu Gama Dirceu Ribeiro Nogueira da Gama

INSTITUTO DE FORMAÇÃO HUMANA COM TECNOLOGIAS - IFHT

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Eloiza Oliveira Eloiza da Silva Gomes de Oliveira Marco Santoro Marco Antonio Santoro Salvador

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL - ESDI

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Ligia Medeiros Ligia Maria Sampaio de Medeiros André Carvalho André Luiz Carvalho Cardoso

FACULDADE DE ENGENHARIA - FEN

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Maria Eugenia Maria Eugenia Mosconi de Gouvea Lisandro Lovisolo Lisandro Lovisolo

FACULDADE DE GEOLOGIA - FGEL

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Luiz Guilherme do Eirado Luiz Guilherme Almeida do Eirado Silva Renata Gama Renata Marins Alvim Gama

FACULDADE DE OCEANOGRAFIA - FAOC

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Marcos Bastos Marcos Bastos Pereira Alessandro Filippo Alessandro Mendonça Filippo

FACULDADE DE TECNOLOGIA - FAT IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Alzira Alzira Ramalho Pinheiro Elaine Tôrres Elaine Ferreira Tôrres

INSTITUTO DE FÍSICA - FIS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Alan Alan Freitas Machado Marcelino Anjos Marcelino José dos Anjos

INSTITUTO DE GEOGRAFIA - IGEOG

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Ulisses Fernandes Ulisses da Silva Fernandes Antonio Oscar Jr. Antonio Carlos da Silva Oscar Jr.

INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA - IME

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Guilherme Abelha Guilherme Lucio Abelha Mota Jeanne de Barros Jeanne Denise Bezerra de Barros

INSTITUTO POLITÉCNICO DO RIO DE JANEIRO - IPRJ

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Julio Tedesco Julio Cesar Guimarães Tedesco Daiara Faria Daiara Fernandes de Faria

INSTITUTO DE QUÍMICA - QUI

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Eduardo Lima Eduardo Rocha de Almeida Lima Rodrigo dos Reis Rodrigo Azevedo dos Reis

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS - FAF

(14)

Celso Pieroni Celso Luiz Moreira Pieroni Francisco José S. Alves Francisco José dos Santos Alves

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FCE

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Lucia Helena Salgado Lucia Helena Salgado e Silva Pedra Andrea Ugolini Andrea Ugolini

FACULDADE DE DIREITO - DIR IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Ivan Garcia Ivan Simões Garcia Vania Aieta Vania Siciliano Aieta

FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL - FSS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Felipe Moreira Carlos Felipe Nunes Moreira Isabel Cardoso Isabel Cristina da Costa Cardoso

INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Humanidade em Transe Mônica Leite Lessa Humanidade em Transe Ricardo Antonio Souza Mendes

INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E POLÍTICOS - IESP

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Fernando Guarnieri Fernando Henrique Eduardo Guarnieri José Maurício Domingues José Maurício de Castro Domingues da Silva

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Fernando L W Fernando Lattman Weltman Ronaldo Ronaldo Oliveira de Castro

CENTRO BIOMÉDICO FACULDADE DE ODONTOLOGIA - ODO

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Angela Moreira Angela Maria Vidal Moreira Ricardo Fischer Ricardo Guimarães Fischer

FACULDADE DE ENFERMAGEM - ENF

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Luiza Mara Correia Luiza Mara Correia Ricardo Russo Rafael Ricardo de Mattos Russo Rafael

INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES - IBRAG IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Norma Albarello Norma Albarello Alessandra Thole Alessandra Alves Thole

INSTITUTO DE MEDICINA SOCIAL - IMS IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Claudia Lopes Claudia de Sousa Lopes Rossano Lima Rossano Cabral Lima

INSTITUTO DE NUTRIÇÃO - NUT

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Ana Carolina Feldenheimer Ana Carolina Feldenheimer da Silva Luciana Maldonado Luciana Azevedo Maldonado

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS - FCM

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Mario Fritsch Mario Fritsch Toros Neves Alexandra Monteiro Alexandra Maria Monteiro Grisólia

(15)

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

José Luiz Bandeira José Luiz Muniz Bandeira Marcos Lago Marcos Junqueira do Lago

********

REPRESENTAÇÃO DOCENTE DOS CENTROS SETORIAIS CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES - CEH

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Alexandra Lima da Silva Alexandra Lima da Silva Estela Scheinvar Estela Scheinvar

CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - CTC IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Gandhi Giordano Gandhi Giordano André Soares Monat André Soares Monat

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - CCS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Mandarino Domenico Mandarino Madureira Antonio Augusto Madureira de Pinho

CENTRO BIOMÉDICO - CBI

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Egberto G. Moura Egberto Gaspar de Moura Rogério Rufino Rogério Lopes Rufino Alves

*********

REPRESENTAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA UNIDADES ACADÊMICAS

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

André Furtado André Torres Furtado Pabllo do Valle Bühler Pedrada Pabllo do Valle Bühler Pedrada

Rodrigo Pessoa Rodrigo Pessoa de Andrade Carvalho Andréa Oliveira Andrea Maria de Oliveira

Fredy Passeri Luiz Frederico Passeri Marins da Silva Jeferson Rodrigues Jeferson Rodrigues da Silva

Kleber Pereira Kleber Pereira de Souza Leonardo Bretas Leonardo Cirino Bretas

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Gaúcho Jorge Luís Mattos de Lemos Dr. Carlos Obstetrícia Carlos Alberto Pinto da Silveira

Rejane Souza Rejane Araújo de Souza Reginaldo Costa Reginaldo Paulino da Costa Alessandro Batista Barros Alessandro Batista Barros Cíntia Alves de Castro e Silva Cíntia Alves de Castro e Silva

ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

IDENTIFICAÇÃO NOME COMPLETO

Celso Santos Celso de Oliveira Santos Fábio Moraes Fábio Silva de Moraes Loana Pessanha Saldanha Loana Pessanha Saldanha

Anderson Vieira Loureiro Anderson Vieira Loureiro Ivana Brandão Ivana Teixeira Brandão Iranildo Marinho Iranildo Marinho Silva

(16)

Rio de Janeiro, 19 julho de 2021

Documento assinado eletronicamente por Nadia Pimenta Lima, Presidente da Comissão

Eleitoral Geral, em 19/07/2021, às 23:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento

nos art. 21º e 22º do Decreto nº 46.730, de 9 de agosto de 2019. A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fazenda.rj.gov.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=6, informando o código verificador

19765949 e o código CRC 86C6B81A.

Referência: Proces s o nº SEI-260007/014916/2021 SEI nº 19765949

Rua São Francisco Xavier, 524, - Bairro Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20550-900 Telefone: - https://www.uerj.br/

(17)

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Comissão Eleitoral Geral

Ao Gabinete da Reitoria,

Por solicitação da Comissão Eleitoral Geral - CEG, na pessoa de sua Presidente, Cons. Nadia

Pimenta Lima, encaminhamos o Relatório Final referente ao Processo Eleitoral para Representação Docente e

Técnico-administrativa no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CSEPE e no Conselho

Universitário - CONSUN, biênio 2021-2023, para homologação do Conselho Universitário.

UERJ, 19 de julho de 2021

Ludmila Herllain Kort Kamp

Secretária dos Conselhos

Matrícula 37992-5

Rio de Janeiro, 19 de julho de 2021

Documento assinado eletronicamente por Ludmila Herllain, Secretária(o) dos Conselhos, em

19/07/2021, às 23:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento nos art. 21º e 22º do

Decreto nº 46.730, de 9 de agosto de 2019

.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site

http://sei.fazenda.rj.gov.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=6

, informando o código verificador

19800936 e o código CRC 287966C8.

Referência: Proces s o nº SEI-260007/014916/2021

SEI nº 19800936

Rua São Francisco Xavier, 524, - Bairro Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20550-900

Telefone: - https://www.uerj.br/

(18)

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Reitoria

À SECON,

Com a manifestação de anuência ao Relatório apresentado pela Comissão Eleitoral,

agradecendo todo o esforço e dedicação na condução do prineiro processo eleitoral remoto da UERJ, o que

viabilizou o exercício da democracia em tempos de isolamento social.

Ao Plenário do CONSUN para homologação.

Rio de Janeiro, 20 de julho de 2021

Documento assinado eletronicamente por Ricardo Lodi Ribeiro, Reitor, em 20/07/2021, às

15:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento nos art. 21º e 22º do

Decreto nº

46.730, de 9 de agosto de 2019

.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site

http://sei.fazenda.rj.gov.br/sei/controlador_externo.php?

acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=6

, informando o código verificador

19844597 e o código CRC 8D7C7332.

Referência: Proces s o nº SEI-260007/014916/2021

SEI nº 19844597

Rua São Francisco Xavier, 524, - Bairro Maracanã, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20550-900

Telefone: - https://www.uerj.br/

Referências

Documentos relacionados

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem