• Nenhum resultado encontrado

a) b) c) 10-9 d) 10-5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "a) b) c) 10-9 d) 10-5"

Copied!
37
0
0

Texto

(1)

1

QUESTÃO DE SALA

01. (CFT-MG) Trata-se de um modelo no qual os átomos de um mesmo elemento químico possuem propriedades iguais. A união desses átomos na formação de compostos ocorre em proporções numéricas fixas e a reação química dos mesmos envolve apenas combinação, separação e rearranjo.

Essa descrição refere-se ao modelo atômico de a) Bohr.

b) Dalton. c) Thomson. d) Rutherford.

02. (UFG) O esquema a seguir representa de modo simplificado o experimento de J. J. Thomson. Um feixe de partículas sai do cátodo, passa através de um orifício no ânodo e sofre a influência das placas metálicas A e B.

De acordo com esse esquema, o feixe se aproxima de A quando

a) as placas A e B forem negativas. b) a placa A for negativa e a B, positiva. c) a placa A for positiva e a B negativa. d) as placas A e B forem positivas. e) as placas A e B forem neutras.

03. (UFRGS) A experiência de Rutherford, que foi, na verdade, realizada por dois de seus orientados, Hans Geiger e Ernest Marsden, serviu para refutar especialmente o modelo atômico a) de Bohr.

b) de Thomson. c) planetário. d) quântico. e) de Dalton.

04. (UERJ [1EQ]) O experimento clássico de Rutherford levou à descoberta do núcleo atômico e abriu um novo capítulo no estudo da estrutura da matéria, ao fazer incidir um feixe de partículas sobre um alvo fixo no laboratório. As partículas desviadas eram observadas com detectores de material cintilante. Experimentos desse tipo são ainda realizados hoje em dia.

A experiência de Rutherford mostrou que, ao atravessar uma lâmina delgada de ouro, uma em cada 105 partículas alfa é desviada de um ângulo médio superior a 90º.

Considerando que a lâmina de ouro possui 103 camadas de átomos e elaborando a hipótese de que este desvio se deve à

colisão de partículas alfa com um único núcleo atômico, Rutherford foi capaz de estimar a ordem de grandeza do núcleo. Se o raio do átomo é da ordem de 10-8 cm, o raio do núcleo, em cm, é da ordem de:

a) 10-12 b) 10-10 c) 10-9 d) 10-5

05. (UFMG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados.

Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo.

Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

a) A maioria das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.

b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

06. (PUC-RS) Quando se salpica um pouco de cloreto de sódio ou bórax diretamente nas chamas de uma lareira, obtêm-se chamas coloridas. Isso acontece porque nos átomos dessas substâncias os elétrons excitados

a) absorvem energia sob forma de luz, neutralizado a carga nuclear e ficando eletricamente neutros.

b) retornam a níveis energéticos inferiores, devolvendo energia absorvida sob forma de luz.

c) recebem um quantum de energia e distribuem-se ao redor do núcleo em órbitas mais internas.

d) emitem energia sob forma de luz e são promovidos para órbitas mais externas.

e) saltam para níveis energéticos superiores superando a carga nuclear e originando um ânion.

(2)

2

TAREFA DO DIA SEGUINTE

T01. (PUC-RS) Nas ciências, a substituição de um modelo por outro decorre da constatação de que novos fatos experimentais não podem ser explicados pelo modelo conhecido. Quando Thompson sugeriu o seu modelo atômico, em 1898, buscava justificar

a) a lei da conservação da massa, de Lavoisier. b) a lei das proporções fixas, de Proust.

c) a natureza elétrica da matéria.

d) a descoberta de partículas nucleares sem carga elétrica. e) a existência de átomos com o mesmo número de prótons e diferentes números de massa.

T02. (PUC-RS) O átomo, na visão de Thomson, é constituído de

a) níveis e subníveis de energia. b) cargas positivas e negativas. c) núcleo e eletrosfera.

d) grandes espaços vazios. e) orbitais.

T03. (UFSC) Uma das principais partículas atômicas é o elétron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem em gases bastante rarefeitos, contidos no interior de um tubo de vidro.

No tubo de vidro “A”, observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) colide com um anteparo e projeta sua sombra na parede oposta do tubo.

No tubo de vidro “B”, observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) movimenta um cata-vento de mica. No tubo de vidro “C”, observa-se que o fluxo de elétrons (raios catódicos) sofre uma deflexão para o lado onde foi colocada uma placa carregada positivamente.

Observando os fenômenos que ocorrem nos tubos, podemos afirmar CORRETAMENTE que:

(01) gases são bons condutores da corrente elétrica. (02) os elétrons possuem massa – são corpusculares. (04) os elétrons possuem carga elétrica negativa. (08) os elétrons partem do cátodo.

(16) os elétrons se propagam em linha reta.

(32) o cata-vento entrou em rotação devido ao impacto dos elétrons na sua superfície.

T4. (AMAN) Considere as seguintes afirmações, referentes à evolução dos modelos atômicos:

I. No modelo de Dalton, o átomo é dividido em prótons e elétrons.

II. No modelo de Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo muito pequeno e denso e carregado positivamente. Ao redor do núcleo estão distribuídos os elétrons, como planetas em torno do Sol.

III. O físico inglês Thomson afirma, em seu modelo atômico, que um elétron, ao passar de uma órbita para outra, absorve ou emite um quantum (fóton) de energia.

Das afirmações feitas, está(ão) correta(s) a) apenas III.

b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas II. e) todas.

T05. (IME) Os trabalhos de Joseph John Thomson e Ernest Rutherford resultaram em importantes contribuições na história da evolução dos modelos atômicos e no estudo de fenômenos relacionados à matéria. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta corretamente o autor e uma de suas contribuições é:

a) Thomson – Concluiu que o átomo e suas partículas formam um modelo semelhante ao sistema solar.

b) Thomson – Constatou a indivisibilidade do átomo. c) Rutherford – Pela primeira vez, constatou a natureza elétrica da matéria.

d) Thomson – A partir de experimentos com raios catódicos, comprovou a existência de partículas subatômicas.

e) Rutherford – Reconheceu a existência das partículas nucleares sem carga elétrica, denominadas nêutrons.

T06. (UNESP) A Lei da Conservação da Massa, enunciada por Lavoisier em 1774, é uma das leis mais importantes das transformações químicas. Ela estabelece que, durante uma transformação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Esta teoria pôde ser explicada, alguns anos mais tarde, pelo modelo atômico de Dalton. Entre as ideias de Dalton, a que oferece a explicação mais apropriada para a Lei da Conservação da Massa de Lavoisier é a de que:

a) Os átomos não são criados, destruídos ou convertidos em outros átomos durante uma transformação química. b) Os átomos são constituídos por 3 partículas fundamentais: prótons, nêutrons e elétrons.

c) Todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos em todos os aspectos de caracterização.

d) Um elétron em um átomo pode ter somente certas quantidades específicas de energia.

e) Toda a matéria é composta por átomos.

cátodo ânodo TUBO “A” cátodo ânodo TUBO “B” cátodo ânodo TUBO “C”

(3)

3

T07. (UDESC) A eletricidade (do grego elétron, que significa “âmbar”) é um fenômeno físico originado por cargas elétricas.

Há dois tipos de cargas elétricas: positivas e negativas. As cargas de nomes iguais (mesmo sinal) se repelem e as de nomes distintos (sinais diferentes) se atraem. De acordo com a informação, assinale a alternativa correta.

a) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Dalton.

b) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Thomson.

c) Os prótons possuem carga elétrica negativa.

d) O fenômeno descrito acima não pode ser explicado utilizando-se o modelo atômico de Rutherford.

e) Os elétrons possuem carga elétrica positiva.

T08. (ITA) Historicamente, a teoria atômica recebeu várias contribuições de cientistas.

Assinale a opção que apresenta, na ordem cronológica CORRETA, os nomes de cientistas que são apontados como autores de modelos atômicos.

a) Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. b) Thomson, Millikan, Dalton e Rutherford. c) Avogadro, Thomson, Bohr e Rutherford. d) Lavoisier, Proust, Gay-Lussac e Thomson. e) Rutherford, Dalton, Bohr e Avogadro.

T09. (UEL) A teoria corpuscular da matéria é fundamental dentro do pensamento científico; suas origens remontam à Grécia do século V a.C., quando Leucipo e Demócrito formularam algumas proposições sobre a natureza da matéria, resumidas a seguir:

- A matéria é constituída de "átomos", pequenas partículas (corpúsculos) indivisíveis, não constituídas de partes. - Os átomos podem variar quanto à forma.

- Os átomos estão em movimento desordenado, constante e eterno.

Tais proposições tinham por objetivo fornecer elementos para uma explicação lógica do funcionamento do mundo. Por exemplo, de acordo com os filósofos gregos, a água espalha-se sobre uma superfície plana porque seus átomos seriam esféricos e lisos, rolando uns sobre os outros; os átomos dos corpos sólidos seriam ásperos, ou dotados de pontas e ganchos que os prenderiam uns aos outros. Como toda teoria científica, a teoria corpuscular evoluiu com o tempo, à medida que novos conhecimentos eram adicionados ao pensamento científico. Comparando as ideias formuladas pelos gregos com as ideias atuais a respeito da constituição da matéria, qual das afirmações é INCORRETA?

a) A palavra "átomo" é ainda hoje apropriadamente utilizada para designar uma partícula indivisível, não constituída de partes.

b) Atualmente a noção de carga elétrica está associada à ideia de partículas eletricamente positivas, negativas e neutras.

c) O átomo de água, conforme proposto pelos gregos, corresponde hoje à molécula de água.

d) As moléculas são constituídas por átomos.

e) Atualmente é conhecida uma grande variedade de partículas subatômicas, tais como prótons, elétrons e nêutrons, entre outras.

T10. (PUC-MG) Assinale a afirmativa que descreve ADEQUADAMENTE a teoria atômica de Dalton.

Toda matéria é constituída de átomos:

a) os quais são formados por partículas positivas e negativas.

b) os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam livremente em torno desse núcleo. c) os quais são formados por um núcleo positivo e por elétrons que gravitam em diferentes camadas eletrônicas. d) e todos os átomos de um mesmo elemento são idênticos.

T11. (UERJ [1EQ]) Observe os esquemas abaixo, que representam experimentos envolvendo raios catódicos.

(Adaptado de HARTWIG, D.R. e outros. Química geral e inorgânica. São Paulo: Scipione, 1999.)

Desses experimentos resultou a descoberta de uma partícula subatômica.

As propriedades massa e carga elétrica dessa partícula apresentam, respectivamente, a seguinte caracterização: a) igual a zero; igual a zero.

b) igual a zero; maior que zero. c) diferente de zero; igual a zero. d) diferente de zero; menor que zero.

T12. (MACK) Comemora-se, neste ano de 2011, o centenário do modelo atômico proposto pelo físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937), prêmio Nobel da Química em 1908. Em 1911, Rutherford, bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa, oriundas de uma amostra contendo o elemento químico polônio.

De acordo com o seu experimento, Rutherford concluiu que a) o átomo é uma partícula maciça e indestrutível.

b) existe, no centro do átomo, um núcleo pequeno, denso e negativamente carregado.

c) os elétrons estão mergulhados em uma massa homogênea de carga positiva.

d) a maioria das partículas alfa sofria um desvio ao atravessar a lâmina de ouro.

(4)

4

T13. (UFTM) Fogos de artifício utilizam sais de diferentes íons metálicos misturados com um material explosivo. Quando incendiados, emitem diferentes colorações. Por exemplo: sais de sódio emitem cor amarela, de bário, cor verde e de cobre, cor azul. Essas cores são produzidas quando os elétrons excitados dos íons metálicos retornam para níveis de menor energia. O modelo atômico mais adequado para explicar esse fenômeno é o modelo de a) Rutherford. b) Rutherford-Bohr. c) Thomson. d) Dalton. e) Millikan.

T14. (ITA) Um estudante imergiu a extremidade de um fio de níquel-crômio limpo em uma solução aquosa de ácido clorídrico e, a seguir, colocou esta extremidade em contato com uma amostra de um sal iônico puro. Em seguida, expôs esta extremidade à chama azulada de um bico de Bunsen, observando uma coloração amarela na chama. Assinale a opção que contém o elemento químico responsável pela coloração amarelada observada.

a) Bário. b) Cobre. c) Lítio. d) Potássio. e) Sódio. MICRO-REVISÃO 1

T15. (UDESC) Considerando os modelos atômicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histórica e científica, assinale a alternativa correta.

a) Até a descoberta da radioatividade, o átomo era tido como indivisível (Dalton). O modelo que o sucedeu foi de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.

b) No modelo de Dalton, o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera. O modelo seguinte foi o de Bohr que introduziu a ideia de que os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao modelo do sistema solar.

c) No modelo atômico de Dalton, o átomo era tido como indivisível. O modelo sucessor foi o de Rutherford, no qual o átomo era constituído de um núcleo carregado negativamente e uma eletrosfera.

d) O modelo de Dalton propunha que o átomo era formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela. O modelo seguinte foi o de Rutherford, no qual o átomo era constituído de um núcleo carregado positivamente e uma eletrosfera.

e) No modelo atômico de Dalton, os elétrons ocupam orbitais com energias definidas, este modelo se assemelha ao do sistema solar. O modelo que o sucedeu foi o de Thomson, que propunha o átomo ser formado por uma massa carregada positivamente com os elétrons distribuídos nela.

T16. (PUC-RS) Nas ciências, a substituição de um modelo por outro decorre da constatação de que novos fatos experimentais não podem ser explicados pelo modelo já conhecido. Quando Rutherford sugeriu o seu modelo atômico, em 1911, buscava justificar

a) a lei das proporções múltiplas de Dalton. b) a existência de cargas elétricas no átomo. c) a existência de níveis de energia na eletrosfera. d) a existência de grandes espaços vazios no átomo.

e) a impossibilidade de determinar com exatidão a localização do elétron no átomo.

MICRO-REVISÃO 2

T17. (PUC-RS) Em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr propôs um novo modelo atômico, fundamentado na teoria dos quanta de Max Planck, estabelecendo alguns postulados, entre os quais é correto citar o seguinte:

a) Os elétrons estão distribuídos em orbitais.

b) Quando os elétrons efetuam um salto quântico do nível 1 para o nível 3, liberam energia sob forma de luz.

c) Aos elétrons dentro do átomo são permitidas somente determinadas energias que constituem os níveis de energia do átomo.

d) O átomo é uma partícula maciça e indivisível.

e) O átomo é uma esfera positiva com partículas negativas incrustadas em sua superfície.

T18. (UPF) No fim do século XIX, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) foi convencido por J. J. Thomson a trabalhar com o fenômeno então recentemente descoberto: a radioatividade. Seu trabalho permitiu a elaboração de um modelo atômico que possibilitou o entendimento da radiação emitida pelos átomos de urânio, polônio e rádio. Aos 26 anos de idade, Rutherford fez sua maior descoberta. Estudando a emissão de radiação de urânio e do tório, observou que existem dois tipos distintos de radiação: uma que é rapidamente absorvida, que denominamos radiação alfa e uma com maior poder de penetração, que denominamos radiação beta. Sobre a descoberta de Rutherford podemos afirmar ainda: I. A radiação alfa é atraída pelo polo negativo de um campo elétrico.

II. O baixo poder de penetração das radiações alfa decorre de sua elevada massa.

III. A radiação beta é constituída por partículas positivas, pois se desviam para o polo negativo do campo elétrico.

IV. As partículas alfa são iguais a átomos de hélio que perderam os elétrons.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões): a) I, apenas

b) I e II c) III, apenas d) I, II e IV e) II e IV

(5)

5

MICRO-REVISÃO 3

T19. (UFPB) Rutherford idealizou um modelo atômico com duas regiões distintas. Esse modelo pode ser comparado a um estádio de futebol com a bola no centro: a proporção entre o tamanho do estádio em relação à bola é comparável ao tamanho do átomo em relação ao núcleo (figura).

Acerca do modelo idealizado por Rutherford e considerando os conhecimentos sobre o átomo, é correto afirmar:

a) Os prótons e os nêutrons são encontrados na eletrosfera. b) Os elétrons possuem massa muito grande em relação à massa dos prótons.

c) O núcleo atômico é muito denso e possui partículas de carga positiva.

d) A eletrosfera é uma região onde são encontradas partículas de carga positiva.

e) O núcleo atômico é pouco denso e possui partículas de carga negativa.

T20. (UFPR) A constituição elementar da matéria sempre foi uma busca do homem. Até o início do século XIX, não se tinha uma ideia concreta de como a matéria era constituída. Nas duas últimas décadas daquele século e início do século XX, observou-se um grande avanço das ciências e com ele a evolução dos modelos atômicos. Acerca desse assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Próton.

(__) Partícula de massa igual a 9,109.10-31 kg e

carga elétrica de -1,602.10-19 C.

2. Elétron.

(__) Partícula constituída por um núcleo contendo prótons e nêutrons, rodeado por elétrons que circundam em órbitas estacionárias.

3.

Átomo de Dalton.

(__) Partícula indivisível e indestrutível durante as transformações químicas.

4.

Átomo de Rutherford.

(__) Partícula de massa igual a 1,673.10−27 kg, que corresponde à massa de uma unidade atômica. 5.

Átomo de Bohr.

(__) Partícula que possui um núcleo central dotado de cargas elétricas positivas, sendo envolvido por uma nuvem de cargas elétricas negativas.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 2 – 5 – 3 – 1 – 4. b) 1 – 3 – 4 – 2 – 5. c) 2 – 4 – 3 – 1 – 5. d) 2 – 5 – 4 – 1 – 3. e) 1 – 5 – 3 – 2 – 4.

T21. (MED-UNILUS) A fotodissociação do oxigênio molecular na estratosfera ocorre por causa da incidência de luz ultravioleta. Sabendo-se que a energia de ligação do oxigênio é de 495 kJ, calcule o comprimento de onda (λ) da luz ultravioleta que apresenta energia suficiente, por fóton, para quebrar a ligação de uma molécula de oxigênio. Dados: Equação que relaciona a energia e a frequência para o fóton é (E = h . f) Vluz = 3,0.108 m/s. h = 6,626.10-34 J.s a) λ = 2.420 nm. b) λ = 242 nm. c) λ = 24,2 nm. d) λ = 2,42 nm. e) λ = 0,242 nm.

GABARITO - TAREFA DO DIA SEGUINTE T01: C T02: B T03: F, V, V, V, V, V T04: D T05: D T06: A T07: A T08: A T09: A T10: D T11: D T12: E T13: B T14: E GABARITO - MICRO-REVISÃO 1 T15: A T16: D GABARITO - MICRO-REVISÃO 2 T17: C T18: D GABARITO - MICRO-REVISÃO 3 T19: C T20: A T21: B

(6)
(7)
(8)

MODELO DA

BOLA DE

(9)
(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
(17)
(18)

(UNESP [CG] JUL/2006)

No ano de 1897, o cientista britânico

J.J. Thomson descobriu, através de experiências com os raios

catódicos, a primeira evidência experimental da estrutura

interna dos átomos.

O modelo atômico proposto por Thomson ficou conhecido

como

“pudim de passas”. Para esse modelo, pode se afirmar

que

(A) o núcleo atômico ocupa um volume mínimo no centro do

átomo.

(B) as cargas negativas estão distribuídas homogeneamente

por todo o átomo.

(C) os elétrons estão distribuídos em órbitas fixas ao redor do

núcleo.

(D) os átomos são esferas duras, do tipo de uma bola de

bilhar.

(E) os elétrons estão espalhados aleatoriamente no espaço ao

redor do núcleo.

(19)

(UNESP [CG] JUL/2006)

No ano de 1897, o cientista britânico

J.J. Thomson descobriu, através de experiências com os raios

catódicos, a primeira evidência experimental da estrutura

interna dos átomos.

O modelo atômico proposto por Thomson ficou conhecido

como

“pudim de passas”. Para esse modelo, pode se afirmar

que

(A) o núcleo atômico ocupa um volume mínimo no centro do

átomo.

(B) as cargas negativas estão distribuídas homogeneamente

por todo o átomo.

(C) os elétrons estão distribuídos em órbitas fixas ao redor do

núcleo.

(D) os átomos são esferas duras, do tipo de uma bola de

bilhar.

(E) os elétrons estão espalhados aleatoriamente no espaço ao

redor do núcleo.

(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)
(28)

MODELOS ATÔMICOS

1) 450 a.C. - GRÉCIA

Tudo seria formado pelos

quatro elementos

(29)

2) 1808 d.C. - DALTON

- O átomo era ESFÉRICO

- O átomo era MACIÇO

- O átomo era INDIVISÍVEL

1774 - LAVOISIER

- Durante uma reação química, a massa permanece inalterada.

- A massa dos reagentes é igual a massa dos produtos.

Numa reação química, a

quantidade de átomos não se

altera, logo, a massa não se

altera.

Reação química = rearranjo de

átomos

(30)

3) 1897 - J. J. THOMSON (ESFOMEADO)

Realizou experimentos para compreender a NATUREZA ELÉTRICA DA

MATÉRIA.

Realizou experiências com os TUBOS DE RAIOS CATÓDICOS.

THOMSON descobre os ELÉTRONS

Todos os átomos possuem ELÉTRONS, logo, todos os átomos são

DIVISÍVEIS.

(31)

No átomo de THOMSON (que mais parece um "PUDIM DE PASSAS"),

todas as cargas elétricas (A POSITIVA e também as NEGATIVAS)

estariam HOMOGENEAMENTE DISTRIBUÍDAS.

(32)

4) 1911 - RUTHERFORD

- RUTH vai para o laboratório, com a finalidade de estudar a

RADIOATIVIDADE.

- RUTH elabora um equipamento e pede para seus dois assistentes

montarem esse equipamento.

- RUTH realizou a famosa experiência da LÂMINA DE OURO (Au) ou

experiência do ESPALHAMENTO ALPHA.

+ RUTH previu o resultado da experiência, baseando-se no modelo de

Thomson e por isso, o RESULTADO OBSERVADO foi diferente do

(33)

RESULTADO PREVISTO: 2 comportamentos

- A maioria das partículas ALPHA atravessaria a Lâmina de Au sem

sofrer desvios (99%);

- Pouquíssimas (1%) partículas ALPHA atravessariam a Lâmina de Au

sofrendo pequenos desvios.

RESULTADO OBSERVADO: 3 comportamentos

- A maioria das partículas ALPHA atravessou a Lâmina de Au sem sofrer

desvio;

- Alguma poucas partículas ALPHA desviaram mais que o previsto;

- Pouquíssimas partículas ALPHA colidiram com a Lâmina de Au e

RICOCHETEARAM.

(34)
(35)
(36)
(37)

Referências

Documentos relacionados

dispositivos necessários para a execução dos jogos é apenas o momento inicial do contato entre a criança e seu desejo de consumo.. Dentro do próprio universo virtual, de acordo com

As atividades planeadas visam assegurar uma atividade contínua com o objetivo de criar condições para o desenvolvimento e divulgação do Naturismo e proporcionar momentos de lazer

A execução do presente termo de credenciamento será avaliada e fiscalizada pelo credenciante, mediante procedimentos de supervisão indireta ou local, os quais observarão o

Chora Peito Chora Joao Bosco e Vinicius 000 / 001.. Chão De Giz Camila e

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

9 Led indicador de aquecimento (KeepThermo) 10 Botão de cozimento: seleciona as funções aquecer ou cozinhar 11 Copo medidor 12 Colher plástica 13 Bandeja para legumes (cozimento

- Collective exhibition of Painting and Sculpture, Curatorship Gallery: “Galeria São Mamede”, Gallery: “Galeria de Arte de Vale do Lobo”, Vale do Lobo (Portugal).. -

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação