• Nenhum resultado encontrado

XV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO Tecendo redes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XV ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO Tecendo redes"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CETYS Universidad

C O N V O C A

a pesquisadores educacionais, docentes, gestores

educativos e estudantes da área da educação ou áreas

afins, de Ibero-américa, a participar do

XV ENCONTRO IBERO-AMERICANO

DE EDUCAÇÃO

Tecendo redes

Tijuana, Baja Califórnia, México,

8 a 11 de dezembro de 2021

(2)

APRESENTAÇÃO

A educação em Ibero-américa tem encontrado um espaço de colaboração acadêmica e cientifica no Encontro Ibero-americano de Educação (EIDE). Assim, assume como próprios os objetivos de difundir o conhecimento, troca de ideias e resultados de pesquisas, mas acima de tudo tecer redes entre pesquisadores, diretivos, docentes e estudantes de diferentes países. A história dos 15 anos de existência é uma oportunidade única para capitalizar a experiência e deixar constância do esforço através do próprio EIDE, mas também por meio dos produtos acadêmicos que se gerem.

CETYS Universidade, junto com a Universidad de Alcalá e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, convoca a participar no XV Encontro Ibero-americano de Educação, que acontecerá do 8 a 11 de dezembro de 2021 em Tijuana, Baja Califórnia, México. A modalidade do evento será virtual sincrônica.

Como parte das atividades do EIDE terá palestras magistrais, paneis de expertos, mesas redondas e oficinas; assim mesmo, invitamos à comunidade acadêmica a participar e a contribuir com comunicações orais e pôster, para enriquecer o diálogo em volta dos eixos temáticos propostos.

EIXOS TEMÁTICOS

1. Políticas públicas em educação e gestão educacional. Refere aos estudos nos quais o objetivo é a pesquisa de processos operativos públicos ou privados, orientados ao desenvolvimento educacional de qualidade. As pesquisas podem estar relacionadas com temáticas como: gestão educacional, toma de decisões, desenvolvimento organizacional, qualidade na educação, gestão estratégica ou liderança educacional.

2. Práticas docentes, inovação e tecnologia aplicada à educação. Refere aos estudos relacionados com a atuação docente, o uso e desenvolvimento de recursos da informação e da comunicação, assim como às problemáticas ou situações derivadas da incorporação de métodos tecnológicos inovadores nas práticas educacionais presenciais ou virtuais, incluídas as derivadas da situação atípica vivida na pandemia por COVID-19. As pesquisas podem estar relacionadas com temáticas como: formação docente, estratégias didáticas, desenvolvimento profissional, ensino das diferentes disciplinas, desenvolvimento de competências ou avaliação. Também aquelas relacionadas com o digital e que considera a inovação pedagógica, educação à distância, ensino remoto virtual, novas tendências educacionais, recursos educativos abertos e/ou bibliotecas digitais.

(3)

3. Educação Superior e Internacionalização. Refere aos estudos que analisam os fenômenos educacionais próprios da educação superior e especialmente o que se relaciona com os processos de internacionalização. As pesquisas podem estar relacionadas com temáticas como: ensino na educação superior e inovação, intercâmbios presenciais ou virtuais, desenvolvimento de grupos de pesquisa internacionais, processos de internacionalização das IES, assim como experiências inovadoras de internacionalização.

4. Educação inclusiva. Refere aos estudos que procuram contribuir à perspectiva da inclusão educacional e os direitos dos estudantes. As pesquisas podem estar relacionadas com temáticas vinculadas com a inclusão por motivos de: gênero, sexual, público alvo da especial, raça, barreiras à aprendizagem e à participação, migração, língua, desigualdade social ou pertinência a grupos minoritários.

5. Pedagogia social e educação ao longo da vida. Refere aos estudos que tem com objeto de análise os sistemas flexíveis e inovadores orientados a garantir o acesso e permanência em espaços educacionais diversificados. As pesquisas podem aprofundar em temáticas como: formação continuada, educação no formal, capacitação para o trabalho e readatação a novos trabalhos, assim como a formação de pessoas adultas incluída a Universidade para a 3ª idade.

6. Sustentabilidade na educação. Refere à necessidade de abordar, desde o mundo da educação, aqueles aspectos que relacionados com o médio ambiente, a ecologia, a educação como garantia de um mundo melhor com a contribuição de todos para preservar o planeta, seus elementos e as pessoas que moram nele.

(4)

Envio de propostas e inscrição (comunicações orais e pôster)

Registro de participação de assistentes (indispensável para obter constância de participação e acesso às atividades)

Publicação do programa definitivo Entrega de versões finais com as correções das propostas de

comunicações orais e pôster para sua apresentação

Avaliação de propostas e publicação dos resultados

Desde a publicação da convocatória até 1º de outubro de 2021.

Até 5 de dezembro de 2021. 22 de novembro de 2021. Até o 15 de novembro de 2021.

Desde que se recebam as propostas até 30 de outubro de 2021. ATIVIDADE DATA

Cr

onogr

ama

TIPOS DE CONTRIBUCIONES

A. Comunicações orais.

Serão aceitas propostas para comunicações orais que mostrem resultados de projetos de pesquisa, em processo ou concluídos. Os trabalhos aceitos nesta modalidade serão apresentados de forma oral durante o encontro, para o que os acadêmicos terão 15 minutos para sua exposição e 5 minutos para perguntas por parte da audiência. Todas as propostas aprovadas serão publicadas nos anais digitais do EIDE, registrados com ISBN.

B. Pôster.

Serão aceitas propostas para pôster que mostrem resultados de projetos de pesquisa, em processo ou concluídos, ou ensaios sobre aportes teóricos, metodológicos ou revisões de literatura. O pôster aceito será apresentado de forma oral durante o encontro, para o que os acadêmicos terão 5 minutos para sua exposição e 5 minutos para perguntas por parte da audiência. Todas as propostas aprovadas serão publicadas, pôster e resumo, nos anais digitais do EIDE registrados com ISBN.

(5)

CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS DE

COMUNICAÇÕES ORAIS

As propostas de comunicação oral podem estar escritas em espanhol ou português, línguas oficiais do encontro.

Extensão máxima de 12 páginas, incluindo gráficos, tabelas e referências. Tipo de letra Times New Roman, 12 pontos.

Espaço de 1.5.

Separação de primeira línea de 1.25 cm. Margem de 3 cm nos quatro lados. Estrutura do documento:

a. TÍTULO GERAL EM MAIUSCULOS E NEGRITA, 12 pontos. Máximo 16 palavras.

b. Dados dos autores (máximo três).

i. Nome completo com maiúsculos apenas o sobrenome de referência.

ii. NOTA DE RODAPÉ: Instituição de referência.

iii. ORCID.

iV. E-mail.

c. No caso de ser pesquisa financiada, detalhar.

d. Resumo num solo parágrafo, máximo 250 palavras.

i. Incluir informação sobre o problema de pesquisa, e objetivos;

metodologia com dados sobre participantes o a fonte de obtenção de

dados; resultados principais e conclusões.

ii. Apresentar o resumo nas duas línguas oficiais do EIDE, eventualmente

pode ser em inglês.

e. Palavras chave, entre 3 e 5, preferentemente que constem em tesauros especializados (por exemplo:

http://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/en/index/?clang=es).

f. Corpo do texto que deve incluir introdução, tipo de pesquisa, resultados, considerações oo conclusões, e referências (apenas as utilizadas no texto). * Observar as normas do manual da APA 7ª edição para os aspectos de formato, como subtítulos, tabelas, figuras, citações e referências.

(6)

CARACTERÍSTICAS DAS PROPOSTAS

DE PÔSTER

Pôster completo em formato apresentação (ppt, pptx) com possibilidade de ser ampliado e resumo expandido, em espanhol ou português, línguas oficiais do encontro.

Extensão sugerida 3 páginas, incluindo gráficos, tabelas e referências. Tipo de letra Times New Roman, 12 pontos

Espaço de 1.5.

Separação de primeira línea de 1.25 cm. Margem de 3 cm nos quatro lados. Estrutura do documento:

a. TÍTULO GERAL EM MAIUSCULOS E NEGRITA, 12 pontos. Máximo 16 palavras.

b. Dados dos autores (máximo três).

i. Nome completo com maiúsculos e minusculos.

ii. NOTA DE RODAPÉ: Instituição de referência.

iii. ORCID.

iV. E-mail.

c. No caso de ser pesquisa financiada, detalhar. d. Características do resumo estendido.

i. Incluir informação sobre o problema de pesquisa, e objetivos;

metodologia com dados sobre participantes o a fonte de obtenção de

dados; resultados principais e conclusões.

ii. Apresentar o resumo nas duas línguas oficiais do EIDE, eventualmente

pode ser em inglês.

e. Palavras chave, entre 3 e 5, preferentemente que constem em tesauros especializados (por exemplo:

http://vocabularies.unesco.org/browser/thesaurus/en/index/?clang=es).

f. Corpo do texto que deve incluir introdução, tipo de pesquisa, resultados, considerações ou conclusões, e referências (apenas as utilizadas no texto). * Observar as normas do manual da APA 7ª edição para os aspectos de formato, como subtítulos, tabelas, figuras, citações e referências.

(7)

CONSIDERAÇÕES GERAIS PARA

PARTICIPANTES

Cada autor pode participar com duas propostas como máximo.

Os trabalhos devem ser originais, com declaração de originalidade, e os autores devem manifestar, no caso, as garantias éticas da pesquisa. Todos os autores devem estar inscritos no IEDE e realizado o pago de inscrição. As propostas devem ser enviadas no TEMPLATE a:

https://es.surveymonkey.com/r/EIDEpropuestas

AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS

O comitê científico do EIDE avaliará as contribuições com um processo avaliativo de duplo cego, onde o resultado será incontestável. O ditame para as propostas recebidas poderá ser: (1) aceito para publicação e apresentação; (2) aprovado com solicitação de correções e (3) rejeitado. No caso dos trabalhos aceitos para ser publicados, os autores serão responsáveis do conteúdo e estilo dos textos (ortografia, redação, normas técnicas, estrutura), entanto que o comitê organizador do EIDE será responsável da organização editorial da obra final.

Los resultados do processo de ditame serão comunicados via e-mail.

OFICINAS

Serão propostas várias oficinas com um caráter fundamentalmente prático a serem desenvolvidas ao longo do EIDE e relacionadas com temas de interesse educacional. Os interessados poderão fazer a seleção de uma delas no momento da inscrição, todas elas serão on-line por médio de plataforma virtual com uma duração de 2 horas. Se expenderá diploma oficial.

(8)

INVESTIMENTO

Inscrição apenas como ouvinte com direto a certificado: GRATIS Inscrição individual com apresentação de trabalho: 50 U$ (com oficina 75 U$)

Inscrição avulsa em oficinas 20 U$

Forma de pagamento com cartão de crédito no site www...

INFORMES

Para dúvidas ou comentários sobre o XV EIDE, pode contatar com a organização através dos seguintes médios:

E-mail: eide2021@cetys.mx

Referências

Documentos relacionados

[r]

A Associação Brasileira de Psicanálise Insight ofer- ece cursos de psicanálise de alta qualidade, seguindo todos os parâmetros essenciais para a boa formação dos futuros

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

(ii) Pelo exposto, pode-se concluir que relativamente a todas as UC de Mestrado deve aplicar-se o que refere o artigo 12º do RFA: qualquer texto ou parte de texto que tenha

Como todos os medicamentos, o Tansulosina ratiopharm cápsulas de libertação prolongada pode causar efeitos secundários, no entanto não se manifestam em todas as pessoas..

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

No 2T18, o segmento apresentou uma pequena redução da receita líquida (desconsiderando receita de longa distância) em relação ao 2T17 e um crescimento de 0,9% na comparação com

1) Comunicações Orais: Apresentadas por alunos de pós-graduação do PPGECEM, em que sejam apresentados seus trabalhos/projetos de pesquisa finalizados ou em andamento no