• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL. 1. O Campeonato terá início no dia 19 de Agosto de 2017 e terá a participação de 30 equipes.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL. 1. O Campeonato terá início no dia 19 de Agosto de 2017 e terá a participação de 30 equipes."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

REGULAMENTO GERAL

1. O Campeonato terá início no dia 19 de Agosto de 2017 e terá a participação de 30 equipes. 2. Terá a participação de 5 (CINCO) sedes: Campo sociedade Cruzeiro, Campo Floresta, Campo Canarinhos, Campo Sociedade Sete de Setembro e Campo da Hora.

3. Os jogos serão aos sábados com início marcado para as 14:15 horas, com tolerância de 15 (quinze) minutos somente para o início do primeiro jogo de cada rodada. Em caso de chuva ou outro motivo qualquer de adiamento, as rodadas serão realizados em data a ser definida pela organização, sendo informadas as equipes até as 10 horas de sábado, dia da rodada; por qualquer meio válido e usual.

3.1. A rodada ou partida eventualmente adiada será realizada na sequência correta das rodadas, sendo que na programação oficial não serão marcadas datas, mas sim ordem das rodadas.

4. Serão obedecidas subsidiariamente as regras do jogo da FIFA e da CBF em conjunto com normas do Código Brasileiro de Justiça Desportiva - CBJD; prevalecendo as regras determinadas por este regulamento, primeiramente.

5. As equipes serão compostas por 8 (oito) jogadores do sexo masculino, dos quais, 1 (um) será o goleiro.

5.1. A inscrição dos atletas será feita nos próprios dias de jogos na súmula do jogo.

6. Cada partida terá duração de 50 (cinquenta) minutos, divididos em 2 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos com intervalo de 5 (cinco) minutos.

7. As equipes poderão entrar em campo com número mínimo de 6 (SEIS jogadores sendo pelo menos 1(um) goleiro, sendo que não tendo este numero de atleta no horário estabelecido, será caracterizado o WO, e a equipe será eliminada da competição.

8. As partidas só serão encerradas antes do esgotamento do tempo regulamentar de jogo, em razão de número insuficiente de atletas em campo decorrentes de expulsão, lesão ou qualquer outro motivo, quando uma das equipes ficar com apenas 5 (cinco) jogadores em campo e os pontos dessa partida irão para o adversário.

(2)

2

8.1. Se restar caracterizada má-fé da equipe usando de meios ardis como “cai – cai”, provocação de expulsão, falta de jogadores reservas ou número insuficiente destes ou mesmo o abandono do banco de reservas e outros meios, a equipe será eliminada da competição atual e estará banida da próxima edição do Campeonato de Futebol Suíço.

8.2. Os árbitros e mesários deverão fazer relatórios minuciosos em caso de ocorrência do fato acima descrito, sob pena de responsabilização nos termos do CBJD.

9. O número de substituições é livre, tendo, porém, que informar ao mesário antes de efetuá-la,entrada no meio do campo e a saída em qualquer local.

10. O atleta não poderá jogar usando nenhum objeto que possa causar perigo para os adversários como: relógios, pulseiras, brincos, piercings e outros. Quanto aos calçados, somente é permitido o uso de tênis de futebol suíço. Também não será permitido que nenhum atleta jogue descalço e o uso da caneleira é facultativo.

10.1. Caso algum atleta não esteja calçado e uniformizado devidamente conforme acima, o árbitro deverá determinar que o mesmo saia de campo para regularizar seu uniforme e ou calçado, ou ser substituído, sendo que não atendida à determinação o atleta será expulso, e isso não reverterá os pontos para a equipe adversária.

11. Será dada tolerância de 15 (quinze) minutos da hora marcada para o primeiro jogo de cada rodada. Expirando este prazo se a equipe não estiver em campo com o número mínimo de jogadores previsto no Artigo 7, caracteriza-se o WxO e a equipe perderá os pontos da partida, ficando o resultado de 1 X 0 para o adversário, considerando os pontos e o gol como critério de classificação. Caso isto ocorra com ambas as equipes, as duas não marcarão pontos.

11.1. A ocorrência de WxO é atitude antidesportiva e nos termos deste regulamento e independente da fase da competição, determinará a exclusão da equipe da competição que deu causa; salvo se comprovado motivo de força maior absoluta.

12. DA DISCIPLINA E DAS INFRAÇÕES

12.1. Um Conselho Disciplinar está incumbido de analisar as súmulas das partidas que tiverem anormalidades anotadas pelo árbitro e julgar tais casos, aplicando a penalidade cabível, com julgamento na semana seguinte a rodada em que ocorreu o fato.

12.2. Cada equipe receberá uma cópia da súmula após o encerramento da rodada. Em caso de o árbitro precisar relatar algum fato, que não possa fazê-lo na própria súmula e após o encerramento da partida, deverá pelo menos anotar no verso da mesma que irá relatar em separado, facultando-se as equipes o acesso ao relatório na segunda-feira seguinte à rodada a partir das 10:00 horas.

12.3. As súmulas e eventuais relatórios anexos deverão ser entregues pelos árbitros à coordenação até 24 horas após o encerramento da rodada.

12.4. Independente da iniciativa do Conselho Disciplinar, qualquer equipe através de seu legítimo representante poderá formular reclamação em escrita legível e entregar até às 17:00 horas da terça-feira seguinte a partida em que supostamente ocorreu a irregularidade.

(3)

3

12.4.1. As reclamações, sempre por escrito, só serão aceitas e julgadas mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais). Somente em caso de procedência da reclamação a taxa será devolvida ao reclamante.

12.4.2. As reclamações de iniciativa das equipes deverão ser entregues ao Dr. Renato Luiz Nicoletti em seu escritório situado na Rua São José, Edifício Atitude, Prédio do BRADESCO, Centro, Gaspar, SC.

12.5. A disciplina e as infrações decorrentes da realização do campeonato são reguladas pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, observado ainda o seguinte:

a)As penas podem ser :

 Advertência

 Suspensão Temporária

 Eliminação do Campeonato

 Proibição de participar de próximos Campeonatos e outros. b)Constituem infrações disciplinares, além das previstas no CBJD;

 Participar de uma partida sem estar devidamente uniformizado com numeração nas camisas, shorts e meias iguais;

 Agredir ou ofender moralmente o adversário, companheiro da equipe, árbitro, integrantes da comissão organizadora ou até mesmo terceiros dentro ou fora do campo.

 Praticar jogadas de extrema violência que possa colocar em risco a saúde do adversário;

 Instigar sua equipe contra o adversário e a arbitragem;

 Provocar tumultos;

 Outras condutas não condizentes com a moral e o respeito.

12.6. Para advertência e punição dos atletas são usados cartões amarelo e vermelho durante os jogos.

12.6.1. O acumulo de 3 (três) cartões amarelos suspende automaticamente o atleta para o próximo jogo.

12.6.2. Se algum atleta levar o terceiro cartão amarelo no jogo, já tendo dois de rodadas anteriores e nesse mesmo jogo, receber direto o cartão vermelho, o cartão amarelo da partida NÃO será anulado, permanecendo a punição de suspensão de dois jogos na sequência do campeonato, sendo um em razão do cartão vermelho e outro em razão do acumulo de três cartões amarelos.

12.6.3. Se em uma partida o atleta levar o cartão amarelo e após um cartão vermelho proveniente do segundo cartão amarelo do mesmo jogo, os cartões amarelos daquele jogo serão anulados e apenas o cartão vermelho será considerado.

12.6.4. O recebimento de cartão vermelho além de não zerar os cartões amarelos de partidas anteriores, determina a suspensão automática do atleta para o próximo jogo. Todo cartão vermelho recebido será analisado pela Comissão disciplinar a fim de apurar eventual infração ao CBJD e o atleta poderá ser suspenso por mais de uma partida.

(4)

4

12.6.5. A suspensão do próximo jogo, seja por três cartões amarelos ou pelo vermelho, deverá ser cumprida na rodada imediata, independentemente de alteração das rodadas em razão modificação da tabela.

12.7. Os cartões recebidos pelos atletas não serão zerados a cada nova fase para efeitos disciplinares, Salvo na final do campeonato e na disputa de 3º colocado, onde todos os atletas poderão jogar embora tenham recebido o terceiro cartão amarelo na semi final.

Caso receba o vermelho na semi final ou tenha que cumprir mais jogos por suspensão anterior não poderá jogar a final ou disputa de 3º colocado.

12.7.1. Não será aceito que nenhuma equipe recorra do cartão recebido por seu atleta. O atleta que levar o cartão vermelho deverá ficar fora do campo.

Obs.: Não há suspensão temporária de atleta durante a partida em razão de cartão amarelo. 12.8. Se duas equipes entrarem em briga generalizada, perderão 3 (três) pontos cada uma, isto conforme relatório do árbitro na súmula se assim ele relatar que aconteceu.

13. A pontuação das partidas é a seguinte: VITÓRIA = 3 PONTOS; EMPATE = 1 PONTO, DERROTA = 0 PONTOS.

14. Os critérios de desempate para as fases de grupos são os seguintes:

 Pontos Ganhos;

 Confronto direto;

 Gols sofridos;

 Menor número de cartão Vermelho;

 Menor número de cartão amarelo;

 Saldo de Gols;

 Gols Pró;

 Sorteio.

14.1. A cada fase zera estes critérios para classificação permanecendo os cartões aplicados para efeitos disciplinares.

15. Todos os jogadores deverão jogar com camisas de numeração diferentes.

Também os goleiros (titular e reserva) deverão jogar com camisas com numeração diferentes. 16. Poderão ser inscritos no máximo 18 (dezoito) jogadores por equipe, até no término da ultima partida da ultima rodada ( 5ª ) da 1ª fase, sendo que depois desta não poderá ser inscrito em hipótese alguma mais qualquer jogador, nem substituir os já inscritos.

Jogadores nascidos no ano de 2002 deverão obrigatoriamente entregar uma declaração assinada e reconhecida pelo pai ou mãe, isentando a organização de qualquer imprevisto que possa vir a acontecer.

17. A equipe poderá entrar em campo com todos os jogadores inscritos, treinador e seu auxiliar e um massagista que deverão estar relacionados pela equipe, sendo, portanto no máximo 21(vinte e um) membros.

(5)

5

18. Se algum atleta for inscrito em mais de uma equipe, sua inscrição será validada pela primeira equipe que ele assinar a súmula. Em caso do mesmo vier a jogar por outra equipe, esta segunda equipe perderá 3 (três) pontos no campeonato e o atleta será excluído da competição.

18.1. A equipe não poderá substituir atleta de sua relação inicial sendo que a mesma é a única para todo o campeonato, embora este não tenha jogado ainda.

19. SERÁ OBRIGATÓRIO A APRESENTAÇÃO DA CARTEIRA DE IDENTIDADE, CNH, CARTEIRA DE RESERVISTA OU CARTEIRA DE TRABALHO NO DIA DO JOGO. O DOCUMENTO PODERÁ SER SUBSTITUÍDO POR CÓPIA AUTENTICADA.

19.1. SE ALGUM ATLETA PERSISTIR EM ATUAR SEM DOCUMENTO SUA EQUIPE PERDERÁ OS PONTOS DESTA PARTIDA, SENDO ESTES REVERTIDOS PARA O ADVERSÁRIO.

19.2. Poderá ainda o atleta, em casos excepcionais, apresentar boletim de ocorrência policial original se forem extraviados ou furtados seus documentos. Entretanto só serão aceitos os boletins registrados na semana que antecede a rodada.

19.3. O uso do boletim de ocorrência para as demais rodadas não será aceito.

19.4. Se alguma equipe utilizar qualquer jogador que não estiver na Sumula ou se persistir e inscrever o atleta no momento do jogo na sumula após o término da inscrição (após o término da primeira fase) perderá os pontos do jogo e mais 3 (três) pontos no campeonato, Portanto, é obrigado assinar a súmula e apresentar seu documento.

20. O atleta/dirigente que chegar atrasado poderá entrar no jogo a qualquer momento, desde que relacionado em súmula e que apresente documento de identificação.

21. O valor da inscrição é de R$ 800,00 (oitocentos reais) que deverá ser pago antes do início do campeonato.

22. Premiação:

1º Colocado: Valor de R$ 7.000,00 + Troféu 2º Colocado: Valor de R$ 3.500,00 + Troféu 3º Colocado: Valor de R$ 1.500,00 + Troféu 4º Colocado: Valor de R$ 800,00 + Troféu Artilheiro: Troféu

Goleiro menos vazado entre os 4 finalistas: Troféu

Se alguma equipe se recusar de jogar a final ou de disputar o terceiro colocado não terá o direito de receber sua premiação.

23. As faltas poderão ser cobradas diretamente com autorização do árbitro. Também valerá o gol marcado diretamente com cobrança de escanteio.

FORMA DE DISPUTA

(6)

6

24.1. I FASE

As 30 equipes serão divididas em 5 (Chaves) de (seis) equipes cada que jogarão entre si em turno único, classificando-se diretamente para as Oitavas de Finais ( 3ª fase ) as 2 (duas) primeiras colocadas de cada chave, serão portanto 10 equipes;

Classificam também para a 2ª fase conhecida como repescagem os 3º, e 4º colocados e os 2 melhores 5º colocados, serão portanto 12 equipes;

Chave A Chave B Chave C Chave D Chave E

A1 B1 C1 D1 E1 A2 B2 C2 D2 E2 A3 B3 C3 D3 E3 A4 B4 C4 D4 E4 A5 B5 C5 D5 E5 A6 B6 C6 D6 E6 24.2 – II FASE

Na Segunda Fase (REPESCAGEM) as equipes jogarão uma partida única e eliminatória, conforme emparceiramento abaixo, em sede a ser sorteada das que já foram definidas conforme cronograma anexo, classificando-se os vencedores para a fase 3ª ou seja oitavas de finais:

24.3 – III

FASE: Na Terceira Fase (oitavas de final) as equipes jogarão uma partida única e eliminatória,

conforme emparceiramento abaixo, classificando-se os vencedores para a fase quartas de final:

24.4 – IV FASE: Na Quarta Fase (quartas de final) as 8 equipes jogarão uma partida única e

eliminatória, conforme sorteio a ser realizado em dia, local e hora definido pela organização, sem mais nenhum critério de classificação assim como também em sede a ser sorteada das que já foram definidas pela organização conforme cronograma em anexo, classificando-se os vencedores para a fase semifinal:

Repescagem1 (RP1) - Jogo 76 3º A X 2º melhor 5º Repescagem2 (RP2) - Jogo 77 3º B X 1º melhor 5º Repescagem3 (RP3) – Jogo 78 3º C X 4º A

Repescagem4 (RP4) - Jogo 79 3º D X 4º B Repescagem5 (RP5) - Jogo 80 3º E X 4ºC Repescagem6 (RP6) - Jogo 81 4º D X 4º E

Oitavas de final 1 (OF1) – Jogo 82 1º A X vencedor 77 Oitavas de final 2 (OF2) - Jogo 83 1º B X vencedor 78 Oitavas de final 3 (OF3) - Jogo 84 1º C X vencedor 79 Oitavas de final 4 (OF4) - Jogo 85 1º D X vencedor 80 Oitavas de final 5 (OF5) - Jogo 86 1º E X vencedor 81 Oitavas de final 6 (OF6) - Jogo 87 2ºA X 2º B

Oitavas de final 7 (OF7) - Jogo 88 2ºC X 2º D

(7)

7

24.5 – V FASE: Na Quinta Fase (semifinais) as equipes jogarão uma partida única e

eliminatória, conforme sorteio a ser realizado em dia, local e hora definido pela organização, sem mais nenhum critério de classificação assim como também em sede já definida pela organização conforme cronograma em anexo, classificando-se os vencedores para a decisão do primeiro lugar e os perdedores para a decisão do 3º lugar:

24.6 – VI FASE: Na Sexta Fase (finais) as equipes jogarão uma partida única, conforme

emparceiramento abaixo, sendo que os vencedores encerram a competição como 1º e 3º lugares, respectivamente, e os perdedores 2º e 4º lugares, em sede já definida pela organização conforme cronograma anexo.

24.7. A partir da segunda fase (repescagem, oitavas de final, quartas de final, semi final e Finais ), caso a partida termine empatada será disputada em cobranças de pênaltis, inicialmente em uma série de 3 (três) e, se caso permanecer o empate, cobranças de 1 (um) pênalti alternado dos atletas que encerraram a partida até que haja um vencedor.

25. O Campeonato visa congregar as equipes em torno de uma disputa sadia e leal e a integração dos times de Futebol Suíço do município de Gaspar e Região. Deve, portanto, imperar o respeito aos companheiros de equipe, adversários, árbitros e a Comissão Organizadora.

26. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora. COMISSÃO ORGANIZADORA

Quartas de final 1 (QF1) – Jogo 90 Sorteio X Sorteio Quartas de final 2 (QF2) – Jogo 91 Sorteio X Sorteio Quartas de final 3 (QF3) – Jogo 92 Sorteio X Sorteio Quartas de final 4 (QF4) – Jogo 93 Sorteio X Sorteio

Semifinal 1 (SF1) – Jogo 94 Sorteio X Sorteio Semifinal 2 (SF2) – Jogo 95 Sorteio X Sorteio

Decisão de 3º lugar – Jogo 96 Perdedor Jogo 94 x Perdedor Jogo 95 Decisão de 1º lugar – Jogo 97 Vencedor Jogo 94 x Vencedor Jogo 95

(8)

8

CRONOGRAMA DAS SEDES

JOGOS NAS FASES CAMPO DA HORA CANARINHOS FLORESTA 7 DE SETEMBRO SOC. CRUZEIRO

1º FASE 15 15 15 15 15 REPESCAGEM 2 2 2 OITAVAS FINAIS 2 2 2 2 QUARTAS FINAIS 2 2 SEMI - FINAIS 2 FINAL 2 TOTAIS 21 19 19 19 19

Referências

Documentos relacionados

Assim, os grandes objectivos preconizados para a frota de pesca – reforçar a competitividade das empresas, promover a modernização das embarcações e o uso de artes mais selectivas e

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

2 (dois) cartões amarelos (oriundos de outros jogos) e no transcorrer da partida recebe 1 (um) cartão amarelo e, posteriormente, 1 (um) cartão vermelho direto, sem apresentação do

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

Se estiver no início, comece por treinar-se durante vários dias com uma resistência fraca, sem forçar, e fazendo, se necessário, uma pausa para repouso. A obrigação da DECATHLON

Metropolitana de Porto Alegre desde a implantação do Real 044062 Representações visuais do trabalhador do campo através da Revista do Globo (1929-1945) JOSE MARTINHO