• Nenhum resultado encontrado

Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição) e do seu fim?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição) e do seu fim?"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Setembro 2004; revisto Fevereiro 2016

Quem é este personagem e o que é que a Palavra de YHWH nos diz acerca dele, do seu carácter, dos seus propósitos (ambição)…e do seu fim?

Parte 4 (conclusão)

Hoje em dia vivemos numa verdadeira babilónia (confusão) de enganos e mistificações de natureza espiritual/doutrinal que procura confundir os seres humanos em geral e, se possível fora, até os escolhidos do Altíssimo (Mateus 24:24)... até com traduções tendenciosas da Palavra santa. Todo este engano de Satanás tem sido pacientemente urdido sobre a falsidade doutrinal ao longo de muitos séculos (qual aranha que busca prender as suas vítimas para depois as matar), com base em muitas filosofias e tradições humanas, que ainda hoje inquinam o pensamento de toda a criatura que busca a YHWH e de que dificilmente se livra. Só a misericórdia do Altíssimo pode livrar aqueles cujo coração/mente Ele conhece. Sim, só a ajuda do Espírito Santo de YHWH pode libertar o ser humano desta densa teia de mentiras.

Porém, o ser humano que busca a YHWH com sinceridade de coração/mente escapa desta trama de enredos e mistificações satânicas, porque O Espírito Santo o protege e esclarece, apesar de Satanás adulterar tudo o que YHWH instituiu.

Mas, o homem torna-se culpado perante YHWH se não aceitar o Seu conselho (a Sua Torá). Sim é culpado por não buscar a Sua verdade (Salmo 119:142, 151), por não andar nela e por não buscar a ajuda do Seu Espírito Santo. Não nos esqueçamos que o diabo usa de artifícios tais que engana multidões que não buscam O Elohim verdadeiro (são presa fácil para ele) e, se possível fora, até enganaria os escolhidos.

(2)

Ele ser maligno tem o poder de se transformar em anjo de luz (2.Coríntios 11:14), assim enganando a muitos através de sinais de falsidade. Basta lembrarmos a inúmeras “aparições da senhora” que não são mais do que manifestações satânicas para confundir os homens e desviar multidões dos caminhos do Altíssimo.

Sabemos assim que o seu alvo principal são os escolhidos de YHWH (a esposa do Cordeiro de YHWH, os que guardam os mandamentos de YHWH e têm a fé/testemunho de Yeshua: Apocalipse 12:17; 14:12, a Israel de YHWH) e não aqueles que viram as costas ao Altíssimo ou também os que julgam andar no caminho que YHWH propõe ao homem, mas não se arrependem dos seus maus caminhos, e não modificam as suas vidas de pecado e de desobediência. Disse Yeshua a Nicodemos:

“necessário vos é nascer de novo…da água e do Espírito” – João 3:3-7. Como temos

repetido inúmeras vezes: se não se produzir uma profunda transformação interior em nós como poderemos ver a Luz?

Tal como Lúcifer fez consigo próprio (olhou mais para a sua formosura e enalteceu-se a si próprio, envaidecendo-se, e ambicionando posição mais elevada), também o homem tem procurado conduzir a sua vida através da auto-suficiência, carnalmente, confiando nas suas próprias capacidades falíveis, o que o afasta de YHWH e do Caminho santo que Ele propôs ao homem. O apóstolo Paulo alerta-nos para o grande perigo do homem se afastar de YHWH em Romanos 1:25: “Pois mudaram a verdade

de YHWH em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. Eis o grande mal. O homem desviou-se e

continua a desviar-se de YHWH para sua própria perdição e destruição...eternas.

Satanás foi expulso dos céus quando Yeshua pagou a nossa dívida. Ai da terra e dos que nela habitam porque o diabo desceu até nós como nos é dito em Apocalipse 12:11-12. Até ao fim, i.e. até que O Rei Yeshua venha de novo para reinar eternamente sobre todas as nações da Terra, ele promoverá a guerra (Daniel 9:26) e a confusão de doutrinas entre os homens (as religiões), pretendendo assim levá-los à destruição final, para que não aceitem a salvação de YHWH, O Emmanuel, Yeshua HaMashiach.

O papel de Satanás e dos seus anjos no mundo tem sido o de contrariar o plano de YHWH para a salvação do homem. Ele tem conduzido o mundo ao caos, ao abismo, à injustiça e à morte, induzindo o homem por caminhos afastados de YHWH e da Sua vontade e verdade, a Sua Lei/Torá. Como diz em Ezequiel 28:18a: “Pela multidão das

tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários”.

As iniquidades de Satanás, dos seus anjos e daqueles que o servem são uma multidão de desobediências (ex. Actos 20:30). Tal está à vista de todos, neste mundo doente, desequilibrado, injusto, cheio de violência e sem esperança para aqueles que não se querem arrepender, e onde reina a mentira e a maldade. Este tem sido o papel do maligno e dos seus acólitos. Muito mais há para dizer sobre estes adversários (que são também uma multidão) os quais têm conduzido os caminhos do homem para o caos e para a morte eterna, por culpa do próprio homem que se deixa conduzir por eles. Voltemos a centrar a nossa atenção no que a Palavra de YHWH nos diz sobre este personagem:

(3)

1. O Senhor Yeshua chamou-o de “o príncipe deste mundo” – João 12:31.

2. Em João 16:11 Adonai Yeshua também nos diz que: “já o príncipe deste mundo

está julgado”; Satanás e os seus anjos sabem que já sobre eles pesa uma

condenação inapelável; sabem ainda que lhes resta pouco tempo, por isso sabemos que “toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até

agora” como nos diz em Romanos 8:22, isto é, todas as criaturas sofrem a

influência deste poder maligno.

Está porém na mão do ser humano chegar-se a YHWH, e alcançar através de Yeshua o Seu socorro permanente e fiel. Só Ele pode livrar o homem do pecado e da mentira de Satanás e torná-lo numa criatura perfeita, para vir a ser revestido da Sua imortalidade (1.Coríntios 15:53-54). Alcançar este alvo sublime depende só do próprio homem e da sua entrega à misericórdia de YHWH; não depende de mais ninguém, uma vez que O Eterno está sempre pronto a receber todo o ser humano que se apresente perante Ele com um coração contrito e sincero – Salmo 51:17.

3. Este poder que se opõe a YHWH e à salvação do homem governa o mundo desde o princípio. Sabemos que “todo o mundo está no maligno”, como nos diz em 1.João 5.19b. E assim será até à vinda gloriosa do Nosso Rei e Senhor Yeshua. Então, no Reino Milenar de Yeshua, estes seres malignos estarão “amarrados” durante mil anos, i.e. presos no abismo, sem poder; depois, no final do milénio, voltarão a ser soltos por um pouco de tempo, tempo esse que eles aproveitarão para voltar a enganar a humanidade de então (Gog e Magog, i.e. os que se deixarem enganar por eles). E, quando finalmente forem derrotados pelo Santo dos santos, serão destruídos no lago de fogo para onde tinham sido atirados “a besta” e “o falso profeta” mil anos antes, dois homens perversos que antes tinham servido Satanás – Apocalipse 20:10. Sim, o lago de fogo (a segunda morte) foi preparado para todos os opositores do Altíssimo e do Seu Ungido Yeshua como nos diz em Mateus 25:41: “Então dirá também aos que

estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno1, preparado para o diabo e os seus anjos”. É isto que a Palavra de

YHWH nos ensina! Por isso devemos permanecer no que está escrito

4. Apesar de parecer que YHWH está ausente dos destinos do mundo e dos acontecimentos que se estão a produzir todos os dias à nossa volta, tal não é verdade. O Plano de YHWH está a ser rigorosamente cumprido e toda a Sua vontade prevalecerá até ao fim, conforme a tudo o que os Seus profetas anunciaram!

1A palavra “eterno”, na versão King James, em Inglês, é “everlasting” que deriva da palavra “aionion” na

língua grega, a qual vem da raiz da palavra “aion” que significa, muitas vezes, “era” (como período de tempo). Atrevemo-nos a dizer que a melhor tradução para a frase em Português poderia ser “fogo com duração de um tempo ou de uma era”. Mas o fogo, como agente físico/químico, só pode desenvolver-se se houver oxigénio e material combustível, como é o caso de um fogo alimentado por enxofre que desenvolve altíssimas temperaturas, e pela carne humana – a carne dos homens rejeitados pelo Altíssimo devido à sua malignidade. O fogo que foi derramado sobre Sodoma e Gomorra deixou naquela região as cinzas...até hoje, como testemunho O resto do material que foi queimado transformou-se em gases tóxicos devido ao enxofre. Ler o que nos é ensinado em Malaquias 4:1,3.

(4)

Tudo se cumprirá a seu tempo porque a Sua boca (A Sua Palavra) o disse, o que reduz Satanás e a sua corte à insignificância de seres espirituais criados pelo Altíssimo (logo não imortais), e que não têm poder para dominar até ao fim. Todos os que os seguirem (ou fizerem a vontade deste ser maligno) serão destruídos e deles não voltará a haver memória no reino eterno – Isaías 42:9; 48:3; Apocalipse 21:4.

Pela Palavra da Verdade, somos ensinados que existe na Terra (que a Bíblia designa como inferno – ou lugar inferior face à posição elevada dos céus – ou trevas exteriores para os anjos decaídos conforme lemos em 2.Pedro 2:4: “Porque, se YHWH não

perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”, porque não

mais tiveram acesso à presença de YHWH) um grande grupo de seres criados por YHWH (mas que se rebelaram contra O Altíssimo), com uma condição superior ao homem (Hebreus 2:7).

Estas forças malignas vêm perturbando o plano de YHWH desde o princípio da Criação, pelo que O Eterno nos proporcionou uma alternativa de salvação, através da entrega e sacrifício do Seu próprio Filho, salvação que nos é oferecida pela aceitação do sangue de Yeshua, como Messias, como Filho de YHWH, como Homem e como Cordeiro de YHWH e se caminharmos por fé e obediência em toda a Sua Lei/Torá. Sabemos ainda que após ter-se cumprido o sacrifício de Yeshua no madeiro, e de Yeshua ter sido glorificado nos céus, Satanás e os seus anjos foram expulsos da assembleia celestial, e passaram a habitar as trevas exteriores, os lugares inferiores, isto é, o mundo em que os homens habitam:

Apocalipse 12:7-12 – “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos

batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Elohim, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Elohim os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo”.

Vejam quão grandes ensinamentos nos são aqui transmitidos. Foi preciso o derramamento do Justo para que Satanás e a sua corte diabólica fosse expulsa dos céus. A Terra é assim o inferno (lugar inferior) ou as trevas exteriores destes seres celestiais rebeldes. Eles são o exército maligno das potestades dos ares, mas que já não têm acesso às assembleias dos céus, à presença do Todo-Poderoso. Isso terminou quando Yeshua pagou o preço da nossa redenção.

(5)

Sim, desde então, o ser humano passou a ter Um Advogado junto do Pai e não o acusador Satanás. Sim, ele foi derrubado pelo poder do sangue do Cordeiro!

Por tudo o que já se disse acima, podemos ver que, desde o princípio da Criação, o homem tem sido um elemento vital nesta guerra santa entre o bem e o mal. Qualquer ser humano faz parte de um destes exércitos, em permanente confronto. E assim, ou está arregimentado no exército de YHWH (através de Yeshua) ou no exército de Satanás. Nenhum ser humano pode fugir deste dilema. Por isso temos de fazer uma opção de vida ou uma opção de morte enquanto aqui andamos. É evidente que, no decurso do tempo, se observam deserções de almas que passam de um exército para o outro:

 Quer dos que andam no engano e vêm ao conhecimento da verdade de YHWH, se arrependem e se entregam a YHWH e ao Seu Cristo através do baptismo do arrependimento, e por isso passam das fileiras do exército de Satanás para o exército do Messias Yeshua (i.e., passam das trevas para a luz), Efésios 2:1-7, pois são almas que foram resgatadas pelo sangue de Yeshua.

 Quer o inverso, aqueles que um dia tendo conhecido a verdade apostataram da fé e voltaram para trás, voltando a fazer parte das fileiras do exército do príncipe deste mundo. A estes melhor fora não terem conhecido a Verdade do que terem voltado para trás depois de terem abraçado a fé de Yeshua – 2.Pedro 2:20-22. A Palavra de YHWH ensina-nos que aos primeiros está reservada a vida eterna, enquanto aos segundos está reservada a morte eterna (Deuteronómio 30:15, 19). Não podemos fugir desta verdade bíblica. Em todo este processo o diabo tem um grande papel, iludindo e engodando o coração do ser humano, agarrando-o às coisas deste mundo, desta vida, para que nele não resplandeça a Luz do Altíssimo:

2.Coríntios 4:4: “Nos quais o “deus” deste século cegou os entendimentos

dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de YHWH”.

Lembremos ainda que O próprio Yeshua foi tentado por Satanás. Este “ofereceu-lhe” toda a glória deste mundo se prostrado o adorasse. Só que o reino de Yeshua não é deste mundo mas de um outro que está para chegar muito em breve. E há Um só ao Qual se deve adoração: ao ELOHIM YHWH, O Todo-Poderoso Senhor da Vida – Apocalipse 19:10; 22:9.

O apóstolo Paulo é muito claro: o grande combate de todo o ser humano é feito contra as hostes espirituais da maldade. Do sucesso deste combate depende a sua vida eterna com Yeshua ou a sua morte eterna no lago de fogo e enxofre:

Efésios 6:12-18: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue,

mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

(6)

Ao mesmo tempo, Paulo dá-nos a receita para a vitória: “Portanto, tomai toda a

armadura de YHWH, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade

[a Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142], e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de YHWH; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” – Efésios 6:13-18.

É isto difícil ao homem? Sim! Mas Yeshua mostrou-nos que, tal como Ele venceu a morte, também nós sairemos vencedores deste combate se nos entregarmos a Ele e andarmos nos Seus mandamentos (que são os mandamentos do Pai pelos quais O Filho viveu).

Todos aqueles que se arrependem e se entregam a YHWH, sabem que têm Um Ajudador, O Consolador enviado por YHWH, sem O qual não poderíamos sair vencedores. Assim, deixando a velha criatura para trás, tudo se fez novo em Cristo, não andando mais segundo os costumes do mundo, como os que não têm esperança:

Efésios 2:1-3: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.

Mas já não somos mais filhos destinados à ira do Eterno, porque o sacrifício de Yeshua nos libertou, se tão-somente vivermos por fé e obediência. Se na realidade fizemos um concerto de vida com O Altíssimo através de Yeshua, então teremos direito à vida eterna e não seremos destinados à destruição no lago de fogo, preparado para todos os seres rebeldes, tanto os celestiais como os humanos.

Fazemos ainda referência à passagem que se encontra na carta à igreja de Esmirna, Apocalipse 2:9, que refere especificamente os que se dizem Judeus2 mas aos quais Yeshua diz que são “a sinagoga de Satanás”. Porque razão haveria O Salvador de fazer semelhante acusação contra os que dizem seguir ao Pai? Vejamos:

 A palavra sinagoga significa na língua grega “casa de estudo”. Mas estudo de quê? Da vontade de YHWH expressa na Sua Lei eterna, a Torá dada a Israel.

 Então será de aceitar que a sinagoga dos verdadeiros crentes são os que procuram servir a YHWH segundo a Sua vontade, a Sua lei eterna, a Sua Torá e não segundo as tradições dos homens.

(7)

 Para que possa haver uma sinagoga de Satanás é preciso que nessa “casa de estudo” não se ensine a verdadeira Lei de YHWH (ou que a mesma seja negada ou pervertida), conforme ela está escrita. Terão de ensinar assim uma lei que não respeita “o que está escrito”, como tantas vezes O próprio Senhor Yeshua disse: “está escrito”! E, esse ensino terá forçosamente de ser distorcido, incompleto ou amputado daquilo que “está escrito”.

 Fácil se torna então concluir que Satanás, o ser celestial que se tornou iníquo, é quem está por detrás da apostasia dos nossos dias e dos ensinamentos adulterados que por aí proliferam. Se houver pois diferenças entre os que seguem o “que está escrito para nosso ensino” (Romanos 15:4) e aqueles cuja prática e ensinamentos se desviam da Verdade do Altíssimo, então devemos ter muita cautela quanto ao que estes últimos têm para ensinar. Mal estarão os que acreditam nos seus ensinamentos, pois esta é chamada de “sinagoga de

Satanás”. Estes são os que acusam os verdadeiros adoradores de serem

“legalistas” ou “judaizantes” ou, até, “fanáticos”. Só YHWH se poderá compadecer deles, chamando-os para o verdadeiro Caminho, Yeshua, e para a Sua Lei eterna, a Torá dada a Israel…se o seu coração estiver predisposto a aceitar a Verdade e a arrependerem-se enquanto é tempo.

 Lembremos o que YHWH nos diz a este respeito em Isaías 8:16, 20 – “Liga o

testemunho, sela a lei entre os meus discípulos. À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”.

Sim, estes são os dois pilares da salvação do ser humano, os quais O Eterno jurou que não podem ser mudados – Hebreus 6:17-18. Sim, estes dois pilares da salvação do ser humano são imutáveis, aqueles pelos quais os que se salvam são reconhecidos em Apocalipse 12:17 e 14:12.

O poder terreno/temporal que foi dado a Satanás

A Bíblia Sagrada aponta-nos sob a forma de profecia o poder que este ser maligno haveria de ter sobre todo o mundo. Se Satanás não detivesse este poder ele nunca poderia ter oferecido a Yeshua a glória dos reinos deste mundo na tentação do deserto. Vejamos algumas profecias importantes a este respeito.

O Capítulo 6 de Apocalipse descreve-nos as figuras de 4 cavaleiros, todos diferentes, representando castigos sobre a humanidade que não se chega a YHWH para o amar e servir. No caso particular do primeiro cavaleiro diz-nos em Apocalipse 6:2 – “E olhei, e

eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer”. À primeira vista muitos

confundirão este personagem com O próprio Ungido de YHWH, Adonai Yeshua, porque também aquele vem montado sobre um cavalo branco e vem investido de poder, tendo-lhe sido dada uma coroa e poder para sair vitorioso e para vencer. Ora é aqui que o maligno pretende que confundamos este cavaleiro com O verdadeiro Ungido de YHWH, Aquele que também virá montado num cavalo branco, e que nos é descrito no capítulo 19.

(8)

Este poder satânico tem sido transmitido às organizações ditas “cristãs” ao longo dos séculos, as quais têm torcido a Verdade do Altíssimo e apostatado da fé de Yeshua. Lideradas principalmente pela Igreja de Roma e pelas suas filhas evangélicas (que agora estão a subordinar-se, de novo, ao poder “papal” romano através do movimento ecuménico), é também entendido como aquela organização que caracteriza o falso profetismo desde os tempos pós-apostólicos – o da grande prostituta romana e das suas filhas, a chamada “grande Babilónia”.

Reparemos que o verdadeiro Cordeiro e Rei Glorioso virá montado igualmente num cavalo branco (que significa pureza e verdade) mas não terá um arco na sua mão, mas antes uma espada:

Apocalipse 19:11-16: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que

estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores”.

Leiamos toda a descrição que nos é feita nos versos 7 a 16. Este é O Rei que esperamos e que virá para governar eternamente, O Santo de Israel, O 5º cavaleiro que nos é mostrado em Apocalipse e que não deve ser confundido com o 1º cavaleiro que embora venha montado num cavalo branco representa um falso messias. Todos os primeiros quatro cavaleiros de Apocalipse 6 apontam para castigos que sobrevirão à humanidade que não quis receber a salvação por Yeshua.

Este primeiro cavaleiro saiu a enganar as nações. Todos os seus ministros e os que o seguem serão destruídos para sempre no lago de fogo que arde com enxofre, que é a segunda morte.

A condenação e destruição do maligno e dos que o servem/seguem

A visão do castigo que há-de vir sobre estes personagens é-nos dada em várias passagens da Bíblia Sagrada. Uma delas está centrada na figura do rei de Tiro:

 Na figura de um homem (príncipe de Tiro) – Ezequiel 28:2, 9. Esta analogia entre este homem (príncipe de Tiro) e o querubim Lúcifer decaído é bem evidente nestas palavras: “Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro:

Assim diz o Senhor YHWH: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou YHWH, sobre a cadeira de YHWH me assento no meio dos mares [povos]; e não passas de homem, e não és YHWH, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de YHWH...

(9)

Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? Mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa”. Este é o grande dilema

de muitos seres criados: o seu interior está corrompido pela ambição cega, pela soberba, pela vaidade e por todos os males que os contaminam, o que os leva à desgraça, quer sejam homens ou seres celestiais, ambos mortais.

 Na figura de anjo decaído/querubim (rei de Tiro) – Ezequiel 28:12-19: “Filho

do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor YHWH: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de YHWH; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardónia, topázio, diamante, turquesa, ónix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de YHWH estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de YHWH, e te fiz perecer [no inglês: “destruir-te-ei”], ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirás”.

Repare-se que a Palavra fala sempre no passado em relação a Satanás: “eras”,

“estavas”, “andavas”, o que atesta que este ser rebelde perdeu todo o seu anterior

estatuto, tendo sido expulso dos céus a partir do momento em que Yeshua pagou o preço da nossa redenção. Mas, no que respeita à destruição deste ser maligno, a Palavra (no Inglês, versão King James”) fala que tal irá ocorrer ainda no futuro. Porém, sabemos que para YHWH, O Todo-Poderoso, o tempo não existe.

A profecia que se encontra em Ezequiel 26 aponta-nos o castigo/destruição que haveria de vir à cidade de Tiro, cidade rebelde para com O Altíssimo. Conforme Ele mesmo determinou, as tropas de Nabucodonosor, Rei dos Caldeus, destruiu esta cidade no caminho dos seus exércitos para Jerusalém. Perante a ameaça do exército de Nabucodonosor, os ricos comerciantes de Tiro fugiram para uma pequena ilha em frente a Tiro, a cerca de 600 metros. Também esta veio a ser conquistada e destruída mais tarde pelos exércitos de Alexandre, o Grande, cumprindo-se inteiramente a profecia do Altíssimo.

(10)

Já vimos que estas hostes espirituais da maldade têm um líder: Helel ou Heilel (Lúcifer). Elas serão vencidas pelo poder de YHWH e do sangue do Seu Ungido. Exemplo disso encontramo-lo nas Escrituras quando foi dado o poder do Espírito Santo aos 70 enviados por Yeshua – Lucas 10:17-18: “E voltaram os setenta com alegria,

dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demónios se nos sujeitam. E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu”. Imaginemos então como será no fim dos

tempos quando O próprio Adonai Yeshua voltar com todo o poder e glória do Pai… A derrota e destruição de Satanás perante Yeshua, O Rei vindouro, é certa.

Apocalipse 20:1-3 – “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do

abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo3, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”.

Reparemos porém que o poder de Satanás não se extinguirá com a segunda vinda gloriosa do Rei Yeshua. Antes este poder lhe será retirado (suspenso) por mil anos e será humilhado à vista das nações. Quando muitos virem este ser derrotado perguntarão: “É este o varão que enganava as nações?” (Isaías 14:16), não podendo acreditar que tal personagem tivesse causado tanto mal à humanidade durante tantos séculos. Findos os mil anos da prisão no abismo, esse poder ser-lhe-á de novo restituído, voltando à sua vocação de enganador e de revolta, saindo de novo a enganar as nações, congregando-as para uma batalha final (desforra). Porém, a sua derrota será completa:

Apocalipse 20:7-10: “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua

prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de YHWH desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está [onde já tinham sido lançados há mil anos atrás] a besta e o falso profeta4; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.

3

Não é propósito deste estudo analisar as profecias bíblicas acerca dos anjos decaídos que se

encontram presos no “poço do abismo” e que está escrito que serão soltos no tempo da grande tribulação do fim, tempo que antecederá a vinda gloriosa do Salvador Yeshua, como Rei Eterno. Ex.: Lucas 8:31; Apocalipse 9:1-2, 11; 20:1, 3, mas é neste local que Satanás e os seus anjos serão encerrados durante os mil anos do governo de Yeshua sobre toda a Terra. O Livro de Enoque dá-nos alguns detalhes sobre os anjos que ali se encontram encerrados.

4 No inglês (king James) a expressão é:”where the beast and the false prophet are”. De notar que a palavra “are” (“estão” ou “se encontram”) está em itálico tendo sido acrescentada pelo tradutor. E a versão de JFA não melhorou este conceito, como se os dois homens rebeldes (“a besta” e “o falso profeta”) pudessem estar eternamente a arder, a serem consumidos! Ou seja, Satanás e seus anjos rebeldes serão atirados para o lago de fogo e enxofre onde “a besta” e “o falso profeta” tinham sido atirados também no início do reino milenar de Yeshua – Isaías 66:23-24. Confirma-se assim que este fogo dura uma era, um período de tempo, pois serão nele também destruídos todos os homens rebeldes que forem rejeitados no julgamento do grande trono branco que ocorrerá no fim do período milenar. Este fogo durará até que Yeshua destrua todos os Seus inimigos e esta Terra seja consumida pelo fogo – 2.Pedro 3:10-13.

(11)

Este sim, será o seu castigo final que está reservado a este príncipe das trevas e à sua corte de demónios – seres celestiais que decaíram da sua condição celestial e que arrastaram a maioria da humanidade na sua condenação/destruição.

Nota: já anteriormente vimos que a frase “atormentados para todo o sempre” não é consentânea com as restantes profecias que nos falam claramente da destruição final e eterna (para sempre) de toda a rebeldia que existe no mundo, incluindo a rebeldia dos seres celestiais. Ver explicações mais detalhadas nas partes anteriores deste trabalho. Não será somente o fim de Satanás mas também de todos os que estiverem com ele, e também dos que se deixarem enganar por ele. Adonai Yeshua confirma-nos em Mateus 25:41b – “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno [“aion”, no Grego, significando “era”, “período de tempo”], preparado para o diabo e seus anjos”. A quem é que O Todo-Poderoso dirá estas palavras? A todos os que não

quiseram crer na Verdade, a Lei/Torá do Pai, conforme a Salmo 119:142, 151 e rejeitaram a salvação por Yeshua HaMashiach.

Este é pois o retrato de um ser angelical de hierarquia superior (querubim) e dos que ele arrastou na sua queda, que traíram a condição e a missão que O Todo-Poderoso lhes havia dado e que se encheram de violência e de corrupção. Continuemos a analisar a condenação destes seres celestiais rebeldes à luz das Escrituras - a sua soberba será derrubada:

Isaías. 14:9-17 – “O inferno desde o profundo se turbou por ti, para te sair

ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos, e todos os chefes da terra, e fez levantar dos seus tronos a todos os reis das nações. Estes todos responderão, e te dirão: Tu também adoeceste como nós, e foste semelhante a nós. Já foi derrubada na sepultura [na morte] a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão”, prosseguindo: “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de YHWH exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens [restantes seres celestiais], e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?

Sim, Satanás é aqui comparado a um homem. Ele será preso e humilhado perante o poder de YHWH e do Seu Ungido…à vista de todos e, no fim, destruído no lago de fogo que arde com enxofre (Mateus 25:41), acompanhado de toda a sua corte maligna! O coração deste ser celestial encheu-se de perversidade, ambição, orgulho (soberba), vaidade e violência, querendo subir mais alto que todos os outros seres criados por YHWH e ser semelhante ao Todo-Poderoso. A sua “formosura”/”loucura” acabou por destrui-lo. O seu coração/mente inclinou-se para o mal e, até hoje, assim permanece. A sua condenação encontramo-la em:

(12)

Isaías 14:18-20: “Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra,

cada um na sua morada. Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado. Com eles não te reunirás na sepultura; porque destruíste a tua terra e mataste o teu povo; a descendência dos malignos não será jamais nomeada”.

Que assim seja. Ora vem Adonai Yeshua. Amém. AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

suas atividades de extração mineral. Que posto em votação, foi aprovado por unanimidade. 59 da Lei nº 5.194/66; considerando que a empresa autuada apresentou defesa para

tiva neurossensorial descendente, o Limiar de Recepção de Fala possui correlação mais forte com a média das frequências 500 Hz, 1000 Hz e 2000 Hz, enquanto o Índice de