• Nenhum resultado encontrado

Ficha de informação de segurança de produtos químicos Internacional (GHS)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de informação de segurança de produtos químicos Internacional (GHS)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Data da última revisão 09/13/2013

Identificador do produto:

Recomendado uso do produto químico e restrições ao uso:

Identificação da empresa:

Telefone para emergências: Chemtrec (24 horas): EUA 1-800-424-9300; Internacional: +001-703-527-3887.

Classificação da substância ou mistura: Classificação GHS de produto: Carcinogenicidade - categoria 2, H351. Elementos apropriados da rotulagem:

Rotulagem GHS de produto:

Ficha de informação de segurança de produtos químicos

– Internacional (GHS)

SEÇÃO 1 - Identificação do produto e da empresa

Designação comercial do produto: Food/Cosmetic TiO2 Números de produtos de empresas: 34PC0082

Outros meios de identificação: Não disponível

Usos: Pigment

Restrições ao uso: Não identificado

Produtor/Fornecedor: Emerald Performance Materials, LLC 2020 Front Street, Suite 100

Cuyahoga Falls, Ohio 44221 Estados Unidos

Telefone: +001-330-916-6700 FAX: +001-330-916-6734 Para mais informações sobre esta

FISPQ: email: product.compliance@emeraldmaterials.com

SEÇÃO 2 - Identificação de perigos

Pictogramas de perigo:

Palavras-sinal: Atenção.

Advertências de perigo: H351 Suspeito de provocar cancro. Recomendações de

(2)

As recomendações de prudência encontram-se enumeradas de acordo com o Sistema Mundial Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) das Nações Unidas - Anexo III. Os regulamentos existentes nos países/regiões individuais podem determinar quais as recomendações que têm de constar do rótulo do produto. Ver o rótulo do produto para obter mais detalhes.

Outros perigos: Contato com a pele pode manchar a pele devido a tintura características. Consultar a secção 11 para informações toxicológicas.

Substância:

Notas: Nenhuma informação adicional

As quantidades especificadas são típicas e não representam uma especificação. Os componentes restantes são exclusivos, não-perigosos e/ou estão presentes em quantidades abaixo dos limites notificáveis.

Medidas de primeiros-socorros:

Geral: Se ocorrerem ou persistirem irritações ou outros sintomas por qualquer rota de exposição, retirar o indivíduo afetada da área: obter atenção médica.

Contato com os olhos: Enxaguar os olhos imediatamente com água limpa abundante por bastante tempo, não menos que quinze (15) minutos. Continuar a enxaguar se houver qualquer indicação de resíduo químico nos olhos. Assegurar-se de enxaguar os olhos adequadamente separando as pálpebras com os dedos e fazendo movimentos circulares com os olhos. Caso a irritação ocular persista: consulte um médico.

Contato com a pele: Retirar roupas e sapatos contaminados imediatamente. Lave a área afetada com sabão e água em abundância até que todo o produto químico seja completamente removido (de 15 a 20 minutos no mínimo). Lavar as roupas antes de usar. Em caso de irritação cutânea: consulte um médico.

Inalação: Se for afetado, levar ao ar livre. Se respirar é difícil, dar o oxigênio. Se não estiver respirando, fazer respiração artificial. Caso sinta indisposição, contacte um CENTRO DE INFORMAÇÃO ANTIVENENOS ou um médico.

Ingestão: Não provocar o vômito. Nunca administre nada via oral para uma pessoa inconsciente. Enxaguar a boca com água. Procurar assistência médica imediatamente.

Proteção para o prestador de socorros: Usar roupa e equipamento de proteção individual apropriado.

Sintomas e efeitos mais importantes, tanto agudos como retardados: Irritação, Contato com a pele pode manchar a pele devido ao pigmento. Problemas de pele pré-existentes podem ser agravadas pelo contato prolongado ou repetido. Pré-existentes de doença respiratória (s) podem ser agravados pela inalação prolongada ou repetida de poeira. Consultar a secção 11 para informações adicionais. Indicações sobre cuidados médicos urgentes e tratamentos especiais necessários: Tratar sintomaticamente.

segurança.

P281 Usar o equipamento de protecção individual exigido.

P308+P313 EM CASO DE exposição ou suspeita de exposição: consulte um médico. P405 Armazenar em local fechado à chave.

P501 Eliminar o conteúdo/recipiente de acordo com os normas locais, regionais e internacionais.

Notas: Nenhuma informação adicional

SEÇÃO 3 - Composição e informações sobre os ingredientes

Nome Químico No. CAS Peso %

Titanium dioxide 0013463-67-7 75-100

(3)

Meios de extinção apropriados:

Meios de extinção apropriados: Não inflamável. Usar um agente extintor adequado para incêndios. CO2, espuma, pó químico, água.

Meios de extinção não recomendados: Evite a aplicação de jatos de mangueira ou qualquer outro método que produza nuvens de poeira.

Perigos especiais decorrentes da química:

Riscos não frequentes de incêndios e explosões: Este produto, ao que se sabe, não apresenta risco de incêndio. Produtos de combustão perigosos: Haverá emissão de substâncias irritantes ou tóxicas durante a queima, combustão ou decomposição. Consultar a secção 10 Produtos perigosos da decomposição para informações adicionais.

Proteção das pessoas envolvidas no combate a incêndio: Pode-se usar neblina de água para absorver o calor e para resfriar e proteger os materiais expostos nas áreas adjacentes. Evite jatos de mangueiras ou qualquer outro método que crie nuvens de poeira. Usar um aparelho de respiração autônomo (SCBA) e equipamento de proteção individual completo ao entrar em áreas confinadas onde exista o potencial de exposição a vapores ou produtos de combustão.

Consultar a secção 9 para informações adicionais.

Precauções individuais, equipamento de protecção e procedimentos de emergência: Ver secção 8 para recomendação de uso de equipamento pessoal de protecção. Se derramado em área fechada, ventilar. Evite levantar no ar o pó de algum produto para evitar o risco da sua explosão. Se não for possível evitar a inalação da poeira, usar uma máscara anti-poeira aprovada. É necessário usar equipamento de proteção individual.

Precauções ao meio ambiente: Não descartar o produto na rede pública de esgoto, sistema de abastecimento de água ou águas de superfície.

Métodos e materiais de confinamento e limpeza: Conter derrame. Usar roupa e equipamento de proteção individual apropriado. Varrer cuidadosamente e colocar em um recipiente para ser reusado ou descartado. Evitar causar poeira. Colocar em recipiente fechado e rotulado; armazenar em lugar seguro até o momento do descarte. Trocar as roupas contaminadas e lavá-las antes de usá-las novamente.

Precauções e orientações para manuseio seguro: Como com qualquer produto químico, utilize procedimentos laboratoriais e de ambiente de trabalho adequados. Usar em condições de boa ventilação. Lavar bem após manusear este produto. Sempre lavar-se antes de comer, fumar ou usar o lavatório. Evitar contato com a pele e os olhos. Evitar beber, provar, engolir ou ingerir este produto. Evitar a inalação habitual de todo tipo de poeira. Tomar cuidado quando esvaziar recipientes, varrer, misturar ou realizar outras tarefas que possam criar poeira. Lavar as roupas contaminadas antes de reutilizá-las. A área de trabalho deve contar com fontes de lavagem ocular e chuveiros de segurança.

Condições de armazenagem segura, incluindo eventuais incompatibilidades: Armazenar ao frio e seco, sob condições de boa ventilação. Conservar este produto afastado de substâncias incompatíveis (ver secção 10). Não armazenar em recipientes abertos, sem rótulo ou com rótulo errado. Manter o recipiente fechado quando não estiver em uso.

Parâmetros de controle específicos: Limites de exposição ocupacional:

SEÇÃO 5 - Medidas de combate a incêndio

SEÇÃO 6 - Medidas de controle para derramamento ou vazamento

SEÇÃO 7 - Manuseio e armazenamento

(4)

PNOS: ACGIH recomendou os seguintes limites de exposição para particulados (insolúveis ou pouco solúveis) não especificados de outra forma (PNOS): 10 mg/m3 TWA (partículas inaláveis), 3 mg/m3 TWA (partículas respiráveis).

N/E=Não estabelecido (não estão estabelecidos limites de exposição para as substâncias listadas relativamente ao país/região/organização listado). Controlo da exposição:

Medidas de controle de engenharia: Deve sempre haver ventilação geral eficaz e, quando necessário, ventilação de descarga local para afastar a poeira dos funcionários e evitar a inalação rotineira. A ventilação deve ser adequada para manter a atmosfera do ambiente de trabalho abaixo do(s) limite(s) de exposição descritos na ficha de segurança. Equipamento de proteção individual apropriado:

Proteção dos olhos/face: Obrigatório o uso de óculos de proteção.

Proteção da pele e do corpo: Usar luvas (impermeáveis) resistentes a substâncias químicas. Use os melhores procedimentos de laboratório/local de trabalho, incluindo roupa de proteção pessoal: avental, óculos de segurança e luvas protetoras.

Proteção respiratória: Em caso de ventilação insuficiente, usar equipamento respiratório adequado. Se não for possível evitar a inalação da poeira, usar uma máscara anti-poeira aprovada.

Informações adicionais: Recomenda-se a existência de fontes para lavagem ocular e duches de segurança na área de trabalho.

Outras informações: As quantidades especificadas são típicas e não representam uma especificação.

Nome Químico ACGIH - TWA --- ACGIH - STEL

---Titanium dioxide 10.000 mg/m3 N/E

Nome Químico Brasil OEL

Titanium dioxide N/E

SEÇÃO 9 - Propriedades físicas e químicas

Estado pH Não disponível

Aspecto Blancuzco Densidade relativa 3.7-4.2

Odor Nenhum Coeficiente de partição

(n-octanol/água) Não disponível

Limiar olfactivo Não disponível Peso volátil 0.5 %

Solubilidade em água Insolúvel Compostos Orgânicos

Voláteis Não aplicável Taxa de evaporação Não disponível Ponto de fulgor Não disponível Pressão de vapor Não disponível Ponto de ebulição °C Não disponível Densidade de vapor Não disponível Ponto de ebulição °F Não disponível

Viscosidade Não disponível Temperatura de

auto-ignição Não disponível

Ponto de fusão/Ponto de

congelamento Não disponível Inflamabilidade (sólido, gás) Nao inflamável Propriedades

comburentes Não é oxidante Limites de inflamabilidade ou de explosividade

LFL/LEL Não disponível UFL/UEL Não disponível Temperatura de

(5)

Reatividade: Dióxido de titânio: Incandescente reações podem ocorrer com metais (por exemplo, alumínio, cálcio, magnésio, potássio, sódio, zinco e lítio).

Estabilidade química: Este produto é estável.

Possibilidade de reações perigosas: A polimerização perigosa não ocorrerá.

Condições a serem evitadas: Calor excessivo e fontes de ignição. Evitar a formação de poeira.

Materiais ou substâncias incompatíveis: Evitar contato com ácidos fortes. Avoid contact with metals at high temperatures. Produtos perigosos da decomposição: Óxidos de titânio.

Notas: Nenhuma informação adicional

Deve-se ter o cuidado de usar equipamento de proteção e procedimentos de manuseio adequados, a fim de minimizar a exposição. Informações de acordo com as diferentes vias de exposição:

Geral: DIÓXIDO DE TITÂNIO: Quando inalado na forma de partículas (pó), durante um longo período de tempo, pode causar a doença respiratória (fibrose do pulmão).

Olhos: Partículas sólidas nos olhos (pó/poeira) podem causar dor e serem acompanhadas de irritação. Pele: Pode causar irritação na pele. O contato repetido ou prolongado com a pele pode causar irritação. Inalação: A inalação de poeira pode provocar irritação respiratória.

Ingestão: A ingestão pode causar irritação.

Informação sobre toxicidade aguda: Não classificado (com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos).

Informações sobre corrosão/irritação/sensibilização:

Corrosão/irritação da pele: Não classificado (com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos).

Lesões oculares graves/irritação ocular: Não classificado (com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos).

Sensibilização respiratória ou da pele: Não classificado (com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos).

SEÇÃO 10 - Estabilidade e reatividade

SEÇÃO 11 - Informações toxicológicas

Nome Químico LC50 Inhalação Espécie LD50 Oral Espécie LD50 Cutânea Espécie

Titanium dioxide >6.82 mg/L (4 hours) Rato/adulto >5000 mgkg Rato/adulto >10 g/kg Coelho/adulto

Nome Químico LC50 Inhalação Espécie LD50 Oral Espécie LD50 Cutânea Species

Titanium dioxide N/E N/E N/E

Nome Químico Irritação ocular Espécie/Dose Irritação na pele Espécie/Dose Sensibilização da

pele Espécie/Dose

(6)

Informações sobre carcinogenicidade/mutagenicidade/toxicidade reprodutiva:

Carcinogenicidade: Suspeito de provocar cancro - Categoria 2. Dióxido de titânio: dióxido de titânio foi classificado pela IARC como possível carcinogênico para humanos (Grupo 2B) por inalação. Esta classificação é baseada na evidência inadequada para carcinogenicidade em seres humanos, mas evidências suficientes de carcinogenicidade em animais (ratos). Deve-se notar que estudos recentes demonstraram que os ratos podem ser particularmente sensíveis a níveis elevados de poeiras tóxicos, como dióxido de titânio. Estudos epidemiológicos não sugerem um risco aumentado de câncer em seres humanos da exposição ocupacional ao dióxido de titânio.

Mutagenicidade em células germinativas: Não classificado. Toxicidade à reprodução e lactação: Não classificado. Toxicidade sistêmica para certos órgãos-alvo (STOT):

Toxicidade sistêmica para certos órgãos-alvo (STOT) - exposição única: Não classificado (com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos).

Toxicidade sistêmica para certos órgãos-alvo (STOT) -exposições repetidas: Não classificado. Perigo por aspiração: Não classificado (impossibilidade técnica de obter os dados).

Outras informações sobre toxicidade:

Nenhuma informação adicional disponível.

Ecotoxicidade: Não se realizaram testes ecológicos neste produto.

Persistência e degradabilidade:

Potencial bioacumulativo:

Mobilidade no solo:

Outros efeitos adversos: Nenhuma informação adicional

Índia/adulto

SEÇÃO 12 - Informações ecológicas

Nome Químico Peixes 96 horas

LC50 Espécie Peixes 96 horas LC50 Espécie Peixes Crónica NOEC Espécie

Titanium dioxide >1000 mg/L Pimephalis promelas

(Fathead minnow) N/E N/E

Nome Químico Invertebrados 48

horas EC50 Espécie Invertebrados 24 horas EC50 Espécie Invertebrados Crónica NOEC Espécie

Titanium dioxide >1000 mg/L Daphnia magna N/E N/E

Nome Químico Algas 96 horas

EC50 Espécie Algas 72 horas EC50 Espécie Algas Crónica NOEC Espécie

Titanium dioxide N/E N/E N/E

Nome Químico Biodegradação

Titanium dioxide Not applicable (inorganic)

Chemical Name Factor de bioconcentração-BCF Log Kow

Titanium dioxide N/E N/E

Nome Químico Mobilidade no solo (Koc/Kow)

(7)

Eliminar o conteúdo não utilizado (incineração ou aterro sanitário) de acordo com os regulamentos nacionais e locais. Eliminar o

recipiente de acordo com os regulamentos nacionais e locais. Garantir a utilização de empresas de tratamento de resíduos devidamente autorizadas, quando necessário.

Ver secção 8 para recomendação de uso de equipamento pessoal de protecção.

A informação que segue destina-se a complementar a documentação, podendo servir de suplemento à informação da embalagem. A embalagem na sua posse poderá trazer uma versão diferente da etiqueta dependendo da data de fabrico. Dependendo das quantidades e instruções das embalagens, poderá estar sujeito a excepções regulamentares específicas.

Número ONU: N/A

Nome apropriado para embarque:

Sem regulamentação - consultar o conhecimento de carga para mais informações Classe/subclasse de risco principal e subsidiário:

Uma indicação de «N/A» para a classe de perigo significa que o produto não está regulado para transporte por esse regulamento. Grupo de embalagem: N/A

Perigos para o ambiente:

Poluente marinho: Não aplicável

Substância perigosa (EUA): Não aplicável Precauções especiais para o utilizador: Não aplicável

Transporte a granel em conformidade com o anexo II da Convenção Marpol 73/78 e o Código IBC: TITANIUM DIOXIDE: IBC Code categoria Z (lama).

Notas: Nenhuma informação adicional

Regulamentação/legislação específica para a substância ou mistura em matéria de saúde, segurança e ambiente: Outras informações: Nenhuma informação adicional

Inventários químicos:

SEÇÃO 13 - Considerações sobre tratamento e disposição

SEÇÃO 14 - Informações sobre transporte

Classe de perigo DOT, E.U.A.: N/A

Classe de perigo TDG, Canadá: N/A

Classe de perigo ADR/RID, Europa: N/A

Classe de perigo Código IMDG (transporte marítimo): N/A Classe de perigo ICAO/IATA (transporte aéreo): N/A

SEÇÃO 15 - Regulamentações

Regulamento Estado

(8)

Uma listagem "Y" indica que todos os componentes adicionados intencionalmente se encontram listados ou em conformidade com o regulamento. Uma listagem "N" indica que, para um ou mais componentes: 1) não existe lista no inventário público; 2) não existe informação disponível; ou 3) o componente não foi revisto.

Notas aos inventários químicos: Nenhuma informação adicional Notas: Nenhuma informação adicional

Notas: Nenhuma informação adicional Legendas:

Responsabilidade do usuário/ Isenção de responsabilidade

As informações aqui contidas estão baseadas em nosso conhecimento atual, e destinam-se a descrever o produto apenas em relação à saúde, segurança e o meio ambiente. Como tais, não devem ser interpretadas como garantia de qualquer propriedade específica do produto. Portanto, o cliente, exclusivamente, terá a responsabilidade de decidir se tais informações são adequadas ou úteis. Como as condições ou métodos de uso encontram-se fora de nosso controle, não assumimos nenhuma responsabilidade e expressamente

Lista Canadiana de Substâncias Domésticas (DSL): Y

Lista Canadiana de Substâncias de Uso Não Doméstico (NDSL): N Inventário Chinês de Substâncias Químicas Existentes (IECSC): Y Inventário Europeu de Substâncias Químicas Existentes (EINECS): Y Lista Europeia de Substâncias Químicas Notificadas (ELINCS): N

Europa REACH (EC) 1907/2006: N

Substâncias Químicas Novas e Existentes do Japão (ENCS): Y Substâncias Químicas Existentes e Avaliar do Corean (KECL): Y

Inventário Nova Zelândia de Químicas (NZIoC): N

Filipinas Inventário Australiano de Substâncias Químicas e Químicos

(PICCS): Y

Taiwan Inventário de Substâncias Químicas Existentes: Y

Estados Unidos Toxic Substances Control Act (TSCA): Y

SEÇÃO 16 - Outras informações

* : Marca comercial da Emerald Performance Materials, LLC. ACGIH: American Conference of Governmental Industrial Hygienists

ADR/RID: Regulamentação europeia sobre transporte rodoviário e ferroviário de mercadorias perigosas ATE: Estimativa de toxicidade aguda

bw (pc): peso corporal

DOT: Departamento de Transportes (Department of Transportation) dos EUA EUA: Estados Unidos (U.S., USA)

FISPQ: Ficha de informação de segurança de produtos químicos

GHS: Sistema Global Harmonizado para a classificação e rotulagem de produtos químicos (Organização das Nações Unidas)

IATA: Associação de Transporte Aéreo Internacional ICAO: Organização Internacional da Aviação Civil

IMDG code: Código Marítimo Internacional para as Mercadorias Perigosas LFL/LEL: Limites inferior de inflamabilidade ou de explosividade

N/A: Não aplicável

N/E: Não estabelecido

OEL: Limites de exposição ocupacional

No. CAS: Número no Serviço de Registro no “Chemical Abstract” (CAS - Chemical Abstract Service) ONU: Organização das Nações Unidas

pc (bw): Peso corporal

S or skin: Pode ser absorvido através da pele

SDS (FISPQ): Ficha de informação de segurança de produtos químicos (Safety Data Sheet) STEL: Limite de Exposição de Curto Prazo

TDG: Lei e Regulamentação Canadiana sobre o Transporte de Mercadorias Perigosas

TWA: Média ponderada de tempo (exposição durante um expediente de 8 horas de trabalho) (Time Weighted Average) UFL/UEL: Limites superior de inflamabilidade ou de explosividade

UN (ONU): Organização das Nações Unidas U.S.(EUA): Estados Unidos

(9)

nos eximimos de toda responsabilidade por qualquer uso que seja feito deste material. Acreditamos que as informações contidas aqui sejam verdadeiras e precisas, mas todas as declarações e sugestões são feitas sem garantias, expressas ou implícitas, sobre a exatidão dessas informações, os perigos relacionados com o uso do material ou os resultados que possam ser obtidos desse uso. A obediência a todos as leis federais, estaduais e municipais e regulamentos locais é de responsabilidade do usuário.

Responsável pelo preparo da Ficha de Dados de Segurança: Departamento de Conformidade de Produto

Emerald Performance Materials, LLC 2020 Front Street, Suite 100

Cuyahoga Falls, Ohio 44221 Estados Unidos

Referências

Documentos relacionados

Reações muito comuns (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): sepse (infecção grave), pneumonia, infecção (pode ser leve, mas pode ser severa e

· Toxicidade para órgãos ‑ alvo específicos (STOT) – exposição única Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. · Toxicidade

(h) toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) única exposição: com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. (i) toxicidade

Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) -. exposição única :

· Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) - exposição única Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. · Toxicidade

(h) toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) única exposição: com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. (i) toxicidade

· Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) - exposição única Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. · Toxicidade

Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos. h) Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT) – exposição única.