• Nenhum resultado encontrado

LEAPFROG GEO 1 LEAPFROG GEO. Notas técnicas de lançamento. Este documento descreve os novos recursos principais e aperfeiçoamentos no Leapfrog Geo 4.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEAPFROG GEO 1 LEAPFROG GEO. Notas técnicas de lançamento. Este documento descreve os novos recursos principais e aperfeiçoamentos no Leapfrog Geo 4."

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Este documento descreve os novos recursos principais e aperfeiçoamentos no Leapfrog Geo 4.0

LEAPFROG GEO

(2)

Conteúdo

Novos Recursos ... 4 Superfície estrutural ... 4 Interpolador de formas ... 4 Stereonets ... 5 Nova polilinha ... 5

Desagrupar dados estruturais ... 6

Vincular superfícies ... 6

Lineamentos ... 7

Seleção de categorias para dados estruturais ... 7

Avaliações de dados estruturais ... 7

Definição de cotas em dados estruturais ... 8

Coloração de mergulhos em meshes (malhas) ... 8

Filtro de Índice de modelo de blocos ... 9

Avaliações de novos furos de sondagem ... 9

Organize tabelas pela bandeira 'Ignored' ... 10

Exibir limite do mesh ... 10

Copiar polilinha ... 11

Mais dados de entrada para tendências estruturais ... 11

Novas opções de geração de volumes ... 11

Manipulação de plano móvel ... 11

Perfis curvos ... 12

Meshes OBJ texturizados ... 12

... 13

Aperfeiçoamentos em correlações de furos de sondagem ... 13

Notas da atualização ... 14

Atualizações de projeto ... 14

Alterações de erros na tabela de levantamento ... 14

Atualizações de polilinha ... 14

Sensibilidade a maiúsculas e minúsculas ... 14

Arquiteturas de 32 bits ... 14

(3)

Obs: O Leapfrog Geo 4.0 e versões posteriores não terão suporte para trabalhar com o formato de arquivo

proprietário Vulcan 00t, a não ser que você adquira o Maptek Link.

Lembre-se de que, uma vez atualizados seus projetos para o Leapfrog Geo 4.0, eles não poderão ser abertos nas versões anteriores do programa.

Por favor, entre em contato com sua equipe local da Leapfrog para comprar o Maptek Link, ou para mais informação .

(4)

Novos Recursos

Superfície estrutural

A superfície estrutural é um método novo para a construção de superfícies geológicas de contato dentro de um modelo geológico. Assim como dados de entrada de superfície padrão, as superfícies estruturais podem utilizar dados estruturais de superfícies que não entram em contato para influenciar e orientar a geometria como um todo. Dados de acamamento adquiridos no mapeamento das frentes da cava, de medições ao longo do furo e de mapeamento de superfície podem ser combinados com dados litológicos de contato de sondagem e com o mapeamento dos contatos na superfície.

Interpolador de formas

Os interpoladores de formas estruturais combinam dados de acamamento ou orientação de foliações adquiridos de mapeamentos das frentes de cava, ou de medições ao longo do furo e do mapeamento de superfície para interpolar e visualizar a forma da matriz rochosa de uma região.

Os interpoladores de formas podem ser visualizados como isosuperfícies ou avaliados em relação a outras superfícies, pontos e modelos de blocos. As isosuperfícies dos interpoladores de formas podem ser dinamicamente aplicadas a tendências estruturais para controlar a anisotropia de modelos de teor.

(5)

Stereonets

O Leapfrog Geo v4.0 inclui uma ferramenta interativa stereonet, que proporciona a possibilidade de interpretar conjuntos complexos de dados estruturais por meio de projeções estereográficas. Stereonets podem ser salvos como parte de um projeto Leapfrog Geo para serem acessados rapidamente, dando suporte para qualquer combinação de dados estruturais mapeados, que ocorrem ao longo da perfuração ou que foram desagrupados.

O software inclui várias opções de visualização como, por exemplo, dados estatísticos e a elaboração de curvas de nível que oferecem uma maneira de descobrir tendências ocultas, relações e estruturas

geológicas. Um fluxo de trabalho de seleção interativa e categorização facilita a classificação de

diferentes populações de medição. As colorações e regiões que foram selecionadas são simultaneamente vinculadas a um cenário 3D mais amplo, proporcionando uma perspectiva mais abrangente. Os gráficos gerados em Stereonet podem ser exportadas em formato PDF.

Nova polilinha

Essa nova e poderosa ferramenta para desenhar substitui os anteriores tipos de linha conhecidos como retas e curvas. A polilinha do Leapfrog Geo v4.0 é uma ferramenta de edição e interpretação unificada que dá suporte aos módulos de desenho 3D completos para linhas retas e curvas, assim como pontos

singulares. A nova ferramenta inclui opções para controlar a inclinação de superfícies pelo ajuste da orientação da polaridade da polilinha ou adicionando pontos com normais em relação à superfície. Linhas 2D simples podem ser desenhadas em um plano de corte, e curvas em 3D podem ser desenhadas em qualquer objeto que esteja dentro da cena, como, por exemplo, superfícies topográficas e contatos no furo de sondagem.

A nova ferramenta de desenho está disponível em qualquer lugar no projeto em que é permitido desenhar linhas. Também são novidade desta versão os editores de linha personalizados atualizados para linhas de GIS, bordas de veios e edição direta de superfície. A inclusão de novos formatos de importação e

(6)

exportação significa que a nova polilinha é inerentemente compatível com o Leapfrog Mining; além disso, agora, objetos podem ser arrastados e soltos para dentro de projetos Leapfrog de forma fluida.

Desagrupar dados estruturais

O Leapfrog Geo v4.0 consegue processar facilmente conjuntos de dados grandes e complexos com a ajuda de uma ferramenta poderosa de desagrupamento. Qualquer conjunto de dados estruturais planares pode ser reduzido a tamanhos manuseáveis usando a nova ferramenta de desagrupamento, que retém amostras representativas ao longo do conjunto de dados com base em parâmetros de tolerância de intervalo e ângulo.

Vincular superfícies

Agora qualquer superfície existente pode ser usada como um dado de entrada para outro modelo dentro do mesmo projeto. Geologias complexas frequentemente precisam de soluções complexas de

modelamento, fazendo com que seja necessária a construção de uma superfície-chave em um modelo e, em seguida, incluí-la em outro. Tome como exemplo um enxame de diques; quando é cronologicamente posterior a uma falha, superfícies dinamicamente vinculadas significa que um modelo sem falhas pode ser

(7)

criado para os diques complexos e combinados e em seguida com a geologia que inclui falhas para produzir um modelo coeso em conformidade com a história geológica.

Lineamentos

Com essa nova versão, feições estruturais lineares medidas podem ser importadas e visualizadas.

Visualize, selecione e categorize lineamentos não só no diagrama stereonet, como também no cenário 3D. Utilize-os para orientar suas interpretações para uma melhor compreensão da deformação regional.

Seleção de categorias para dados estruturais

Nesta nova versão, a ferramenta pincel de seleção foi disponibilizada para dados estruturais planares e lineares. Isso facilita um fluxo de trabalho simples e poderoso que envolve a classificação rápida de dados para auxiliar na interpretação, ou para orientar o modelamento contínuo. A ferramenta de seleção de categoria pode ser utilizada para rapidamente ignorar uma ampla seleção de medições, especialmente quando combinada com a capacidade de avaliar modelos em relação a dados estruturais.

Avaliações de dados estruturais

Nessa nova versão, modelos geológicos ou interpoladores de teor podem ser avaliados em relação a dados estruturais planares e lineares, permitindo que eles sejam filtrados visualmente por volumes de modelos geológicos. As avaliações do interpolador permitem que um fluxo de trabalho identifique as orientações que são associadas à mineralizações de alto teor.

(8)

Definição de cotas em dados estruturais

Os dados estruturais podem ser projetados verticalmente em qualquer superfície como, por exemplo, na sua topografia. Às vezes, ao realizar o mapeamento de superfície de dados estruturais, as medições das cotas são imprecisas ou inconsistentes, mas agora esse fluxo de trabalho oferece uma forma para

solucionar este problema.

Coloração de

mergulhos em

meshes (malhas)

Todas as superfícies e meshes (malhas) podem ser coloridos de acordo com o ângulo de mergulho das faces dos triângulos. Isso permite que o usuário identifique facilmente áreas inclinadas ou regiões planas.

(9)

Filtro de Índice de modelo de blocos

Novos filtros de índice oferecem uma maneira rápida para visualizar cortes em 3D e subunidades em modelos de blocos. Filtros de índice suportam módulos e estão disponíveis para modelos de blocos, sub-blocos e geofísicos.

Avaliações de novos furos de sondagem

Ao avaliar modelos geológicos em relação a furos de sondagem (backflagging), você pode optar entre avaliar os volumes de saída com falhas ou os blocos de falhas. Isso permite fluxos de trabalho de compositagem numérica adicionais onde você pode compositar dentro de cada domínio separadamente em um modelo geológico.

(10)

Organize tabelas pela bandeira 'Ignored'

Agora, tabelas no Leapfrog Geo (pontos, sondagens, estrutural, etc.) podem ser reorganizadas por linhas que foram ignoradas. Isso proporciona uma maneira rápida para encontrar todas as linhas que foram ignoradas e realizar alterações por grupos.

Exibir limite do mesh

Agora você conseguirá exibir os limites para todos os meshes que foram importados ou extraídos, desde que não sejam volumes fechados. Esse recurso ajuda a diagnosticar meshes problemáticos ao identificar qualquer área onde o mesh está aberto.

(11)

Copiar polilinha

Agora, polilinhas individuais podem ser copiadas dentro do projeto. Ser capaz de copiar polilinhas com facilidade oferece um fluxo de trabalho rápido para testar múltiplas interpretações.

Mais dados de

entrada para

tendências estruturais

Nessa versão tendências estruturais podem ser derivadas diretamente de dados estruturais

planares. Você também consegue aplicar qualquer mesh no projeto; permitindo que possa vincular dinamicamente a tendência estrutural da sua mineralização à sua falha e às superfícies de contato.

Novas opções

de geração de

volumes

Novos módulos para a geração de volumes para modelos geológicos proporcionam a flexibilidade para controlar a forma que o modelador implícito cria volumes a partir de superfícies de contato e falhas. Os três módulos para a geração de volumes possibilita equilibrar o alinhamento de triângulos com o

desempenho de processamento.

Manipulação de plano móvel

A ferramenta moving plane (plano móvel) agora pode ser deslocada na direção dos eixos ou relativo à visualização atual da câmara.

(12)

Perfis curvos

Os perfis irregulares agora suportam curvas geradas pela nova ferramenta polilinhas. Isso pode ser útil para gerar seções que seguem um túnel descendente à medida que ele vai se curvando no subsolo, por exemplo.

Meshes OBJ texturizados

O formato Wavefront Obj é uma geometria de formato aberto que é amplamente suportada por aplicações de gráficos 3D. Nessa versão, o Leapfrog Geo 4.0 suporta a importação de meshes OBJ com texturas, que amplia a capacidade do Leapfrog para importar meshes de digitalização de mina, como frentes de cava, realces e túneis.

(13)

Aperfeiçoamentos em correlações de furos de sondagem

Colunas numéricas, de pontos e de intervalos, podem ser visualizadas como barras no Leapfrog Geo v4.0, linhas ou pontos na ferramenta de correlação de furos de sondagem 2D. Isso permite a existência de padrões consistentes de display numérico, independentemente do tipo de dado.

(14)

Notas da atualização

Atualizações de projeto

O Leapfrog Geo v4.0 é retroativamente compatível e suporta atualizações de projeto diretas de qualquer versão do Leapfrog Geo, desde a versão 2.0. Projetos que foram construídos em versões anteriores do software terão que ser abertos usando o Leapfrog Geo v2.0, antes de ser aberto com o v4.0. Versões anteriores do software são disponibilizadas no site leapfrog3d.com.

Alterações de erros na tabela de levantamento

O método que o Leapfrog usa para detectar furos de sondagem duplicados e cunhas foi alterado na versão 4.0. A tolerância angular permitida entre furos de sondagem que estão alinhados proximamente foi aumentada. Como resultado, alguns furos de sondagem que eram marcados no Leapfrog Geo v3.1 por terem erros não aparecem mais assim na versão 4.0.

Atualizações de polilinha

Quando um projeto que foi construído em uma versão anterior do Leapfrog Geo é aberto na versão 4.0, todas as polilinhas que já existiam são atualizadas para a polilinha do Leapfrog Geo v4.0. Nenhum objeto no projeto será reprocessado como resultado dessa transição para o novo tipo de polilinha. No entanto, novos objetos que são construídos com essas polilinhas talvez fiquem um pouco diferentes. Além disso, se a polilinha for editada, as superfícies que resultam podem divergir dos seus estados anteriores.

Essa atualização afeta qualquer superfície e mesh que possuem polilinhas e linhas de GIS editáveis como dados de entrada, assim como bordas de veios, interpoladores com polilinhas de curva de nível e malhas FEFLOW de 2D (módulo de Hidrogeologia).

Sensibilidade a maiúsculas e minúsculas

No Leapfrog Geo v4.0, os dados de categoria são baseados em texto como, por exemplo, intervalos ao longo do furo que são insensíveis a maiúsculas e minúsculas. Esto é para garantir que o software seja completamente compatível com conjuntos de caracteres estendidos e internacionais. Por exemplo, nomes inconsistentes, como ‘sandstone’ e ‘Sandstone’, farão com que o Leapfrog Geo lide com essascategorias da mesma formal.

Arquiteturas de 32 bits

Arquiteturas de 32 bits não são mais suportadas no Leapfrog Geo v4.0. As demandas que o software impõe no sistema não são mais adequadas a ambientes restritos de 32 bits. Se necessita uma versão 32-bit, por favor contate a equipe Leapfrog da sua região.

(15)

Requisitos do sistema

Suportado Recomendado Sistema Operacional1, 2 Windows 7 (64bit)  Windows 8 (64bit) Windows 8.1 (64bit) Windows 10 (64bit) Windows 7 (64bit)   Windows 8.1 (64bit) Windows 10 (64bit) Memória do Sistema 4GB (Mínimo) 32GB RAM

Espaço livre no HD  Disco rígido giratório Legacy

128 GB Disco rígido de estado sólido Capacidade de 1 TB Resolução do display 1280 x 720 (Mínimo)

Uso de um único monitor 2560 x 1440 ou superior Uso de vários monitores Gráficos8 NvidiaTM (Hardware de desktop)

GeForce 500 series3 GeForce 600 series3 GeForce 700 series3 Quadro 600 to Quadro 70003 Quadro K series3   GeForce GTX 550Ti7 GeForce GTX 650Ti7 GeForce GTX 7507 Quadro 50007 Quadro K20007 NvidiaTM (Hardware portátil) GeForce 500M series3 GeForce 600M series3 GeForce 700M series3 GeForce 800M series3 Quadro M series3 Quadro K500M a K5000M3 Quadro K510M a K5100M3   GeForce GTX 560M7 GeForce GT 650M7 GeForce GT 735M7 GeForce 840M7 Quadro 4000M7 Quadro K3000M7 Quadro K2100M7

AMDTM / ATITM (Hardware de desktop) Radeon HD 6000 series3 Radeon HD 7000 series3 Radeon HD 8000 series3 Radeon R5 series3 Radeon R7 series3 Radeon R9 series3 Firepro V series3 Firepro W series3   Radeon HD 65707 Radeon HD 77307 Radeon HD 86707   Radeon R7 2507 Radeon R9 2707 Firepro V39007 Firepro W50007

AMDTM / ATITM (Hardware portátil) Radeon HD 6000 series3 Radeon HD 7000 series3 Radeon HD 8000 series3 FirePro M20003 FirePro M40003 FirePro M60003 FirePro M41003 FirePro M51003 FirePro M61003 FirePro M89003 Radeon HD 6730M7 Radeon HD 7690M7 Radeon HD 8770M7   FirePro M40007 FirePro M60007   FirePro M51007 FirePro M61007 FirePro M89007 IntelTM Integrated Graphics Intel HD Graphics 20004 Intel HD Graphics 30004 Intel HD Graphics 25005 Intel HD Graphics 40005 Intel HD Graphics 42006 Intel HD Graphics 44006 Intel HD Graphics 46006 Intel HD Graphics 50006 Intel HD Graphics 51006 Intel HD Graphics 52006 Notas: 1 Não há suporte para executar o Leapfrog em um ambiente virtualizado  2 O Leapfrog não suporta ser executado por meio de uma conexão remota de área de trabalho ou outro sistema de login remoto  3 A configuração do hardware tem que incluir, no mínimo, 512MB de Memória de Vídeo

4 A CPU precisa ter processadores Intel® CoreTM i3, i5 ou i7 de segunda geração com memória de vídeo de, no mínimo, 512MB 5 A CPU precisa ser um processador Intel® CoreTM i3, i5 ou i7, de terceira geração, com 512MB de vídeo RAM, ou superior 6 A CPU precisa ter processadores Intel® CoreTM i3, i5 ou i7 de quarta geração com memória de vídeo de, no mínimo, 512MB 7 São recomendados modelos com capacidade máxima de processamento acima de 600GFLOPS 

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho visa compreender a dinâmica hidráulica da Bacia Experimental do Igarapé Asu (BEIA), sitio de pesquisas do Programa de Grande Escala

Com pressão constante e fl uxo constante de embutimento assim como com uma grande capacidade de vácuo, ela é a alimentação ideal para um processamento suave de tipos de

No 4T18, registramos R$13,6 milhões de custos e despesas relacionados a itens não recorrentes, compostos principalmente por: (i) despesas de reestruturação, como reflexo

Esta é a parte mais trabalhosa, pois a configuração precisa ser feita máquina por máquina na rede, programa por programa, abrindo a porta necessária no servidor Squid e

Quando o aviso de bateria muito fraca for ativado e a aeronave estiver descendo para pousar automaticamente, você pode pressionar o controle para cima para pairar a aeronave e navegue

Porque dupla missão, dentro da mais pura democracia, ao Estado se re- conhece: — a de instituir e manter a ordem, missão jurí- dica, e a de promover o desenvolvimento da

pertinente e relevante assunto relacionado ao conteúdo abordado ao longo do curso e que deverá ser apresentado na forma escrita e eletrônica, constituindo-se em

O Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, com o patrocínio da Petrobras e o apoio da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), da