• Nenhum resultado encontrado

Copiar no caderno de Língua Portuguesa e fazer a leitura com atenção:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Copiar no caderno de Língua Portuguesa e fazer a leitura com atenção:"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

E.M.E.F. DEZENOVE DE ABRIL – Caxias do Sul – RS ESTUDOS MONITORADOS – 19/04 a 23/04 de 2021

ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Professoras: Marcia Regina Vanin e Catiane Madelon Cauduro Benelli, Gabriela Kuze e Muriel Treichel.

Turmas: 41 e 42

Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa – Matemática – Ciências da Natureza – Ciências Humanas – Ensino Religioso

Língua Portuguesa

Copiar no caderno de Língua Portuguesa e fazer a leitura com atenção:

O Quintal da Bicharada

Era uma vez uma casa. A casa tinha um quintal. O quintal tinha um chiqueiro. O chiqueiro tinha três porquinhos. Os porquinhos eram irmãos. O mais velho se chamava Sabugo e era preto. O do meio se chamava Salsicha e era ruivo. E o mais moço se chamava Linguicinha e era malhado.

O quintal era muito pobre. Tinha um cachorro magro, um galo gordo, uma galinha arrepiada e um burro orelhudo.

O cachorro vivia triste porque não encontrava nenhum gato para brigar com ele. A galinha andava muito contente porque era magra e a cozinheira não se lembrava de levá-la para a panela. O galo era um sujeito vaidoso, cantava como um tenor e sabia sempre as horas direitinho – isto só porque tinha engolido um relógio despertador. O burro pensava que era muito importante: contava história para os outros bichos, assim como eu estou contando agora para vocês.

1) Responda no caderno:

a) Como se chamava os três irmãos?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(2)

b) Destaque os adjetivos dos porquinhos O mais velho era: ________________ O do meio era: ___________________ O mais moço era: _________________ c) Como era o quintal?

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ d) Marque verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) O cachorro vivia triste porque não tinha nenhum gato para brincar. ( ) A galinha andava contente porque sempre ia passear na cozinha. ( ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.

( ) E o mais velho se chamava Linguicinha e era malhado.

( ) O quintal era muito rico.Tinha um cachorro, um galo magro, uma galinha preta. ( )O galo era vaidoso cantava como um tenor.

e)Descubra no texto:

O título do texto:_____________________________________ O autor:______________________________________________ Número de parágrafos:_________________________________ 2) Há no texto frase negativa:

(A) No segundo parágrafo. (B) No primeiro parágrafo. (C) No último parágrafo.

3) Retire do texto três palavras:

a- Dissílabas______________________________________ b- Trissílabas______________________________________ c- Polissílabas___________________________________ d- Monossílabas______________________________________ 3) Transforme frase do texto abaixo em:

O chiqueiro tinha três porquinhos.

a) Frase interrogativa_________________________________________________________ b) Frase negativa____________________________________________________________ 4) Retire do texto 3 palavras que seja substantivo comum_______________________ _________________________________________________________________________

(3)

5) Complete o texto a seguir com substantivos próprios, de modo que a história faça sentido:

_____________ é um menino muito criativo. Ele e seu amigo ___________ adoram inventar mil histórias e sempre criam super-heróis interessantes, como o _______________ ou o _________________.

Eles gostaram tanto de criar o _________________, que até decidiram começar a escrever um livro sobre as aventuras dele. Por enquanto, deram ao livro o nome de ____________________________.

Como acharam que o ___________________ ficava muito sozinho nas histórias, inventaram um cachorro companheiro para ele e lhe deram o nome de ___________________.

Os dois amigos já chegaram até a levar algumas aventuras para a _________________, escola em que estudam. A professora _____________ gostou tanto, que sugeriu a publicação de uma das aventuras no ____________________, que é o jornal da escola.

O sucesso foi tanto, que eles agora levam todos os meses uma aventura para ser publicada. Quem sabe um dia eles se tornam famosos com seu personagem favorito, o ___________________.

6) Cada substantivo próprio que você usou na história se refere a um comum. Anote na tabela o substantivo comum e o próprio que você relacionou a ele:

Substantivo Comum Substantivo Próprio menino

amigo

7) Leia as palavras e coloque-as em ordem alfabética:

Chiqueiro- quintal- porco- malhado- galinha- casa- burro – cachorro- vaidoso- magro 1-______________________________ 2-______________________________ 3-______________________________ 4-_______________________________ 5-_______________________________ 6-_______________________________

(4)

7-_______________________________ 8-_______________________________ 9-_______________________________ 10-______________________________ 1) Leia e ligue ao ponto certo:

INDICO ADMIRAÇÃO, ESPANTO, MEDO, ALEGRIA, * * SURPRESA. E A FRASE FICA UMA BELEZA.

* * INDICO QUE A FALA ESTÁ A CAMINHO:

INDICO A FALA DE ALGUÉM, ASSIM EU NÃO ME * * CALO.

* * SOU MUITO CURIOSO, TUDO QUERO SABER.

SOU UM PINGUINHO LEGAL, DOU FIM A UM * * PENSAMENTO.

(5)

2) Leia e complete as frases:

A) Em frases exclamativas, usamos o ponto de_______________________________ B) Em frases interrogativas, usamos o ponto de____________________________ C) Em final de frases afirmativas e negativas, usamos o ponto______________

D) Apareço no meio da frase, sou a__________________________________________ E) Apareço no início da frase, indico um diálogo, sou o______________________ F) Sou usado para indicar que alguém vai falar, enumerar ou citar, sou

os_______________________________________________________________________ G) _________________________indicam que o pensamento não foi finalizado.

3) No caderno. Elabore seis frases usando os sinais de pontuação:

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

(6)

AGORA VAMOS ESCREVER A HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA FORMA CORRIDA. EU COMEÇO E DEPOIS VOCÊ CONTINUA. NÃO SE ESQUEÇA DE INVENTAR UM TÍTULO.

CERTO DIA MAGALI ESTAVA PASSEANDO QUANDO ENCONTROU SEU AMIGO CEBOLINHA SABOREANDO UMA DELICIOSA CAIXA DE BISCOITOS.

______________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(7)

Matemática

Nessa semana, iremos realizar mais uma atividade utilizando o livro didático de Matemática Bem-me-quer:

Páginas 24 e 25 – atividades sobre – Números até 9.999 Páginas 78, 79, 80 e 81 – atividades sobre Multiplicação

Para treinar a multiplicação acesse esse link e divirta-se com esse jogo. http://www.tabuadademultiplicar.com.br/tabuada-do-2.html

Ciências Humanas ( História )

Ler com atenção o texto não precisa copiar no caderno.

Povos Indígenas no Rio Grande do Sul

Na época do descobrimento do Brasil, a região onde forma o Rio Grande do Sul era habitada pelos índios Minuanos, Charruas e os Caaguarás que viveram 12 mil anos aC. .Eram bons ceramistas e, na caça, usavam boleadeiras, até hoje um dos instrumentos do peão gaúcho. Essas tribos viveram muito tempo sem contato com os brancos colonizadores. As disputas entre Portugal e Espanha sobre os limites de suas possessões na América fizeram com que a região só fosse ocupada no século XVII. Os padres jesuítas espanhóis foram os primeiros a se estabelecerem no local.

Os costumes

Alguns dos costumes mais tradicionais dos gaúchos como o churrasco e tomar chimarrão são heranças indígenas. Por isso, o conhecimento sobre estes primeiros habitantes dos Pampas se torna fundamental para a compreensão da história do Rio Grande do Sul.

Os indígenas que viviam nas terras onde hoje é o Rio Grande do Sul, antes da chegada dos europeus, pertenciam a três grupos: Guarani, Jê e os Pampeanos. Os guaranis ocupavam o litoral, a parte central até a fronteira com a Argentina, os Jê habitavam parte norte junto a Santa Catarina, e os Pampeanos se localizavam ao sul junto ao Uruguai.

(8)

Os Guaranis

Os Guaranis também conhecidos como Tapes, Arachane e Carijó, eram o grupo indígena mais numeroso da região. Habitavam principalmente os vales do rios e nas margens das lagoas, onde a caça e a pesca eram mais abundantes. Os guaranis coletavam diversos tipos de moluscos, frutos e raízes, e cultivavam principalmente milho e aipim, mas também plantaram feijão, abóbora e batata. Suas moradias tinham estruturas de madeiras cobertas com fibras vegetais, em geral de base circular. Essas habitações denominadas de ocas eram habitadas por diversas famílias com grau de parentesco entre si. Uma aldeia era formada geralmente por 3 a 6 ocas. Os guaranis foram os grupos que formariam mais tarde os povos missioneiros catequizados pelos jesuítas espanhóis.

Os Pampeanos

Os Pampeanos, grupo formado principalmente por charruas e minuanos, eram um povo indígena menos numeroso do Rio Grande do Sul. Eles ocupavam o sul e o sudeste do estado. Viviam principalmente nos campos numa área com bastante água, pois nelas havia abundância de recursos, como a caça e a pesca. Diferentes dos Guaranis e do Jê, os Pampeanos não praticam agricultura. Viviam, da caça, da pesca e da coleta. Os cavalos eram utilizados como meio de transporte e para auxiliar na caça. O gado bovino servia de alimento. Com a ocupação de suas terras por portugueses e por espanhóis, os Pampeanos foram obrigados a ir cada vez mais para o interior. A escassez de recursos provocou a fome, e a situação deles se agravou com epidemias e guerras. Muitos deles foram trabalhar nas fazendas dos colonizadores europeus. Os Pampeanos que restaram, foram massacrados por tropas uruguaias na década de 1830.

Os Jês

Os indígenas do grupo Jê ocupavam a região do planalto norte-rio-grandense no norte e no nordeste do estado. Os kaingang, que constituem a maior parte dos indígenas que viviam hoje no Rio Grande do Sul, pertencem a esse grupo. Os Jê viviam da caça dos animais como a capivara, porco-do-mato, da pesca e da coleta de produtos, como o pinhão e o mel. Muitos também praticavam agricultura e plantavam principalmente o milho. Para se proteger do frio, moravam em casas subterrâneas. Eles cavavam buracos no chão, que tinham em média dois metros de profundidade e protegiam esses buracos com um telhado feito de galhos de árvores cobertos por ramos de palmeiras.

(9)

a)Quais foram os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ b) Qual a língua falada pelos índios que ficou mais conhecida?

_________________________________________________________________________ c) Quais eram os principais grupos indígenas que habitavam as terras gaúchas?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

2) Complete:

a) __________________vivia na região central do estado.

b) ___________________ocupava a região do Pampa e todo o sul do Estado.

c)___________________vivia no norte e nordeste do Estado, na região do Planalto Rio Grandense e de suas encostas.

3) Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Grupo Jê (2) Grupo Guarani (3) Grupo Pampeano

( ) Tribos Charrua e Minuano

( ) Tribos Coroados, Bugres e Guaianás ( ) Tribos Tape e a dos Carijos

Ciências Humanas ( Geografia)

Nessa semana vamos dar continuidade A integração entre o campo e a cidade:

A produção de alimentos

No campo, uma parte considerável da população tira seu sustento da produção de alimentos, que são geralmente destinados ao consumo nas cidades. A produção agrícola é feita de diferentes maneiras, considerando o tamanho da propriedade, a

(10)

capacidade de produção de cada agricultor e os recursos tecnológicos e financeiros empregados na produção.

Há dois grupos principais de produtores agrícolas: os agricultores familiares e os grandes agricultores. A agricultura familiar, em geral, é realizada em pequenas propriedades, utiliza a mão de obra dos próprios membros da família e pode utilizar técnicas de produção modernas ou tradicionais. Já o grande produtor, geralmente, é proprietário de grandes áreas agrícolas, onde é comum a produção de um único produto em grande escala, ou seja, a monocultura. Os grandes produtores empregam alta tecnologia e sua produção é voltada principalmente à exportação. Esse modelo também pode ser encontrado em pequenas quantidades modernas. Observe o esquema a seguir.

1) Analise o esquema acima e faça o que se pede:

a) Qual é o produtor com maior variedade de produtos agrícolas?

____________________________________________________________________ b) Qual é o produtor que tem sua produção voltada para a exportação?

(11)

2) A produção de um único produto em grande escala chama-se monocultura. Ela é comum:

( ) nos pequenos produtores agrícolas. ( ) nos grandes produtores agrícolas.

3) Agora que você aprendeu algumas características da produção agrícola, responda: É possível afirmar que o campo e a cidade dependem um do outro? Explique.

Ciências da Natureza

1) FAÇA A LEITURA COM ATENÇÃO:

(12)

https://www.youtube.com/watch?v=e1mgrH2Ms9A

3) Agora reescreva a carta enigmática no seu caderno trocando os símbolos por palavras.

(13)

Agora sua vez no seu caderno desenhe sua mão e escreva para cada

dedo valores que você acha importante para ter uma vida feliz.

(14)

PESSOAL, NESTA SEMANA, O MAIOR DESAFIO É COMBINAR AS POSIÇÕES E MOVIMENTOS QUE APRENDEMOS SEMANA PASSADA, NA AULA DE GINÁSTICA. SE VOCÊ NÃO PARTICIPOU DA AULA ONLINE, DÊ UMA OLHADA NO MATERIAL SEMANAL QUE VOCÊ RECEBEU. LÁ ESTÁ REGISTRADO TUDO O QUE APRENDEMOS.

ATIVIDADE 1 –TESTE – POSIÇÕES E MOVIMENTOS DA GINÁSTICA

ACESSE O LINK ABAIXO PARA ABRIR UM JOGO TESTE, SOBRE O QUE JÁ APRENDEMOS DE GINÁSTICA.

https://wordwall.net/play/14478/459/925

ATIVIDADE 2 -PRÁTICA - CAIXA SURPRESA

ACESSE O LINK ABAIXO E ENCONTRE O JOGO DA CAIXA SURPRESA, COM DESAFIOS PARA VOCÊ PRATICAR.

https://wordwall.net/pt/resource/5028625/gin%C3%A1stica

ATIVIDADE 3 –PRÁTICA – COMBINAR

O DESAFIO É COMBINAR 3 OU MAIS ELEMENTOS DA GINÁSTICA QUE VOCÊ JÁ APRENDEU. POR EXEMPLO:

- 2 PASSOS / AVIÃO / 1 PASSO / SALTO

- 2 PASSOS / GIRO / 2 PASSOS / ROLAMENTO A FRENTE - ROLAMENTO PARA TRÁS / VELA / 1 PASSO / SALTO

VOCÊ PODE INVENTAR A SEQUÊNCIA QUE QUISER. LEMBRE-SE QUE PRECISA TER, PELO MENOS, 3 ELEMENTOS. SE PRECISAR RELEMBRAR, BUSQUE A PRIMEIRA AULA DE GINÁSTICA, DA SEMANA PASSADA (12.04 A 16.04) E REVEJA OS ELEMENTOS – POSIÇÕES E MOVIMENTOS APRENDIDOS.

NA AULA ONLINE, FAREMOS JUNTOS ALGUMAS SEQUÊNCIAS! SE PUDER, PARTICIPE.

UM GRANDE ABRAÇO.

PROFE MURIEL.

(15)

Por que aprender a desenhar?

O desenho é uma forma de linguagem, talvez a mais antiga. Provavelmente o homem das cavernas, bem antes de se comunicar com palavras, tenha feito isso através de rabiscos. Ainda hoje, quando não conseguimos nos comunicar verbalmente, tentamos fazê-lo por meio de um desenho. Um mapa, por exemplo.

Assim sendo, aprender a desenhar é uma necessidade, tanto pelo aspecto da comunicação como pelo prazer que esta atividade proporciona. Além disso, desenhar é uma atividade extremamente prazerosa, pois o desenvolvimento e a prática do fazer artístico são muito importantes para o ser humano, pela própria necessidade que temos de nos comunicar com os nossos semelhantes e alcançarmos nossas realizações.

A arte desenvolve a criatividade, proporciona autoconfiança, amplia a bagagem cultural, facilita o processo de sociabilidade e ainda possibilita a lucratividade, pois existem mais de trinta profissões ligadas direta ou indiretamente ao Desenho e a Arte em geral.

É importante, porém, que essa prática seja transmitida por profissionais que entendam e atendam as reais necessidades do aluno, não apenas no aspecto técnico, mas principalmente no aspecto emocional. O aluno, especialmente nos momentos iniciais, precisa de todo o apoio, para que se sinta seguro e autoconfiante.

Muito antes do desenvolvimento da escrita a raça humana já desenhava. Fosse para se comunicar, para se expressar ou exercer alguma influência sobre os seus inimigos, nossos ancestrais buscavam, através dessa linguagem, representar o real e o imaginário. O desenho, portanto, é uma das mais antigas e eficientes maneiras de se comunicar.

Quando se fala em desenho, o primeiro conceito que vem à mente é a relação com o artista desenhando no seu atelier. O desenho, porém, é muito mais abrangente: praticamente tudo o que está à nossa volta foi criado primeiramente a partir de um desenho; mesa, cadeira, computador, celular, automóvel, enfim, objetos que em algum momento só existiram na representação gráfica. Portanto, o desenho é um quesito importante para qualquer pessoa que queira expor melhor as suas idéias.

O mercado de trabalho para desenhistas é bastante amplo: há mais de trinta profissões relacionadas ao desenho. Saber desenhar, portanto, é uma exigência básica até mesmo para ingressar no Ensino Superior, pois o desenho faz parte das provas de habilidade específica ou testes de aptidão para cursos de Arquitetura, Desenho Industrial, Design Digital, Moda, Artes Visuais e Design de Interiores, Biologia, entre outros.

Independentemente da área de atuação, o desenho à mão livre é a base necessária para treinar a percepção visual, a criatividade e as habilidades técnicas.

Posso aprender a desenhar?

Preciso ter um dom para aprender a desenhar?

A maioria das pessoas não se arrisca na arte do desenho porque acredita que é preciso ter dom. Na verdade, este tabu pode ser quebrado e qualquer pessoa é capaz de aprender a desenhar. Basta dispor de algumas horas por semana, ter disciplina e praticar as bases aprendidas.

(16)

No passado, se uma pessoa não conseguia desenhar dentro dos “padrões gregos”, isto é, no estilo acadêmico, fatalmente estava fadada ao fracasso para a arte. Embora este conceito tenha mudado muito, alguns professores ainda fazem este tipo de cobrança aos seus alunos, muitas vezes desestimulando-os a prosseguir. Na verdade, o fato de não conseguir realizar um desenho academicamente perfeito não desabilita uma pessoa a obter um resultado interessante e expressivo. O ideal é analisar qual é a sua característica: se um desenho mais realista ou algo mais expressivo. Obviamente, um trabalho pode ser realista e ter expressividade. Independentemente do estilo de desenho que você pretende desenvolver é importante que ele transmita sentimento, emoção, estilo e interpretação. Mas, assim como o músico, que para melhor interpretar a canção precisa ler a partitura e praticar, você precisa conhecer as regras básicas para realizar um bom desenho e treinar essas bases.

Como posso aprender a desenhar?

Só se aprende a desenhar desenhando. Porém, o aprendizado do desenho, como outra atividade qualquer, exige uma boa dose de dedicação e disciplina. Este representa um dos seus principais desafios: se todos os dias do mês você praticar pelo menos quarenta minutos por dia, no final do mês já terá um progresso incrível.

A produtividade é essencial no aprendizado do desenho: quanto mais você desenhar, mais vai desenvolver as habilidades necessárias, tanto as motoras quanto as intelectuais, principalmente a percepção visual, ou seja, a arte de ver.

Quando você começa a desenhar passa a enxergar o mundo de forma diferente e a prestar atenção em detalhes que antes não davam importância.

Vamos começar? A seguir vou lhes ensinar alguns desenhos simples com o passo a passo. Mãos à Arte!

DESENHO 1

(17)

DESENHO 3

(18)

Referências

Documentos relacionados

A metodologia utilizada no presente trabalho buscou estabelecer formas para responder o questionamento da pesquisa: se existe diferença na percepção da qualidade de

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Dessa forma, os dados foram coletados por meio da observação participante, de entrevistas estruturadas - realizadas com dirigentes e funcionários versando sobre o histórico

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

É relevante enfatizar que este estudo teve uma reflexão constante do pesquisador em analisar como o desenvolvimento de competências impacta a empregabilidade e as competências

Em organizações em que a operacionalização do sistema de proteção ocorre em múltiplas etapas do processo de produção, os custos da área operacional devem ser colhidos nos