• Nenhum resultado encontrado

Identificação Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna. Razão Social Instituto Federal Fluminense CNPJ /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna. Razão Social Instituto Federal Fluminense CNPJ /"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

Identificação

Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Razão Social

Instituto Federal Fluminense

CNPJ

10.779.511/0007-00

Esfera Administrativa

Federal

Endereço

BR 356, km 3, Cidade Nova

Itaperuna, Rio de Janeiro

Brasil, CEP: 28300-000

Telefone

+ 55 22 3826-2300

Informações on-line

www.iff.edu.br

gab.itaperuna@iff.edu.br

facebook.com/IFFluminenseItaperuna

(3)

APRESENTAÇÃO

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia constituem um novo modelo de instituição, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. Oferecer educação profissional técnica de nível médio; ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores; ministrar, em nível de educação superior, cursos de tecnologia, licenciaturas e engenharias, e cursos de pós-graduação são objetivos centrais dos Institutos Federais (IFES) desde sua criação, aliando, através da tríade ensino-pesquisa-extensão, suas atividades, à articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

Formado a partir do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos dos Goytacazes, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense é um dos 38 institutos criados por meio da Lei Federal n° 11.892 de 29 de dezembro de 2008, tendo por missão: ofertar educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades; desenvolver a educação profissional como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais; promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão; qualificar-se como centro de referência na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, atuando, inclusive na capacitação técnica e atualização pedagógica dos docentes das redes públicas de ensino; desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica; realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico; e, por fim, promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente.

Como fruto do Plano de Expansão da Rede Federal, a partir de sua inauguração, em 23 de março de 2009, o Campus Itaperuna, dialogando com os objetivos institucionais, visa agir na ressignificação da história de luta pela educação profissional e tecnológica pública de qualidade, através do fortalecimento da gestão participativa e democrática, garantindo seu papel ativo no desenvolvimento e na sustentabilidade da região.

Atualmente, há formação nas áreas de Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química, além dos cursos superiores de Sistemas de Informação e de Licenciatura em Química. São, ao todo, cerca de 1.200 alunos.

(4)

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Para dar suporte às ações institucionais, o campus tem cerca de 70 professores e 50 técnicos-administrativos em Educação, distribuídos na seguinte estrutura organizacional:

DIREÇÃO GERAL

Chefia de Gabinete | Comunicação Social | Coordenação de Ferramentas Tecnológicas Institucionais | Coordenação de Gestão de Pessoas | Coordenação de Multimídia | Posto Médico.

DIREÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO E INFRAESTRUTURA

Coordenação de Compras e Licitações | Coordenação de Gestão de Contratos | Coordenação de Manutenção e Projetos | Coordenação de Orçamento, Finanças e Contabilidade | Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado | Coordenação de Recursos Didáticos | Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação.

DIREÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Centro de Línguas | Coordenação de Registro Acadêmico | Coordenação de Recursos Didáticos | Coordenação do Curso Técnico em Administração | Coordenação do Curso Técnico em Automação Industrial | Coordenação do Curso Técnico em Eletrotécnica | Coordenação do Curso Técnico em Eletrotécnica – Proeja | Coordenação do Curso Técnico em Informática | Coordenação do Curso Técnico em Mecânica | Coordenação do Curso Técnico em Química | Coordenação do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação | Coordenação do Curso de Licenciatura em Química | Coordenação de Integração e Inovação | Coordenação de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas | Coordenação de Matemática e Suas Tecnologias | Coordenação de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias | Coordenação de Linguagens e Suas Tecnologias | Coordenação de Educação à Distância | Coordenação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE).

DIREÇÃO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Agência de Oportunidades | Coordenação de Cultura | Coordenação de Esportes | Coordenação de Pesquisa e Inovação | Núcleo de Atendimento ao Educando | Coordenação do Curso de Pós-graduação em Docência no Século XXI.

(5)

ESTRUTURA FÍSICA

Localizado às margens da BR 356, o IFF Itaperuna ocupa uma área de 156 mil metros quadrados, com sete blocos, sendo um administrativo e os demais compostos por salas de aula e laboratórios, além de estruturas de esporte e lazer. Alguns dos espaços disponíveis no

campus são:

Biblioteca - A Biblioteca do IFF Itaperuna é um espaço destinado à construção e

consolidação do saber de alunos, servidores e membros da comunidade. Possui uma área de leitura, salas de estudo em grupo e para estudo individual. Seu acervo é composto de obras literárias, propedêuticas e técnicas, e está em construção. Atualmente, no acervo eletrônico, estão catalogados cerca de sete mil livros, distribuídos nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, além das áreas relativas à habilitação profissional.

Parque Acadêmico Industrial - O campus conta com um Parque Acadêmico Industrial,

com 19 laboratórios distribuídos num espaço de oito mil metros quadrados, que têm o objetivo de reforçar a formação técnica em disciplinas como eletrônica digital, desenho técnico, instalações elétricas residenciais, solda e usinagem, entre outras. Há ainda um bloco de laboratórios para o curso de Química, além de laboratórios específicos para a área de Informática, distribuídos pelo campus.

Cineteatro – Inaugurado em 2019, o Cineteatro Maestro José Carlos Ligiero tem

capacidade para 134 espectadores e conta com equipamentos para projeção de filmes em 4k, iluminação cênica, sistema de som, camarim e um pequeno estúdio para gravação de videoaulas, trabalhos escolares e programas de rádio. No espaço, são promovidos eventos acadêmicos e culturais, reuniões, peças teatrais, apresentações musicais e exibição de filmes, entre diversas outras atividades voltadas a alunos, servidores e comunidade externa.

Miniauditório - O campus tem um miniauditório, onde são realizadas palestras,

mesas-redondas, apresentações culturais e reuniões, entre outras atividades. Há computador, projetor e tela de projeção, além de ser um ambiente climatizado para proporcionar maior conforto aos participantes.

Recursos multimídia e Tecnoteca - São oferecidos a servidores e alunos, em especial

aos docentes, uma gama de recursos audiovisuais, os quais são utilizados como forma de garantir um ensino mais atraente, interativo e eficaz. Em todas as salas de aula, há projetores e caixas de som. Em 2015, foi inaugurada a Tecnoteca, um espaço de aprendizagem diferenciado, em que os alunos têm acesso a recursos tecnológicos como tablets, smartphones, mesa digitalizadora, TV 3D, lousa digital e sensor de movimento,

(6)

durante as aulas. O espaço também é usado em eventos acadêmicos, atividades de projetos de extensão e de pesquisa do campus e em aulas direcionadas a comunidade externa, especialmente de inclusão digital.

Restaurante Estudantil - No espaço, é servida alimentação gratuita a todos os alunos.

Há ainda uma lanchonete, cujo serviço é terceirizado.

Micródromo - Espaço que possibilita aos discentes o acesso livre e gratuito à internet e

a softwares, tendo 20 máquinas para realização de pesquisas e execução de trabalhos acadêmicos. Este espaço objetiva oferecer aos alunos, sobretudo, a ampliação das possibilidades de pesquisa e acesso à informação (articulação ensino-pesquisa-extensão), e a inclusão no mundo digital.

Dependências esportivas - Para a realização de aulas regulares de Educação Física,

aulas de iniciação esportiva e treinamentos, o campus dispõe de piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol e academia. Os esportes praticados nas dependências esportivas visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de alunos e servidores, visto que esta é uma prática saudável e que contribui para a concentração, disciplina e trabalho em equipe.

Em sentido horário: 1. Aula de Matemática na Tecnoteca; 2. Alunos em laboratório de Eletrotécnica do campus; 3. Foto aérea da estrutura esportiva; 4. Biblioteca do campus

(7)

ENSINO

A Direção de Ensino é responsável por planejar, superintender, coordenar, acompanhar e supervisionar as atividades e as políticas de ensino. Analisar e propor a criação e adequação de projetos pedagógicos de cursos, com base no Projeto Pedagógico Institucional e no Plano de Desenvolvimento Institucional; propor estratégias de planejamento de ensino e supervisionar as atividades acadêmicas; confeccionar o Calendário Acadêmico; e promover a avaliação das ações educacionais do campus são algumas de suas atribuições. É também responsável pelos Conselhos de Classe e pela definição dos horários de aulas junto às coordenações de curso.

A seleção dos alunos dos cursos regulares é feita por meio de concurso público de ingresso, sendo lançados dois editais por ano: um no primeiro semestre e outro no segundo semestre. As vagas são distribuídas pelas seguintes modalidades:

I. Para concluintes do Ensino Fundamental, há Cursos Técnicos Integrados ao Ensino

Médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

II. Para alunos matriculados no Ensino Médio em outras instituições são oferecidos

Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio.

III. Para concluintes do Ensino Médio há cursos de graduação, além de formação

técnica subsequente.

Os cursos oferecidos no IFF Campus Itaperuna são distribuídos de acordo com as seguintes modalidades:

Técnico Integrado ao Ensino Médio - Os alunos cursam o ensino médio de forma

integrada ao ensino técnico no IFF. A duração é de três anos, em regime integral. Há turmas nas áreas de Administração, Eletrotécnica, Informática e Química.

Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos -

A modalidade é voltada a quem tem 18 anos ou mais. Os alunos cursam o ensino médio de forma integrada ao ensino técnico no IFF. A duração é de três anos, no turno da noite. O curso oferecido em Itaperuna é na área de Eletrotécnica.

Técnico Concomitante ao Ensino Médio - Os alunos cursam apenas as disciplinas

técnicas no IFF, tendo a formação do ensino médio concluída em outra instituição. A duração é de dois anos, no turno da tarde ou noite. Há turmas nas áreas de Eletrotécnica, Mecânica e Química.

(8)

Técnico Subsequente ao Ensino Médio - Os alunos cursam apenas as disciplinas

técnicas no IFF, já tendo concluído o ensino médio. A duração é de dois anos, com aulas no turno da noite. Há turmas na área de Automação Industrial.

Graduação - O Campus Itaperuna oferece formação de nível superior na área de

Sistemas de Informação, na modalidade de Bacharelado, desde 2013, no turno da noite. Há também a Licenciatura em Química, cuja primeira turma teve início em 2019.

Graduação - Em 2019, teve início, no Campus Itaperuna, a oferta do Curso de

Pós-Graduação Lato Sensu em Docência no Século 21: Educação e Tecnologias Digitais.

Além dos cursos regulares, o Campus Itaperuna oferece treinamento de capacitação pelo Centro de Línguas do IFF (CELIFF), em Inglês e Espanhol, e cursos de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC), em diferentes áreas, como Educação em Direitos Humanos e Auxiliar de Manutenção Predial.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

O Campus Itaperuna conta com um Núcleo de Atendimento ao Educando (NAE), que tem como função atender às demandas dos alunos, no que diz respeito a dificuldades de aprendizagem, de acesso e permanência e de assistência social e psicológica. É responsável, também, por selecionar e acompanhar os beneficiários das seguintes modalidades de auxílios regulares: Bolsa Permanência, Auxílio Transporte e Auxílio Moradia.

Há também o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE), ligado à Diretoria de Ensino e Aprendizagem, que é o setor responsável pela intermediação entre os alunos com necessidades educacionais específicas e os professores, buscando soluções pedagógicas e de equipamentos que favoreçam o processo de aprendizado.

(9)

EXTENSÃO

A Direção de Pesquisa e Extensão atua com o intuito de apoiar servidores e alunos no desenvolvimento de projetos que contribuam para a formação profissional e o desenvolvimento regional e institucional. Também é responsável por divulgar e gerenciar o processo de seleção e acompanhar o desenvolvimento das bolsas de Monitoria,

Desenvolvimento Acadêmico e Apoio Tecnológico, Iniciação Científica e Extensão.

1. Projetos de extensão

Servidores e alunos desenvolvem projetos de extensão em diversas áreas do conhecimento: Artes, Química, Física, Biologia, Informática, Cidadania, Sociologia/Economia, entre outras. As atividades promovem a integração do instituto com a comunidade do Noroeste Fluminense e permitem aos alunos o desenvolvimento de diversas habilidades, complementando assim sua formação profissional.

O campus também conta com programas institucionais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, renovados anualmente, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

(Neabi) e o Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis).

2. Eventos

O Campus Itaperuna realiza todos os anos uma série de eventos acadêmicos e culturais, gratuitos e abertos à comunidade externa. Os principais são os seguintes:

Semana Acadêmica - A Semana Acadêmica é o evento mais tradicional do IFF

Itaperuna. Em setembro de 2018, será realizada a sua 8ª edição, com mais de 100 atividades gratuitas e abertas ao público, entre oficinas, minicursos, palestras e mesas-redondas. A edição contará ainda com a realização do 4º Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), da 3ª Semana da Mecânica e da 2ª Jornada de Sistemas de Informação. Ao longo dos três dias de programação, a previsão é que cerca de 2 mil pessoas passem pela 8ª Semana Acadêmica no Campus Itaperuna.

Simpósio Anual de Liderança, Trabalho e Oportunidade (Salto) - Evento anual que foi

criado com o objetivo de estimular o empreendedorismo e auxiliar interessados em abrir o próprio negócio. Há oferta de oficinas e palestras, para o público interno e externo, além de atrações culturais (Fotos - https://goo.gl/qgGiDb).

TecnoWeek - Semana de Tecnologia do IFF Itaperuna - Evento realizado anualmente

na Tecnoteca, que compreende minicursos, oficinas, debates e competições, dirigidas ao público interno e à comunidade externa (alunos e professores de escolas públicas, crianças

(10)

atendidas por programas de Assistência Social e idosos). Há atrações em áreas como Robótica, Química, Astronomia, Matemática, Educação, Xadrez, Educação Física, Biologia, entre diversas outras, todas com utilização de recursos digitais, como tablets, TV 3D, lousa digital, sensor de movimentos e outros (Fotos - https://goo.gl/h8kmaZ).

Encontro de Química do IFF (EQIFF) - Evento anual, realizado em comemoração ao Dia

Nacional do Profissional da Química, e que acontece em junho, com oferta de uma série de oficinas e palestras sobre temas relacionados ao trabalho na área de Química.

Olimpíada Estudantil - Acontece em junho, com a participação de alunos do IFF e de

outras escolas públicas da região em competições de futebol, futsal, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez. (Fotos - https://goo.gl/bVKSxi)

Novembro Negro - É feita a exibição de filmes e documentários, apresentações de

música, dança e teatro, oficinas artísticas, exposição fotográfica e debates ao longo de dois dias, em novembro, com organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Fotos - https://goo.gl/bfozVD).

Jornada Internacional sobre Energias Renováveis, Sustentabilidade e Inovação -

Evento composto por apresentações, debates e painéis temáticos, com duração de um dia, nas áreas de energias renováveis e sustentabilidade.

Referências

Documentos relacionados

O presente Projeto de Intervenção Regional de Fomento da Associação de Ténis do Porto (PIF) tem por base o compromisso de trabalhar com todos os agentes desportivos, educativos e da

Foi realizada a análise de correlação de Spearman entre a variável renda e as facetas que compõem o domínio ambiente para identificar quais as facetas apresentam

relativo ao último período em que cumpriu ou executou atribuições, competência ou atividades idênticas às dos postos de trabalho a preencher, (não superior aos últimos

A partir do objetivo geral, delimitaram-se os seguintes objetivos específicos: Identificar similaridades e diferenças entre o movimento feminista e movimento de

Os limites utilizados para a detecção das sobretensões e subtensões foram os indicados pela norma europeia EN 50160 (± 10% do valor nominal 230V). Os dados sobre as deformações

• Os erros mais freqüentes ocorridos nas avaliações serão repassados aos alunos • A avaliação será corrigida no quadro. Verificar se os

1- Adicionar ao tanque de trabalho previamente limpo, 20 % do volume com água desmineralizada ou água de boa qualidade e adicionar a quantidade necessária de SurTec

REQUISITOS MATOSINHOS MATOSINHOS MATOSINHOS MATOSINHOS LOCALIDADE N.º OFERTA OFERTAS DE EMPREGO.. Unidade Emissora: Data de Emissão N.º