• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a Prefeitura de Beberibe EDITAL Nº 002/2012. Secretário Escolar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a Prefeitura de Beberibe EDITAL Nº 002/2012. Secretário Escolar"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Coloque, de imediato, o seu número de inscrição e o número de sua sala, nos

retângulos abaixo.

Inscrição

Sala

Concurso Público para Provimento de Cargos Efetivos para a

Prefeitura de Beberibe

EDITAL Nº 002/2012

§

Prova I – Língua Portuguesa: Questões de 01 a 15

§

Prova II – Conhecimentos sobre o Município de Beberibe: Questões de 16 a 20

§

Prova III – Conhecimentos Específicos: 21 a 45

CADERNO DE PROVAS

Data: 10 de junho de 2012.

Turno: Manhã

Duração: 3 horas e 30 minutos

PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBERIBE

Secretário Escolar

C C V

COORDENADORIA DE CONCURSOS

(2)

Secretário Escolar Pág. 2 de 11

Prova I – Língua Portuguesa

15 questões TEXTO BASE 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35

A guerra não está no feitio natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker. O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos.

“Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado”, escreve Frans de Waal, holandês especialista em comportamento animal, psicologia e primatologia, em um artigo que será publicado nesta sexta-feira na revista Science.

Waal ataca uma das suposições de Pinker no livro “The Better Angels of Our Nature – Why

Violence Has Declined” (Editora Viking, 802 páginas, sem edição brasileira). Segundo o canadense,

os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano, principalmente após o século XVI, com a ‘Era da Razão’.

Waal contesta essa visão. “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição”, disse em entrevista a VEJA. O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos. “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.”

O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos. O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem viviam em um estado de guerra, além de diversos estudos que defendem justamente o contrário.

“Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios”, escreve o holandês. “Eram frequentemente pacíficos e algumas vezes violentos”. Embora existam evidências de que assassinatos isolados ocorriam há centenas de milhares de anos, não há sinais de guerra antes da Revolução Agrícola, há 12.000 anos.

Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola. “Isso não quer dizer que a guerra não existia nessa época, mas significa que a suposição costumeira de que nossos ancestrais travaram longas guerras e passavam por períodos breves de paz carece de respaldo arqueológico”, escreve Waal.

O segundo argumento de Waal diz respeito à comparação que frequentemente se faz entre o comportamento de chimpanzés e bonobos para justificar a naturalidade da violência humana. O primatólogo defende que, embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática.

“Agressão fatal entre bonobos nunca foi observada e algumas vezes grupos diferentes se misturam em atividades sexuais ou lúdicas”, argumenta. “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.”

Adaptado de: PIRES, Marco Túlio. Humanos são naturalmente pacíficos, afirma Frans de Waal. Veja. 17/05/2012. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/humanos-sao-naturalmente-pacificos-afirma-frans-de-waal>. Acesso em 19 mai. 2012.

01. No que concerne aos teóricos mencionados no texto, é correto afirmar que: A) Hobbes critica somente Waal.

B) Pinker e Frans estão de acordo. C) Frans é contrário às ideias de Steven. D) Thomas é contrário às ideias de Pinker. E) Hobbes discorda de todos os outros teóricos.

02. Assinale a alternativa em que os dois termos fazem referência ao mesmo estudioso. A) inglês (linha 01) e psicólogo (linha 02).

B) psicólogo (linha 02) e holandês (linha 06). C) filósofo (linha 01) e canadense (linha 03). D) canadense (linha 10) e primatólogo (linha 17). E) holandês (linha 21) e primatólogo (linha 31).

(3)

Secretário Escolar Pág. 3 de 11

03. Da leitura do quarto parágrafo, entende-se corretamente que:

A) Waal põe em dúvida a visão de Pinker no que concerne ao passado violento da humanidade. B) Waal comprova o equívoco da visão de Pinker, pois os primatas são anteriores ao Iluminismo. C) Waal duvida da visão de Pinker, pois mostra que, mesmo antes da Era da Razão, o homem era passivo. D) Waal derruba a ideia de que vivemos um passado violento, provando que sempre nos comportamos

pacificamente.

E) Waal, em entrevista a VEJA, tenta comprovar a apatia humana para demonstrar que o homem não é violento.

04. Assinale a alternativa em que os elementos se organizam do particular para o geral. A) bonobos > primatas

B) espécie > chimpanzé C) Era da Razão > Iluminismo D) ciência > psicologia E) guerra > assassinatos

05. O texto base desta prova apresenta predominantemente natureza:

A) descritiva, ao detalhar a conduta violenta dos primatas humanos e não humanos. B) técnica, ao usar termos técnicos relativos à psicologia comportamental humana. C) expositiva, ao apresentar a visão de Waal sobre a natureza pacífica dos humanos. D) narrativa, ao relatar a história dos primatas humanos desde a Revolução Agrícola. E) argumentativa, ao defender a ideia de que o homem é naturalmente um guerreiro. 06. Assinale a alternativa cujo trecho expressa um fato e não uma opinião.

A) “Se [...] houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linha 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

C) “...a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 11-12).

D) “O primatólogo apresenta sua defesa com base em dois argumentos” (linha 17). E) “os antepassados do homem viviam em um estado de guerra” (linhas 18-19).

07. Assinale a alternativa que reescreve, sem prejuízo de sentido, o trecho: “A guerra não está no feitio natural do ser humano, como defendia o filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker” (linhas 01-03).

A) Tanto Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, como Steven Pinker psicólogo canadense, mais recentemente, defendiam que a guerra não está no feitio natural do ser humano.

B) Como Thomas Hobbes, filósofo inglês e um dos pais da política moderna, no século XVII, Steven Pinker, psicólogo canadense, defende, mais recentemente, que a guerra está no feitio natural do ser humano.

C) Segundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, um dos pais da política moderna, no século XVII, e o psicólogo canadense Steven Pinker, mais recentemente, a guerra não está no feitio natural do ser humano. D) A guerra não está no feitio natural do ser humano. É o que defendiam o filósofo inglês Thomas

Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna e, mais recentemente, o psicólogo canadense Steven Pinker.

E) O filósofo inglês Thomas Hobbes no século XVII, um dos pais da política moderna, contrariamente ao psicólogo canadense Steven Pinker, mais recente, defendia que a guerra está no feitio natural do ser humano.

08. Assinale a alternativa em que a letra grifada representa o mesmo fonema que a letra destacada em “paCíficos” A) seXuais.

B) supoSições. C) defeSa. D) próXimos. E) Canadense.

(4)

Secretário Escolar Pág. 4 de 11

09. Assinale a alternativa em que todas as palavras são acentuadas pelo mesmo motivo que “violência” (linha 11). A) inglês, espécie, empática.

B) lúdicas, holandês, cemitérios. C) evidências, espécie, holandês. D) chimpanzés, contrário, século. E) territórios, cemitérios, contrário.

10. O trecho “O normal da nossa espécie é justamente o contrário: nós seríamos naturalmente pacíficos” (linhas 03-04) poderia, corretamente e sem alteração de sentido, ser pontuado como em:

A) O normal da nossa espécie é justamente, o contrário. Nós seríamos naturalmente pacíficos. B) O normal da nossa espécie é justamente o contrário – nós seríamos naturalmente pacíficos. C) O normal da nossa espécie é justamente o contrário... nós, seríamos naturalmente pacíficos. D) O normal da nossa espécie é justamente o contrário! Nós seríamos, naturalmente pacíficos. E) O normal da nossa espécie é justamente o contrário; nós seríamos naturalmente, pacíficos.

11. Assinale a alternativa em que o vocábulo “costumeira” (linha 27) está corretamente segmentado quanto a todos os seus elementos mórficos.

A) cos-tu-mei-ra B) cos-tum-eira C) cos-tu-me-i-ra D) costum-eir-a E) cost-um-eira

12. O termo como (linha 01) classifica-se como: A) conjunção causal.

B) conjunção aditiva. C) conjunção correlativa. D) conjunção proporcional. E) conjunção conformativa.

13. Assinale a alternativa em que a palavra grifada pertence à mesma classe que a destacada em: “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra...” (linhas 10-11).

A) “A ideia de que vivemos um passado violento é apenas uma suposição” (linhas 13-14).

B) “Os primatas nunca recorreram ao iluminismo para manter a violência sob controle.” (linhas 15-16). C) “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas para afirmar que os antepassados do homem

viviam em um estado de guerra” (linhas 17-19).

D) “Arqueólogos nunca encontraram, por exemplo, cemitérios com um grande número de armas atravessando esqueletos antes da Revolução Agrícola” (linhas 25-26).

E) “Esses primatas podem ser os mais próximos do ancestral comum entre chimpanzés e humanos do que qualquer chimpanzé vivo.” (linhas 34-35).

14. Assim como no trecho “O primeiro diz respeito à falta de provas científicas” (linhas 17-18), a crase é obrigatória e está corretamente empregada em:

A) A palestra do primatólogo Waal será realizada às 20 horas no auditório da Universidade de Brasília (UnB). B) Segundo os estudantes da UnB, foi muito produtivo discutir com o professor Waal frente à frente. C) O segundo argumento de Waal diz respeito à esta comparação entre o comportamento de chimpanzés

e bonobos.

D) Waal virá à Brasília apresentar uma palestra sobre o comportamento dos primatas humanos e não humanos. E) Ao final da palestra, Waal ofereceu um exemplar de seu livro Eu, primata à Maria Eduarda, estudante

de psicologia.

15. Assinale a alternativa cujo trecho constitui um período simples.

A) “Se realmente houvesse uma base genética para nossa participação em combates mortais, deveríamos praticá-los de bom grado” (linhas 05-06).

B) “Segundo o canadense, os antepassados viviam em guerra e a violência foi diminuindo lentamente com o amadurecimento do conhecimento humano” (linhas 10-12).

C) “O comportamento pacífico sempre esteve presente como motor das relações sociais de antigamente em primatas humanos e não humanos.” (linhas 14-15).

D) “Os caçadores-coletores comercializavam, realizavam casamentos com grupos distintos e permitiam a passagem de estranhos em seus territórios” (linhas 20-21).

E) “embora os chimpanzés tenham comportamento por vezes agressivo, os bonobos são marcados por uma convivência relativamente pacífica e altamente empática” (linhas 31-32).

(5)

Secretário Escolar Pág. 5 de 11

Prova II - Conhecimentos sobre o Município de Beberibe

5 questões

16. Segundo o IBGE, o município de Beberibe é constituído do bioma:

A) pantanal, caracterizado por matas, cerradões e savanas, a maior parte alagados.

B) cerrado, caracterizado pela presença de gramíneas, arbustos e árvores retorcidas. C) campos, com vegetação composta por gramíneas, herbáceas e pequenos arbustos. D) pradaria, caracterizado por abundância de capim baixo, sem árvores nem arbustos. E) caatinga, com vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos.

17. Conforme dados do IBGE, no que diz respeito ao orçamento do município de Beberibe, é correto afirmar que: A) as despesas superam as receitas em 10%.

B) as receitas superam levemente as despesas. C) as receitas equivalem ao dobro das despesas. D) as despesas são 20% menores que as receitas. E) o total das receitas é igual ao total de despesas.

18. Com base na pirâmide etária divulgada pelo IBGE, é correto afirmar que a população de Beberibe: A) tende a aumentar em razão direta ao aumento da faixa etária.

B) vem se mantendo estável em quantidade desde o censo de 1991. C) é constituída de jovens, pois a maioria tem menos de 40 anos de idade. D) apresenta alto predomínio de homens sobre mulheres na faixa de 35-39 anos. E) é formada predominantemente de pessoas que têm mais de 60 anos de idade.

19. Sabendo que Cascavel ocupa uma área de 837km2 e tem uma população de 66.142 habilitantes, é correto

afirmar que, em relação a este município, Beberibe: A) destaca-se quanto à população mais numerosa. B) apresenta área e nível populacional semelhante. C) tem número bem menor de gente e de território. D) possui maior extensão territorial e menor população. E) supera Cascavel tanto em extensão como em habitantes.

20. Considerando-se que em 2010 houve, em Beberibe, 204 casamentos, 20 divórcios e 5 separações e que esses números vêm se mantendo estáveis há alguns anos, é correto concluir que:

A) pouco mais de 10% dos casamentos acaba em separação ou divórcio. B) a cidade de Beberibe favorece a separação dos recém-casados. C) os moradores da cidade ficam casados por pouco tempo. D) os casamentos são feitos em cerimônias coletivas. E) os habitantes demoram muito para decidir se casar.

(6)

Secretário Escolar Pág. 6 de 11

Prova III - Conhecimentos Específicos

25 questões

21. O acesso ao ensino fundamental é assegurado na Constituição Brasileira como direito subjetivo. Sobre o conceito de matrícula, assinale a alternativa correta.

A) A matrícula poderá ser negada para as crianças de 7 a 14 anos.

B) O aluno poderá ter matrícula indeferida por falta da certidão de nascimento.

C) A matrícula é exigida somente para o acesso de todos os alunos no nível fundamental I.

D) O prazo para entrega da documentação exigida no ato da matrícula será até o dia 31 de março, prorrogável por mais 60 dias.

E) Matrícula é o processo pelo qual se efetiva o vínculo do aluno com a instituição e será realizada pelo pai ou responsável quando se tratar de criança menor de idade.

22. Sobre o trabalho relacionado com a matrícula é correto afirmar: A) É composto pela fase de organização.

B) É composto pela fase de processamento.

C) Pode ser dividido em duas fases: organização e processamento.

D) É composto por: planejamento, organização, processamento e controle. E) Pode ser dividido em três fases: planejamento, organização e processamento. 23. Considere a situação abaixo e indique a opção correta.

Cláudia tem 15 anos e irá estudar em uma escola pública, como novata, no decorrer do ano letivo. Para efetuar a sua matrícula o responsável deverá apresentar os seguintes documentos:

A) Pasta do aluno, Requerimento, Certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade, Ficha de Matrícula, Fotos 3 x 4, Histórico escolar acompanhado de certificado de conclusão de cursos, Comprovação de endereço completo, contrato de serviços educacionais, e comprovante do pagamento da 1ª parcela.

B) Pasta do aluno, Requerimento, Certidão de nascimento ou casamento, Ficha de matrícula, Fotos 3 x 4, Histórico escolar acompanhado de certificado de conclusão de cursos, quando for o caso que comprove a vida escolar do aluno, Comprovação de endereço completo, Cópia da ficha individual, constando o aproveitamento do aluno na instituição de origem.

C) Requerimento, Certidão de nascimento ou casamento, cédula de identidade, Ficha de matrícula, Fotos 3 x 4, Histórico escolar acompanhado de certificado de conclusão de cursos, quando for o caso que comprove a vida escolar do aluno, Comprovação de endereço completo, Comprovante da situação militar e eleitoral, contrato de serviços educacionais, e comprovante do pagamento da 1ª parcela.

D) Requerimento, Declaração de aprovação ou reprovação da série anterior (boletim de resultados individuais), Ficha de matrícula. Fotos 3 x 4 que serão afixadas em vários, documentos: na pasta do aluno, na ficha individual, e, para Fortaleza, na carteira estudantil e em outros documentos, comprovação de endereço completo, contrato de serviços educacionais, e comprovante do pagamento da 1ª parcela.

E) Requerimento, Declaração de aprovação ou reprovação da série anterior (boletim de resultados individuais), Ficha de matrícula, Fotos 3 x 4 que serão afixadas em vários documentos: na pasta do aluno, na ficha individual, e, para Fortaleza, na carteira estudantil e em outros documentos, Comprovação de endereço completo.

24. Com relação à escrituração escolar, assinale a alternativa correta.

A) O trabalho de escrituração não deve ser realizado com cuidado para evitar equívocos e assegurar sua fidedignidade. B) O setor responsável pela escrituração escolar é a coordenação a quem cabe registrar todas as ocorrências. C) É considerada regular a declaração expedida comprovando a aprovação do aluno sem, no entanto, o

mesmo ter logrado êxito.

D) A existência de lacuna no histórico escolar do aluno por ausência de algum dado não informado, não pode ser considerada irregularidade na documentação escolar.

E) A escrituração escolar é importante porque registra todos os fatos relativos à vida escolar dos alunos e da instituição de ensino, portanto, os procedimentos deverão estar, obrigatoriamente, registrados em livro próprio.

(7)

Secretário Escolar Pág. 7 de 11

25. A transferência poderá ocorrer nos seguintes momentos: A) apenas ex-ofício.

B) somente após o término do ano letivo.

C) durante o ano letivo e após o término do ano letivo.

D) durante o ano letivo, após o término do ano letivo e ex-ofício. E) no início do ano letivo, após o término do ano letivo e ex-ofício.

26. Com relação aos aspectos a serem considerados na transferência realizada no decorrer do ano letivo é correto afirmar que:

A) quando a transferência ocorrer durante o ano letivo deverá ser observado com atenção, o preenchimento do histórico escolar das séries/ciclos/nível, no qual constará a expressão “cursando”, no espaço devido, acompanhado da ficha individual que apontará os resultados parciais, respeitando a base nacional comum e também a parte diversificada.

B) quando a transferência ocorrer durante o ano letivo, a escola de origem expedirá o histórico escolar, devidamente preenchido com as especificações cabíveis e, quando for o caso, sem a ficha individual em nenhum caso.

C) a transferência no decorrer do ano letivo deverá ser realizada somente para servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante.

D) quando a transferência ocorrer durante o ano letivo deverá ser observado com atenção, o preenchimento do histórico escolar das séries/ciclos/nível, no qual constará a expressão “cursando”, não sendo necessário a ficha individual.

E) a transferência somente poderá ser realizada se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício.

27. Sobre a transferência ex-ofício, assinale a alternativa verdadeira.

A) Trata-se da transferência que ocorre apenas durante o ano letivo e deverá observar, o preenchimento do histórico escolar das séries/ciclos/nível.

B) Ocorre apenas no final do ano letivo e a escola de origem expedirá o histórico escolar, devidamente preenchido com as especificações cabíveis e, quando for o caso, acompanhado do certificado de conclusão do curso.

C) Será efetivada, entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano letivo, somente se existir vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para a localidade mais próxima desta.

D) Será efetivada, entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, em qualquer época do ano, independente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para a localidade mais próxima desta.

E) Será efetivada, entre instituições vinculadas a qualquer sistema de ensino, somente no final do ano letivo ano, independente da existência de vaga, quando se tratar de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, se requerida em razão de comprovada remoção ou transferência de ofício, que acarrete mudança de domicílio para o município onde se situe a instituição recebedora, ou para a localidade mais próxima desta.

28. Sobre a transferência compulsória, assinale a alternativa correta.

A) Para ser efetivada a transferência compulsória é necessário somente o registro em ata.

B) Para ser efetivada, a transferência compulsória deverá estar prevista no regimento escolar, a decisão será aprovada pela Diretoria e o procedimento, registrado em ata.

C) A transferência compulsória é o último recurso disciplinar a ser adotado pela escola e será utilizado depois de esgotados todos os esforços para a permanência do aluno na instituição.

D) A transferência compulsória é o primeiro recurso disciplinar a ser adotado pela escola e será utilizado antes dos demais esforços para a permanência do aluno na instituição.

E) Para ser efetivada a transferência compulsória não precisa estar prevista no regimento escolar, desde que a decisão seja aprovada pela Congregação dos Professores, registrada em ata, assinada pelos presentes.

(8)

Secretário Escolar Pág. 8 de 11

29. O documento de registro individual que registra toda a vida escolar do aluno é: A) Diploma.

B) Ficha Individual. C) Histórico Escolar. D) Guia de transferência. E) Ficha de Aptidão Física.

30. O documento de registro individual que comprova a terminalidade do nível ou modalidade de ensino é: A) Diploma.

B) Ficha Individual. C) Histórico Escolar. D) Guia de transferência. E) Ficha de Aptidão Física.

31. Sobre o Histórico Escolar, marque a alternativa verdadeira.

A) Não constitui um documento oficial para efeito de transferência. B) Indica somente as séries cursadas e o rendimento final do estudante. C) Indica as séries, ciclos ou etapas cursadas, o rendimento e a freqüência.

D) Os dados necessários para o seu preenchimento são apenas: da Instituição de Ensino e do aluno. E) Os dados necessários para o seu preenchimento são apenas: da Instituição de Ensino, do aluno e da

organização.

32. Com relação aos dados necessários ao preenchimento do Histórico Escolar é correto afirmar que: A) nos dados da Instituição de Ensino deve-se indicar exclusivamente o nome e endereço completo da

Instituição e o mantenedor.

B) nos dados do aluno devem ser registrados somente o nome completo do aluno, conforme certidão de nascimento ou casamento e filiação.

C) nos dados da organização deve-se registrar a carga horária anual ministrada, freqüência e resultado da aprendizagem expresso em notas, conceitos ou menções, conforme sistemática de avaliação adotada. D) nos dados da Instituição de Ensino deve-se indicar, além do nome e endereço completo da instituição

e mantenedor, apenas os nomes e registro do Diretor e do Secretário Escolar, respectivamente. E) nos dados da organização deve-se registrar a ordenação e a sequência das séries, ciclos, níveis, por

ano, currículo desenvolvido (base nacional comum e parte diversificada), carga horária anual ministrada, frequência e resultado da aprendizagem expresso em notas, conceitos ou menções, conforme sistemática de avaliação adotada.

33. Com relação à expedição de certificado ou diploma, assinale a alternativa verdadeira.

A) O certificado é expedido apenas para alunos do ensino médio nas modalidades regular ou educação de jovens e adultos e de curso profissional.

B) Expede-se diploma somente para os alunos concludentes de cursos de educação profissional técnica de nível médio.

C) Expede-se certificado somente para os alunos concludentes de cursos de educação profissional técnica de nível médio ou para concludentes da formação mínima para o exercício do magistério, ofertada na modalidade normal.

D) Expede-se certificado para os alunos concludentes do ensino fundamental e médio nas modalidades regular ou educação de jovens e adultos e de curso profissional de formação inicial e ainda, para conclusão de módulos de cursos profissionais de nível técnico.

E) O diploma é expedido exclusivamente para os alunos concludentes do ensino fundamental e médio nas modalidades regular ou educação de jovens e adultos e de curso profissional de formação inicial e ainda, para conclusão de módulos de cursos profissionais de nível técnico.

34. O documento anual obrigatório, no qual deverá constar: ano civil, nome do aluno, série, ciclo, nível, turma e turno que está cursando, indicando nota, conceito ou resultado da avaliação diagnóstica e ainda a apuração anual da freqüência do aluno é:

A) Diploma. B) Certificado. C) Ficha Individual. D) Guia de transferência. E) Ficha de Aptidão Física.

(9)

Secretário Escolar Pág. 9 de 11

35. Sobre o diário de classe, assinale a alternativa verdadeira.

A) O Diário de Classe poderá ser retirado da escola e levado para outros locais.

B) As atribuições relativas ao preenchimento de dados obrigatórios no diário de classe são exclusivamente do professor.

C) Relaciona todos os alunos matriculados por série, ciclo ou etapa, turno e turma, registrando somente o rendimento escolar e a frequência.

D) Relaciona todos os alunos matriculados por série, ciclo ou etapa, turno e turma, registra o rendimento escolar, frequência, conteúdos programáticos, dias letivos, feriados e carga horária.

E) Recomenda-se que no início do ano letivo seja utilizado um diário provisório para que sejam realizadas as acomodações necessárias quanto a transferências e desistências. Após 60 (sessenta dias), a escola deverá providenciar o Diário permanente.

36. Um importante documento de registro é a Ata de Resultados Finais. Sobre esse assunto é correto afirmar: A) Ata de Resultados Finais é relativa a registros de assembléias, reuniões, ocorrências, etc.

B) Ata de Resultados Finais é o documento que registra o resultado final de todos os alunos matriculados no decorrer do ano letivo.

C) Ata de Resultados Finais é o documento que registra o resultado parcial ao longo do ano letivo de todos os alunos matriculados.

D) A Ata de Resultados Finais registra, de forma exata e metódica, as ocorrências e decisões tomadas nas assembléias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes.

E) Na Ata de Resultados Finais devem contem apenas as seguintes informações: Nome da instituição, dia, mês e ano da conclusão da série ou etapa; forma de organização do ensino (série, ciclo, turma e turno) e níveis e modalidades.

37. Leia o caso abaixo e, após, assinale a opção correta.

Maria concluiu o nono ano do ensino fundamental e ficou reprovada em uma determinada disciplina. Para não repetir o ano, procurou um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) para cursar a disciplina na qual fora reprovada. Após submeter-se à avaliação de conhecimentos demonstrou resultados satisfatórios, logrando a aprovação. Para fazer jus ao certificado do ensino fundamental, o CEJA procederá:

A) à Verificação do Rendimento das disciplinas cursadas com êxito na escola de origem, agregará ao currículo o resultado da aprovação obtida no CEJA e expedirá o certificado de conclusão do ensino fundamental, dando direito a Cristina, que tem 15 anos, a prosseguir seus estudos na 1ª série do ensino médio, obrigatoriamente, em escola regular.

B) à Adaptação Curricular das disciplinas cursadas com êxito na escola de origem, agregará ao currículo o resultado da aprovação obtida no CEJA e expedirá o certificado de conclusão do ensino fundamental, dando direito a Cristina, que tem 15 anos, a prosseguir seus estudos na 1ª série do ensino médio, obrigatoriamente, em escola regular.

C) à Equivalência de Estudos das disciplinas cursadas com êxito na escola de origem, agregará ao currículo o resultado da aprovação obtida no CEJA e expedirá o certificado de conclusão do ensino fundamental, dando direito a Cristina, que tem 15 anos, a prosseguir seus estudos na 1ª série do ensino médio, obrigatoriamente, em escola regular.

D) ao Aproveitamento de Estudos das disciplinas cursadas com êxito na escola de origem, agregará ao currículo o resultado da aprovação obtida no CEJA e expedirá o certificado de conclusão do ensino fundamental, dando direito a Cristina, que tem 15 anos, a prosseguir seus estudos na 1ª série do ensino médio, obrigatoriamente, em escola regular.

E) à Circulação de Estudos das disciplinas cursadas com êxito na escola de origem, agregará ao currículo o resultado da aprovação obtida no CEJA e expedirá o certificado de conclusão do ensino fundamental, dando direito a Cristina, que tem 15 anos, a prosseguir seus estudos na 1ª série do ensino médio, obrigatoriamente, em escola regular.

38. Leia o caso abaixo e em seguida marque a alternativa correta.

Carlos tem 18 anos e está cursando o sexto ano do ensino fundamental II. A escola em parceria com a família de Carlos percebeu que o mesmo poderia recuperar a defasagem série-idade e sugeriu sua matrícula no curso de ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos. Nesse caso será adotada a figura legal: A) de circulação de estudos.

B) de adaptação curricular. C) Equivalência de estudos. D) Verificação de rendimentos. E) de aproveitamento de estudos.

(10)

Secretário Escolar Pág. 10 de 11

39. A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

A) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; aproveitamento de estudos concluídos com êxito e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

B) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados de eventuais provas finais sobre os resultados ao longo do período; possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; aproveitamento de estudos concluídos com êxito e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

C) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; aproveitamento de estudos concluídos com êxito e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

D) avaliação contínua e não-cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; sem a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; aproveitamento de estudos concluídos com êxito e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

E) avaliação contínua e não-cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados de eventuais provas finais resultados sobre os resultados ao longo do período; sem a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar; sem a possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado; aproveitamento de estudos concluídos com êxito e obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos.

40. Sobre as adaptações curriculares é correto afirmar que:

A) constituem a elaboração de um novo currículo possibilitando a atuação frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais.

B) são as possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos e não pressupõem a realização de adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais.

C) constituem a criação de um currículo completamente novo capaz de enfrentar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, visto que a adequação do currículo regular, não é suficiente, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais.

D) não implicam nas possibilidades educacionais de atuação frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos ao realizar a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais.

E) constituem as possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adequação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais.

41. O instrumento de gestão e de escrituração escolar que acompanha e controla o desenvolvimento da ação do professor é: A) Boletim. B) Diário de Classe. C) Ficha Individual. D) Histórico Escolar. E) Guia de Transferência.

(11)

Secretário Escolar Pág. 11 de 11

42. Sobre a expedição dos documentos de transferência do aluno os estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior deverão:

A) expedir os documentos de transferência de seus alunos inadimplentes somente após a adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.

B) expedir, somente no início do ano letivo, os documentos de transferência de seus alunos inadimplentes com adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.

C) expedir, a qualquer tempo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.

D) expedir, somente ao final do ano letivo, os documentos de transferência de seus alunos, desde que não haja inadimplência ou adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais.

E) expedir, somente ao final do ano letivo, os documentos de transferência de seus alunos, independentemente de sua adimplência ou da adoção de procedimentos legais de cobranças judiciais. 43. São classificados como irregularidades na documentação escolar os seguintes aspectos:

A) Documentação completa na ocasião da matrícula e documentos sem emendas, rasuras ou incorreções. B) Documentos com emendas, rasuras ou incorreções e registros adequados, relativos à vida escolar dos alunos. C) Declaração expedida comprovando a aprovação do aluno tendo, o mesmo logrado êxito e Registros

inadequados, relativos à vida escolar dos alunos.

D) Registros adequados, relativos à vida escolar dos alunos e expedição de certificados ou diplomas por instituição credenciada e cursos reconhecidos, autorizados ou aprovados.

E) Expedição de certificados ou diplomas por instituição não credenciada e cursos não reconhecidos, autorizados ou aprovados e Declaração expedida comprovando a aprovação do aluno sem, no entanto, o mesmo ter logrado êxito.

44. Considere o caso abaixo e em seguida indique a alternativa correta.

Paulo realizou estudos no exterior sem concluí-los. Para que lhe seja conferido o mesmo nível de ensino equivalentes aos do Sistema de Ensino Brasileiro, Paulo terá como apoio o procedimento legal:

A) Transferência. B) Adaptação Curricular. C) Equivalência de Estudos. D) Circulação de Estudos. E) Aproveitamento de Estudos.

45. O aluno que realizar estudos no exterior sem concluí-los, poderá continuá-los, no Estado do Ceará, em instituição de ensino credenciada e com o respectivo curso autorizado ou reconhecido, apresentando a seguinte documentação:

A) requerimento dirigido ao presidente do Conselho Estadual de Educação, histórico escolar ou documento equivalente, expedido por escola estrangeira no qual se constate: a) duração do período letivo; b) série ou séries cursadas; c) disciplinas ou atividades realizadas; d) rendimento escolar obtido, histórico escolar referente aos estudos realizados em escola brasileira e ficha individual, quando for o caso.

B) requerimento dirigido ao diretor da instituição de ensino, histórico escolar ou documento equivalente, expedido por escola estrangeira no qual se constate: a) duração do período letivo; b) série ou séries cursadas; c) disciplinas ou atividades realizadas; d) rendimento escolar obtido, histórico escolar referente aos estudos realizados em escola brasileira e ficha individual, quando for o caso.

C) requerimento dirigido ao diretor do Conselho Estadual de Educação, histórico escolar ou documento equivalente, expedido por escola estrangeira, a) duração do período letivo; b) série ou séries cursadas; c) disciplinas ou atividades realizadas; d) rendimento escolar obtido.

D) requerimento dirigido ao Diretor da instituição de ensino, histórico escolar ou documento equivalente, expedido por escola estrangeira, a) duração do período letivo; b) série ou séries cursadas; c) disciplinas ou atividades realizadas; d) rendimento escolar obtido.

E) requerimento dirigido ao Diretor da instituição de ensino, histórico escolar ou documento equivalente, expedido por escola estrangeira no qual se constate: a) duração do período letivo; b) série ou séries cursadas; c) disciplinas ou atividades realizadas; d) rendimento escolar obtido, histórico escolar referente aos estudos realizados em escola brasileira, sem a necessidade de ficha individual em qualquer situação.

Referências

Documentos relacionados

Sendo os resultados experimentais (verde) obtidos nas amostras sem desvolatilizacão da Figura 37, fizeram-se a descrição feita acima onde a media final serviu

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Em prol de uma melhor qualidade de vida e bem estar do narcoléptico, busca-se neste trabalho discorrer sobre as principais questões que envolvem a narcolepsia, assim como

Verificou-se diferença estatisticamente significativa no tempo até ao diagnóstico em função do meio de transporte escolhido para chegar ao serviço de urgência e

1. Os membros do CMTP consideram-se em exercício de funções logo após a respetiva posse, conferida pelo Presidente da Câmara Municipal. O mandato dos membros do

Dos quatro fatores encontrados neste estudo dois permaneceram os mesmos do estudo original, são eles as violações e os erros perigosos; enquanto o terceiro fator

A mosca-das-frutas sulamericana, Anastrepha fraterculus (WIEDEMANN, 1830) (Diptera: Tephritidae) é a principal praga das frutíferas de clima temperado no Brasil