• Nenhum resultado encontrado

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA (CIAGA) EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA (CIAGA) EDITAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS

CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA (CIAGA) EDITAL

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO NO CURSO DE ADAPTAÇÃO PARA 2º OFICIAL DE NÁUTICA (ASON-2004) DA MARINHA MERCANTE, A SER CONDUZIDO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, RJ, NO CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA (CIAGA ).

A Diretoria de Portos e Costas torna público que, no período de 20/10/2003 a 28/11/2003, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Curso de Adaptação para 2º Oficial de Náutica (ASON-2004), a ser conduzido na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha

(CIAGA).doravante referido apenas como Processo Seletivo. 1.0 - INTRODUÇÃO

Os profissionais que atuam na Marinha Mercante, distribuídos em diversas categorias, trabalham principalmente a bordo das embarcações, nos portos e nas empresas de navegação.

O Oficial ocupa posição de maior responsabilidade, eventualmente, de chefia ou Comando, exercendo atividades de acordo com a sua habilitação profissional em máquinas ou náutica. O Oficial de Náutica é responsável pela navegação dos navios e embarcações e pela operação de todo o instrumental pertinente, inclusive pelas comunicações. Ele integra uma carreira de prestígio, que requer grande responsabilidade por parte daqueles que a compõem, carreira essa promissora e gratificante, que contribui de forma expressiva para o desenvolvimento e para o comércio exterior do Brasil.

Ao longo da sua vida operativa, o Oficial de Náutica da Marinha Mercante tem a oportunidade de realizar cursos diversos do Ensino Profissional Marítimo, aprimorando a sua carreira e credenciando-o ao acesso às categorias superiores da profissão e, em especial, para o exercício do Comando de navios e embarcações.

2.0 - APRESENTAÇÃO

2.1 - O Processo Seletivo, de âmbito nacional e aberto para ambos os sexos, destina-se ao preenchimento de 30 (trinta) vagas para o curso ASON-2004.

2.2 - O modelo de "Folha de Identificação do Candidato" e das instruções relativa a "Taxa de Inscrição", poderão ser obtidos diretamente no CIAGA ou via Internet (www.ciaga.mar.mil.br)

2.3 - São condições necessárias à inscrição: a)ser brasileiro;

b)não ter sido condenado em processo passado em julgado; c) não estar "sub-judice" ou respondendo a Inquérito;

d)possuir entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos até 01 de janeiro de 2004; e )estar em dia com as obrigações militares; e

f)possuir um dos seguintes cursos de graduação plena, com nível de bacharelado: Engenharia; Astronomia; Física; Matemática; Química; Informática; Produção Industrial; Estatística; e Economia.

2.4 - O curso será realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, em regime de dedicação exclusiva, em tempo integral diário de aulas e atividades escolares, nos horários estabelecidos pelo CIAGA.

2.5 - O curso ASON-2004 tem a duração de 24 (vinte e quatro) meses, distribuídos da seguinte forma: os 12 (doze) primeiros meses no CIAGA e os 12 (doze) meses seguintes em estágio embarcado em navios mercantes, supervisionado.

(2)

2.7 - Ao longo do curso ASON-2004, e apenas durante esse período, os alunos receberão alimentação, alojamento, roupa de cama e assistência médico-odontológica, psicológica, social, religiosa e bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 550,00 (quinhentos e cinqüenta reais).

2.8 - Ao final do curso ASON-2004, os concluintes serão declarados 2°s Oficiais de Náutica, primeiro posto da carreira de Oficial da Marinha Mercante, na Seção de Convés.

2.9 - Durante e após a conclusão do curso, os alunos NÃO serão equiparados a militares e NÃO adquirem qualquer vínculo com a Marinha do Brasil.

3.0 - DO PROCESSO SELETIVO 3.1 - DA EXECUÇÃO

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) é o órgão executor do Processo Seletivo, designado pela Diretoria de Portos e Costas.

3.2 - DAS ETAPAS

O Processo Seletivo compreenderá as seguintes etapas: Inscrição;

Seleção;

Teste de Suficiência Física; Exames Médicos; e

Período de Adaptação. 3.3 - DA INSCRIÇÃO

3.3.1 - A inscrição para o Processo Seletivo será realizada mediante o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$50,00 (cinqüenta reais) e deverá ser feita, obrigatoriamente, por correspondência registrada, remetida pelos Correios (ECT), no período de 20/10/2003 a 28/11/2003. Em nenhuma hipótese haverá devolução da taxa de inscrição.

3.3.2 – Para a inscrição, a seguinte documentação deve ser enviada: Folha de Identificação do Candidato;

Currículo, acompanhado de cópia autenticada de cada documento comprobatório (diplomas, certificados, históricos escolares e Carteira do Trabalho e Previdência Social); e

Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

3.3.3 – O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito no Banco do Brasil e direcionado para a Agência 4201-3, CC 170500-8, em nome da "Diretoria de Portos e Costas (FDEPM)", código do depósito

75200121913051-2.

3.3.4 - Os documentos devem ser enviados em envelope único para: CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE GRAÇA ARANHA

DIVISÃO DE INSCRIÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO ASON -2004 Avenida Brasil nº 9.020

Bairro: Olaria Rio de Janeiro - RJ CEP – 21.031-831

3.3.5 - Recebida a correspondência com os documentos de inscrição, o candidato será imediatamente incluído no "cadastro de inscrição" para o curso ASON-2004, passando seu nome a figurar na página do CIAGA na Internet (www.ciaga.mar.mil.br)

3.3.6 - Aceita ou não a inscrição, o candidato será participado por carta, passando tal informação a figurar na Internet, no mesmo endereço mencionado no inciso 3.3.5

(3)

3.3.7 – Constatando-se a falta de documento comprobatório de conclusão de Curso de Graduação, erro ou omissão de dados na Folha de Identificação do Candidato, o CIAGA tentará contato com o mesmo, a fim de que corrija as discrepâncias até, no máximo, 12 de dezembro de 2003, sob pena de não ter sua inscrição aceita.

3.3.8 - Caso não seja enviado o Currículo, o candidato não terá sua inscrição aceita, podendo fazê-la

novamente, de forma completa (com nova Folha de Identificação do Candidato), desde que postada até a data-limite final do Período de Inscrição. O CIAGA não se responsabiliza em contatar o candidato a tempo de fazer nova inscrição.

3.3.9 - O candidato terá atribuída a pontuação zero nos cursos e/ou no tempo de experiência que não comprove com documentos hábeis (ver alíneas 3.4.1.a), 3.4.1.b) e 3.4.1.c)).

3.3.10 - O CIAGA não se responsabiliza pela documentação postada pelo candidato e não recebida. Nesse caso, o candidato poderá enviar nova documentação, desde que postada até a data final do Período de Inscrição.

3.3.11 - Não será aceita documentação postada após a data do término do Período de Inscrição, devendo os candidatos exigirem da Agência dos Correios (ECT) o carimbo imediato da data de postagem no envelope de remessa de documentação. A fim de evitar dúvidas, exige-se o emprego de correspondência registrada. 3.3.12 - Não será aceita documentação de inscrição entregue diretamente em qualquer outra Organização Militar da Marinha do Brasil.

3.4 - DA SELEÇÃO

3.4.1 - A seleção dos candidatos far-se-á por meio de análise curricular, considerando-se, para efeito de pontuação, apenas uma Graduação, tempo de experiência na área marítima e um curso de inglês (o de maior pontuação), obedecendo aos seguintes critérios:

a) - Curso de Graduação em função do perfil profissional do 2° Oficial de Náutica:

Curso de Graduação Pontuação

1. Engenharia, Física, Informática ou Matemática

10

2. Astronomia, Produção Industrial ou Química

4

3. Estatística ou Economia

3

b) - Tempo de experiência profissional em empresas de navegação, estaleiros, terminais portuários e Apoio Marítimo:

Tempo de Experiência Pontuação

1. mais de 6 anos

5

2. de 4 a 6 anos

4

3. de 2 a 4 anos

3

4. até 2 anos

2

c) - Conhecimento da língua inglesa:

Curso Pontuação

1. Licenciatura Plena

4

2. Licenciatura e exames estrangeiros de nível

proficiência ou avançado.

3

3. Cursos regulares (carga horária acima de 300 horas)

2

0s candidatos serão classificados pelo somatório de pontos obtidos em cada quesito. Havendo empate, a classificação dar-se-á obedecendo a seguinte prioridade:

a)maior pontuação no Curso de Graduação;

(4)

portuários e Apoio Marítimo;

c) maior pontuação em conhecimento da língua inglesa; e d)maior idade.

3.5- DO TESTE DE SUFICIÊNCIA FÍSICA (TSF)

3.5.1 - A chamada para o TSF obedecerá rigorosamente à classificação no Processo Seletivo, sendo chamados até 50 (cinqüenta) candidatos, considerando-se como reservas os candidatos excedentes ao número de vagas fixado.

3.5.2 - O candidato será submetido ao TSF nos dias e horários constantes do calendário em Anexo, em organização militar da Marinha do Brasil (MB) a ser indicada pelo CIAGA.

3.5.3 - O TSF tem caráter eliminatório, embora não classificatório. 3.5.4 - Para ser aprovado no TSF, o candidato deverá:

nadar 50 (cinqüenta) metros em qualquer tempo e tipo de nado; e correr 2.000 (dois mil metros) no tempo máximo de 12’ (doze minutos)

3.5.5 - O candidato realizará as provas com intervalo mínimo de 60 minutos entre elas, para descanso. 3.5.6 - Em caso de reprovação em uma ou nas duas provas, o candidato terá uma segunda oportunidade em nova data (ver Anexo), obedecendo–se o mesmo intervalo entre as provas.

3.5.7 - Para a realização do TSF, o candidato deverá trazer: camiseta branca de manga curta, calção de ginástica, tênis e roupa para natação (calção).

3.5.8 - O candidato que, por qualquer motivo, não comparecer no dia e horário previstos para a primeira

oportunidade terá apenas uma outra oportunidade para realizar as provas do TSF, no dia e horário previstos no calendário em Anexo para a segunda oportunidade.

3.5.9 - O candidato que faltar a ambas as oportunidades, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito, será eliminado do Processo Seletivo.

3.5.10 - Para a realização das provas do TSF, o candidato deverá portar, obrigatoriamente, o Atestado Médico mencionado no inciso 3.6.1, sob pena de eliminação do Processo Seletivo.

3.5.11 - O candidato que apresentar Atestado Médico somente no dia previsto para a segunda oportunidade, terá apenas essa oportunidade para realizar as provas do TSF.

3.6 - DOS EXAMES MÉDICOS

3.6.1 - Por ocasião da apresentação em organização militar da MB para o TSF, o candidato deverá portar os seguintes atestados e exames médicos:

Atestado Médico que explicitamente comprove bom estado de higidez: Mental;

Física, para se submeter às provas de natação (50 metros sem limite de tempo) e corrida (2000 metros, no tempo máximo de 12 minutos); e

Física, para participar de exercícios de combate a incêndio real, ao ar livre e em compartimento fechado, para os quais é exigido esforço físico moderado.

Exames Médicos:

Acuidade Visual para longe (SNELLEN) e avaliação do senso cromático (teste de ISHIHARA´S), acompanhado de parecer de médico oftalmologista que indique os índices obtidos e relacionados no inciso 3.6.2; e

(5)

relacionados no inciso 3.6.2.

3.6.2 - Os seguintes índices mínimos são exigidos dos candidatos:

qualquer acuidade visual para longe, em ambos os olhos, desde que, com a melhor correção possível, alcance 20/20 em um olho e 20/30 no outro;

é admissível a discromatopsia de graus leve ou moderado; e

são toleradas perdas de até 60 decibéis nas freqüências entre 250 e 3000 Hz e de até 75 decibéis nas freqüências entre 4000 e 8000 Hz, mesmo bilaterais.

3.6.3 - A não apresentação do atestado e dos exames médicos exigidos, por ocasião da apresentação para o TSF, assim como o não atendimento a qualquer dos índices mínimos de saúde, implicam na eliminação do candidato do Processo Seletivo, embora não sejam considerados para efeito de classificação.

3.7 - DO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO

3.7.1 - O Período de Adaptação tem por propósito promover a integração e a ambientação do candidato na estrutura organizacional do Centro de Instrução .

3.7.2 – O Período de Adaptação terá a duração de 5 (cinco) dias e será conduzido no período de 9 a 13 de fevereiro de 2004.

3.7.3 - O candidato pré-matriculado que não se apresentar ao Centro de Instrução até a data prevista para o início do Período de Adaptação, ainda que por motivo de força maior ou caso fortuito, será eliminado, sendo sua vaga preenchida pelo candidato reserva .

3.7.4 - O programa de eventos a ser cumprido durante o Período de Adaptação constará de: a)avaliação do estado físico do candidato;

b)visita às instalações do CIAGA;

c)visita às instalações portuárias do Rio de Janeiro e a um navio mercante atracado; d)apresentação das normas básicas de procedimento no ambiente militar;

e) apresentação do Regimento Interno do CIAGA; e f)palestras sobre:

a carreira de Oficial da Marinha Mercante; o aluno: direitos e deveres;

os serviços de atendimento ao aluno; e assuntos diversos.

3.7.5 - Durante o Período de Adaptação, o candidato ficará sujeito às exigências do Regimento Interno do Centro de Instrução.

3.7.6 – Será eliminado do Concurso o candidato que durante o Período de Adaptação cometer falta disciplinar grave, a critério do Comandante do Centro de Instrução.

4.0 - DA MATRÍCULA

4.1 – Concluído o processo de seleção, serão chamados para a matrícula os candidatos aprovados dentro do número de vagas fixado para o curso ASON-2004, observando-se a classificação obtida naquele processo, mantendo-se os demais aprovados no TSF e Exames Médicos na condição de reservas, até eventual chamada para matrícula.

4.2 - Os candidatos chamados para a matrícula serão cientificados por telegrama, Internet e/ou telefone.

4.3 - A matrícula constitui-se da apresentação do candidato selecionado ao CIAGA, em data e período previstos no calendário em Anexo, quando deverá apresentar os seguintes documentos:

carteira de identidade – 1 cópia;

certificado de comprovação de situação militar – 1 cópia; título de eleitor – 1 cópia;

(6)

CPF – 1 cópia; e

três fotografias 3 X 4, de frente e recentes.

4.4 - Os documentos apresentados em cópia deverão estar autenticados em Cartório ou acompanhados dos originais; estes, serão devolvidos ao candidato após confrontação; as cópias devem conservar, rigorosamente, fidelidade aos textos dos originais.

4.5 - A não apresentação de qualquer documento exigido, bem como qualquer rasura, emenda ou outra

irregularidade constatada nos documentos entregues, implica na eliminação do candidato do Processo Seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.

4.6 - Os candidatos na condição de reservas somente serão chamados para matrícula caso ocorra falta ou desistência de algum candidato chamado até a data da matrícula.

5.0 - DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1 - O curso ASON-2004 será cancelado se o processo seletivo não aproveitar pelo menos 20 (vinte) candidatos aprovados.

5.2 – O Processo Seletivo somente terá validade até a data da matrícula para o curso ASON-2004.

5.3 – Todas as despesas referentes ao transporte, hospedagem e demais encargos ligados aos deslocamentos de ida e regresso e de permanência na cidade onde for realizado o TSF, assim como para a apresentação no CIAGA e permanência na Cidade do Rio de Janeiro, correrão por conta do candidato.

5.4 – O CIAGA poderá, a critério do Comando e havendo disponibilidade de acomodações, alojar os candidatos que forem realizar o TSF na Cidade do Rio de Janeiro, assim como durante o transcorrer do curso. Os

interessados devem solicitar essa facilidade diretamente ao CIAGA até o dia 5 de fevereiro de 2004.

5.5 – É sugerido ao candidato vestir-se com discrição por ocasião da apresentação para o TSF e no CIAGA. 5.6 – Para a Aula Inaugural prevista no calendário em Anexo, o traje será o passeio completo.

5.7 – Durante o período de Adaptação será adotado como uniforme calça jeans e camiseta branca com manga curta. Após esse período, os alunos deverão adquirir os uniformes previstos no Regulamento de Uniformes da Marinha Mercante, que serão usados ao longo de todo o curso.

5.8 – Esclarecimentos adicionais sobre o Processo Seletivo podem ser obtidos diretamente no CIAGA ou por meio do seguinte telefone: (0XX21) 2260-7890.

5.9 - Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor de Portos e Costas. APROVO: NAPOLEÃO BONAPARTE GOMES

Vice-Almirante Diretor

PUBLIQUE-SE: FRANCISCO JOSE MEMÓRIA HYPPOLITO Capitão-de-Mar-e-Guerra

(7)

MARINHA DO BRASIL DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS

CENTRO DE ADESTRAMENTO GRAÇA ARANHA (CIAGA)

PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO NO CURSO DE ADAPTAÇÃO PARA 2º OFICIAL DE NÁUTICA (ASON-2004) DA MARINHA MERCANTE.

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

EVENTO/ATIVIDADE HORÁRIO DATA/PERÍODO

01 - Período de Inscrição

- 20/10 a 28/11/2003

02 - Limite de apreciação de discrepâncias de

inscrição

- 19/12/2003

03 - Divulgação da classificação

- 15/01/2004

04 – Apresentação para o Teste de Suficiência

Física (TSF) e entrega de exames médicos (1

a oportunidade)

09:00 h 19 a 23//01/2004

05 – Apresentação para o Teste de Suficiência

Física (TSF) e entrega de exames médicos (2

a oportunidade)

09:00 h 26 a 28/01/2004

06 - Divulgação do resultado final do Processo

Seletivo

- 03/02/2004

07 – Apresentação dos candidatos selecionados

para o Período de Adaptação

09:00 h 06/02/2004

08 – Período de Adaptação

09 a 13/02/2004

09 - Apresentação dos candidatos selecionados

no CIAGA, para matrícula

08:30 às 16:30 16/02/2004

10 - Aula Inaugural dos cursos

10:30 h 17/02/2004

Obs: Efetuar o pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), em seu nome, por meio de depósito identificado para a DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS (FDEPM), em qualquer agência do BANCO DO BRASIL, para crédito na agência: 4201-3 - conta corrente nº 170500-8 - código identificador nº 75200121913051-2. É conveniente manter em seu poder cópia da Guia de Depósito após o pagamento. O simples recolhimento da Taxa de Inscrição não configurará a inscrição.

Referências

Documentos relacionados

Na hipótese de não pagamento da comissão, mesmo que aproveitado o lance subsequente, os Leiloeiros poderão promover a execução do valor devido nos próprios autos ou, ainda, levar

Responsabilidade dos Autores: são de responsabilidade do autor as opiniões emitidas, conteúdo, adequação das normas, a procedência de citações

FERRAGEAMENTO: Dream Demon, Incansavel e Danish Mill, correrão de alumínio e ferro; Fotoromanzo, Abitur e Itapiuna, de alumínio; Lawrence D´Árabia, de protetora navicular e

Dar ao aluno uma formação básica no que se refere ao entendimento e utilização da teoria da turbulência e sua aplicação para escoamentos incompressíveis, possibilitando

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Altera o Ato COTEPE/ICMS 06/08 que dispõe sobre a Especificação de Requisitos do Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) e do Sistema de

A população residente no subdistrito Centro concebe o subdistrito Guarus como muito violento. Entretanto essa insegurança em relação a Guarus e seus moradores, em

Para buscar cumprir estes objetivos as universidades, que inscrevem projetos e tem sua adesão ao PIBID aprovada passam a dispor de verbas e bolsas de iniciação