• Nenhum resultado encontrado

A Wikipédia Estrutura, Organização e Gestão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Wikipédia Estrutura, Organização e Gestão"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

A Wikipédia

Estrutura, Organização e Gestão

Projeto FEUP 2014/2015 – Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores:

Armando Jorge de Sousa José Nuno Fidalgo

Equipa T4 E8:

Supervisora: Maria Teresa Andrade Monitor: Filipe Lopes Estudantes & Autores:

Ana Beatriz Neiva up201405092@fe.up.pt Márcia Alves up201405061@fe.up.pt

João Costaup201404935@fe.up.pt Tiago Nevesup201402104@fe.up.pt

(2)

Resumo

Este relatório foi feito no âmbito da unidade curricular Projeto FEUP e teve como objetivo sondar a origem, organização e gestão da Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estruturamos o nosso trabalho de forma a permitir ao leitor o seguimento de uma linha cronológica que tem início na pré-Wikipédia e termina na atualidade, passando por diversos tópicos, nomeadamente a contribuição, monetária ou não, o crédito por parte dos editores, algumas boas práticas de edição, entre outros.

Palavras-Chave

Wikipédia; Fundação Wikimédia; Projeto FEUP; enciclopédia; artigos; páginas; website; contribuições; Jimmy Wales; contribuidores; Nupédia; veracidade; recursos financeiros; doações; evolução; origem; voluntariado

(3)

Agradecimentos

Queremos agradecer ao monitor Filipe Lopes a ajuda e disponibilidade durante todo o projeto. Foi essencial para o cumprimento de prazos e para manter a coesão entre o grupo.

(4)

Índice

Lista de figuras 5 Lista de tabelas 6 1. Introdução 7 2. Nascimento do Conceito 7 3. Pré-Wikipédia 7

4.1 Evolução do símbolo da Wikipédia ao longo do tempo 9

5. Fundação Wikimédia 10

5.1 Organização 10

5.2 Objetivos 11

6. Recursos Financeiros e Política da Empresa 12 7. Contribuição – O que é? Quem pode? 13

8. Colaboradores 14

9. Criação de Artigos e Páginas – Como? Que cuidados a ter? 16

10. Veracidade 19

11. Conclusões 21

(5)

Lista de figuras

Figura 1 Países com organizações que contribuem para a Wikipédia. ... 11

Figura 2 Características dos contribuidores ativos da Wikipédia ... 15

Figura 3 Artigos/páginas com hiperligações a vermelho. ... 17

Figura 4 Pesquisa de um artigo inexistente. ... 18

(6)

Lista de tabelas

(7)

1. Introdução

Neste trabalho será abordado o tema da Wikipédia e todos os seus tópicos relacionados, tais como a sua história, gestão, colaboradores, edição entre outros. Irão ser tratados tópicos tanto do ponto de vista educativo bem como informativo, de modo a que no final deste trabalho se fique a saber mais sobre o que está por trás da Wikipédia e de que maneira poderá esta continuar a crescer e desenvolver-se.

2. Nascimento do Conceito

A Biblioteca de Alexandria, fundada no seculo III a.C., tinha como objetivo a preservação e divulgação da cultura. Era dividida em duas grandes bibliotecas de Alexandria, mas devido a um incêndio acidental da biblioteca mãe, a biblioteca filha viria então a ganhar nova importância. Vinham sábios de todo o mundo para Alexandria e debatiam os mais variados temas. Euclides, Arquimedes e Ptolomeu são alguns dos nomes que ecoaram naquela biblioteca. Em 272 d.C. a biblioteca filha foi também destruída, desta vez por soldados que tomaram a cidade de assalto, sendo mais tarde ordenada a sua destruição pelo então governador do Egito. (Biblioteca de Alexandria, 2014)

Mas, mais importante que isso, sobram das suas cinzas o conceito de reunir todo o conhecimento do mundo num único local.

3. Pré-Wikipédia

O Encarta foi uma enciclopédia digital criada pela Microsoft (1993-2009). Inicialmente era um produto usado como CD-ROM, expandindo-se posteriormente pela via da internet e pela distribuição conjunta com outros softwares da marca.

Foram conseguidos aproximadamente 68000 artigos, artigos áudio, vídeos e imagens. Cerca de 40% dos artigos eram biografias. O primeiro produto em CD veio a público em março de 1993 com um preço de cerca de 400$, o que era equiparado aos preços dos seus concorrentes. A Microsoft criou versões similares em idiomas como o alemão, o francês, o espanhol, o holandês, o italiano, o japonês e o português. (Encarta, 2013)

Foi lançado também um utilizador no MSN Messenger para responder questões instantaneamente. Tratava-se do Encarta Instant Answers, criado para estar sempre online

(8)

e responder a dúvidas em inglês. Embora menos sucedidos, a concorrência era composta pela Compton’s, da Britannica. (Encyclopædia Britannica, 2014)

Com o exponencial crescimento de uma nova tecnologia – a internet – ocorreram várias tentativas, nomeadamente a Nupédia, que visava os mesmos princípios da Biblioteca de Alexandria: reunir o máximo da informação num local. Porém, a perfeição exigida por parte dos editores, que reviam minuciosamente os artigos e os rejeitavam em grande parte, levou à baixa popularidade por parte dos utilizadores e, posteriormente, ao seu fracasso.

No entanto, graças à Nupédia, foi-se desenvolvendo um outro projeto semelhante, a Wikipédia, um projeto complementar e independente da Nupédia que se distingue da mesma pela redução de regras de edição. (Nupédia, 2014)

4. O que é a Wikipédia?

A Wikipédia foi um projeto de enciclopédia online gratuita de língua inglesa. Fundada a 9 de março de 2000, sob o suporte da Bomis (empresa comercial, fundada em 1996, para exploração de serviços e produtos na Internet), teve como principais figuras Jimmy Wales, diretor executivo da Bomis, e Larry Sanger, editor chefe da Nupédia e, posteriormente, da wikipédia.

A Nupédia foi licenciada inicialmente sob a sua própria Licença de Conteúdo aberto; contudo, mais tarde, efetuou uma mudança para a GNU Free Documentation License, antes da fundação da Wikipédia, a pedido de Richard Stallman, o que garantiu e garante aos dias de hoje a liberdade de publicação de qualquer artigo por qualquer utilizador, bem como a sua distribuição e uso.

Jimmy Wales teve desde início o sonho de fazer uma enciclopédia editável publicamente e com a ajuda de Larry Sanger lançaram a 10 de janeiro de 2001 um projeto Wiki que serviria de base a todos os futuros projetos. A Wikipédia foi lançada em 15 de Janeiro de 2001, unicamente numa edição inglesa. Como inicialmente havia poucas regras, a Wikipédia começou a atuar independentemente da Nupédia – apesar de existirem em simultâneo – e até ao final de 2001 o website www.wikipedia.org já contava com cerca de 20 000 artigos em 18 idiomas.

Em 2002, Wales anunciou que a Wikipédia não iria exibir anúncios publicitários e o

website foi transformado em www.wikipedia.org. No final desse mesmo ano já tinha

alcançado 26 edições em línguas diferentes, 46 em 2003 (ano em que os servidores da Nupédia foram retirados permanentemente e o seu texto foi introduzido na Wikipédia) e 161 no final de 2004.

(9)

Em 2006, cerca de 1 800 artigos eram adicionados diariamente à enciclopédia; a Wikipédia em inglês tornou-se a maior jamais construída no dia 9 de Setembro de 2007 ao ultrapassar os 2 milhões de artigos; até 2010, a média de artigos publicados diariamente manteve-se cerca de 1 000 por dia.

Atualmente, Wales é o diretor da Fundação Wikimédia, uma organização sem fins lucrativos com sede em Tampa, Flórida, que abrange a Wikipédia e outros projetos (Wikipédia, 2014).

4.1 Evolução do símbolo da Wikipédia ao longo do tempo

Tabela 1 Evolução do símbolo da Wikipédia ao longo do tempo

Data Símbolo

Fundação – final de 2001

6 de dezembro de 2001 – 2003

13 de outubro de 2003 – 13 de maio de 2010

(10)

5. Fundação Wikimédia

A Wikipédia constitui um projeto de armazenamento online, disponível para todo o mundo e em diversas línguas, de conteúdo informativo possível de ser melhorado/editado/verificado por todos os seus utilizadores.

Contudo a Wikipédia é apenas um dos projetos da organização “Fundação Wikimédia”: “Wikimedia is a global movement whose mission is to bring free educational content to the world.”. (Wikimédia)

Entre esses projetos encontram-se: a Wikipédia, Wikitionary, Wikibooks, Wikispecies,

Wikinews, Wikidata, Meta-Wiki, Incubator, Labs entre outros. Todos estes, em conjunto,

formam uma Enciclopédia Universal, sob o prefixo Wiki, cuja etimologia está na palavra havaiana “Wiki”, que significa rápido.

Alguns destes projetos visam também o desenvolvimento e manutenção de todos estes

websites de forma a torna-los o máximo acessíveis e intuitivos para o público, em qualquer

plataforma de acesso. Tal objetivo é ainda mais facilitado visto que o software utilizado por todos estes projetos (MediaWiki) é de fonte aberta, permitindo assim todo aquele que tenha capacidades de contribuir de forma construtiva o faça, diretamente, no meio de programação. (Frequently Asked Questions, 2014)

5.1 Organização

Aos dias de hoje, serão poucas as pessoas que recorrem à Internet como fonte de informação, que não conheçam nem tenham utilizado a Wikipédia como fonte de apoio informativo. Tal informação não foi conseguida instantaneamente, mas sim através dos contributos constantes de milhões de utilizadores ao longo dos anos.

Para gerir tal informação são necessárias várias equipas de funcionários que trabalham não só para a manutenção do website, como também, para a dos servidores, que o sustentam, visto que estes representam a 5ª maior propriedade online. As equipas dividem-se em três grandes departamentos: Tecnológico (que trabalha para o dedividem-senvolvimento e crescimento do site); Legal (que trabalha para a defesa da distribuição da informação gratuitamente e aspetos legais da empresa); Cultural (que trabalha para aumentar a percentagem de publicações revistas e de elevada veracidade). Os restantes funcionários trabalham na gestão financeira e administrativa do projeto.

(11)

Embora o centro desta organização se encontre em San Francisco, (Califórnia, Estados Unidos da América) existem diversas empresas parceiras da Wikimédia que contribuem para o seu desenvolvimento.

.

Na Figura 1 pode ver-se quais os países que detêm estas empresas: A azul escuro as existentes, a verde as planeadas e a azul claro as que ainda estão em discussão.

Tais empresas, todas elas independentes, contribuem para a Fundação Wikimédia através da organização de eventos que tentam promover a recolha de informação relativamente a um país; da recolha de doações; da distribuição de informações relativamente à Fundação Wikimédia e seus objetivos; da recolha de voluntários. (MediaWiki, 2014)

5.2 Objetivos

A Fundação Wikimédia, desde a data da sua criação, procura atingir o moto do seu criador (Jimmy Wales): “Imagine a world in which every single human being can freely share in the sum of all knowledge” (Frequently Asked Questions, 2014). Para tal, a empresa tem definido objetivos concretos que sofrem atualizações anualmente consoante o desenvolvimento da empresa:

A Nível de Contratação pretende-se que haja um aumento de 49 pessoas, passando assim o número de trabalhadores de 191 (trabalhadores a Julho de 2014) para 240 na área da engenharia informática e eletrotécnica, gestão e relações públicas. Deste modo, será possível um desenvolvimento mais significativo da empresa no que toca à recolha de informação e gestão de recursos;

(12)

A Nível Financeiro pretende-se que até Julho de 2015 haja um aumento de capital de 52.5M$ para 58.5M$, mais 11% que no ano anterior, aumento que resulta da contratação de mais staff, promoção de mais projetos a nível global e desenvolvimento técnico de diversas áreas de interesse, nomeadamente:

o Infraestrutura – Desenvolvimento físico e virtual de máquinas e sistemas mais eficientes no armazenamento e consulta de informação;

o Adaptação Móvel – Aumento do apoio e acessibilidade de dispositivos móveis a todos os projetos da Fundação Wikimédia;

o Desenvolvimento Técnico – Aumento do número de contribuidores que permitam tornar os websites dos projetos mais abordáveis e percetíveis;

o Administração – Aumento das equipas de controlo de qualidade, legalidade e de segurança de todos os projetos;

A Nível Técnico pretende-se que haja um desenvolvimento contínuo do sistema de programação e linguagem utilizada, aumentando a sua simplicidade principalmente para utilizadores menos experientes. A estética dos websites são também um parâmetro a desenvolver de modo a que estes se tornem mais apelativos ao público;

Aumento de investimentos em Angariações de Fundos e Parcerias com empresas, entre as quais museus, galerias e bibliotecas que contribuam para o mesmo objetivo que a Fundação Wikimédia de forma a incluir o máximo número de pessoas dentro dos mesmos objetivos;

Aumento do Número de Artigos para 50 milhões, dos quais pelo menos 25% sejam validados por conhecedores da matéria em questão, com 1 bilião de utilizadores, principalmente em escolas e instituições de ensino.

Outro objetivo reflete-se na integração dos projetos da Fundação Wikimédia na educação, de modo a que estudantes de todo o mundo possam aceder aos seus conteúdos e contribuir de forma útil através dos seus trabalhos e descobertas. Desta forma, estudantes e professores de todo o mundo poderão ter conhecimento de projetos que estejam a decorrer e até colaborar com ideias e descobertas da sua própria autoria. (Wikimedia Statistics, s.d.)

6. Recursos Financeiros e Política da Empresa

A Wikipédia é, atualmente, uma empresa incapaz de se manter funcional sem grande nível de capital. Para manter esse nível de capital, esta recorre a doações feitas por milhões de pessoas, ao longo do ano, bem como por empresas e associações. As doações

(13)

podem ser feitas à empresa em geral ou aos projetos em particular, algo que é tido em conta pelos gerentes financeiros aquando investimentos. As doações podem normalmente ser feitas através de transferências bancárias, Paypal e até Bitcoin. Desta forma, doadores poderão faze-las de maneira mais cómoda.

A política da Fundação Wikimédia insiste que todas as grandes decisões e gastos anuais devem ser publicados e públicos, estando estes disponíveis no website e nos fóruns da Wikimédia. Desta forma, atuais e futuros doadores podem informar-se ao máximo acerca da política da empresa e até contribuir para ela através de e-mails e comentários nos fóruns adequados.

Outra importante decisão é a proibição de anúncios no website, que trariam mais recursos monetários. Esta é justificada pela violação da privacidade dos utilizadores pois os anúncios estudam os websites consultados pelo utilizador de modo a mostrar apenas os mais relacionados.

Não só a Fundação Wikimédia não aceita anúncios como também não os faz justificando-se com a falta de necessidade de publicitar um website que, graças aos seus motivos e objetivos, vale por si só e já é conhecido por um número significante de utilizadores da internet.

Os utilizadores que não possam realizar doações são aconselhados pela fundação a espalharem ao máximo o nome do website de modo a dá-lo a conhecer ao máximo número de pessoas. Desta forma, a Fundação Wikimédia, e em particular a Wikipédia, poderão continuar a ajudar milhões de pessoas a obter informação que de outro modo não estaria disponível (Wikimedia Statistics, s.d.).

7. Contribuição – O que é? Quem pode?

A Wikipédia é uma plataforma colaborativa construída com contribuições do utilizador. Estas formas de cooperação podem ter várias naturezas tais como: a criação e edição de páginas e/ou artigos; a realização de tarefas de manutenção; a doação monetária ou a divulgação desta enciclopédia virtual.

Este tópico estará focado nas formas de contribuição que envolvem a edição, criação e manutenção e para tal irá ser apresentado um tutorial que explicita a melhor forma de fazer esse tipo de alterações. Este tutorial vai abordar questões como quem pode contribuir e o que precisa para o fazer, como começar uma página, como editar algo já existente, como realizar tarefas de manutenção, isto é, corrigir erros ortográficos, traduções mal feitas ou completar esboços e como utilizar uma página de testes.

(14)

Antes de mais, é particularmente importante definir alguns conceitos, designadamente a diferença entre página e artigo – página é qualquer material da Wikipédia, incluindo tópicos enciclopédicos, páginas de discussão, documentação e outros; artigo é um termo mais específico, referente somente às páginas que contêm entradas enciclopédicas. Desta forma, todos os artigos são páginas, mas nem todas as páginas são artigos.

Nesta linha de raciocínio, é também de especial relevância definir página/artigo órfãos e

esboço; o primeiro é uma entrada isolada na Wikipédia, ou seja, não tem hiperligações para

outras entradas – este tipo de páginas/artigos é desaconselhável, pelo que, se todos os documentos tiverem alguma ligação, a enciclopédia torna-se mais coesa, uma vez que tudo está, direta ou indiretamente, conectado entre si; o segundo termo, esboço, é um artigo que está iniciado, mas incompleto, que tem pouca informação. Por último, reveste-se de primordial importância o significado de página de testes – esta é uma plataforma que permite ao utilizador praticar a edição e criação de páginas e/ou artigos.

Feita esta análise prévia, passamos ao próximo e último tópico desta secção: quem pode ser uma parte ativa na contribuição de informação desta enciclopédia? A resposta é extremamente simples – qualquer pessoa! Com efeito, não é necessário nenhum registo no

website para editar ou executar tarefas de manutenção – que, de certa forma, é editar; no

entanto, ser um membro desta comunidade oferece acesso a muitas outras funções, como por exemplo, a criação de artigos/páginas novos(as), a participação em projetos de grupo e concursos, o acesso a ajuda por parte de editores mais experientes, a mudança de nome dos artigos, entre muitas outras. (Ajuda: Guia de edição/Como começar uma página, 2014)

8. Colaboradores

Existem dois tipos principais de colaboração que é possível fazer diretamente no

website da Wikipédia:

Colaborações Monetárias – É através de doações que a Wikipédia se tem mantido

operacional ao longo do tempo, visto que não recorre a nenhum tipo de publicidade. Contudo, para além das pequenas doações feitas pelo público em geral a Wikipédia tem alguns sponsors principais: Peter Baldwin and Liset Rausing, Google Matching Gifts; Microsoft Matching Gifts, Staton Fundation, entre outros. Tem sido principalmente através de doações destes colaboradores que a Wikipédia e a Wikimedia se têm mantido funcionais ao longo do tempo;

(15)

Figura 2 Características dos contribuidores ativos da Wikipédia

Colaborações Escritas – Os artigos da Wikipédia são escritos por uma comunidade

de utilizadores. Contudo, após um estudo, verificou-se que mais de 50% dos artigos publicados foram escritos por 0,7% dos utilizadores, sendo alguns deles anónimos. Foi também verificado que o facto de um utilizador ser anónimo ou não, não costuma ter muita influência na fiabilidade do artigo, visto que a Wikipédia não exige a identidade do utilizador aquando a inscrição. Um contribuidor da Wikipédia não irá ganhar nenhum tipo de recompensa monetária, tendo em conta que o website vive através de tal contribuições; contudo, se forem feitas um número considerável de publicações o seu nome ficará registado na Wikipédia, o que é, sem dúvida, um sinal de prestígio. Na Figura 2 é possível ver as características dos contribuidores principais da Wikipédia, definidos em vários parâmetros. (How to Contribute, 2014)

(16)

9. Criação de Artigos e Páginas – Como? Que cuidados a ter?

Agora vamos analisar todos os passos que é preciso percorrer para a criação de páginas ou artigos na Wikipédia; para isso é necessário ter uma conta de utilizador, que pode ser criada apenas com um nome (não necessariamente verídico) e uma palavra passe.

Existem diversos cuidados que se deve ter na criação de entradas enciclopédicas; na verdade, antes de começar a escrever algo de raiz, é aconselhável editar um texto já existente, para que se tenha uma ideia geral sobre como redigir artigos enciclopédicos e como usar a linguagem wiki. Do mesmo modo, pode considerar-se também a criação do artigo no espaço de utilizador antes de se publicar; assim, a página pode ser trabalhada com calma – há tempo para tirar dúvidas com outros editores e investigar mais sobre o assunto; só no fim, quando estiver pronto, é que se publica no espaço principal da Wikipédia, onde estará à vista de toda a gente. É de recordar que se o texto não estiver aceitável será eliminado rapidamente, uma vez que vários editores verificam as páginas novas regularmente.

Outro fator importante numa plataforma tão abrangente como a Wikipédia é não ter artigos repetidos; atualmente existem cerca de 845 000 artigos, pelo que cada vez que se quiser criar algo novo, deve verificar-se que o mesmo ainda não existe. Para tal é aconselhável fazer-se uma pesquisa extensiva, utilizando vários nomes diferentes, pois só assim há a certeza que não se repetem entradas. Se, durante essa pesquisa, for encontrado o artigo, mas com outro nome, deve criar-se uma referência para o artigo em questão. Se, por outro lado, a pesquisa não for um sucesso, deve-se alargar a busca para encontrar outros artigos que possam incluir o assunto do primeiro, isto é, se o objetivo for escrever sobre um membro de uma banda, há a possibilidade de pesquisar pela banda e adicionar informações sobre o membro numa secção dentro do artigo principal.

Certamente que não se pode deixar de lado a importância dos direitos de autor e de boas fontes; como regra geral, não se deve copiar na íntegra algo escrito por outras pessoas – a não ser que se esteja a citar, o que deve estar bem claro e, por questões de segurança, nunca deve ser mais do que algumas frases; neste caso, devem estar escritas todas as referências usadas em nota de rodapé ou no espaço próprio chamado bibliografia.

Doutro modo, é de realçar que há também coisas a evitar para o bom funcionamento desta enciclopédia; de facto, os artigos não devem ser sobre aspetos que estão diretamente relacionados com o editor, por exemplo, a sua própria biografia, os seus amigos ou mesmo uma banda de que faz parte. Este tipo de conteúdos deve ser escrito por editores que não

(17)

Figura 3 Artigos/páginas com hiperligações a vermelho.

estejam associados às pessoas ou ao tema do artigo em questão; se, depois de a entrada ser eliminada, o mesmo utilizador tentar recriá-la repetidamente, pode ser bloqueado, total ou parcialmente, da edição na Wikipédia.

Na mesma linha de raciocínio, não é correto usar uma enciclopédia, mesmo virtual, para promover um produto ou um negócio – a inserção de ligações externas para o próprio

website comercial é errada e apenas é aceitável quando o artigo é escrito por uma terceira

pessoa que acredita que essa hiperligação é informação válida em detrimento de divulgação; é o caso de um artigo sobre empresas como Burger King ou outras de calibre semelhante, uma vez que são negócios notórios, à escala mundial. Resumindo, deve ter-se muito cuidado com conflito de interesse e parcialidade na escrita de artigos ou páginas, sem esquecer que são necessárias fontes fiáveis e independentes.

Por fim, a Wikipédia não é o local para publicar novos trabalhos, como ensaios, teorias, opiniões ou inspirações; não devem ser escritos textos de pesquisa original, mesmo se conseguir apoiá-los em fontes fiáveis. Neste ponto é também importante referir que opiniões sobre pessoas ou organizações com caráter ofensivo serão rapidamente removidas.

Noutro plano de análise, devemos agora perceber como funciona o processo mais concreto de criação de páginas na Wikipédia. Existem vários métodos para criar uma página. Um deles é através de hiperligações para artigos não existentes, que estão assinaladas a vermelho (Figura 3Erro! A origem da referência não foi encontrada.). Depois de clicar na hiperligação vermelha, o utilizador é reencaminhado para a página de criação.

(18)

Figura 4 Pesquisa de um artigo inexistente.

Outra forma de começar uma entrada nova é através de uma pesquisa (Figura 4). Quando se procura um termo que não é encontrado como título de artigo aparece uma lista de todas as páginas que poderão estar relacionadas. Se isso acontecer, deve ser feita uma análise aos artigos listados para se perceber se já existe algo semelhante; no caso de não existir, pode-se clicar na hiperligação vermelha no topo da página para se aceder à página de criação do texto novo.

Existe ainda outro método – a partir da barra de endereço do navegador pode-se pesquisar o artigo nos seguintes moldes: http://pt.wikipedia.org/wiki/nome do artigo. O utilizador é reencaminhado para uma página onde poderá escolher começar esse mesmo artigo (Figura 5).

Substitui-se “nome do artigo” pelo título do artigo a criar. Se esse endereço reencaminhar para uma página não existente, pode-se criar o mesmo a partir da hiperligação “Comece o artigo”.

(19)

Figura 5 Pesquisa de um artigo inexistente a partir da barra de endereço.

Quando for utilizado um dos métodos anteriores podem acontecer duas coisas – ou o artigo não existe, ou o artigo existe; em qualquer um dos casos vai surgir uma página com uma caixa de texto para inserir texto ou editar o texto já existente. Depois de terminar o artigo, pode-se clicar no botão “mostrar previsão” para verificar se a página aparece corretamente, isto é, bem formatada, com o texto bem organizado e bem escrito. Este botão pode ser utilizado quantas vezes for necessário e é apenas uma previsão, o que significa que nada será publicado ou gravado, permitindo corrigir ou adicionar informação. No final, basta clicar em “salvar página” e o artigo estará criado/editado e visível a outras pessoas.

No entanto, o trabalho de criação de artigos não termina aqui. Deve verificar-se se o artigo tem afluentes, isto é, outros artigos que redirecionam para este; se o artigo for criado a partir da ligação a vermelho, não é preciso verificar, uma vez que terá pelo menos um afluente automaticamente. Se isso não acontecer, existe um botão na barra lateral esquerda chamado “artigos afluentes” onde pode ser consultada a existência de afluentes e feita a criação de novos. (Ajuda: Guia de edição/Como começar uma página, 2014)

10. Veracidade

A Wikipédia constitui um website que não garante a veracidade de todos os seus artigos, embora tenha equipas que trabalham para esse objetivo. Em primeiro lugar, a base da Wikipédia assenta em informação proveniente de diversos contribuidores, entre estes alguns anónimos e alguns de origem duvidosa, logo, a Wikipédia não pode ser considerada uma fonte segura de informação.

(20)

No máximo, a Wikipédia deverá ser utilizada como fonte primária de informação de modo a que conheçamos o tema superficialmente antes de começarmos uma pesquisa mais séria.

Logo são apresentadas algumas das principais razões pelas quais os utilizadores em geral não devam depender da Wikipédia:

 Qualquer pessoa comete erros, logo não se deverá confiar cegamente em qualquer fonte de informação, seja de que tipo for e de onde provem;

 Por vezes são criadas entradas maliciosas que algumas vezes passam despercebidas durantes meses a anos;

 À pouca diversidade de editores na Wikipédia, conduzindo a uma monotonia da informação e da fonte;

 A própria Wikipédia refere na sua página para não é confiável;

Para melhorar esta problemática a Wikipédia estabeleceu alguns objetivos para 2015: pretende aumentar em 25% a verificação do material de alta ou muito alta prioridade e também pretende aumentar os padrões de qualidade através de mecanismos de qualidade, como por exemplo parcerias com universidades e bibliotecas.

Além disso, pretende duplicar a diversidade de editores (%mulheres ou %editores Hemisfério Sul), aumentando a profundidade e qualidade dos tópicos, para isso a Wikimédia pretende criar atividades e aumentar a recruta deste tipo de utilizadores.

Também pretende encorajar os leitores a tornarem-se editores, pois o número de editores estagnou e estes representam 25 por milhão de utilizadores da Wikipédia. Para isso estão a ser melhoradas as infraestruturas de edição e criação de tópicos no website da Wikipédia. (E. Moran, 2011)

(21)

11. Conclusões

Com a execução deste trabalho concluímos que a Wikipédia é, nos dias de hoje, uma das enciclopédias mais importantes na recolha e armazenamento de informação a nível global. Na verdade, esta recolha é feita tanto por profissionais como por leigos nos mais variadíssimos temas, o que permite uma maior acessibilidade aos utilizadores em geral.

No entanto, devido a este mesmo facto é necessário ter sentido crítico aquando a leitura e análise dos artigos, de modo a não reter informação errada; deve-se ainda complementar a pesquisa com outras páginas e ainda documentos físicos.

(22)

Bibliografia

Ajuda: Guia de edição/Como começar uma página. (25 de junho de 2014). Obtido de

Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/

E. Moran, M. (27 de october de 2011). The Top 10 Reasons Students Cannot Cite or Rely

On Wikipedia. Obtido de Finding Dulcinea: http://www.findingdulcinea.com/

Frequently Asked Questions. (17 de outubro de 2014). Obtido de Wikimédia:

https://wikimediafoundation.org/

How to Contribute. (17 de agosto de 2014). Obtido de MediaWiki: http://www.mediawiki.org/ MediaWiki. (2014 de julho de 2014). Obtido de MediaWiki: https://www.mediawiki.org/ Wikimedia Statistics. (s.d.). Obtido de Wikimedia Statistics: http://stats.wikimedia.org/

Referências

Documentos relacionados

Ventilador + resistência circular (cozedura ventilada): indicado para cozinhar alimentos diferentes sobre várias alturas, desde que necessitem da mesma temperatura e do mesmo tipo

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

(1961), que prepara- ram as amostras de carne moida a partir de carne não moida, no caso do presente trabalho as quarenta amostras utilizadas foram obtidas do comér- cio

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Transformar los espacios es también transformar la dinámica de las relaciones dentro del ambiente de trabajo, la glo- balización alteró el mundo corporativo, en ese sentido es

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue