• Nenhum resultado encontrado

Prática da COSMOVISÃO. na Invéxis. De 14 a 25 de maio de 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prática da COSMOVISÃO. na Invéxis. De 14 a 25 de maio de 2019"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Prática da

na Invéxis

COSMOVISÃO

(2)

Proposta do curso

Prática da

na Invéxis

COSMOVISÃO

O curso Prática da Cosmovisão na Invéxis será realizado em 2019 e possui caráter totalmente prático. Considerando que a ampliação da cognição é uma das prioridades ao inversor existencial, este curso visa fornecer experiências enriquecedoras cognitivamente através de uma viagem internacional técnica.

Os destinos foram escolhidos a dedo, considerando o objetivo do curso. Primeiramente o curso ocorrerá durante 3 dias e meio na Finlândia, local de referência internacional em educação. A programação inclui 2 cidades, Helsinki, capital do país, e Jyväskylä, berço de uma das universidades que contribuiu significativamente para a criação do modelo educacional finlandês. Deste modo, o objetivo desta parte do curso é entender as práticas educacionais do país, fazendo correlações com o trabalho que a ASSINVÉXIS faz em relação a educação consciencial a partir da técnica da invéxis.

Já na Inglaterra o foco é a ampliação cultural, visto que o país possui inúmeros museus de referência internacional. O curso ocorrerá em 4 cidades diferentes, Londres, Oxford, Bath e Tintagel, além da região de Salisbury. Os alunos terão oportunidade de fazer pesquisas e ter uma visão global sobre conhecimento através dos diferentes artefatos do saber. Também conhecerão a Cornualha, região diversas vezes referenciada pelo professor Waldo Vieira, com destaque para a cidade de Tintagel, local de referência da comunex Pombal, paraprocedência de muitos intermissivistas. Ainda está incluso no curso a visitação da Universidade de Oxford, referência internacional com 27 ex-alunos ganhadores de Prêmios Nobel.

(3)

Cronograma do Curso

Finlândia

Inglaterra

14/05/19

Helsinki

18/05/19

Londres

15/05/19

Helsinki

19/05/19

Londres

16/05/19

Jyväskylä

20/05/19

Londres

22/05/19

Oxford

17/05/19

Helsinki

21/05/19

Londres

23/05/19

Bath

24/05/19

Tintagel

25/05/19

Stonehenge

Embley Park House

(4)

Helsinki

Helsinki, com mais de 620 mil habitantes, é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país. Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das capitais mais socialmente desenvolvidas do

mundo. Helsinki forma uma conurbação com outras três cidades, Espoo, Vantaa e Kauniainen que, no seu conjunto, constituem a chamada Área Metropolitana de Helsinki, com uma população total de cerca de 1 380 000 habitantes, concentrando um quinto da população do país.

Helsinki espalha-se por várias ilhas, entre as quais se encontram Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari — onde se localiza o maior jardim zoológico da Finlândia — e a ilha fortaleza de Suomenlinna.

(5)

Universidade de Helsinki

A Universidade de Helsinki é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Helsinki, Finlândia. É a maior e mais antiga universidade do país, com a maior quantidade de disciplinas disponível. Possui atualmente cerca de 38 mil estudantes, incluindo outros 5.500 em pós-graduação.

A Universidade foi originalmente fundada na cidade de Turku, em 1640, então parte do Império Sueco, como a "Real Academia de Turku". Porém, foi transferida para Helsinki em 1829.

Linus Torvalds fez o seu mestrado e criou o Linux nesta universidade.

(6)

Universidade de Jyväskylä

Jyväskylä é uma cidade do centro-sul da Finlândia, capital da região da Finlândia Central, na província da Finlândia Ocidental. Está localizada na margem norte do lago Päijänne, a aproximadamente 270 km de Helsinki. É a nona maior cidade do país e a maior da região da Finlândia Central. A região metropolitana de Jyväskylä possui cerca de 147 000 habitantes (2005).

Por vezes chamada Atenas da Finlândia, Jyväskylä tem como lema "cidade das ciências e das artes". Tem papel importante na estrutura educacional finlandesa através das pesquisas e propostas desenvolvidas em sua universidade. A cidade possui vários institutos de formação, sendo a Universidade de Jyväskylä a mais importante.

(7)

Museu da Cidade

de Helsinki

Museu da Cidade de Helsinki

documenta e exibe a história da capital da Finlândia. Sua missão é registrar e preservar o patrimônio espiritual, material e arquitetônico de Helsinki. O museu apresenta memórias pessoais e da vida cotidiana dos moradores da cidade. Também atua como o museu regional da cultura finlandesa.

O Museu da Cidade de Helsinki fica ao lado da Praça do Senado, nos blocos mais antigos da cidade.

Contém cerca de um milhão de fotos e 450.000 itens. Atualmente conta com uma área de realidade virtual, onde o visitante pode se sentir nas ruas de Helsinki há 1 século atrás.

(8)

Londres

Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. Por dois milênios, foi um grande povoado e sua história remonta à sua fundação pelos romanos, quando foi nomeada Londínio. O centro de Londres, a antiga City of London, ainda mantém suas fronteiras medievais.

A cidade tem uma gama diversa de povos e cultura, com mais de 8 mihões de habitantes e mais de 300 idiomas falados em seu território. O Metrô de Londres é a mais extensa rede ferroviária subterrânea do mundo, o Aeroporto de Londres Heathrow é o mais movimentado do mundo em número de passageiros internacionais, e o espaço aéreo da cidade é mais movimentado do que qualquer outro centro urbano do

mundo.

Londres é uma das referências mundiais em relação a cultura, tendo inúmeros museus, galerias, bibliotecas e outras instituições culturais, como o Museu Britânico, a National Gallery e a Biblioteca Britânica.

(9)

Museu Britânico

O Museu Britânico foi fundado em 1753 e é um dos mais importantes museus do mundo. A sua coleção permanente inclui peças como a Pedra de Roseta e os frisos do Partenon de Atenas.

O Museu é um marco fundamental no estabelecimento do método museológico. Representa diversos aspectos característicos tanto da sociedade inglesa vitoriana quanto do pensamento político e científico do século XIX.

(10)

Museu Florence Nightingale

O Museu Florence Nightingale é dedicado a vida e a obra de Florence Nightingale, pioneira na enfermaria moderna,

retratando desde a sua infância até suas experiências na Guerra da Criméia, além de seus anos de defensora da reforma do sistema de saúde britânico. O museu apresenta o legado de Florence na criação da profissão enfermagem.

Em 9 de julho de 1860, Nightingale fundou no Hospital Saint Thomas a primeira escola de treinamento profissional de enfermeiras do mundo. O Museu Florence Nightingale está localizado no mesmo hospital onde foi fundada a escola.

(11)

Museu de História Natural

O Museu de História Natural de Londres é um dos principais museus de Londres e está localizado na Exhibition Road, uma rua que dá acesso a diversos museus e estabelecimentos acadêmicos. Ele abriga cerca de 80 milhões de espécies de ciências naturais e da Terra, e tem seus itens divididos em cinco coleções: botânica, entomologia, mineralogia, paleontologia e zoologia.

O museu é renomado mundialmente por seu centro de pesquisa especializado em taxonomia, identificação e conservação. Também é conhecido pelo grande público pelos seus famosos esqueletos de dinossauros e arquitetura românica. Dentre suas exposições mais historicamente valiosas estão espécies coletadas por Charles Darwin.

(12)

Museu de Ciência

O Museu de Ciência detém uma coleção de mais de 300.000 itens, incluíndo vários bastante famosos como a locomotiva Rocket, de George Stephenson, o primeiro motor a jato, uma reconstrução do modelo de DNA de Francis Crick e James Watson, alguns dos primeiros motores a vapor remanescentes, um exemplo de

trabalho da máquina diferencial de Charles Babbage, o primeiro protótipo do relógio long now, o relógio de dez mil anos, e documentação da primeira máquina de escrever.

Contém ainda centenas de exposições interativas. Teve a adição recente de um cinema IMAX 3D, apresentando documentários sobre ciência e natureza, e também a Ala Wellcome com foco em exposições sobre tecnologia digital.

(13)

Universidade de Oxford

A Universidade de Oxford é a segunda universidade mais antiga da Europa. Apesar de não se conhecer a sua data de fundação, existem evidências de ensino neste local desde 1096.

A lista de ex-alunos da Universidade de Oxford com destaque na sociedade é longa e inclui várias pessoas que fizeram grandes contributos para a política, ciência, medicina e literatura no Reino Unido. Possui 29 vencedores do prêmio Nobel, 27 primeiros-ministros do Reino Unido e mais de 50 líderes mundiais estudaram nesta universidade.

(14)

Bath

Bath é uma cidade do sudoeste de Inglaterra, localizada no Condado de Somerset. É muito conhecida pelas suas termas que provêm de três nascentes. Se diz que a cidade foi criada devido aos romanos terem ali descoberto uma água com

propriedades milagrosas, no qual o Império Romano construiu áreas de banho.

Ainda hoje esta água proveniente dos seus nascentes é considerada curativa para muitos males. A cidade tem uma população de cerca de 80 000 habitantes e é Património da Humanidade.

(15)

Tintagel

Tintagel é um vilarejo situado na costa atlântica da Cornualha. A cidade e seu castelo são há tempos associados à lenda do Rei Artur e seus Cavaleiros da Távola

Redonda.

Escavações nas proximidades e no local propriamente dito do castelo do século XII revelaram que o

promontório de Tintagel foi o local de uma fortaleza de alto status e de povoamento datando dos séculos V e VI e do período

imediatamente após a retirada dos romanos da Bretanha. Descobertas indicam que um comércio

considerável de bens de alto valor acontecia nessa época com as regiões mediterrâneas.

(16)

Stonehenge

O Stonehenge é uma estrutura composta, formada por círculos concêntricos de pedras que chegam a ter cinco metros de altura e a pesar quase cinquenta toneladas, onde se identificam três distintos períodos construtivos: Período I (3100 a.C.), Périodo II (2150 a.C.) e Período III (2075 a.C). Estima-se que essas três fases da construção requereram mais de trinta

milhões de horas de trabalho.

Recolhendo os dados a respeito do movimento de corpos celestiais, as observações de Stonehenge foram usadas para indicar diversos ciclos anuais. No dia 21 de Junho, o Sol nasce em perfeita exatidão sob a pedra principal.

(17)

Investimento

Inscrição Mai/18 12 R$ 163,99 R$ 384,18 Jun/18 11 R$ 178,90 R$ 419,10 Jul/18 10 R$ 196,79 R$ 461,01 Ago/18 9 R$ 233,97 R$ 548,09 Set/18 8 R$ 263,21 R$ 616,60 Out/18 7 R$ 300,81 R$ 704,69 Nov/18 6 R$ 350,94 R$ 822,13 Dez/18 5 R$ 421,13 R$ 986,56 Jan/19 4 R$ 526,42 R$ 1.233,21 Fev/19 3 R$ 701,89 R$ 1.644,27 Mar/19 2 R$ 1.052,83 R$ 2.466,40 R$ 1.967,90 R$ 1.967,90 R$ 1.967,90 R$ 2.105,65 R$ 2.105,65 R$ 2.105,65 R$ 2.105,65 R$ 2.105,65 R$ 2.105,65 R$ 2.105,65 R$ 2.105,65 R$ 4.610,14 R$ 4.610,14 R$ 4.610,14 R$ 4.932,81 R$ 4.932,81 R$ 4.932,81 R$ 4.932,81 R$ 4.932,81 R$ 4.932,81 R$ 4.932,81 R$ 4.932,81 R$ 6.578,04 R$ 6.578,04 R$ 6.578,04 R$ 7.038,46 R$ 7.038,46 R$ 7.038,46 R$ 7.038,46 R$ 7.038,46 R$ 7.038,46 R$ 7.038,46 R$ 7.038,46 R$ 548,17 R$ 598,00 R$ 657,80 R$ 782,05 R$ 879,81 R$ 1.005,50 R$ 1.173,07 R$ 1.407,69 R$ 1.759,63 R$ 2.346,16 R$ 3.519,23 Parcelas Pacote Finlândia Pacote Inglaterra Parcela Finlândia Parcela Inglaterra Total Parcelas Total Curso Prática da

na Invéxis

COSMOVISÃO

(18)

Prática da

COSMOVISÃO

Vamos juntos embarcar nessa?

contato@assinvexis.org

(45) 99989-8741 - Pedro

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e